DOMINGO, 30/11/2025

Em destaque

Coluna Opinião de primeira – Cassol ao Governo só depende da corda bamba da Justiça

Se ele for, alguns buscarão outros caminhos.

Por Sergio Pires

Publicado em 

Houve reclamações, é claro, pela ausência do nome na relação dos pretendentes ao Palácio Rio Madeira/CPA. E não foram poucas. Mas a intenção foi esta mesma: deixar para registrar, em separado, uma das candidaturas ao Governo mais potentes, mas ainda na corda bamba de decisões judiciais. De todos os nomes fortes para a sucessão estadual, são poucos os que duvidam que Ivo Cassol teria chances reais de se eleger novamente. Um governo de mais de sete anos, recheado de avanços, ao ponto de compará-lo ao período de Jorge Teixeira, deixou marcas numa geração inteira de rondonienses. Embora pouco conhecido entre os mais jovens, já que está fora do poder há longo tempo, são os país e familiares que viveram o período Cassol, os que informam aos novos eleitores quem ele foi e quem ele é.

Caso Cassol consiga superar as grandes dificuldades que têm no mundo do Judiciário (a perda do seu mandato como Senador foi uma daquelas injustiças que só a História e a Verdade poderão corrigir), ele ainda é vítima de uma pena que parece não ter fim. Esse caso pode ser recuperado na Mini Reforma Eleitoral, que deve ser votada até meados do ano que vem. Mas outras condenações ainda têm que percorrer os longos caminhos do Judiciário. E só se forem modificadas, aí sem Ivo Cassol estará no páreo para tentar sentar na cadeira que é hoje de Marcos Rocha.

Conseguirá? Qualquer resposta pode não passar de um exagerado estudo de futurologia. É nas instâncias superiores que o futuro dele será definido. Alguns dos pretendentes, aliás, já avisaram publicamente que andarão por outros caminhos, caso Cassol possa concorrer. Agora, é só esperar. O tempo e os martelos dos magistrados é que decidirão o futuro de um dos políticos mais respeitados de Rondônia.

SILVIA ENTRA NA CORRIDA PELO SENADO, COM UM TRABALHO SOCIAL QUE A CREDENCIA À PRETENSÃO

Já com relação ao Senado, há um nome que também merece uma análise especial. A deputada federal Silvia Cristina ingressou no PP de Cassol, onde hoje também dá as cartas, com o compromisso de ter garantida sua vaga, no partido, para disputar uma das duas cadeiras, em 2026. E ela se tornou um nome fortíssimo, na medida em que vem realizando um trabalho social de grande envergadura, principalmente em ações de prevenção e combate ao câncer. Um hospital de prevenção à doença, já salvou milhares de vidas em Ji-Paraná, sua base eleitoral, cidade que, aliás, já deu ao país dois senadores: Acir Gurgacz e Marcos Rogério.

Foi com recursos da mesma parlamentar que, em parceria com o Hospital do Amor, que trata de pacientes com câncer, foi instalada uma clínica especializada em recuperação de pessoas que tiveram algum órgão do seu corpo atingido pela doença. Outro imenso feito, direcionado para gente que tanto precisa deste apoio. Além disso, Silvia ainda está programando investimentos, via suas emendas, para outras cidades do Estado. Se tornou um nome fortíssimo na nossa política, por todo este trabalho. Se não houver alguma mudança muito séria pelo caminho, ela estará, em 2025, na relação dos concorrentes ao Senado. E com chances reais.

NOMES PARA CÂMARA: HÁ MUITAS POSSIBILIDADES TANTO EM RELAÇÃO ÀS MULHERES QUANTO AOS HOMENS

Já para a Câmara Federal, numa visão de bola de cristal, se poderia enumerar pelo menos duas dezenas de nomes que teriam em seus planos a disputa de uma das oito cadeiras de Rondônia, daqui a dois anos. Entre os atuais deputados, é muito provável que mais a metade (Lúcio Mosquini, Maurício Carvalho, Fernando Máximo e Silvia Cristina) tenham outros planos. Concorreriam então a mais um mandato: Coronel Chrisóstomo, Thiago Flores, Lebrão e Cristiane Lopes. Claro que tudo isso faz parte de um projeto de futurologia. Mulheres que poderão estar na relação de concorrentes: Mariana Carvalho (dependendo do caminho que seu irmão Maurício seguir); Luana Rocha, a primeira dama do Estado; Ieda Chaves, deputada estadual e primeira dama da Capital; a vereadora de Porto Velho, Elis Regina e a petista Cláudia de Jesus, apenas para citar algumas possibilidades.

Entre as candidaturas masculinas, há possibilidades para nomes como os dos deputados estaduais Marcelo Cruz; Ismael Crispin e Cirone Deiró, entre outros. Entre os secretários do governador Rocha, há pelo menos dois neste pacote de previsões: Elias Rezende, das obras e Davi Inácio, da Regularização Fundiária. Do interior, nomes de peso. Como Jesualdo Pires, de Ji-Paraná, que está saindo do PSB e ainda vendo qual dos vários convites recebidos vai aceitar e o atual prefeito Isau Fonseca, entre vários outros. O Delegado Flori, reeleito em Vilhena; o vereador João Paulo Pichek, de Cacoal; o atual prefeito de Jaru, Joãozinho Gonçalves; o ex-vereador de Ariquemes, Rafael Fera; o ex-secretário de Cassol, Luiz Cláudio Pereira; o representante das cooperativas, Salatiel Rodrigues e o filho do deputado Ezequiel Neiva, o jovem Wiveslando Neiva, também podem estar se preparando para a briga.

BASTIDORES INFORMAM QUE MARCOS ROCHA PODE FAZER MUDANÇAS NA SUA EQUIPE, NOS PRÓXIMOS DIAS

Nada de concreto. Só conversas à boca pequena pelos corredores, quase cochichos. Ninguém confirma nada, ninguém conta nada, ninguém opina. Mas a verdade é que a boataria corre solta em relação a possíveis mudanças no time do governador Marcos Rocha, não se sabe se ainda neste final de ano, mas certamente no início de 2025, é o que se ouve. O próprio Governador confidenciou a pessoas muito próximas que iria esperar o resultado das eleições municipais, principalmente em Porto Velho, para decidir se faria ou não algumas mudanças na sua equipe. Como é uma decisão pessoal, é claro que ninguém, a não ser gente muito próxima ao chefe, tem alguma informação sobre o assunto. Há possibilidade de que algum secretário decida migrar para o governo municipal de Porto Velho? Também há, mas obviamente isso passa também pelo OK do Governador, antes de qualquer mudança.

O assunto, por enquanto, não tem mais detalhes. Contato deste colunista com um parceiro muito próximo de Rocha, serviu para confirmar que há sim, como diria o antiguíssimo humorista Barão de Itararé, alguma coisa no ar, além dos aviões de carreira. Vai acontecer? A única autoridade que pode confirmar ou não eventuais mudanças tanto no primeiro quanto no segundo escalões, é o próprio Governador. Nos próximos dias saberemos se o que está se ouvindo é apenas boataria ou se vai mesmo ocorrer alguma troca de nomes no time de Marcos Rocha.

MOSQUINI DEFENDE O AGRONEGÓCIO, DIZ QUE SONHA EM UM DIA SER GOVERNADOR E QUE PODE DEIXAR O MDB

A meta é continuar trabalhando duro, em defesa do pequeno produtor e do agronegócio, para buscar mais uma reeleição (seria a quarta) para a Câmara Federal. Não há um projeto para concorrer ao Governo, mas se fosse escolhido por seu grupo político, ele não fugiria à batalha. “O tempo é de Deus, mas eu sonho em um dia ser Governador de Rondônia!”. Este foi apenas um dos temas abordados em entrevista do deputado federal Lúcio Mosquini, ao programa Papo de Redação, dos Dinossauros do Rádio. Na conversa, o parlamentar falou sobre suas ações; criticou com veemência o ativismo ambiental que manda nas ações do atual governo e da ministra Mariana da Silva; disse que o Brasil está preocupado em atender governos internacionais e as ONGs que os representam e não o povo da Amazônia; disse que quem vive no entorno da BR 319, sejam ribeirinhos, simples moradores ou até indígenas torcem para que a rodovia volte a ser asfaltada. No contexto da conversa, Mosquini declarou seu amor por Rondônia e disse que se orgulha de um Estado que não para de crescer e se desenvolver.

Ele também comentou sua eventual saída do MDB, partido que preside. Afirmou que tem divergências em relação às posições da sigla, em apoio ao atual governo federal, mas que só deixaria o partido em que ele milita desde que ingressou na vida pública, na janela do segundo semestre de 2026, caso o MDB não caminhe para o centro-direita e decida, ao contrário, ir para o centro-esquerda.

O parlamentar abordou ainda suas ações pelo interior do Estado, destacando a cidade de Jaru, que é sua base eleitoral e de onde saiu com metade dos votos que o elegeram pela terceira vez. Lembrou dos investimentos que conseguiu para duplicação da BR 364 e da segunda ponte sobre o rio Jaru, que fica pronta ainda este ano; aproveitou para elogiar muito o trabalho do Dnit; falou sobre as eleições municipais; elogiou os candidatos Mariana Carvalho e o eleito Léo Moraes e se colocou à disposição do novo mandatário da Capital, para uma parceria que traga benefícios para Porto Velho.

CÂMARA MUNICIPAL: GRUPO DOS 16 CONFIRMA QUE LÉO MORAES TERÁ MAIORIA ENTRE OS NOVOS VEREADORES

Em relação à nova Câmara Municipal de Porto Velho, apesar dos velhos hábitos, o momento é de divisão de vereadores. O chamado Grupo dos 16 já fechou com o novo prefeito Léo Moraes, que terá maioria garantida para a votação dos projetos de interesse da Prefeitura que encaminhar ao legislativo municipal. O outro grupo, de oito edis (a totalidade deste grupo é de vereadores que apoiaram Mariana Carvalho, na eleição) ficariam como independentes, ao menos nos primeiros passos da nova legislatura. A nova  Mesa Diretora será presidida pelo recém eleito Gedeão Negreiros, o que demonstra o poder do vereador Edwilson Negreiros, que não pode concorrer a mais um mandato, mas em menos de três semanas, conseguiu eleger seu irmão, que nunca tinha participado ativamente da política ou disputado cargo público.

Já estão escolhidos os demais cargos da Mesa. Por exemplo, nos primeiros dois anos, será outro novato, Marcos Combate. O vice-presidente será Zé Paroca. Nos últimos dois anos, daí sob a presidência do Pastor Evanildo Ferreira, o primeiro secretário será Breno Mendes. O atual presidente, Márcio Pacele, estaria no grupo dos oito independentes e não terá cargo na Mesa Diretora, mesmo tendo sido o mais votado entre os mais de 430 que disputaram cadeiras na Câmara Municipal.

TRANSIÇÃO COMEÇOU TRANQUILA. POR ENQUANTO, TODO MUNDO É AMIGUINHO!

Foi cordial, sem confrontos e sem registro de algo que pudesse deslustrar o encontro, a primeira reunião das equipes de transição do prefeito eleito Léo Moraes com o grupo designado pelo prefeito que está saindo, Hildon Chaves. O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira, em campo neutro: foi na sede do Tribunal de Contas do Estado, inclusive com a presença do presidente do órgão, conselheiro Wilber Coimbra.  O próprio Léo, acompanhado da sua vice, Magna dos Anjos, participou da reunião, elogiando a forma correta e democrática como está iniciando a transição. Claro que todos estavam pisando em ovos, mas ficou claro que o ambiente não era de animosidade. Pelo contrário. Todos os membros da equipe designada por Léo participaram do evento, já recebendo as primeiras informações do grupo que representa a atual administração.

Segundo o responsável pela transição do lado da Prefeitura, Luis Henrique Gonçalves, a determinação do atual Prefeito é o de facilitar o acesso do Prefeito eleito a todas as informações, “para que não haja descontinuidade dos serviços”. Léo Moraes elogiou: “não posso deixar de enaltecer o papel do Tribunal de Contas e de todos os envolvidos, na construção de um diálogo republicano e do interesse de todos, para termos uma boa gestão para entregar mais para quem precisa, que é a população”. Por enquanto, todo mundo é amiguinho. Tomara que continue assim!

 ENERGISA AJUDA A CONTAR PARTE DA NOSSA HISTÓRIA, COM PUBLICAÇÃO DE LIVRO DE FOTÓGRAFO E CINEASTA

A energia também abastece a cultura. Foi isso que fez a Energisa, uma empresa totalmente integrada à vida rondoniense, ao patrocinar, via Lei Rouanet, a valorização da cultura do nosso Estado, através do livro “Rondônia em Imagens”. A publicação, com um trabalho excepcional do fotógrafo, documentarista e cineasta goiano Kim-Ir-Sen Pires Leal, é acompanhada por textos com a assinatura da qualidade do jornalista Montezuma Cruz. A obra resgata a história da região por meio de fotografias do período de colonização, entre o fim dos anos 1970 e o início dos anos 1980.

No lançamento do livro, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, a direção da empresa e sua equipe de comunicação participaram, em peso. O diretor-presidente André Theobald, ao falar no lançamento da publicação, destacou a preocupação da Energisa em prestigiar a cultura local, de todas as formas possíveis. Aliás, sobre Theobald, vale um destaque à parte: quem não o conhece e o ouve pela primeira vez, fica com a plena convicção de que ele é um rondoniense da gema, tal a forma carinhosa e sempre emocionada com que fala sobre nossa terra.

O livro lançado, tem mais de 200 páginas e mostra uma Rondônia em Imagens, com um acervo singular de registros capturados por Kim-Ir-Sen Pires Leal os textos de Montezuma Cruz dão um brilho especial à publicação. A obra traz à luz memórias e aspectos culturais que, de outra forma, poderiam se perder com o passar do tempo. Como parte do projeto, exemplares do livro serão distribuídos para bibliotecas de escolas estaduais de Rondônia, ampliando o acesso dos estudantes a essa documentação histórica única e promovendo a valorização da cultura regional.

PERGUNTINHA

Em vídeo nas redes sociais, defendendo a vitória de Donald Trump para comandar os Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro lamentou ter sido condenado e se tornado inelegível “sem ter cometido nenhum crime”. Você concorda com ele ou acha que a condenação foi justa?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governador interino reforça união entre poderes e vistoria obra histórica de esgotamento sanitário em Ji-Paraná

Governador interino reforça união entre poderes e vistoria obra histórica de esgotamento sanitário em Ji-Paraná

Parceria institucional, palavra-chave central da agenda do governador interino, é destacada em reunião na Prefeitura e em visita a uma das maiores obras de infraestrutura do município.
L
Energisa corta energia em área de invasão e ignora processo judicial

Energisa corta energia em área de invasão e ignora processo judicial

A Prefeitura afirma que não solicitou o corte de energia na área invadida e que a concessionária agiu por conta própria, apesar do processo judicial de reintegração de posse em andamento.
L
Debate sobre logística evidencia papel estratégico de Porto Velho e do Rio Madeira

Debate sobre logística evidencia papel estratégico de Porto Velho e do Rio Madeira

A palestra sobre logística na Agrotec 2025 reforçou a importância do Porto de Porto Velho e da hidrovia do Rio Madeira para o escoamento da produção regional e para novas oportunidades no agronegócio.
L

Uma epidemia de infecção intestinal afetou mais de cem estudantes do campus “José Ribeiro Filho” em Porto Velho

A Adunir alega que o surto teve início após o jantar servido no Restaurante Universitário (RU). A Vigilância Sanitária interditou o RU e aguarda um laudo para confirmar a causa do surto.
L
Pista de gelo é inaugurada hoje no Parque da Cidade em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada hoje no Parque da Cidade em Porto Velho

A pista de gelo, primeira aberta ao público na capital, será inaugurada neste sábado (29) com acesso gratuito, inscrições online e estrutura inédita na região.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Flamengo é tetra da Libertadores: vitória histórica sobre o Palmeiras

Com gol decisivo de Danilo no segundo tempo, o Rubro-Negro supera o rival no Monumental, em Lima, conquista o quarto título continental e alcança um feito inédito entre os clubes brasileiros.
L

Rondônia Reality Show 2025: Mano João é o quinto eliminado da temporada

Criador de conteúdo deixou a disputa na noite deste sábado, em votação recorde do público.
L

Ícone da Madeira-Mamoré rouba a cena na Agrotec e inspira debate sobre logística na Amazônia

Exposta na Agrotec 2025, a Locomotiva 18 reacendeu o debate sobre a retomada da ferrovia como alternativa logística e símbolo do fortalecimento da infraestrutura na Amazônia.
L

Brigadistas distribuem mudas e ensinam produtores a prevenir queimadas, na Agrotec

Brigadistas da ABIEFA distribuem mudas frutíferas e nativas na Agrotec 2025 e orientam produtores sobre prevenção de incêndios e recuperação ambiental em Porto Velho.
L

Na Agrotec, Porto de Santos oferece parceria técnica para impulsionar o agro de Rondônia

Durante a Agrotec 2025, Sidnei Aranha defendeu investimentos na hidrovia do Rio Madeira como eixo estratégico para ampliar a logística, a competitividade e o crescimento do agro em Rondônia.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
Publicidade

POLÍTICA

Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Desembargadora do TRF1 concede habeas corpus e impõe medidas restritivas.
L
Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Recurso apresentado pela defesa questiona decisão de Alexandre de Moraes.
L
PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

Ex-ministro Augusto Heleno, de 78 anos, está preso desde terça-feira e a defesa alega graves problemas de saúde, como Alzheimer. O procurador-geral é favorável à prisão domiciliar humanitária para General Heleno no STF.
L
Fim do desmatamento e dos combustíveis fósseis segue em pauta

Fim do desmatamento e dos combustíveis fósseis segue em pauta

Mapas do caminho para o fim do desmatamento e da dependência de combustíveis fósseis ainda serão construídos, afirma a ministra Marina Silva, com o Brasil mantendo a liderança do processo multilateral até 2026.
L
Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Senador registrou voto à presidência do Senado Federal e sua posição em relação aos destaques do projeto.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motorista sem CNH e embriagado destrói salão em acidente no Centro

Motorista sem CNH e embriagado destrói salão em acidente no Centro

Acidente na noite deste sábado (29) no centro de Porto Velho resulta em colisão e deixa motorista de aplicativo ferido; condutor do Fusion, que é deficiente físico, foi preso em flagrante.
12
Homem baleado na testa em ataque de motociclista na zona leste

Homem baleado na testa em ataque de motociclista na zona leste

Tentativa de homicídio choca moradores do bairro Pantanal em Porto Velho; vítima é atingida por tiros nas costas e na testa por agressor em moto.
14

Homem de 41 anos é esfaqueado gravemente no Morar Melhor

Vítima de 41 anos foi encontrada com múltiplas perfurações por faca na madrugada deste domingo (30) no residencial da zona sul de Porto Velho, sendo levada em estado grave ao hospital.
16
Suspeito que desafiou PM nas redes sociais é preso por tráfico na Zona Leste

Suspeito que desafiou PM nas redes sociais é preso por tráfico na Zona Leste

Equipe do sargento Machado prende casal apontado como responsável por boca de fumo no bairro Tancredo Neves.
10
Motociclista embriagado é preso após gravíssimo acidente na zona leste

Motociclista embriagado é preso após gravíssimo acidente na zona leste

Colisão entre duas motos deixa casal gravemente ferido e motorista alcoolizado preso na José Amador dos Reis, em Porto Velho.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moto aplicativo e passageiro Flamenguista são espancados por torcida do Palmeiras no centro

Moto aplicativo e passageiro Flamenguista são espancados por torcida do Palmeiras no centro

Torcedor do Flamengo e moto aplicativo são agredidos por integrantes da torcida do Palmeiras após cruzarem área de concentração no Olaria.
14
Carro invade salão de beleza em acidente no centro

Carro invade salão de beleza em acidente no centro

Acidente no Cai N’água deixa motorista ferido e destrói fachada de salão de beleza em forte batida.
12
Moradores protestam após corte de energia em área de invasão em Porto Velho

Moradores protestam após corte de energia em área de invasão em Porto Velho

Protesto foi registrado após a retirada da fiação irregular por parte da empresa de energia em uma área de invasão da prefeitura na capital.
L
PF prende homem por tráfico interestadual de drogas com 110 kg de entorpecentes na BR-364

PF prende homem por tráfico interestadual de drogas com 110 kg de entorpecentes na BR-364

A Polícia Federal apreendeu cloridrato de cocaína e skunk escondidos em um compartimento secreto de um caminhão que seguia para Porto Velho; motorista foi preso em flagrante.
10

Arte, fé e madeira: pirografia de acreana brilha e emociona público na Agrotec 2025

Dryelle Vieira encontrou na pirografia um caminho de sustento, fé e superação após a pandemia e hoje expõe suas peças artesanais na Agrotec 2025, em Porto Velho.
L

Na Agrotec, Emater anuncia sistema de atendimento digital 24h para apoiar produtor rural

Emater-RO anunciou novos programas, apoio técnico digital e medidas para recuperar a produção de leite em Rondônia durante a abertura do Fórum + Leite RO na Agrotec 2025.
L
PM recebe denúncia e encontra moto furtada em matagal no Cascalheira

PM recebe denúncia e encontra moto furtada em matagal no Cascalheira

Após a recuperação, a moto foi levada para a Delegacia de Furtos e Roubos.
10
Governador interino participa de premiação do TJRO e destaca boas práticas e inovação na gestão pública

Governador interino participa de premiação do TJRO e destaca boas práticas e inovação na gestão pública

O governador interino participou da premiação DestaqueJus, que reconhece magistrados e servidores do TJRO por boas práticas e inovação, reforçando a importância da gestão pública eficiente.
L

Produtores de Teobroma expõem “Cachaça Mito” e “Clorocana” e conquistam público na Agrotec

Produtora de Teobroma levou à Agrotec 2025 uma vitrine completa de cachaças e licores artesanais, destacando sabores regionais e a força da agricultura familiar.
L
Agrotec 2025 reforça segurança com drones e equipes integradas

Agrotec 2025 reforça segurança com drones e equipes integradas

Feira reúne forças policiais e monitoramento tecnológico para garantir tranquilidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.