SEXTA-FEIRA, 28/11/2025

Em destaque

110 Anos de Instalação Política do Município de Porto Velho – A Pérola do Madeira, Por Ruzel Costa

Os moradores estão esperançosos com a criação da Guarda Municipal, uma promessa de campanha que representará mais uma força para a segurança da capital.

Por Professor Ruzel Costa

Publicado em 

Fotos: Leandro Morais

Após, a eleição mais interessante e surpreendente de nossa história, a tal maltratada capital tem um novo Prefeito Leonardo Barreto de Moraes, o Léo Moraes, que tem a difícil, mas não impossível missão de contornar os graves e inúmeros problemas enfrentados por sua numerosa população, principalmente no que se refere a infraestrutura, como a questão dos alagamentos, decorrentes das chuvas; falta de pavimentação de muitos logradouros, da distribuição irregular da água tratada; do trânsito cada vez mais caótico e confuso; além da educação, da saúde pública, e mais recentemente a onda de violência que foi instalada. Porto Velho, infelizmente, mais uma vez na mídia nacional e internacional.

Esperançosos, na criação da Guarda Municipal, que foi promessa de campanha, mais uma força para a segurança da capital, e com toda certeza os eleitores irão cobrar. Léo Moraes, irá governar um município que tem uma das maiores economias da Região Norte. Segundo o Jornal Valor Econômico, um dos mais importantes veículos de economia, finanças e negócios do país, em matéria publicada em maio de 2024, Porto Velho se destaca como polo econômico em ascensão, propiciando oportunidades para empreendedores e novos projetos, no setor de serviços, como no de transformação e principalmente no agronegócio.

No agro, segundo o IBGE a capital, se consolida como uma “nova fronteira agrícola”, principalmente na produção de soja, tornando-se o maior produtor do estado. Na pecuária Porto Velho detém a maior criação de gado bovino.

No setor de serviços, o Turismo é bem diversificado, um passeio pela nossa história, pelas memórias que não podem serem esquecidas, pelas belezas naturais, culturais, gastronômica.
Em agosto de 2016, através da Portaria nº 18/GAB SETUR e publicada no Diário Oficial de do estado, o “Pirarucu Rondon”, tornou-se o Prato Oficial de Porto Velho.

Outro setor que está atraindo muitos turistas, é a prática da pesca esportiva, inclusive Porto Velho, está concorrendo ao Título de Capital Nacional da Pesca Esportiva, disputando com as cidades de Cáceres, no Mato Grosso e Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Breve Histórico

Nossa História está diretamente ligada a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é candidata a Patrimônio Mundial – Unesco. O Museu da EFMM, foi reativado, e é uma grande oportunidade para o conhecimento, para a memória de uma das principais ferrovias do mundo.

Imagem: Acervo Abrahim Baze

Em 30 de outubro de 1913, o governador do Estado do Amazonas Dr. Jônathas de Freitas Pedroza, através da Lei n.º 741, criou o Termo Judiciário de Porto Velho, anexo à Comarca de Humaitá em 30 de janeiro, assim oficializando sua denominação de “Porto Velho”, adotado tanto pela empresa construtora da ferrovia (May and Jekil Rondolph) como pela sua contratante (Madeira-Mamoré Railway Co.Ltda.

No dia 02 de Outubro de 1914 o Governador do estado do Amazonas Jonathas de Freitas Pedroza, sancionou a Lei n.º 757, aprovada pela Assembleia Legislativa, que criou o Município de Porto Velho.

A LEI Nº 757 DE 2 DE OUTUBRO DE 1914 – documento oficial.

Crea o municipio de Porto Velho, com séde na povoação do mesmo nome, à margem direita do rio Madeira, e dá outras providencias.

O DR. JONATHAS DE FREITAS PEDROSA, Governador do Estado do Amazonas, etc. Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléa Legislativa do Estado decretou e eu sanccionei a seguinte LEI :

Art. 1º – Fica creado o municipio de Porto Velho, com séde na povoação do mesmo nome, á margem direita do rio Madeira, tendo os limites estabelecidos pelo Decreto nº 1063 de 17 de Março do corrente anno para aquelle Termo Judiciário.

Art. 2º – O Poder Executivo fica autorisado a entrar em acordo com o Governo Federal, a Madeira Mamoré Raylway Company e os proprietarios de terras para a fundação immediata da povoação, aproveitando na medida do possivel, as obras do saneamento feitas ali por aquella companhia, e abrir os créditos necessários à execução da presente lei.

Art. 3º – O primeiro governo do municipio será constituido por nomeação do governador do Estado e o seu mandato se extenderá até 31 de Dezembro de 1916.
Palacio do Governo, em Manáos, 2 de Outubro de 1914.

Na manhã de domingo 24 de janeiro de 1915, foi instalado o município de Porto Velho, assumindo como primeiro Prefeito, o Major de Engenharia do Exército Fernando Guapindaia de Souza Brejense, maranhense (1873-1929) nomeado pelo então governador Jonathas Pedroza, juntamente com os vereadores na época que eram apenas 05. Atualmente, há um número excessivo de 23 vereadores. Major Guapindaia governou entre os anos de 1915-1917.

A denominação Porto Velho

As dificuldades de construção e operação de um porto fluvial, em frente às pedras da Cachoeira de Santo Antônio, fizeram com que construtores e armadores utilizassem um porto localizado 7 km a jusante do rio Madeira, em local muito mais favorável. Era chamado por alguns de “Porto Velho dos Militares” fazendo referência a um ponto de apoio e estratégico deixado pelo exército brasileiro durante a Guerra do Paraguai (1864-1870) quando o Imperador D. Pedro II enviou um pelotão da guarda imperial para a proteção da fronteira em Santo Antônio, com receio de uma invasão boliviana simpatizante da questão paraguaia. A guerra acabou e ficou um ponto logístico conhecido como “Porto Velho dos Militares”.

Porto Velho apresenta uma localização privilegiada à margem direita do Rio Madeira, sendo a maior capital do país em extensão territorial, com 34.091 Km², a única que faz fronteira com um país – a Bolívia. O censo 2022, realizado pelo IBGE, registrou uma população de 460.434 habitantes, mas em 2024, a população estimada pelo IBGE foi de 514.873 habitantes.
A cidade apresenta mais de 70 bairros, além dos Distritos: Abunã, Calama, Demarcação, Extrema, Fortaleza do Abunã, Jaci-Paraná, Nazaré, Nova Califórnia, Nova Mutum Paraná, Rio Pardo, São Carlos, União Bandeirantes e Vista Alegre do Abunã.

Pequeno memorial dos prefeitos que assumiram após 15 de novembro de 1985, quando foram restabelecidas as eleições diretas para prefeito das capitais e alguns municípios brasileiros, como Porto Velho.

Jerônimo Garcia de Santana – eleito em 1985, assumiu a Prefeitura em 01.01.1986, renunciando em maio do mesmo ano, quando foi candidato ao governo do estado. Era conhecido politicamente como o homem da bengala. Bacharel em Direito nasceu na cidade de Jataí no estado de Goiás. Foi deputado federal e o primeiro governador eleito. Faleceu em 2014.
Tomás Guilherme Correia – 1987 a 1988 (vice-prefeito, substituiu Jerônimo Santana), cearense, advogado, foi deputado estadual.

Francisco José Chiquilito Coimbra Erse – 1989 a 1992. Amazonense. Funcionário público e técnico em administração, foi deputado federal. Entre as várias homenagens prestadas está a “antiga” Rua Rio Madeira, que hoje leva seu nome.

José Alves Vieira Guedes – 1993 a 1996, Guedes nasceu na cidade de Itacajá, no atual estado de Tocantins (antes Goiás) foi vereador na capital, deputado federal constituinte e prefeito por dois mandatos. Guedes formou-se em Direito

Francisco José Chiquilito Coimbra – Erse 1º de janeiro de 1997 a 1998. Renunciou por motivo de saúde. Foi o Prefeito mais popular. Faleceu em 2001.

Carlos Alberto Azevedo Camurça – 1988 a 2004 (vice-prefeito, substituiu Chiquilito Erse) foi reeleito. Carlinhos Camurça como é conhecido politicamente, nasceu na cidade de Guajará-Mirim. Técnico em administração, comerciante foi eleito deputado federal para dois mandatos.

Roberto Eduardo Sobrinho – 2005 a 2012 Formado em Psicologia chegou a Porto Velho em 1983 e militou no movimento sindical participando da fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia. Roberto Sobrinho nasceu na cidade de São Paulo.

Mauro Nazif Rasul – 2013 a 2016, natural da cidade Barra do Pirai – RJ, médico formado pela Fundação Osvaldo Aranha em Volta Redonda – RJ. Nazif foi vereador em Porto Velho, deputado estadual e deputado federal.

Hildon Chaves 2017-2024, pernambucano, advogado, foi Promotor de Justiça, onde atuou em vários municípios. Pediu exoneração do MP-RO, para se dedicar como empresário.

Leonardo Barreto de Moraes – Léo Moraes, é natural de Foz do Iguaçu (PR). Formado em Direito, atuou como advogado. Foi vereador por Porto Velho, deputado estadual, deputado federal, diretor do Detran-RO, Moraes já foi candidato a Prefeitura e ao Governo do estado.

Porto Velho, é uma cidade acolhedora, de grandes oportunidades e como diz o Hino, composto por Cláudio Feitosa

“São os seus raios estradas perenes
Onde transitam em várias direções
O progresso do solo de Rondônia
E o alento de outras regiões.
Nascente ao calor das oficinas
Do parque da Madeira-Mamoré
Pela forja dos bravos pioneiros,
Imbuídos de coragem e de fé”.

Obrigado Porto Velho.

Professor Ruzel Costa leciona no Instituto Federal de Rondônia – IFRO – Calama e Colégio e Curso Sapiens, em Porto Velho – RO.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Concurso ALE-RO oferece 200 vagas e salários de até R$ 24 mil

São 200 vagas imediatas e 225 em cadastro reserva, os candidatos têm até o dia 4 de dezembro para se candidatarem
L
Camex autoriza Fundo de Exportação para baratear querosene de aviação

Camex autoriza Fundo de Exportação para baratear querosene de aviação

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Camex aprovou o uso do Fundo de Garantia às Exportações (FGE) para garantir até R$ 2 bilhões em crédito para a compra de querosene de aviação (QAV). A medida visa reduzir custos operacionais das companhias aéreas e estimular a transição para o combustível sustentável de aviação (SAF) no Brasil.
L
Mulheres fora do trabalho têm risco 3 vezes maior de sofrer violência doméstica

Mulheres fora do trabalho têm risco 3 vezes maior de sofrer violência doméstica

A Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher revela que 69% das vítimas tiveram sua rotina alterada após as agressões. O estudo destaca que mulheres fora da força de trabalho correm um risco três vezes maior de sofrer violência, evidenciando a autonomia econômica como fator de proteção.
L
Escritora Rondoniense lança obras em Encontro Inclusivo de Dança em Brasília

Escritora Rondoniense lança obras em Encontro Inclusivo de Dança em Brasília

Eva da Silva Alves, escritora de Rondônia, foi a convidada especial do Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea em Brasília, onde lançou poemas do seu livro Arte, Amor e Desventuras e destacou seu compromisso com a acessibilidade, incluindo obras em Braille, Libras e outros idiomas.
L
Eva Potiguara celebra roteiro de natureza e cultura em Candeias do Jamari

Eva Potiguara celebra roteiro de natureza e cultura em Candeias do Jamari

A líder indígena e escritora Eva Potiguara visitou Candeias do Jamari em um roteiro cultural e turístico que valorizou a identidade amazônica, a gastronomia local e a conexão com a natureza, destacando o potencial do município no turismo de experiências.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Falaê Podcast: Manoela Lisboa é a convidada desta quinta-feira

Um bate-papo especial que promete aproximar o público de uma jovem multifacetada, talentosa e comprometida com seu propósito.
L

Cine Araújo Porto Velho: Black Promo com ingressos a R$ 8 neste dia 28

Promoção válida somente no dia 28 de novembro, com ingressos por apenas R$ 8 em salas convencional, premium ou VIP, exceto lançamentos e shows.
L

Giro News: Denise Torquato fala sobre superação, direitos e educação jurídica

ela também traz sua vivência pessoal como sobrevivente do câncer de mama, unindo conhecimento, superação e acolhimento.
L
Derrubada de vetos do Licenciamento Ambiental ameaça 297 terras indígenas

Derrubada de vetos do Licenciamento Ambiental ameaça 297 terras indígenas

A Funai alerta que a derrubada de 56 vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental desprotege mais de 40% dos territórios indígenas do país, impedindo a participação do órgão em áreas que ainda não foram homologadas.
L
Congresso aprova crédito de R$ 42 bilhões para Previdência e Bolsa Família

Congresso aprova crédito de R$ 42 bilhões para Previdência e Bolsa Família

O Congresso Nacional aprovou dois projetos de lei (PLNs) do Executivo: um abre crédito suplementar de R$ 42,2 bilhões para a Seguridade Social e o Bolsa Família, e o outro cria 8,6 mil cargos no MEC e prevê reajustes salariais para servidores do DF.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou 3.910 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1).
L
Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Órgão amplia oferta de vagas de emprego em Porto Velho e reforça serviços de orientação e preparação profissional
L
Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Estado registra 3.011 oportunidades ativas no Sine-RO, com destaque para setor industrial.
L
Publicidade

POLÍTICA

Almirante Garnier é preso em academia de ginástica após condenação pelo STF

Almirante Garnier é preso em academia de ginástica após condenação pelo STF

O STF divulgou as atas das audiências de custódia dos condenados pela trama golpista, revelando que o Almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, foi preso em uma academia de ginástica em Brasília para cumprir sua pena de 24 anos. As audiências confirmaram que não houve irregularidades nos mandados de prisão.
L
Gleisi Hoffmann critica derrubada de vetos do Licenciamento Ambiental: "Perde o Brasil"

Gleisi Hoffmann critica derrubada de vetos do Licenciamento Ambiental: “Perde o Brasil”

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que a derrubada de 56 vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental representa uma perda para o Brasil, pois contradiz os compromissos ambientais assumidos pelo país na COP30, afetando biomas, segurança alimentar e povos tradicionais.
L
Contador de empresas suspeitas de fraude no INSS depõe na CPMI

Contador de empresas suspeitas de fraude no INSS depõe na CPMI

A CPMI do INSS ouviu o contador Mauro Palombo Concílio, que abriu e geriu a contabilidade de empresas que receberam depósitos milionários de descontos indevidos de benefícios do INSS.
L
CPMI do INSS aprova prisão preventiva de dois investigados

CPMI do INSS aprova prisão preventiva de dois investigados

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou 393 requerimentos, incluindo dois pedidos de prisão preventiva: um contra Cecília Rodrigues Mota, presidente da AAPB, e outro contra o empresário João Carlos Camargo Júnior, o “alfaiate dos famosos”.
L
Bolsonaro recebe atendimento médico na prisão após crise de soluço

Bolsonaro recebe atendimento médico na prisão após crise de soluço

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu atendimento médico na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, onde está preso, devido a uma nova crise de soluços que começou na noite de ontem e persistiu durante esta quinta-feira (27).
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem que morreu após espancamento estava com documento do irmão

Homem que morreu após espancamento estava com documento do irmão

Ele chegou a ser socorrido à Policlínica Ana Adelaide, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois.
18

Foram encontrados mortos os três brasileiros que estavam desaparecidos há onze dias em Santa Cruz

Jovens de Pontes de Lacerda, Mato Grosso, partiram alegando que venderiam o carro em que viajavam na Bolívia. Em 17 de novembro, um deles comunicou a conclusão da venda, mas, desde então, não houve mais contato.
10
Polícia prende homem por tráfico de drogas em sucataria na Zona Leste

Polícia prende homem por tráfico de drogas em sucataria na Zona Leste

David foi detido por tráfico de drogas e resistência em um estabelecimento na Rua do Linhão, onde o cão farejador do Batalhão de Choque indicou drogas e apetrechos escondidos em uma gaveta; o suspeito assumiu a propriedade do material na delegacia.
12

Polícia busca por três brasileiros desaparecidos há dez dias na vizinha Santa Cruz

O veículo ocupado pelo trio foi localizado em uma área de mata no município de San Ignacio de Velasco. A região é conhecida por ser uma das rotas de narcotráfico mais perigosas e utilizadas para o trânsito de drogas na fronteira com o Brasil.
10
Equipe do sargento Machado prende foragido e suspeitos com drogas em distribuidora de fachada

Equipe do sargento Machado prende foragido e suspeitos com drogas em distribuidora de fachada

Ação da guarnição reforço 01 resulta na prisão de quatro suspeitos e na captura de um foragido durante operação contra o tráfico de drogas no bairro Tancredo Neves.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homenagem ao deputado Dr. Fernando Máximo é realizada por Dra. Taíssa na Assembleia

Homenagem ao deputado Dr. Fernando Máximo é realizada por Dra. Taíssa na Assembleia

Deputada destaca homenagem ao deputado Dr. Fernando Máximo, reconhecendo sua atuação na saúde pública de Rondônia e sua contribuição ao estado.
L
Crédito adicional suplementar é aprovado pela Alero para garantir serviços da Defensoria Pública

Crédito adicional suplementar é aprovado pela Alero para garantir serviços da Defensoria Pública

Parlamento autoriza crédito adicional suplementar de R$ 2,38 milhões para pagamento de despesas indenizatórias da DPE e manutenção dos serviços essenciais.
L
Crédito suplementar é aprovado pela Assembleia para Tribunal de Justiça e Fuju

Crédito suplementar é aprovado pela Assembleia para Tribunal de Justiça e Fuju

Parlamento autoriza crédito suplementar que reforça salários, modernização tecnológica e investimentos na estrutura do Judiciário.
L
DRF Porto Velho Alerta sobre Golpes de CPF no WhatsApp

DRF Porto Velho Alerta sobre Golpes de CPF no WhatsApp

A Delegacia da Receita Federal (DRF) em Porto Velho alerta a população sobre o aumento de golpes por WhatsApp que enviam links fraudulentos para suposta regularização de pendências no CPF, e reforça que a Receita Federal não utiliza esse canal para contato.
L
Sociedade civil vê retrocesso grave na flexibilização do Licenciamento Ambiental

Sociedade civil vê retrocesso grave na flexibilização do Licenciamento Ambiental

Organizações não governamentais alertam para o risco de colapso de ecossistemas e desrespeito a povos tradicionais após a derrubada de 56 vetos presidenciais ao PL do Licenciamento Ambiental, criticado como “PL da Devastação”.
L
STF forma maioria para reconhecer racismo estrutural no Brasil

STF forma maioria para reconhecer racismo estrutural no Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) obteve maioria de votos para reconhecer a existência do racismo estrutural no país e determinar a criação de um plano nacional de enfrentamento, mas o julgamento foi suspenso, sem consenso sobre o reconhecimento de estado de coisas inconstitucional.
L
Lebrinha solicita reforma em escola de Ariquemes

Lebrinha solicita reforma em escola de Ariquemes

Deputada pede à SEDUC melhorias nas salas da Escola Jorge Teixeira para garantir segurança e aprendizado.
L
Gislaine Lebrinha garante R$ 200 mil para saúde de Rio Crespo

Gislaine Lebrinha garante R$ 200 mil para saúde de Rio Crespo

Deputada atende pedido de lideranças e reforça estrutura e atendimentos no município.
L
Isenção do IR até R$ 5 mil é comemorada por Cláudia de Jesus como vitória do governo Lula

Isenção do IR até R$ 5 mil é comemorada por Cláudia de Jesus como vitória do governo Lula

Nova lei que amplia a isenção do IR reforça justiça social, aumenta a renda de trabalhadores e é celebrada por Cláudia de Jesus como avanço do governo Lula
L
Gislaine Lebrinha acompanha uso de escavadeira em Rio Crespo

Gislaine Lebrinha acompanha uso de escavadeira em Rio Crespo

Deputada reforça apoio a produtores rurais com equipamento adquirido por emenda parlamentar.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.