SEXTA-FEIRA, 12/12/2025

Em destaque

11 cidades de Rondônia melhoram condições de vida de crianças e adolescentes e conquistam Selo UNICEF

Apoio do UNICEF foi fundamental para estes municípios melhorarem mais do que a média nacional em educação e proteção contra violências.

Por Carol Montuori - 25

Publicado em 

Foto - Carol Montuori

O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF) revela, nesta quarta-feira, as 6 cidades de Rondônia que mais melhoraram as políticas públicas municipais voltadas à crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024 (confira a lista). Estas cidades avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos positivos para a infância e adolescência – e agora recebem o Selo UNICEF.

Para chegar a grandes resultados, as cidades premiadas se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –; investir na saúde física e mental de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial, aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.

Todas elas participam do Selo UNICEF, estratégia do UNICEF – tendo a Visão Mundial como parceira implementadora em Rondônia – destinada a apoiar cidades das regiões mais vulneráveis do País, para que melhorem políticas públicas voltadas à infância e adolescência. Após quatro anos de muito trabalho, essas 28 cidades conseguiram melhorar mais do que a média nacional em diferentes áreas, com destaque para: imunização, educação e proteção contra as violências.

“Não estamos falando das cidades com os melhores indicadores, mas das cidades que mais melhoraram em relação à situação em que elas estavam em 2021. O UNICEF comemora esse avanço de cidades em regiões vulneráveis que conseguiram tirar o atraso e melhorar mais. Com o apoio do UNICEF, esses municípios conseguiram trazer mais eficiência para a sua gestão em diferentes áreas ligadas aos direitos da infância e adolescência, passando a cumprir de forma mais eficiente o que já é um dever do poder público”, explica Youssouf Abdel-Jelil, Representante do UNICEF no Brasil.

Embora ainda existam grandes desafios, os avanços alcançados pelos municípios que recebem o Selo UNICEF devem ser celebrados. “O que estamos fazendo nas regiões Norte e Nordeste é um trabalho de larga escala visando a garantia de direitos fundamentais para milhares de meninos e meninas. É importante que essas cidades continuem se desenvolvendo e evoluindo para que crianças e adolescentes que vivem ali, possam ter uma trajetória plena, com oportunidades, sendo protegidos e tendo melhores condições de vida”, complementa Youssouf Abdel-Jelil.

O Selo UNICEF será entregue, oficialmente, aos municípios de Rondônia em um evento, dia 25 de novembro. Mais informações sobre local e credenciamento de imprensa serão compartilhadas em breve.

Confira, a seguir, as principais conquistas que esses municípios alcançaram em quatro anos:

Mais crianças imunizadas

As coberturas vacinais melhoraram mais nos 28 municípios certificados com o Selo UNICEF em Rondônia , em comparação à média nacional. Enquanto, no Brasil, de 2020 a 2023, as coberturas da Tríplice Viral D2 aumentaram 2,6% (de 64,27% para 65,91%), nos municípios certificados pelo Selo UNICEF em Rondônia o aumento foi de 8,8% (de 44,1% para 48%).

“Após anos de queda nas coberturas vacinais infantis, a retomada da imunização merece ser comemorada. Vacinas criaram uma barreira protetora para toda a comunidade, impedindo que diversas doenças cheguem à população. Vimos, nos municípios que agora recebem o Selo UNICEF, grandes esforços que ultrapassaram os muros das unidades básicas de saúde e alcançaram escolas, CRAS e outros espaços e equipamentos públicos. Os dados mostram que ainda há muito a fazer para chegar aos 95% de cobertura previstos pela OMS. Mas estamos no caminho certo”, defende Luciana Phebo, chefe de Saúde do UNICEF no Brasil.

Mais crianças na escola, aprendendo

O abandono escolar caiu mais nos municípios certificados pelo Selo UNICEF, em comparação à média nacional. No Brasil, de 2019 a 2023, o abandono escolar caiu 38%, passando de 1,3% para 0,8%. Já nos 28 municípios certificados no Acre, a queda foi maior: 39,3% (saindo de 3,5% e chegando a 2,1% de taxa de abandono).

“Há, no Brasil, uma naturalização do fracasso escolar, fazendo com que a sociedade aceite que um perfil específico de estudante abandone a escola, ingresse de forma precária no mundo do trabalho ou na criminalidade, se mantenha na pobreza e esteja mais suscetível às diversas violências, incluindo os homicídios. Quando vemos cidades reduzindo o abandono escolar, estamos diante de um resultado potente, capaz de garantir que mais e mais meninas tenham trajetórias de sucesso, com direitos garantidos”, afirma Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

Mais crianças protegidas

Quando falamos da proteção de crianças e adolescentes contra as violências, é fundamental que essas ocorrências deixem de ser invisibilizadas e possam ser melhor prevenidas e endereçadas. Para tanto, existe um sistema de registro e encaminhamento de casos pelos Conselheiros Tutelares, chamado Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), que está disponível em todo o País, mas que nem sempre é utilizado.

A adesão e o uso adequado do Sipia estavam entre as ações que os municípios que agora recebem o Selo UNICEF deveriam realizar. Nas cidades certificadas em Rondônia, o número de notificações de violências contra crianças e adolescentes aumentou, passando de 1 notificação em 2020 para 1.187 em 2023. No mesmo período, nacionalmente, as notificações aumentaram de 118.995 para 578.859.

“Tirar a violência da invisibilidade é o primeiro passo para proteger crianças e adolescentes. Os avanços nos registros de casos mostram que havia milhares de meninas e meninos sofrendo diferentes tipos de violência, sem que o poder público soubesse e pudesse atuar. Com esses casos registrados, toda uma rede de proteção pode ser acionada”, explica Vanessa Wirth, chefe interina de proteção à criança do UNICEF no Brasil.

Sobre os dados

Os dados contidos nesse release têm como base fontes oficiais: Vacinação: Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI); Abandono Escolar: Censo Escolar da Educação Básica; SIPIA: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH).

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados. Desses 923 alcançaram todas as metas e foram certificados.

Para implementar o Selo UNICEF nas regiões Norte e Nordeste do País, o UNICEF conta com as parcerias estratégicas de B3 Social, Grupo Profarma, Instituto Claro, Itaú Social e RD Saúde, além de Vale e Fundação Vale como parceiros estratégicos para o território amazônico.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Destaques do governo de Rondônia de 8 a 12 de dezembro evidenciam avanços na saúde, assistência social e transparência

Destaques do governo de Rondônia de 8 a 12 de dezembro evidenciam avanços na saúde, assistência social e transparência

Governo reforçam entregas na saúde, ampliação de serviços sociais, modernização pública e novas ações de segurança durante a semana
L
Encontro Nacional do Transferegov.br reúne gestores em Brasília e encerra Rede de Parcerias 2025

Encontro Nacional do Transferegov.br reúne gestores em Brasília e encerra Rede de Parcerias 2025

Encontro destaca avanços na gestão de transferências e encerra atividades da Rede de Parcerias 2025
L
Joana Joanora destaca sucesso do Domingão da CDL 2025

Joana Joanora destaca sucesso do Domingão da CDL 2025

Presidente da CDL fala ao Agenda News sobre impacto do evento no comércio e convida para próximas datas na Zona Leste e no Centro de Porto Velho.
L
Trânsito no entorno do aeroporto terá reforço da Semtran durante a madrugada em Porto Velho

Trânsito no entorno do aeroporto terá reforço da Semtran durante a madrugada em Porto Velho

A operação municipal foi iniciada nesta sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, para reduzir congestionamentos e aprimorar a circulação de veículos na região.
L
NATAL: governo de Rondônia bate recorde de presentes doados às crianças na Campanha Papai Noel dos Correios 2025

NATAL: governo de Rondônia bate recorde de presentes doados às crianças na Campanha Papai Noel dos Correios 2025

A Campanha Papai Noel dos Correios 2025 mobilizou servidores estaduais e levou o governo de Rondônia a superar marcas anteriores, com 3.160 presentes destinados a crianças em situação de vulnerabilidade social.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF mantém por unanimidade a perda do mandato da deputada Carla Zambelli

STF mantém por unanimidade a perda do mandato da deputada Carla Zambelli

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) referenda por 4 a 0 a decisão de Alexandre de Moraes que anulou votação da Câmara; presidente Hugo Motta deve empossar o suplente Adilson Barroso em 48 horas.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Carla Zambelli pode ser presa na Colmeia, em Brasília, se for extraditada

Carla Zambelli pode ser presa na Colmeia, em Brasília, se for extraditada

Ministro Alexandre de Moraes responde a questionamentos da Justiça italiana sobre extradição de Carla Zambelli, informando que a deputada ficará na Penitenciária Feminina do Distrito Federal.
L
STF tem maioria para confirmar a perda do mandato da deputada Carla Zambelli

STF tem maioria para confirmar a perda do mandato da deputada Carla Zambelli

Primeira Turma do STF forma maioria para referendar decisão de Alexandre de Moraes que anula votação da Câmara e determina a perda imediata do mandato de Carla Zambelli, condenada duas vezes à prisão.
L
Atestados médicos não serão obrigatoriamente digitais em 2026

Atestados médicos não serão obrigatoriamente digitais em 2026

Conselho Federal de Medicina esclarece boatos sobre proibição de documentos impressos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
Publicidade

POLÍTICA

MPRO Elias Chaquian Filho assume presidência da Ampro em Rondônia

MPRO Elias Chaquian Filho assume presidência da Ampro em Rondônia

Nova diretoria reforça união e compromisso com os membros do Ministério Público.
L
Gilmar Mendes pede a retomada virtual do julgamento do marco temporal

Gilmar Mendes pede a retomada virtual do julgamento do marco temporal

Ministro Gilmar Mendes solicita sessão virtual extraordinária para iniciar a votação dos magistrados do STF sobre o marco temporal para demarcação de terras indígenas, com previsão de início na próxima segunda-feira, antes do recesso da Corte.
L
Vereador Pedro Geovar garante recuperação do Ramal Gideão em Porto Velho

Vereador Pedro Geovar garante recuperação do Ramal Gideão em Porto Velho

Serviços de limpeza, patrolamento e cascalhamento serão realizados para melhorar a mobilidade da comunidade.
L
Vereador Pedro Geovar garante revitalização da Travessa Mamoré, no bairro Mocambo

Vereador Pedro Geovar garante revitalização da Travessa Mamoré, no bairro Mocambo

Serviços de manutenção e asfaltamento melhoram a mobilidade e a segurança dos moradores.
L
Políticos celebram a retirada de Alexandre de Moraes da lista da Lei Magnitsky nos EUA

Políticos celebram a retirada de Alexandre de Moraes da lista da Lei Magnitsky nos EUA

Decisão do governo norte-americano de remover o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa das sanções da Lei Magnitsky gera comemoração entre autoridades brasileiras, que a classificam como vitória da diplomacia de Lula e derrota da família Bolsonaro.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Denarc prende “Terror da Ponta do Abunã” e comparsas com armas, drogas e contrabando

Denarc prende “Terror da Ponta do Abunã” e comparsas com armas, drogas e contrabando

Polícia Civil, por meio do Denarc, prende Adiano S., conhecido como “Maranhão”, e dois comparsas em Nova Mutum, apreendendo cocaína, armas e 39 caixas de cigarros contrabandeados, pondo fim às ameaças na região da Ponta do Abunã.
14
Polícia Federal incinera 175 kg de entorpecentes apreendidos em Guajará-Mirim

Polícia Federal incinera 175 kg de entorpecentes apreendidos em Guajará-Mirim

Quarta incineração de drogas do ano foi realizada pela Polícia Federal nesta sexta-feira em Guajará-Mirim, reforçando o combate ao tráfico com a destruição de 175 kg de entorpecentes apreendidos em diversas operações.
10
PF mira ex-assessora de Lira em buscas na Câmara sobre o “orçamento secreto”

PF mira ex-assessora de Lira em buscas na Câmara sobre o “orçamento secreto”

Mariângela Fialek, conhecida como Tuca, é o alvo de mandados autorizados pelo ministro Flávio Dino; investigações apontam que ela orquestrava a liberação de R$ 4 bilhões em emendas sem transparência.
L
PM prende suspeito de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva e evasão de monitoramento em Porto Velho

PM prende suspeito de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva e evasão de monitoramento em Porto Velho

Um agressor, já sob medida protetiva e monitoramento eletrônico, foi detido pela Polícia Militar do 1º Batalhão Rondon após invadir a residência da ex-companheira, agredi-la e ameaçá-la. O suspeito foi encontrado escondido no telhado após ter evadido e rompido a tornozeleira eletrônica.
16
Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Rogério Soares da Silva Junior foi alvejado após reagir a policiais do BPTAR, sendo o criminoso que morre em confronto com BPTAR durante a Operação “Quimera” contra líderes do Comando Vermelho (CV) em Vilhena.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovens Aprendizes do Senac lançam projeto Renovar e Doar e destinam kits escolares à campanha Papai Noel dos Correios

Jovens Aprendizes do Senac lançam projeto Renovar e Doar e destinam kits escolares à campanha Papai Noel dos Correios

Iniciativa inédita promove cidadania, sustentabilidade e apoio a crianças em situação de vulnerabilidade em Porto Velho.
L
Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

Obra aborda violência de gênero em Rondônia e valoriza profissionais do audiovisual local.
L
Governo realiza maior mutirão da história do SUS com 61,6 mil cirurgias e exames

Governo realiza maior mutirão da história do SUS com 61,6 mil cirurgias e exames

Programa “Agora Tem Especialistas” mobiliza hospitais em todo o país para reduzir filas e tempo de espera.
L
Paulo Saldanha lança em Porto Velho livro sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Paulo Saldanha lança em Porto Velho livro sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

“Entre Brancos e Originários – A Ferrovia de Deus” resgata história e cultura da Amazônia.
L

Recebimento da Licença Ambiental: CONDOMINIO DO EDIFICIO RESIDENCIAL CASTANHEIRAS

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00087.006/2025-SUL
L
Segunda parcela do 13º salário é paga aos servidores de Jaru

Segunda parcela do 13º salário é paga aos servidores de Jaru

Prefeitura injeta mais de R$ 5 milhões na economia local com pagamento antecipado.
L
Falha no Bradesco e Next deixa apps fora do ar nesta sexta-feira (12)

Falha no Bradesco e Next deixa apps fora do ar nesta sexta-feira (12)

Instabilidade afeta transações e acesso aos aplicativos das instituições bancárias.
L
Que horas estreia o episódio 8 de IT: Bem-Vindos a Derry?

Que horas estreia o episódio 8 de IT: Bem-Vindos a Derry?

Final da primeira temporada promete confronto sangrento com Pennywise e desfecho sombrio.
L
Georreferenciamento em Guajará-Mirim será iniciado após solicitação de Dra. Taíssa

Georreferenciamento em Guajará-Mirim será iniciado após solicitação de Dra. Taíssa

Segundo a parlamentar, a chegada da equipe técnica atende demandas identificadas diretamente com a população durante visitas aos bairros
L
Emenda de Dra. Taíssa viabiliza caminhonete para Semtas de Guajará-Mirim

Emenda de Dra. Taíssa viabiliza caminhonete para Semtas de Guajará-Mirim

Caminhonete para Semtas de Guajará-Mirim reforça atendimentos sociais em áreas rurais e regiões de difícil acesso
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.