QUINTA-FEIRA, 11/12/2025

Em destaque

Lula demite Silvio Almeida após denúncias de assédio sexual

Palácio do Planalto soltou comunicado no início da noite

Por Agencia Brasil

Publicado em 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu na noite desta sexta-feira (6) demitir o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, depois das denúncias de assédio sexual. 

“O presidente considera insustentável a manutenção do ministro no cargo considerando a natureza das acusações de assédio sexual”, informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em nota.

A Polícia Federal abriu investigação sobre o caso. A Comissão de Ética Pública da Presidência da República também abriu procedimento preliminar para esclarecer os fatos.

“O governo federal reitera seu compromisso com os direitos humanos e reafirma que nenhuma forma de violência contra as mulheres será tolerada”, completou a nota.

Silvio Almeida estava à frente do ministério desde o início de janeiro de 2023. Advogado e professor universitário, ele se projetou como um dos mais importantes intelectuais brasileiros da atualidade ao publicar artigos e livros sobre direito, filosofia, economia política e, principalmente, relações raciais.

Seu livro Racismo Estrutural (2019) foi um dos dez mais vendidos em 2020 e muitos o consideram uma obra imprescindível para se compreender a forma como o racismo está instituído na estrutura social, política e econômica brasileira. Um dos fundadores do Instituto Luiz Gama, Almeida também foi relator, em 2021, da comissão de juristas que a Câmara dos Deputados criou para propor o aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo institucional.

Acusações

As denúncias contra o ministro Silvio Almeida foram tornadas públicas pelo portal de notícias Metrópoles na tarde desta quinta-feira (5) e posteriormente confirmadas pela organização Me Too. Sem revelar nomes ou outros detalhes, a entidade afirma que atendeu a mulheres que asseguram ter sido assediadas sexualmente por Almeida.

“Como ocorre frequentemente em casos de violência sexual envolvendo agressores em posições de poder, essas vítimas enfrentam dificuldades em obter apoio institucional para validação de suas denúncias. Diante disso, autorizaram a confirmação do caso para a imprensa”, explicou a Me Too, em nota.

Segundo o site Metrópoles, entre as supostas vítimas de Almeida estaria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto.

Horas após as denúncias virem a público, Almeida foi chamado a prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias. A Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) informou, em nota, que “o governo federal reconhece a gravidade das denúncias” e que o caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que envolvem possíveis violências contra as mulheres exigem”. A Polícia Federal (PF) informou hoje que vai investigar as denúncias.

Em nota divulgada pela manhã, o Ministério das Mulheres classificou como “graves” as denúncias contra o ministro e manifestou solidariedade a todas as mulheres “que diariamente quebram silêncios e denunciam situações de assédio e violência”. A pasta ainda reafirmou que nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada e destacou que toda denúncia desta natureza precisa ser investigada, “dando devido crédito à palavra das vítimas”.

Pouco depois, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, publicou em sua conta pessoal no Instagram uma foto sua de mãos dadas com Anielle Franco. “Minha solidariedade e apoio a você, minha amiga e colega de Esplanada, neste momento difícil”, escreveu Cida na publicação.

Com informações: Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Formação do SENAI-RO em Carpinteiro de Obras abre caminho para mulheres na construção civil

Formação do SENAI-RO em Carpinteiro de Obras abre caminho para mulheres na construção civil

SENAI-RO oferece 20 vagas gratuitas no curso de Carpinteiro de Obras em Cujubim pelo programa “Elas Constroem”, promovendo a participação feminina em ocupações técnicas e facilitando o ingresso no mercado de trabalho.
L

Domingão da CDL transforma Avenida José Amador dos Reis em corredor natalino de compras, serviços e lazer

A segunda edição do Domingão da CDL reúne comércio aberto, Papai Noel, serviços gratuitos, atividades culturais e sorteios de bicicletas, oferecendo à população uma manhã inteira de programação especial e oportunidades de compras em clima natalino.
L
Governo de Rondônia esclarece: Não houve aumento de ICMS em produtos essenciais

Governo de Rondônia esclarece: Não houve aumento de ICMS em produtos essenciais

Nota de esclarecimento do governo nega que a Lei nº 6.287/2025 tenha ampliado o ICMS para celulares, veículos ou eletrodomésticos, mantendo o adicional apenas para itens supérfluos.
L
MPRO recebe Selo Ouro de "Respeito e Inclusão no Combate ao Feminicídio" em cerimônia do CNMP em Brasília

MPRO recebe Selo Ouro de “Respeito e Inclusão no Combate ao Feminicídio” em cerimônia do CNMP em Brasília

Ministério Público de Rondônia (MPRO) foi agraciado com o Selo Ouro do CNMP em cerimônia em Brasília, reconhecendo o trabalho na capacitação, monitoramento de medidas protetivas e prevenção à violência contra a mulher.
L

Como ganhar dinheiro com POD online: estratégias práticas

O POD funciona como uma ponte entre criatividade e oportunidade — e, com validações simples, essa ponte fica muito mais segura e lucrativa.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Defesa pede autorização para Bolsonaro deixar prisão e fazer cirurgias

Defesa pede autorização para Bolsonaro deixar prisão e fazer cirurgias

Advogados de Bolsonaro solicitam a Alexandre de Moraes, do STF, permissão para o ex-presidente realizar cirurgias devido à piora de seu estado de saúde; defesa volta a pedir prisão domiciliar.
L
Câmara notifica Eduardo Bolsonaro sobre processo de perda do mandato por faltas

Câmara notifica Eduardo Bolsonaro sobre processo de perda do mandato por faltas

Presidente da Câmara, Hugo Motta, notificou Eduardo Bolsonaro (PL-SP) sobre risco de perda do mandato; deputado não comparece às sessões desde julho e alega perseguição política.
L
Justiça Federal suspende benefícios vitalícios de Bolsonaro durante prisão

Justiça Federal suspende benefícios vitalícios de Bolsonaro durante prisão

Suspensão de benefícios vitalícios de Bolsonaro foi determinada pela Justiça Federal de Minas Gerais; ex-presidente estava preso e tinha direito a assessores e carros oficiais.
L
Senado aprova PL Antifacção com penas de até 120 anos para líderes de crime organizado

Senado aprova PL Antifacção com penas de até 120 anos para líderes de crime organizado

Projeto Antifacção foi aprovado por unanimidade no Senado, que aumenta penas para grupos criminosos e endurece progressão de regime; texto retorna à Câmara para análise.
L

“Um ataque direto à vida dos povos indígenas”. É assim que Neide Cardozo, da Kanindé, define a PEC 48/2023, cuja aprovação gerou sua revolta

“Isso é gravíssimo. É inconstitucional. É um ataque direto aos povos originários e aos seus territórios”, afirma.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Projeto de Eyder Brasil garante Política Estadual de Educação Inclusiva em Rondônia

Projeto de Eyder Brasil garante Política Estadual de Educação Inclusiva em Rondônia

Lei 796/2025, de autoria do deputado estadual Eyder Brasil, institui a Política Estadual de Educação Inclusiva em Rondônia, assegurando atendimento especializado e acessibilidade nas redes pública e privada.
L
Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar para estudantes e prioriza economia local

Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar para estudantes e prioriza economia local

Deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) solicita estudo para criação do Auxílio Material Escolar, que substituiria a compra centralizada por vale-compra para fortalecer o comércio e as microempresas de Rondônia.
L
Cristiane Lopes participa de certificação de curso para Mães Atípicas em Ji-Paraná

Cristiane Lopes participa de certificação de curso para Mães Atípicas em Ji-Paraná

Deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destinou emenda parlamentar para o Projeto PCD+ Mães Atípicas, que certificou mães em corte e costura, promovendo autonomia e geração de renda em Rondônia.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha limpeza na Estrada dos Periquitos após pedido

Vereador Márcio Pacele acompanha limpeza na Estrada dos Periquitos após pedido

Limpeza e manutenção na Estrada dos Periquitos, via importante para moradores de Porto Velho, foram realizadas após pedido de providência do gabinete do vereador Márcio Pacele.
L
Plenário da Câmara deve votar PEC da Segurança Pública na próxima terça

Plenário da Câmara deve votar PEC da Segurança Pública na próxima terça

Votação da PEC da Segurança Pública (PEC-18) está agendada para terça-feira (16); proposta inclui referendo sobre maioridade penal e visa ampliar poderes da Polícia Federal.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

FICCO/RO prende investigado por estelionato e falsificação de documentos em Porto Velho

FICCO/RO prende investigado por estelionato e falsificação de documentos em Porto Velho

Prisão preventiva foi cumprida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) contra investigado que causou prejuízo de mais de R$ 1 milhão com golpes no Ceará.
10
Polícia Civil deflagra Operação Beira Rio para apurar roubo armado no Porto do Cai N’Água

Polícia Civil deflagra Operação Beira Rio para apurar roubo armado no Porto do Cai N’Água

Operação Beira Rio cumpre mandados de busca e prisão preventiva em Porto Velho; investigação apura roubo em embarcação no Porto do Cai N’Água e busca desarticular associação criminosa e recuperar bens roubados, incluindo pistola de policial.
12
Polícia Civil cumpre mandados em investigação de tentativa de homicídio em Ariquemes

Polícia Civil cumpre mandados em investigação de tentativa de homicídio em Ariquemes

Delegacia de Homicídios de Ariquemes realizou buscas nesta terça-feira (10) para coletar provas sobre tentativa de homicídio ocorrida na Prainha do Mutirão.
10
Grávida de 13 anos é baleada após arma de fogo cair e disparar em Porto Velho

Grávida de 13 anos é baleada após arma de fogo cair e disparar em Porto Velho

Adolescente grávida foi ferida acidentalmente enquanto o marido fumava narguilé com amigos no distrito de União Bandeirantes; PM busca suspeitos e revólver.
16
Colisão entre carro e moto deixa casal ferido na zona leste de Porto Velho

Colisão entre carro e moto deixa casal ferido na zona leste de Porto Velho

Casal ferido em acidente de trânsito ocorreu na noite de quarta-feira (10) no cruzamento da Rua dos Andrades com a Petrolina, bairro Mariana.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Toyota Corolla Cross XRE 2022 oportunidade única na Zé Veículos

Toyota Corolla Cross XRE 2022 oportunidade única na Zé Veículos

Conforto, Confiabilidade Toyota e Design SUV em Condição de Novo.
L
Hyundai HB20 Comfort 2014 excelente preço na Zé Veículos

Hyundai HB20 Comfort 2014 excelente preço na Zé Veículos

Economia, Design e Agilidade para o seu Dia a Dia na cidade.
L
Venezuela classifica apreensão de petroleiro por EUA como roubo e pirataria

Venezuela classifica apreensão de petroleiro por EUA como roubo e pirataria

Governo de Nicolás Maduro classifica a tomada do navio petroleiro em águas internacionais como “roubo descarado” e acusa os EUA de estarem em um plano deliberado de saque das riquezas energéticas venezuelanas.
L
Ex-presidente da Bolívia Luis Arce é detido para depor sobre suposto desvio de dinheiro

Ex-presidente da Bolívia Luis Arce é detido para depor sobre suposto desvio de dinheiro

Ex-presidente boliviano Luis Arce, que deixou o cargo no mês passado, foi detido pela polícia para prestar depoimento em investigação de suposto desvio de dinheiro; ex-ministra do seu gabinete alega perseguição política.
L
ONU/UNOPS prorroga prazo de edital para impermeabilização e pintura de armazém da Conab em Ponta Grossa

Conab projeta produção brasileira de grãos em 354,4 milhões de toneladas na safra 2025/26

Produção de grãos na safra 2025/26 deve registrar ligeiro aumento de 0,6%, totalizando 354,4 milhões de toneladas; resultado é impulsionado por maior área plantada, chegando a 84,2 milhões de hectares.
L

Facer desmente fake news sobre aumento do ICMS em Rondônia

Entidade reforça que Lei nº 6.287/2025 não amplia tributação e mantém adicional apenas para produtos supérfluos.
L
Câmara suspende mandato de Glauber Braga por seis meses e rejeita cassação

Câmara suspende mandato de Glauber Braga por seis meses e rejeita cassação

Suspensão de Glauber Braga (PSOL-RJ) foi aprovada por 318 votos a favor, evitando que o deputado perdesse o mandato e ficasse inelegível; punição se deve à agressão a integrante do MBL.
L
Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás no valor de R$ 110 nesta quinta

Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás no valor de R$ 110 nesta quinta

Auxílio Gás é pago a beneficiários com NIS final 2 e segue o calendário do Bolsa Família; programa beneficia 4,4 milhões de famílias neste mês de dezembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.