TERÇA-FEIRA, 11/11/2025

Em destaque

Mídia produzida por indígenas se torna ferramenta de conscientização

Alunos de escolas públicas participaram de cine-debate no Rio

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Mídia produzida por indígenas se torna ferramenta de conscientização
Tânia Rêgo/Agência Brasil

A tarde desta sexta-feira (9) foi um dia letivo diferente para cerca de 150 estudantes de escolas públicas de Nova Iguaçu, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro. Para marcar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado nesta sexta-feira, eles deixaram as salas de aula e percorreram aproximadamente 50 quilômetros até o campus Praia Vermelha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na capital fluminense.

Os alunos dos Centros Integrados de Educação Pública (Ciep) São Vicente de Paula e Y Juca Pirama tiveram uma tarde de encontro com cineastas indígenas fundadores do coletivo Mídia Indígena, que produz e divulga conteúdo de interesse voltado à preservação e valorização de povos originários.

Além de conversas, eles assistiram ao filme Somos Guardiões, produzido pelo próprio coletivo Mídia Indígena e que mostra a luta para defender o território e a Amazônia.

O documentário, que tem produção também do ator Leonardo DiCaprio, investiga interesses econômicos que incentivam o desmatamento na Amazônia e as consequências ambientais e humanas. A produção acompanha o líder e ativista indígena Puyr Tembé e o guardião florestal Marçal Guajajara na luta para proteger territórios indígenas.

A iniciativa que uniu os estudantes e os produtores indígenas é uma parceria entre o projeto de extensão Metaversidade da UFRJ e o Consulado da Suécia no Rio de Janeiro.

Um dos fundadores do Mídia Indígena é o jornalista Erisvan Guajajara, do território Arariboia, da Aldeia Lagoa Quieta, no Maranhão, cerca de 600 quilômetros a sudoeste da capital, São Luís. O primo dele, Edivan Guajajara, é um dos diretores do filme.

O jornalista explicou à Agência Brasil que o coletivo visita universidades e escolas para expor o protagonismo dos povos indígenas em defesa de territórios.

“A gente usa essa ferramenta para mostrar o nosso protagonismo, contar a nossa história como realmente deve ser contada e mostrar a versão dos povos indígenas com o olhar indígena”, disse Erisvan,

Ocupar espaços

Ele acrescenta que a comunicação é uma ferramenta de luta e pode ajudar a derrubar preconceitos.

“Estamos ocupando as redes, demarcando as telas, que significa trazer para a visibilidade a realidade dos povos indígenas, desconstruindo estereótipos que muitos ainda alimentam”.

Entre as ideias preconcebidas equivocadas, ele cita a de que “indígena é preguiçoso, não trabalha e só vive no mato”.

“A gente traz esse debate para as universidades para que os alunos cresçam e aprendam que hoje nós temos indígenas jornalistas, advogados, prefeitos, vereadores, ministra e deputados federais”, listou.

À frente do Ministério dos Povos Indígenas desde janeiro de 2023, Sônia Guajajara é a primeira indígena na história do Brasil a comandar um ministério.

A estudante Grace Kelly, de 16 anos, foi uma das estudantes que assistiram ao filme. A aluna do 2º ano do ensino médio destacou a importância de conhecer outras culturas.

“Aprender mais sobre a realidade deles, o que eles estão passando é importante para que as pessoas que têm uma visão negativa sobre eles possam ter uma visão de mais igualdade”.

Juan Santos, de 17 anos, do 1º ano do ensino médio, admite que não conhecia muito sobre povos indígenas e que a atividade deste Dia Internacional dos Povos Indígenas é importante para “conhecer realidades e entender a importância de preservar as tradições”.

A diretora do Ciep São Vicente de Paula, Natália Menezes, considera que o contato dos estudantes com a mídia produzida por indígenas pode ser trabalhado com um duplo viés. De um lado, a educação ambiental: “visão da natureza não só como recurso, mas como algo a ser preservado”. O outro é levar para eles a realidade dos povos indígenas.

“A gente fica muito preso ao que é dito só nas mídias, e eles não escutam esse lado dos indígenas. Então é dar voz de fala a esses povos indígenas e que os estudantes possam conhecer essa realidade para também lutar a favor dela”, salienta.

Novos horizontes

Para a diretora, outros benefícios da atividade são a mudança de rotina e o contato com a universidade.

“Eles estão encantados, primeiro por sair da realidade de Nova Iguaçu, conhecer outras realidades em termos de espaço”, observa.

“É ideal que a gente possa, já no ensino médio, começar a estreitar esses laços que eles podem ter com a universidade, porque, para muitos, é algo que não é palpável, é algo muito distante. Então é bom estreitar esses laços com a universidade para que eles possam compreender que eles podem ocupar também esses espaços”, diz a professora à Agência Brasil.

Os dois colégios que participaram do encontro fazem parte do projeto Escolas Interculturais Brasil-Suécia, da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, que propõe intercâmbio de conhecimento entre os países.

Antes da exibição do filme produzido pelos indígenas, os alunos acompanharam uma apresentação promovida pelo Consulado-Geral da Suécia no Rio de Janeiro. Os estudantes puderam aprender sobre os Sami, povo originário da parte mais ao norte dos países nórdicos, também conhecida como Lapônia.

Atualmente o grupo étnico é formado por cerca de 20 mil pessoas na Suécia, 50 mil na Noruega, 8 mil na Finlândia e 2 mil na Rússia. Na Suécia, eles são reconhecidos oficialmente pelo governo, têm língua, bandeira e até um Parlamento para tratar de questões pertinentes ao próprio território. Eles desenvolveram técnicas para lidar com o frio, que ultrapassa -20º Celsius perto do Polo Ártico.

“Não sabia que existiam. Vinte graus negativos, surreal”, se surpreende Grace.

“É importante os jovens aprenderem que o mundo é grande, entender outros países, culturas, histórias”, disse o cônsul-geral honorário da Suécia no Rio de Janeiro, Jan Lomholdt.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Paraná confirma sétima morte associada à passagem de tornados simultâneos

Paraná confirma sétima morte associada à passagem de tornados simultâneos

Vítima de 70 anos em Rio Bonito do Iguaçu faleceu por insuficiência cardíaca; cidade registrou seis das sete mortes e teve 90% da área urbana danificada.
L
Agência Reguladora de Porto Velho fiscaliza coleta de lixo e cobra mais eficiência nos serviços

Agência Reguladora de Porto Velho fiscaliza coleta de lixo e cobra mais eficiência nos serviços

Operação percorreu várias regiões da capital para verificar o cumprimento das rotas, horários e padrões de qualidade da limpeza urbana
L
75% dos brasileiros acreditam que economia verde trará novos empregos, diz pesquisa

75% dos brasileiros acreditam que economia verde trará novos empregos, diz pesquisa

Estudo da ABDI e Nexus aponta amplo apoio popular à transição sustentável, especialmente entre o público de maior renda e escolaridade.
L
Casa do Papai Noel em Porto Velho terá fotos gratuitas e neve artificial a cada 15 minutos

Casa do Papai Noel em Porto Velho terá fotos gratuitas e neve artificial a cada 15 minutos

Espaço ficará na Vila de Natal, no Parque da Cidade, com estrutura especial para toda a família e atrações inéditas neste fim de ano
L
Aplicativo Gov.br é atualizado com novas facilidades para pessoas com deficiência

Aplicativo Gov.br é atualizado com novas facilidades para pessoas com deficiência

A nova versão do app traz recursos de leitores de tela e mais intuitividade, beneficiando especialmente usuários com limitação visual.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inep divulga gabaritos finais da Prova Nacional Docente 2025

Inep divulga gabaritos finais da Prova Nacional Docente 2025

Instituto publicou a grade de correção da questão discursiva e a análise dos recursos contra a versão preliminar.
L

Comunidade News: Direitos Humanos em Debate com Professor Mário Jonas

Durante a entrevista, o público poderá entender de forma acessível como a legislação e as políticas públicas se conectam com o cotidiano das pessoas.
L

Jornalista Carlos Caldeira representa o News Rondônia na cobertura oficial da COP 30

O News Rondônia marca presença na COP 30, em Belém (PA), acompanhando os principais debates sobre clima e sustentabilidade e destacando o protagonismo da Amazônia no cenário internacional.
L
Prefeitura de Porto Velho e Senai abrem inscrições para cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial 2026

Prefeitura de Porto Velho e Senai abrem inscrições para cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial 2026

Com oportunidades em áreas presenciais e a distância, cursos do Senai e Prefeitura de Porto Velho ampliam acesso à qualificação técnica e profissional
L
Alexandre de Moraes abre julgamento de militares e policial federal acusados de monitorá-lo em trama golpista

Alexandre de Moraes abre julgamento de militares e policial federal acusados de monitorá-lo em trama golpista

Nove militares do Exército e um policial federal são acusados de monitorar ministros e o presidente eleito em 2022.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera, com encerramento na quinta-feira (13).
L
Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Evento em Porto Velho reuniu palestras, atendimentos e produtos de crédito para fortalecer microempreendedores e empreendedorismo feminino.
L
Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Oportunidades estão disponíveis em municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Alta Floresta. Inscrições seguem até 13 de novembro.
L

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L

POLÍTICA

Ministro Luiz Fux estreia na Segunda Turma do STF e é homenageado por colegas

Ministro Luiz Fux estreia na Segunda Turma do STF e é homenageado por colegas

A sessão marcou a primeira participação do ministro no colegiado após sua saída da Primeira Turma; ele recebeu elogios, inclusive do presidente da Turma, Gilmar Mendes.
L
Voto distrital misto pode fortalecer vínculo entre representantes e eleitores, avalia Sidney Neves

Voto distrital misto pode fortalecer vínculo entre representantes e eleitores, avalia Sidney Neves

Para o coordenador da Abradep, modelo estimula maior proximidade com as bases eleitorais, mas requer debate aprofundado e implementação responsável.
L
Motta defende relator do PL Antifacção e nega retirada de poderes da Polícia Federal

Motta defende relator do PL Antifacção e nega retirada de poderes da Polícia Federal

Presidente da Câmara afirma que tema foi “resolvido” após o relator Guilherme Derrite retirar a exigência de aval de governador para operações conjuntas da PF.
L
Plano de Governança Climática é lançado na COP30 para integrar ações em todos os níveis do Brasil

Plano de Governança Climática é lançado na COP30 para integrar ações em todos os níveis do Brasil

A medida busca alinhar governos federal, estaduais e municipais para acelerar as agendas de adaptação, mitigação e transformação urbana.
L
Subprocurador-Geral de Justiça Ivanildo de Oliveira recebe Medalha de Honra durante Congresso Nacional do Ministério Público

Subprocurador-Geral de Justiça Ivanildo de Oliveira recebe Medalha de Honra durante Congresso Nacional do Ministério Público

Condecoração foi entregue pelo presidente do CNPG em reconhecimento à contribuição do membro do MPRO para o fortalecimento do Ministério Público brasileiro.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia prende homem por porte ilegal de arma de fogo

PRF em Rondônia prende homem por porte ilegal de arma de fogo

Após tentativa de fuga, o indivíduo foi alcançado no perímetro urbano em Ji-Paraná
10
PF deflagra Operação Lamaçal e investiga desvio de verbas públicas em 9 cidades gaúchas após enchentes

PF deflagra Operação Lamaçal e investiga desvio de verbas públicas em 9 cidades gaúchas após enchentes

A Polícia Federal cumpre 35 mandados e bloqueia R$ 4,5 milhões para apurar fraudes em contratos emergenciais na prefeitura de Lajeado (RS).
L
Motociclista fica ferido após colisão com carro na Avenida Brasil em RO

Motociclista fica ferido após colisão com carro na Avenida Brasil em RO

Um motociclista ficou ferido na tarde desta segunda-feira (10) em Ji-Paraná após a Honda CG 125 Fan que ele conduzia colidir com um Chevrolet Onix no cruzamento da Rua Paulo Freire com a Avenida Brasil.
12
Câmeras flagram furto de celular e uso de cartão por aproximação em RO

Câmeras flagram furto de celular e uso de cartão por aproximação em RO

Um furto de celular modelo Redmi 60 foi registrado na tarde desta segunda-feira (10) na Rua João Batista, Setor 07, em Jaru. O criminoso, flagrado por câmeras de segurança, levou também o cartão de um banco digital e o utilizou para realizar compras por aproximação.
10
Corpo de menino de 7 anos é encontrado no Rio Ubirajara após desaparecimento em RO

Corpo de menino de 7 anos é encontrado no Rio Ubirajara após desaparecimento em RO

O corpo de Breno Correia, um menino de apenas 7 anos, foi encontrado nas águas do Rio Ubirajara, na zona rural de Jaru, na manhã desta segunda-feira (10). A criança estava desaparecida desde a tarde de domingo (9), quando brincava no rio.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação – Assembléia Geral Extraordinária com efeito de Ordinária: COOP. DE PROD. RURAIS DO OBSERVATÓRIO AMBIENTAL JIRAU-COOPPROJIRAU

DATA – 21 de Novembro de 2025 – 7,00hs – Rua Pitomba 01 – Quadra B1 – Nova Mutum Paraná – Porto Velho/RO
L
Vacina contra a Influenza estará disponível nas unidades de saúde de Jaru a partir desta quinta-feira, 13

Vacina contra a Influenza estará disponível nas unidades de saúde de Jaru a partir desta quinta-feira, 13

Imunização é a forma mais eficaz de prevenir a doença e evitar complicações graves, alerta a Secretaria Municipal de Saúde.
L
EcoPVH reforça equipes e amplia operação para normalizar coleta em Porto Velho

EcoPVH reforça equipes e amplia operação para normalizar coleta em Porto Velho

Com 80 novos coletores e cinco equipes extras, empresa acelera regularização total da coleta domiciliar na capital rondoniense.
L

Requerimento da Licença Ambiental: J . M DE MELO SOUZA

Licença Ambiental de Operação
L
TRT-14 recebe acadêmicos da FIMCA de Jaru no programa Justiça do Trabalho de Portas Abertas

TRT-14 recebe acadêmicos da FIMCA de Jaru no programa Justiça do Trabalho de Portas Abertas

Iniciativa promove integração entre estudantes e o Judiciário Trabalhista, proporcionando vivência prática sobre a atuação da Justiça do Trabalho.
L
Anvisa determina retirada do mercado de duas marcas de suplementos alimentares

Anvisa determina retirada do mercado de duas marcas de suplementos alimentares

Produtos da Proteus/Whey Isolate Protein Mix e da Bugroon foram suspensos por falta de regularização e licenciamento sanitário.
L
Coalizão pela Descarbonização dos Transportes na COP30 alcança 121 adesões

Coalizão pela Descarbonização dos Transportes na COP30 alcança 121 adesões

A aliança promete reduzir em 70% as emissões de gases do efeito estufa do setor de transportes do Brasil até o ano de 2050.
L
Crea-RO promove 1ª Corrida do Engenheiro em Porto Velho com inscrições abertas

Crea-RO promove 1ª Corrida do Engenheiro em Porto Velho com inscrições abertas

Evento será realizado no Espaço Alternativo em 13 de dezembro e reunirá profissionais, atletas e comunidade em uma celebração à saúde, bem-estar e valorização da engenharia.
L
Participação nos dois dias do Enem rende bônus de R$ 200 a beneficiários do Pé-de-Meia

Participação nos dois dias do Enem rende bônus de R$ 200 a beneficiários do Pé-de-Meia

Incentivo extra será depositado na conta da Caixa após o aluno concluir o ensino médio e visa estimular o acesso ao ensino superior.
L
Consumo de café pode reduzir em 39% o risco de recorrência de arritmia cardíaca

Consumo de café pode reduzir em 39% o risco de recorrência de arritmia cardíaca

Estudo conduzido por universidades dos EUA e Austrália sugere que a cafeína é segura e pode ter efeito protetor contra a fibrilação atrial.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.