TERÇA-FEIRA, 03/02/2026
Publicidade

Em destaque

Pessoas trans enfrentam rejeições em busca de vagas formais de emprego

No Dia da Visibilidade Trans, Bruna Valeska conta suas dificuldades

Por RAFAEL CARDOSO - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Pessoas trans enfrentam rejeições em busca de vagas formais de emprego
ARQUIVO/MDHC

Há um ano e dois meses, Bruna Valeska foi demitida de uma loja de perfumaria e cosméticos em que trabalhava. Segundo ela, o motivo principal foi transfobia da pessoa que gerenciava o estabelecimento. Até hoje ela não recebeu os valores da rescisão de contrato, nem conseguiu se reinserir no mercado de trabalho formal.

“Fui convidada para trabalhar nessa empresa com a promessa de um salário alto e bolsa de estudos para terminar a faculdade em Química. E em apenas quatro meses me mandaram embora”, conta Bruna. “E isso é uma constante. Eles contratam pessoas transexuais para trabalhar temporariamente e garantir o selo de empresa inclusiva”.

Hoje (29), quando se celebra o Dia Nacional da Visibilidade Trans, a história de Bruna é representativa das dificuldades enfrentadas por outras pessoas trans ao lidar com preconceitos e portas fechadas no mercado de trabalho. Fato que se soma às discriminações sofridas em outras dimensões da vida. Ela foi rejeitada e expulsa de casa pela família, abandonou uma universidade pública por falta de acolhimento e, sem dinheiro para se sustentar, acabou morando na rua por um tempo.

Tudo isso não a impediu de insistir em uma qualificação profissional. O primeiro emprego veio depois de participar de um projeto da prefeitura do Rio de Janeiro, quando conseguiu uma vaga como auxiliar de cozinha. De lá para cá, vieram outros empregos e cinco anos de experiência registrados na carteira de trabalho. Em comum, ela reclama do tratamento desigual das chefias em relação aos funcionários trans.

“Existem muitas empresas que se dizem inclusivas, mas são rigorosas com as trans. Escolhem muito por beleza, indicação, formação, enquanto outros funcionários prestam as mesmas funções e não são exigidos dessa maneira”, diz Bruna. “Não temos as mesmas oportunidades de crescimento das demais pessoas. Não adianta criar uma vaga específica para pessoas trans e você descobrir que, na mesma empresa, outras pessoas têm a mesma função com salários maiores”.

Enquanto tenta gerar alguma renda na internet, Bruna estuda na área de estética e beleza, e espera que surja uma oportunidade de trabalho formal que valorize seus conhecimentos e experiências.

“Eu tenho sonho de voltar ao mercado de trabalho. Eu fiquei muito magoada porque abri mão de muitas coisas para estar na última empresa. E muitas pessoas como eu passam por essas contratações temporárias. Você abre mão de toda uma vida, para depois ficar sem nada”, diz Bruna. “A sociedade conta com um número grande de pessoas trans que passaram dos 35 anos, merecem uma oportunidade, merecem ficar no mercado de trabalho, ter profissão e requalificação”.

Oportunidades de trabalho

Uma iniciativa que busca romper os preconceitos e ajudar pessoas transexuais no mercado de trabalho é a Roda de Empregabilidade. O evento ocorre hoje (29) em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, promovido pelo Instituto Rede Incluir. São oferecidas mais de 100 vagas como auxiliar de comércio e de serviços gerais, vendedor, caixa, eletricista e mecânico de refrigeração.

O encontro promete oferecer também orientação profissional, preparação para entrevistas e encaminhamento direto para vagas em empresas comprometidas com a diversidade. Nélio Georgini, que é coordenador de Diversidade e Inclusão do Instituto Rede Incluir, diz que esse é um primeiro passo importante, mas que as pessoas trans precisam mais do que vagas. É fundamental que haja também reconhecimento profissional e dignidade.

“O mundo é muito binário, costuma pensar apenas em questões como preto ou branco, homem ou mulher. E tudo que foge ao binarismo, a sociedade tende a refutar. E o mercado de trabalho historicamente se fecha para as pessoas trans. Elas têm dificuldades como um todo. Acessar políticas públicas é sempre difícil. E quando você fala de empregabilidade, as condições ainda são precárias”, diz Nélio.

O coordenador do instituto entende que o momento é de retrocesso para a valorização de pessoas trans no mercado de trabalho. Ele cita o movimento de algumas corporações globais de revisar e eliminar políticas de diversidade e inclusão em seus quadros com a chegada de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. Nélio espera que empresários brasileiros escolham um caminho contrário e passem a valorizar mais os profissionais transexuais.

“Estamos em um momento decisivo em que as empresas precisam se posicionar sobre a nossa pauta. Porque é fácil fazer isso quando existe um apelo popular e esse posicionamento melhora a imagem da corporação. Mas, nas dificuldades, é que precisamos que as empresas façam parte dessa resistência também, para trazer dignidade às pessoas trans, independentemente do contexto político”, diz o coordenador do Instituto Rede Incluir.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Débora Garofalo recebe prêmio de educadora mais influente do mundo

Débora Garofalo recebe prêmio de educadora mais influente do mundo

Fundação internacional reconhece brasileira por levar o ensino público além da sala de aula e promover a inovação educacional em comunidades periféricas.
L
Bloco das Kaxorras retorna com força em 2026

Bloco das Kaxorras retorna com força em 2026

Felipe Lopes revela bastidores e novidades no Agenda News Folia; Três Marias terá maior estrutura já vista no carnaval de rua.
L

EUA derrubam drone iraniano que se aproximou de porta-aviões; Irã fala em ‘missão de vigilância’

Um caça F-35 decolou do USS Abraham Lincoln para abater a aeronave não tripulada no Mar Arábico.
L
Maioria dos imigrantes presos nos EUA não tem histórico criminal

Maioria dos imigrantes presos nos EUA não tem histórico criminal

Levantamento aponta que 73% dos detidos pelo serviço de imigração não possuem antecedentes, enquanto governo Trump amplia operações e prevê chegar a 100 mil prisões.
L
Prefeitura de Jaru publica novos editais de convocação para aprovados em concurso e seletivo

Prefeitura de Jaru publica novos editais de convocação para aprovados em concurso e seletivo

Convocados devem se apresentar dentro dos prazos estabelecidos para posse; chamadas incluem cargos na saúde, educação e serviços gerais.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News Folia 2026: Siça Andrade fala sobre a Banda do Vai Quem Quer

A escolha mostra que o Carnaval também pode ser espaço de conscientização e posicionamento.
L
Curta-metragem O Diabo do Bar da Esquina estreia domingo no Cinelaser do IG Shopping

Curta-metragem ‘O Diabo do Bar da Esquina’ estreia domingo no Cinelaser do IG Shopping

O projeto une elementos do folclore local, suspense sobrenatural e identidade amazônica.
L

GIRO NEWS: Geandeson Mosini apresenta o filme O Diabo do Papo de Esquina

Ao longo dos anos, acumulou trabalhos relevantes e hoje atua também como representante de grandes marcas em nível nacional
L

Comunidade News: Vanderlei Oriane fala sobre o papel da Associação Comercial de Porto Velho

A conversa também deve destacar as principais demandas do comércio local, os impactos da economia no dia a dia das empresas e as perspectivas para os próximos meses.
L
Governo prepara projeto para pôr fim à escala 6x1 no trabalho

Governo prepara projeto para pôr fim à escala 6×1 no trabalho

Segundo o líder do PT na Câmara, proposta deve chegar ao Congresso após o carnaval com pedido de urgência, enquanto partido também declara apoio a CPIs sobre o Banco Master.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Três Poderes assinam pacto nacional contra o feminicídio

Três Poderes assinam pacto nacional contra o feminicídio

Líderes do Executivo, Legislativo e Judiciário se reúnem no Planalto para formalizar ações conjuntas de proteção e combate à violência de gênero.
L

MP Militar pede ao STM perda de postos e patentes de Bolsonaro, Heleno, Braga Netto e outros generais

O Ministério Público Militar formalizou o pedido de expulsão dos oficiais condenados pelo STF na trama golpista.
L
Lula alerta sobre riscos da IA nas Eleições 2026: cuidado com manipulações

Lula alerta sobre riscos da IA nas Eleições 2026: cuidado com manipulações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o uso de inteligência artificial pode gerar conteúdos falsos e manipular a opinião pública, pedindo atenção especial da Justiça Eleitoral para as Eleições 2026.
L
Atuação da deputada Lebrinha garante R$ 4 milhões para a saúde em São Miguel do Guaporé

Atuação da deputada Lebrinha garante R$ 4 milhões para a saúde em São Miguel do Guaporé

Recursos serão aplicados no custeio da atenção primária e fortalecem atendimento à população.
L
STM analisa pedidos para retirada de patentes de Bolsonaro e oficiais

STM analisa pedidos para retirada de patentes de Bolsonaro e oficiais

Ministério Público Militar acionou a Justiça Militar após condenações definitivas por participação na trama golpista julgada pelo Supremo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista abre a porta do carro e causa grave acidente com motoboy na zona sul

Motorista abre a porta do carro e causa grave acidente com motoboy na zona sul

Motoboy sofreu fratura exposta após colisão com porta de veículo na avenida Jatuarana, no bairro Eldorado
14
Acidente entre veículo da Semusa e carro de passeio em Porto Velho

Acidente entre veículo da Semusa e carro de passeio em Porto Velho

Colisão ocorreu após avanço de preferencial na avenida Rio de Janeiro e resultou apenas em danos materiais, sem registro de feridos.
12
Colisão entre caminhonete e motocicleta deixa motociclista ferido em Porto Velho

Colisão entre caminhonete e motocicleta deixa motociclista ferido em Porto Velho

Batida ocorreu no cruzamento das avenidas Imigrantes e Lauro Sodré, no bairro Costa e Silva
12
Briga em frente a danceteria deixa homem em estado grave em RO

Briga em frente a danceteria deixa homem em estado grave em RO

Vítima sofreu ferimento na cabeça após agressão com objeto contundente e precisou ser intubada no hospital.
16
Briga entre familiares termina com homem esfaqueado em RO

Briga entre familiares termina com homem esfaqueado em RO

Vítima sofreu cerca de cinco perfurações e agressor confessou o ataque à Polícia Militar
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: LEILSON SILVA DE SOUZA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00052.004/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: CLINICA DE FISIOTERAPIA E SERVIÇOS DE ESTETICA KELEN LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 016.00051.002/2026-SUL
L
Xbox Game Pass recebe Avatar e jogos de peso em fevereiro: confira

Xbox Game Pass recebe Avatar e jogos de peso em fevereiro: confira

A Microsoft anunciou os lançamentos de fevereiro para o Xbox Game Pass, incluindo Avatar: Frontiers of Pandora, Yakuza e outros títulos de destaque, ampliando o catálogo do serviço.
L
Henrique Marques conquista prêmio de melhor do mundo no taekwondo

Henrique Marques conquista prêmio de melhor do mundo no taekwondo

Lutador é o primeiro brasileiro a receber a honraria da Federação Internacional após temporada histórica com quatro medalhas de ouro e título mundial.
L
Portabilidade de crédito digital já está disponível

Portabilidade de crédito digital já está disponível

Nova função do open finance permite transferir empréstimos pelo celular e promete aumentar a competição entre bancos para reduzir juros.
L
Nota de pesar: Raimunda da Silva Mendanha

Nota de pesar: Raimunda da Silva Mendanha

Raimunda da Silva Mendanha faleceu aos 87 anos em Porto Velho/RO, deixando uma trajetória marcada pelo cuidado familiar, fé e dedicação aos seus 10 filhos e extensa descendência.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.