SEGUNDA-FEIRA, 08/09/2025
Publicidade
SICRED

Autor de “1984” prevê futuro assustador, sob ditaduras e pediu: “não permitam que isso aconteça”!

Poucas semanas antes, ele concedeu sua última entrevista à TV inglesa. O que ele disse, para quem vive neste mundo conturbado de hoje, é de assustar, pelas previsões que fez.

Por Sérgio Pires | News Rondônia | ƒ

Publicado em 

Autor de "1984" prevê futuro assustador, sob ditaduras e pediu: "não permitam que isso aconteça"! - News Rondônia

 “O Grande Irmão!”.  O Big Brother! É ele o líder do único partido que governa a Oceania, mundo fictício, por meio de um profundo culto à personalidade. A obra de ficção 1984, escrita com pessimismo sobre o futuro, por George Orwell, mostra uma realidade distópica, que, em resumo, trata de uma sociedade controlada pela opressão, tornando a vida individual insustentável. Escrito 35 anos antes do ano do título, o livro assusta até hoje, porque em algumas partes do Pl\aneta já existem países comandados pelo “Grande Irmão”, o personagem que domina tudo, através de um partido único e numa convivência em que, aqueles que fugirem das normas do comando geral, mesmo no que é mais absurdo, estarão fadados à tragédia. Vítima de tuberculose, o grande escritor morreu pouco depois de lançar sua famosa obra. Poucas semanas antes, ele concedeu sua última entrevista à TV inglesa. O que ele disse, para quem vive neste mundo conturbado de hoje, é de assustar, pelas previsões que fez.

“O que o livro aborda poderia mesmo acontecer no futuro, pela direção que o mundo está tomando (era1950!). Em nosso mundo, no futuro, não haverá sentimentos além do medo, raiva, triunfo e auto-humilhação”, afirmou, ao responder sobre o livro que escreveu e a realidade. Foi só piorando a sua previsão de futuro. “O instinto sexual será erradicado e o orgasmo abolido. Não haverá lealdade, a não ser ao partido político que está no poder. Mas sempre haverá a intoxicação do poder. Sempre haverá, a cada momento, o entusiasmo da vitória, a sensação de pisar num inimigo que está indefeso”. E disse mais: “se você quiser uma foto do futuro, imagine uma bota, pisando num rosto humano para sempre”!  Este quadro tétrico, satânico, pode não se concretizar? O próprio Orwel deu a receita da cura. “A moral a ser retirada dessa situação de pesadelo é simples: não deixe isso acontecer. Só depende de você”!

O pesadelo escrito pelo escritor que morreu com apenas 47 anos,  escreveu outro grande sucesso, “A Fazenda dos Bichos”, uma sátira sobre política e poder, numa fazenda dominada pelos animais. Escreveu ainda pelo menos outra meia dúzia de histórias criativas, sempre analisando a sociedade. Suas arrepiantes previsões escritas em 1949, já são reais em partes do mundo. Aqui mesmo, perto de nós, temos ditadores iguais ao “Grande Irmão”, pisoteando seu povo. E muito mais perto, personalidades que impõem suas vontades, usando seu imenso poder, também se assemelham ao grande e poderoso mandatário de Oceania. Para impedir que isso piore, basta seguir os conselhos do escritor: não permita que isso aconteça!

CHRISÓSTOMO, FERNANDO MÁXIMO E MARCOS ROGÉRIO, O TRIO RONDONIENSE NA POSSE DO PRESIDENTE TRUMP

Embora pelo menos uma meia dúzia de parlamentares de Rondônia tivessem numa relação inicial da comitiva que iria para a posse do presidente Donald Trump, no final apenas três (os dsepuados Coronel Chrisóstomo e Fernando Máximo e o senador Marcos Rogério), estiveram em Washington, acompanhando pessoalmente o evento. Entre os nomes mais conhecidos da direita e do conservadorismo brasileiros, estavam lá também os deputados Eduardo Bolsonaro, Bia Kicis, Carla Zambeli  e Marcel Van Hattem. Os outros senadores foram o catarinense Jorge Seif e Izalci Lucas, do DF. O grupo gravou vários vídeos. Num deles, inclusive com a participação de Chrisóstomo e Máximo, uma rápida dança com a música “YMCA”  (Ai Em Ci Ei), do grupo Village People, sucesso dos anos 70, que foi o Hit da campanha de Donald Trump, com milhares e milhares de vídeos de simpatizantes do Presidente americano, reproduzidos no mundo todo. Bia Kicis sintetizou o sentimento do conservadorismo e da direita mundial com a vitória de Trump: “a posse do Trump é fundamental, se ele não tivesse saído vencedor nas eleições, a gente podia desistir porque o Ocidente estaria indo rumo à destruição”.

Outro destaque foi a presença da ex-primeira dama, Michele Bolsonaro, no grande evento que o mundo parou para ver, no início da semana. Ela representou o marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro, proibido pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, de ter seu passaporte de volta, para poder atender o convite de Trump. Num encontro com políticos americanos, parte do grupo brasileiro participou de uma oração em apoio a Bolsonaro e pedindo a volta da liberdade também no Brasil. Os vídeos todos estão na internet, para quem quiser dar uma olhada.

PESQUISA DIZ QUE PARA 44 POR CENTO, TRUMP VAI AJUDAR A DIREITA NA DISPUTA PRESIDENCIAL DO BRASIL

Por falar em Trump, pelo menos 44 por cento dos brasileiros responderam que o novo Presidente dos Estados Unidos terá sim, influência direta nas eleições para o governo do Brasil em 2026. O Instituto Big Data, ligado ao Grupo Record, fez uma pesquisa de opinião ainda na segunda-feira, dia da posse, todo este percentual de participantes da pesquisa, afirmaram que Trump pode ajudar a direita e os conservadores nas eleições presidenciais do ano que vem. Outros 51 por cento, opinaram que o presidente Lula terá dificuldades de relacionamento com o novo mandatário americano, devido às posições ideológicas confrontantes dos dois. Brasileiros que foram aos Estados Unidos para acompanhar a posse do Presidente que eles apoiam (obviamente de partidos de direita) ficaram do lado de fora do ginásio onde se deu a solenidade, embora esperançosos de que tivessem algum espaço mais destacado. No seu discurso, Trump falou sobre a América Latina, mas não especificamente sobre o Brasil, como a comitiva certamente esperava.

A partir de agora, começa um novo tipo de governo no país, que ainda é o mais poderoso do mundo. Sai a esquerda e o que ela chama de “liberais” e entra um governante de direita, conservador e duro para com programas como os que beneficiam a mninoria LGBT; contra a imigração ilegal e contra as ditaduras que se disseminaram por várias regiões do Planeta. Trump influirá mesmo na disputa presidencial no Brasil? É provável que sim, mas até lá, muita água ainda vai rolar embaixo da ponte.

PALÁCIO PREPARA MUDANÇAS EM SILÊNCIO E DECISÃO DE TER MÁXIMO AO GOVERNO ESTÁ NA PAUTA

Claro que as mudanças no governo Marcos Rocha e, principalmente, em funções estratégicas do grupo palaciano,  continua sendo o tema mais quente dos bastidores da política. Há várias razões para a troca de alguns secretários, mas a maior de todas se relaciona, claro, com a eleição de 2026. A questão passa principalmente pelo nome que terá o apoio do Palácio Rio Madeira/CPA, para a sucessão de Rocha. Seu vice, Sérgio Gonçalves, era o anunciado até agora. Contudo, a situação mudou nos últimos meses. Uma delas, que um grupo também próximo ao Governador defendeu, é que o nome do vice, mesmo com bom desempenho também como secretário de Desenvolvimento, não teria crescido em termos de popularidade. Além disso, a eleição de Porto Velho, com maior proximidade do Palácio com o prefeito eleito Léo Moraes, também mexeu no tabuleiro. Mais ainda: o grupo vencedor de Léo também quer Fernando Máximo, o deputado federal com maior votação no Estado e que ajudou muito na eleição do Prefeito, como o candidato ao Governo, em 2026. É a mesma formatação que defende um importante grupo muito próximo ao governador Marcos Rocha. Essa é a situação atual. Deste momento. Pode mudar? Em política, tudo pode acontecer…

Oficialmente, não há uma só voz que dê alguma informação concreta. Nada. Mas as coisas estão sim, acontecendo, da porta para dentro do Governo e começarão a sair da porta para fora em breve. Marcos Rocha retornou no final de semana passado, com sua família, depois de alguns poucos dias de descanso. O assunto das mudanças e das novas possibilidades para 2026 já está na pauta. A única coisa certa, neste momento, é que Marcos Rocha disputará uma cadeira ao Senado. O restante, agora, vai depender dos próximos passos a serem tomados. Aliás, este blog mantém todas as informações que publicou nos últimos dias. Aguardemos, pois!

AÇÕES DA SEGURANÇA CONTRA O CRIME TIVERAM APOIO DA IMENSA MAIORIA DOS RONDONIENSES

A participação do secretário de segurança, o Coronel Felipe Vital, por duas horas seguidas no programa Papo de Redação, dos Dinossauros da TV, no último sábado, deixou claro que a imensa maioria dos rondonienses apoia integralmente as ações da polícia contra o crime. Dezenas de mensagens ao programa  (na SICTV/Record, campeoníssimo no horário, do meio dia às 14 horas), foram de elogios ao Governo e a estrutura de segurança pública, ou seja, de todas as nossas polícias. A determinação para que a ordem pública voltasse a vigorar no­­s condomínios populares, partiu diretamente do governador Marcos Rocha. Muitos moradores que tinham sido expulsos dos seus imóveis pelos criminosos das facções, pediram socorro ao Governo e foram atendidos. No Orgulho do Madeira, por exemplo, mais de 50 por cento dos imóveis estavam ocupados por ordem do Comando Vermelho, relatou Vital. Os verdadeiros proprietários tinham sido expulsos.

Aos Dinossauros e seu enorme público, Vital relatou as ações da  polícia, o esforço para combater a criminalidade, o apoio de polícias de outros Estados (como Acre, Mato Grosso, Distrito Federal e Amazonas), além da Força Nacional e deixou claro: serão utilizados tantos policiais quantos necessários forem, para acabar com a criminalidade. Foram feitas milhares de abordagens, quase duas dezenas de prisões (entre elas de uma mulher que participou do assassinato de um PM) e, depois de uma semana de tensão, a Capital começa a ter sua vida normalizada. A paz voltou para as ruas. Espera-se que continue assim e que a lei predomine sobre o crime!

DECISÕES SIMPLES, SOLUÇÕES ÓBVIAS: LIMPEZA E LIBERAÇÃO DO ESTACIONAMENTO AGRADAM FEIRANTES

Coisas simples. Se poderia chamar até de simplórias, por pequenas na aparência. Mas duas decisões rápidas e óbvias, resolveram dois grandes problemas que os feirantes do Cai N´Água enfrentavam e que pareciam insolúveis. Bastou uma visita do prefeito Léo Moraes ao local conversando com o pessoal da feira, para que duas soluções fossem tomadas. A primeira: havia lixo por todos os lados e containers de sujeira perto dos prédios, atraindo urubus, que ali faziam a festa e deixavam o local com visual perto do lúgubre. Bueiros sujos e entupidos estavam neste mesmo pacote. Na semana seguinte, o lixo sumiu, os urubus também e os bueiros foram consertados. Rápido e objetivo. O outro problema era algo surpreendente. Na avenida Farquar e em outros pontos próximos a Feira do Cai N´Água, era proibido estacionar. Ou seja, cliente que fosse fazer suas compras, ao deixar o carro numa área com placas de “Estacionamento Proibido”, corriam o risco de serem multados. Muitos o foram. Léo determinou à Semtran que retirasse todas as placas proibitivas, resolvendo a questão na hora. Simples e problema solucionado.

Neste último domingo, ao retornar ao local (dessa vez levando sua pequena filha Maitê nos braços) o Prefeito foi ver pessoalmente a situação da feira. Foi muito saudado e os agradecimentos não pararam. Solange da Feira, presidente da Associação, comemorou as melhorias, agradecendo em nome de todos e afirmando que as mudanças ajudaram muito. No vídeo que gravou, Léo Moraes afirmou que “fizemos a nossa parte. Agora contamos com o apoio dos feirantes e clientes para sempre mantermos este local limpo e organizado”. Vamos ver, daqui para a frente, se todos os que vendem e frequentam o Cai N´Água e sua feira vão cumprir sua parte no compromisso.

TROCA NO COMANDO DA SECRETARIA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO É PRECAUÇÃO CONTRA O NEPOTISMO

Menos de 20 dias depois de assumir, por  causa de algumas questões e decisões absurdas (não há uma lei definitiva) o prefeito Léo Moraes teve que trocar de cargos o então secretário titular, passando-o para a condição de adjunto e tornando o adjunto como titular. Tudo por causa de uma norma inacreditável. A princípio, ela pode considerar nepotismo quando o indicado para segundo nome de uma secretaria é parente do chefe do Executivo. Mas não o considera se ele for o titular. Claro que em qualquer país sério esta decisão seria motivo de risos e piadas. Secretário pode, adjunto não pode. Mas estamos no Brasil. Então, para não correr riscos mais à frente, Léo teve que mudar o comando da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. Seu irmão, Paulo Roberto Moraes, assume como secretário. O então titular, Aleks Palitot, passa a ser o adjunto. Houve algum problema? Zero. Pelo  contrário. Na nova secretaria, os projetos estão andando a mil por hora e todos os que convivem com ambos, destacam o ótimo relacionamento entre Paulo Moraes e Palitot. O assunto nepotismo para cargos adjuntos está para ser julgado no STF e, caso o seja, em breve, a situação pode novamente ser modificada, na secretaria.

É importante ressaltar que o Brasil, campeão mundial de criação de leis, não tem uma legislação definitiva sobre o nepotismo. Na maioria das situações, as decisões são caso a caso. Por enquanto há algumas decisões isoladas do STJ; dos tribunais de contas dos Estados e a decisão final será dada pela votação do STF, em breve. No caso de Porto Velho, as medidas na nova secretaria foram mais para resguardar todos os envolvidos e a própria administração. Nada errado. Apenas precaução.

PROGRAMA “MEU SONHO” VAI FINANCIAR CASA PRÓPRIA PARA MAIS DE CINCO MIL FAMÍLIAS NA CAPITAL E INTERIOR

Mais um grande programa social foi lançado pelo governo de Rondônia, desta vez, para a aquisição da casa própria. O governador Marcos Rocha e a primeira dama e secretária Luana Rocha, confirmaram investimentos na ordem de 174 milhões de reais, para a construção de pelo menos cinco mil unidades. As cidades beneficiadas serão Porto Velho (com 2.500 casas). As demais serão construídas em Ji-Paraná (500), Ariquemes (250), Ouro Preto do Oeste (250), Rolim de Moura (250), São Francisco do Guaporé (250), Vilhena (250), Jaru (250), Guajará-Mirim (250) e Cacoal (250). Luana Rocha tem ido às redes sociais, anunciar a concretização do novo programa e chamar as famílias interessadas para a inscrição, que já está aberta. Para participar do programa, o interessado precisa ter mais de 18 anos; ser morador no Estado há pelo menos cinco anos; não possuir imóvel próprio, não ter restrição de crédito e não estar com financiamento imobiliário em andamento.

Os financiamentos começarão para quem tem menos renda: quem ganha até 2.850 reais, receberá auxílio-financeiro para a casa própria de até 30 mil reais; deste valor até 4.700 reais receberão 25 mil e quem recebe mais de 8 mil reais, terá apoio financeiro de 20 mil reais. O “Meu Sonho” é mais um dos importantes programas sociais implantados no atual Governo, que incluem o vencedor “Prato Fácil”, que já entregou mais de 4 milhões de refeições a famílias inscritas, por apenas 2 reais.

PERGUNTINHA

Na sua opinião, as ações das nossas polícias, conforme números aqui resumidos até a última segunda-feira, conseguiram acabar com a criminalidade e com as facções ou elas podem voltar quando o trabalho duro e eficiente da segurança pública diminuir?

Autor de "1984" prevê futuro assustador, sob ditaduras e pediu: "não permitam que isso aconteça"! - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

RondonCAP Especial da Independência | Sorteio já aconteceu

O sorteio deste domingo, 7/9, foi realizado e distribuiu R$ 250 mil no 4º prêmio, além de 3 prêmios de R$ 10 mil e 40 Giros da Sorte; veja como conferir.
L

Eclipse lunar total, a ‘Lua de Sangue’, ocorre neste domingo

O fenômeno do eclipse lunar total, popularmente conhecido como Lua de Sangue, acontece neste domingo (7)
L

Xenofobia no Parlamento veste terno e gravata

Recentemente, o vereador Mateus Batista, da cidade de Joinville (SC), proferiu declarações que ultrapassam todos os limites do aceitável em uma democracia.
L

A solidão do lugar e o lugar das águas – Parte II

Solidão e lugar se entrelaçam: o silêncio funda pertenças, enraíza identidades e, no tempo lugar de Lívia de Oliveira, transforma o espaço em experiência vivida.
L

A solidão do lugar e o lugar das águas – Parte I

Estigmas e violações silenciam vozes ribeirinhas na Amazônia; modos de vida beiradeiros e saberes ancestrais exigem proteção e políticas públicas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Renault Kwid 2026 revela versatilidade entre cidade e estrada

Modelo compacto mantém eficiência no consumo e traz melhorias em tecnologia e design
L

Nota de pesar: Herundina Bentes de Jesus

Despedida de Herundina Bentes de Jesus, matriarca querida e servidora do IBGE; velório hoje em Porto Velho e sepultamento amanhã no Jardim da Saudade.
L

Mercedes-AMG apresenta o GT2 Edition W16 com 830 cavalos de potência

Modelo exclusivo une engenharia GT e DNA da Fórmula 1 em edição limitada a 30 unidades
L

Giro News | Emival Barbosa detalha expansão, desafios e inovação no varejo elétrico em Rondônia

CEO da Barbosa Materiais Elétricos e Hidráulicos relembra início em 1997, formação de equipe, pressão tecnológica no pós-pandemia e planos para e-commerce.
L

7 de Setembro: O Dia da Independência do Brasil em Perspectiva

Do Período Joanino ao Grito do Ipiranga, como o 7 de Setembro selou a Independência, abriu o Império e virou símbolo nas celebrações cívicas do Brasil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L

POLÍTICA

Jaime Bagattoli homenageia ex-deputado Assis Canuto em sessão no Senado

O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) realizará uma sessão especial no Senado Federal para homenagear o ex-deputado e engenheiro agrônomo Assis Canuto
L
Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Recursos serão aplicados em convênios, serviços especializados, assistência farmacêutica e apoio a prefeituras e hospitais
L
Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Recursos destinados à Motolância, Polícia Mirim e infraestrutura rural fortalecem saúde, cidadania e desenvolvimento local
L
Alex Redano solicita vistorias em estruturas temporárias para garantir acessibilidade em eventos

Alex Redano solicita vistorias em estruturas temporárias para garantir acessibilidade em eventos

Deputado estadual pede que Corpo de Bombeiros e órgãos estaduais fiscalizem palcos e arquibancadas conforme normas da ABNT NBR 9050
L
Projeto de Cristiane Lopes para ampliar voos em Rondônia avança com apoio do ministro

Projeto de Cristiane Lopes para ampliar voos em Rondônia avança com apoio do ministro

PL da deputada Cristiane Lopes busca abertura do mercado aéreo, aumento da concorrência e redução dos preços das passagens no Norte
L
Publicidade

POLÍCIA

VÁRIOS GOLPES: Homem é morto a facadas após bebedeira em casa de amiga

Um homem identificado como José M. V., 30, foi morto a facadas neste domingo (07), na Rua Castelo Branco, distrito de Extrema em Porto Velho
18

Mulher esfaqueia motorista de app após discussão por falta de pagamento

Um motorista de aplicativo foi vítima de tentativa de homicídio no Gama, após ser esfaqueado no pescoço por uma passageira
16

Empresário que morreu em acidente com Porsche havia comprado veículo para uso comercial

Jonas S., de 45 anos, morreu em um acidente de trânsito em Carazinho (RS), duas horas após buscar o Porsche Cayman que havia adquirido para uso comercial em sua empresa esportiva
18

VIOLÊNCIA: Mulher leva corpo do marido morto com tiro na cabeça, até quartel da PM

A mulher disse que o casal estava chegando de carro em casa, quando escutou um barulhos de tiros, em seguida viu o marido caído baleado na cabeça, no entanto devido a escuridão não identificou quem fez os disparos
18

Motorista de aplicativo é indiciado por agredir passageira em Fortaleza

Um motorista de aplicativo de 35 anos foi indiciado pela polícia por agredir uma fisioterapeuta no Bairro Monte Castelo, em Fortaleza
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Risco de queimadas e clima seco permanece alto no interior do país

A Defesa Civil de São Paulo e o Inmet mantêm alertas para risco de queimadas e baixa umidade do ar no interior do país
L

BMW inicia produção do iX3 50 xDrive com tecnologias Neue Klasse

Modelo chega ao mercado com autonomia de até 800 quilômetros e foco em circularidade
L

Mercado pet de luxo cresce, mas exageros podem comprometer a saúde animal

Banhos frequentes, perfumes e acessórios estéticos levantam debate sobre impactos na saúde de cães e gatos
L

Da casa de taipa ao tapiri – poemas de uma grande marcha – II – Por Marquelino Santana

Da caatinga aos seringais, a migração nordestina ressignificou identidades e forjou o seringueiro, marcando a cultura da Amazônia brasileira.
L

Partidos de esquerda protestam contra anistia a golpistas no 7 de setembro

Manifestações de movimentos e partidos de esquerda foram realizadas no feriado da Independência em defesa da soberania nacional e contra a anistia a condenados por atos golpistas
L

Desfile de 7 de setembro em Rondônia reforça união e cidadania

O desfile cívico-militar, que acontece em diversos municípios de Rondônia, celebra a Independência do Brasil e os valores democráticos. O historiador Célio Leandro explica que o evento no estado reflete a forte influência militar e a importância da união familiar
L

Lula exalta soberania e critica “traidores da pátria” em pronunciamento de 7 de setembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da soberania nacional e da união dos brasileiros em seu pronunciamento na véspera do Dia da Independência
L

Romance proibido derruba CEO da Nestlé: detalhes da investigação e dos envolvidos

A saída do CEO global da Nestlé, Laurent Freixe, foi motivada por uma investigação interna que confirmou um relacionamento amoroso com uma subordinada
L
Professora Jane Lúcia conta como a vocação nasceu em projetos comunitários, defende a escuta da criança na escola e alerta para a adultização precoce. Assista à entrevista.

Momento Empresarial | Professora Jane Lúcia fala de infância, docência e proteção da criança

Professora Jane Lúcia fala de infância, docência e o desafio de proteger as crianças
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.