SEXTA-FEIRA, 13/02/2026

Em destaque

Estudo mostra relação entre dependência da internet e ideação suicida

Ambiente virtual também pode ser ferramenta de prevenção ao suicídio

Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - 20

Publicado em 

Estudo mostra relação entre dependência da internet e ideação suicida
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A universitária Milena Dias cursa jornalismo, em Brasília, e diz que todo mundo estranha o fato de ela não ter rede social. A estudante acredita que, em algum momento, isso vai mudar, mas, por enquanto, gosta de não fazer parte do ambiente virtual.

“Não sinto falta de postar fotos minhas, não sinto falta de ver as postagens dos outros, [porque] é um mundo separado da realidade. É diferente da vida real, é um mundo muito de estereótipos e, mais do que isso, de muita exposição.”

Já para a estudante de nutrição Maria Eduarda Nestali, que também mora na capital federal, as redes sociais são importantes: “Eu tenho WhatsApp, Instagram, TikTok, mas sou bem criteriosa com os conteúdos que eu assisto”, pondera Maria Eduarda.

Estudos indicam que o impacto da internet na saúde mental pode ser tanto positivo quanto negativo, dependendo da forma como ela é utilizada. A necessidade de permanecer conectado à rede mundial de computadores preocupa especialistas, que apontam a relação entre o consumo excessivo das plataformas online e transtornos mentais como depressão e ansiedade.

Foi buscando uma resposta para o que acontecia com estudantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) que a professora Irena Penha Duprat resolveu aliar o interesse pelo uso excessivo da internet à pesquisa sobre a chamada ideação suicida. Este ano, ela defendeu, na Universidade de São Paulo (USP), a tese O Papel da Internet na Saúde Mental de Jovens Universitários e sua Relação com Ideação Suicida.

Irena Duprat observou, em 2017 e 2018, um aumento no número de alunos com problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, e algumas tentativas de suicídio, o que, segundo ela, era muito preocupante. “Queria saber se o uso excessivo influenciava no pensamento suicida do estudante”, explica.

Foram entrevistados 503 alunos de seis cursos da área de saúde. “Eles responderam alguns questionários e, entre eles, um teste sobre dependência de internet e um sobre ideação suicida, além da questão sociodemográfica para conhecer o perfil de cada estudante”, conta Irena.

Cerca de 51% dos estudantes foram classificados com algum tipo de dependência: leve, quando a pessoa usa muito a internet, mas tem a percepção disso e consegue parar; e moderada e grave, quando já não há essa percepção. Irena explica que, nesses dois últimos casos, a dependência é comparada a qualquer outra, sem limites. “No caso da ideação suicida, no questionário, a gente teve uma prevalência de 12,5% de estudantes com ideação presente”, revela.

Onze dos entrevistados com sintomas depressivos apresentaram maior frequência de ideação suicida, assim como aqueles com nível de ansiedade alto. Ainda de acordo com a pesquisa, a ideação suicida foi maior entre estudantes que reportaram dependência moderada ou grave da internet.

“O uso da internet [é] como um mecanismo de fuga para diversas situações da vida deles. Principalmente aqueles que relataram problemas como depressão, ansiedade, estresse. Eles usavam na verdade a internet como um refúgio para fugir dos problemas”, aponta a professora Irena Duprat.

O impacto negativo também é sentido no caso da exposição em mídias sociais como Instagram e Facebook, sobretudo na saúde mental das mulheres. A professora diz que, para as jovens, é “algo que influenciava na questão do pensamento suicida, principalmente em relação a esses conteúdos que podem gerar sentimentos de inferioridade, baixa autoestima”.

“Por quê? Porque a gente olha aquelas redes sociais, as influencers, e as pessoas parecem ter uma felicidade. As mulheres apresentam o ideal de beleza que quem está olhando muitas vezes não se sente assim”, ressalta.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prazo para empresas enviarem relatório do ECA Digital termina hoje

Prazo para empresas enviarem relatório do ECA Digital termina hoje

Lista com 37 gigantes da tecnologia deve prestar contas à ANPD sobre medidas de proteção; lei que combate a adultização e jogos de azar entra em vigor em março.
L
Entidades denunciam fome e tortura em presídios brasileiros à ONU

Entidades denunciam fome e tortura em presídios brasileiros à ONU

Relatórios entregues ao Comitê das Nações Unidas apontam falhas graves em audiências de custódia e desnutrição sistemática de detentos em unidades prisionais.
L
Passe livre religioso em hospitais: OAB debate visitas

Passe livre religioso em hospitais: OAB debate visitas

Encontro na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia reúne autoridades e lideranças para discutir direito de assistência religiosa hospitalar em todo o estado.
L
TRT-14 incentiva participação em webinário do CNJ sobre memória da escravidão

TRT-14 incentiva participação em webinário do CNJ sobre memória da escravidão

Evento nacional será realizado no dia 19 de fevereiro e apresentará conclusões do grupo de trabalho responsável por relatório sobre memória histórica no Judiciário.
L
MPRO suspende atendimento presencial em Ouro Preto do Oeste

MPRO suspende atendimento presencial em Ouro Preto do Oeste

Medida temporária ocorre nos dias 19 e 20 de fevereiro por intervenções no prédio; serviços seguem de forma virtual e em regime de plantão durante o Carnaval.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Moraes vota pela manutenção de condenação da cúpula da PMDF

Moraes vota pela manutenção de condenação da cúpula da PMDF

Relator do caso no STF rejeitou recursos de ex-comandantes por omissão no 8 de janeiro; ministros têm até o dia 24 de fevereiro para concluir o julgamento virtual.
L
Maioridade penal aos 14 anos? Brasil deveria seguir o modelo da Argentina?

Maioridade penal aos 14 anos? Brasil deveria seguir o modelo da Argentina?

Câmara argentina aprova novo Código Penal Juvenil e baixa responsabilidade penal para 14 anos; tema volta ao centro do debate sobre segurança pública no Brasil.
L

Nota de pesar: Zélia Melo de Oliveira dos Santos

Nascida em Manicoré e radicada em Porto Velho, Zélia Melo de Oliveira dos Santos deixa um legado de fé, amor à família e acolhimento que seguirá vivo na memória de todos.
L
Prazo para comprovar informações do Prouni 2026 termina hoje

Prazo para comprovar informações do Prouni 2026 termina hoje

Estudantes pré-selecionados na primeira chamada devem apresentar documentos de renda e escolaridade nas faculdades para garantir bolsas de estudo.
L
PS UNIR 2026 divulga aprovados e abre 1ª matrícula

PS UNIR 2026 divulga aprovados e abre 1ª matrícula

Universidade publica resultado da manifestação de interesse e convoca candidatos para matrículas on-line do primeiro semestre letivo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

André Mendonça assume relatoria do caso Master e se reúne com a PF

André Mendonça assume relatoria do caso Master e se reúne com a PF

Ministro do STF lidera inquérito sobre fraudes bancárias após saída de Dias Toffoli; magistrado busca atualização sobre dados colhidos em aparelhos apreendidos.
L
Chrisóstomo relata projeto que protege equipamentos da mineração

Chrisóstomo relata projeto que protege equipamentos da mineração

Proposta aprovada em comissão da Câmara dos Deputados do Brasil cria regras para destinação de máquinas apreendidas e busca segurança jurídica a trabalhadores do setor.
L
Cláudia de Jesus garante R$ 581 mil para centro esportivo

Cláudia de Jesus garante R$ 581 mil para centro esportivo

Emenda parlamentar assegura recursos para construção de quadra no Centro Educativo Dom Bosco, em Ji-Paraná.
L
Pedro Fernandes amplia cirurgias e reduz fila do SUS

Pedro Fernandes amplia cirurgias e reduz fila do SUS

Deputado estadual destaca estruturação do Centro Cirúrgico de Cujubim e destinação de recursos para cirurgias eletivas em Rondônia.
L
Dra. Taíssa celebra 34 anos de 17 municípios de RO

Dra. Taíssa celebra 34 anos de 17 municípios de RO

Deputada destaca emendas, projetos de lei e indicações que fortalecem cidades criadas em 13 de fevereiro de 1992 no interior de Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Em publicação, secretário revela motivo de atirar em filhos e se matar, em GO

Em publicação, secretário revela motivo de atirar em filhos e se matar, em GO

Thales publicou mensagem em rede social citando crise conjugal antes de atirar contra os filhos e cometer suicídio; documento foi apagado logo depois.
18
Secretário mata filho e comete suicídio em Itumbiara

Secretário mata filho e comete suicídio em Itumbiara

Secretário Thales atirou contra os próprios filhos antes de tirar a vida; criança de 8 anos segue internada em estado gravíssimo em Goiás.
18
Policia Civil recupera carro levado por ex-dono em Porto Velho

Policia Civil recupera carro levado por ex-dono em Porto Velho

Automóvel havia sido subtraído na região central; investigação aponta que antigo proprietário cometeu o ato devido a uma suposta dívida com a atual dona.
10
Polícia Federal prende investigado por abuso infantil em Porto Velho

Polícia Federal prende investigado por abuso infantil em Porto Velho

Ação realizada no âmbito da Operação Octagonum cumpriu mandado de prisão preventiva contra homem suspeito de produzir e compartilhar material ilícito na rede.
10
Batida entre caminhões causa tombamento em avenida de Ji-Paraná

Batida entre caminhões causa tombamento em avenida de Ji-Paraná

Acidente na Transcontinental deixou dois motoristas feridos após invasão de pista; caminhão baú laranja e outro veículo de carga colidiram próximo à BR-364.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental – WITT TRADING LTDA

RENOVAÇÃO DE LICENÇA AMBIENTAL SUL 229.
L
Número de ambulantes formalizados como MEI cresce 45% em dois anos

Número de ambulantes formalizados como MEI cresce 45% em dois anos

Dados do Sebrae mostram que mais de 56 mil trabalhadores de rua se registraram em 2025; estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia lideram o movimento.
L
Anvisa e Inmetro fiscalizam produtos de carnaval no DF e BA

Anvisa e Inmetro fiscalizam produtos de carnaval no DF e BA

Operação conjunta reforça segurança de fantasias, bebidas, preservativos e cosméticos durante a folia, com foco em orientação ao consumidor.
L
Pirelli amplia presença no automobilismo mundial em 2026

Pirelli amplia presença no automobilismo mundial em 2026

Empresa inicia temporada com etapa de 12 horas na Austrália e calendário de 400 provas
L
Circuito Arrais fortalece pesca esportiva em RO

Circuito Arrais fortalece pesca esportiva em RO

Curso gratuito de Arrais Amador reúne 100 inscritos em Pimenta Bueno e reforça segurança na pesca esportiva com apoio do governo estadual.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.