SEGUNDA-FEIRA, 19/01/2026

Em destaque

CFM lança plataforma para combater emissão de atestados falsos

Instrumento beneficia médicos, trabalhadores e empresas

Por CFM lança plataforma para combater emissão de atestados falsos - 20

Publicado em 

CFM lança plataforma para combater emissão de atestados falsos
Marcelo Leal/Unsplash

O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou nesta quinta-feira (5) uma plataforma online para validar e chancelar atestados médicos emitidos em todo o país. De acordo com a entidade, a proposta do Atesta CFM é promover mecanismos efetivos para combater fraudes e outras irregularidades na emissão desse tipo de documento.

“A decisão beneficia médicos, que contarão com a proteção do seu ato profissional; os trabalhadores, que terão a certeza de que os atestados que portam foram assinados por médicos de fato; e as empresas, que poderão detectar irregularidades em documentos que foram entregues, mas são fraudulentos”, avaliou o conselho.

Segundo o CFM, a plataforma vai integrar diferentes bancos de dados, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e possibilitando a emissão, validação e verificação de atestados médicos. O médico será notificado de todos os documentos emitidos em seu nome e sob seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

O Atesta CFM permite ainda que trabalhadores acessem seu histórico de atestados e que as empresas e empregadores verifiquem a veracidade dos atestados entregues. A plataforma foi regulamentada por meio de resolução do conselho, já encaminhada para publicação no Diário Oficial da União.

A previsão é que o texto seja publicado nesta sexta-feira (6) e entre em vigor no dia 5 de novembro, 120 dias após a publicação. Os próximos seis meses configuram prazo para adaptação e integração ao sistema. A obrigatoriedade de uso da plataforma passa a valer a partir de 5 de março de 2025.

“A ferramenta já está disponível para que médicos, empregadores e trabalhadores conheçam o seu fluxo de funcionamento. Em novembro, os médicos já poderão emitir documentos pelo Atesta CFM. Após 180 dias da publicação, todos os atestados médicos deverão ser emitidos ou validados pela ferramenta”, destacou o CFM.

Entenda

Por meio da plataforma, pode ser emitido qualquer tipo de atestado, incluindo atestados de saúde ocupacional, afastamento e acompanhamento. Também é possível fazer a homologação de atestados pela medicina do trabalho.

Para utilizar o Atesta CFM, o médico deve acessar o site https://atestacfm.org.br e preencher seus dados. Depois da autenticação, o profissional poderá emitir documentos na própria plataforma.

“A criação da ferramenta responde a uma necessidade da sociedade em geral, que sofre as consequências de inúmeras fraudes nesse processo de emissão de atestados médicos. Não são raros os casos de documentos adulterados ou falsificados, com o uso de informações de profissionais sem autorização”, avaliou o conselho.

A entidade destacou que irregularidades em atestados médicos geram “consideráveis prejuízos”, tanto para empresas quanto para a Previdência Social e, em última análise, para toda a população. Com o Atesta CFM, apenas atestados chancelados pela plataforma serão considerados válidos.

“Como órgão regulador da prática médica no Brasil, o CFM tem o registro de todos os médicos brasileiros e a prerrogativa de determinar e fazê-los cumprir suas normas”, ressaltou o conselho.

Agilidade

Para o conselho, a plataforma vai possibilitar ainda agilidade e praticidade, já que o trabalhador não precisará entregar o atestado pessoalmente na empresa, eliminando o risco de perda do documento. Basta que ele autorize o médico a enviá-lo pelo sistema, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados.

“Com isso, o empregador receberá automaticamente o documento digital. Sem esse aval, o empregado terá de levar o atestado na forma física, em mãos, mas impresso em formulário que atende os requisitos do sistema”, detalhou o conselho.

A previsão da entidade é que o Atesta CFM também funcione como uma espécie de prontuário digital do trabalhador. Por meio da plataforma, será possível acessar todos os documentos desse tipo emitidos no nome de uma pessoa, localizando os atestados por meio de especialidade, diagnóstico, hospital ou clínica onde foi realizado o atendimento, período ou nome do médico.

Outro destaque citado pelo conselho é a mobilidade, já que a plataforma permite a emissão de atestados de qualquer local, incluindo consultas por telemedicina e atendimentos domiciliares. O médico assina digitalmente o documento e ele é enviado para o celular do paciente, além de ficar disponível imediatamente para a empresa, desde que com autorização prévia do trabalhador.

“Outro benefício é que os atestados médicos emitidos pela plataforma prescricao.cfm.org.br serão reconhecidos automaticamente pela plataforma Atesta CFM. A plataforma também permitirá a personalização dos documentos, com a inclusão de marca, logotipo e design próprios dos profissionais ou estabelecimentos de saúde; o registro dos diferentes locais de trabalho do médico; a gestão e o histórico das consultas e atestados e o cancelamento de documentos injustificados.”

Organização

Ainda de acordo com o conselho, o Atesta CFM vai auxiliar o médico na organização de documentos, dispensando, por exemplo, o uso de carimbos e papel timbrado. “Também coibirá roubos de receituários e de carimbos físicos, aumentando a segurança do registro no CRM”. Por meio da plataforma, o profissional poderá quantificar quantos atestados emitiu em determinado período.

“Caso o médico trabalhe em local com restrições de acesso à internet, poderá imprimir um talonário para preenchimento manual e, posteriormente, efetuar a inclusão dos dados na plataforma. Cada talonário tem data de validade e suas folhas são identificadas por código de segurança, permitindo a autenticação e rastreabilidade”, destacou o CFM.

Em casos de ausência temporária de conexão com a internet, o médico também terá a opção de preencher os dados na plataforma e, assim que tiver acesso à rede, o atestado será enviado automaticamente para o paciente e a empresa.

“A automação promoverá a redução de custos com armazenamento de documentos e pagamento de benefícios concedidos a colaboradores indevidamente ausentes, bem como permitirá às equipes de recursos humanos direcionar foco para outras tarefas”, concluiu o conselho.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mega-Sena acumula: Prêmio de R$ 50 milhões sai na terça

Ninguém acertou as seis dezenas no último sorteio e o valor da Mega-Sena subiu. O próximo concurso acontece nesta terça-feira (20) com prêmio milionário.
L
Onça-parda é flagrada próximo ao Parque Circuito, em Porto Velho

Onça-parda é flagrada próximo ao Parque Circuito, em Porto Velho

Prefeitura monitora área e orienta moradores sobre cuidados e segurança
L

No decorrer do dia, nuvens provenientes do sul do Amazonas chegam a Rondônia, resultando na intensificação das chuvas nas regiões norte, noroeste e nordeste

Nuvens vindas do sul do Amazonas aumentam as chuvas nas regiões norte, noroeste e nordeste de Rondônia ao longo do dia
L
Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

O documento será formalizado neste sábado em Assunção e cria a maior zona de livre comércio do mundo, integrando um mercado consumidor de 720 milhões de pessoas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Porto Velho e Rondoniense empatam em clássico com quatro gols no Aluizão

Porto Velho e Rondoniense empatam e protagonizam clássico histórico no Aluizão

O duelo entre Porto Velho e Rondoniense agitou a capital no último sábado (17) com direito a quatro gols e entrevista com o craque do jogo Luan Silva.
L
Governo de RO reforça calendário do Enem para inscrição em Sisu, Prouni e Fies

Governo de RO reforça calendário do Enem para inscrição em Sisu, Prouni e Fies

Com resultado do Enem divulgado, governo orienta estudantes de Rondônia sobre prazos de inscrição nos programas de acesso ao ensino superior
L
Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam em fevereiro

Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam em fevereiro

O programa federal oferece 12 mil bolsas de estudo para estudantes de graduação que formam professores da educação básica, com auxílio financeiro mensal de 1.050 reais.
L

Momento Agro: Nova era da fiscalização no agro, Estéfano Radamés explica tudo

O Momento Agro deste sábado recebe o advogado e especialista em Direito Ambiental e Regularização Fundiária para explicar como a tecnologia vai transformar a fiscalização nas propriedades rurais a partir de 2026.
L
Atleta Rondoniense Brendha Nahala conquista ouro no Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa

Atleta Rondoniense Brendha Nahala conquista ouro no Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa

A atleta da equipe Irmãos Olímpio garantiu o título em Lisboa após superar dificuldades financeiras para viajar até Portugal e representar o estado em competição internacional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal atendeu a pedido da Polícia Federal para aprofundar a apuração sobre supostas irregularidades na operação de compra entre bancos.
L
Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Durante evento no Rio de Janeiro, o presidente destacou que o valor de R$ 1.621 ainda não supre as necessidades básicas dos trabalhadores, apesar de representar um avanço institucional.
L
Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Mesmo durante o recesso parlamentar, Pedro Geovar manteve fiscalização ativa e intensificou visitas pela cidade.
L
Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Os líderes se reuniram no Rio de Janeiro para destacar que a parceria comercial entre Mercosul e União Europeia promoverá o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.
L
Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

A investigação, instaurada de ofício durante o recesso do Judiciário, apura o acesso ilegal a informações fiscais de magistrados da Corte por órgãos como o Coaf e a Receita Federal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criança morre em batida sem usar cadeirinha

Criança morre em batida sem usar cadeirinha

Batida entre carro e caminhão na SC-154, em Passos Maia, deixou uma vítima fatal e cinco feridos. Nenhuma das quatro crianças usava item de segurança no carro.
18
Homen morre em acidente envolvendo motos.

Acidente Fatal: Homem morre em batida de motos na Zona Leste

Willian F. morreu após colisão no bairro Socialista, em Porto Velho. Condutor venezuelano foi preso em flagrante por embriaguez ao volante no sábado.
18
Ollá Telecom sofre ataque incendiário, em Porto Velho,

URGENTE: Ollá Telecom é alvo de ataque incendiário na capital

Criminosos realizaram um ataque incendiário contra a Ollá Telecom em Porto Velho. A polícia investiga a ação que danificou a sede e afetou serviços na capital.
14
Briga entre apenados é registrada no presídio Urso Branco

Briga entre apenados é registrada no presídio Urso Branco

Caso foi controlado por policiais penais
10
Filho agride pai idoso durante confusão familiar na zona Sul

Filho agride pai idoso durante confusão familiar na zona Sul

Homem de 44 anos chegou em casa sob efeito de álcool e bastante alterado
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar

Nota de pesar: João Muller

Homem trabalhador, prestativo e honesto, era conhecido pelo cuidado e atenção dedicados à esposa, Sra. Anezia Cordeiro Muller, com quem compartilhou 57 anos de casamento, e pelo amor aos cinco filhos.
L
Nota de pesar

Nota de pesar: José Diniz da Silva

Conhecido pela família e amigos como um homem brincalhão, alegre e carismático, José Diniz tinha o dom de contar piadas e histórias, sempre arrancando sorrisos e tornando os momentos mais leves.
L
nota de pesar

Nota de pesar: Maria Dolores dos Santos Leal

Mulher de qualidades marcantes, era cuidadosa, companheira, honesta, gentil e amorosa.
L
Governo de RO amplia proteção a pacientes com comorbidades por meio do CRIE

Governo de RO amplia proteção a pacientes com comorbidades por meio do CRIE

Unidade oferece vacinas e imunoglobulinas especiais para pessoas com doenças crônicas e grupos de risco no SUS
L
VÍDEO: Motociclista sai da garagem sem olhar e provoca acidente com pai e filho

VÍDEO: Motociclista sai da garagem sem olhar e provoca acidente com pai e filho

Colisão entre duas motos deixou homem e criança feridos no bairro Caladinho, zona Sul da capital
14
Motorista é preso com maconha próximo de presídio na capital

Motorista é preso com maconha próximo de presídio na capital

Equipe do 5º Batalhão recebeu denúncia e flagrou suspeito com droga e dinheiro na Estrada da Penal
10
Homem de 35 anos é espancado em casa abandonada no bairro Nacional

Homem de 35 anos é espancado em casa abandonada no bairro Nacional

Vítima foi atacada por dois homens encapuzados
10
Princípio de incêndio atinge unidade do Federal Burger em Porto Velho

Princípio de incêndio atinge unidade do Federal Burger em Porto Velho

O incidente ocorreu nas primeiras horas da manhã deste sábado na Avenida Rio Madeira e mobilizou o Corpo de Bombeiros, que controlou as chamas antes que se espalhassem.
14
Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Uma briga motivada pela escolha da programação de televisão terminou em tentativa de homicídio na manhã deste sábado dentro de uma unidade de tratamento no bairro Mariana.
10
Jovem é preso em flagrante furtando fios em residência no bairro Pedrinhas

Jovem é preso em flagrante furtando fios em residência no bairro Pedrinhas

O suspeito de 22 anos foi flagrado por policiais militares no forro de um imóvel na zona norte de Porto Velho após um vigilante de rua desconfiar de uma bicicleta parada.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.