SEGUNDA-FEIRA, 02/03/2026
Publicidade

Em destaque

TJRO comemora reconhecimento de Seminário da Ecoliga como primeiro evento “Lixo Zero” de Rondônia

Tribunal de Justiça e Emeron fazem parte da Ecoliga de Rondônia, que reúne órgãos e esforços pelo desenvolvimento de políticas sustentáveis.

Por TJRO - 25

Publicado em 

Foto - TJRO

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) celebram o reconhecimento do Seminário da Ecoliga como o primeiro evento “Lixo Zero” do estado. Este reconhecimento é resultado de um esforço conjunto da Ecoliga de Rondônia, uma rede de cooperação que reúne diversas instituições públicas com o objetivo de implementar e integrar programas e ações sustentáveis.

A certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas ou eventos que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos encaminhados corretamente. Esse selo é único emitido pelo Instituto Lixo Zero e atesta que o evento cumpriu todas as regras e metodologias para alcançar o reconhecimento. Para isso foi necessário passar por uma auditoria.

A Ecoliga de Rondônia inclui, além do TJRO e da Emeron, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO), o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14), o Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO), o Ministério Público do Trabalho em Rondônia e no Acre (MPT-RO/AC) e a Procuradoria da República em Rondônia (MPF-RO). O reconhecimento é resultado do esforço coletivo das instituições envolvidas.

Durante os três dias de evento, de 19 a 21 de junho de 2024, 152 pessoas se credenciaram para participar das discussões sobre mudanças climáticas extremas, suas consequências no bioma amazônico e possíveis soluções que as instituições e a sociedade podem implementar.

Organização

O seminário foi estruturado em torno de várias ações atendendo aos princípios “Lixo Zero”. Foram instalados conjuntos de coletores em locais estratégicos para facilitar a separação dos resíduos em quatro frações: recicláveis, rejeitos, restos de comida e orgânicos compostáveis. Além disso, avisos sobre a separação de resíduos foram realizados pelos cerimonialistas e pela organização do evento.

Outras medidas incluíram o alinhamento com fornecedores para a redução de resíduos, a escolha de materiais sustentáveis e a implementação de práticas de compostagem no local do evento. Sobras orgânicas foram enviadas para compostagem e depois em forma de adubo servirão como nutrientes para o solo e na produção de alimentos. Durante o evento já foram sorteados alguns alimentos que são produzidos no local. Isso demonstra a viabilidade da prática da compostagem em ambientes públicos. E o material reciclável foi entregue à Cooperativa de Catadores(as) Catanorte.

“Essas práticas como, da organização da estrutura, da Redução, Reuso, Reciclagem e Compostagem, além da sensibilização realizada com fornecedores e público participante mostram como simples mudanças podem fazer uma grande diferença.”

O presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho, destacou a importância da iniciativa: “Este reconhecimento é um marco para o Tribunal de Justiça de Rondônia e reflete nosso compromisso com a sustentabilidade. Através da Ecoliga, estamos construindo um futuro mais verde e responsável.”

O diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel, comentou sobre a participação da escola, que tem um papel fundamental na disseminação de conhecimento e práticas sustentáveis. “A Escola da Magistratura está imbuída na sustentabilidade, com gestos simples visando, um primeiro momento mudar a cultura e num segundo momento mudar nosso ambiente e nosso modo de viver”

Para o conselheiro Wilber Coimbra, presidente do TCE-RO, “este reconhecimento é um marco para o TJRO e reflete nosso compromisso com a sustentabilidade. através da Ecoliga, estamos construindo um futuro mais verde e responsável.” O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Daniel Lagos, também comemorou a conquista. Durante o Seminário da Ecoliga, o presidente da Corte Eleitoral afirmou que para o TRE é “muito importante que estejamos empenhados na efetiva implantação do consumo consciente, não só no âmbito das instituições públicas, mas também no seio da sociedade”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Central de Serviços do Detran-RO amplia acesso digital

Central de Serviços do Detran-RO amplia acesso digital

Plataforma do Detran-RO reúne consultas e solicitações sobre habilitação e veículos, reduzindo filas e a necessidade de atendimento presencial em Rondônia.
L
TRT-14 fortalece representatividade feminina no 2º grau

TRT-14 fortalece representatividade feminina no 2º grau

Juíza Ana Maria Rosa dos Santos é indicada por unanimidade para desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, ampliando presença feminina na Corte.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de segunda-feira, 02/03/2026: foco, planejamento e decisões estratégicas marcam o início da semana

O horóscopo desta segunda-feira, 2 de março de 2026, aponta um dia favorável para organizar prioridades, retomar compromissos e tomar decisões práticas no campo profissional e pessoal.
L

RondônCAP: Sorteio deste domingo dia 01 distribui mais de R$ 100 mil em prêmios e leva alegria para várias cidades

Edição 291 do RondônCAP premiou moradores de Ji-Paraná, Porto Velho, Pimenta Bueno e Guajará-Mirim, além de 40 contemplados nos Giros da Sorte em todo o estado.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Gustavo Nobre de Azevedo explica caminhos da Regularização Fundiária Urbana em Porto Velho

Ex-secretário da Semur, Gustavo esclarece dúvidas sobre matrícula de imóveis, diferença entre posse e propriedade, Reurb Social e os impactos econômicos da regularização.
L

Única Talks: Isaías Fonseca Moraes e o selo para municípios que protegem crianças e idosos

O desembargador Isaías Fonseca Moraes explica como o TJRO, MPRO e TCE-RO articulam um projeto para cobrar políticas públicas dos municípios, incentivar inclusão e fortalecer fundos sociais.
L

Erichsen Mendes detalha como a Ângelus transforma cuidado no luto em proteção e economia para famílias de Porto Velho

No Giro News, Erichsen Mendes explica o papel da Ângelus como parceira no momento da perda, destaca apoio psicológico, cobertura familiar e gestão focada em atendimento humanizado.
L

Guerra ao crime organizado: Lula e o STF vão aceitar que a nova lei antifacções seja mesmo implantada no Brasil?

Projeto aprovado na Câmara endurece penas contra facções criminosas, restringe direito de voto de presos e aguarda decisão do presidente Lula e possível análise do STF.
L
Semana começa sob alerta máximo: Rondônia terá temporais intensos e risco de alagamentos

Semana começa sob alerta máximo: Rondônia terá temporais intensos e risco de alagamentos

Inmet e CPTEC indicam acumulados acima de 50 mm e risco de tempestades severas até terça-feira (3) em diversas regiões do estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
Publicidade

POLÍTICA

Extinção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do setor público

Extinção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do setor público

Movimento defende extinção da cobrança previdenciária de aposentados do setor público e revisão da PEC 555/2006 no Congresso Nacional.
L

Sofia Andrade lidera ato “Acorda Brasil” em Porto Velho

Vereadora organiza mobilização alinhada ao movimento nacional da direita e faz críticas ao governo Lula, ao STF e à situação econômica de Rondônia
L
Bagattoli defende derrubada de veto e apoia Flávio

Bagattoli defende derrubada de veto e apoia Flávio

Senador de Rondônia participa de ato na Avenida Paulista e reforça apoio ao PL da Dosimetria e à pré-candidatura de Flávio Bolsonaro.
L
Nikolas ataca Lula e defende prisão de Moraes

Nikolas ataca Lula e defende prisão de Moraes

Em ato na Avenida Paulista, deputado Nikolas Ferreira chama Lula de “bandido” e afirma que destino de Alexandre de Moraes é a cadeia.
L
Edevaldo Neves prestigia 5ª Copa em Espigão

Edevaldo Neves prestigia 5ª Copa em Espigão

Deputado Edevaldo Neves participa da 5ª Copa da Linha São Paulo, em Espigão do Oeste, e reforça apoio ao esporte amador como ferramenta de inclusão social.
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Bandido assalta jovens na Praça do Baú em Porto Velho

VÍDEO: Bandido assalta jovens na Praça do Baú em Porto Velho

Câmera de monitoramento registrou o momento em que criminoso armado aborda duas vítimas na Praça Marechal Rondon, no Centro da capital.
14

Polícia identifica homem encontrado morto a facadas na zona leste de Porto Velho

Foi identificado como Sergio D. de S., 41 anos, o homem encontrado morto no início da madrugada deste domingo (01).
10
Operação Hiléia flagra desmatamento e apreende escavadeira em RO

Operação Hiléia flagra desmatamento e apreende escavadeira em RO

Batalhão de Polícia Ambiental identifica destruição de 14 hectares de floresta nativa em reserva legal e responsabiliza envolvidos.
14
Operação Vesúvio localiza comboio com madeira ilegal em RO

Operação Vesúvio localiza comboio com madeira ilegal em RO

Forças integradas encontram três caminhões com 39 toras de madeira nativa próximo ao Parque Nacional Mapinguari, em Porto Velho.
12
Mulher é presa com 16 kg de maconha em Porto Velho

Mulher é presa com 16 kg de maconha em Porto Velho

Suspeita foi flagrada com 16 tabletes da droga após denúncia anônima e confessou que receberia R$ 3,5 mil pelo transporte.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Todo Mundo em Pânico 6: trailer e estreia

Todo Mundo em Pânico 6: trailer e estreia

Novo filme da franquia confirma retorno do elenco clássico, aposta em humor sem limites e estreia nos cinemas brasileiros em junho.
L
Antologia Mulheres que Mudaram o Destino estreia na Suíça

Antologia Mulheres que Mudaram o Destino estreia na Suíça

Obra internacional reúne 60 autoras de oito países para compartilhar histórias reais de superação e fortalecer o protagonismo feminino na literatura contemporânea.
L
Calendário de turismo movimenta Porto Velho

Calendário de turismo movimenta Porto Velho

Programação anual organizada pela prefeitura integra esporte, lazer e turismo para manter espaços públicos ativos e fortalecer a economia local.
L
Irã descarta negociação com Trump após ataques

Irã descarta negociação com Trump após ataques

Chefe de Segurança do Irã afirma que não haverá diálogo com os EUA enquanto ofensiva militar continuar e acusa Washington de ampliar conflito regional.
L
Cresce percentual de mulheres que relatam medo de estupro no Brasil

Cresce percentual de mulheres que relatam medo de estupro no Brasil

Pesquisa do Instituto Patrícia Galvão e do Instituto Locomotiva aponta que 82% das entrevistadas declararam muito medo de sofrer violência sexual em 2025.
L
Grêmio faz 3 a 0 no Inter e fica perto do título do Gauchão

Grêmio faz 3 a 0 no Inter e fica perto do título do Gauchão

Tricolor domina o rival no Grenal 450, vence na Arena e pode perder por até dois gols no Beira-Rio para garantir a taça estadual.
L
Governo de RO reforça vacinação contra gripe, covid-19, HPV e dengue

Governo de RO reforça vacinação contra gripe, covid-19, HPV e dengue

Campanhas coordenadas pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde ampliam imunização de grupos prioritários em todo o estado a partir de março.
L
Cultivo do milho fortalece agricultura em União Bandeirantes

Cultivo do milho fortalece agricultura em União Bandeirantes

Programas da Prefeitura de Porto Velho impulsionam a agricultura familiar e garantem renda a produtores do distrito de União Bandeirantes.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.