SEXTA-FEIRA, 06/02/2026
Publicidade

Em destaque

Pessoas trans enfrentam rejeições em busca de vagas formais de emprego

No Dia da Visibilidade Trans, Bruna Valeska conta suas dificuldades

Por RAFAEL CARDOSO - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Pessoas trans enfrentam rejeições em busca de vagas formais de emprego
ARQUIVO/MDHC

Há um ano e dois meses, Bruna Valeska foi demitida de uma loja de perfumaria e cosméticos em que trabalhava. Segundo ela, o motivo principal foi transfobia da pessoa que gerenciava o estabelecimento. Até hoje ela não recebeu os valores da rescisão de contrato, nem conseguiu se reinserir no mercado de trabalho formal.

“Fui convidada para trabalhar nessa empresa com a promessa de um salário alto e bolsa de estudos para terminar a faculdade em Química. E em apenas quatro meses me mandaram embora”, conta Bruna. “E isso é uma constante. Eles contratam pessoas transexuais para trabalhar temporariamente e garantir o selo de empresa inclusiva”.

Hoje (29), quando se celebra o Dia Nacional da Visibilidade Trans, a história de Bruna é representativa das dificuldades enfrentadas por outras pessoas trans ao lidar com preconceitos e portas fechadas no mercado de trabalho. Fato que se soma às discriminações sofridas em outras dimensões da vida. Ela foi rejeitada e expulsa de casa pela família, abandonou uma universidade pública por falta de acolhimento e, sem dinheiro para se sustentar, acabou morando na rua por um tempo.

Tudo isso não a impediu de insistir em uma qualificação profissional. O primeiro emprego veio depois de participar de um projeto da prefeitura do Rio de Janeiro, quando conseguiu uma vaga como auxiliar de cozinha. De lá para cá, vieram outros empregos e cinco anos de experiência registrados na carteira de trabalho. Em comum, ela reclama do tratamento desigual das chefias em relação aos funcionários trans.

“Existem muitas empresas que se dizem inclusivas, mas são rigorosas com as trans. Escolhem muito por beleza, indicação, formação, enquanto outros funcionários prestam as mesmas funções e não são exigidos dessa maneira”, diz Bruna. “Não temos as mesmas oportunidades de crescimento das demais pessoas. Não adianta criar uma vaga específica para pessoas trans e você descobrir que, na mesma empresa, outras pessoas têm a mesma função com salários maiores”.

Enquanto tenta gerar alguma renda na internet, Bruna estuda na área de estética e beleza, e espera que surja uma oportunidade de trabalho formal que valorize seus conhecimentos e experiências.

“Eu tenho sonho de voltar ao mercado de trabalho. Eu fiquei muito magoada porque abri mão de muitas coisas para estar na última empresa. E muitas pessoas como eu passam por essas contratações temporárias. Você abre mão de toda uma vida, para depois ficar sem nada”, diz Bruna. “A sociedade conta com um número grande de pessoas trans que passaram dos 35 anos, merecem uma oportunidade, merecem ficar no mercado de trabalho, ter profissão e requalificação”.

Oportunidades de trabalho

Uma iniciativa que busca romper os preconceitos e ajudar pessoas transexuais no mercado de trabalho é a Roda de Empregabilidade. O evento ocorre hoje (29) em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, promovido pelo Instituto Rede Incluir. São oferecidas mais de 100 vagas como auxiliar de comércio e de serviços gerais, vendedor, caixa, eletricista e mecânico de refrigeração.

O encontro promete oferecer também orientação profissional, preparação para entrevistas e encaminhamento direto para vagas em empresas comprometidas com a diversidade. Nélio Georgini, que é coordenador de Diversidade e Inclusão do Instituto Rede Incluir, diz que esse é um primeiro passo importante, mas que as pessoas trans precisam mais do que vagas. É fundamental que haja também reconhecimento profissional e dignidade.

“O mundo é muito binário, costuma pensar apenas em questões como preto ou branco, homem ou mulher. E tudo que foge ao binarismo, a sociedade tende a refutar. E o mercado de trabalho historicamente se fecha para as pessoas trans. Elas têm dificuldades como um todo. Acessar políticas públicas é sempre difícil. E quando você fala de empregabilidade, as condições ainda são precárias”, diz Nélio.

O coordenador do instituto entende que o momento é de retrocesso para a valorização de pessoas trans no mercado de trabalho. Ele cita o movimento de algumas corporações globais de revisar e eliminar políticas de diversidade e inclusão em seus quadros com a chegada de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. Nélio espera que empresários brasileiros escolham um caminho contrário e passem a valorizar mais os profissionais transexuais.

“Estamos em um momento decisivo em que as empresas precisam se posicionar sobre a nossa pauta. Porque é fácil fazer isso quando existe um apelo popular e esse posicionamento melhora a imagem da corporação. Mas, nas dificuldades, é que precisamos que as empresas façam parte dessa resistência também, para trazer dignidade às pessoas trans, independentemente do contexto político”, diz o coordenador do Instituto Rede Incluir.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Voa ou não voa? Operação da PF põe em xeque o “brevê” de Gladson Cameli

Investigação autorizada pelo STJ apura a veracidade da habilitação de piloto atribuída ao governador do Acre; PF cumpriu diligências em residência do chefe do Executivo.
L
Caso Epstein: veja investimentos em tecnologia ligados ao financista

Caso Epstein: veja investimentos em tecnologia ligados ao financista

Documentos do Departamento de Justiça revelam aportes de Jeffrey Epstein em empresas como Coinbase, Jawbone e fundos de capital de risco, mesmo após condenação.
L
ARDPV reforça atuação estratégica ao participar do Nodo Bioceânico Central em Rondônia

ARDPV reforça atuação estratégica ao participar do Nodo Bioceânico Central em Rondônia

Agência participa de evento internacional voltado à integração regional e ao desenvolvimento sustentável.
L
Jaru: prefeitura conclui asfaltamento no Setor 05

Jaru: prefeitura conclui asfaltamento no Setor 05

Pavimentação da rua Minas Gerais melhora mobilidade urbana e integra pacote de obras realizado em parceria com deputado estadual.
L
Presidente da Câmara de Jaboticabal recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal recebe escritoras da AJEB-RO

Encontro destacou a literatura como ferramenta de transformação social e fortaleceu o intercâmbio cultural entre São Paulo e Rondônia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Maria da Glória Lopes da Cruz

Falecimento de Maria da Glória Lopes da Cruz, professora e amante da música, deixa saudade em familiares e amigos, com despedida marcada em Porto Velho, onde construiu sua história
L

Nota Oficial: Concurso da SEDUC RO tem inscrições somente no site do IBADE

Organização alerta candidatos sobre riscos de acessar links externos e reforça que apenas o endereço oficial do IBADE garante segurança, validade da inscrição e dados corretos.
L

Legacy School inicia atividades em Porto Velho com proposta educacional intercultural

Escola chega à capital de Rondônia com metodologia inovadora, formação integral e atendimento da creche ao ensino médio
L

Agenda News Folia 2026: Pernambuco e Jairo Guedes revelam detalhes do Concentra Mas Não Sai

A proposta é unir conforto, organização e muita animação, garantindo que o folião aproveite a festa do começo ao fim.
L

Giro News: Priscila Franco, do CCAA, fala sobre desafios e crescimento em 2026

Priscila vai explicar como o CCAA lida com esses desafios no dia a dia, quais estratégias têm sido adotadas e de que forma a metodologia da escola impacta diretamente os resultados dos alunos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa cobra melhores condições de trabalho para catadores em Nova Mamoré

Dra. Taíssa cobra melhores condições de trabalho para catadores em Nova Mamoré

Deputada visitou a ASCATANM, ouviu demandas dos catadores e destacou a importância da categoria para a sustentabilidade do município.
L
Coronel Crisóstomo cobra esclarecimentos na CPMI do INSS

Coronel Crisóstomo cobra esclarecimentos na CPMI do INSS

Deputado do PL-RO defende apuração integral de denúncias sobre fraudes e pede convocação de todos os citados pela CPMI.
L
PGR defende pejotização e competência da Justiça comum no STF

PGR defende pejotização e competência da Justiça comum no STF

O procurador-geral Paulo Gonet enviou parecer favorável à contratação de trabalhadores como pessoa jurídica e sugeriu que fraudes sejam analisadas fora da esfera trabalhista.
L
Edson Fachin cancela reunião sobre Código de Ética do STF

Edson Fachin cancela reunião sobre Código de Ética do STF

O encontro estava previsto para a próxima quinta-feira e foi desmarcado oficialmente por questões de agenda, em meio à falta de consenso entre os ministros.
L
Gislaine Lebrinha: agenda reúne lideranças municipais

Gislaine Lebrinha: agenda reúne lideranças municipais

Deputada recebe prefeitos e vereadores na Assembleia de Rondônia para discutir saúde, infraestrutura e educação em municípios do estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil investiga fraude tributária milionária em operação conjunta

Polícia Civil investiga fraude tributária milionária em operação conjunta

Ação integrada entre Rondônia e Acre apura esquema que teria causado prejuízo superior a R$ 2 milhões aos cofres públicos e resultou em prisões e apreensões.
10
Polícia Civil fecha ponto de tráfico de drogas em Itapuã d'Oeste

Polícia Civil fecha ponto de tráfico de drogas em Itapuã d’Oeste

Agentes da Delegacia de Candeias do Jamari apreenderam entorpecentes e prenderam suspeitos em flagrante após monitoramento de inteligência na região.
10
Porto Velho reforça segurança no Carnaval com Atividade Delegada

Porto Velho reforça segurança no Carnaval com Atividade Delegada

Prefeitura ampliar presença policial durante o Carnaval, com atuação conjunta entre município e Polícia Militar.
L
Suspeito de 20 anos é preso após furto no bairro Aeroclube

Suspeito de 20 anos é preso após furto no bairro Aeroclube

Conhecido como Calcinha, o homem foi detido por moradores da zona sul de Porto Velho até a chegada da Polícia Militar na tarde desta quinta-feira.
12
PF cumpre mandado de busca contra governador do Acre

PF cumpre mandado de busca contra governador do Acre

Agentes federais estiveram na residência do gestor em Rio Branco para investigar supostas irregularidades em registros de piloto em uma escola de aviação.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: LIMA SANTOS & ALMEIDA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 038/SEMMA/2025
L
VÍDEO: Casal percorre 14 mil km dos EUA a Rondônia em carro sem problemas

VÍDEO: Casal percorre 14 mil km dos EUA a Rondônia em carro sem problemas

Família percorreu 14 mil quilômetros em 56 dias, atravessando nove países e elogiando o desempenho do Chevrolet Equinox.
L

Edital de Convocação AGO: FEDERAÇÃO DE FUTSAL DE RONDÔNIA

Local – Avenida do Imigrantes nº 4544 – bairro Industrial – Porto Velho/RO
L
Desmatamento avança sobre áreas protegidas na Amazônia Legal

Desmatamento avança sobre áreas protegidas na Amazônia Legal

Relatório aponta que unidades estaduais e terras indígenas sofrem maior pressão interna de devastação, enquanto áreas federais registram alta ameaça no entorno.
L

Recebimento da Licença Ambiental: L. A. COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDA – ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 016.00052.002/2026-SUL
L
CCAA Porto Velho firma parceria educacional com a creche Peixinho Feliz

CCAA Porto Velho firma parceria educacional com a creche Peixinho Feliz

Acordo leva aulas de inglês para crianças de 3 a 6 anos com uma metodologia do CCAA.
L
Prefeitura alinha com DPU estratégias de atendimento à população migrante

Prefeitura alinha com DPU estratégias de atendimento à população migrante

Reunião na Defensoria Pública da União definiu ações conjuntas para fortalecer o acolhimento a migrantes, refugiados e apátridas na capital.
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental (LO): C O FOGACA DOS SANTOS

Renovação da Licença Ambiental de Operação.
L
Netflix: cancelar se preço subir após compra

Netflix: cancelar se preço subir após compra

Netflix diz a senadores dos EUA que usuários poderão cancelar assinatura se fusão com Warner gerar reajustes, enquanto negócio segue sob análise regulatória.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.