DOMINGO, 16/11/2025

Em destaque

Léo, um fenômeno nas urnas, fez um pacto com o povão e duplicou sua votação em três semanas

Ela se manteve até que o último voto fosse contado. Foi uma vitória incrível de Léo Moraes.

Por Sérgio Pires

Publicado em 

Foi um show de votos, nas urnas. Nas cerca de 15 atualizações que os boletins do TSE/TRE apresentaram até o final da votação, antes das 17 horas, em nenhum momento houve qualquer risco de que o eleito pudesse ser alcançado. Na primeira urna computada, a diferença já era de cerca de 12 por cento. Ela se manteve até que o último voto fosse contado. Foi uma vitória incrível de Léo Moraes. Ele não só buscou os 47 mil votos a mais que Mariana o superou no primeiro turno, como ainda conquistou outros 30 mil, que acabou sendo a diferença, em números absolutos. Traduzindo: em três semanas, Moraes conquistou 77 mil votos a mais do que no primeiro turno. Um fenômeno.

Já com Mariana, mesmo com todo o poderio político, com o apoio de quase uma dezena e meia de partidos, de lideranças, de trabalho nas ruas de pelo menos 18 dos 23 vereadores eleitos pelo grupo dela (pelo menos cinco se bandearam para o lado de Léo, logo que terminou o primeiro turno) não deu certo. Mesmo bem votada (mais de 105 mil votos), ela teve perto de seis mil a menos do que no primeiro turno da disputa. Por quê? Não houve, na campanha dela, algum evento de monta que pudesse fazer com que o eleitor mudasse de lado em tão pouco tempo. Léo fez uma boa campanha, com um bom marketing, com discurso forte e boas ideias. Mariana também. Mas foi Léo quem tocou o coração de mais de 56 por cento dos 252 mil porto-velhenses que compareceram às urnas.

Sem dinheiro, sem estrutura, sem partidos aliados, Léo Moraes fez uma campanha de pé no chão, de sola de sapato, de ocupação de espaços na mídia, de discurso populista e popular, criticando a atual administração, aliada à Mariana e defendendo mudanças. Tinha apenas 50 formiguinhas, trabalhando para ele. Tinha poucos aliados, mas gente que trabalhou duro e ajudou a coordenar e manter a campanha, como Edgar do Boi, inimigo público do prefeito Hildon Chaves, de quem foi vice no primeiro mandato de Hildon; o empresário e ex-presidente da Assembleia, Noedi Oliveira e o empresário e ex-vereador Jaime Gazola. O ex-secretário de Agricultura de Porto Velho, Leonel Bertolin, teve também atuação importante, principalmente na busca de apoios e votos na zona rural.

O pequeno grupo envolvido diretamente na campanha ajudou muito, sem dúvida. Mas o que deu certo mesmo foi o pacto que Léo Moraes fez com o eleitor, com o povão, com a massa. E é essa gente que tira ou põe um Prefeito na sua cadeira.

O PODER TROCA DE MÃOS E TEM MUITA GENTE JÁ SALTANDO DE UM LADO PARA O OUTRO. É A POLÍTICA

E agora, José? O grande grupo político que apostou suas fichas em Mariana Carvalho, recheado de grandes lideranças, algumas delas muito boas de voto, como ficará agora? A tendência é que ele, caso não chegue a implodir totalmente, diminua significativamente de tamanho. Os comandantes dos partidos vão buscar alternativas de espaço e de alianças, com os olhos voltados para 2026. Os vereadores eleitos, todos os 23 da coligação de Mariana Carvalho, já começaram a buscar acordos com o futuro governo municipal. Até o final do domingo, quando os aliados de Léo Moraes ainda comemoravam a vitória pelas ruas da Capital, não só os cinco que trocaram de lado ainda em 6 de outubro, como pelo menos outros cinco, já estavam conversando com aliados do Prefeito eleito.

No Palácio do Relógio, o clima era de tristeza e derrota. No Palácio Rio Madeira/CPA, não havia tantos lamentos e se via, aqui e ali, até algumas comemorações muito reservadas. O poder está trocando de mãos e, com ele, muita gente que estava de um lado, está pronta para saltar para o outro. É assim a política.

A PARCELA DE HILDON E O FATO DE QUE, POR APENAS SEIS MIL VOTOS, MARIANA NÃO GANHOU NO PRIMEIRO TURNO

Não há dúvida de que o prefeito Hildon Chaves também perdeu a eleição do domingo. Aliado de primeira hora de Mariana Carvalho, era o sucesso da sua administração e a continuidade dela, o grande mote do discurso da candidata do União Brasil. No primeiro turno, por muito pouco Mariana não levou a eleição. Faltaram-lhe algo em torno de seis mil votos para isso. Quando se confirmou o segundo turno, a situação começou a se complicar.

Ficava aparente que a médica e ex-deputada federal atingira uma votação expressiva, mas que também poderia ter chegado ao seu limite eleitoral, com seus 111 mil votos. Léo, oposição, somara 64 mil. Mas para onde iriam os votos de Célio Lopes, Euma Tourinho, Benedito Alves, Ricardo Frota e Samuel Costa? Ora, por raciocínio lógico, iriam para a oposição, ao menos na imensa maioria. O eleitor destes candidatos, tinha dito, através do voto, que não estava ao lado da candidata da situação.

Some-se a isso o efeito surpreendente do apoio inesperado de muito mais gente à candidatura de Léo e se terá uma explicação, ao menos em parte, dos motivos da derrota do Prefeito e sua candidata.

FERNANDO MÁXIMO FOI UM DOS GRANDES VENCEDORES. AGORA, DEVE ANUNCIAR CANDIDATURA AO SENADO

Um dos grandes vencedores da eleição do domingo, não foi candidato e não teve um só voto. Mas sai fortalecido, pronto para anunciar, em breve, sua candidatura a uma das duas vagas ao Senado, em 2026. Trata-se do deputado federal Fernando Máximo, que se prepara para novos voos na política, depois de ter sido o parlamentar mais votado na última eleição à Câmara Federal, há dois anos. Máximo pretendia ser candidato à Prefeitura de Porto Velho. Seu nome estava à frente de várias pesquisas. Não se sabe ainda os motivos reais, mas se saberá no futuro, ele foi preterido pelo União Brasil, por Mariana Carvalho, que era então do Republicanos e ingressou no União para ser indicada a candidata pelas forças palacianas do governo estadual.

Fernando Máximo chegou à vida pública pelas mãos do governador Marcos Rocha, seu maior mentor na época. Foi secretário de saúde durante toda a pandemia e, graças ao seu trabalho e ao seu instinto midiático, alcançou 80 mil votos para a Câmara Federal. Certamente mudará de partido, quando der a janela e será o nome provavelmente do Podemos de Léo Moraes na disputa ao Senado. Por ironia, disputará uma das vagas contra Marcos Rocha, que o trouxe para a política.

MARIANA TEVE RECORDE DE VOTOS E NÃO SE PODE CREDITAR A ELA A DERROTA NA DISPUTA DO DOMINGO

Mariana Carvalho perdeu a eleição? Na verdade, a perda ocorreu por vários motivos, menos por ela. Foi uma candidata batalhadora, correta, abraçada por onde andava em sua cidade, festejada, distribuindo beijos, abraços, sorrisos e deixando claro sua enorme popularidade. O recorde de votação individual de um candidato à Prefeitura de Porto Velho, 111 mil votos, não foi de graça. Foi uma conquista pessoal.

A eleição foi perdida por um pacote de razões, que incluíram parcerias que o eleitor não gostou; decisões de marketing contestadas, como a de não participar dos debates do primeiro turno e nem da sabatina da SICTV (ela queria ir, mas seus marqueteiros a orientaram no sentido contrário); o exagero de lideranças ao seu lado, o que poderia indicar um fatiamento de uma futura administração e, por fim, um adversário duro e competente, tudo isso e mais um pouco, acabaram decretando a virada do segundo turno.

Mariana não perdeu. Ela saiu vitoriosa pela expressiva votação que fez, com um futuro sólido na política. Terá que curar as feridas, agora, realinhar projetos e definir parcerias novas. Competência, crédito e amor de milhares de porto-velhenses ela já tem. O futuro, agora, dependerá de suas novas escolhas.

GOVERNADOR HOMENAGEIA TODOS OS PARTICIPANTES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS E PARABENIZA OS ELEITOS

O governador Marcos Rocha saudou os eleitos e os participantes das eleições municipais. Destacou a disputa em Porto Velho, num texto e em vídeos divulgados nas redes sociais. Começou afirmando que “finalmente temos a decisão de quem serão todos os prefeitos e prefeitas de Rondônia. Quero parabenizar a todos os candidatos aos cargos majoritários e proporcionais do primeiro turno em todos os municípios do nosso Estado. No domingo, foi a vez da população de Porto Velho decidir no segundo turno quem assumiria a Prefeitura da Capital. Também parabenizo a todos os rondonienses que foram às urnas para escolher seus candidatos, seja qual tenha sido: Mariana Carvalho ou Léo Moraes”.

Sobre a eleição de Léo Moraes, Marcos Rocha destacou sua eleição e lembrou do período em que ele foi diretor geral do Detran. “Como Governador do Estado, quero parabenizá-lo e desejar que ele faça um trabalho voltado para o desenvolvimento da nossa população, sabendo que pode contar com meu apoio. Confiei ao Léo Moraes o Detran de Rondônia até que ele decidiu ser candidato a Prefeito. Naquele local conheci sua dedicação”.

ROCHA DESTACA VOTAÇÃO DE MARIANA E O RECONHECIMENTO DA POPULAÇÃO A LÉO MORAES

Rocha prosseguiu: “desde 2020, quando reorganizei as finanças do Estado, invisto muitos recursos nos municípios, dentro das condições e das Leis, em todas as áreas: assistência social, asfalto, educação, iluminação, praças e demais necessidades. E tudo isso fiz independentemente dos partidos das Prefeitas e Prefeitos, pois penso primordialmente nas pessoas e por isso sou conhecido como o Governador municipalista. Vou continuar atuando para contribuir com o desenvolvimento dos nossos municípios e com a qualidade de vida das pessoas que vivem no nosso Estado”.

Sublinhou ainda: “mais uma vez parabéns a todos os eleitos e que a democracia seja o pilar de uma sociedade em constante desenvolvimento. Mais uma vez parabéns à Mariana Carvalho pelos milhares de eleitores que te confiaram seus votos. Parabéns pela firme campanha. Parabéns a Léo Moraes pela vitória na eleição de Porto Velho. Parabéns pelo reconhecimento de que Deus e a população te deram essa oportunidade. Eu sempre falo para todos que Deus é tudo em nossas vidas”.

LÉO JÁ CONFIRMOU PELO MENOS DOIS NOMES NA EQUIPE DE TRANSIÇÃO, QUE COMEÇA EM MENOS DE 20 DIAS

O prefeito Hildon Chaves foi elegante, destacou que a eleição já é passado e que agora, com o novo Prefeito eleito, é pensar com prioridade em Porto Velho, ao anunciar que o governo de transição começa, em no máximo, 20 dias. Léo Moraes ainda não falou em todos os nomes, em relação aos que vão compor aqueles que vão liderar a transição, mas confirmou pelo menos dois deles: o do empresário e ex-vereador Jaime Gazola e do advogado Nelson Canedo. Nelson Canedo, aliás, venceu todas as ações que apresentou à Justiça, retirando do ar textos agressivos e Fake News contra Léo Moraes, na reta final da eleição. Já Gazola foi parceiro de primeira hora e, pode-se supor, que ele estará também na equipe de governo. Outros membros do grupo serão anunciados nos próximos dias.

O prefeito Hildon Chaves destacou que a transição será pacífica e que todas as portas da Prefeitura e informações da administração municipal serão liberadas, dentro do que solicitar a equipe de Léo Moraes. O eleito, aliás, ontem ao meio-dia, participou do programa Câmara Mais, na SICTV. Lamentou os muitos ataques que sofreu na campanha, mas finalizou com elegância, cumprimentando a sua adversária, Mariana Carvalho, desejando sucesso a ela e destacou: “Mariana ama Porto Velho”!

PERGUNTINHA

O que você achou do Centrão, via PSD, ter se tornado um dos partidos mais fortes do país, elegendo mais prefeitos nas grandes e médias cidades; com o PL de Bolsonaro em segundo e o PT ter perdido o comando da grande maioria dos municípios brasileiros?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Parque Nacional da Tijuca promove feira de ciências focada em peixes e riachos

Parque Nacional da Tijuca promove feira de ciências focada em peixes e riachos

O evento gratuito “Re-conhecendo nosso rio” ocorre neste sábado (15) em parceria com a UFRJ e o ICMBio. A iniciativa visa educar o público sobre a rica e desconhecida fauna de peixes e crustáceos dos rios que nascem na maior floresta urbana do mundo.
L
Governo de RO defende Brasil digno no Dia da Proclamação da República

Governo de RO defende Brasil digno no Dia da Proclamação da República

No Dia da Proclamação da República, o Governo de Rondônia reforça que responsabilidade fiscal, transparência e trabalho contínuo são essenciais para um Brasil mais digno.
L
ARDPV percorre mais de 35 bairros e moradores relatam melhora na coleta de lixo

ARDPV percorre mais de 35 bairros e moradores relatam melhora na coleta de lixo

Fiscalização da ARDPV reforça monitoramento da coleta de lixo em Porto Velho e mostra avanço no serviço, após dias de atrasos na capital.
L

Direto da Marcha pelo Clima na COP 30, News Rondônia registra ato com povos tradicionais e autoridades

Durante a COP 30 em Belém, o correspondente Carlos Caldeira registrou a Marcha Global pelo Clima, que reuniu povos tradicionais, organizações sociais e autoridades como Marina Silva e Sonia Guajajara, reforçando debates sobre justiça climática e transição ambiental.
L
O que as convulsões revelam sobre a saúde dos cães

O que as convulsões revelam sobre a saúde dos cães

Identificação precoce de sinais e tratamento adequado permitem controle das crises e segurança ao animal
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Vias ilegais perto da BR-319 avançam em áreas protegidas na Amazônia

Vias ilegais perto da BR-319 avançam em áreas protegidas na Amazônia

Estudo do Observatório BR-319 revelou a existência de mais de 2.240 km de estradas clandestinas que cruzam unidades de conservação e 1.297 km em territórios indígenas. A ação criminosa facilita o desmatamento e a mineração na região.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L
Enem 2025: sugestões e foco para o segundo dia de exame

Enem 2025: sugestões e foco para o segundo dia de exame

Com provas de Matemática e Ciências da Natureza, o segundo dia do Enem 2025 exige atenção aos cálculos e raciocínio lógico. Especialista sugere priorizar as questões mais fáceis e usar a estratégia da Teoria de Resposta ao Item (TRI).
L
Enem 2025 saiba o que é permitido levar no segundo dia de prova

Enem 2025 saiba o que é permitido levar no segundo dia de prova

Portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h. As provas de Matemática e Ciências da Natureza terão duração de 5 horas.
L
STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação em inquérito sobre golpe de Estado

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação em inquérito sobre golpe de Estado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade aceitar a denúncia da PGR, tornando o deputado federal Eduardo Bolsonaro réu. Ele é acusado de coação no curso do processo por articular sanções dos Estados Unidos contra autoridades brasileiras, buscando pressionar o julgamento que condenou seu pai.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L

POLÍTICA

Alckmin vê passo positivo, mas distorção tarifária dos EUA persiste

Alckmin vê passo positivo, mas distorção tarifária dos EUA persiste

O vice-presidente Geraldo Alckmin classificou a retirada da tarifa global de 10% sobre cerca de 200 produtos como um avanço diplomático. Contudo, a permanência da sobretaxa exclusiva de 40% aplicada ao Brasil mantém um obstáculo relevante à competitividade das exportações brasileiras.
L
Deputada Ieda Chaves resgata filhote ferido e garante tratamento

Deputada Ieda Chaves resgata filhote ferido e garante tratamento

Parlamentar presta socorro a filhote com ferimento grave no olho e reforça a importância da proteção animal em Porto Velho e em todo o estado.
L
Lula envia novo Plano Nacional de Cultura ao Congresso

Lula envia novo Plano Nacional de Cultura ao Congresso

Documento de 10 anos reforça cultura como política de Estado e pilar da democracia.
L
Candidaturas espelho inundam o país

Candidaturas espelho inundam o país

Pré-candidatos dependentes da imagem de terceiros revelam falta de preparo e oportunismo na política brasileira.
L
Haddad pede que Câmara aprove projeto sobre devedor contumaz

Haddad pede que Câmara aprove projeto sobre devedor contumaz

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez um apelo para que a Câmara dos Deputados vote o projeto de lei que visa punir o devedor contumaz. Segundo o ministro, a medida é essencial para asfixiar financeiramente o crime organizado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é presa tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Jovem é presa tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Suspeita de 19 anos foi flagrada pelo aparelho Bodyscan ao tentar visitar o pai no presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso, acompanhada da irmã de 4 anos.
16
Motorista provoca colisão com moto aplicativo na zona Leste

Motorista provoca colisão com moto aplicativo na zona Leste

Acidente no cruzamento da Rua Aruba com José Amador dos Reis deixou o piloto de moto aplicativo ferido na manhã deste sábado.
12
Três ficam feridos em colisão entre motocicletas na zona Leste

Três ficam feridos em colisão entre motocicletas na zona Leste

Acidente na Rua Benedito Inocêncio deixou duas mulheres e um homem feridos na noite de sexta-feira no bairro JK.
12
Dupla é presa com droga antes de fazer entrega em Porto Velho

Dupla é presa com droga antes de fazer entrega em Porto Velho

Dois jovens, de 23 e 25 anos, foram detidos com meio tablete de maconha na zona leste da cidade na noite de sexta-feira.
16
Motorista fica em estado grave após acidente na Penal

Motorista fica em estado grave após acidente na Penal

Acidente na Penal deixou três feridos e envolveu um Fiat Strada e um Ford Fusion na noite de sexta-feira.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Miguel Alves Ferreira

Nota de pesar: Miguel Alves Ferreira

Conhecido por seu jeito brincalhão, divertido e de bom humor, Miguel tinha a determinação como marca registrada. Amava cuidar dos seus, aconselhar, ouvir e estar presente em cada momento importante.
L
EUA reduzem tarifas de importação para café, laranja, carne bovina e outros produtos

EUA reduzem tarifas de importação para café, laranja, carne bovina e outros produtos

O presidente Donald Trump emitiu um decreto para isentar determinados produtos agrícolas das tarifas recíprocas em vigor desde abril. A medida atende a preocupações com o alto preço de alimentos nos Estados Unidos.
L
Lote extra de R$ 156,4 milhões do abono salarial é pago neste sábado

Lote extra de R$ 156,4 milhões do abono salarial é pago neste sábado

Cerca de 152,4 mil de trabalhadores serão beneficiados pelo pagamento extra do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). O recurso fica disponível para saque até 29 de dezembro.
L
Estudo sugere que inflamação é chave para o estabelecimento e progressão do Alzheimer

Estudo sugere que inflamação é chave para o estabelecimento e progressão do Alzheimer

Pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer (UFRGS) indica que o acúmulo das proteínas tau e beta-amiloide só causa danos quando células de defesa do cérebro (microglia e astrócitos) estão ativadas, sugerindo novas vias de tratamento.
L
Governo e GEAPP fecham parceria para levar energia limpa à Amazônia

Governo e GEAPP fecham parceria para levar energia limpa à Amazônia

O acordo de cinco anos, anunciado na COP30 em Belém, visa expandir o acesso à energia renovável em comunidades isoladas, eliminando a pobreza energética e fortalecendo a bioeconomia local.
L
Fundo Amazônia libera R$ 81,2 milhões para projeto sustentável no Pará

Fundo Amazônia libera R$ 81,2 milhões para projeto sustentável no Pará

O projeto Pará Mais Sustentável, aprovado durante a COP30, destinará recursos para 27 municípios nas regiões do Baixo Amazonas e Xingu. A iniciativa visa fortalecer a sociobiodiversidade e o desenvolvimento de baixo carbono no estado.
L
Brasil vence Senegal por 2 a 0 em Londres

Brasil vence Senegal por 2 a 0 em Londres

A Seleção Brasileira superou o adversário africano no Emirates Stadium, em mais um amistoso de preparação para a Copa do Mundo de 2026. Estêvão e Casemiro marcaram os gols da vitória, consolidando a tática ofensiva de Carlo Ancelotti.
L
Sobretaxa de 40% nos EUA Mantém Entrave para Exportações Brasileiras

Sobretaxa de 40% nos EUA mantém entrave para Exportações Brasileiras

Apesar da redução de uma tarifa de 10% para 80 produtos, entidades setoriais apontam que a sobretaxa adicional de 40% imposta pelos Estados Unidos é o principal obstáculo para a competitividade brasileira no mercado norte-americano.
L
Duelo na Fronteira 2025 abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Duelo na Fronteira 2025 abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Primeira noite do Duelo na Fronteira 2025 reúne centenas de pessoas no Bumbódromo de Guajará-Mirim e destaca as apresentações do Boi Malhadinho Mirim e Adulto.
L

Nota de pesar: Adalberto de Oliveira Castro

A família comunica com pesar a partida de Adalberto de Oliveira Castro, aos 87 anos, servidor público dedicado e motorista do governador Jorge Teixeira, cuja trajetória marcou a história de Rondônia e deixou lembranças de amor, simplicidade e devoção à família.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.