SEXTA-FEIRA, 11/07/2025
Publicidade

O triste retrato do Brasil: megarefinaria que fez desaparecer 75 bilhões de reais ficou só no esqueleto

A previsão era que a obra ficasse pronta em 2011. Está paralisada até hoje.

Por Sérgio Pires

Publicado em 

O triste retrato do Brasil: megarefinaria que fez desaparecer 75 bilhões de reais ficou só no esqueleto - News Rondônia

Itaboraí é uma cidade fluminense localizada a menos de 50 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro. Tinha, em 2005, menos de 200 mil habitantes. Então, a Petrobras, a partir de projeto do primeiro governo Lula, que tinha começado dois anos antes, iniciou um projeto. Não era um projeto qualquer. Era a previsão de investimentos de mais de 100 bilhões de reais para a construção de uma gigantesca refinaria, tão necessária (ainda hoje elas o são) para que nosso petróleo fosse refinado aqui mesmo, no Brasil. Para se ter ideia da grandeza do projeto, a área que o abrigaria teria o tamanho de mais ou menos seis mil campos de futebol. São mais de 40 milhões de metros quadrados. A previsão era que a obra ficasse pronta em 2011. Está paralisada até hoje. Mesmo depois de investimentos que bateram na casa de 75 bilhões de reais, algo em torno de 13 bilhões e 500 milhões de dólares. O valor permitiria, só como exemplo, construir meio milhão de salas de aula com 110 metros quadrados, com o preço médio de 150 mil cada unidade. Uma escola com 50 salas, por exemplo, custaria 7 milhões e 500 mil. Ou seja, se poderia construir mais de 10 mil escolas deste preço, aumentando significativamente o número de educandários do país, hoje em cerca de 180 mil, que abrigam 48 milhões de estudantes. A ideia era que, quando a obra estivesse pronta, a população de Itaboraí saltasse para 1 milhão de pessoas, o que atraiu, à época, pesados investimentos imobiliários. Centenas e centenas de prédios e apartamentos foram construídos, assim como conjuntos de casas, para esperar a multidão que chegaria, já que o complexo abriria pelo menos 200 mil empregos diretos e indiretos.

Depois de toda esta gastança, a obra paralisou. Por falta de dinheiro e suspeitas de superfaturamento. Está lá o esqueleto de uma refinaria que o Brasil tanto precisa. Os investidores perderam tudo. Muitas empresas que consideraram o negócio mais importante de suas vidas simplesmente quebraram. Além da obra em si, construções de casas e apartamentos inacabadas acabaram com os sonhos de Itaboraí se tornar uma das cidades mais ricas da América Latina. Enquanto o megaprojeto se transforma em prédios/esqueletos, com nada concluído, há rumores de que o governo Lula de hoje, 19 anos depois, está pensando em reiniciar as obras. Não se sabe se outros 75 bilhões de reais correm o risco de também sumir, caso elas não andem novamente. Enquanto isso, a economia de Itaboraí, que a essas alturas já deveria ser uma das maiores entre os 5.570 municípios brasileiros, gira em torno da produção de cerâmica, fruticultura, pecuária, comércio e serviços. Não se ouve mais falar em petróleo e muito menos em refinaria. Infelizmente, é esse um triste retrato da realidade brasileira, onde 79 bilhões são jogados fora, um dinheiro que daria para construir, por exemplo, 107 hospitais como o Albert Einstein, de São Paulo, o maior do país (avaliado em mais de 700 milhões de reais) e ninguém responde por esse gravíssimo prejuízo causado à Nação.

DEBATE DA SICTV COMEÇOU QUENTE, COM O SURPREENDENTE ATAQUE DE MARIANA CARVALHO A EUMA TOURINHO

Foi um início surpreendente. Primeiro pela presença de Mariana Carvalho, que os adversários juravam que não participaria. Depois, quando se esperava um início agressivo por parte da juíza aposentada Euma Tourinho, foi a ex-deputada federal quem partiu para o ataque, ironizando “as duas Eumas”, uma pessoa antes de ser candidata e outra como candidata. Interrompida várias vezes no seu raciocínio, Euma partiu para outra proposta, dessa vez confrontando o candidato Samuel Costa. Os dois tiveram um diálogo ríspido, mas não com ataques mais duros. Samuel chamou para o duelo verbal o candidato Célio Lopes e o questionou sobre por que o candidato do PDT não cita o nome de Lula na sua campanha. Célio disse que estava no debate para falar em propostas e não ideologias. Depois surgiu Léo Moraes, que avisou que estava no confronto para discutir projetos de governo e não ataques. Foi outra surpresa, porque se sabe que o candidato do Podemos não tem um pavio tão longo assim. Em seguida, foi Léo quem chamou Benedito Alves para o debate, com os dois trocando figurinhas sobre programas de segurança pública para o município. Com Ricardo Frota, Benedito começou atacando o aumento do IPTU, que chamou de abusivo, e Frota concordou, dizendo que ele e seu partido, o Novo, são contra aumento de qualquer imposto. A primeira rodada terminou e a única emoção foi o confronto Mariana/Euma Tourinho.

MAIS CONFRONTOS, MAIS TEMAS POLÊMICOS. QUEM GANHOU? A RESPOSTA ESTÁ APENAS NA CABEÇA DO TELESPECTADOR

O debate prosseguiu com uma série de confrontos, um deles novamente envolvendo Euma Tourinho, mas desta vez com Ricardo Frota. O candidato do Novo foi muito crítico em relação à juíza, afirmando que ela representa e se alia com a esquerda. Euma acusou Frota de estar representando outros interesses, deixando no ar a suspeita de que estaria ao lado de Mariana Carvalho. O candidato se irritou e falou duro, recebendo resposta no mesmo tom, sobre um BO que ele estaria respondendo. Foi um dos momentos do confronto em que subiu um pouco o tom. Outro momento envolveu Léo Moraes e Benedito Alves, quando o ex-conselheiro do TCE lembrou que Léo foi o relator de um projeto de defesa do público LGBT e que ele, Benedito, é cristão e defende a família tradicional. Léo não gostou. Confirmou que foi relator, mas sobre a constitucionalidade da proposta e que, no final, votou contra. Outro momento foi quando a candidata a vice de Samuel Costa, Lili Rodrigues (os vices também participaram com perguntas em vídeos pré-gravados) perguntou se Mariana Carvalho se arrependera de ter votado contra o salário da enfermagem. Ela respondeu simplesmente que não era deputada quando a matéria foi votada. Houve debates fortes entre todos os participantes, mas nenhum momento foi mais duro do que o início dos confrontos. Quem venceu? Ah, isso cada telespectador é quem vai responder.

HAVERÁ MAIS DOIS CONFRONTOS, UM NO CREMERO E OUTRO NA TV RONDÔNIA. SBT CANCELOU O DEBATE QUE HAVIA PROGRAMADO

Depois do bem-sucedido debate na SICTV/Rondônia, pelo menos outros dois serão realizados até antes do prazo permitido pela legislação eleitoral. O terceiro, que seria realizado pela TV Norte/SBT, foi cancelado por problemas técnicos. O próximo confronto será na sede do Conselho Regional de Medicina, o Cremero, em parceria com a Rádio 93.3. Ocorrerá na noite deste 2 de outubro, também conhecida como a próxima quarta-feira. O desafio estava agendado para esta semana, mas como coincidiu com a vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro, no último dia 26, não haveria estrutura de segurança para os dois eventos. Foi então que o presidente do Cremero, Dr. Lucas Levi, juntamente com sua diretoria, decidiram transferir o debate para esta quarta. Já o debate da Rede Amazônica/Rede Globo ocorre no dia seguinte, 3 de outubro, quinta-feira, por volta das 22 horas. No confronto do Cremero, todos os sete candidatos confirmaram presença. No da Globo, a emissora ainda não havia oficializado, até este sábado, se havia confirmação de todos, mas é muito provável que a bancada esteja completa. Será, enfim, depois do pesado confronto da SICTV, as últimas duas oportunidades dos eleitores para ouvirem as propostas dos concorrentes à Prefeitura de Porto Velho e os tradicionais ataques e contra-ataques que caracterizam tais eventos. A eleição ocorre daqui a uma semana, das sete da manhã às quatro da tarde, no horário de Rondônia.

MÃE VAI À ESCOLA PARA DEFENDER SEU FILHO AUTISTA, MAS PERDE O CONTROLE E AGRIDE PROFESSORA E SERVIDORES COM VIOLÊNCIA

Compreende-se uma mãe que sai em defesa do seu filho, ainda mais que ele é autista e precisa de cuidados especiais. O que não se entende e não se pode aceitar é que a mãe vá à escola onde a criança estuda, ofenda professores e, pior que tudo, agrida pelo menos uma professora e outras duas funcionárias, uma delas ficando com vários ferimentos. O caso aconteceu em Porto Velho, pertinho da nossa casa, na Escola Maria Nazaré, que pertence ao Estado. A mulher, cujo nome foi omitido nas informações chegadas à mídia, foi à escola reclamar que seu filho, com necessidades especiais, estaria sofrendo maus-tratos. Não levou nenhuma prova das acusações, mas já teria exigido, antes, a troca da cuidadora da criança. Não foi atendida e não aceitou um relatório da escola que contestava qualquer tipo de maus-tratos. Levantou-se do sofá em que estava, numa sala, e passou a agressões físicas contra os funcionários da Maria Nazaré. Em estado de fúria, a mãe agressora só foi contida por um homem que a acompanhava – também não identificado; com a chegada de mais pessoas e de um segurança, no local das agressões. A secretária de Educação, Ana Pacini, tão logo tomou conhecimento do assunto, determinou investigação sobre a questão que envolve a criança, mas protestou com veemência pelas agressões cometidas contra servidores do educandário. A polícia, acionada, ouviu os depoimentos dos envolvidos. Uma das professoras ficou com parte do rosto machucado. Lamentável!

FOME, FALTA DE ÁGUA, CELAS DIVIDIDAS COM CÃES: BRASILEIROS PRESOS NA VENEZUELA SOFREM COM O REGIME DO TERROR

O regime de terror implantado pelo governo comunista da Venezuela contra seu próprio povo atinge também pessoas de outras nacionalidades. O jornal SICNews, da SICTV/Record, denunciou, por exemplo, o tratamento desumano e cruel que está vitimando um grupo de brasileiros, presos naquele país, por suspeita de garimpo ilegal, embora eles aleguem que trabalhavam em balsas e dragas devidamente autorizadas. Mas os motivos das prisões são secundários. O principal é que os 17 brasileiros (entre os quais um rondoniense) estariam em celas pequenas, as dividindo com cães, tendo alimentação precária, quando a têm, e, ainda, sem sequer água potável para beber. Reservadas as proporções, não teria alguma semelhança com o sistema que os nazistas usavam contra os judeus, na Segunda Guerra? O governo de Nicolás Maduro, que vai à ONU defender direitos humanos de bandidos, desde que sejam bandidos aliados, trata seus prisioneiros como se fossem animais. Entre os presos, há idosos e pessoas com doenças como diabetes e pressão alta, sem qualquer medicação. Os presos foram abandonados e nas audiências marcadas, os representantes do governo, do Ministério Público, simplesmente não comparecem. Os advogados dos brasileiros denunciam, ainda, que para se alimentar, são seus familiares no Brasil que precisam pagar a comida, para que não morram de fome. É isso que dá quando uma ditadura se une às Forças Armadas e ao Judiciário, para destruir as democracias e transformar um lindo país numa prisão. Não há previsão para que o drama termine, para o grupo dos 17.

DEPOIS DE QUASE QUATRO ANOS, VOLTA A BANDEIRA VERMELHA 2. QUER DIZER QUE VÃO ARRANCAR MAIS DINHEIRO DO NOSSO BOLSO

Uma das maiores secas do país, desde que se há informações oficiais sobre o tema, traz aos brasileiros e, obviamente, aos rondonienses, mais uma notícia ruim, para este mês de outubro que arromba nossa porta. Vamos pagar, na tarifa do décimo mês do ano, a maior conta de luz dos últimos tempos, por causa da aplicação de 7 reais e 87 centavos a mais a cada 100 Kwh consumidos. Ou seja, depois de quatro anos, que a Aneel aplica a bandeira vermelha com o patamar 2, é aplicada ao bolso já dilacerado dos pobres contribuintes e consumidores. Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida da bandeira verde em agosto, e da vermelha, patamar 1, em setembro. No mês passado, a Aneel chegou a anunciar a bandeira vermelha, patamar 2, mas voltou atrás pouco depois. Obviamente que esta decisão vai encarecer ainda mais o valor pago nas contas que chegam nas casas, no comércio e na indústria. Os valores são diferentes para cada padrão de consumo. Rondônia não tem nada a ver com este aumento e muito menos a Energisa, empresa que tem a responsabilidade de distribuição da energia, já que ela não decide sobre preços e nem sobre bandeiras. E nossas duas hidrelétricas, construídas aqui no rio Madeira, ajudam muito o resto do Brasil. Já nós, aqui, esperemos pelas chuvas, para que, não se sabe quando, os preços determinados pela agência em Brasília, voltem a ser menos caros.

SÃO MAIS DE 18 CANDIDATOS PARA CADA UMA DAS APENAS 23 VAGAS: QUEM FICARÁ E QUEM SERÃO OS NOVATOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO VELHO?

Ah, o desespero está começando a bater! São mais de 420 candidatos à Câmara de Vereadores em Porto Velho (aumentou sobre o número anterior) e há somente mais uma semana para quem quer se destacar no meio destas mais de quatro centenas de nomes que buscam uma das 23 cadeiras. São 18 candidatos por vaga. Raramente se fala com algum candidato que não ache que estará sentado numa delas. Os mais conhecidos e, principalmente, os que tentam a reeleição, saem com vantagem, de um lado (muitos deles têm apoio, por exemplo, do prefeito Hildon Chaves e da candidata mais forte, Mariana Carvalho) mas, ao mesmo tempo, sempre enfrentam o fantasma da renovação. Os percentuais variam a cada eleição, mas nunca baixam de, pelo menos, metade de caras novas no legislativo municipal. Os que querem voltar depois de já terem sido edis e os novatos formam uma imensa maioria, todos batalhando em cada cantinho da cidade pelo voto sagrado que pode garantir-lhes uma vitória e o primeiro passo na política. Dos atuais vereadores, pode-se citar Márcio Pacele, o atual presidente; o representante da família Negreiros, Gedeão, já que Edwilson, campeão de votos, não pode concorrer; Aleks Palitot, professor e historiador; o médico popular Macário Barros; a líder do funcionalismo municipal, Elis Regina, que espera votação recorde e o jornalista Everaldo Fogaça, como alguns com chances reais de mais um mandato. Mas é apenas palpite, porque quando as urnas falarem, no domingo, o dia vai fechar com chave de ouro para 23 felizardos, mas com raios e tempestades para os que deram duro, gastaram muita grana, mas ficaram pelo caminho. Enfim, é também a loteria da política. Poucos ganham, muitos perdem…

NOSSO CACAU EM DESTAQUE: CONCACAU EM JARU MOSTROU NOVAMENTE A PUJANÇA DE UMA PRODUÇÃO QUE É A QUARTA MAIOR DO PAÍS

Mais uma vez, sucesso. Foi a 4ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (Concacau), ocorrido entre quinta e sexta-feira, em Jaru. “Essa é mais uma estratégia assertiva do governo Marcos Rocha, em melhorar a qualidade da cadeia produtiva da cacauicultura”, homenageou o secretário da Seagri, Luiz Paulo. Os vencedores receberam prêmios em dinheiro e selo de qualidade. O concurso, organizado pela Secretaria da Agricultura (Seagri), tem atraído a participação de produtores de diferentes regiões do Estado. Para o governador de Rondônia, o Concacau é uma oportunidade para os cacauicultores mostrarem seu potencial de produção e serem reconhecidos pelo trabalho e dedicação no cultivo. Segundo o titular da Seagri, Luiz Paulo, a produção rondoniense de cacau tem qualidade e pode participar em situação de igualdade com outros produtores do Brasil. “O exemplo prático disso é a consolidação do Concurso a cada edição. O evento é uma verdadeira celebração da qualidade do cacau rondoniense, que acrescenta valor ao produto e proporciona uma melhor renda aos nossos produtores”, sublinhou Rondônia. Hoje está no quarto lugar no ranking nacional, com a produção de mais de 8.500 toneladas na safra de 2023/2024 (números oficiais são do IBGE) no mês de julho. Na região Norte, o estado segue em segundo lugar quanto à produção de cacau, estando atrás somente do estado do Pará. Este é apenas mais um setor que cresce em nosso Estado, acrescenta o titular da Seagri, que tem cumprido missão a ele dada por Marcos Rocha, percorrendo o Estado para incentivar a produção.

DEPUTADO ALEX REDANO DENUNCIOU TENTATIVA DE AGRESSÃO POR UM MEMBRO DA CAMPANHA QUE FAZ OPOSIÇÃO À PREFEITA CARLA, EM ARIQUEMES

Mesmo sem poder ser candidato, porque foi cassado pelos seus colegas vereadores, perdeu seus direitos políticos e foi proibido de entrar na disputa pela Prefeitura de Ariquemes, o conhecido Rafael Fera, suplente de deputado federal, continua causando furor na campanha. Ele colocou sua então candidata a vice, Marlei Mezzomo, como o nome para a corrida, mas é o próprio Fera quem comanda tudo. Nesta semana, Fera perdeu mais uma na Justiça: foi obrigado a publicar (mais um) direito de resposta da prefeita Carla Redano, candidata à reeleição, por novas ofensas proferidas nas redes sociais. Aliás, foi por causa de ataques sem provas e cada vez mais virulentos contra a Prefeita e seu grupo político, que o então vereador foi defenestrado de seu mandato. Dias depois, novo e lamentável episódio. Um apoiador do grupo oponente à atual administração tentou agredir fisicamente ninguém menos do que o deputado estadual Alex Redano, marido de Carla, que estava na rua fazendo campanha a favor da reeleição da Prefeita. Redano é conhecido pela forma cortês e afável com que trata todos, inclusive adversários políticos, e é uma das figuras mais respeitadas da política atual do Estado. Não por acaso já foi presidente da Assembleia Legislativa e o será novamente, a partir do ano que vem. Ele denunciou publicamente a tentativa de agressão sofrida. O que se espera é que não só os ataques verbais e pelas redes sociais cessem, mas, principalmente, que todo e qualquer ato de violência seja devidamente repudiado, combatido e punido, seja quem for que o pratique. Não estamos mais nos tempos dos coronéis e jagunços na nossa política!

PERGUNTINHA

Você sabia que dos mais de 463 mil candidatos que vão disputar a eleição do domingo que vem no país (15.800 concorrem às Prefeituras) 44.480 candidaturas são do MDB, que continua sendo o maior partido político do Brasil, seguido do PP, PSD, PL, União Brasil, Republicanos e PT, nessa ordem?

O triste retrato do Brasil: megarefinaria que fez desaparecer 75 bilhões de reais ficou só no esqueleto - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Congresso pede diálogo e prepara resposta a Tarifa de Trump contra o Brasil

Congresso pede diálogo e prepara resposta a Tarifa de Trump contra o Brasil

Líderes da Câmara e do Senado recomendam ação diplomática e comercial, enquanto líder do PT protocola moção de repúdio classificando a medida como “chantagem política” e “afronta à soberania brasileira”.
L
Moraes determina multa de R$ 7,3 milhões a blogueiro Allan dos Santos

Moraes determina multa de R$ 7,3 milhões a blogueiro Allan dos Santos

Ministro do STF impõe sanção por descumprimento contínuo de proibição de uso de redes sociais e desprezo pelo Judiciário brasileiro.
L
Mapa buscará novos mercados para exportações brasileiras após tarifa de Trump

Mapa buscará novos mercados para exportações brasileiras após tarifa de Trump

Ministro Carlos Fávaro anuncia que Oriente Médio, Sul Asiático e Sul Global são alternativas para produtos como carne e suco de laranja, afetados pela taxa de 50% dos EUA.
L
Governo abrirá crédito de R$ 3 bilhões para ressarcir descontos ilegais do INSS

Governo abrirá crédito de R$ 3 bilhões para ressarcir descontos ilegais do INSS

Medida Provisória será publicada para restituir valores a cerca de 3,8 milhões de aposentados e pensionistas, totalizando R$ 2,6 bilhões em descontos indevidos.
L
Brasil possui medidas de retaliação que não impactam inflação, diz Haddad

Brasil possui medidas de retaliação que não impactam inflação, diz Haddad

Ministro da Fazenda reitera que tarifaço de 50% dos EUA contra o Brasil é “irracional” e que a Lei de Reciprocidade Econômica permite ações não tarifárias, preservando a estabilidade de preços.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Em Brasília, Léo Moraes busca recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras prioritárias em Porto Velho

A capital ocupa o segundo lugar entre as cidades brasileiras em número de projetos do PAC.
L

Falaê PodCast | Entrevista Paulo Moraes

O Falaê Podcast desta quinta-feira (11), às 18h, recebe Paulo Moraes, secretário da SEMTEL (Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer) de Porto Velho.
L

Agenda News | Entrevista Lucia Oliveira, do BNI Mamoré

Nesta quinta-feira, dia 10, às 17h, o Agenda News recebe Lucia Oliveira, especialista em Marketing, Branding e Neuromarketing, além de presidente da equipe BNI Mamoré. O tema da entrevista será “Networking que impulsiona negócios”, trazendo uma visão estratégica sobre como conexões bem estruturadas podem transformar a realidade de empreendedores.
L
lua-de-veado-ou-trovao-fenomeno-visivel-no-inicio-da-noite-de-hoje-em-rondonia

Lua de Veado ou Trovão: Fenômeno visível no início da noite de hoje em Rondônia

Na capital, o céu limpo permitirá a boa observação do evento a partir das 18h15.
L
Prefeitura de Porto Velho instala dispositivo para eliminar risco de choque em praças públicas

Prefeitura de Porto Velho instala dispositivo para eliminar risco de choque em praças públicas

Medida prioriza áreas com parquinhos infantis e usa Dispositivo Diferencial Residual (DR) para garantir segurança da população
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo destina R$ 1 milhão para a saúde básica de Buritis a pedido de vereadores aliados

Coronel Chrisóstomo destina R$ 1 milhão para a saúde básica de Buritis a pedido de vereadores aliados

Recurso atenderá serviços de atenção primária e foi articulado pelos vereadores Ivan da Farmácia, Juliana Cibely e Aparício
L

Cláudia de Jesus destina R$ 200 mil para a 44ª Expojipa e fortalece agropecuária em Ji-Paraná

Deputada Cláudia de Jesus garante apoio financeiro para a 44ª Expojipa, fortalecendo a agropecuária em Ji-Paraná e fomentando cultura e economia.
L

Dra. Taíssa solicita drenagem e pavimentação de avenidas em Guajará-Mirim ao DER

Deputada Dra. Taíssa reforça pedido de drenagem e pavimentação em Guajará-Mirim para melhorar mobilidade e qualidade de vida.
L

Dra. Taíssa garante Expoagum 2025 gratuita em Guajará-Mirim com show de Marília Tavares

Com emenda de R$ 858 mil, Dra. Taíssa viabiliza a Expoagum 2025 totalmente gratuita em Guajará-Mirim, reforçando cultura e economia local.
L

Dra. Taíssa visita famílias em Nova Dimensão e reforça compromisso com mandato participativo

Deputada Dra. Taíssa destaca a importância do diálogo direto em Nova Dimensão, fortalecendo ações de escuta ativa no interior de Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista embriagado é preso depois de sofrer queda na zona leste

Jovem de 20 anos foi flagrado bêbado após acidente na Rua Matrinchã, em Porto Velho, e conduzido ao Departamento de Flagrantes.
10

Homem encontra esposa morta em residência na zona leste

A Polícia Militar isolou a área até a chegada da perícia criminal e do rabecão.
18
Polícia Civil de Rondônia recupera veículos furtados de empresa da SESDEC

Polícia Civil de Rondônia recupera veículos furtados de empresa da SESDEC

Dois carros de prestadora de serviços, subtraídos de pátio em Porto Velho, são recuperados pela DERFRVA; investigações continuam para esclarecer os fatos e responsabilizar envolvidos.
10
PF combate moeda falsa na Bahia e Minas Gerais em Operação Interestadual

PF combate moeda falsa na Bahia e Minas Gerais em Operação Interestadual

Ação “Pecunia Ficta” desarticula esquema de distribuição de cédulas falsas via postal, com investigações iniciadas após prisão em flagrante em Vilhena, Rondônia.
12
Travesti detida ataca policial e repórter em Porto Velho

Travesti detida ataca policial e repórter em Porto Velho

Vitória S. O., detida por suposto furto de bicicleta e agressão, protagoniza cenas de hostilidade ao chegar ao Departamento de Flagrantes na capital rondoniense.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Café de Rondônia atinge produção recorde, conquista mercados e reforça apoio do governo

Café de Rondônia atinge produção recorde, conquista mercados e reforça apoio do governo

Produção do café de Rondônia supera 3 milhões de sacas em 2024, impulsionada por assistência técnica e políticas públicas para o robusta.
L
Governo de RO e Prefeitura de Porto Velho ampliam projeto Sentinela para reforçar combate às queimadas

Governo de RO e Prefeitura de Porto Velho ampliam projeto Sentinela para reforçar combate às queimadas

Parceria fortalece uso do projeto Sentinela, integrando tecnologia e ações conjuntas para combater queimadas em Porto Velho.
L
aprenda-a-converter-word-em-pdf-facilmente-e-otimize-seu-tempo

Aprenda a converter Word em PDF facilmente e otimize seu tempo

Transforme Word em PDF de forma simples, rápida e gratuita. Ganhe tempo, evite erros de formatação e facilite seu dia a dia com esse recurso indispensável!
L
Forró dos Bacuraus acontece neste sábado (12), em Porto Velho, com shows e ação solidária

Forró dos Bacuraus acontece neste sábado (12), em Porto Velho, com shows e ação solidária

Tradicional evento Forró dos Bacuraus será realizado no Clube Ferroviário e vai arrecadar cestas básicas para a comunidade manicoreense residente em Porto Velho
L
Presidência da República rebate declarações de Donald Trump e reafirma soberania nacional

Presidência da República rebate declarações de Donald Trump e reafirma soberania nacional

Governo brasileiro reage a declarações de Trump, nega déficit comercial com os EUA e reforça independência do Judiciário em processos sobre tentativa de golpe.
L
Seleção Feminina de Futebol embarca para o Equador para a Copa América

Seleção Feminina de Futebol embarca para o Equador para a Copa América

Com estreia marcada para domingo (13) contra a Venezuela, às 21h, com transmissão ao vivo pela TV Brasil, a equipe busca seu nono título e vagas olímpicas.
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: HOSPITAL DE OLHOS DE PORTO VELHO LTDA

DISPENSA DE LICENCIAMENTO Nº 016.00718.007/2024-SUL
L
Inscrições do Fies para este semestre começam na próxima segunda-Feira

Inscrições do Fies para este semestre começam na próxima segunda-Feira

Programa oferece 44 mil vagas para financiar graduação em faculdades privadas, com prazo de inscrição até 18 de julho.
L
ABL eleje Ana Maria Gonçalves, primeira mulher negra a virar imortal

ABL eleje Ana Maria Gonçalves, primeira mulher negra a virar imortal

Autora de ‘Um Defeito de Cor’, Ana Maria Gonçalves, de 55 anos, torna-se a primeira mulher negra a integrar a Academia Brasileira de Letras em 128 anos de história, ocupando a Cadeira nº 33.
L
Lula: Governo recorrerá à OMC contra tarifas dos EUA e adotará reciprocidade

Lula: Governo recorrerá à OMC contra tarifas dos EUA e adotará reciprocidade

Presidente brasileiro promete acionar a Organização Mundial do Comércio e articuladar com outros países contra as taxas de 50% impostas por Donald Trump, caso negociações falhem.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.