SEXTA-FEIRA, 28/11/2025

Em destaque

Léo, um fenômeno nas urnas, fez um pacto com o povão e duplicou sua votação em três semanas

Ela se manteve até que o último voto fosse contado. Foi uma vitória incrível de Léo Moraes.

Por Sérgio Pires

Publicado em 

Foi um show de votos, nas urnas. Nas cerca de 15 atualizações que os boletins do TSE/TRE apresentaram até o final da votação, antes das 17 horas, em nenhum momento houve qualquer risco de que o eleito pudesse ser alcançado. Na primeira urna computada, a diferença já era de cerca de 12 por cento. Ela se manteve até que o último voto fosse contado. Foi uma vitória incrível de Léo Moraes. Ele não só buscou os 47 mil votos a mais que Mariana o superou no primeiro turno, como ainda conquistou outros 30 mil, que acabou sendo a diferença, em números absolutos. Traduzindo: em três semanas, Moraes conquistou 77 mil votos a mais do que no primeiro turno. Um fenômeno.

Já com Mariana, mesmo com todo o poderio político, com o apoio de quase uma dezena e meia de partidos, de lideranças, de trabalho nas ruas de pelo menos 18 dos 23 vereadores eleitos pelo grupo dela (pelo menos cinco se bandearam para o lado de Léo, logo que terminou o primeiro turno) não deu certo. Mesmo bem votada (mais de 105 mil votos), ela teve perto de seis mil a menos do que no primeiro turno da disputa. Por quê? Não houve, na campanha dela, algum evento de monta que pudesse fazer com que o eleitor mudasse de lado em tão pouco tempo. Léo fez uma boa campanha, com um bom marketing, com discurso forte e boas ideias. Mariana também. Mas foi Léo quem tocou o coração de mais de 56 por cento dos 252 mil porto-velhenses que compareceram às urnas.

Sem dinheiro, sem estrutura, sem partidos aliados, Léo Moraes fez uma campanha de pé no chão, de sola de sapato, de ocupação de espaços na mídia, de discurso populista e popular, criticando a atual administração, aliada à Mariana e defendendo mudanças. Tinha apenas 50 formiguinhas, trabalhando para ele. Tinha poucos aliados, mas gente que trabalhou duro e ajudou a coordenar e manter a campanha, como Edgar do Boi, inimigo público do prefeito Hildon Chaves, de quem foi vice no primeiro mandato de Hildon; o empresário e ex-presidente da Assembleia, Noedi Oliveira e o empresário e ex-vereador Jaime Gazola. O ex-secretário de Agricultura de Porto Velho, Leonel Bertolin, teve também atuação importante, principalmente na busca de apoios e votos na zona rural.

O pequeno grupo envolvido diretamente na campanha ajudou muito, sem dúvida. Mas o que deu certo mesmo foi o pacto que Léo Moraes fez com o eleitor, com o povão, com a massa. E é essa gente que tira ou põe um Prefeito na sua cadeira.

O PODER TROCA DE MÃOS E TEM MUITA GENTE JÁ SALTANDO DE UM LADO PARA O OUTRO. É A POLÍTICA

E agora, José? O grande grupo político que apostou suas fichas em Mariana Carvalho, recheado de grandes lideranças, algumas delas muito boas de voto, como ficará agora? A tendência é que ele, caso não chegue a implodir totalmente, diminua significativamente de tamanho. Os comandantes dos partidos vão buscar alternativas de espaço e de alianças, com os olhos voltados para 2026. Os vereadores eleitos, todos os 23 da coligação de Mariana Carvalho, já começaram a buscar acordos com o futuro governo municipal. Até o final do domingo, quando os aliados de Léo Moraes ainda comemoravam a vitória pelas ruas da Capital, não só os cinco que trocaram de lado ainda em 6 de outubro, como pelo menos outros cinco, já estavam conversando com aliados do Prefeito eleito.

No Palácio do Relógio, o clima era de tristeza e derrota. No Palácio Rio Madeira/CPA, não havia tantos lamentos e se via, aqui e ali, até algumas comemorações muito reservadas. O poder está trocando de mãos e, com ele, muita gente que estava de um lado, está pronta para saltar para o outro. É assim a política.

A PARCELA DE HILDON E O FATO DE QUE, POR APENAS SEIS MIL VOTOS, MARIANA NÃO GANHOU NO PRIMEIRO TURNO

Não há dúvida de que o prefeito Hildon Chaves também perdeu a eleição do domingo. Aliado de primeira hora de Mariana Carvalho, era o sucesso da sua administração e a continuidade dela, o grande mote do discurso da candidata do União Brasil. No primeiro turno, por muito pouco Mariana não levou a eleição. Faltaram-lhe algo em torno de seis mil votos para isso. Quando se confirmou o segundo turno, a situação começou a se complicar.

Ficava aparente que a médica e ex-deputada federal atingira uma votação expressiva, mas que também poderia ter chegado ao seu limite eleitoral, com seus 111 mil votos. Léo, oposição, somara 64 mil. Mas para onde iriam os votos de Célio Lopes, Euma Tourinho, Benedito Alves, Ricardo Frota e Samuel Costa? Ora, por raciocínio lógico, iriam para a oposição, ao menos na imensa maioria. O eleitor destes candidatos, tinha dito, através do voto, que não estava ao lado da candidata da situação.

Some-se a isso o efeito surpreendente do apoio inesperado de muito mais gente à candidatura de Léo e se terá uma explicação, ao menos em parte, dos motivos da derrota do Prefeito e sua candidata.

FERNANDO MÁXIMO FOI UM DOS GRANDES VENCEDORES. AGORA, DEVE ANUNCIAR CANDIDATURA AO SENADO

Um dos grandes vencedores da eleição do domingo, não foi candidato e não teve um só voto. Mas sai fortalecido, pronto para anunciar, em breve, sua candidatura a uma das duas vagas ao Senado, em 2026. Trata-se do deputado federal Fernando Máximo, que se prepara para novos voos na política, depois de ter sido o parlamentar mais votado na última eleição à Câmara Federal, há dois anos. Máximo pretendia ser candidato à Prefeitura de Porto Velho. Seu nome estava à frente de várias pesquisas. Não se sabe ainda os motivos reais, mas se saberá no futuro, ele foi preterido pelo União Brasil, por Mariana Carvalho, que era então do Republicanos e ingressou no União para ser indicada a candidata pelas forças palacianas do governo estadual.

Fernando Máximo chegou à vida pública pelas mãos do governador Marcos Rocha, seu maior mentor na época. Foi secretário de saúde durante toda a pandemia e, graças ao seu trabalho e ao seu instinto midiático, alcançou 80 mil votos para a Câmara Federal. Certamente mudará de partido, quando der a janela e será o nome provavelmente do Podemos de Léo Moraes na disputa ao Senado. Por ironia, disputará uma das vagas contra Marcos Rocha, que o trouxe para a política.

MARIANA TEVE RECORDE DE VOTOS E NÃO SE PODE CREDITAR A ELA A DERROTA NA DISPUTA DO DOMINGO

Mariana Carvalho perdeu a eleição? Na verdade, a perda ocorreu por vários motivos, menos por ela. Foi uma candidata batalhadora, correta, abraçada por onde andava em sua cidade, festejada, distribuindo beijos, abraços, sorrisos e deixando claro sua enorme popularidade. O recorde de votação individual de um candidato à Prefeitura de Porto Velho, 111 mil votos, não foi de graça. Foi uma conquista pessoal.

A eleição foi perdida por um pacote de razões, que incluíram parcerias que o eleitor não gostou; decisões de marketing contestadas, como a de não participar dos debates do primeiro turno e nem da sabatina da SICTV (ela queria ir, mas seus marqueteiros a orientaram no sentido contrário); o exagero de lideranças ao seu lado, o que poderia indicar um fatiamento de uma futura administração e, por fim, um adversário duro e competente, tudo isso e mais um pouco, acabaram decretando a virada do segundo turno.

Mariana não perdeu. Ela saiu vitoriosa pela expressiva votação que fez, com um futuro sólido na política. Terá que curar as feridas, agora, realinhar projetos e definir parcerias novas. Competência, crédito e amor de milhares de porto-velhenses ela já tem. O futuro, agora, dependerá de suas novas escolhas.

GOVERNADOR HOMENAGEIA TODOS OS PARTICIPANTES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS E PARABENIZA OS ELEITOS

O governador Marcos Rocha saudou os eleitos e os participantes das eleições municipais. Destacou a disputa em Porto Velho, num texto e em vídeos divulgados nas redes sociais. Começou afirmando que “finalmente temos a decisão de quem serão todos os prefeitos e prefeitas de Rondônia. Quero parabenizar a todos os candidatos aos cargos majoritários e proporcionais do primeiro turno em todos os municípios do nosso Estado. No domingo, foi a vez da população de Porto Velho decidir no segundo turno quem assumiria a Prefeitura da Capital. Também parabenizo a todos os rondonienses que foram às urnas para escolher seus candidatos, seja qual tenha sido: Mariana Carvalho ou Léo Moraes”.

Sobre a eleição de Léo Moraes, Marcos Rocha destacou sua eleição e lembrou do período em que ele foi diretor geral do Detran. “Como Governador do Estado, quero parabenizá-lo e desejar que ele faça um trabalho voltado para o desenvolvimento da nossa população, sabendo que pode contar com meu apoio. Confiei ao Léo Moraes o Detran de Rondônia até que ele decidiu ser candidato a Prefeito. Naquele local conheci sua dedicação”.

ROCHA DESTACA VOTAÇÃO DE MARIANA E O RECONHECIMENTO DA POPULAÇÃO A LÉO MORAES

Rocha prosseguiu: “desde 2020, quando reorganizei as finanças do Estado, invisto muitos recursos nos municípios, dentro das condições e das Leis, em todas as áreas: assistência social, asfalto, educação, iluminação, praças e demais necessidades. E tudo isso fiz independentemente dos partidos das Prefeitas e Prefeitos, pois penso primordialmente nas pessoas e por isso sou conhecido como o Governador municipalista. Vou continuar atuando para contribuir com o desenvolvimento dos nossos municípios e com a qualidade de vida das pessoas que vivem no nosso Estado”.

Sublinhou ainda: “mais uma vez parabéns a todos os eleitos e que a democracia seja o pilar de uma sociedade em constante desenvolvimento. Mais uma vez parabéns à Mariana Carvalho pelos milhares de eleitores que te confiaram seus votos. Parabéns pela firme campanha. Parabéns a Léo Moraes pela vitória na eleição de Porto Velho. Parabéns pelo reconhecimento de que Deus e a população te deram essa oportunidade. Eu sempre falo para todos que Deus é tudo em nossas vidas”.

LÉO JÁ CONFIRMOU PELO MENOS DOIS NOMES NA EQUIPE DE TRANSIÇÃO, QUE COMEÇA EM MENOS DE 20 DIAS

O prefeito Hildon Chaves foi elegante, destacou que a eleição já é passado e que agora, com o novo Prefeito eleito, é pensar com prioridade em Porto Velho, ao anunciar que o governo de transição começa, em no máximo, 20 dias. Léo Moraes ainda não falou em todos os nomes, em relação aos que vão compor aqueles que vão liderar a transição, mas confirmou pelo menos dois deles: o do empresário e ex-vereador Jaime Gazola e do advogado Nelson Canedo. Nelson Canedo, aliás, venceu todas as ações que apresentou à Justiça, retirando do ar textos agressivos e Fake News contra Léo Moraes, na reta final da eleição. Já Gazola foi parceiro de primeira hora e, pode-se supor, que ele estará também na equipe de governo. Outros membros do grupo serão anunciados nos próximos dias.

O prefeito Hildon Chaves destacou que a transição será pacífica e que todas as portas da Prefeitura e informações da administração municipal serão liberadas, dentro do que solicitar a equipe de Léo Moraes. O eleito, aliás, ontem ao meio-dia, participou do programa Câmara Mais, na SICTV. Lamentou os muitos ataques que sofreu na campanha, mas finalizou com elegância, cumprimentando a sua adversária, Mariana Carvalho, desejando sucesso a ela e destacou: “Mariana ama Porto Velho”!

PERGUNTINHA

O que você achou do Centrão, via PSD, ter se tornado um dos partidos mais fortes do país, elegendo mais prefeitos nas grandes e médias cidades; com o PL de Bolsonaro em segundo e o PT ter perdido o comando da grande maioria dos municípios brasileiros?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura reforça ações após nova subtração de cabos na Avenida Rio de Janeiro

Prefeitura reforça ações após nova subtração de cabos na Avenida Rio de Janeiro

Trecho já teve 1.600 metros de fiação furtados em quatro ocorrências somente em 2025.
L
Mega-Sena acumulada prêmio principal chega a R$ 27 milhões

Mega-Sena acumulada prêmio principal chega a R$ 27 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.944 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (27); o prêmio acumulou e está estimado em R$ 27 milhões para o próximo sorteio, no sábado (29).
L

Conta de luz gratuita torna-se direito para idosos e famílias de baixa renda: veja como conseguir

Benefício da nova Tarifa Social de Energia Elétrica garante desconto total para quem preencher os critérios.
L

Peças perdidas de Bach são apresentadas pela primeira vez em 300 anos, em Leipzig

Duas peças perdidas de Bach, dadas como desaparecidas por mais de três séculos, voltaram a ser tocadas na Igreja de St. Thomas, na Alemanha.
L

Atendimento jurídico gratuito: Afya Ji-Paraná promove ação neste sábado (29)

Curso de Direito da Afya Ji-Paraná oferece atendimento jurídico gratuito à comunidade em áreas como família, consumidor e previdenciário.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Balas artesanais de coco ganham versões especiais na Agrotec

Balas artesanais de coco ganham versões especiais na Agrotec

Produto artesanal com café robusta atrai público nafeira.
L
Guia para registro de marcas é pré-lançado na Agrotec

Guia para registro de marcas é pré-lançado na Agrotec

Manual promete orientar pequenos produtores sobre registro de marcas.
L
Café indígena premiado ganha destaque na Agrotec 2025

Café indígena premiado ganha destaque na Agrotec 2025

Produção familiar de Alto Paraíso apresenta robusta amazônico de qualidade.
L
Especialista cobra união de dados para fortalecer piscicultura

Especialista cobra união de dados para fortalecer piscicultura

Engenheira defende integração de informações para organizar o setor em Rondônia.
L
torresminho-de-coco-ganha-destaque-natural-na-agrotec-2025

Torresminho de coco ganha destaque natural na Agrotec 2025

Produto artesanal é aposta de produtor de Rondônia na feira agropecuária.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou 3.910 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1).
L
Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Órgão amplia oferta de vagas de emprego em Porto Velho e reforça serviços de orientação e preparação profissional
L
Publicidade

POLÍTICA

Cristiane Lopes prioriza aposentadoria integral de ACS e ACE na Câmara

Cristiane Lopes prioriza aposentadoria integral de ACS e ACE na Câmara

Deputada afirma que proposta aprovada no Senado terá tramitação acelerada na Casa.
L
Governo quer regulamentar mercado de carbono até fim de 2026

Governo quer regulamentar mercado de carbono até fim de 2026

Força-tarefa do Ministério da Fazenda trabalha para publicar todas as normas infralegais até dezembro de 2026, estruturando o mercado de carbono no Brasil com potencial de alavancar o crescimento da economia.
L
Moraes autoriza visitas a generais Heleno e Nogueira na prisão

Moraes autoriza visitas a generais Heleno e Nogueira na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou nesta quinta-feira (27) que os generais Augusto Heleno e Paulo Sergio Nogueira, condenados na trama golpista, recebam visitas de familiares na prisão no Comando Militar do Planalto.
L
Zanin libera para julgamento ação que acusa deputados do PL

Zanin libera para julgamento ação que acusa deputados do PL

O ministro Cristiano Zanin, do STF, liberou para julgamento a ação penal na qual dois deputados federais e um suplente do PL são acusados de corrupção no PL e organização criminosa por cobrarem propina para emendas.
L
PL suspende atividades e salário de Jair Bolsonaro

PL suspende atividades e salário de Jair Bolsonaro

O Partido Liberal divulgou nesta quinta-feira (27) a suspensão das funções partidárias e da remuneração do ex-presidente Jair Bolsonaro, cumprindo a lei em decorrência de sua condenação e suspensão dos direitos políticos.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de assassinato a golpes de facão é preso em Porto Velho

Suspeito de assassinato a golpes de facão é preso em Porto Velho

Homem foi detido durante oitiva na Delegacia da Mulher; crime ocorreu no bairro Cohab.
16
FICCO/RO deflagra Operação Territorium contra facção criminosa em conjunto habitacional de Porto Velho

FICCO/RO deflagra Operação Territorium contra facção criminosa em conjunto habitacional de Porto Velho

Ação integrada mira grupo responsável pela expulsão de moradores e imposição de domínio territorial em condomínio na zona leste da capital
12
PF deflagra operação em combate ao crime de promoção de migração ilegal

PF deflagra operação em combate ao crime de promoção de migração ilegal

Sete mandados de busca e apreensão são cumpridos em Rondônia, Minas Gerais e Bahia
10
Polícia Civil cumpre mandado de prisão em Rondônia contra condenado

Polícia Civil cumpre mandado de prisão em Rondônia contra condenado

Ordem judicial definitiva expedida pela Vara de Crimes Contra Crianças e Adolescentes de Rondônia foi cumprida contra V. A. S., de 62 anos, dando início ao cumprimento da pena em regime fechado.
14
Mulher presa por tráfico em Porto Velho após denúncia de vizinhos

Mulher presa por tráfico em Porto Velho após denúncia de vizinhos

Cheiro de maconha vindo de apartamento no Residencial Morar Melhor levou à prisão de uma mulher por tráfico de drogas em Porto Velho, na zona sul da capital rondoniense.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hyundai KONA Híbrido está mais seguro, amplo e conectado na linha 2026

Hyundai KONA Híbrido está mais seguro, amplo e conectado na linha 2026

Modelo chega com duas versões e design global com assinatura luminosa contínua
L
Brasil alcança 168 mil vendas de carros elétricos em 2025

Brasil alcança 168 mil vendas de carros elétricos em 2025

País fortalece liderança regional e amplia mercado de veículos eletrificados.
L
Ação leva serviços gratuitos de saúde à população em Ji-Paraná

Ação leva serviços gratuitos de saúde à população em Ji-Paraná

Projeto Saúde Mais Perto leva prevenção e atendimentos essenciais.
L

Requerimento de Renovação da Licença de Extração: CERAMICA BRASIL LTDA

Licença de Extração nº 016.00026.006/2025-SUL
L

Requerimento da Licença e Outorga: CASTILHO ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS S.A.

Licença Prévia L.P., Licença de Instalação L.I. e Licença de Operação L.O. – OUTORGA de uso recursos hídricos
L
CMN amplia limite de crédito de entes públicos em R$ 3,1 bilhões

CMN amplia limite de crédito de entes públicos em R$ 3,1 bilhões

Conselho Monetário Nacional aumenta limite de crédito CMN para 2025, beneficiando estados, municípios e investimentos do Novo PAC com recursos remanejados.
L
Justiça peruana condena Pedro Castillo a mais de 11 anos de prisão

Justiça peruana condena Pedro Castillo a mais de 11 anos de prisão

O ex-presidente de esquerda Pedro Castillo foi condenado a 11 anos e meio de prisão por rebelião e conspiração, após ter tentado fechar o Congresso e assumir amplos poderes no final de 2022, no Peru.
L
Receita paga lote da malha fina de novembro

Receita paga lote da malha fina de novembro

Cerca de 214 mil contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco vão receber R$ 494,09 milhões no lote de restituição Imposto de Renda pago nesta sexta-feira (28), que inclui valores residuais de anos anteriores.
L
Caixa conclui hoje pagamento Bolsa Família de novembro

Caixa conclui hoje pagamento Bolsa Família de novembro

Beneficiários com NIS de final zero recebem nesta sexta-feira (28) a última parcela do pagamento Bolsa Família de novembro, que alcançou 18,65 milhões de famílias com valor médio de R$ 683,28.
L
Porto Velho projeta futuro tecnológico no agro na Agrotec 2025

Porto Velho projeta futuro tecnológico no agro na Agrotec 2025

Prefeito Leo Moraes destaca inovação e integração com o Acre durante evento.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.