DOMINGO, 23/11/2025

Em destaque

Arnoldo de Campos toma posse na Diretoria de Operações e Abastecimento da Conab

Durante o evento, a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, lembrou do desafio brasileiro em modernizar a agenda de abastecimento.

Por CONAB - 30

Publicado em 

Foto - Conab

O novo diretor de Operações e Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Arnoldo de Campos, tomou posse em cerimônia realizada na terça-feira (3) na sede da Companhia. Campos foi eleito pelo Conselho de Administração (Consad) para compor a Diretoria Executiva da estatal.

Estiveram presentes na solenidade o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, o presidente da Companhia, Edegar Pretto, a presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional da Presidência da República (Consea), Elisabetta Recine, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) Guilherme Campos, e a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Lilian Rahal. Também prestigiaram a posse a diretora Administrativa, Financeira e Fiscalização da Conab, Rosa Neide, os diretores de Política Agrícola e Informações, Silvio Porto, e de Gestão de Pessoas, Lenildo de Morais, entre outras autoridades e demais convidados.

Durante o evento, a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, lembrou do desafio brasileiro em modernizar a agenda de abastecimento. “Nós nos desafiamos a ter uma agenda urbana efetiva de disponibilização e acesso de alimentos e essa Diretoria de Abastecimento é estratégica para isso. Então tem um campo de inovações para que a Conab, de fato, seja uma companhia de abastecimento”, destacou.

O novo diretor da Conab reconheceu as necessidades a serem superadas, e lembrou que a solução passa pela convergência e integração entre a política agrícola e a de abastecimento. “A gente tem um desafio de redesenhar o sistema alimentar. Hoje o sistema alimentar está no centro da crise climática, pelas emissões, e não consegue garantir que todas as pessoas comam todo dia. Além disso, tem dificuldade de garantir uma alimentação saudável, e, no caso brasileiro, tem produzido uma inflação de alimentos que, além de castigar o trabalhador, contribui para a manutenção das elevadas taxas de juros na economia. A política de abastecimento tem que trabalhar com o mundo da oferta, o mundo da produção, e, ao mesmo tempo, olhar para o mundo do consumo, do direito humano à alimentação adequada. A política de abastecimento tem que se organizar a partir de onde as pessoas têm necessidade” reforçou.

Diante deste cenário, o ministro do MDA, Paulo Teixeira, ressaltou a importância em aumentar a produção de alimentos saudáveis para o consumo interno. “O Brasil é um país que tem uma produção agrícola muito importante, exporta grãos, proteínas, e que deveria alimentar os seus sem deixar de exportar. Nós temos que resolver essa contradição, produzir alimentos saudáveis para colocar na mesa do povo. O brasileiro não come arroz em quantidade que deveria comer, não tem acesso ao consumo de frutas, legumes e verduras. Então a gente tem que resolver três questões: a primeira é não ter ninguém no mapa da fome. O segundo tema é fazer com que todos se alimentem adequadamente, voltem a comer os alimentos saudáveis da cultura alimentar do nosso povo. E terceiro, nós temos que baixar os preços dos alimentos”, disse.

O presidente da Conab ressaltou a capacidade da Conab em responder aos desafios existentes, lembrando os bons resultados já atingidos com a retomada de importantes ações no combate à fome. “Até aqui a gente veio retomando as ações para fazer frente ao estrago que foi feito. Só pela Conab, já são quase 100 mil toneladas de alimentos adquiridos pelo PAA que foram destinados ao combate à fome e aos afetados pela crise climática. Nós queremos garantir a todos os agricultores brasileiros, que optarem pela produção de alimentos, como estamos fazendo com a produção de arroz agora. Nós vamos garantir que vai ser um bom negócio, vai ser lucrativo produzir arroz. Nós vamos garantir preço compensador, e vamos garantir também a compra de parte desse arroz para a gente voltar a fazer estoque, voltar a ter tranquilidade. E assim nós queremos fazer com outros produtos para garantir a soberania alimentar, para que a Conab, junto com o MDA, MDS E Mapa, enfrente a inflação dos alimentos”, salientou.

Arnoldo de Campos é economista, com estudos e pesquisas sobre economia agrícola, sistemas alimentares e tributação dos alimentos. Tem experiência na gestão governamental, planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas. Foi um dos formuladores e gestores do PAA e das compras da agricultura familiar pelo PNAE.  Atuou ainda como pesquisador e assessor técnico do Departamento de Estudos Socioeconômicos Rurais (DESER), de 1994 a 2003, foi diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário no período de janeiro de 2003 a fevereiro de 2013, e foi secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no período de fevereiro de 2013 a junho de 2016. Nos últimos anos prestou consultorias para agências internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), apoiando diversos países da América Latina e do Caribe na formulação e avaliação de políticas agrícolas, de desenvolvimento rural sustentável e para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis.

Clique aqui para acessar as resoluções do Consad.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Em algum lugar da Amazônia – A sobrevivência

Um mergulho poético na rotina sagrada de Arawá Apurinã, revelando tradições, ritos, sabores e a força espiritual de um povo que preserva sua ancestralidade às margens do rio Purús.
L

Em algum lugar na Amazônia – Cinzas

Um retrato visceral da dor humana, da xenofobia e da destruição que assola Gaza, onde a violência geopolítica silencia vidas, apaga memórias e expõe o fracasso moral das nações.
L

Bolsonaro passa por audiência de custódia neste domingo

A audiência será por videoconferência, na Superintendência da PF
L

As flores de Gaza

Um tributo à força, fé e resistência da mulher beiradeira, cuja vida se entrelaça com as águas amazônicas e revela a grandeza de sua identidade, coragem e pertencimento.
L

Em algum lugar da Amazônia – A mulher beiradeira

Um tributo à força, fé e resistência da mulher beiradeira, cuja vida se entrelaça com as águas amazônicas e revela a grandeza de sua identidade, coragem e pertencimento.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bolsonaro tentou abrir tornozeleira com ferro de solda, mostra relatório divulgado pelo STF

Vídeo anexado pela Seap confirma avaria no equipamento, e Moraes dá 24 horas para defesa explicar violação
L

Momento Agro: João Paulo Barbuio revela como aumentar a eficiência reprodutiva na pecuária de cria

Vai ajudar a destrinchar caminhos práticos e tecnologias que vêm transformando índices reprodutivos em fazendas de cria no país.
L
Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro

Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro

O ministro do STF considerou o pedido prejudicado após ter decretado a prisão preventiva do ex-presidente neste sábado. A defesa alegava que as doenças permanentes de Bolsonaro exigem “acompanhamento médico intenso”.
L
Advogado de Bolsonaro afirma que recorrerá da prisão preventiva

Advogado de Bolsonaro afirma que recorrerá da prisão preventiva

A defesa do ex-presidente diz que a decisão de prisão “causa profunda perplexidade”. O advogado Celso Vilardi alega que a medida pode colocar em risco a vida de Bolsonaro devido ao seu estado de saúde delicado.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro tem prisão preventiva decretada no dia 22, número que marcou sua trajetória política

Coincidência da data reacende debate sobre condenações, investigações e acusações de perseguição feitas por seus apoiadores
L

Deputada Cristiane Lopes lança Projeto Terra Fértil na manhã de sábado para fortalecer a agricultura familiar

Iniciativa em parceria com o IFRO utiliza emenda parlamentar destinada pela deputada para ampliar o apoio a produtores, associações e comunidades rurais de Rondônia.
L

Vereador Pedro Geovar destaca apoio ao agro ao participar do lançamento do Projeto Terra Fértil

Parlamentar esteve presente no evento realizado pelo IFRO em parceria com a deputada Cristiane Lopes e reforçou a importância do investimento para a agricultura familiar de Porto Velho.
L
Prisão preventiva de Bolsonaro advogado Samuel Costa explica legalidade da decisão do STF

Prisão preventiva de Bolsonaro advogado Samuel Costa explica legalidade da decisão do STF

Advogado analisa fundamentos jurídicos da prisão preventiva de Bolsonaro e reforça necessidade de transparência nas medidas cautelares
L
Manifestantes pró e contra Bolsonaro se reúnem na Polícia Federal

Manifestantes pró e contra Bolsonaro se reúnem na Polícia Federal

Atos opostos marcam a entrada da Superintendência da PF em Brasília, onde o ex-presidente está preso preventivamente. A deputada Bia Kicis compareceu ao local e a prisão foi classificada como “perseguição política”.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Motoboy quebra o braço em colisão entre motos na zona sul de Porto Velho

Um motoboy sofreu uma fratura no braço após uma colisão na noite deste sábado (22) no bairro Nova Floresta, no cruzamento das Ruas Sucupira com Três e Meio.
16

URGENTE: Homem é atacado a tiros e arrastado para matagal em Porto Velho

A vítima sofreu uma tentativa de homicídio no residencial Orgulho do Madeira, após ser arrastada por membros de uma facção na noite de sábado (22).
16
Bandido pede água e faz roubo em sorveteria no centro de Porto Velho

Bandido pede água e faz roubo em sorveteria no centro de Porto Velho

O assaltante roubou R$ 600 do caixa, além de celulares e a moto de uma funcionária.
10
Colisão entre motos deixa três feridos no centro de Porto Velho

Colisão entre motos deixa três feridos no centro de Porto Velho

Vítimas foram levadas à Policlínica Ana Adelaide.
14
Foragido por estupro é recapturado por policiais do 1º BPM no Cai N’Água

Foragido por estupro é recapturado por policiais do 1º BPM no Cai N’Água

Equipe da Radiopatrulha localiza foragido por estupro durante atendimento a caso de violência doméstica.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AO VIVO, abertura do Natal Porto Velho Luz encanta moradores e marca início da programação especial na capital

Prefeitura, Emdur, Semtel e Funcultural dão início às atividades oficiais do “Natal Porto Velho Luz, uma Cidade Encantada”, transformando a cidade em um grande cenário iluminado e festivo
L

INPE e CPTEC emitem alerta de fortes chuvas para Rondônia

A instabilidade climática, parte de um sistema meteorológico que abrange grande parte da Região Norte, persistirá durante o sábado e o domingo.
L
Natal Porto Velho Luz: abertura terá transmissão ao vivo neste sábado

Natal Porto Velho Luz: abertura terá transmissão ao vivo neste sábado

Abertura do Natal Porto Velho Luz será transmitida pelas redes oficiais da Prefeitura, ampliando o acesso ao evento e garantindo que a população acompanhe a programação completa.
L
ABAV Rondônia: Prefeitura participa da posse da nova diretoria em Porto Velho

ABAV Rondônia: Prefeitura participa da posse da nova diretoria em Porto Velho

Gestão municipal reforça ações da Semtel e destaca potencial turístico da capital durante cerimônia da ABAV Rondônia
L
Com o tema “Uma Cidade Encantada’ Porto Velho inaugura o Natal com grande espetáculo e chegada do Papai Noel neste sábado

Com o tema “Uma Cidade Encantada’ Porto Velho inaugura o Natal com grande espetáculo e chegada do Papai Noel neste sábado

Abertura do Natal 2025 em Porto Velho terá acendimento das luzes, show pirotécnico, atrações culturais e programação especial para famílias neste sábado
L
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 10 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 10 milhões

As apostas podem ser realizadas nas lotéricas e pela internet até as 20h, horário de Brasília. O sorteio do concurso 2.942 está marcado para as 21h, em São Paulo.
L
Rondoniense Nani Blanco integra lista das 100 consultoras mais influentes

Rondoniense Nani Blanco integra lista das 100 consultoras mais influentes

Profissional recebeu o Troféu Diamante em evento realizado em Washington.
L
Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Veículos internacionais, como The Guardian, Le Mond e The Washington Post, noticiam a prisão preventiva do ex-presidente. Os jornais destacam a decisão de Alexandre de Moraes e o risco de fuga após a violação da tornozeleira eletrônica.
L
Ministério Público denuncia oito por execução do ex-delegado Ruy Ferraz

Ministério Público denuncia oito por execução do ex-delegado Ruy Ferraz

A vítima, que era secretário da prefeitura de Praia Grande, foi morta em setembro. Segundo o MPSP, a execução foi ordenada pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) em retaliação à atuação de Ferraz contra a facção.
L
Negociações na COP30 se estendem e países buscam acordo final em Belém

Negociações na COP30 se estendem e países buscam acordo final em Belém

A plenária de encerramento, que definirá os textos finais, está prevista para este sábado. As conversas foram estendidas pela madrugada devido à falta de consenso, principalmente sobre a eliminação dos combustíveis fósseis.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.