SÁBADO, 19/07/2025

Caso da SEJUCEL traz de volta discurso do governador contra a corrupção: “não se vendam!”

Rocha ainda disse que ninguém tem autorização para que qualquer servidor faça algo errado.

Por Sérgio Pires

Publicado em 

Caso da SEJUCEL traz de volta discurso do governador contra a corrupção: "não se vendam!" - News Rondônia

Pode não ter sido direcionado para alguém especificamente, mas pareceu, pareceu! Num discurso duro, curto e grosso do governador Marcos Rocha, numa grande reunião com todo o seu secretariado e com equipes de lideranças de secretarias e de toda a estrutura de governo, feito há bastante tempo atrás, o grande destaque foi mais que um pedido, foram exigências do chefe do Executivo à sua equipe. O vídeo com o resumo do discurso, que ele mesmo postou nas redes sociais, “bombou” em acessos e visualizações. Nele, Rocha fala com todas as letras: “Não se vendam!”, a frase mais forte. Em seguida: “Não se envolvam em corrupção. Não aceitem propostas indecentes. Não façam isso!”, disse, com voz firme e pausada. Ele repetiu o “não se vendam”, acrescentando que “não pode ter coisa pior do que filho ter vergonha do pai”. Comentou ainda: “imagina o filho ir para a escola e ouvir que seu pai ou sua mãe são corruptos?” Ao lado da primeira-dama e secretária de ação social Luana Rocha, o Governador abordou o assunto por vários minutos, ouvido por uma plateia atenta e silenciosa. “Eu não autorizo a nenhum secretário ou qualquer pessoa usar meu nome, afirmando ‘o Governador mandou fazer isso aqui!”, deixou bem claro o comandante geral do governo rondoniense.

Rocha prosseguiu: “este Governo tem que ser um governo íntegro”. Acrescentou que “Deus vai dar sempre um caminho correto”, mas lembrou, ainda, “nunca se envolvam com coisa errada”. Lembrou que, mesmo com todas as recomendações e cuidados, “alguém se envolver com coisa errada, cada um tem seu CPF”, portanto, reafirmou, “não erre!”. Rocha ainda disse que ninguém tem autorização para que qualquer servidor faça algo errado. Se fizerem, é por conta e risco de vocês”. Ensinou, ainda,”valorizem a oportunidade que Deus deu a vocês, não empinem o nariz, nunca, porque gente pra bajular, aparece pra caramba. E concluiu: “nós temos que ser íntegros”!

VOLTA DO RECADO DO GOVERNADOR CERTAMENTE FOI PARA O GRUPO ALVO DE GRANDE OPERAÇÃO DO MP POR CORRUPÇÃO

Só alguém que acredita em Papai Noel e em gnomos; na Fada do Dente e outras figuras como essas, pode imaginar que o discurso do governador Marcos Rocha contra a corrupção, nada tenha a ver com a operação do Ministério Público, realizada ontem, com suspeitas de grandes esquemas na Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, a Sejucel. Desvios de recursos públicos, gastos exagerados e descontrolados, principalmente em grandes eventos, como a Expovel e o Duelo da Fronteira, de Bois-Bumbás, em Guajará Mirim, foram as causas da ação do MP e da polícia contra servidores públicos. Contratações ilegais, fraudes em licitações, direcionamento ilegal na escolha de instituições são algumas das acusações que pesam contra o secretário Júnior Lopes, afastado preventivamente de suas funções, e outros servidores, envolvidos nos atos suspeitos. Portanto, é óbvio que quando Marcos Rocha alertou (“Não se Vendam!”) ele tinha pelo menos um alvo para atingir.

Já há várias semanas pipocavam na mídia, denúncias de que havia algo de podre no reino da Sejucel. As constantes negativas vindas da equipe da Secretaria, incluindo seu titular, acabaram com a ação dura e eficiente do MP, com apoio de decisões judiciais para busca e apreensão (inclusive de veículos e bens dos denunciados) assim como o afastamento dos cargos públicos dos principais envolvidos. Se tivessem ouvido o conselho de Rocha (“não se envolvam em corrupção”!), certamente a operação não teria porque ter acontecido.

MINISTRO COMANDA ENTREGA DAS OBRAS DO AEROPORTO DE PORTO VELHO, EM MANHÃ DE DISCURSOS SEM FIM

Foi um grande evento, com participação de inúmeras autoridades, do ministro Silvio Costa Filho; da Aviação e Portos, do governador Marcos Rocha; do prefeito Hildon Chaves; do empresário Júlio Ribas, diretor-presidente do Grupo Vince, responsável por sete aeroportos na região norte, inclusive o de Porto Velho. Senadores e deputados federais também não faltaram. Não fosse o exagero do número de discursos, que tomaram quase uma hora e meia, o brilho da festa pela entrega das obras de melhorias no aeroporto Jorge Teixeira teria sido total. Com tanto discurso, não sobrou tempo para que se visse todo o pacote de melhorias implantadas, tornando o superado terminal da Capital rondoniense, agora, num local moderno e bem equipado, incluindo dois finger enormes, que leva o passageiro desde a sala de embarque até dentro da aeronave em que vai voar ou o transporta da aeronave ao desembarque. No total, o grupo Vinci (pronuncia-se Vance) Airports tem sob sua guarida nada menos do que sete terminais na região, incluindo o gigante aeroporto Eduardo Gomes, de Manaus, mas também em Porto Velho, Rio Branco e Boa Vista, entre outras cidades.

Depois de longos anos, finalmente o terminal porto-velhense ficou com cara de aeroporto. Questionado sobre se não é investimento demais para um aeroporto que tem voos de menos, o ministro Ciro afirmou que em breve haverá mais voos e que a internacionalização do Jorge Teixeira tem chance de começar já no ano que vem, na medida em que o processo está andando em Brasília. É um recomeço em alto estilo. Ainda faltam alguns avanços, mas agora já podemos nos regozijar, misturando latim com Português: “Habemus Aeroporto!”

NÃO SÃO APENAS RECORDES DE FEMINICÍDIOS: REGIÃO NORTE TAMBÉM É CAMPEÃ NACIONAL EM ESTUPROS

Não é somente o nefasto título de região do país com os piores índices de criminalidade, assassinatos e atos violentos contra as mulheres. Quatro Estados do Norte (incluindo Rondônia), são recordistas também em estupros, principalmente contra meninas, daquele grupo considerado mais vulnerável. O Anuário da Violência do ano passado colocava Roraima no topo deste lamentável ranking nacional, com 112 casos registrados para cada 100 mil habitantes. Já Rondônia é a triste vice-campeã, com 107 casos para 100 mil habitantes. O Acre e Amapá completam este triste quadro. Os dados se referem a 2023. Na região, os únicos números mais atualizados são do Acre, onde se registram uma média próxima a três estupros a cada 24 horas. Para se ter ideia do que está acontecendo também com nossos vizinhos acreanos, basta dizer que nos primeiros dez meses deste ano, foram registrados nada menos do que 844 casos, 84,4 por mês; quase três ao dia.

As maiores vítimas são crianças e adolescentes, a imensa maioria de meninas, mas há também casos de violência contra meninos. Do total de casos de estupro, 75 por cento dos ataques são contra aqueles que vivem em situação mais vulnerável. Ou seja, estamos numa região violenta, com predominância doentia do machismo, onde o homem se considera dono da mulher e a mata por qualquer motivo, mas também de criminosos que usam crianças para satisfazer suas taras. Só leis duríssimas, com longas prisões e sem qualquer “direito humano”, para colocar todos estes facínoras na cadeia, podem amenizar a situação.

EM COSTA MARQUES, LEBRÃO E LEBRINHA, PAI E FILHA, NÃO COMETERAM CRIME ELEITORAL, DECIDE JUIZ

O escritório do advogado Nelson Canedo está mantendo sucessivas vitórias, em defesa dos seus representados, junto à Justiça Eleitoral. Depois de um sem número de decisões judiciais favoráveis ao então candidato Léo Moraes, para quem Canedo advogou, no segundo turno das eleições em Porto Velho, ele continua vencendo ações ajuizadas contra outros clientes. O último caso envolveu o deputado federal Eurípedes Lebrão e a filha dele, a deputada estadual Lebrinha. Ambos, junto com o candidato em Costa Marques, Ângelo Falcão Clemente, foram acusados por coligação rival de abuso de poder político e prática de conduta vedada. Segundo a denúncia, os parlamentares teriam utilizado seus mandatos para promover a candidatura de Ângelo por meio de postagens nas redes sociais, que destacavam ações como entrega de maquinários e liberação de emendas parlamentares.

Os advogados Nelson Canedo e Cristiane Pavin, que representaram os acusados, defenderam que as publicações e os vídeos apenas divulgaram ações parlamentares, dentro das atribuições normais dos deputados, sem infringir as regras eleitorais. Após analisar o conjunto probatório, o juiz Kalleb Grosklauss Barbato decidiu pela improcedência da ação. Em sua sentença, o magistrado afirmou que os fatos descritos na denúncia não configuram abuso de poder político ou econômico, tampouco prática de conduta vedada. Ele ressaltou que, para tais acusações, é necessária prova robusta e incontestável, o que não foi apresentado no processo.

PEC CONTRA O ABORTO TEM MAIORIA DE MAIS DE 70 POR CENTO DOS VOTOS, NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DA CÂMARA

Mais uma vez, a minoria apoiadora do aborto tentou melar, no grito, a votação da PEC que proíbe a prática, de forma legalizada. Por 50 votos contra 15, ou seja, com 70 por cento dos votos derrubando a anomalia, a PEC da proibição foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal. Meia dúzia de representantes de partidos de extrema esquerda, principalmente o PSOL e o PT, tentaram esculhambar a votação. Os deputados não se intimidaram. Foram para outra sala, isolada, sem permissão para a entrada de estranhos, principalmente os baderneiros de sempre (eles podem!), a sessão continuou e a PEC vai agora para votação no plenário, onde, certamente, a imensa maioria também vai votar contra o aborto. Caso o STF não decida legislar também sobre este assunto, atendendo pedidos de minorias, a loucura de tirar vidas de bebês ainda no útero de suas mães ficará pelo caminho. De autoria dos ex-deputados federais Eduardo Cunha (RJ) e João Campos (GO), a PEC busca modificar o artigo 5o da Constituição Federal, acrescentando que a vida é inviolável “desde a concepção”. No entendimento dos parlamentares, essa mudança proíbe as possibilidades de aborto legal permitidas atualmente pela legislação brasileira.

A deputada Dani Cunha, filha do autor da proposição, o ex-deputado Eduardo Cunha, defendeu a medida, afirmando que o aborto deve ser proibido em todos os casos. “O aborto é nada mais, nada menos, que o assassinato de um bebê indefeso. Não se trata de religião. Aqueles que, como eu, são radicalmente contra o aborto devem, em respeito à vida e à Convenção Interamericana de Direitos Humanos, votar sim nessa PEC. Peço o voto de todos que respeitam a vida”, destacou. Ganhou fácil, mesmo com os baderneiros que se dizem os verdadeiros democratas terem se insurgido contra a perda no voto. Os defensores do aborto livre prometem continuar seus protestos.

“CORAÇÃO EM AÇÃO”: INICIATIVA DE IEDA CHAVES VAI ATENDER NOVAMENTE MILHARES DE PESSOAS

Idealizada pela deputada estadual Ieda Chaves, acontece neste sábado, dia 30, mais uma edição do projeto “Coração em Ação”, em Porto Velho. As atividades e serviços gratuitos para atender, principalmente, às pessoas em situação de vulnerabilidade social, vão ocorrer das 8h às 13h, na Escola Jorge Vicente Salazar (Rua Jerônimo Santana, no 73 – Cohab Floresta). A programação é composta por atividades em áreas essenciais, como: orientação jurídica, consultas médicas, vacinação e exames; emissão de documentos, feira de adoção de animais, cortes de cabelo e barbearia, recreação infantil, entre outros. Segundo Ieda, é importante lembrar do papel fundamental de cada uma das pessoas na construção de uma sociedade mais justa e humana. “O projeto ‘Coração em Ação’ tem se empenhado em promover uma vida melhor para todos nós, com ações voltadas para a saúde, bem-estar e solidariedade entre as pessoas”, destacou Ieda Chaves, reforçando o convite às pessoas que precisam de algum dos serviços ofertados.

Graças à dedicação de centenas de pessoas, o evento se consolida a cada edição, transformando a vida de muitas pessoas. “Ninguém faz nada sozinho e, é por isso, que o atendimento às pessoas se torna possível, com carinho, atenção e afeto. Estamos sempre prontos para servir à comunidade que tanto precisa de acesso aos serviços ofertados”, acrescentou. O projeto “Coração em Ação” conta com o apoio incondicional de órgãos públicos, governamentais e privados, com mais de duas dezenas de instituições, entidades e secretarias municipais envolvidas, além da participação de médicos que também se voluntariaram.

Caso da SEJUCEL traz de volta discurso do governador contra a corrupção: "não se vendam!" - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

NOVA364 abre vagas para Operador de Via em Rondônia

Salário de R$ 2.580 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L
Influenciadora engravida de enteado após iniciar produção de Conteúdo Adulto

Influenciadora engravida de enteado após iniciar produção de Conteúdo Adulto

Rafaela P., de 26 anos, revela gravidez inesperada e aborto espontâneo durante relacionamento com enteado, iniciado antes da separação do pai.
L
Lula manifesta solidariedade a Ministros do STF após sanções dos EUA

Lula manifesta solidariedade a Ministros do STF após sanções dos EUA

Presidente classifica medida contra Alexandre de Moraes e “aliados na Corte” como “arbitrária e sem fundamento”.
L
Agenda News: Tacacá é eleito um dos 10 melhores pratos do Brasil em ranking internacional do Taste Atlas

Agenda News: Tacacá é eleito um dos 10 melhores pratos do Brasil em ranking internacional do Taste Atlas

Em Porto Velho, o tradicional Tacacá da Kombi é referência em sabor amazônico autêntico, servido com tucupi legítimo, jambu fresco e camarão de qualidade, preparado com carinho e respeito às raízes.
L
Defesa de Bolsonaro classifica medidas cautelares como "Severas"

Defesa de Bolsonaro classifica medidas cautelares como “Severas”

Advogado Celso Villardi expressa surpresa com uso de tornozeleira eletrônica e restrições de contato com o filho.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Momento Agro | Reprise Hélio Dias

Hoje tem reprise imperdível no Momento Agro! Recebemos Hélio Dias, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia – FAPERON, para uma conversa sobre os principais desafios do setor agropecuário, as ações da Federação em defesa do
L
Inscrições para o Enamed são prorrogadas até 30 de julho

Inscrições para o Enamed são prorrogadas até 30 de julho

Prazo estendido para o primeiro Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, obrigatório para formandos em medicina.
L

Sintonia 360 entrevista: Diego Luciano de Souza Oliveira

Sintonize e acompanhe esse papo inspirador sobre empreendedorismo e soluções para o futuro das cidades.
L
Quase 600 mil aposentados e pensionistas aderem a acordo com INSS

Quase 600 mil aposentados e pensionistas aderem a acordo com INSS

Reembolso por descontos indevidos começa na próxima quinta-feira (24) para segurados que contestaram e aderiram.
L
Horóscopo 2025: veja a previsão para cada signo neste sábado (19/7)

Horóscopo 2025: veja a previsão para cada signo neste sábado (19/7)

O horóscopo de hoje (19/7) destaca reflexões trazidas por Mercúrio retrógrado e aponta oportunidades no amor, trabalho e finanças. Veja o que esperar do seu signo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

NOVA364 abre vagas para Operador de Munck em Rondônia

Salário de R$ 2.580 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

NOVA364 contrata Operador de Caminhão Pipa em Rondônia

Salário de R$ 2.580 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

Oportunidade de Emprego: NOVA364 contrata Inspetor de Tráfego em Rondônia

Vagas disponíveis em 14 cidades; salário de R$ 2.580,00 + benefícios
L
Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Inscrições para o programa de estágio da Energisa em Porto Velho vão até 20 de julho e contemplam áreas como Engenharia Elétrica, RH e Direito.
L
Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L

POLÍTICA

Sílvia Cristina reforça apoio à PEC 14, que valoriza agentes comunitários de saúde e de combate às endemias

Sílvia Cristina reforça apoio à PEC 14, que valoriza agentes comunitários de saúde e de combate às endemias

Comissão Especial discute a matéria, que assegura aposentadoria especial para as categorias
L
Flávio Bolsonaro viaja para Europa em meio a Operação contra o Pai

Flávio Bolsonaro viaja para Europa em meio a Operação contra o Pai

O senador Flávio Bolsonaro desembarcou em Portugal nesta sexta-feira (18), um dia após a Polícia Federal realizar busca e apreensão em endereços ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que agora usa tornozeleira eletrônica. O senador manifestou apoio ao pai nas redes sociais.
L
Ieda Chaves propõe regras mais rígidas para punir crimes sexuais no serviço público de Rondônia

Ieda Chaves propõe regras mais rígidas para punir crimes sexuais no serviço público de Rondônia

Deputada defende exclusão de condenados e sanções administrativas para proteger crianças e adolescentes
L
Ieda Chaves fortalece o protagonismo feminino no torneio Elas Pescando 2025

Ieda Chaves fortalece o protagonismo feminino no torneio Elas Pescando 2025

Parlamentar destinou R$ 1,5 milhão exclusivamente à etapa feminina da competição, que será realizada nos dias 19 e 20 de julho, em Porto Velho.
L
Veja os motivos que levaram à tornozeleira eletrônica de Bolsonaro

Veja os motivos que levaram à tornozeleira eletrônica de Bolsonaro

Risco de fuga, obstrução de investigações e articulação internacional contra a Justiça brasileira são os principais fatores que levaram o ministro Alexandre de Moraes a determinar o uso da tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista de caminhonete fica ferido em acidente com caminhão guincho na BR-364

Motorista de caminhonete fica ferido em acidente com caminhão guincho na BR-364

De acordo com informações apuradas pelo site, após a colisão a caminhonete chegou a sair da pista, deixando o motorista ferido.
12
Criminoso é preso durante furto em agência bancária em Porto Velho

Criminoso é preso durante furto em agência bancária em Porto Velho

Segundo a PM, no local o suspeito foi abordado dentro de um veículo modelo Gol, e logo confessou que estava dando apoio a outros quatro comparsas que invadiram o banco para furtar.
14
Representantes de ótica morrem em grave acidente na BR-364 em Candeias do Jamari

Representantes de ótica morrem em grave acidente na BR-364 em Candeias do Jamari

Segundo a PRF, o motorista teria feito uma ultrapassagem em local proibido quando bateu de frente com a carreta, sendo o veículo arrastado por cerca de 200 metros e resultando na morte dos ocupantes.
18
Mulher perde quase R$ 5 mil em golpe de estelionato eletrônico em Governador Jorge Teixeira

Mulher perde quase R$ 5 mil em golpe de estelionato eletrônico em Governador Jorge Teixeira

Vítima forneceu dados bancários por telefone a falso advogado que alegou uso indevido de cartão de crédito.
10
Celular roubado leva polícia a armas e moto furtada em Ouro Preto do Oeste

Celular roubado leva polícia a armas e moto furtada em Ouro Preto do Oeste

Operação conjunta entre Polícia Militar e Civil resulta em apreensão de armamento e recuperação de veículo e celular.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO capacita servidores de Porto Velho para uso do SEI e agiliza gestão pública

Governo de RO capacita servidores de Porto Velho para uso do SEI e agiliza gestão pública

Formação ministrada por equipe da Setic ensina servidores da Prefeitura de Porto Velho a usar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
L
“A Roça é Nossa” valoriza cultura nordestina na 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

“A Roça é Nossa” valoriza cultura nordestina na 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

A quadrilha “A Roça é Nossa” leva o tema “Made in Nordeste” para o Arraial Flor do Maracujá, homenageando ritmos e tradições do Nordeste brasileiro.
L
Sargento é preso por pedofilia em desdobramento de operação no MT

Sargento é preso por pedofilia em desdobramento de operação no MT

Investigação de médico-vereador pedófilo em Canarana leva à prisão de militar com material de pornografia infantil e cômodo adaptado para crimes sexuais.
16
Homem tem perna quebrada após perseguição, em Vilhena

Homem tem perna quebrada após perseguição, em Vilhena

Vítima de 26 anos é agredida violentamente na rua após desavença em conveniência; agressor fugiu.
16
Perseguição termina com prisão de foragido, em Vilhena

Perseguição termina com prisão de foragido, em Vilhena

Homem com mandado de prisão por tráfico é detido pela PRF após fuga e acidente no bairro Bela Vista.
14
Trump reitera ameaça de taxar países do Brics em 10%

Trump reitera ameaça de taxar países do Brics em 10%

Presidente norte-americano critica o grupo e promete defender o status global do dólar.
L
Febraban defende Pix em resposta aos EUA: Ferramenta favorece a competição

Febraban defende Pix em resposta aos EUA: Ferramenta favorece a competição

Entidade bancária destaca modelo aberto e não discriminatório do sistema de pagamentos brasileiro.
L
BNDES aprova R$ 150 milhões para prevenção e combate a incêndios

BNDES aprova R$ 150 milhões para prevenção e combate a incêndios

Recursos do Fundo Amazônia serão destinados ao projeto Manejo Integrado do Fogo no Cerrado e Pantanal.
L
Bolsa brasileira cai com temores de ofensiva comercial de Trump

Bolsa brasileira cai com temores de ofensiva comercial de Trump

Ibovespa atinge menor nível em quase três meses e dólar se aproxima de R$ 5,60 em dia turbulento para o mercado financeiro.
L
Tarifaço dos EUA: Comércio de peças prevê maior impacto em montadoras Norte-Americanas

Tarifaço dos EUA: Comércio de peças prevê maior impacto em montadoras Norte-Americanas

Setor nacional de autopeças avalia que o processo de montagem de veículos no Brasil deve sofrer poucas alterações.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.