QUINTA-FEIRA, 18/09/2025

Passageiros pedem cancelamento e reembolso integral de voos da Voepass

Anac diz que aviação brasileira é segura

Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil * - 20

Publicado em 

Passageiros pedem cancelamento e reembolso integral de voos da Voepass
Paulo Pinto/Agência Brasil

Órgãos e plataformas de direitos do consumidor têm recebido, nos últimos dias, diversas reclamações de pessoas que adquiriram passagens para voos da empresa Voepass. Elas estão relatando dificuldades para cancelar viagens e obter o reembolso total do valor pago ou realocação em outros voos.

No Reclame Aqui, plataforma que permite o registro de opinião e de reclamações sobre a experiência de compra ou de serviços, por exemplo, diversos consumidores têm reclamado que adquiriram voos pela Latam, mas que perceberam depois que aqueles voos seriam operados pela Voepass e, por isso, pedem realocação para outra companhia.

Após o acidente aéreo na última sexta-feira (9) com uma aeronave da Voepass que provocou a morte de 62 pessoas, muitos consumidores têm relatado insegurança em viajar de avião e com muitas dúvidas sobre seus direitos.

Por isso, a Agência Brasil e a TV Brasil procuraram Roberta Andreoli, presidente da Comissão Especial de Direito Aeronáutico da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB SP) para esclarecer o assunto.

“Acho que a primeira coisa que a gente tem que colocar diante dessa situação aflorada é que toda a linha aérea no Brasil, para ela poder prestar o serviço de transporte aéreo de passageiro, ela passa por um processo de certificação junto à Autoridade Aeronáutica Brasileira, que é a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A maior diretriz da Anac é garantir a segurança de voo. Então, para aquela aeronave estar operando naquele voo específico, isso significa que ela foi checada e que a linha passa por todos os processos de manutenção programada e esporádica, quando necessário”, disse ela.

Segurança

Em nota publicada hoje (14) em seu portal, a Anac reforçou que a aviação brasileira é segura e que segue os mais rigorosos padrões internacionais de segurança da aviação civil.

“A Anac reitera seu compromisso com a segurança da aviação e reforça que todas as empresas aéreas que operam voos comerciais no transporte aéreo regular de passageiros no Brasil são permanentemente monitoradas e fiscalizadas pela agência”, esclareceu.

Inicialmente, o que o consumidor precisa saber é que não há previsão de cancelamento ou reembolso de passagens por não se sentir seguro em viajar.

“O receio de que algo semelhante (acidente) ocorra com o voo contratado pelo consumidor não se manifesta como situação de exposição de risco à vida, considerando que as companhias tiveram as aeronaves certificadas pelos órgãos reguladores do transporte aéreo”, explica o Procon de São Paulo, por meio de nota.

No entanto, esclareceu a presidente da Comissão Especial de Direito Aeronáutico da OAB de São Paulo, caso o passageiro ainda se sinta inseguro em viajar, o ideal é que ele converse com a tripulação antes que o procedimento de embarque seja encerrado. “Em uma situação em que o passageiro se sente inseguro de continuar o voo, independente do motivo dessa insegurança, o que eu posso dizer é que cada voo é uma experiência individual e que, se o procedimento de embarque e desembarque da aeronave ainda estiver acontecendo, esse passageiro poderia conversar com a tripulação”, sugeriu ela.

Caso o procedimento de embarque já tenha sido encerrado, a desistência não será mais possível, ressaltou a especialista.

“Após o encerramento desse procedimento, essa decisão individual do passageiro pode prejudicar todo o andamento da infraestrutura do ar e atrasar a escala dos voos e os horários de decolagem e pouso. Nessa situação, muito provavelmente ele não vai conseguir desembarcar da aeronave até por motivos de segurança”.

O consumidor deve saber também que, em caso de desistência do voo, os custos podem ficar por conta dele. “Cada compra de ticket de passagem aérea estabelece uma regra de condições. Cada ticket tem direitos e obrigações, tanto do passageiro quanto da companhia aérea. Mas não é normal ou usual vermos contratos que permitam essa desistência imediata [sem custos ou perdas para o consumidor]”, disse Roberta Andreoli.

Segundo o Procon, se o consumidor optar por cancelar o voo, ele estará sujeito às regras do contrato firmado e às determinações da Anac 1 (Resolução 400/2016).

“No entendimento do Procon-SP, o direito de arrependimento poderá ser aplicado considerando o prazo legal de sete dias de arrependimento para compras efetuadas fora do estabelecimento comercial”, disse o Procon, em nota.

Isso significa que – até sete dias úteis após a compra fora do estabelecimento comercial – o cliente pode cancelar e pedir reembolso, sem qualquer motivo. Fora desse prazo, no entanto, ele pode estar sujeito a penalidades, como multas.

Reclamações

À Agência Brasil, a plataforma Reclame Aqui informou que, só neste ano de 2024 [até o dia do acidente], recebeu 577 reclamações de consumidores sobre a Voepass. Em todo o ano passado foram 520 reclamações. Os principais problemas relatados pelos consumidores sobre essa companhia aérea entre 2022 e 2024 foram relacionados ao cancelamento de voo (226 reclamações), seguido por qualidade do serviço prestado (213 reclamações) e reembolso (209 reclamações). Houve também reclamações sobre estorno do valor pago, mau atendimento e atraso na decolagem.

Já o Procon-SP informou ter recebido 48 reclamações sobre a companhia área entre os meses de janeiro e agosto. No ano passado foram 45 reclamações.

A maioria das reivindicações dos consumidores dizia respeito à dificuldade na devolução dos valores pagos ou de reembolso (27 reclamações), seguido por demandas não resolvidas ou não respondidas pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da companhia (20 reclamações) e serviço não fornecido ou venda enganosa (14).

O problema envolvendo o compartilhamento de voos (codeshare) entre a Voepass e a Latam é uma das reclamações que mais apareceram no site Reclame Aqui nos últimos dias. Segundo o Procon, o codeshare não é ilegal, mas o Procon tem analisado as reclamações dos consumidores sobre esse tema. “A prática de codeshare é legal e autorizada pelos órgãos reguladores da aviação civil”, disse o órgão.

O Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) esclareceu que toda informação sobre quem será o responsável por cumprir o contrato de transporte aéreo deve ser dada de maneira antecipada ao consumidor e de forma adequada e clara.

“Portanto, no caso de ser aplicada a regra de codeshare, em que uma empresa aérea tem parceria com outra para voar em determinadas rotas, o consumidor deve ter informações claras e antecipadas, logo no primeiro momento de selecionar o voo’, disse o Idec.

Caso essa informação não esteja presente ou haja descumprimento dessa oferta, informou o Idec, será possível exigir o cumprimento forçado da obrigação ou a rescisão do contrato, além de se poder aceitar a oferta de um prestador de serviço equivalente.

“Caso não existam rotas trabalhadas pelas companhias aéreas em que o consumidor comprou a passagem, como a Latam, mas somente codeshare com outras companhias e o consumidor não se sentir seguro em viajar com empresas que não conhece, o ideal é pedir a rescisão contratual, exigir o valor pago pelas passagens aéreas de volta e, se houver outros prejuízos, perdas e danos”.

O consumidor, destacou o Procon, pode fazer quaisquer reclamações sobre problemas envolvendo uma aeronave ou companhia aérea. Essa reclamação pode ser feita, por exemplo, no Procon de sua cidade ou estado, “cabendo à empresa demonstrar que os problemas encontrados foram resolvidos e reportados aos órgãos reguladores e não comprometem a aeronavegabilidade.

Caso não haja resposta da empresa envolvida e o problema comprometa a oferta efetuada, a situação poderá ser considerada má prestação dos serviços, passível de sanções com base no Código de Defesa do Consumidor”.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a Latam informou que, no mercado de aviação civil, é comum que as companhias aéreas façam acordos que permitam que uma empresa venda passagens aéreas de voos operados por outras companhias. Segundo a Latam, essa informação é apresentada ao passageiro desde a etapa de pesquisa de passagens. “A prática é autorizada pelas autoridades reguladoras do transporte aéreo no Brasil e no mundo. Não há ingerência de uma empresa sobre a operação da outra”, diz nota.

No entanto, destacou a Latam, a companhia operadora do voo é que é responsável “por toda a sua gestão técnica e operacional, desde o atendimento em solo aos passageiros nos aeroportos, mas também durante os voos, até o cumprimento das diretrizes de aeronavegabilidade da aeronave, incluindo sua manutenção e a contratação de seguros obrigatórios”.

Sobre os reembolsos e remarcações, a Latam informou que o cliente pode reembolsar ou remarcar sua passagem sem custos e multa sempre que o voo for cancelado, seja ele operado pela própria companhia ou em codeshare.

Já a Voepass informou que “trabalha arduamente para atender às expectativas de seus clientes”. “A empresa é solidária a eventuais queixas, que são consideradas para aprimorar a prestação de nossos serviços, e concentra o atendimento a elas em seus canais oficiais”, diz nota da Voepass.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pit Stop sobre Segurança do Paciente é realizado pelo governo de RO em Porto Velho

Pit Stop sobre Segurança do Paciente é realizado pelo governo de RO em Porto Velho

Ação educativa da Agevisa distribui materiais e orienta população sobre medidas de segurança em saúde
L
Governo de RO lança programa “Regulariza Rondônia” e entrega certidões de titularidade em Porto Velho

Governo de RO lança programa “Regulariza Rondônia” e entrega certidões de titularidade em Porto Velho

Iniciativa moderniza a regularização fundiária urbana e beneficia mais de 276 famílias com documentos definitivos de propriedade
L
Governo de RO fortalece cidadania no trânsito com Projeto Agente Mirim em Porto Velho

Governo de RO fortalece cidadania no trânsito com Projeto Agente Mirim em Porto Velho

Iniciativa do Detran-RO reúne alunos em ensaio musical e votação de mascote, reforçando educação e segurança desde cedo.
L
Governo de RO recupera 26 km da RO-457, no trecho entre BR-421 e Alto Paraíso

Governo de RO recupera 26 km da RO-457, no trecho entre BR-421 e Alto Paraíso

Obras incluíram patrolamento, limpeza lateral, bueiros e encascalhamento, garantindo mais segurança e mobilidade para moradores e produtores rurais.
L
Sebrae Rondônia participa da Semana do Futuro em Cuiabá

Sebrae Rondônia participa da Semana do Futuro em Cuiabá

Evento reúne colaboradores de todo o país para imersão em inovação, aprendizados e cocriação, fortalecendo o empreendedorismo local.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L
Lula sanciona lei para proteger crianças e adolescentes na internet

Lula sanciona lei para proteger crianças e adolescentes na internet

Nova lei, chamada de ECA Digital, obriga plataformas a prevenirem acesso a conteúdos impróprios e cria regras para supervisão parental e verificação de idade.
L
Câmara aprova urgência para anistia de golpistas

Câmara aprova urgência para anistia de golpistas

Deputados aprovam requerimento para acelerar votação de projeto que concede anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
L
Horóscopo de Quinta-Feira 18/09/25: Alerta para decisões financeiras e relações pessoais

Horóscopo de Quinta-Feira 18/09/25: Alerta para decisões financeiras e relações pessoais

Previsões indicam que cada signo deve lidar com desafios diferentes nesta quinta-feira, entre foco no trabalho, equilíbrio emocional e oportunidades de aprendizado
L
De acordo com o Dr. Marcelo Almeida, a prótese glútea híbrida apresenta vantagens em relação aos procedimentos tradicionais:

Técnica da Prótese Glútea Híbrida garante resultado natural | Dr. Marcelo Almeida

Procedimento do Dr. Marcelo Almeida une prótese e enxerto de gordura, com harmonia e segurança.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L
Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L

POLÍTICA

Câmara aprova urgência para projeto de anistia com apoio decisivo do deputado Coronel Chrisóstomo

Câmara aprova urgência para projeto de anistia com apoio decisivo do deputado Coronel Chrisóstomo

Com 311 votos favoráveis, texto poderá ser votado diretamente no Plenário. Parlamentar de Rondônia celebrou como passo histórico pela pacificação.
L
STF debate cobertura de planos de saúde fora do rol da ANS

STF debate cobertura de planos de saúde fora do rol da ANS

Relator do caso, ministro Roberto Barroso, votou para que planos de saúde sejam obrigados a cobrir tratamentos não listados pela ANS, sob condições específicas.
L
Governo envia projeto para regular big techs na Câmara

Governo envia projeto para regular big techs na Câmara

Iniciativa do governo federal propõe medidas para combater a concentração de mercado e práticas anticoncorrenciais de grandes plataformas digitais.
L
Câmara pauta urgência para anistia a golpistas do 8 de janeiro

Câmara pauta urgência para anistia a golpistas do 8 de janeiro

Presidente da Câmara, Hugo Motta, anuncia que projeto que anistia envolvidos nos atos de 2023 será pautado para votação de urgência no plenário.
L
Governo lança incentivos para atrair datacenters

Governo lança incentivos para atrair datacenters

Medida Provisória assinada por Lula cria Regime Especial de Tributação para datacenters no Brasil, visando impulsionar a tecnologia nacional e a segurança de dados.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista passa mal e bate contra parede de comércio na zona leste

Motociclista morre após grave acidente na zona leste de Porto Velho

Equipes do Samu foram acionadas imediatamente e tentaram reanimar a vítima com massagem cardíaca, mas o homem não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.
18
Homem é ferido na cabeça na rodoviária em Rondônia

Homem é ferido na cabeça em rodoviária de Rondônia

Vítima foi encontrada ferida no Terminal Rodoviário e levada ao hospital, mas preferiu não dar detalhes do ataque.
14
Criminoso acusado de agredir mulher de empresário durante assalto é preso com moto roubada

Criminoso acusado de agredir mulher de empresário durante assalto é preso com moto roubada

Segundo a Polícia, “Japa” estava com mandado de prisão expedido pela justiça, acusado de participar do roubo a um casal no dia 26 de julho no bairro Embratel.
16
Motociclista se fere em acidente na Rua Florianópolis

Motociclista se fere em acidente na Rua Florianópolis

Jovem sofreu escoriações leves após colidir com carro no cruzamento da Rua Florianópolis com a Avenida JK.
12
Professora é exonerada após suspeita de agredir criança em creche

Professora é exonerada após suspeita de agredir criança em creche

Servidora e três cuidadoras da rede municipal de Alto Alegre dos Parecis são investigadas por maus-tratos contra criança.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mobilizações ambientais em Porto Velho marcam o Dia Mundial da Limpeza e o Dia da Árvore

Mobilizações ambientais em Porto Velho marcam o Dia Mundial da Limpeza e o Dia da Árvore

Sedam promove oficinas, mutirões de limpeza e atividades educativas nos dias 19 e 20 de setembro
L
Governo de RO amplia parcerias internacionais e fortalece modernização da gestão pública em reunião na China

Governo de RO amplia parcerias internacionais e fortalece modernização da gestão pública em reunião na China

Representantes de Rondônia se reúnem com autoridades chinesas e internacionais para discutir cooperação em tecnologia, sustentabilidade e inovação
L
Dois bronzes e uma prata: irmãos iranianos fazem história por Rondônia nos Jogos da Juventude 2025

Dois bronzes e uma prata: irmãos iranianos fazem história por Rondônia nos Jogos da Juventude 2025

Mohammad Taha Rahmati conquista prata no wrestling greco-romano, enquanto irmãos garantem bronzes na modalidade livre
L
Edital oferece bolsas de até R$ 4,2 mil para pesquisas em saúde pública em Rondônia

Edital oferece bolsas de até R$ 4,2 mil para pesquisas em saúde pública em Rondônia

Inscrições seguem até 30 de novembro; iniciativa do governo busca fortalecer a Vigilância em Saúde no estado
L
Professora de Jaru retorna ao esporte escolar em competição nacional após aposentadoria

Professora de Jaru retorna ao esporte escolar em competição nacional após aposentadoria

Alessandra de Oliveira, convidada pelo governo de Rondônia, atua de forma voluntária nos Jogos da Juventude 2025 em Brasília.
L
Rondônia certifica agropecuária com qualidade sanitária e se destaca no Brasil no controle de pragas e doenças

Rondônia certifica agropecuária com qualidade sanitária e se destaca no Brasil no controle de pragas e doenças

Estado é referência nacional em defesa agropecuária, com rebanho livre de febre aftosa sem vacinação e lavouras monitoradas contra pragas.
L
Governo de RO entrega 36 roçadeiras para fortalecer agricultura familiar em Candeias do Jamari

Governo de RO entrega 36 roçadeiras para fortalecer agricultura familiar em Candeias do Jamari

Equipamentos foram destinados à Associação Nova Esperança, com apoio de recursos estaduais e federais, beneficiando agricultores do PNCF.
L
Governo de RO abre inscrições para intercâmbio em Londres aos professores de inglês da rede estadual

Governo de RO abre inscrições para intercâmbio em Londres aos professores de inglês da rede estadual

Programa Intercâmbio Rondônia levará 10 docentes de Língua Inglesa do Ensino Médio para experiência internacional com apoio do British Council.
L
Prefeitura de Porto Velho convoca aprovados no processo seletivo da Semusa

Prefeitura de Porto Velho convoca aprovados no processo seletivo da Semusa

Contratados terão salários de até R$ 9,3 mil, além de auxílio-alimentação e vale-transporte
L
Porto Velho celebra 111 anos com o PVH Pesca Show 2025

Porto Velho celebra 111 anos com o PVH Pesca Show 2025

Festival em Vila Nova de Teotônio resgata tradição da pesca esportiva, movimenta turismo e integra cultura, lazer e economia da capital rondoniense.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.