SEGUNDA-FEIRA, 12/01/2026
Publicidade

Em destaque

110 Anos de Instalação Política do Município de Porto Velho – A Pérola do Madeira, Por Ruzel Costa

Os moradores estão esperançosos com a criação da Guarda Municipal, uma promessa de campanha que representará mais uma força para a segurança da capital.

Por Professor Ruzel Costa

Publicado em 

Fotos: Leandro Morais

Após, a eleição mais interessante e surpreendente de nossa história, a tal maltratada capital tem um novo Prefeito Leonardo Barreto de Moraes, o Léo Moraes, que tem a difícil, mas não impossível missão de contornar os graves e inúmeros problemas enfrentados por sua numerosa população, principalmente no que se refere a infraestrutura, como a questão dos alagamentos, decorrentes das chuvas; falta de pavimentação de muitos logradouros, da distribuição irregular da água tratada; do trânsito cada vez mais caótico e confuso; além da educação, da saúde pública, e mais recentemente a onda de violência que foi instalada. Porto Velho, infelizmente, mais uma vez na mídia nacional e internacional.

Esperançosos, na criação da Guarda Municipal, que foi promessa de campanha, mais uma força para a segurança da capital, e com toda certeza os eleitores irão cobrar. Léo Moraes, irá governar um município que tem uma das maiores economias da Região Norte. Segundo o Jornal Valor Econômico, um dos mais importantes veículos de economia, finanças e negócios do país, em matéria publicada em maio de 2024, Porto Velho se destaca como polo econômico em ascensão, propiciando oportunidades para empreendedores e novos projetos, no setor de serviços, como no de transformação e principalmente no agronegócio.

No agro, segundo o IBGE a capital, se consolida como uma “nova fronteira agrícola”, principalmente na produção de soja, tornando-se o maior produtor do estado. Na pecuária Porto Velho detém a maior criação de gado bovino.

No setor de serviços, o Turismo é bem diversificado, um passeio pela nossa história, pelas memórias que não podem serem esquecidas, pelas belezas naturais, culturais, gastronômica.
Em agosto de 2016, através da Portaria nº 18/GAB SETUR e publicada no Diário Oficial de do estado, o “Pirarucu Rondon”, tornou-se o Prato Oficial de Porto Velho.

Outro setor que está atraindo muitos turistas, é a prática da pesca esportiva, inclusive Porto Velho, está concorrendo ao Título de Capital Nacional da Pesca Esportiva, disputando com as cidades de Cáceres, no Mato Grosso e Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Breve Histórico

Nossa História está diretamente ligada a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é candidata a Patrimônio Mundial – Unesco. O Museu da EFMM, foi reativado, e é uma grande oportunidade para o conhecimento, para a memória de uma das principais ferrovias do mundo.

Imagem: Acervo Abrahim Baze

Em 30 de outubro de 1913, o governador do Estado do Amazonas Dr. Jônathas de Freitas Pedroza, através da Lei n.º 741, criou o Termo Judiciário de Porto Velho, anexo à Comarca de Humaitá em 30 de janeiro, assim oficializando sua denominação de “Porto Velho”, adotado tanto pela empresa construtora da ferrovia (May and Jekil Rondolph) como pela sua contratante (Madeira-Mamoré Railway Co.Ltda.

No dia 02 de Outubro de 1914 o Governador do estado do Amazonas Jonathas de Freitas Pedroza, sancionou a Lei n.º 757, aprovada pela Assembleia Legislativa, que criou o Município de Porto Velho.

A LEI Nº 757 DE 2 DE OUTUBRO DE 1914 – documento oficial.

Crea o municipio de Porto Velho, com séde na povoação do mesmo nome, à margem direita do rio Madeira, e dá outras providencias.

O DR. JONATHAS DE FREITAS PEDROSA, Governador do Estado do Amazonas, etc. Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléa Legislativa do Estado decretou e eu sanccionei a seguinte LEI :

Art. 1º – Fica creado o municipio de Porto Velho, com séde na povoação do mesmo nome, á margem direita do rio Madeira, tendo os limites estabelecidos pelo Decreto nº 1063 de 17 de Março do corrente anno para aquelle Termo Judiciário.

Art. 2º – O Poder Executivo fica autorisado a entrar em acordo com o Governo Federal, a Madeira Mamoré Raylway Company e os proprietarios de terras para a fundação immediata da povoação, aproveitando na medida do possivel, as obras do saneamento feitas ali por aquella companhia, e abrir os créditos necessários à execução da presente lei.

Art. 3º – O primeiro governo do municipio será constituido por nomeação do governador do Estado e o seu mandato se extenderá até 31 de Dezembro de 1916.
Palacio do Governo, em Manáos, 2 de Outubro de 1914.

Na manhã de domingo 24 de janeiro de 1915, foi instalado o município de Porto Velho, assumindo como primeiro Prefeito, o Major de Engenharia do Exército Fernando Guapindaia de Souza Brejense, maranhense (1873-1929) nomeado pelo então governador Jonathas Pedroza, juntamente com os vereadores na época que eram apenas 05. Atualmente, há um número excessivo de 23 vereadores. Major Guapindaia governou entre os anos de 1915-1917.

A denominação Porto Velho

As dificuldades de construção e operação de um porto fluvial, em frente às pedras da Cachoeira de Santo Antônio, fizeram com que construtores e armadores utilizassem um porto localizado 7 km a jusante do rio Madeira, em local muito mais favorável. Era chamado por alguns de “Porto Velho dos Militares” fazendo referência a um ponto de apoio e estratégico deixado pelo exército brasileiro durante a Guerra do Paraguai (1864-1870) quando o Imperador D. Pedro II enviou um pelotão da guarda imperial para a proteção da fronteira em Santo Antônio, com receio de uma invasão boliviana simpatizante da questão paraguaia. A guerra acabou e ficou um ponto logístico conhecido como “Porto Velho dos Militares”.

Porto Velho apresenta uma localização privilegiada à margem direita do Rio Madeira, sendo a maior capital do país em extensão territorial, com 34.091 Km², a única que faz fronteira com um país – a Bolívia. O censo 2022, realizado pelo IBGE, registrou uma população de 460.434 habitantes, mas em 2024, a população estimada pelo IBGE foi de 514.873 habitantes.
A cidade apresenta mais de 70 bairros, além dos Distritos: Abunã, Calama, Demarcação, Extrema, Fortaleza do Abunã, Jaci-Paraná, Nazaré, Nova Califórnia, Nova Mutum Paraná, Rio Pardo, São Carlos, União Bandeirantes e Vista Alegre do Abunã.

Pequeno memorial dos prefeitos que assumiram após 15 de novembro de 1985, quando foram restabelecidas as eleições diretas para prefeito das capitais e alguns municípios brasileiros, como Porto Velho.

Jerônimo Garcia de Santana – eleito em 1985, assumiu a Prefeitura em 01.01.1986, renunciando em maio do mesmo ano, quando foi candidato ao governo do estado. Era conhecido politicamente como o homem da bengala. Bacharel em Direito nasceu na cidade de Jataí no estado de Goiás. Foi deputado federal e o primeiro governador eleito. Faleceu em 2014.
Tomás Guilherme Correia – 1987 a 1988 (vice-prefeito, substituiu Jerônimo Santana), cearense, advogado, foi deputado estadual.

Francisco José Chiquilito Coimbra Erse – 1989 a 1992. Amazonense. Funcionário público e técnico em administração, foi deputado federal. Entre as várias homenagens prestadas está a “antiga” Rua Rio Madeira, que hoje leva seu nome.

José Alves Vieira Guedes – 1993 a 1996, Guedes nasceu na cidade de Itacajá, no atual estado de Tocantins (antes Goiás) foi vereador na capital, deputado federal constituinte e prefeito por dois mandatos. Guedes formou-se em Direito

Francisco José Chiquilito Coimbra – Erse 1º de janeiro de 1997 a 1998. Renunciou por motivo de saúde. Foi o Prefeito mais popular. Faleceu em 2001.

Carlos Alberto Azevedo Camurça – 1988 a 2004 (vice-prefeito, substituiu Chiquilito Erse) foi reeleito. Carlinhos Camurça como é conhecido politicamente, nasceu na cidade de Guajará-Mirim. Técnico em administração, comerciante foi eleito deputado federal para dois mandatos.

Roberto Eduardo Sobrinho – 2005 a 2012 Formado em Psicologia chegou a Porto Velho em 1983 e militou no movimento sindical participando da fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia. Roberto Sobrinho nasceu na cidade de São Paulo.

Mauro Nazif Rasul – 2013 a 2016, natural da cidade Barra do Pirai – RJ, médico formado pela Fundação Osvaldo Aranha em Volta Redonda – RJ. Nazif foi vereador em Porto Velho, deputado estadual e deputado federal.

Hildon Chaves 2017-2024, pernambucano, advogado, foi Promotor de Justiça, onde atuou em vários municípios. Pediu exoneração do MP-RO, para se dedicar como empresário.

Leonardo Barreto de Moraes – Léo Moraes, é natural de Foz do Iguaçu (PR). Formado em Direito, atuou como advogado. Foi vereador por Porto Velho, deputado estadual, deputado federal, diretor do Detran-RO, Moraes já foi candidato a Prefeitura e ao Governo do estado.

Porto Velho, é uma cidade acolhedora, de grandes oportunidades e como diz o Hino, composto por Cláudio Feitosa

“São os seus raios estradas perenes
Onde transitam em várias direções
O progresso do solo de Rondônia
E o alento de outras regiões.
Nascente ao calor das oficinas
Do parque da Madeira-Mamoré
Pela forja dos bravos pioneiros,
Imbuídos de coragem e de fé”.

Obrigado Porto Velho.

Professor Ruzel Costa leciona no Instituto Federal de Rondônia – IFRO – Calama e Colégio e Curso Sapiens, em Porto Velho – RO.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Servidores do Viveiro Municipal de Jaru concluem capacitação em enxerto de mudas de cacau

Servidores do Viveiro Municipal de Jaru concluem capacitação em enxerto de mudas de cacau

Técnica de enxertia aprendida na Ceplac garante que mudas distribuídas pela prefeitura produzam em menor tempo e com maior resistência a doenças.
L
Banco Central concorda com inspeção do TCU sobre Banco Master

Banco Central concorda com inspeção do TCU sobre Banco Master

O acordo garante à Corte de Contas o acesso aos documentos que fundamentaram a liquidação extrajudicial da instituição financeira.
L
Foguete com cinco satélites brasileiros desaparece após lançamento na Índia

Foguete com cinco satélites brasileiros desaparece após lançamento na Índia

Veículo espacial sofreu falha técnica no terceiro estágio e mudou de trajetória, resultando na perda de equipamentos desenvolvidos pela UFMA e outras instituições.
L
Parque da Cidade será reaberto em fevereiro e retoma rotina de lazer e esporte em Porto Velho

Parque da Cidade será reaberto em fevereiro e retoma rotina de lazer e esporte em Porto Velho

Após sediar o Natal Porto Velho Luz, Parque da Cidade volta a funcionar das 5h às 22h e reforça papel como principal área de convivência da capital.
L
Mais de duas mil crianças neurodivergentes foram acolhidas durante o Natal Porto Velho Luz

Mais de duas mil crianças neurodivergentes foram acolhidas durante o Natal Porto Velho Luz

Espaço de acolhimento no Parque da Cidade garantiu ambiente seguro a crianças e já serve de modelo para outras prefeituras.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mesmo com temperaturas acima dos 40°C em parte do país, as chuvas avançam na região Norte

A previsão para os municípios de Rondônia é de chuvas de ‘nível 1’. Contudo, para hoje e terça-feira (13), o CPTEC também alerta para a ocorrência de chuvas de ‘nível -2’, que indicam um aumento no volume e na intensidade das precipitações.
L
Governo lança nova versão do portal ComunicaBR

Governo lança nova versão do portal ComunicaBR

Plataforma permite que cidadãos acompanhem investimentos e políticas públicas federais em todos os 5.570 municípios brasileiros.
L
Natal Luz encerra com recorde de público em Porto Velho

Natal Luz encerra com recorde de público em Porto Velho

Evento reuniu quase 900 mil visitantes no Parque da Cidade em 50 dias, superando marcas anteriores e recebendo ampla aprovação da comunidade e do comércio local.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado têm até esta segunda-feira para contestar análise de formação acadêmica no portal oficial do governo federal.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
Publicidade

POLÍTICA

Samuel Costa defende renovação política e foco nos trabalhadores

Samuel Costa defende renovação política e foco nos trabalhadores

Pré-candidato ao Governo de Rondônia aposta em discurso popular, fortalecimento do campo progressista, construção de nominatas e anuncia Neidinha Suruí ao Senado.
L
Deputado Alex Redano garante R$ 2,5 milhões para ônibus semi-leito no transporte de pacientes a Porto Velho

Deputado Alex Redano garante R$ 2,5 milhões para ônibus semi-leito no transporte de pacientes a Porto Velho

Recurso viabilizado por indicação do deputado assegura aquisição de ônibus semi-leito para transportar pacientes da rede pública até a capital.
L
Coronel Chrisóstomo destina emenda e moderniza escolas de Guajará-Mirim

Coronel Chrisóstomo destina emenda e moderniza escolas de Guajará-Mirim

Recursos garantiram equipamentos tecnológicos e mobiliário para todas as escolas da rede municipal, fortalecendo a educação pública no município.
L
Brasil sanciona doação de material militar ao Paraguai e Uruguai

Brasil sanciona doação de material militar ao Paraguai e Uruguai

Governo federal oficializa a entrega de aeronaves e blindados para fortalecer a cooperação em segurança regional e o combate ao crime.
L
Sidônio Palmeira: 2026 e o projeto de país mais justo

Sidônio Palmeira: 2026 e o projeto de país mais justo

Ministro da Secom afirma que 2025 foi ano de travessia, com avanços sociais e econômicos, e defende que 2026 consolide um projeto nacional voltado à inclusão, democracia e redução das desigualdades.
L
Publicidade

POLÍCIA

Morte em presídio de Vilhena foi homicídio, diz polícia

Briga por bicicleta motiva tentativa de homicídio em Porto Velho

Conflito entre vizinhos em condomínio popular no bairro Socialista termina com uma pessoa esfaqueada e o agressor em fuga.
16
PRF em Rondônia flagra diversos casos de embriaguez ao volante no fim de semana

PRF em Rondônia flagra diversos casos de embriaguez ao volante no fim de semana

As Prisões ocorreram em Alto Paraíso, Ariquemes e Guajará-Mirim.
10
Grave acidente deixa piloto desacordado na zona leste

Grave acidente deixa piloto desacordado na zona leste

Colisão entre motocicletas ocorreu no cruzamento da avenida Alexandre Guimarães com a rua Jussara; uma das vítimas bateu a cabeça no meio-fio e a outra sofreu fratura.
14
Piloto inabilitado causa acidente grave no Espaço Alternativo

Piloto inabilitado causa acidente grave no Espaço Alternativo

Colisão frontal entre duas motocicletas durante a madrugada deixa três feridos em Porto Velho; condutor responsável pela batida sofreu fraturas expostas nas duas pernas.
16
Homem é espancado até a morte e corpo é encontrado em estrada rural

Homem é espancado até a morte e corpo é encontrado em estrada rural

Vítima de 42 anos apresentava diversas marcas de violência e foi localizada por populares na manhã desta segunda-feira em um ramal na zona sul de Porto Velho.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Stranger Things 5 começou a ser gravada sem roteiros prontos

Stranger Things 5 começou a ser gravada sem roteiros prontos

Documentário da Netflix revela que até o episódio final da última temporada iniciou a produção antes de ser totalmente escrito, sob forte pressão criativa.
L
Vídeo no YouTube “dura” 140 anos e intriga a internet

Vídeo no YouTube “dura” 140 anos e intriga a internet

Canal misterioso viraliza ao exibir vídeos com durações impossíveis, como 140 anos e 12 dias, levantando suspeitas sobre falha ou manipulação de metadados.
L
Saúde amplia em 92% bolsas para formar especialistas

Saúde amplia em 92% bolsas para formar especialistas

Ministério da Saúde concede 3.483 novas bolsas em 2026 e se consolida como maior financiador de residências, alinhando formação ao programa Agora Tem Especialistas.
L
“Pod Deixar Que Eu Conto”: Podcast aborda como a presença digital tem impulsionado a carreira de contadores em Rondônia

“Pod Deixar Que Eu Conto”: Podcast aborda como a presença digital tem impulsionado a carreira de contadores em Rondônia

Episódio 02 recebe André Carvalho para falar sobre empreendedorismo, redes sociais e autoridade profissional
L
OAB Rondônia oferece desconto máximo na anuidade 2026

OAB Rondônia oferece desconto máximo na anuidade 2026

Pagamento à vista até 30 de janeiro garante maior abatimento; valores seguem piso nacional e condições especiais beneficiam a jovem advocacia.
L
Porto Velho amplia programa PVH Acessibilidade com novos micro-ônibus

Porto Velho amplia programa PVH Acessibilidade com novos micro-ônibus

Prefeitura com novos micro-ônibus adaptados e amplia o transporte gratuito porta a porta para pessoas com deficiência.
L
Janeiro Roxo alerta para hanseníase em Rondônia

Janeiro Roxo alerta para hanseníase em Rondônia

Campanha reforça a importância do diagnóstico precoce, combate mitos sobre a doença e destaca que o tratamento gratuito pelo SUS garante a cura quando iniciado a tempo.
L
Governo Trump revoga mais de 100 mil vistos nos Estados Unidos

Governo Trump revoga mais de 100 mil vistos nos Estados Unidos

A medida faz parte de uma rigorosa política de repressão à imigração, atingindo recordes de cancelamentos de documentos para estudantes e profissionais.
L
ARDPV fiscaliza Rodoviária após denúncia e cobra higiene e respeito ao cidadão

ARDPV fiscaliza Rodoviária após denúncia e cobra higiene e respeito ao cidadão

Após denúncia sobre banheiros, ARDPV intensifica fiscalização e reforça regras de limpeza e manutenção do terminal.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.