SEGUNDA-FEIRA, 23/02/2026

Em destaque

Mídia produzida por indígenas se torna ferramenta de conscientização

Alunos de escolas públicas participaram de cine-debate no Rio

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Mídia produzida por indígenas se torna ferramenta de conscientização
Tânia Rêgo/Agência Brasil

A tarde desta sexta-feira (9) foi um dia letivo diferente para cerca de 150 estudantes de escolas públicas de Nova Iguaçu, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro. Para marcar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado nesta sexta-feira, eles deixaram as salas de aula e percorreram aproximadamente 50 quilômetros até o campus Praia Vermelha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na capital fluminense.

Os alunos dos Centros Integrados de Educação Pública (Ciep) São Vicente de Paula e Y Juca Pirama tiveram uma tarde de encontro com cineastas indígenas fundadores do coletivo Mídia Indígena, que produz e divulga conteúdo de interesse voltado à preservação e valorização de povos originários.

Além de conversas, eles assistiram ao filme Somos Guardiões, produzido pelo próprio coletivo Mídia Indígena e que mostra a luta para defender o território e a Amazônia.

O documentário, que tem produção também do ator Leonardo DiCaprio, investiga interesses econômicos que incentivam o desmatamento na Amazônia e as consequências ambientais e humanas. A produção acompanha o líder e ativista indígena Puyr Tembé e o guardião florestal Marçal Guajajara na luta para proteger territórios indígenas.

A iniciativa que uniu os estudantes e os produtores indígenas é uma parceria entre o projeto de extensão Metaversidade da UFRJ e o Consulado da Suécia no Rio de Janeiro.

Um dos fundadores do Mídia Indígena é o jornalista Erisvan Guajajara, do território Arariboia, da Aldeia Lagoa Quieta, no Maranhão, cerca de 600 quilômetros a sudoeste da capital, São Luís. O primo dele, Edivan Guajajara, é um dos diretores do filme.

O jornalista explicou à Agência Brasil que o coletivo visita universidades e escolas para expor o protagonismo dos povos indígenas em defesa de territórios.

“A gente usa essa ferramenta para mostrar o nosso protagonismo, contar a nossa história como realmente deve ser contada e mostrar a versão dos povos indígenas com o olhar indígena”, disse Erisvan,

Ocupar espaços

Ele acrescenta que a comunicação é uma ferramenta de luta e pode ajudar a derrubar preconceitos.

“Estamos ocupando as redes, demarcando as telas, que significa trazer para a visibilidade a realidade dos povos indígenas, desconstruindo estereótipos que muitos ainda alimentam”.

Entre as ideias preconcebidas equivocadas, ele cita a de que “indígena é preguiçoso, não trabalha e só vive no mato”.

“A gente traz esse debate para as universidades para que os alunos cresçam e aprendam que hoje nós temos indígenas jornalistas, advogados, prefeitos, vereadores, ministra e deputados federais”, listou.

À frente do Ministério dos Povos Indígenas desde janeiro de 2023, Sônia Guajajara é a primeira indígena na história do Brasil a comandar um ministério.

A estudante Grace Kelly, de 16 anos, foi uma das estudantes que assistiram ao filme. A aluna do 2º ano do ensino médio destacou a importância de conhecer outras culturas.

“Aprender mais sobre a realidade deles, o que eles estão passando é importante para que as pessoas que têm uma visão negativa sobre eles possam ter uma visão de mais igualdade”.

Juan Santos, de 17 anos, do 1º ano do ensino médio, admite que não conhecia muito sobre povos indígenas e que a atividade deste Dia Internacional dos Povos Indígenas é importante para “conhecer realidades e entender a importância de preservar as tradições”.

A diretora do Ciep São Vicente de Paula, Natália Menezes, considera que o contato dos estudantes com a mídia produzida por indígenas pode ser trabalhado com um duplo viés. De um lado, a educação ambiental: “visão da natureza não só como recurso, mas como algo a ser preservado”. O outro é levar para eles a realidade dos povos indígenas.

“A gente fica muito preso ao que é dito só nas mídias, e eles não escutam esse lado dos indígenas. Então é dar voz de fala a esses povos indígenas e que os estudantes possam conhecer essa realidade para também lutar a favor dela”, salienta.

Novos horizontes

Para a diretora, outros benefícios da atividade são a mudança de rotina e o contato com a universidade.

“Eles estão encantados, primeiro por sair da realidade de Nova Iguaçu, conhecer outras realidades em termos de espaço”, observa.

“É ideal que a gente possa, já no ensino médio, começar a estreitar esses laços que eles podem ter com a universidade, porque, para muitos, é algo que não é palpável, é algo muito distante. Então é bom estreitar esses laços com a universidade para que eles possam compreender que eles podem ocupar também esses espaços”, diz a professora à Agência Brasil.

Os dois colégios que participaram do encontro fazem parte do projeto Escolas Interculturais Brasil-Suécia, da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, que propõe intercâmbio de conhecimento entre os países.

Antes da exibição do filme produzido pelos indígenas, os alunos acompanharam uma apresentação promovida pelo Consulado-Geral da Suécia no Rio de Janeiro. Os estudantes puderam aprender sobre os Sami, povo originário da parte mais ao norte dos países nórdicos, também conhecida como Lapônia.

Atualmente o grupo étnico é formado por cerca de 20 mil pessoas na Suécia, 50 mil na Noruega, 8 mil na Finlândia e 2 mil na Rússia. Na Suécia, eles são reconhecidos oficialmente pelo governo, têm língua, bandeira e até um Parlamento para tratar de questões pertinentes ao próprio território. Eles desenvolveram técnicas para lidar com o frio, que ultrapassa -20º Celsius perto do Polo Ártico.

“Não sabia que existiam. Vinte graus negativos, surreal”, se surpreende Grace.

“É importante os jovens aprenderem que o mundo é grande, entender outros países, culturas, histórias”, disse o cônsul-geral honorário da Suécia no Rio de Janeiro, Jan Lomholdt.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inmet e CPTEC ampliam previsão e indicam risco de tempestades intensas

Inmet e CPTEC ampliam previsão e indicam risco de tempestades intensas

Alerta para quarta-feira aponta chuva intensa e persistente em todo o estado, com risco de alagamentos e transtornos.
L
Campanha “Carnaval Seguro” intensifica ações de trânsito em Rondônia

Campanha “Carnaval Seguro” intensifica ações de trânsito em Rondônia

Performances educativas e criação de pontos de embarque marcaram mobilizações em Porto Velho durante o período carnavalesco.
L
OAB pede ao STF fim do inquérito das fake news e cita duração perpétua

OAB pede ao STF fim do inquérito das fake news e cita duração perpétua

Conselho Federal e seccionais estaduais manifestam preocupação com a falta de delimitação do processo; documento foi entregue ao ministro Edson Fachin.
L
Expedição de Richard Rasmussen e Renato Cariani expõe abandono das rodovias amazônicas

Expedição de Richard Rasmussen e Renato Cariani expõe abandono das rodovias amazônicas

Biólogo e influenciador fitness percorrem 1.500 km da Transamazônica em sete dias; jornada terminou com recepção de fãs e apreensão de veículo em Manaus.
L
Richard Rasmussen conclui expedição de 1.500 km pela Transamazônica

Richard Rasmussen conclui expedição de 1.500 km pela Transamazônica

Biólogo utilizou veículo UTV para percorrer a BR-230 em sete dias; objetivo da jornada foi denunciar precariedade e isolamento logístico da região.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Especialistas alertam para riscos de infecções silenciosas após o Carnaval

Especialistas alertam para riscos de infecções silenciosas após o Carnaval

Clamídia, gonorreia e HIV podem não apresentar sintomas imediatos; infectologistas recomendam testagem laboratorial para interromper cadeia de transmissão.
L
Tarifaço de Trump: entenda as mudanças e como ficam as cobranças para o Brasil

Tarifaço de Trump: entenda as mudanças e como ficam as cobranças para o Brasil

Nova sobretaxa entra em vigor nesta terça-feira e atinge exportações brasileiras; aço e alumínio mantêm alíquota de 50% somada ao novo adicional.
L
Feirão Limpa Nome oferece descontos de até 99% para dívidas

Feirão Limpa Nome oferece descontos de até 99% para dívidas

Mutirão segue até abril com participação de 2.200 empresas; negociações podem ser feitas online ou em agências dos Correios em todo o país.
L
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS de final 6

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS de final 6

Com adicionais, valor médio do benefício sobe para R$ 690,01; programa alcança 18,84 milhões de famílias brasileiras em fevereiro.
L
Rondônia registra queda nos roubos de celulares e aumento na recuperação de aparelhos em 2025

Rondônia registra queda nos roubos de celulares e aumento na recuperação de aparelhos em 2025

Dados da Segurança Pública apontam redução de 21% nos roubos e crescimento na devolução de celulares à população em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus destina R$ 360 mil para trator em Urupá

Cláudia de Jesus destina R$ 360 mil para trator em Urupá

Equipamento foi adquirido por meio de emenda parlamentar para atender demandas da comunidade rural TN 10, em Urupá.
L
Boulos defende PEC da Segurança para combater crime organizado

Boulos defende PEC da Segurança para combater crime organizado

Ministro da Secretaria-Geral afirma que integração entre estados e União é vital; declaração ocorreu durante estreia de programa na Rádio Nacional.
L
Cristiane Lopes destina R$ 8 milhões para áreas estratégicas em Itapuã do Oeste

Cristiane Lopes destina R$ 8 milhões para áreas estratégicas em Itapuã do Oeste

Recursos federais contemplam saúde, assistência social, agricultura e infraestrutura no município de Itapuã do Oeste.
L
“É importante mostrar para o mundo o momento que vive o Brasil”, diz Lula na despedida da Índia

“É importante mostrar para o mundo o momento que vive o Brasil”, diz Lula na despedida da Índia

Antes de seguir para a Coreia do Sul, presidente destaca avanço do comércio exterior, reforça papel do BRICS e defende reforma na Organização das Nações Unidas.
L
Campanha da Fraternidade reforça importância do Minha Casa, Minha Vida, destaca Alckmin

Campanha da Fraternidade reforça importância do Minha Casa, Minha Vida, destaca Alckmin

Presidente em exercício participou de celebração em Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e ressaltou meta de 3 milhões de contratos até o fim de 2026.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista de aplicativo é sequestrado e mantido refém por criminosos em Porto Velho

Motorista de aplicativo é sequestrado e mantido refém por criminosos em Porto Velho

Vítima foi rendida com facas e barra de ferro no bairro Três Marias; um suspeito que confessou integrar facção criminosa foi preso em flagrante pela Polícia Militar.
16
Homem embriagado agride esposa e enteados em briga familiar

Homem embriagado agride esposa e enteados em briga familiar

Suspeito desferiu soco em mulher e aplicou “mata-leão” em adolescente após ser impedido de dirigir para comprar bebida em Porto Velho.
16
Engenheiro florestal é preso por suspeita de fraude com terras públicas em Rondônia

Engenheiro florestal é preso por suspeita de fraude com terras públicas em Rondônia

Investigação da Polícia Civil aponta esquema de venda irregular de áreas estaduais com uso de documentos falsos e auxílio de conhecimento técnico.
12
Polícia Militar apreende mais de 3 kg de maconha após acidente em RO

Polícia Militar apreende mais de 3 kg de maconha após acidente em RO

Casal em motocicleta colidiu com carreta na BR-364; droga foi encontrada em mochila durante atendimento médico no hospital municipal.
10
Homem agride esposa e morde braço da vítima no bairro Cristo Rei em Vilhena

Homem agride esposa e morde braço da vítima no bairro Cristo Rei em Vilhena

Violência ocorreu diante da filha da mulher, uma criança de 7 anos com deficiência; agressor de 25 anos estava embriagado e desferiu socos na parceira.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: MADEIREIRA TECA LTDA

Licença de Operação N° 159628
L
Brasil registra mais de 50 casos de varíola do macaco

Brasil registra mais de 50 casos de varíola do macaco

Porto Velho confirma quatro casos de Mpox e autoridades reforçam vigilância.
L
Gás do Povo inicia liberação de vale-recarga para 4,5 milhões de famílias

Gás do Povo inicia liberação de vale-recarga para 4,5 milhões de famílias

Benefício garante botijão de 13 kg gratuito para inscritos no CadÚnico; validação é feita diretamente nas revendedoras cadastradas por meio da “azulzinha”.
L
Richard Rasmussen tem veículo apreendido pela PRF na BR-319

Richard Rasmussen tem veículo apreendido pela PRF na BR-319

Biólogo utilizava modelo UTV proibido para circular em rodovias federais; abordagem ocorreu no Amazonas durante o encerramento da Expedição Transamazônica.
L
Reforma Casa Brasil: veja o passo a passo para contratação digital

Reforma Casa Brasil: veja o passo a passo para contratação digital

Mais de 44 mil contratos já foram assinados na Caixa Econômica Federal pelo programa vinculado ao Minha Casa, Minha Vida.
L

Homem é preso ao furtar fiação elétrica de empresa em Vilhena

Suspeito de 26 anos reagiu à prisão com socos e chutes contra policiais; câmeras de segurança confirmam que ele já havia atacado o local na mesma semana.
12
Pré-venda de GTA 6 no Brasil começa com preço que assusta jogadores

Pré-venda de GTA 6 no Brasil começa com preço que assusta jogadores

Loja inicia cadastro para compra antecipada de GTA 6 por valor acima do padrão dos jogos AAA; preço ainda não é oficial da Rockstar Games.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.