TERÇA-FEIRA, 25/11/2025

Em destaque

As emoções e as lágrimas de um governador que vestiu sua farda de coronel e foi saudado no Orgulho do Madeira

Foi ali, no quartel da avenida Tiradentes, que as emoções afloraram com mais força.

Por Sérgio Pires | News Rondônia

Publicado em 

As lágrimas que o governador Marcos Rocha derramou, durante entrevista ao programa SIC News (SICTV/Record) nesta semana, tiveram razão de ser. Naquele dia, uma terça-feira, Rocha havia vivido momentos de grandes emoções. Começou cedo, quando ele decidiu, depois de muito tempo, vestir sua farda de Coronel da PM (é o único governador brasileiro com esta patente da Polícia Militar) depois de muito tempo. Trajado com a roupa que lhe deu grandes oportunidades de servir à sociedade, ele foi ao Comando da PM e, pessoalmente, passou em revista a tropa, numa rápida mas emocionante solenidade de mobilização de oficiais e praças, que estão trabalhando duro e arriscando suas vidas nas operações de combate ao crime e às facções, tanto em Porto Velho quanto no interior.

Foi ali, no quartel da avenida Tiradentes, que as emoções afloraram com mais força. Não só pelo balanço do coração ao ver a apresentação da tropa, mas também por seu discurso de comando, que  resumiram um ato simples, mas de grande representatividade. Mais ainda porque, depois do rápido encontro, ele foi procurado por policiais do Amazonas, do Rio Grande do Sul e de outras regiões do país, que lhe disseram terem sido voluntários para vir ajudar Rondônia, para, de alguma forma, retribuir o que o governo do nosso Estado fez para ajudar outras regiões em crise. Como ocorreu, por exemplo, com o apoio na tragédia do Rio Grande do Sul. Foi difícil, relatou mais tarde o Governador rondoniense, conter as lágrimas, com o que ouviu de gente que veio de vários recantos brasileiros, para participar das ações contra o crime e para ajudarem a superar os momentos de dificuldade que vivemos por alguns dias.

Não foi só isso. Marcos Rocha, com sua farda de Coronel, decidiu também ir pessoalmente ao Orgulho Madeira, o conjunto popular que é do tamanho de umas cidade, com seus perto de 16 mil moradores, grande parte deles vítimas da crueldade das facções. Quando foi reconhecido, abraçado e saudado, procurado pelas crianças, aí sim, o governante não conseguiu separar o cargo do homem, do cidadão e acabou se emocionando. À noite, ao ser entrevistado pelo apresentador e jornalista Everton Leoni e relatar os momentos de grande emoção que viveu naquela terça-feira, em determinado momento Marcos Rocha não conseguiu conter as lágrimas. Dentro da farda de policial e do cargo de governante, há um ser humano que chora e vibra com o que acontece ao seu redor. Ainda bem que, dessa vez, foi de alegria. A crise da segurança, ao que parece, está superada. Agora é hora de usar a caneta e fazer as mudanças previstas. Vamos esperar pelos próximos dias.

MUDANÇAS NO GOVERNO COMEÇAM NESTA SEMANA. ELIAS REZENDE SERÁ O NOVO CHEFE DA CASA CIVIL

Conforme informou este blog em primeira mão, há vários dias, devem começar ainda esta semana, mudanças na equipe principal do governador Marcos Rocha. Fontes palacianas garantem (embora Marcos Rocha não tenha tocado publicamente no assunto, até agora) uma importante substituição no  governo. O atual Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, deve ser substituído por Elias Rezende, um parceiro de primeira hora de Rocha, personagem, aliás, que o acompanhou em toda a primeira campanha para o Governo e que tem plena confiança do hoje seu chefe. Júnior ficou no cargo por mais de seis anos e foi o secretário que mais tempo ali permaneceu, desde que Rondônia começou a eleger seus governantes. Mas é Marcos Rocha o eleito e reeleito e tem o poder da caneta na mão. Ele decide. E a decisão da troca já foi tomada há algum tempo, mas só deverá ser tornada realidade nas próximas horas ou, no máximo, nos próximos dias.

Nos corredores políticos do Palácio, ouve-se que a substituição tem a ver com uma mudança planejada há tempos, mas um dos principais panos de fundo é a eleição de 2026. Rocha está mudando alguns planos (se diz que é até para atender pedidos de deputados estaduais, que estariam insatisfeitos) preparando s solidificando sua candidatura ao Senado. Elias Rezende, atual secretário de Obras do Estado, além da proximidade pessoal com Rocha e de participar do seu governo desde o início, é suplente de deputado federal e, ainda, considerado um gestor de primeira linha. As mudanças não devem parar por aí. Virão outras…

GOVERNO CONFIRMA OBRAS DA PONTE BRASIL/BOLÍVIA PARA COMEÇAR AINDA NESTE SEMESTRE

Será que agora vai? Depois de mais um atraso na construção da ponte sobre o rio Mamoré ligando o Brasil (Guajará Mirim) à Bolívia (Guayramerim), o ministro Renan Filho, dos Transportes, reafirmou que a obra será mesmo iniciada ainda neste primeiro semestre de 2025. Renan já havia dado esta informação do senador rondoniense Confúcio Moura, um dos nomes mais próximos a ele e ao atual governo. Em 1903, quando o Brasil comprou o território do Acre, nosso compromisso com os vizinhos era construir uma ponte ligando os dois países por terra. Nunca cumprimos. O presidente Lula prometeu que a obra seria construída neste seu governo. Chegou a haver uma licitação, que foi suspensa porque uma das empresas perdedoras do certamente recorreu à Justiça. Agora, passados três meses do cancelamento da primeira licitação, o ministro Renan Filho garante que está tudo certo e que as obras vão começar ainda no primeiro semestre.

O projeto prevê a construção de uma ponte de 1 quilômetro e 200 metros sobre o rio Mamoré, ao custo inicial de cerca de 430 milhões de reais, algo em torno de 72 milhões de dólares, aos valores de hoje. Como é uma obra projetada para o Brasil, os dois anos de previsão para a obra podem virar três, quatro ou mais, embora o governo confirme que quando começar, a ponte será entregue dentro do prazo previsto. Agora, com “apenas” 121 anos de atraso, tudo leva a crer que a ponte que nunca saiu do papel, finalmente se torne realidade. Brasileiros e bolivianos torcem para que tudo funcione, agora, como está planejado.

LÉO DIZ QUE CAPITAL SURPREENDE E ENCANTA, MAS SABE DOS ENORMES DESAFIOS, NESTES 110 ANOS DA CIDADE

O mundo fervia. Menos de um ano antes da instalação do município de Porto Velho, ocorrida em 24 de janeiro de 1915, há 110 anos atrás, começava a terrível 1ª Guerra Mundial. O mundo precisava de borracha e a Amazônia a tinha em profusão. Começava então o núcleo do que se tornaria a Capital dos rondoniense, hoje com perto de meio milhão de habitantes e espalhada por um território maior do que os Estados de Sergipe e Alagoas. Naquela época, os pioneiros moravam em casas de madeira ou palha.  Nesta sexta, quando a cidade comemora seus 110 anos de instalação, quando o Major Guapindaia foi nomeado seu primeiro Prefeito, a Prefeitura vai comemorar com festa. Ela começa de manhã cedo na Praça Madeira/Mamoré (onde mais poderia ser?) com a participação do prefeito Léo Moraes, autoridades e convidados. Personalidades de Porto Velho serão homenageadas. Depois tem outras programações, incluindo um tour ciclístico.

Um entusiasmado Léo Moraes divulgou mensagem homenageando a cidade que chamou de “surpreendente e encantadora”. Avisou que seu governo tem trabalhado “diuturnamente” para realizar as mudanças que ele considera necessárias para beneficiar a população. Nestes 110 anos, Porto Velho cresceu e se desenvolveu. Mas ainda enfrenta enormes dificuldades, com alguns dos piores índices principalmente em relação à infraestrutura e a falta de saneamento básico. São estes alguns das maiores dores de cabeça que recém empossada administração terá pela frente: mudar este quadro negativo que tanto prejudica seu povo.

ALÍVIO NO GOVERNO: ASSEMBLEIA APROVOU ORÇAMENTO DE 17 BILHÕES E 201 MILHÕES PARA ESTE ANO

Alívio pelos lados do Palácio Rio Madeira/CPA. Finalmente, numa longa sessão, com muitos debates dos deputados, a Assembleia Legislativa aprovou o Orçamento do Estado (LOA ou Lei Orçamentária Anual), para investimentos, pagamentos e gastos do Governo de Rondônia. A partir de agora, dependendo ainda da sanção óbvia do governador Marcos Rocha, poderão começar a serem usados os 17 bilhões e 200 milhões previstos para o governo neste ano. Durante a semana, os bastidores fervilharam. Como sempre, muita boataria, muita Fake News e todos os ingredientes que envolvem um evento como este. No final das contas, com muitos discursos de parlamentares pedindo mais investimentos sociais e destacando áreas que precisam ser atendidas com prioridade, o projeto relatado pela deputada Ieda Chaves, com os 17 bi e 201 mi do Orçamento de 2025 foi aprovado. Agora é que começa o ano de verdade, financeiramente falando, porque em janeiro o governo só pode usar 1/12avos do que foi gasto no ano passado.

O governador Marcos Rocha estava aguardando a aprovação do orçamento, para começar a tomar decisões importantes. Ele conversou pessoalmente com a maioria dos deputados, para que o Estado não ficasse engessado e pudesse começar a usar a verba disponível para este ano. Em alguns dias, entre outras coisas, o Governador começa a fazer algumas mexidas importantes na sua equipe. Pelo que se ouviu nos bastidores, ele estava esperando a solução para o caso orçamentário para começar a agir.

PRIMEIRO SALÁRIO DO ANO SAI DIA 31, SEXTA QUE VEM E O 13º SERÁ PAGO EM JULHO E DEZEMBRO

O funcionalismo de Rondônia poderia não receber em dia, caso o Orçamento não fosse aprovado? Houve um pequeno risco, que poderia afetar alguns poucos grupos, mesmo que, com grande antecedência, o governo tenha anunciado o calendário de pagamentos para este 2025, com o primeiro sendo depositado e liberado para este próximo daí 31. Os quase 50 mil servidores começam o ano recebendo dentro do mês trabalhado, como ocorreu durante os dois governos de Marcos Rocha e tem acontecido desde o segundo mês do primeiro mandato de Ivo Cassol. Neste janeiro, o pagamento está agendado para o próximo dia 31, sexta-feira da semana que vem. Nesta sexta, dia 24, contudo, já recebem os aposentados e pensionistas. Neste primeiro trimestre, os salários serão pagos em 28 de fevereiro e 28 de março. O calendário já divulgado pelo Palácio prevê os salários para abril (dia 30), Maio (dia 30) e Junho (dia 27), fechando o primeiro semestre.

No segundo semestre: julho (dia 11 a primeira parcela do 13º salário e dia 31 o salário normal); agosto (dia 29); setembro (dia 30); outubro (dia 31) e novembro (dia 28). Em dezembro, a segunda parcela do 13º salário sairá no dia 12 e o salário do mês no dia 23, dois dias antes do Natal.

MAIS DE 34 POR CENTO DOS BRASILEIROS ACHAM O GOVERNO LULA PÉSSIMO OU RUIM. MENOS DE 12 POR CENTO ACHAM ÓTIMO

Pela primeira desde que chegou ao comando do país (e é governante pela terceira vez), o presidente Lula tem um resultado tão ruim em pesquisa de opinião, sobre seu mandato. Levantamento do Instituto Paraná, um dos poucos a quem ainda resta alguma credibilidade, apontou que a maioria dos brasileiros (34,2 por cento) considera o governo do petista péssimo ou  ruim. ­­E apenas 11,7 por cento dizem que o governo está ótimo. Nunca, em tantos anos de poder, o Presidente brasileiro esteve com números negativos tão altos. No geral, 50,4 por cento dos entrevistados desaprovam Lula, enquanto 46,1 aprovam. Os números foram apresentados em pesquisa realizada ainda na primeira quinzena deste mês, no auge do caso do PIX, que, certamente, causou muitos danos ao governo na opinião pública brasileira. A tal ponto que o Planalto mandou contratar uma grande agência de publicidade para lançar uma campanha de esclarecimento sobre o PIX, tirando da cabeça do brasileiro o susto que ele tomou com a medida que o próprio governo foi incompetente em bem informar a população.

Os gastos exagerados do governo, o déficit público, a exagerada alta do dólar e os preços dos produtos nos supermercados (aliás, o próprio Lula reclamou deles, em recente vídeo) apontam para uma situação extremamente preocupante para nossa economia. E uma crise econômica, como a que está se desenhando, é o maior perigo para este ou para qualquer outro governo. Do alto da sua enorme experiência, Lula sabe disso e precisa começar uma reação urgente, senão a próxima pesquisa poderá ser pior ainda.

PF COMBATE COMÉRCIO ILEGAL DE OURO. JÁ EM PORTO VELHO, FAMÍLIAS DE GARIMPEIROS POBRES ESTÃO SEM NADA

Pela terceira vez, um rondoniense, envolvido com um grupo de compra ilegal de ouro de uma cooperativa do Pará, está sendo alvo de uma operação da Polícia Federal. Nada a ver com qualquer garimpo legal de Rondônia. Denominada Mercado B, a operação tem como alvo uma organização criminosa especializada na exploração, transporte e comercialização de ouro. A riqueza é retirada principalmente de garimpos clandestinos. As investigações apontaram que, entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024, o grupo ilegal conseguiu pelo menos 34 quilos de ouro, adquirido e comercializado ilegalmente. “Traduzido” em dinheiro, o valor desviado atingiria quase 18 milhões de reais. Seria muito mais, caso os valores das vendas seguissem os preços do mercado. O mercado legal de ouro é importante para Rondônia, a Amazônia e o país. Garimpeiros que trabalham dentro da legalidade (embora por vezes até eles sejam perseguidos) cumprem todas as normais exigidas, principalmente em relação às questões ambientais.

Dados de 2023 apontavam que o garimpo legal na Amazônia já faturava algo em torno de 13 milhões de reais, anualmente, hoje relativos a cerca de 25 toneladas retiradas dos rios e nos chamados “baixios”. Os números do Ibama não registraram, é claro, o comércio ilegal, que ainda é muito forte. Em Porto Velho, uma lei criada pelo governo Osvaldo Piana, nos anos 90, ainda impede o garimpo no rio Madeira, em direção a Manaus. Balsas e dragas queimadas e equipamentos destruídos, deixaram centenas de famílias praticamente sem ter como sobreviver, causando também graves prejuízos ao comércio local. Rio acima, contudo, há grande número de dragas e balsas legalizadas, sistematicamente vigiadas, que ajudam a produzir riquezas para Rondônia.

DEPUTADOS DERRUBAM VETO A PROJETO DE CRISPIN, QUE BENEFICIA “PROFESSORES READAPTADOS”

A Assembleia Legislativa derrubou o veto do Executivo a projeto de autoria do deputado Ismael Crispin, que assegura aos professores readaptados da Seduc, a possibilidade de assumirem encargos administrativos dentro da organização. Segundo Crispin, “a derrubada do veto representa uma vitória significativa para a categoria, que há tempos reivindica condições mais justas de trabalho e valorização profissional”. Com a decisão, o projeto segue para sanção do Executivo ou, caso isso não ocorra, será promulgado diretamente pela Assembleia Legislativa, consolidando-se em lei. O deputado Ismael Crispin, autor do projeto, destacou o impacto positivo da medida: “Essa é uma conquista para os professores readaptados, que agora poderão desempenhar funções administrativas, contribuindo de forma eficiente para a gestão educacional do estado. Nosso compromisso é com a valorização desses profissionais, e essa lei é um passo importante nesse sentido.”

O projeto já havia gerado grande repercussão no Estado durante sua tramitação inicial, chamando atenção para a luta dos professores readaptados. “A decisão reafirma o compromisso da Assembleia em atender aos interesses da categoria e fortalecer a educação em Rondônia”, comemorou Crispin. Segundo o parlamentar, com a promulgação da lei, “os professores readaptados poderão ser integrados em novas funções administrativas, oferecendo-lhes estabilidade e contribuindo para a melhoria na gestão das escolas estaduais”.

PERGUNTINHA   

Apenas burrice e ignorância, “babação” exagerada ao governo amigo ou apenas paixão político/ideológica a desserviço do jornalismo: como você qualificaria a declaração estapafúrdia da jornalista Eliane Catanhede, da TV Globo, de que “descredibilizar, atacar medidas públicas é crime” ou seja, criticar qualquer medida do governo que ela defende, pode ser ação considerada criminosa?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ecobarreira no Lagoinha reduz alagamentos após forte chuva em Porto Velho

Ecobarreira no Lagoinha reduz alagamentos após forte chuva em Porto Velho

Solução da Prefeitura mostra eficiência contra alagamentos no bairro Lagoinha durante temporal de domingo
L

Ceaclin renova a Acreditação DICQ, compromisso contínuo com a qualidade

Renovação da acreditação DICQ reforça o compromisso do Laboratório Ceaclin com segurança, precisão e excelência nos processos, garantindo atendimento humanizado e gestão de alta qualidade.
L
Inscrições para comitê da EBC se encerram na quarta

Inscrições para comitê da EBC se encerram na quarta

Prazo final para participar do processo vai até 23h59.
L
Rio terá representantes na Marcha Nacional das Mulheres Negras

Rio terá representantes na Marcha Nacional das Mulheres Negras

Milhares de mulheres do Rio seguem para Brasília em defesa de igualdade e reparação.
L
Lula recebe título de doutor honoris causa em Maputo

Lula recebe título de doutor honoris causa em Maputo

Universidade Pedagógica de Maputo homenageia Lula por cooperação educacional.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News: entrevista com Jaimerson Costa da JS_Décor

Uma conversa essencial para quem está começando na área, para quem já atua e para quem busca entender como transformar talento em oportunidade.
L

Presidente do TJRO assume Governo de Rondônia nesta terça, 25

Desembargador Raduan Miguel Filho ocupará interinamente o cargo de governador enquanto Marcos Rocha cumpre agenda oficial fora do estado, seguindo previsão constitucional
L

Ponto e Contra-Ponto: Leonardo Soares fala sobre as expectativas ao finalizar o curso de Direito

Ele chega para um bate-papo esclarecedor sobre as expectativas do acadêmico ao se aproximar do final do curso e as perspectivas para quem deseja construir carreira na área jurídica.
L

Nova 364 terá 20 pontos de intervenção na rodovia até sábado

Frentes de trabalho irão operar em Pare e Siga entre Vilhena, Cacoal, Ouro Preto do Oeste, Ariquemes e Ji-Paraná
L

Leitura Finalizada: Um Experimento de Amor em Nova York — romance lento, mas envolvente

Spin-off de Uma Farsa de Amor na Espanha, novo livro de Elena Armas entrega romance lento, divertido e apaixonante com personagens cativantes.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

Capacitação híbrida reúne profissionais e foca em técnicas de vendas, fidelização e estratégias de mercado.
L
Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Publicidade

POLÍTICA

STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro por unanimidade

STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro por unanimidade

Ex-presidente cumpre pena após condenação por tentativa de golpe de Estado.
L
Bolsonaro e a tornozeleira: surto ou indisciplina?

Bolsonaro e a tornozeleira: surto ou indisciplina?

Ação do ex-presidente configura violação de ordem judicial e evidencia postura de confronto com instituições.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Justiça reforça que ações de reintegração de posse foram cumpridas conforme decisões liminares, com acompanhamento da Polícia Militar.
L
TJRO dá posse a nova desembargadora em sessão histórica

TJRO dá posse a nova desembargadora em sessão histórica

Juíza Inês Moreira da Costa assume cargo no TJRO em solenidade transmitida ao vivo pelo YouTube.
L
Dra. Taíssa comemora avanço das obras do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa comemora avanço das obras do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Revitalização do Estádio João Saldanha avança após emenda parlamentar que garantiu retomada das obras
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática prende suspeito com drogas no Orgulho do Madeira

Força Tática prende suspeito com drogas no Orgulho do Madeira

Ação ocorreu após denúncia anônima no residencial.
16
Idoso morre em acidente de moto em Candeias do Jamari

Idoso morre em acidente de moto em Candeias do Jamari

Vítima de 61 anos sofreu queda enquanto voltava para casa após comprar remédios.
18
Segurança é preso após assaltos a postos em Porto Velho

Segurança é preso após assaltos a postos em Porto Velho

Suspeito foi filmado em três estabelecimentos e preso pela Polícia Militar nesta segunda-feira (24).
16
Forças de segurança apreendem 600kg de drogas na Zona da Mata

Forças de segurança apreendem 600kg de drogas na Zona da Mata

Operação conjunta em Rondônia e Mato Grosso combate crimes transfronteiriços e envolve PRF, PM e Gefron.
16
Motociclista morre em grave acidente próximo de Candeias do Jamari

Motociclista morre em grave acidente próximo de Candeias do Jamari

Vítima não identificada sofreu queda na via rural e morreu antes da chegada do socorro.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil perde para Portugal nos pênaltis e está fora da final do Mundial Sub-17

Brasil perde para Portugal nos pênaltis e está fora da final do Mundial Sub-17

Seleção disputará o bronze contra a Itália na quinta-feira (27)
L
Dia D contra a influenza será no sábado em Jaru

Dia D contra a influenza será no sábado em Jaru

Ação inclui vacinação e emissão do certificado estudantil.
L
Disputas marcam o 5º Open Jaru de Handebol

Disputas marcam o 5º Open Jaru de Handebol

Competição reuniu equipes feminina e masculina no município.
L
Gás gratuito para 1 milhão de famílias começa a ser entregue

Gás gratuito para 1 milhão de famílias começa a ser entregue

Primeira etapa do Gás do Povo atende dez capitais do país.
L
Morre aos 73 anos a apresentadora Ione Borges

Morre aos 73 anos a apresentadora Ione Borges

Ícone da TV brasileira comandou o Mulheres na TV Gazeta por quase duas décadas.
L
Monte Negro recebe Dia da Alegria com apoio do deputado Pedro Fernandes

Monte Negro recebe Dia da Alegria com apoio do deputado Pedro Fernandes

Evento integra o Projeto Circuito Tarde de Lazer e promove diversão e integração para crianças e famílias.
L
Ciclo TJRO Sustentável continua com lives sobre educação antirracista e resíduos recicláveis

Ciclo TJRO Sustentável continua com lives sobre educação antirracista e resíduos recicláveis

Tribunal de Justiça de Rondônia promove encontros online para discutir inclusão, justiça racial e contratação de cooperativa de catadores.
L
Papai Noel dos Correios visita TJRO e mobiliza solidariedade

Papai Noel dos Correios visita TJRO e mobiliza solidariedade

Campanha convida magistrados e servidores a adotar cartinhas e tornar o Natal de crianças mais feliz.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.