TERÇA-FEIRA, 13/01/2026
Publicidade

Em destaque

11 cidades de Rondônia melhoram condições de vida de crianças e adolescentes e conquistam Selo UNICEF

Apoio do UNICEF foi fundamental para estes municípios melhorarem mais do que a média nacional em educação e proteção contra violências.

Por Carol Montuori - 25

Publicado em 

Foto - Carol Montuori

O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF) revela, nesta quarta-feira, as 6 cidades de Rondônia que mais melhoraram as políticas públicas municipais voltadas à crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024 (confira a lista). Estas cidades avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos positivos para a infância e adolescência – e agora recebem o Selo UNICEF.

Para chegar a grandes resultados, as cidades premiadas se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –; investir na saúde física e mental de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial, aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.

Todas elas participam do Selo UNICEF, estratégia do UNICEF – tendo a Visão Mundial como parceira implementadora em Rondônia – destinada a apoiar cidades das regiões mais vulneráveis do País, para que melhorem políticas públicas voltadas à infância e adolescência. Após quatro anos de muito trabalho, essas 28 cidades conseguiram melhorar mais do que a média nacional em diferentes áreas, com destaque para: imunização, educação e proteção contra as violências.

“Não estamos falando das cidades com os melhores indicadores, mas das cidades que mais melhoraram em relação à situação em que elas estavam em 2021. O UNICEF comemora esse avanço de cidades em regiões vulneráveis que conseguiram tirar o atraso e melhorar mais. Com o apoio do UNICEF, esses municípios conseguiram trazer mais eficiência para a sua gestão em diferentes áreas ligadas aos direitos da infância e adolescência, passando a cumprir de forma mais eficiente o que já é um dever do poder público”, explica Youssouf Abdel-Jelil, Representante do UNICEF no Brasil.

Embora ainda existam grandes desafios, os avanços alcançados pelos municípios que recebem o Selo UNICEF devem ser celebrados. “O que estamos fazendo nas regiões Norte e Nordeste é um trabalho de larga escala visando a garantia de direitos fundamentais para milhares de meninos e meninas. É importante que essas cidades continuem se desenvolvendo e evoluindo para que crianças e adolescentes que vivem ali, possam ter uma trajetória plena, com oportunidades, sendo protegidos e tendo melhores condições de vida”, complementa Youssouf Abdel-Jelil.

O Selo UNICEF será entregue, oficialmente, aos municípios de Rondônia em um evento, dia 25 de novembro. Mais informações sobre local e credenciamento de imprensa serão compartilhadas em breve.

Confira, a seguir, as principais conquistas que esses municípios alcançaram em quatro anos:

Mais crianças imunizadas

As coberturas vacinais melhoraram mais nos 28 municípios certificados com o Selo UNICEF em Rondônia , em comparação à média nacional. Enquanto, no Brasil, de 2020 a 2023, as coberturas da Tríplice Viral D2 aumentaram 2,6% (de 64,27% para 65,91%), nos municípios certificados pelo Selo UNICEF em Rondônia o aumento foi de 8,8% (de 44,1% para 48%).

“Após anos de queda nas coberturas vacinais infantis, a retomada da imunização merece ser comemorada. Vacinas criaram uma barreira protetora para toda a comunidade, impedindo que diversas doenças cheguem à população. Vimos, nos municípios que agora recebem o Selo UNICEF, grandes esforços que ultrapassaram os muros das unidades básicas de saúde e alcançaram escolas, CRAS e outros espaços e equipamentos públicos. Os dados mostram que ainda há muito a fazer para chegar aos 95% de cobertura previstos pela OMS. Mas estamos no caminho certo”, defende Luciana Phebo, chefe de Saúde do UNICEF no Brasil.

Mais crianças na escola, aprendendo

O abandono escolar caiu mais nos municípios certificados pelo Selo UNICEF, em comparação à média nacional. No Brasil, de 2019 a 2023, o abandono escolar caiu 38%, passando de 1,3% para 0,8%. Já nos 28 municípios certificados no Acre, a queda foi maior: 39,3% (saindo de 3,5% e chegando a 2,1% de taxa de abandono).

“Há, no Brasil, uma naturalização do fracasso escolar, fazendo com que a sociedade aceite que um perfil específico de estudante abandone a escola, ingresse de forma precária no mundo do trabalho ou na criminalidade, se mantenha na pobreza e esteja mais suscetível às diversas violências, incluindo os homicídios. Quando vemos cidades reduzindo o abandono escolar, estamos diante de um resultado potente, capaz de garantir que mais e mais meninas tenham trajetórias de sucesso, com direitos garantidos”, afirma Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

Mais crianças protegidas

Quando falamos da proteção de crianças e adolescentes contra as violências, é fundamental que essas ocorrências deixem de ser invisibilizadas e possam ser melhor prevenidas e endereçadas. Para tanto, existe um sistema de registro e encaminhamento de casos pelos Conselheiros Tutelares, chamado Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), que está disponível em todo o País, mas que nem sempre é utilizado.

A adesão e o uso adequado do Sipia estavam entre as ações que os municípios que agora recebem o Selo UNICEF deveriam realizar. Nas cidades certificadas em Rondônia, o número de notificações de violências contra crianças e adolescentes aumentou, passando de 1 notificação em 2020 para 1.187 em 2023. No mesmo período, nacionalmente, as notificações aumentaram de 118.995 para 578.859.

“Tirar a violência da invisibilidade é o primeiro passo para proteger crianças e adolescentes. Os avanços nos registros de casos mostram que havia milhares de meninas e meninos sofrendo diferentes tipos de violência, sem que o poder público soubesse e pudesse atuar. Com esses casos registrados, toda uma rede de proteção pode ser acionada”, explica Vanessa Wirth, chefe interina de proteção à criança do UNICEF no Brasil.

Sobre os dados

Os dados contidos nesse release têm como base fontes oficiais: Vacinação: Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI); Abandono Escolar: Censo Escolar da Educação Básica; SIPIA: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH).

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados. Desses 923 alcançaram todas as metas e foram certificados.

Para implementar o Selo UNICEF nas regiões Norte e Nordeste do País, o UNICEF conta com as parcerias estratégicas de B3 Social, Grupo Profarma, Instituto Claro, Itaú Social e RD Saúde, além de Vale e Fundação Vale como parceiros estratégicos para o território amazônico.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Qualificação profissional gera novas oportunidades no Pró-Moradia Leste I

Qualificação profissional gera novas oportunidades no Pró-Moradia Leste I

Cursos do Projeto de Trabalho Social ampliam acesso à formação, incentivam o empreendedorismo e fortalecem a geração de renda entre moradores do residencial, em Porto Velho.
L
Turista detalha ataque de tubarão em Fernando de Noronha

Turista detalha ataque de tubarão em Fernando de Noronha

A advogada Tayane Dalazen relatou o incidente sofrido durante mergulho no Porto de Santo Antônio e mostrou a evolução da cicatrização em entrevista nesta terça-feira.
L

Guia Detalhado: Como baixar musica do youtube e vídeos de forma simples e rápida

Ferramenta online permite baixar músicas e vídeos do YouTube e redes sociais de forma simples, rápida e sem instalação de programas
L
Filhos de Vladimir Herzog são reconhecidos como anistiados políticos

Filhos de Vladimir Herzog são reconhecidos como anistiados políticos

Ivo e André Herzog receberão indenização de R$ 100 mil cada e um pedido oficial de desculpas do Estado brasileiro após portaria publicada pelo Ministério dos Direitos Humanos.
L
Atualização da conta de energia pode ser feita online

Atualização da conta de energia pode ser feita online

Energisa orienta clientes a manterem dados atualizados pelos canais digitais para garantir comunicação eficiente, avisos de desligamentos e acesso facilitado aos serviços.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia institui política estadual de conscientização sobre a Síndrome de Tourette

Rondônia institui política estadual de conscientização sobre a Síndrome de Tourette

Nova lei sancionada pelo governador Marcos Rocha amplia a conscientização, incentiva diagnóstico precoce, combate o preconceito e fortalece a inclusão social no estado.
L
Lei em Rondônia endurece regras contra alimentos açucarados nas escolas

Lei em Rondônia endurece regras contra alimentos açucarados nas escolas

Nova legislação estadual proíbe alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar nas escolas públicas e privadas, incentivando refeições saudáveis e educação alimentar para crianças e adolescentes.
L
Inscrições na rede municipal de Porto Velho terminam quinta

Inscrições na rede municipal de Porto Velho terminam quinta

Chamada Escolar da Prefeitura de Porto Velho encerra o prazo para novos alunos nesta quinta-feira, e pais ou responsáveis devem garantir a vaga pela internet ou presencialmente.
L
Emprego em Rondônia: Governo Oferece 2.191 Vagas e 75 para Jovem Aprendiz

Emprego em Rondônia: Governo Oferece 2.191 Vagas e 75 para Jovem Aprendiz

Governo de Rondônia amplia oportunidades de trabalho por meio do Sine-RO, com 2.191 vagas de emprego e 75 para jovem aprendiz em diversos municípios do estado.
L
Rondônia Digital: Documentos Escolares Agora Podem Ser Solicitados Online

Rondônia Digital: Documentos Escolares Agora Podem Ser Solicitados Online

Alunos e ex-alunos da rede estadual de Rondônia podem solicitar históricos e certificados escolares pelo Portal do Cidadão, com praticidade e sem deslocamento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado têm até esta segunda-feira para contestar análise de formação acadêmica no portal oficial do governo federal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eyder Brasil presta contas do mandato em Porto Velho

Eyder Brasil presta contas do mandato em Porto Velho

Deputado estadual inicia ações presenciais na capital para dialogar com a população, apresentar resultados do primeiro ano e destacar investimentos em saúde e educação.
L
Lebrinha Destina R$ 350 Mil para Saúde em Seringueiras

Lebrinha Destina R$ 350 Mil para Saúde em Seringueiras

Investimento viabilizado pela deputada Gislaine Lebrinha garante consultas e procedimentos urológicos e vasculares, ampliando o acesso da população a atendimentos especializados no município.
L
RESENHA POLÍTICA - Léo Moraes e cenário político em RO: aniversários, pedágio e decisões estratégicas

RESENHA POLÍTICA – Léo Moraes e cenário político em RO: aniversários, pedágio e decisões estratégicas

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, marcou presença política ao abrir espaço para diálogo e integração durante seu aniversário, reunindo deputados, prefeitos e vereadores de diferentes espectros ideológicos, em um ato que reforçou sua popularidade e respeito junto à classe política local.
L
OAB RO reforça protagonismo feminino na posse da Defensoria Pública

OAB RO reforça protagonismo feminino na posse da Defensoria Pública

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) destacou a importância da presença feminina e do fortalecimento institucional durante a posse da nova defensora pública substituta, Dra. Valleria Lins Falcão de Carvalho, na capital rondoniense.
L
Coluna Espaço Aberto – Entre ungidos, improváveis e raposas: Rondônia esquenta a disputa pelo Senado

Coluna Espaço Aberto – Entre ungidos, improváveis e raposas: Rondônia esquenta a disputa pelo Senado

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
Publicidade

POLÍCIA

Câmera registra pai e filho feridos em grave acidente na Duque de Caxias

Câmera registra pai e filho feridos em grave acidente na Duque de Caxias

O choque ocorreu na manhã desta terça-feira no cruzamento com a Rua Miguel Chakian, no bairro Embratel, após as vítimas tentarem atravessar a via preferencial.
14
Polícia apreende drogas e munições em operação contra o tráfico em RO

Polícia apreende drogas e munições em operação contra o tráfico em RO

A ação resultou na apreensão de um adolescente e na descoberta de um depósito de entorpecentes após denúncias sobre a comercialização de drogas em praça pública no bairro São Pedro.
14
Jovem com mandado de prisão se apresenta espontaneamente à Justiça

Jovem com mandado de prisão se apresenta espontaneamente à Justiça

O rapaz procurou as autoridades por iniciativa própria para regularizar sua situação legal, percorrendo órgãos públicos até ser orientado sobre o cumprimento da pena em regime aberto.
10
Duas motocicletas são furtadas na madrugada em Governador Jorge Teixeira

Duas motocicletas são furtadas na madrugada em Governador Jorge Teixeira

Os crimes ocorreram em pontos distintos do município durante a madrugada desta segunda-feira e a polícia realiza buscas para localizar os veículos e identificar os autores.
12
Aeronave de ex-deputado é roubada por grupo armado em Machadinho

Aeronave de ex-deputado é roubada por grupo armado em Machadinho

Criminosos invadiram o local durante a madrugada desta segunda-feira e decolaram com o avião do ex-parlamentar Neodi Carlos seguindo em direção à região de Ji-Paraná.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: STORK TRANSPORTE E LOGISTICA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº  016.00188.003/2024-SUL
L

Requerimento da Licença Ambiental: R D B SOARES EMBALAGENS E FRIOS

Licença Ambiental de Pequeno Porte (LAPP)
L
Vacinação em Jaru terá horário estendido nesta terça

Vacinação em Jaru terá horário estendido nesta terça

Sala de vacinação do Centro de Saúde Marcelina Tereza funcionará até as 21h para atualização da caderneta e emissão do certificado exigido para matrícula escolar.
L
EUA investem em tecnologia contra drones para segurança da Copa do Mundo

EUA investem em tecnologia contra drones para segurança da Copa do Mundo

O governo norte-americano destinou 115 milhões de dólares para reforçar a proteção de estádios e fronteiras durante o torneio mundial e o aniversário de 250 anos do país.
L
Representantes da Dinamarca e Groenlândia se reúnem com cúpula dos EUA

Representantes da Dinamarca e Groenlândia se reúnem com cúpula dos EUA

O encontro com o vice-presidente JD Vance e o secretário Marco Rubio ocorre nesta quarta-feira em Washington para discutir as recentes declarações de Donald Trump sobre o controle da ilha.
L
Acne adulta cresce entre mulheres e exige cuidado contínuo

Acne adulta cresce entre mulheres e exige cuidado contínuo

Condição atinge principalmente mulheres entre 25 e 45 anos, tem causas multifatoriais e requer tratamento individualizado para evitar manchas e cicatrizes.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.