QUINTA-FEIRA, 13/11/2025

Em destaque

Arnoldo de Campos toma posse na Diretoria de Operações e Abastecimento da Conab

Durante o evento, a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, lembrou do desafio brasileiro em modernizar a agenda de abastecimento.

Por CONAB - 30

Publicado em 

Foto - Conab

O novo diretor de Operações e Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Arnoldo de Campos, tomou posse em cerimônia realizada na terça-feira (3) na sede da Companhia. Campos foi eleito pelo Conselho de Administração (Consad) para compor a Diretoria Executiva da estatal.

Estiveram presentes na solenidade o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, o presidente da Companhia, Edegar Pretto, a presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional da Presidência da República (Consea), Elisabetta Recine, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) Guilherme Campos, e a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Lilian Rahal. Também prestigiaram a posse a diretora Administrativa, Financeira e Fiscalização da Conab, Rosa Neide, os diretores de Política Agrícola e Informações, Silvio Porto, e de Gestão de Pessoas, Lenildo de Morais, entre outras autoridades e demais convidados.

Durante o evento, a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, lembrou do desafio brasileiro em modernizar a agenda de abastecimento. “Nós nos desafiamos a ter uma agenda urbana efetiva de disponibilização e acesso de alimentos e essa Diretoria de Abastecimento é estratégica para isso. Então tem um campo de inovações para que a Conab, de fato, seja uma companhia de abastecimento”, destacou.

O novo diretor da Conab reconheceu as necessidades a serem superadas, e lembrou que a solução passa pela convergência e integração entre a política agrícola e a de abastecimento. “A gente tem um desafio de redesenhar o sistema alimentar. Hoje o sistema alimentar está no centro da crise climática, pelas emissões, e não consegue garantir que todas as pessoas comam todo dia. Além disso, tem dificuldade de garantir uma alimentação saudável, e, no caso brasileiro, tem produzido uma inflação de alimentos que, além de castigar o trabalhador, contribui para a manutenção das elevadas taxas de juros na economia. A política de abastecimento tem que trabalhar com o mundo da oferta, o mundo da produção, e, ao mesmo tempo, olhar para o mundo do consumo, do direito humano à alimentação adequada. A política de abastecimento tem que se organizar a partir de onde as pessoas têm necessidade” reforçou.

Diante deste cenário, o ministro do MDA, Paulo Teixeira, ressaltou a importância em aumentar a produção de alimentos saudáveis para o consumo interno. “O Brasil é um país que tem uma produção agrícola muito importante, exporta grãos, proteínas, e que deveria alimentar os seus sem deixar de exportar. Nós temos que resolver essa contradição, produzir alimentos saudáveis para colocar na mesa do povo. O brasileiro não come arroz em quantidade que deveria comer, não tem acesso ao consumo de frutas, legumes e verduras. Então a gente tem que resolver três questões: a primeira é não ter ninguém no mapa da fome. O segundo tema é fazer com que todos se alimentem adequadamente, voltem a comer os alimentos saudáveis da cultura alimentar do nosso povo. E terceiro, nós temos que baixar os preços dos alimentos”, disse.

O presidente da Conab ressaltou a capacidade da Conab em responder aos desafios existentes, lembrando os bons resultados já atingidos com a retomada de importantes ações no combate à fome. “Até aqui a gente veio retomando as ações para fazer frente ao estrago que foi feito. Só pela Conab, já são quase 100 mil toneladas de alimentos adquiridos pelo PAA que foram destinados ao combate à fome e aos afetados pela crise climática. Nós queremos garantir a todos os agricultores brasileiros, que optarem pela produção de alimentos, como estamos fazendo com a produção de arroz agora. Nós vamos garantir que vai ser um bom negócio, vai ser lucrativo produzir arroz. Nós vamos garantir preço compensador, e vamos garantir também a compra de parte desse arroz para a gente voltar a fazer estoque, voltar a ter tranquilidade. E assim nós queremos fazer com outros produtos para garantir a soberania alimentar, para que a Conab, junto com o MDA, MDS E Mapa, enfrente a inflação dos alimentos”, salientou.

Arnoldo de Campos é economista, com estudos e pesquisas sobre economia agrícola, sistemas alimentares e tributação dos alimentos. Tem experiência na gestão governamental, planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas. Foi um dos formuladores e gestores do PAA e das compras da agricultura familiar pelo PNAE.  Atuou ainda como pesquisador e assessor técnico do Departamento de Estudos Socioeconômicos Rurais (DESER), de 1994 a 2003, foi diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário no período de janeiro de 2003 a fevereiro de 2013, e foi secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no período de fevereiro de 2013 a junho de 2016. Nos últimos anos prestou consultorias para agências internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), apoiando diversos países da América Latina e do Caribe na formulação e avaliação de políticas agrícolas, de desenvolvimento rural sustentável e para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis.

Clique aqui para acessar as resoluções do Consad.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Obras de pavimentação na Linha 625 melhoram mobilidade em Jaru

Obras de pavimentação na Linha 625 melhoram mobilidade em Jaru

Parceria entre Governo de Rondônia e Prefeitura avança em 4,6 km de pavimentação, beneficiando moradores e produtores da região
L
MP do Rio relata ao STF lesões atípicas em operação com 121 mortos

MP do Rio relata ao STF lesões atípicas em operação com 121 mortos

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) enviou um relatório parcial sobre a Operação Contenção, destacando que um dos 121 corpos estava decapitado e outro apresentava marcas de tiro à curta distância.
L
IBGE lança mapa na COP30 que coloca o Pará no centro do mundo

IBGE lança mapa na COP30 que coloca o Pará no centro do mundo

A iniciativa, chamada Mapa-múndi invertido, busca descolonizar a visão cartográfica tradicional e destacar o protagonismo da Amazônia Legal e de Belém nas discussões climáticas globais.
L
MPRO consegue condenação de réu por feminicídio em Costa Marques

MPRO consegue condenação de réu por feminicídio em Costa Marques

Homem é sentenciado a 40 anos de prisão por assassinar ex-esposa minutos após ela obter medida protetiva.
L
Brasil e Reino Unido firmam parceria contra o tráfico de pessoas

Brasil e Reino Unido firmam parceria contra o tráfico de pessoas

O memorando de entendimento prevê a troca de informações de inteligência e a coordenação de operações conjuntas para fortalecer a política nacional de combate a esses crimes.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
STF analisa se recreio deve integrar jornada de trabalho de professores

STF analisa se recreio deve integrar jornada de trabalho de professores

O placar do julgamento está em 2 a 1 para validar o entendimento da Justiça do Trabalho de que o intervalo conta como tempo à disposição do empregador.
L

Agenda News: Fim de semana com rock, happy hour e feijoada no Grego Original

Happy Friday na sexta e Feijuka com Rock no sábado agitam o Grego Original Pub em Porto Velho.
L
Governo flexibiliza critério para acesso ao Plano Brasil Soberano

Governo flexibiliza critério para acesso ao Plano Brasil Soberano

Portaria dos Ministérios da Fazenda e MDIC reduz de 5% para 1% o impacto tarifário mínimo exigido no faturamento de exportações para os EUA para que empresas busquem financiamento.
L

Nota de pesar: Mansueto Vinicio Tumelero

Familiares e amigos se despedem de Mansueto Vinicio Tumelero, exemplo de amor, simplicidade e generosidade, em emocionante cerimônia de homenagem em Porto Velho.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Convocados devem se apresentar em até três dias úteis ou até 11 de dezembro, conforme o edital.
L
CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicam o resultado e o gabarito definitivo das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) a partir das 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12).
L
Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Serviço da Prefeitura de Porto Velho auxilia na elaboração de currículos e prepara candidatos para entrevistas.
L
Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Evento nesta quinta-feira, 13, no Tudo Aqui, em Porto Velho, oferece 51 vagas exclusivas para pessoas com deficiência e diversos serviços gratuitos.
L

POLÍTICA

Deputado Coronel Chrisóstomo vê prisão de ex-presidente do INSS como prova da eficácia da CPMI da Previdência

Deputado Coronel Chrisóstomo vê prisão de ex-presidente do INSS como prova da eficácia da CPMI da Previdência

Parlamentar afirma que operação da PF confirma a gravidade do esquema e tenta descredibilizar quem combate o desvio de recursos de aposentados.
L
Prefeito Marcélio Brasileiro cobra mais autonomia para os municípios

Prefeito Marcélio Brasileiro cobra mais autonomia para os municípios

Vice-presidente da AROM e prefeito de Nova Mamoré alertou que as prefeituras assumem grande parte dos serviços públicos sem a contrapartida financeira necessária
L
Governadores de oposição pedem adiamento da votação do PL Antifacção

Governadores de oposição pedem adiamento da votação do PL Antifacção

O grupo solicitou ao presidente da Câmara, Hugo Motta, pelo menos mais 30 dias de discussão para o projeto que visa combater facções criminosas.
L
Sociedade Brasileira de Pediatria se opõe a projeto que limita aborto legal

Sociedade Brasileira de Pediatria se opõe a projeto que limita aborto legal

A Câmara aprovou a suspensão de uma resolução do Conanda sobre o atendimento a vítimas de estupro, mas a entidade médica defende a manutenção da norma para garantir acolhimento humanizado.
L
Senado aprova recondução de Paulo Gonet para Procurador-Geral da República

Senado aprova recondução de Paulo Gonet para Procurador-Geral da República

O Plenário confirmou Gonet no cargo por mais dois anos, com 45 votos favoráveis e 26 contrários.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação Godos mobiliza 400 policiais em ação conjunta do MP e PM de Rondônia

Operação Godos mobiliza 400 policiais em ação conjunta do MP e PM de Rondônia

Forças de segurança cumpriram mais de 120 mandados na zona rural de Porto Velho e em outras localidades do estado
14
Motorista perde o controle e cai com Palio dentro de vala em Porto Velho

Motorista perde o controle e cai com Palio dentro de vala em Porto Velho

O condutor, que confessou ter feito uso de entorpecentes antes de dirigir, saiu ileso após o veículo cair em um córrego que divide a Avenida Jorge Teixeira com a Avenida Sete de Setembro.
14
Policial Civil de folga prende suspeito de furtar bicicleta de filho de perito criminal

Policial Civil de folga prende suspeito de furtar bicicleta de filho de perito criminal

O Agente pediu apoio de uma guarnição da PM que encaminhou o criminoso ao Departamento de Flagrantes. Mesmo tendo imagens de câmeras de segurança, ele negou ter cometido o crime.
10
PF prende Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS

PF prende Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS

A prisão ocorreu em nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de fraudes contra aposentados e pensionistas do Instituto.
L
Duas pessoas são detidas após furto de cosméticos em Porto Velho

Duas pessoas são detidas após furto de cosméticos em Porto Velho

Suspeitas foram capturadas por seguranças de uma rede de farmácias na zona leste da capital rondoniense após serem flagradas pelas câmeras de segurança.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento do Licenciamento Simplificado e Outorga: Ediene Barros Lima

Licenciamento Simplificado e Termo de Outorga
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental: L. CORSO LTDA – J C MADEIRAS

Licenças: Prévia L.P., Licença de Instalação L.I. e Licença de Operação L.O. – OUTORGA de uso recursos hídricos
L

Rodrigo Pantera é contratado pela Shopee como embaixador digital e celebra nova fase: “Estou muito feliz”

Após vencer o Mr. Olympia Brasil 2025, o fisiculturista e influenciador Rodrigo Pantera torna-se embaixador digital da Shopee e promete conteúdos voltados à saúde e bem-estar.
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LO): MINISTERIO DA JUSTICA E SEGURANCA PUBLICA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO para CAPTAÇÃO e a LICENÇA DE OPERAÇÃO.
L
Porto Velho concorre ao Prêmio Anciti Awards 2025 com projetos que usam tecnologia para melhorar serviços públicos

Porto Velho concorre ao Prêmio Anciti Awards 2025 com projetos que usam tecnologia para melhorar serviços públicos

Capital rondoniense disputa reconhecimento nacional com ferramentas que monitoram filas em tempo real nas UPAs e desburocratizam licenciamento municipal
L
Saiba como solicitar a emissão ou dispensa da Licença Ambiental em Porto Velho

Saiba como solicitar a emissão ou dispensa da Licença Ambiental em Porto Velho

Sema agiliza atendimento e garante maior rapidez nos processos de licenciamento e dispensa ambiental no município
L
AXIA Energia planta 2,2 milhões de mudas e reforça compromisso com sustentabilidade

AXIA Energia planta 2,2 milhões de mudas e reforça compromisso com sustentabilidade

Ações de reflorestamento em diferentes regiões do país somam mais de 1,6 mil hectares e integram a meta de ser Net Zero até 2030
L
Brasil estima safra recorde de 354,8 milhões de toneladas de grãos

Brasil estima safra recorde de 354,8 milhões de toneladas de grãos

O 2º Levantamento da Conab para a temporada 2025/2026 prevê um crescimento de 3,3% na área plantada, mas alerta para os impactos de eventos climáticos em diversas regiões.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.