SÁBADO, 13/12/2025

Em destaque

110 Anos de Instalação Política do Município de Porto Velho – A Pérola do Madeira, Por Ruzel Costa

Os moradores estão esperançosos com a criação da Guarda Municipal, uma promessa de campanha que representará mais uma força para a segurança da capital.

Por Professor Ruzel Costa

Publicado em 

Fotos: Leandro Morais

Após, a eleição mais interessante e surpreendente de nossa história, a tal maltratada capital tem um novo Prefeito Leonardo Barreto de Moraes, o Léo Moraes, que tem a difícil, mas não impossível missão de contornar os graves e inúmeros problemas enfrentados por sua numerosa população, principalmente no que se refere a infraestrutura, como a questão dos alagamentos, decorrentes das chuvas; falta de pavimentação de muitos logradouros, da distribuição irregular da água tratada; do trânsito cada vez mais caótico e confuso; além da educação, da saúde pública, e mais recentemente a onda de violência que foi instalada. Porto Velho, infelizmente, mais uma vez na mídia nacional e internacional.

Esperançosos, na criação da Guarda Municipal, que foi promessa de campanha, mais uma força para a segurança da capital, e com toda certeza os eleitores irão cobrar. Léo Moraes, irá governar um município que tem uma das maiores economias da Região Norte. Segundo o Jornal Valor Econômico, um dos mais importantes veículos de economia, finanças e negócios do país, em matéria publicada em maio de 2024, Porto Velho se destaca como polo econômico em ascensão, propiciando oportunidades para empreendedores e novos projetos, no setor de serviços, como no de transformação e principalmente no agronegócio.

No agro, segundo o IBGE a capital, se consolida como uma “nova fronteira agrícola”, principalmente na produção de soja, tornando-se o maior produtor do estado. Na pecuária Porto Velho detém a maior criação de gado bovino.

No setor de serviços, o Turismo é bem diversificado, um passeio pela nossa história, pelas memórias que não podem serem esquecidas, pelas belezas naturais, culturais, gastronômica.
Em agosto de 2016, através da Portaria nº 18/GAB SETUR e publicada no Diário Oficial de do estado, o “Pirarucu Rondon”, tornou-se o Prato Oficial de Porto Velho.

Outro setor que está atraindo muitos turistas, é a prática da pesca esportiva, inclusive Porto Velho, está concorrendo ao Título de Capital Nacional da Pesca Esportiva, disputando com as cidades de Cáceres, no Mato Grosso e Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Breve Histórico

Nossa História está diretamente ligada a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é candidata a Patrimônio Mundial – Unesco. O Museu da EFMM, foi reativado, e é uma grande oportunidade para o conhecimento, para a memória de uma das principais ferrovias do mundo.

Imagem: Acervo Abrahim Baze

Em 30 de outubro de 1913, o governador do Estado do Amazonas Dr. Jônathas de Freitas Pedroza, através da Lei n.º 741, criou o Termo Judiciário de Porto Velho, anexo à Comarca de Humaitá em 30 de janeiro, assim oficializando sua denominação de “Porto Velho”, adotado tanto pela empresa construtora da ferrovia (May and Jekil Rondolph) como pela sua contratante (Madeira-Mamoré Railway Co.Ltda.

No dia 02 de Outubro de 1914 o Governador do estado do Amazonas Jonathas de Freitas Pedroza, sancionou a Lei n.º 757, aprovada pela Assembleia Legislativa, que criou o Município de Porto Velho.

A LEI Nº 757 DE 2 DE OUTUBRO DE 1914 – documento oficial.

Crea o municipio de Porto Velho, com séde na povoação do mesmo nome, à margem direita do rio Madeira, e dá outras providencias.

O DR. JONATHAS DE FREITAS PEDROSA, Governador do Estado do Amazonas, etc. Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléa Legislativa do Estado decretou e eu sanccionei a seguinte LEI :

Art. 1º – Fica creado o municipio de Porto Velho, com séde na povoação do mesmo nome, á margem direita do rio Madeira, tendo os limites estabelecidos pelo Decreto nº 1063 de 17 de Março do corrente anno para aquelle Termo Judiciário.

Art. 2º – O Poder Executivo fica autorisado a entrar em acordo com o Governo Federal, a Madeira Mamoré Raylway Company e os proprietarios de terras para a fundação immediata da povoação, aproveitando na medida do possivel, as obras do saneamento feitas ali por aquella companhia, e abrir os créditos necessários à execução da presente lei.

Art. 3º – O primeiro governo do municipio será constituido por nomeação do governador do Estado e o seu mandato se extenderá até 31 de Dezembro de 1916.
Palacio do Governo, em Manáos, 2 de Outubro de 1914.

Na manhã de domingo 24 de janeiro de 1915, foi instalado o município de Porto Velho, assumindo como primeiro Prefeito, o Major de Engenharia do Exército Fernando Guapindaia de Souza Brejense, maranhense (1873-1929) nomeado pelo então governador Jonathas Pedroza, juntamente com os vereadores na época que eram apenas 05. Atualmente, há um número excessivo de 23 vereadores. Major Guapindaia governou entre os anos de 1915-1917.

A denominação Porto Velho

As dificuldades de construção e operação de um porto fluvial, em frente às pedras da Cachoeira de Santo Antônio, fizeram com que construtores e armadores utilizassem um porto localizado 7 km a jusante do rio Madeira, em local muito mais favorável. Era chamado por alguns de “Porto Velho dos Militares” fazendo referência a um ponto de apoio e estratégico deixado pelo exército brasileiro durante a Guerra do Paraguai (1864-1870) quando o Imperador D. Pedro II enviou um pelotão da guarda imperial para a proteção da fronteira em Santo Antônio, com receio de uma invasão boliviana simpatizante da questão paraguaia. A guerra acabou e ficou um ponto logístico conhecido como “Porto Velho dos Militares”.

Porto Velho apresenta uma localização privilegiada à margem direita do Rio Madeira, sendo a maior capital do país em extensão territorial, com 34.091 Km², a única que faz fronteira com um país – a Bolívia. O censo 2022, realizado pelo IBGE, registrou uma população de 460.434 habitantes, mas em 2024, a população estimada pelo IBGE foi de 514.873 habitantes.
A cidade apresenta mais de 70 bairros, além dos Distritos: Abunã, Calama, Demarcação, Extrema, Fortaleza do Abunã, Jaci-Paraná, Nazaré, Nova Califórnia, Nova Mutum Paraná, Rio Pardo, São Carlos, União Bandeirantes e Vista Alegre do Abunã.

Pequeno memorial dos prefeitos que assumiram após 15 de novembro de 1985, quando foram restabelecidas as eleições diretas para prefeito das capitais e alguns municípios brasileiros, como Porto Velho.

Jerônimo Garcia de Santana – eleito em 1985, assumiu a Prefeitura em 01.01.1986, renunciando em maio do mesmo ano, quando foi candidato ao governo do estado. Era conhecido politicamente como o homem da bengala. Bacharel em Direito nasceu na cidade de Jataí no estado de Goiás. Foi deputado federal e o primeiro governador eleito. Faleceu em 2014.
Tomás Guilherme Correia – 1987 a 1988 (vice-prefeito, substituiu Jerônimo Santana), cearense, advogado, foi deputado estadual.

Francisco José Chiquilito Coimbra Erse – 1989 a 1992. Amazonense. Funcionário público e técnico em administração, foi deputado federal. Entre as várias homenagens prestadas está a “antiga” Rua Rio Madeira, que hoje leva seu nome.

José Alves Vieira Guedes – 1993 a 1996, Guedes nasceu na cidade de Itacajá, no atual estado de Tocantins (antes Goiás) foi vereador na capital, deputado federal constituinte e prefeito por dois mandatos. Guedes formou-se em Direito

Francisco José Chiquilito Coimbra – Erse 1º de janeiro de 1997 a 1998. Renunciou por motivo de saúde. Foi o Prefeito mais popular. Faleceu em 2001.

Carlos Alberto Azevedo Camurça – 1988 a 2004 (vice-prefeito, substituiu Chiquilito Erse) foi reeleito. Carlinhos Camurça como é conhecido politicamente, nasceu na cidade de Guajará-Mirim. Técnico em administração, comerciante foi eleito deputado federal para dois mandatos.

Roberto Eduardo Sobrinho – 2005 a 2012 Formado em Psicologia chegou a Porto Velho em 1983 e militou no movimento sindical participando da fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia. Roberto Sobrinho nasceu na cidade de São Paulo.

Mauro Nazif Rasul – 2013 a 2016, natural da cidade Barra do Pirai – RJ, médico formado pela Fundação Osvaldo Aranha em Volta Redonda – RJ. Nazif foi vereador em Porto Velho, deputado estadual e deputado federal.

Hildon Chaves 2017-2024, pernambucano, advogado, foi Promotor de Justiça, onde atuou em vários municípios. Pediu exoneração do MP-RO, para se dedicar como empresário.

Leonardo Barreto de Moraes – Léo Moraes, é natural de Foz do Iguaçu (PR). Formado em Direito, atuou como advogado. Foi vereador por Porto Velho, deputado estadual, deputado federal, diretor do Detran-RO, Moraes já foi candidato a Prefeitura e ao Governo do estado.

Porto Velho, é uma cidade acolhedora, de grandes oportunidades e como diz o Hino, composto por Cláudio Feitosa

“São os seus raios estradas perenes
Onde transitam em várias direções
O progresso do solo de Rondônia
E o alento de outras regiões.
Nascente ao calor das oficinas
Do parque da Madeira-Mamoré
Pela forja dos bravos pioneiros,
Imbuídos de coragem e de fé”.

Obrigado Porto Velho.

Professor Ruzel Costa leciona no Instituto Federal de Rondônia – IFRO – Calama e Colégio e Curso Sapiens, em Porto Velho – RO.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

AJEB São Paulo lança coletânea e destaca participação de oito escritoras de Rondônia

AJEB São Paulo lança coletânea e destaca participação de oito escritoras de Rondônia

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil em São Paulo (AJEB-SP) lançou a coletânea “Paulistânea: Ainda Somos Nós?”, que conta com a expressiva participação de autoras rondonienses para fortalecer a escrita feminina no Brasil.
L
CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

A mudança nas regras da CNH reduz exigências em autoescolas e levanta dúvidas sobre devolução de valores pagos por aulas teóricas e práticas ainda não realizadas.
L
Acervo sobre a cultura afro-brasileira é doado ao Arquivo Nacional

Acervo sobre a cultura afro-brasileira é doado ao Arquivo Nacional

O colecionador Fernandez Portugal Filho doou documentos históricos que revelam a história de terreiros e da religiosidade de matriz africana, com destaque para a Umbanda e as relações sociopolíticas durante a Ditadura Militar.
L
Brasil manifesta preocupação com reforma tarifária aprovada no México

Brasil manifesta preocupação com reforma tarifária aprovada no México

O governo brasileiro acompanha com cautela a reforma que estabelece tarifas de até 50% sobre importações de países sem livre-comércio, embora o setor automotivo deva ser pouco afetado; a preocupação com a reforma tarifária do México é sobre a segurança jurídica e a integração produtiva.
L
Natal Iluminado transforma o Parque da Cidade em palco cultural em Porto Velho

Natal Iluminado transforma o Parque da Cidade em palco cultural em Porto Velho

Programação do Porto Velho Luz segue até 25 de dezembro com atrações artísticas, personagens temáticos e atividades para toda a família.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Maria de Nazaré Vieira Corrêa

Família comunica o falecimento de Maria de Nazaré Vieira Corrêa, aos 90 anos, em Porto Velho, mulher de fé, dedicada à família e lembrada pelo amor, coragem e espiritualidade que marcaram sua trajetória.
L

Momento Agro: Engenheiro Agrônomo Henrique da Agromotores no Sábado

Neste sábado, dia 13, às 11h, o Momento Agro traz uma entrevista especial com o engenheiro agrônomo Henrique, da Agromotores, abordando temas essenciais para quem vive e produz no campo, com foco em pastagens bem manejadas, recuperação de áreas degradadas e aumento da eficiência produtiva.
L
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Funai registra 115 povos indígenas isolados, porém apenas 29 têm existência oficialmente confirmada pelo Estado.
L
Fim da escala 6x1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Fim da escala 6×1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Proposta que reduz jornada de trabalho para até 36 horas semanais segue para novas etapas legislativas.
L

Sintonia 360: Entrevista com Edilson Matias

conquistas recentes e o que ainda precisa avançar para garantir mais qualidade de vida a todos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Presidente da Câmara sai em defesa de Mariângela Fialek e afirma que decisão do STF não identifica irregularidades financeiras.
L
Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Reconhecimento valoriza trajetórias que contribuíram para o desenvolvimento do município e de Rondônia.
L
"Verdade prevaleceu", diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

“Verdade prevaleceu”, diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

Em evento em São Paulo, ministro Alexandre de Moraes, do STF, comenta retirada de seu nome e família da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, classificando-a como vitória do Judiciário, da soberania nacional e da democracia brasileira.
L
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemora retirada de Alexandre de Moraes da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, considerando a decisão do governo Trump como uma vitória da democracia brasileira e da soberania nacional.
L
Toffoli restringe acesso da CPMI do INSS a quebra de sigilo de Daniel Vorcaro

Toffoli restringe acesso da CPMI do INSS a quebra de sigilo de Daniel Vorcaro

Decisão do ministro Dias Toffoli, do STF, restringe o acesso da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito aos documentos de quebra de sigilo do banqueiro Daniel Vorcaro, que serão enviados para a presidência do Senado, gerando indignação na CPMI do INSS.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Ladrão se arrepende e devolve sacola após descobrir uniforme de vítima em Porto Velho

Ladrão se arrepende e devolve sacola após descobrir uniforme de vítima em Porto Velho

Ocorrência de roubo com desfecho inusitado foi registrada por câmera no bairro Igarapé, onde o assaltante retornou para devolver o pertence da vítima ao constatar que era apenas seu uniforme de trabalho, em um caso de ladrão devolve sacola.
14
PM e Canil apreendem 5 kg de maconha em depósito em Rondônia

PM e Canil apreendem 5 kg de maconha em depósito em Rondônia

Ação conjunta da Força Tática e do Canil do 2º BPM, com apoio da Polícia Federal, resultou na apreensão de 5,6 kg de maconha em uma encomenda que tinha São Paulo como destino, após apreensão de maconha.
10
Colisão com três veículos na Avenida Brasil deixa um ferido em RO

Colisão com três veículos na Avenida Brasil deixa um ferido em RO

Acidente próximo ao Parque Colina envolveu Corsa, Fiat Uno e Toyota Corolla, deixando o motorista do Uno ferido. O condutor do Corsa, que invadiu a contramão, recusou o bafômetro e foi preso pela colisão com três veículos.
16
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Acidente no cruzamento da Rua T24 com a K4 envolveu um carro Hyundai e uma motocicleta, resultando no motociclista ferido, que foi socorrido pelo SAMU em colisão entre carro e moto em Ji-Paraná.
12
Câmera flagra jovem furtando capacete de moto estacionada em Vilhena

Câmera flagra jovem furtando capacete de moto estacionada em Vilhena

Um indivíduo foi filmado por câmera de segurança no bairro Embratel, em Vilhena, furtando um capacete que estava sobre uma motocicleta, após rondar o comércio à procura de oportunidade para cometer o furto de capacete em Vilhena.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: NORTE PESCA E NAUTICA LTDA

LAMP – LICENÇA AMBIENTAL DE MÉDIO PORTE
L
Morto em confronto com a polícia escapou de chacina em Vilhena em 2022

Morto em confronto com a polícia escapou de chacina em Vilhena em 2022

Rogério Soares da Silva Junior, de 27 anos, foi o único sobrevivente de um ataque com três óbitos há três anos, sendo morto nesta sexta-feira durante a Operação Quimera após escapar de chacina em Vilhena.
10
Desigualdades sociais dificultam acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Desigualdades sociais dificultam acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Levantamento revela que crianças de baixa renda, negras e moradoras do Norte e Nordeste enfrentam maiores barreiras para ingresso em creches e pré-escolas.
L
Ator de Stranger Things deixa escapar possível spoiler do final e reforça teoria dos fãs

Ator de Stranger Things deixa escapar possível spoiler do final e reforça teoria dos fãs

Declaração sugere reviravolta envolvendo Vecna no encerramento da série.
L
Jovem é presa após engolir 25 porções de cocaína e passar mal na zona leste

Jovem é presa após engolir 25 porções de cocaína e passar mal na zona leste

Uma jovem é presa após engolir cocaína em Porto Velho; a suspeita, de 21 anos, foi levada à Policlínica Dr. José Adelino, onde o raio-x revelou as 25 porções do entorpecente em seu corpo.
12
Acidente entre duas motos deixa três feridos no bairro Agenor de Carvalho

Acidente entre duas motos deixa três feridos no bairro Agenor de Carvalho

Colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Alexandre Guimarães com a Rua Arruda Fontes Cabral, quando uma das motos avançou a preferencial, resultando em três vítimas levadas para a UPA Sul após acidente entre duas motos.
14
Atropelamento na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho mobiliza socorro

Atropelamento na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho mobiliza socorro

Homem foi atingido por carro enquanto atravessava a via na Avenida Jorge Teixeira, próximo à Pinheiro Machado, e equipes de emergência foram acionadas para atender a vítima do atropelamento na Avenida Jorge Teixeira.
10
Motociclista inabilitado é preso após causar acidente e atropelar PM em Porto Velho

Motociclista inabilitado é preso após causar acidente e atropelar PM em Porto Velho

Jovem Pablo D. L. de S., 18, fugia da polícia e causou acidente com três vítimas, incluindo o cabo Evangelista do BPTRAN, sendo preso no bairro Nacional por motociclista inabilitado é preso após acidente.
12
Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa cultural no Mercado Cultural

Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa cultural no Mercado Cultural

Evento gratuito neste domingo reúne música, teatro e atividades para toda a família a partir das 17h.
L
Bolsa sobe 0,99% e Ibovespa supera novamente os 160 mil pontos

Bolsa sobe 0,99% e Ibovespa supera novamente os 160 mil pontos

Em dia de recuperação no mercado financeiro, a bolsa sobe 0,99% e reverte queda da semana anterior, fechando aos 160.766 pontos; o dólar avança para R$ 5,41, mas encerra a semana em queda.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.