TERÇA-FEIRA, 02/12/2025
Publicidade

Em destaque

Estado do futuro precisa de políticas de transformação, diz secretária

Miriam Belchior propõe mudanças econômicas, sociais e ambientais

Por Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Estado do futuro precisa de políticas de transformação, diz secretária
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Não dá para falar em metas estratégicas e em futuro sem planejamento, e este é um fator que necessita ser intensificado para o fortalecimento do Estado, disse a secretária executiva da Casa Civil da Presidência da República, Miriam Belchior, que participou, nesta terça-feira (23), do segundo dia do encontro States of the Future, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no centro do Rio.

Segundo Miriam, o Estado do futuro precisa ser capaz de formular para o país metas de transformação econômicas, sociais, democráticas e ambientais, relacionadas a todos os desafios contemporâneos. “Estabelecer objetivos de médio e longo prazo. Por isso, é necessário que o Estado tenha condições de desenvolver as capacidades dos cidadãos, das empresas e dele mesmo.”

A secretária disse que algumas metas, como o desafio do clima, extrapolam os limites dos países e que, para enfrentá-lo, as demais nações têm que cumprir sua parte. “Claramente é uma meta que não depende, no caso aqui, apenas do Brasil. Depende de uma conjunção de esforços internacionais para conseguir o objetivo de combater os efeitos do clima”, afirmou.

Para ela, o Estado em geral e o Estado do futuro, que está no foco das discussões do encontro, deve também ser capaz de desenvolver seu papel estratégico de instrumento de ação coletiva de uma nação para elevar o conjunto da sua população ao máximo de direitos proporcionados pela riqueza nacional, obtida por uma economia de mercado, mas plenamente desenvolvida e integrada às cadeias globais.

Todos os países em que, nas últimas décadas, o Estado conseguiu garantir esse patamar superior de desenvolvimento e de dignidade e direitos à população, trilharam diferentes caminhos, mas todos com um ponto em comum: o Estado desempenhou papel fundamental para alcançar tais objetivos, disse Miriam, acrescentando que qualquer dos asiáticos que se pegue tem esse traço.

De acordo com a secretária da Casa Civil, este é um momento singular em que a necessidade de um Estado do futuro entrou de forma importante na agenda pública global. Ela citou declarações da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, na abertura do encontro, de que a relevância do Estado voltou a ser reconhecida. “O Estado voltou à moda. Sabemos que, na verdade, nunca saiu de cena, muito menos nos países que mais favoreceram externamente a agenda do seu enfraquecimento”, disse ontem Esther Dweck.

Para Miriam Belchior, o mundo vive uma combinação de incertezas e tensões disruptivas e simultâneas, que implicam desafios em escala planetária. “Para cada um de nós, para todos nós, coletivamente, e sobretudo para os estados nacionais que têm que enfrentar essa combinação de incertezas e tensões.” Ela destacou desafios como o da crise climática, que coloca em risco o planeta; a busca frenética por desenvolvimento econômico em meio à disputa entre polos econômicos globais; o crescimento das desigualdades sociais no mundo, inclusive em países desenvolvidos; além da crescente precariedade e informalidade do mercado de trabalho, que resultam na vulnerabilidade do trabalhador.

A secretária destacou ainda o receio de ataques permanentes à democracia no mundo e a existência de um “questionamento brutal” da capacidade do Estado em prover serviços a partir de dois elementos principais: a insuficiência da sua base de financiamento e a escalada de transformação digital que estabeleceu um padrão de atendimento não alcançado pelo Estado.

“Todos esses desafios entre muitos outros testam simultaneamente a capacidade dos Estados nacionais. É nesse momento que nos encontramos e aqui estamos discutindo como lidar com tudo isso. Do meu ponto de vista, o modelo de estado mínimo preconizado pelo liberalismo econômico nos seus vários matizes não tem como responder a esses enormes desafios”, afirmou Miriam Belchior. Para ela, momentos como a pandemia mostraram que cada vez mais o Estado é importante. “Não me parece que menos Estado possa dar conta dessa realidade tão desafiadora.”

A diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello, destacou a importância da presença do Estado para tratar das necessidades das populações, lembrada no primeiro dia do encontro. Segundo Tereza, essa importância foi enfatizada na fala de todo mundo. “Isso esteve presente em todas as falas com mais ou menos detalhes, e uma das coisas que ficou muito afirmada é que não aceitamos esse papel acanhado de atuar nas falhas do mercado, nós nos colocamos aqui como promotores do desenvolvimento e do direito.”

Na opinião de Tereza Campello, nenhum dos países – ricos, pobres ou em desenvolvimento – está preparado para enfrentar as tragédias e as mudanças climáticas. “A tragédia já está contratada: o que a gente dizia na década de 90 e no início dos anos 2000 que iria evitar. Nós já topamos 1,5°C que tentávamos evitar. Portanto, não vamos poder preparar o Estado para enfrentar esse desafio.”

Na área de combate aos efeitos das mudanças climáticas, Tereza detalhou o projeto do BNDES chamado de Arco da Restauração. “Assumimos essa missão e essa tarefa de construirmos um projeto gigantesco. Seja pela escala ou impacto que pretende gerar, diria que o projeto se enquadra em uma das missões do país, que é reconstruir a Amazônia.”

“A ideia [é] da Amazônia como uma das grandes soluções para o planeta. A maior parte dos países vem discutindo como reduzir suas emissões. Temos uma curva de emissões que na verdade só tem aumentado. O mundo se coloca a tarefa de como reduzir as emissões. Isso não é mais suficiente. Não podemos mais só reduzir as emissões: 1,5°C já está praticamente contratado. Precisamos mais do que reduzir as emissões, e é isso que estamos tentando nos colocar como tarefa. A ideia de que o Brasil voltou. Não estou dizendo que não vamos trabalhar para reduzir as emissões”, acrescentou.

Para a reconstrução, o projeto propõe capturar carbono e preservar a biodiversidade, gerar emprego e renda associados às cadeias de restauro e construir uma barreira de contenção do avanço do desmatamento. De acordo com a iniciativa, a existência da floresta já garante que a temperatura da Terra esteja 1°C mais fria. “Queremos reconstruir e transformar o Arco do Desmatamento, que é a região da entrada do desmatamento na Amazônia, fronteira agrícola que vem sendo desmatada ao longo das décadas e transformá-la no Arco da Restauração”, disse.

Segundo a diretora do BNDES, a região vai do Acre até o Pará, e o projeto pretende restaurar 24 milhões de hectares. Na primeira fase, serão recuperados 6 milhões de hectares e, para isso, o banco calculou que são necessários R$ 51 bilhões. “É uma tarefa que o Brasil se coloca, mas precisamos de apoio. Não temos recursos para executar toda essa missão. Precisamos contar com o setor privado e, até 2050, mais 18 milhões de hectares. Com isso, na primeira fase, 1 bilhão e 600 milhões de toneladas de carbono serão retirados da atmosfera. Estamos ajudando a cumprir 1,5°C”, concluiu.

States of the Future

Evento paralelo do G20, fórum internacional que reúne as 19 maiores economias do mundo, mais União Europeia e a União Africana, o States of the Future foi organizado para articular e compartilhar diversas visões, estratégias e práticas inovadoras de governos, think-tanks (instituições que produzem conhecimento), sociedade civil, academia, setor privado e organismos internacionais, que possam transformar os serviços públicos e a governança, inserindo tecnologias modernas e a resposta aos choques e crises que desafiam a capacidade estatal frente aos desafios emergentes do século 21.

No centro das discussões estão temas como as políticas industrial e econômica, emergência climática, transformação digital, governança global, diversidade, saúde e educação.

O States of the Future é realizado pelos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, pelo BNDES e pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Open Society Foundations, da Maranta e da República.org.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras

Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras

Resolução aprovada simplifica a obtenção da CNH ao retirar a obrigatoriedade da autoescola, com potencial para reduzir o custo em até 80%.
L
Pacto pela Integridade chega a Rondônia e reforça ética nos pequenos negócios

Pacto pela Integridade chega a Rondônia e reforça ética nos pequenos negócios

Evento “Brasil Mais Íntegro” reuniu empreendedores e instituições em Porto Velho para promover a transparência e boas práticas empresariais.
L

Rondônia Cidadã realiza mais de 7 mil atendimentos em cinco distritos de Porto Velho

Programa Rondônia Cidadã leva serviços essenciais aos distritos da Ponta do Abunã e soma 7.482 atendimentos em cinco dias
L

Microrrevestimento na RO-133 garante mais segurança e durabilidade para quem trafega pela região

Aplicação de microrrevestimento na RO-133 reforça infraestrutura da rodovia e melhora a mobilidade entre o 5º BEC e Vale do Anari
L

Mamãe Cheguei beneficia mais de 50 mães com kits e berços portáteis em Ji-Paraná

Mamãe Cheguei reforça apoio social e fortalece vínculo familiar com entrega de 53 kits a gestantes do município
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News: Sanderson Maia Fala Sobre Fé, Propósito e Política

sua vida pessoal e o impacto de seu primeiro livro na formação de jovens e líderes.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L

Ponto & Contraponto: Marcos Antônio Amaral da Silva fala sobre Segurança Privada

Ponto & Contraponto recebe Marcos Antônio Amaral da Silva para uma entrevista especial sobre a segurança privada, um dos setores que mais cresce no país.
L

Risco de tempestades intensas em grande parte de Rondônia, com maior atenção para as regiões Norte, Noroeste, Nordeste, Leste e Sudeste

Alerta de chuvas fortes em Porto Velho e região nos dias 2 e 3 de dezembro. Há alto risco de alagamentos devido à previsão de chuvas de nível 3.
L

Giro News: Dra. Ellen Santiago Fala Sobre Anestesiologia e Dor

Ellen Santiago, para um bate-papo esclarecedor sobre os principais tipos de dor.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes ordena perícia médica em General Heleno após controvérsia sobre Alzheimer

Moraes ordena perícia médica em General Heleno após controvérsia sobre Alzheimer

Ministro do STF determina que a Polícia Federal realize avaliação clínica completa em 15 dias para verificar o estado de saúde do ex-ministro, condenado na ação da trama golpista.
L
Senador Jaime Bagattoli recebe título de cidadão honorário de Porto Velho

Senador Jaime Bagattoli recebe título de cidadão honorário de Porto Velho

Homenagem reconhece investimentos e contribuições do parlamentar em saúde, agropecuária e desenvolvimento da capital rondoniense.
L
Ex-coordenador do INSS depõe em CPMI após condução coercitiva

Ex-coordenador do INSS depõe em CPMI após condução coercitiva

Jucimar Fonseca da Silva foi localizado em Manaus e trazido a Brasília pela Polícia Legislativa para prestar depoimento sobre esquema de fraude no INSS.
L
Projetos que destinam R$ 17 milhões ao TCE-RO e Funprecap avançam na Alero

Projetos que destinam R$ 17 milhões ao TCE-RO e Funprecap avançam na Alero

Créditos suplementares são aprovados para cobrir obrigações previdenciárias.
L
Governança do Plano Pena Justa é debatida em Brasília

Governança do Plano Pena Justa é debatida em Brasília

Plano Pena Justa foi tema de discussões nacionais sobre financiamento, gestão e sustentabilidade das políticas penais.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Defesa de Roniclei Silva Souza afirma legítima defesa em caso investigado em Porto Velho

Defesa de Roniclei Silva Souza afirma legítima defesa em caso investigado em Porto Velho

Advogado destaca que acusações são precipitadas e reforça presunção de inocência do investigado.
L
Dupla é presa com arma e drogas em Porto Velho

Dupla é presa com arma e drogas em Porto Velho

Ação da Força Tática do 9º BPM e FTICCO na Avenida Farquar resulta na prisão de dois homens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
12
PM detém suspeitos de furtos de motos em Jaru

PM detém suspeitos de furtos de motos em Jaru

Recuperação de veículos ocorreu, mas acusados foram liberados após apresentação.
16
Ex atropela mulher e a arrasta por 1 km na Marginal Tietê

Ex atropela mulher e a arrasta por 1 km na Marginal Tietê

Tentativa de feminicídio deixou vítima mutilada após ataque em São Paulo.
16
Viatura da PM é atingida por caminhonete na Avenida Alexandre Guimarães

Viatura da PM é atingida por caminhonete na Avenida Alexandre Guimarães

O motorista do veículo particular afirmou aos policiais que não percebeu a aproximação da viatura, o que acabou provocando o impacto.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bocha adaptada impulsiona Rondônia no encerramento do 2º bloco das Paralimpíadas Escolares 2025

Bocha adaptada reúne maior delegação de Rondônia na história da modalidade e consolida avanço técnico no esporte paralímpico escolar
L

Rondônia conquista nove medalhas no Brasileiro de Karatê com apoio do programa Pró-Atleta

Brasileiro de Karatê reúne 1.400 atletas e Rondônia assegura nove medalhas e vaga para o Mundial de 2026
L
Xadrez encerra calendário esportivo de Jaru com campeões revelados

Xadrez encerra calendário esportivo de Jaru com campeões revelados

O 3º Torneio Municipal de Xadrez reuniu 50 participantes de diferentes categorias e marcou o encerramento das atividades esportivas da Prefeitura de Jaru em 2025.
L
Patrulha da Manutenção avança e recupera áreas de convivência em Porto Velho

Patrulha da Manutenção avança e recupera áreas de convivência em Porto Velho

Patrulha da Manutenção completa um mês com intervenções em praças e espaços públicos da capital
L
Posso ser preso por assistir TV pirata? Entenda se você corre perigo ao usar

Posso ser preso por assistir TV pirata? Entenda se você corre perigo ao usar

Procon, Anatel e advogado explicam riscos e cuidados ao acessar serviços ilegais.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.