SEGUNDA-FEIRA, 08/09/2025
Publicidade
SICRED

Mãos calejadas, vivendo no desespero e no medo: é esta a situação das mil famílias na Resex Jacy Paraná

Está sem estudar, ajudando a família na roça. Algumas das crianças ainda têm aulas, porque a comunidade construiu uma escola e conseguiu com que a Prefeitura de Porto Velho enviasse professores.

Por Sérgio Pires | News Rondônia

Publicado em 

Mãos calejadas, vivendo no desespero e no medo: é esta a situação das mil famílias na Resex Jacy Paraná - News Rondônia

Dona Meire tem um grave problema no joelho. É sozinha. Levanta antes do sol nascer, mancando, para tirar leite e cuidar da pequena plantação. Guilherme é um menino esforçado, mas desistiu de ir à escola. Tinha que sair de casa de manhã cedo e só voltava à noite. Está sem estudar, ajudando a família na roça. Algumas das crianças ainda têm aulas, porque a comunidade construiu uma escola e conseguiu com que a Prefeitura de Porto Velho enviasse professores. São pelo menos mil famílias que vivem em desespero, muito perto de Porto Velho, pedindo socorro. Em vão. Gente simples, algumas pessoas nascidas ali há mais de 40 anos, muito antes da área que ocuparam ser transformada em mais uma Reserva Extrativista, outra invenção dos ecologistas, atendendo interesses das ONGs internacionais e de governos estrangeiros, que mandam na Amazônia. Nesta região, onde o maior emprego hoje para jovens é o tráfico de drogas (denúncia repetida por várias autoridades) o tratamento dado pelo Ministério Público, pelo Ibama, pela Polícia Ambiental e outros órgãos a esta pobre gente rondoniense, é o que a lei deveria dar aos verdadeiros bandidos. E, claro, não a dá!

São mais de mil famílias, vivendo no medo e no terror. O tratamento que recebem é como se fossem, todos, membros de uma perigosa quadrilha de criminosos. Muitos chegaram na hoje Reserva Jacy Paraná há décadas. Ali trabalharam duro, criaram seus filhos, fizeram suas plantações, criaram suas cabeças de gado. Deram duro dia e noite, durante décadas. Não têm estradas, quando precisam de escola eles mesmos têm que construir; não tem médicos, o atendimento tem que ser em Buritis ou Porto Velho. O medo e a morte rondam esta pobre gente. Para as leis brasileiras, eles são bandidões perigosos. Invasores de terras públicas. Não podem  viver num local que, anos depois que muitos foram para lá, foi transformada numa área intocada, para atender aos interesses que os brasileiros de bem sabem quais são. O domínio das poderosas ONGs sobre a região e o apoio de brasileiros que lucram com isso, obriga o Brasil a criar este tipo de lei, que transforma em criminosa gente com as mãos calejadas e que vive da terra.

Não podem mais plantar. Não podem mais criar gado. Não podem mais emitir documentos de produtores rurais. Vivem numa espécie de campo de concentração, esperando a cada momento do dia, que apareçam as autoridades que vão lhes tirar tudo o que conseguiram. Não são invasores como o são os membros do MST e outros movimentos terroristas, que invadem propriedades privadas. O tratamento para este tipo de crime é o beneplácito da lei. Já quem trabalha, produz, enche as mãos de calo, acorda de madrugada para trabalhar, mesmo doente, mesmo com o joelho estourado, estes sim são os bandidos para as leis brasileiras. É este o país que queremos? É justa esta doentia inversão de valores? Socorro para as famílias da Resex Jacy Paraná! Elas cometeram o crime de serem decentes, trabalhadores pobres, vivendo da terra. No Brasil de hoje, gente assim não presta! Lamentável!

“QUADRO DESOLADOR”, DIZ O PREFEITO: CAOS NA SAÚDE PÕE MILHARES DE DOENTES NAS FILAS DE ESPERA NA CAPITAL

A saúde pública do município de Porto Velho está à beira do colapso, tem repetido o prefeito Léo Moraes. Informações recentes revelam uma situação alarmante: cerca de 23 mil pacientes aguardam na fila para consultas médicas, com tempos de espera que podem ultrapassar três anos, confirma o secretário Jaime Gazola. Pelos dados levantados, perto de 50 por cento da população da Capital não têm acesso aos serviços básicos de saúde, num quadro de abandono que reflete a necessidade de suprir as enormes deficiências deixadas no setor. Gazola acrescenta que “pacientes que necessitam de atendimento em fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e fisioterapia enfrentam longas esperas”. As informações já disponíveis, indicam filas enormes para consultas de cardiologia e oftalmologia, com milhares de pessoas aguardando atendimento. Outro dado preocupante: a falta de profissionais de saúde é um dos principais fatores que contribuem para que os novos gestores chamam de “crise”.  Ou seja, a insuficiência de servidores impede a realização de consultas ordinárias e aquelas derivadas de demandas judiciais.

Falta de planejamento e gestão eficiente deixaram, ao longo do tempo, uma situação agora chamada de “desassistência” na área da saúde. O quadro, que Léo Moraes chama de “desolador” precisa ser revertido, com velocidade e capacidade de ação. Aliás, a gestão Léo Moraes terá o desafio de implementar medidas que garantam a proteção da saúde e da dignidade dos cidadãos, “colocando fim a um ciclo de descaso e ineficiência”.

TEMPORAIS DEIXAM POPULAÇÃO ASSUSTADA EM RONDÔNIA E NO CENTRO SUL. GAÚCHOS NÃO ESQUECEM A SUA MAIOR TRAGÉDIA   

 Não foi só Porto Velho. A chuva forte que se registrou na Capital rondoniense na madrugada do sábado, com trovões e água que parecia não ter fim, alagou vários pontos, mas em outras regiões do país a situação foi catastrófica. Em São Paulo, houve destruição e enormes perdas, com um temporal de uma hora que é considerado um dos maiores volumes de chuvas já caídas na enorme cidade em toda a sua história. Em apenas uma hora, mais de 82 milímetros de água caíram na Capital dos paulistas, inundando ruas, metrô, deixando quase 40 mil pessoas sem energia e, mais que isso, causando enormes prejuízos, com a destruição de casas e veículos. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul tiveram pesado volume de chuvas, que devem continuar com muita força neste domingo. Há um alerta geral, principalmente na terra dos gaúchos, assolada pela maior tragédia da sua história em maio do ano passado.

Em Porto Velho, o esforço que a Prefeitura tem feito para limpar boas de lobo , bueiros e canais, já deu alguns pequenos resultados. Mas as pesadas chuvas deste período do ano prenunciam mais alagações e mais gente sofrendo muitos prejuízos. O correto, agora, é a população atender aos apelos do prefeito Léo Moraes e não jogar lixo nas ruas. Não resolve, mas ameniza. O período do inverno amazônico, normalmente, vai até meados de abril. Até lá, teremos que viver sob o domínio das chuvas.

ORDEM DO GOVERNADOR: REALIZAR A MAIOR EDIÇÃO DE TODOS OS TEMPOS DA RONDÔNIA RURAL SHOW, EM MAIO

Elogiado seguidamente pelo governador Marcos Rocha, pelo bom trabalho que realiza,  o secretário de Agricultura do Estado, Luiz Paulo, está tratando da fase final de planejamento do maior evento do agronegócio de Rondônia, a Rondônia Rural Show. A feira, neste 2025, pretende superar todo o sucesso já alcançado, inclusive no ano passado, quando as vendas atingiram nada menos do que 4 bilhões e 400 milhões de reais. A 12ª edição da feira, realizada em Ji-Paraná, deve trazer várias inovações, ser melhor organizada, com um regulamento que vai dar ainda mais segurança aos expositores e ao público e com melhorias em todas as áreas. Num encontro esta semana com o Governador, Luiz Paulo recebeu a missão de comandar, neste ano, “a melhor de todas as feiras” até hoje realizadas, segundo determinou Marcos Rocha. Em 2024, mais de 270 mil pessoas passaram pela RR Show. Para este 2025, o público esperado pode superar os 300 mil visitantes.

Pavilhão especial para a pecuária de corte; aumento na Praça de Alimentação; melhora na Internet e nas condições dos banheiros; aumento da área para abrigar também os expositores que ficam em fila de espera; mais ônibus para levar e trazer os pequenos agricultores e amplas melhorias em toda a estrutura, vão dar um salto de qualidade ao parque que abriga exposição agropecuária. No ano passado, foram 636 expositores. Neste ano, serão mais. Luiz Paulo recebeu a missão do chefe e está tratando de organizar a grande feira, programada, neste ano, para o período de 26 a 31 de maio, portanto com seis dias de duração, novamente com caráter internacional.

CRISE NO IBGE: SERVIDORES DENUNCIAM PRESIDENTE DE UM ÓRGÃO QUE HÁ QUASE 90 ANOS CONQUISTOU O CRÉDITO DO PAÍS

Uma nova crise no atual governo pode ser algo muito mais sério do que se imagina. Porque ela atinge diretamente informações vitais para o País, que são utilizadas por exemplo para sabermos quantos somos; qual o nível real de desemprego; a quantas anda a inflação. O atual presidente do IBGE, o petista militante Márcio Pochmann, está sendo atacado até pelos gerentes regionais e por servidores do órgão, de tentar manipular dados para beneficiar seu governo e, ainda, de tentar criar um IBGE paralelo, colocando em dúvida todo o trabalho de um órgão respeitado há décadas pelos brasileiros. Diretores pediram exoneração dos seus cargos, por absoluta discordância com o que foi denunciado numa nota púnlica: saíram por não concordarem “com as práticas da gestão do presidente do IBGE, sr. Márcio Pochmann”. A nota afirma ainda ser solidária “ao Sindicato do IBGE, que tem sido constantemente atacado pela atual gestão”.

O clima organizacional está deteriorado”, diz ainda a nota dos servidores do órgão, que existe desde 1936 e portanto vai comemorar seus 90 anos de existência no ano que vem. Para os servidores que assinaram o documento de protesto contra o presidente, o IBGE corre risco. Um organismo vital para análise de dados nacionais, sempre respeitado, está à beira do descrédito, pela manipulação de informações e pela crise entre seu comando e os comandados, a maioria técnicos, alguns atuando no órgão há décadas. Até agora, o Palácio do Planalto não se pronunciou sobre os acontecimentos. A situação é grave e precisa de uma rápida intervenção, antes que seja tarde demais!

 COMENDA MADEIRA/MAMORÉ FOI ENTREGUE A DEZENAS DE PERSONALIDADES NOS 110 ANOS DE PORTO VELHO

A sexta-feira foi um dia de festa para Porto Velho. No meio do dia, o prefeito Léo Moraes já estava rouco, tal a euforia com que comandou uma série de solenidades alusivas aos 110 anos de instalação do Município. Os principais eventos foram realizados na Praça da Estrada de Ferro Madeira/Mamoré, com a presença de inúmeras autoridades e um bom público. O ponto alto foi a entrega da maior homenagem da Capital, a Comenda Madeira/Mamoré, entregues a 42 personalidades do mundo político, do Judiciário, das atividades do comércio e profissionais de diferentes áreas. Na relação dos homenageados estava o senador Confúcio Moura; os deputados federais Fernando Máximo e Coronel Chrisóstomo; o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Cruz; o desembargador Daniel Lagos, presidente do TRE; o procurador Geral de Justiça, o procurador Ivanildo de Oliveira; os líderes do da indústria e do comércio Marcelo Thomé, Raniery Coelho e Joana Joanora; lideranças militares e gente da história da cidade, como o fotógrafo Rosinaldo Machado e a historiadora Yeda Borzacov, entre tantos outros nomes.

Outra atração foi a volta da Litorina, que andou apenas um pequeno trecho dentro da Praça da EFMM, mas que emocionou a muitos dos que participaram do evento. A secretária Euma Tourinho, filha de Porto Velho, por exemplo, gravou um vídeo muito emocionada, comemorando o aniversário da sua cidade e saudando a volta da litorina. Um passeio ciclístico também fez parte da grande festa, marcada com várias solenidades.

TEM FAKE NEWS E BOATOS, MAS ATÉ AGORA SÓ ESTÁ CONFIRMADA A TROCA DE COMANDO NA CASA CIVIL

No mundo dos bastidores da política, a grande pergunta é: que outras mudanças o governador Marcos Rocha vai realizar na sua equipe, além da troca na Casa Civil? Claro que tem muita gente de cabelo em pé, até porque uma troca de um assessor com tanto poder quanto Júnior Gonçalves, uma espécie de supersecretário por mais de seis anos, pode significar que vários outros menos poderosos e menos próximos poderiam estar em risco. O que se pode afirmar, com segurança, é que pode haver sim algumas outras trocas. Muito poucas. Dificilmente em setores nevrálgicos não haverá trocas imediatamente, pelo menos. Contudo, Marcos Rocha tem a caneta na mão e é ele quem decide as coisas. Está analisando o quadro, repensando alguns pontos, inclusive em termos de quem vai estar mais próximo dele. Obviamente que os projetos políticos para 2026 também terão peso em qualquer decisão que vá ser tomada. O que se pode dizer é que o deputado federal Fernando Máximo, a quem Rocha lançou para a política e o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, poderão (repita-se, PODERÃO!) ter alguma influência mais forte, pela proximidade com o Governador.

Claro que os bastidores fervilham com boatos e algumas Fake News. A verdade é que, afora a ida de Elias Rezende para o comando da Casa Civil, Marcos Rocha não comentou absolutamente nada acerca de novas trocas. O Governador não fala publicamente sobre o assunto. Ao menos não o fez até agora. Mas vale repetir: ele tem a caneta e o poder. Mudar quem quer que seja é uma decisão pessoal e intransferível.

HÉVERTON AGUIAR, RONDONIENSE DA GEMA ASSUME A CORREGEDORIA GERAL DO MP RONDONIENSE

Um rondoniense da gema, com uma bela história de vida, avançando cada degrau de sua longa e vitoriosa carreira profissional pela meritocracia, assume nova e importante missão. Héverton Aguiar é o novo Corregedor Geral do Ministério Público de Rondônia. A solenidade foi prestigiada por nomes importantes da nossa Justiça, mas também pelo governador então em exercício, Sérgio Gonçalves; pelo prefeito Léo Moraes e pela presidente em exercício da OAB rondoniense, a advogada Vanessa Esber. O novo Corregedor tem uma longa lista de importantes serviços prestados à sociedade, sempre em defesa dela, priorizando as ações que protejam os que mais precisam da presença e das ações do MP. Foi histórica sua participação, por exemplo, no comando da setor do MP de proteção às mulheres, quando realizou um trabalho até hoje lembrado e elogiado, de mobilização da sociedade sobre a violência assacada contra elas. Héverton Aguiar, em entrevista à SICTV, na sua posse, destacou que o trabalho que pretende realizar é de estar cada vez mais perto dos seus colegas, para que eles executem seu trabalho com correção cada vez maior, em defesa da sociedade.

O então procurador geral do Estado, Ivanildo de Oliveira, lembrou que “o Corregedor Geral é eleito pelo Colégio de Procuradores e nós temos certeza de que o dr. Héverton Aguiar está perfeitamente talhado para a função”. O Corregedor Geral supervisiona e fiscaliza dos membros do MP, garantindo sua transparência, eficiência e integridade.

TRUMP SOB FOGO CERRADO DA MÍDIA E DA OPOSIÇÃO TOMA DEZENAS DE MEDIDAS DURAS NO INÍCIO DE GOVERNO

Os Estados Unidos tremem com seu novo (velho) Presidente. Em menos de uma semana de mandato, Donald Trump praticamente mudou tudo o que fez seu antecessor, o incompetente Joe Biden. Assinou uma série enorme de ordens que vão impactar as vidas dos americanos e de gente mundo afora.  Está cumprindo as promessas de campanha, quando teve votação histórica, defendendo teses do eleitorado conservador americano, que a mídia esquerdista chama de extrema-direita, embora jamais se refira aos seus como extrema-esquerda. Trump já mandou milhares de imigrantes de volta aos seus países, inclusive muitos brasileiros. Pediu ao Produrador Geral que analise a aplicação da pena de morte para imigrantes condenados por crimes violentos e assassinatos. Também extinguiu e decidiu demitir milhares de funcionários do DEI, um departamento criado pelos democratas, seus adversários, para tratar da chamada “diversidade de gênero”.  Suspendeu todos os passaportes de pessoas que se diziam do gênero X, ou seja, que se declaram nem homem e nem mulher. Mandou reintegrar às Forças Armadas todos os punidos por crimes como homofobia. Anunciou perdão Presidencial para os processados ou condenados pela invasão do Capitólio, em, janeiro de 2021.

Com aval do seu superministro, o bilionário Elon Musk, está decidindo proibir a participação de homens que se dizem mulheres, de participarem de qualquer competição esportiva feminina. O presidente americano tem recebido uma dura carga de críticas de grande parte da imprensa, a maioria dela ligada ao Partido Democrata e até de aristas de Hollywood, como a superpremiada atriz Meryl Streep, indicada 21 vezes para ganhar o Oscar e que venceu três vezes. Ela defendeu os artistas estrangeiros que fazem sucesso nos Estados Unidos (nenhum deles ilegais), dizendo que sem eles a arte no país se limitaria ao futebol e às lutas de artes marciais. Trump avisa: mesmo com toda a oposição, vem aí muito mais medidas duras!

PERGUNTINHA

Você acredita que, pela primeira vez na história do cinema, um filme nacional e uma conhecida atriz (Fernanda Torres)  poderão ganhar um Oscar, por um filme político, que agradou em cheio a esquerda que comanda hoje todos os estúdios e produções de Hollywood.

Mãos calejadas, vivendo no desespero e no medo: é esta a situação das mil famílias na Resex Jacy Paraná - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

RondonCAP Especial da Independência | Sorteio já aconteceu

O sorteio deste domingo, 7/9, foi realizado e distribuiu R$ 250 mil no 4º prêmio, além de 3 prêmios de R$ 10 mil e 40 Giros da Sorte; veja como conferir.
L

Eclipse lunar total, a ‘Lua de Sangue’, ocorre neste domingo

O fenômeno do eclipse lunar total, popularmente conhecido como Lua de Sangue, acontece neste domingo (7)
L

Xenofobia no Parlamento veste terno e gravata

Recentemente, o vereador Mateus Batista, da cidade de Joinville (SC), proferiu declarações que ultrapassam todos os limites do aceitável em uma democracia.
L

A solidão do lugar e o lugar das águas – Parte II

Solidão e lugar se entrelaçam: o silêncio funda pertenças, enraíza identidades e, no tempo lugar de Lívia de Oliveira, transforma o espaço em experiência vivida.
L

A solidão do lugar e o lugar das águas – Parte I

Estigmas e violações silenciam vozes ribeirinhas na Amazônia; modos de vida beiradeiros e saberes ancestrais exigem proteção e políticas públicas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Renault Kwid 2026 revela versatilidade entre cidade e estrada

Modelo compacto mantém eficiência no consumo e traz melhorias em tecnologia e design
L

Nota de pesar: Herundina Bentes de Jesus

Despedida de Herundina Bentes de Jesus, matriarca querida e servidora do IBGE; velório hoje em Porto Velho e sepultamento amanhã no Jardim da Saudade.
L

Mercedes-AMG apresenta o GT2 Edition W16 com 830 cavalos de potência

Modelo exclusivo une engenharia GT e DNA da Fórmula 1 em edição limitada a 30 unidades
L

Giro News | Emival Barbosa detalha expansão, desafios e inovação no varejo elétrico em Rondônia

CEO da Barbosa Materiais Elétricos e Hidráulicos relembra início em 1997, formação de equipe, pressão tecnológica no pós-pandemia e planos para e-commerce.
L

7 de Setembro: O Dia da Independência do Brasil em Perspectiva

Do Período Joanino ao Grito do Ipiranga, como o 7 de Setembro selou a Independência, abriu o Império e virou símbolo nas celebrações cívicas do Brasil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L

POLÍTICA

Jaime Bagattoli homenageia ex-deputado Assis Canuto em sessão no Senado

O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) realizará uma sessão especial no Senado Federal para homenagear o ex-deputado e engenheiro agrônomo Assis Canuto
L
Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Recursos serão aplicados em convênios, serviços especializados, assistência farmacêutica e apoio a prefeituras e hospitais
L
Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Recursos destinados à Motolância, Polícia Mirim e infraestrutura rural fortalecem saúde, cidadania e desenvolvimento local
L
Alex Redano solicita vistorias em estruturas temporárias para garantir acessibilidade em eventos

Alex Redano solicita vistorias em estruturas temporárias para garantir acessibilidade em eventos

Deputado estadual pede que Corpo de Bombeiros e órgãos estaduais fiscalizem palcos e arquibancadas conforme normas da ABNT NBR 9050
L
Projeto de Cristiane Lopes para ampliar voos em Rondônia avança com apoio do ministro

Projeto de Cristiane Lopes para ampliar voos em Rondônia avança com apoio do ministro

PL da deputada Cristiane Lopes busca abertura do mercado aéreo, aumento da concorrência e redução dos preços das passagens no Norte
L
Publicidade

POLÍCIA

VÁRIOS GOLPES: Homem é morto a facadas após bebedeira em casa de amiga

Um homem identificado como José M. V., 30, foi morto a facadas neste domingo (07), na Rua Castelo Branco, distrito de Extrema em Porto Velho
18

Mulher esfaqueia motorista de app após discussão por falta de pagamento

Um motorista de aplicativo foi vítima de tentativa de homicídio no Gama, após ser esfaqueado no pescoço por uma passageira
16

Empresário que morreu em acidente com Porsche havia comprado veículo para uso comercial

Jonas S., de 45 anos, morreu em um acidente de trânsito em Carazinho (RS), duas horas após buscar o Porsche Cayman que havia adquirido para uso comercial em sua empresa esportiva
18

VIOLÊNCIA: Mulher leva corpo do marido morto com tiro na cabeça, até quartel da PM

A mulher disse que o casal estava chegando de carro em casa, quando escutou um barulhos de tiros, em seguida viu o marido caído baleado na cabeça, no entanto devido a escuridão não identificou quem fez os disparos
18

Motorista de aplicativo é indiciado por agredir passageira em Fortaleza

Um motorista de aplicativo de 35 anos foi indiciado pela polícia por agredir uma fisioterapeuta no Bairro Monte Castelo, em Fortaleza
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Risco de queimadas e clima seco permanece alto no interior do país

A Defesa Civil de São Paulo e o Inmet mantêm alertas para risco de queimadas e baixa umidade do ar no interior do país
L

BMW inicia produção do iX3 50 xDrive com tecnologias Neue Klasse

Modelo chega ao mercado com autonomia de até 800 quilômetros e foco em circularidade
L

Mercado pet de luxo cresce, mas exageros podem comprometer a saúde animal

Banhos frequentes, perfumes e acessórios estéticos levantam debate sobre impactos na saúde de cães e gatos
L

Da casa de taipa ao tapiri – poemas de uma grande marcha – II – Por Marquelino Santana

Da caatinga aos seringais, a migração nordestina ressignificou identidades e forjou o seringueiro, marcando a cultura da Amazônia brasileira.
L

Partidos de esquerda protestam contra anistia a golpistas no 7 de setembro

Manifestações de movimentos e partidos de esquerda foram realizadas no feriado da Independência em defesa da soberania nacional e contra a anistia a condenados por atos golpistas
L

Desfile de 7 de setembro em Rondônia reforça união e cidadania

O desfile cívico-militar, que acontece em diversos municípios de Rondônia, celebra a Independência do Brasil e os valores democráticos. O historiador Célio Leandro explica que o evento no estado reflete a forte influência militar e a importância da união familiar
L

Lula exalta soberania e critica “traidores da pátria” em pronunciamento de 7 de setembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da soberania nacional e da união dos brasileiros em seu pronunciamento na véspera do Dia da Independência
L

Romance proibido derruba CEO da Nestlé: detalhes da investigação e dos envolvidos

A saída do CEO global da Nestlé, Laurent Freixe, foi motivada por uma investigação interna que confirmou um relacionamento amoroso com uma subordinada
L
Professora Jane Lúcia conta como a vocação nasceu em projetos comunitários, defende a escuta da criança na escola e alerta para a adultização precoce. Assista à entrevista.

Momento Empresarial | Professora Jane Lúcia fala de infância, docência e proteção da criança

Professora Jane Lúcia fala de infância, docência e o desafio de proteger as crianças
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.