SEXTA-FEIRA, 06/02/2026
Publicidade

Em destaque

Léo, um fenômeno nas urnas, fez um pacto com o povão e duplicou sua votação em três semanas

Ela se manteve até que o último voto fosse contado. Foi uma vitória incrível de Léo Moraes.

Por Sérgio Pires

Publicado em 

Foi um show de votos, nas urnas. Nas cerca de 15 atualizações que os boletins do TSE/TRE apresentaram até o final da votação, antes das 17 horas, em nenhum momento houve qualquer risco de que o eleito pudesse ser alcançado. Na primeira urna computada, a diferença já era de cerca de 12 por cento. Ela se manteve até que o último voto fosse contado. Foi uma vitória incrível de Léo Moraes. Ele não só buscou os 47 mil votos a mais que Mariana o superou no primeiro turno, como ainda conquistou outros 30 mil, que acabou sendo a diferença, em números absolutos. Traduzindo: em três semanas, Moraes conquistou 77 mil votos a mais do que no primeiro turno. Um fenômeno.

Já com Mariana, mesmo com todo o poderio político, com o apoio de quase uma dezena e meia de partidos, de lideranças, de trabalho nas ruas de pelo menos 18 dos 23 vereadores eleitos pelo grupo dela (pelo menos cinco se bandearam para o lado de Léo, logo que terminou o primeiro turno) não deu certo. Mesmo bem votada (mais de 105 mil votos), ela teve perto de seis mil a menos do que no primeiro turno da disputa. Por quê? Não houve, na campanha dela, algum evento de monta que pudesse fazer com que o eleitor mudasse de lado em tão pouco tempo. Léo fez uma boa campanha, com um bom marketing, com discurso forte e boas ideias. Mariana também. Mas foi Léo quem tocou o coração de mais de 56 por cento dos 252 mil porto-velhenses que compareceram às urnas.

Sem dinheiro, sem estrutura, sem partidos aliados, Léo Moraes fez uma campanha de pé no chão, de sola de sapato, de ocupação de espaços na mídia, de discurso populista e popular, criticando a atual administração, aliada à Mariana e defendendo mudanças. Tinha apenas 50 formiguinhas, trabalhando para ele. Tinha poucos aliados, mas gente que trabalhou duro e ajudou a coordenar e manter a campanha, como Edgar do Boi, inimigo público do prefeito Hildon Chaves, de quem foi vice no primeiro mandato de Hildon; o empresário e ex-presidente da Assembleia, Noedi Oliveira e o empresário e ex-vereador Jaime Gazola. O ex-secretário de Agricultura de Porto Velho, Leonel Bertolin, teve também atuação importante, principalmente na busca de apoios e votos na zona rural.

O pequeno grupo envolvido diretamente na campanha ajudou muito, sem dúvida. Mas o que deu certo mesmo foi o pacto que Léo Moraes fez com o eleitor, com o povão, com a massa. E é essa gente que tira ou põe um Prefeito na sua cadeira.

O PODER TROCA DE MÃOS E TEM MUITA GENTE JÁ SALTANDO DE UM LADO PARA O OUTRO. É A POLÍTICA

E agora, José? O grande grupo político que apostou suas fichas em Mariana Carvalho, recheado de grandes lideranças, algumas delas muito boas de voto, como ficará agora? A tendência é que ele, caso não chegue a implodir totalmente, diminua significativamente de tamanho. Os comandantes dos partidos vão buscar alternativas de espaço e de alianças, com os olhos voltados para 2026. Os vereadores eleitos, todos os 23 da coligação de Mariana Carvalho, já começaram a buscar acordos com o futuro governo municipal. Até o final do domingo, quando os aliados de Léo Moraes ainda comemoravam a vitória pelas ruas da Capital, não só os cinco que trocaram de lado ainda em 6 de outubro, como pelo menos outros cinco, já estavam conversando com aliados do Prefeito eleito.

No Palácio do Relógio, o clima era de tristeza e derrota. No Palácio Rio Madeira/CPA, não havia tantos lamentos e se via, aqui e ali, até algumas comemorações muito reservadas. O poder está trocando de mãos e, com ele, muita gente que estava de um lado, está pronta para saltar para o outro. É assim a política.

A PARCELA DE HILDON E O FATO DE QUE, POR APENAS SEIS MIL VOTOS, MARIANA NÃO GANHOU NO PRIMEIRO TURNO

Não há dúvida de que o prefeito Hildon Chaves também perdeu a eleição do domingo. Aliado de primeira hora de Mariana Carvalho, era o sucesso da sua administração e a continuidade dela, o grande mote do discurso da candidata do União Brasil. No primeiro turno, por muito pouco Mariana não levou a eleição. Faltaram-lhe algo em torno de seis mil votos para isso. Quando se confirmou o segundo turno, a situação começou a se complicar.

Ficava aparente que a médica e ex-deputada federal atingira uma votação expressiva, mas que também poderia ter chegado ao seu limite eleitoral, com seus 111 mil votos. Léo, oposição, somara 64 mil. Mas para onde iriam os votos de Célio Lopes, Euma Tourinho, Benedito Alves, Ricardo Frota e Samuel Costa? Ora, por raciocínio lógico, iriam para a oposição, ao menos na imensa maioria. O eleitor destes candidatos, tinha dito, através do voto, que não estava ao lado da candidata da situação.

Some-se a isso o efeito surpreendente do apoio inesperado de muito mais gente à candidatura de Léo e se terá uma explicação, ao menos em parte, dos motivos da derrota do Prefeito e sua candidata.

FERNANDO MÁXIMO FOI UM DOS GRANDES VENCEDORES. AGORA, DEVE ANUNCIAR CANDIDATURA AO SENADO

Um dos grandes vencedores da eleição do domingo, não foi candidato e não teve um só voto. Mas sai fortalecido, pronto para anunciar, em breve, sua candidatura a uma das duas vagas ao Senado, em 2026. Trata-se do deputado federal Fernando Máximo, que se prepara para novos voos na política, depois de ter sido o parlamentar mais votado na última eleição à Câmara Federal, há dois anos. Máximo pretendia ser candidato à Prefeitura de Porto Velho. Seu nome estava à frente de várias pesquisas. Não se sabe ainda os motivos reais, mas se saberá no futuro, ele foi preterido pelo União Brasil, por Mariana Carvalho, que era então do Republicanos e ingressou no União para ser indicada a candidata pelas forças palacianas do governo estadual.

Fernando Máximo chegou à vida pública pelas mãos do governador Marcos Rocha, seu maior mentor na época. Foi secretário de saúde durante toda a pandemia e, graças ao seu trabalho e ao seu instinto midiático, alcançou 80 mil votos para a Câmara Federal. Certamente mudará de partido, quando der a janela e será o nome provavelmente do Podemos de Léo Moraes na disputa ao Senado. Por ironia, disputará uma das vagas contra Marcos Rocha, que o trouxe para a política.

MARIANA TEVE RECORDE DE VOTOS E NÃO SE PODE CREDITAR A ELA A DERROTA NA DISPUTA DO DOMINGO

Mariana Carvalho perdeu a eleição? Na verdade, a perda ocorreu por vários motivos, menos por ela. Foi uma candidata batalhadora, correta, abraçada por onde andava em sua cidade, festejada, distribuindo beijos, abraços, sorrisos e deixando claro sua enorme popularidade. O recorde de votação individual de um candidato à Prefeitura de Porto Velho, 111 mil votos, não foi de graça. Foi uma conquista pessoal.

A eleição foi perdida por um pacote de razões, que incluíram parcerias que o eleitor não gostou; decisões de marketing contestadas, como a de não participar dos debates do primeiro turno e nem da sabatina da SICTV (ela queria ir, mas seus marqueteiros a orientaram no sentido contrário); o exagero de lideranças ao seu lado, o que poderia indicar um fatiamento de uma futura administração e, por fim, um adversário duro e competente, tudo isso e mais um pouco, acabaram decretando a virada do segundo turno.

Mariana não perdeu. Ela saiu vitoriosa pela expressiva votação que fez, com um futuro sólido na política. Terá que curar as feridas, agora, realinhar projetos e definir parcerias novas. Competência, crédito e amor de milhares de porto-velhenses ela já tem. O futuro, agora, dependerá de suas novas escolhas.

GOVERNADOR HOMENAGEIA TODOS OS PARTICIPANTES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS E PARABENIZA OS ELEITOS

O governador Marcos Rocha saudou os eleitos e os participantes das eleições municipais. Destacou a disputa em Porto Velho, num texto e em vídeos divulgados nas redes sociais. Começou afirmando que “finalmente temos a decisão de quem serão todos os prefeitos e prefeitas de Rondônia. Quero parabenizar a todos os candidatos aos cargos majoritários e proporcionais do primeiro turno em todos os municípios do nosso Estado. No domingo, foi a vez da população de Porto Velho decidir no segundo turno quem assumiria a Prefeitura da Capital. Também parabenizo a todos os rondonienses que foram às urnas para escolher seus candidatos, seja qual tenha sido: Mariana Carvalho ou Léo Moraes”.

Sobre a eleição de Léo Moraes, Marcos Rocha destacou sua eleição e lembrou do período em que ele foi diretor geral do Detran. “Como Governador do Estado, quero parabenizá-lo e desejar que ele faça um trabalho voltado para o desenvolvimento da nossa população, sabendo que pode contar com meu apoio. Confiei ao Léo Moraes o Detran de Rondônia até que ele decidiu ser candidato a Prefeito. Naquele local conheci sua dedicação”.

ROCHA DESTACA VOTAÇÃO DE MARIANA E O RECONHECIMENTO DA POPULAÇÃO A LÉO MORAES

Rocha prosseguiu: “desde 2020, quando reorganizei as finanças do Estado, invisto muitos recursos nos municípios, dentro das condições e das Leis, em todas as áreas: assistência social, asfalto, educação, iluminação, praças e demais necessidades. E tudo isso fiz independentemente dos partidos das Prefeitas e Prefeitos, pois penso primordialmente nas pessoas e por isso sou conhecido como o Governador municipalista. Vou continuar atuando para contribuir com o desenvolvimento dos nossos municípios e com a qualidade de vida das pessoas que vivem no nosso Estado”.

Sublinhou ainda: “mais uma vez parabéns a todos os eleitos e que a democracia seja o pilar de uma sociedade em constante desenvolvimento. Mais uma vez parabéns à Mariana Carvalho pelos milhares de eleitores que te confiaram seus votos. Parabéns pela firme campanha. Parabéns a Léo Moraes pela vitória na eleição de Porto Velho. Parabéns pelo reconhecimento de que Deus e a população te deram essa oportunidade. Eu sempre falo para todos que Deus é tudo em nossas vidas”.

LÉO JÁ CONFIRMOU PELO MENOS DOIS NOMES NA EQUIPE DE TRANSIÇÃO, QUE COMEÇA EM MENOS DE 20 DIAS

O prefeito Hildon Chaves foi elegante, destacou que a eleição já é passado e que agora, com o novo Prefeito eleito, é pensar com prioridade em Porto Velho, ao anunciar que o governo de transição começa, em no máximo, 20 dias. Léo Moraes ainda não falou em todos os nomes, em relação aos que vão compor aqueles que vão liderar a transição, mas confirmou pelo menos dois deles: o do empresário e ex-vereador Jaime Gazola e do advogado Nelson Canedo. Nelson Canedo, aliás, venceu todas as ações que apresentou à Justiça, retirando do ar textos agressivos e Fake News contra Léo Moraes, na reta final da eleição. Já Gazola foi parceiro de primeira hora e, pode-se supor, que ele estará também na equipe de governo. Outros membros do grupo serão anunciados nos próximos dias.

O prefeito Hildon Chaves destacou que a transição será pacífica e que todas as portas da Prefeitura e informações da administração municipal serão liberadas, dentro do que solicitar a equipe de Léo Moraes. O eleito, aliás, ontem ao meio-dia, participou do programa Câmara Mais, na SICTV. Lamentou os muitos ataques que sofreu na campanha, mas finalizou com elegância, cumprimentando a sua adversária, Mariana Carvalho, desejando sucesso a ela e destacou: “Mariana ama Porto Velho”!

PERGUNTINHA

O que você achou do Centrão, via PSD, ter se tornado um dos partidos mais fortes do país, elegendo mais prefeitos nas grandes e médias cidades; com o PL de Bolsonaro em segundo e o PT ter perdido o comando da grande maioria dos municípios brasileiros?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bloco da Segurança entra em ação e Crea-RO fiscaliza trios elétricos para o Carnaval

Bloco da Segurança entra em ação e Crea-RO fiscaliza trios elétricos para o Carnaval

Além da análise documental, os agentes avaliam as condições gerais das estruturas, orientam os responsáveis técnicos
L
Justiça determina que ex-goleiro Bruno se apresente para manter liberdade

Justiça determina que ex-goleiro Bruno se apresente para manter liberdade

A Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro deu prazo de cinco dias para que o ex-goleiro Bruno Fernandes compareça ao Conselho Penitenciário e regularize sua situação no livramento condicional, sob risco de nova prisão.
L
Presidente da OAB Rondônia defende visão de longo prazo na abertura de 2026

Presidente da OAB Rondônia defende visão de longo prazo na abertura de 2026

Durante a 500ª sessão do Conselho Seccional, Márcio Nogueira destacou o papel estratégico da advocacia, a responsabilidade institucional e decisões voltadas ao futuro da Justiça em Rondônia.
L
Condições inadequadas nas paradas de ônibus e ausência de terminais levam usuários a cobrar ações da Prefeitura de Porto Velho

Condições inadequadas nas paradas de ônibus e ausência de terminais levam usuários a cobrar ações da Prefeitura de Porto Velho

“Que houvesse manutenção frequente, como limpeza e reparos. Há pontos em que não temos sequer onde sentar”, reivindica uma usuária.
L
Aeroporto de Porto Velho registra crescimento histórico em 2025

Aeroporto de Porto Velho registra crescimento histórico em 2025

Com alta de 28% no número de passageiros e aumento de voos comerciais, terminal reforça conectividade aérea, impulsiona economia regional e amplia integração da Amazônia ao país.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça: Antônio Lemos Régis

Educação, tecnologia e sustentabilidade são os temas em destaque nesta conversa imperdível, hoje à tarde.
L

Povoado Nerd: Takashi Kadowaki da Costa é o jovem talento da vez

O resultado veio rápido, com bons desempenhos em torneios locais e conquistas frequentes em sua categoria.
L

Bora Ali: Iury Carvalho conta como surgiram as expedições de aventura em Rondônia

O roteiro também passou por Vila Bela da Santíssima Trindade, por Machadinho do Oeste com expedições de rafting e boia cross.
L
SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

Ministério da Saúde começa transição da insulina humana para glargina em quatro estados, beneficiando crianças, adolescentes e idosos com diabetes, com previsão de expansão nacional.
L
PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

Universidade Federal de Rondônia exige manifestação de interesse para cursos do 1º semestre como etapa eliminatória do PS UNIR 2026 antes das matrículas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Presidente afirma que Ministério da Segurança será criado após aprovação da PEC e terá orçamento próprio para combater crime organizado e fortalecer polícias.
L
Alckmin elogia suspensão de penduricalhos por Flávio Dino

Alckmin elogia suspensão de penduricalhos por Flávio Dino

Vice-presidente destaca medida do STF como importante para o país e critica uso de recursos públicos para benefícios acima do teto salarial.
L
Lula reforça combate à desinformação e anuncia investimentos no SUS

Lula reforça combate à desinformação e anuncia investimentos no SUS

Em Salvador, presidente alerta sobre fakenews e detalha aquisição de veículos e equipamentos que ampliam atendimento no Sistema Único de Saúde.
L
Ramagem presta depoimento por videoconferência ao STF nos EUA

Ramagem presta depoimento por videoconferência ao STF nos EUA

Ex-deputado e ex-diretor da Abin reafirma inocência e nega uso ilegal da agência para monitorar adversários de Bolsonaro durante ação penal.
L
STF define que caixa dois pode configurar improbidade administrativa

STF define que caixa dois pode configurar improbidade administrativa

Supremo Tribunal Federal forma maioria para punir políticos por uso de recursos não contabilizados, permitindo responsabilização cível e eleitoral simultânea.
L
Publicidade

POLÍCIA

Assalto é registrado em vídeo na zona sul de Porto Velho

Assalto é registrado em vídeo na zona sul de Porto Velho

Dois criminosos rendem vítimas em frente a residência, roubam celulares, joias e veículos e fazem disparo para o alto, segundo moradores.
12
PRF prende dois homens com mandados de prisão em Rondônia

PRF prende dois homens com mandados de prisão em Rondônia

Polícia Rodoviária Federal realiza abordagens na BR-364 e detém suspeitos por pensão alimentícia, roubo, receptação e uso de documento falso.
10
Policial do Batalhão de Choque prende suspeito após roubo em Porto Velho

Policial do Batalhão de Choque prende suspeito após roubo em Porto Velho

Homem de 31 anos foi detido em flagrante após abordar funcionária da Havan e ameaçar populares com arma caseira; ação rápida evitou fuga do suspeito.
14
Traficante é preso e mulher é flagrada com tornozeleira eletrônica rompida

Traficante é preso e mulher é flagrada com tornozeleira eletrônica rompida

Polícia Militar do 5º BPM apreende drogas, balança de precisão e diversos objetos após denúncia
10
Polícia prende foragido conhecido como “Gago” na zona Leste

Polícia prende foragido conhecido como “Gago” na zona Leste

Foragido foi preso pela equipe do sargento Machado durante ação policial no bairro Ulisses Guimarães
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alga marinha ajuda agricultores a enfrentar seca e chuvas irregulares

Alga marinha ajuda agricultores a enfrentar seca e chuvas irregulares

Bioestimulantes à base da alga Ascophyllum nodosum fortalecem plantas, preservam produtividade e promovem agricultura sustentável no Brasil.
L
Tilápia produzida de forma sustentável fortalece segurança alimentar no Brasil

Tilápia produzida de forma sustentável fortalece segurança alimentar no Brasil

Peixe de cultivo rápido e nutritivo se consolida como aliado da alimentação saudável e da aquicultura responsável no país.
L
Casa Branca apaga vídeo racista associado a Donald Trump

Casa Branca apaga vídeo racista associado a Donald Trump

Conteúdo com representação ofensiva de Barack e Michelle Obama gerou críticas dentro e fora dos EUA, e governo afirmou que postagem foi feita por erro de um funcionário.
L
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promove capacitação em Escuta Especializada para servidores da educação municipal e estadual

SEMDES promove capacitação em Escuta Especializada para servidores da educação municipal e estadual

Na formação do dia 06, aplicada aos servidores estaduais, a equipe do CREAS contou com auxílio do promotor de justiça Dr. Roosevelt Queiroz Júnior, que esclareceu dúvidas e orientou os participantes.
L
Programa Carnaval Seguro fortalece rede de proteção durante o período carnavalesco em Porto Velho

Programa Carnaval Seguro fortalece rede de proteção durante o período carnavalesco em Porto Velho

Iniciativa inédita integra assistência social, saúde, segurança pública e sistema de justiça para prevenir e enfrentar violências no Carnaval.
L
Quatro blocos desfilam em Porto Velho neste fim de semana do Carnaval 2026

Quatro blocos desfilam em Porto Velho neste fim de semana do Carnaval 2026

Prefeitura divulga horários e percursos dos blocos Areal Folia, Pirarucu do Madeira, Até Que a Noite Vire Dia e Furacão da Sul.
L
TCE-RO inova com tecnologia inédita para medir resultados e ampliar impactos sociais

TCE-RO inova com tecnologia inédita para medir resultados e ampliar impactos sociais

Tribunal de Contas de Rondônia implanta modelo CHAP e matriz M-RAIG para fortalecer governança, transparência e efetividade das ações públicas.
L
Carnaval 2026: Ecoturismo em Porto Velho impulsiona negócios locais

Carnaval 2026: Ecoturismo em Porto Velho impulsiona negócios locais

Feriado na capital de Rondônia atrai turistas para experiências na natureza, observação de aves e roteiros sustentáveis, com apoio do Sebrae.
L
Servidores da Semias passam por capacitação no Sistema Eletrônico de Informações

Servidores da Semias passam por capacitação no Sistema Eletrônico de Informações

Curso em parceria com a Polícia Civil qualifica servidores para uso do SEI e fortalece a modernização administrativa da Prefeitura.
L
Anater lança edital para regularizar áreas da agricultura familiar na Amazônia

Anater lança edital para regularizar áreas da agricultura familiar na Amazônia

Projeto do Governo do Brasil prevê regularização fundiária e ambiental, assistência técnica e apoio à produção para 7,3 mil famílias em cinco estados da Amazônia Legal.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.