QUARTA-FEIRA, 12/11/2025

Em destaque

Dweck: governo vai recuperar receitas e reverter parte do corte

Ministra participou da mesa Estados do Futuro, evento paralelo ao G20

Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Dweck: governo vai recuperar receitas e reverter parte do corte
Fernando Frazão/Agência Brasil

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse nesta segunda-feira (22) que parte do corte de gastos que o governo irá fazer será posteriormente revertido quando houver uma nova fonte de receitas. Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou a decisão de congelar R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024.

“A gente vai recuperar as receitas, para poder reverter parte desse corte de gastos”, garantiu Dweck. Ela lembrou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) publicada em maio, quando a corte deu ao governo 60 dias para apresentar uma fonte de compensação financeira para a desoneração da folha até 2027, que foi prorrogada conforme lei aprovada no ano passado. Sem a compensação, o benefício concedido a empresas e municípios pode perder a validade. O assunto vem sendo tema de tratativas entre o governo e o Congresso.

“Tem essa questão importante que foi a redução da receita, fruto de uma medida que o governo tinha enviado ao Congresso e que foi rejeitada. E depois, a compensação proposta pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também foi rejeitada. E estamos nesse debate com o Congresso de como fazer essa compensação, que o próprio Supremo já disse que precisava ser feita.”

Segundo a ministra, não há contradição entre defender o fortalecimento do estado e congelar investimentos. “O Brasil está discutindo a qualidade do gasto”, afirmou. De acordo com Dweck, uma outra parte do corte de gastos está relacionada com o crescimento de políticas sociais importantes.

“Queremos justamente garantir que essas políticas estão atendendo quem precisa”, acrescentou Dweck, mencionando a necessidade de uma atualização no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e nos serviços previdenciários.

Estados do Futuro

As declarações da ministra ocorreram ao final de participação na mesa Estados do Futuro, que integra a programação paralela da Reunião Ministerial de Desenvolvimento do G20. Em exposição, Dweck afirmou que houve um desmonte das capacidades estatais no governo anterior. Segundo a ministra, estão em curso medidas para reverter o cenário, através do fortalecimento das empresas estatais e de uma gestão adequada do patrimônio público, das terras públicas, do conhecimento, da proteção da memória nacional.

“A importância do Estado não se limita à sua atuação nos momentos de crises agudas. O Estado, como desenvolvimento, é um projeto de longo prazo. Não pode ser ligado ou desligado com um apertar no botão. Construir suas capacidades, inclusive aquelas a serem acionadas na prevenção e resposta das emergências, é um trabalho contínuo. Infelizmente destruir é mais rápido e mais fácil do que construir. A recuperação da suas capacidades centrais consome energia política e sobretudo um tempo que seria muito melhor aproveitado consolidando avanço, fortalecendo a resiliência e acelerando respostas”, disse.

A ministra também defendeu um Estado protagonista na condução da economia. “Seu papel não se limita tampouco a corrigir as chamadas falhas de mercado. Sua contribuição para o desenvolvimento e a criação de valor é muito mais ampla, na medida em que molda o mercado e as oportunidades de renovação de investimentos”.

Segundo Dweck, esta discussão é de suma importância. “Temos diante de nós uma dupla tarefa: revigorar o espírito reformista e estruturante dos debates sobre o desenvolvimento e a governança econômica internacional e atualizar o seu programa para as circunstâncias atuais”, acrescentou.

G20

A presidência brasileira no G20 realiza, no decorrer de toda esta semana, uma intensa programação. Um dos pontos altos será o pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, na quarta-feira (23). Como parte desta agenda, a Reunião Ministerial de Desenvolvimento do G20 teve início pela manhã com sua primeira sessão, cuja pauta envolveu temas relacionados com o acesso à água e ao saneamento. Além de Mauro Vieria e de Esther Dweck, marcaram presença o ministro das Cidades, Jader Filho, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

As 19 maiores economias do mundo, bem como a União Europeia e mais recentemente a União Africana, têm assento no G20. O grupo se consolidou como foro global de diálogo e coordenação sobre temas econômicos, sociais, de desenvolvimento e de cooperação internacional. Em dezembro do ano passado, o Brasil sucedeu a Índia na presidência. É a primeira vez que o país assumiu essa posição no atual formato do G20, estabelecido em 2008. No fim do ano, o Rio de Janeiro sediará a Cúpula do G20 e a presidência do grupo será transferida para a África do Sul.

A programação paralela da Reunião Ministerial de Desenvolvimento do G20 foi planejada como um espaço de troca entre autoridades e sociedade civil. Para o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o debate sobre o Estado do Futuro contribui para a construção da agenda comum entre os países. “Oferece oportunidade de reflexão sobre a importância e a centralidade das capacidades estatais para impulsionar o desenvolvimento sustentável e inclusivo”, afirmou.

Ele avalia também que o tema vai ao encontro das prioridades do mandato brasileira no G20, elencadas pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. São elas: inclusão social e combate à fome e à pobreza; transições energéticas e desenvolvimento sustentável; e reforma das instituições de governança global.

“Além de ampliarmos a nossa capacidade de cooperação interestatal, é preciso também repensar o papel do Estado, que deve estar capacitado para fazer frente a esses desafios e crises, bem como para tratar novos e emergentes temas. E, assim, essencial superar a percepção do Estado como mero prestador eficiente de serviços e recuperar a sua função de articulador das diversas forças e setores da sociedade”, disse Vieira.

Uma das lideranças da sociedade civil convidadas para debater o tema, a diretora-executiva da Anistia Internacional, Jurema Werneck, avaliou que a crise climática é fundamentalmente uma crise de direitos humanos. Ele fez duras críticas aos Estados.

“A crise climática é fundamentalmente uma crise de direitos humanos, que tem os Estados como atores incapazes ou pouco comprometidos em entregar seus deveres, suas obrigações e as políticas que lhe dizem respeito. A crise climática acontece ao mesmo tempo da grave crise de confiança das instituições. E há também uma crise em relação às instituições multilaterais e sua capacidade efetiva de liderar os Estados na direção do cumprimento dos compromissos”, afirmou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Asfalto chega à rua Ivan Marrocos e transforma realidade de moradores do Castanheira

Asfalto chega à rua Ivan Marrocos e transforma realidade de moradores do Castanheira

Foram aplicadas 413 toneladas de massa asfáltica na via, encerrando anos de espera por infraestrutura no bairro.
L
Manifestantes confrontam segurança ao tentar invadir Zona Azul da COP30

Manifestantes confrontam segurança ao tentar invadir Zona Azul da COP30

A área de negociações da COP30 em Belém teve entradas e saídas fechadas após grupo de ativistas tentar forçar a entrada, resultando no confronto que deixou pelo menos um segurança ferido.
L
COP30 em Belém reúne 3 mil indígenas em articulação inédita

COP30 em Belém reúne 3 mil indígenas em articulação inédita

Conferência no Pará viabiliza representação recorde de povos tradicionais em espaços oficiais e instala uma AldeiaCOP que mobiliza indígenas de toda a América Latina e outras regiões.
L
Cientista alerta para aquecimento global prolongado em evento na COP30

Cientista alerta para aquecimento global prolongado em evento na COP30

Marina Hirata destacou em Belém, durante a COP30, a urgência de reduzir as emissões de gases. O planeta corre o risco de entrar em overshooting, ultrapassando o limite seguro de 1,5°C por longo tempo.
L
Rio Bonito do Iguaçu inicia reconstrução após destruição por tornado

Rio Bonito do Iguaçu inicia reconstrução após destruição por tornado

Mais de 1,3 mil pessoas se cadastraram no Paraná para receber auxílio após a cidade de Rio Bonito do Iguaçu ser atingida por um tornado que causou grandes estragos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Robótica Educacional transforma horta escolar em Rio Pardo e inspira economia de água com inovação sustentável

Projeto “Rega Inteligente”, desenvolvido na Escola Fernando de Souza Gomes, une ciência, tecnologia e sustentabilidade para otimizar o uso da água e incentivar o pensamento computacional entre estudantes da zona rural de Rondônia.
L
Moraes diz que militares não usarão farda em interrogatório no STF

Moraes diz que militares não usarão farda em interrogatório no STF

O ministro Alexandre de Moraes esclareceu na terça-feira (11), durante o julgamento dos réus do golpe, que há incompatibilidade entre o uso do uniforme e o direito constitucional do investigado ao silêncio.
L

Momento Empresarial: Cassuli Advogados e as Soluções Jurídicas do Agronegócio

O público poderá compreender como a assessoria jurídica pode ser uma aliada fundamental para reduzir riscos e promover o desenvolvimento econômico da região amazônica.
L
Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Evento nesta quinta-feira, 13, no Tudo Aqui, em Porto Velho, oferece 51 vagas exclusivas para pessoas com deficiência e diversos serviços gratuitos.
L
Horóscopo de quarta-feira, 12/11/2025: previsões para cada signo

Horóscopo de quarta-feira, 12/11/2025: previsões para cada signo

A quarta-feira, 12 de novembro de 2025, chega com movimentos astrais que favorecem diálogos, organização e decisões importantes.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera, com encerramento na quinta-feira (13).
L
Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Evento em Porto Velho reuniu palestras, atendimentos e produtos de crédito para fortalecer microempreendedores e empreendedorismo feminino.
L
Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Oportunidades estão disponíveis em municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Alta Floresta. Inscrições seguem até 13 de novembro.
L

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L

POLÍTICA

Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH após mais de 400 denúncias

Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH após mais de 400 denúncias

Fiscalização da Seinfra é intensificada e multa pode chegar a R$ 750 mil por falhas na coleta de lixo.
L
Derrite recua de alterações no PL Antifacção e garante manter competências da PF

Derrite recua de alterações no PL Antifacção e garante manter competências da PF

O relator Guilherme Derrite negou que seu texto enfraqueça a atuação da Polícia Federal ou equipare facções a terrorismo, e prometeu a votação do novo “marco legal do combate ao crime organizado” nesta quarta-feira (12) em Brasília.
L
Jader Filho defende que novo Conselho Climático da ONU inclua cidades

Jader Filho defende que novo Conselho Climático da ONU inclua cidades

O ministro das Cidades, Jader Filho, apoiou a criação de um Conselho Climático nas Nações Unidas para garantir que líderes subnacionais, como prefeitos e governadores, tenham voz e contribuam nas negociações globais de implementação de ações climáticas.
L
Cláudia de Jesus propõe lei para combater a obesidade em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe lei para combater a obesidade em Rondônia

Projeto cria a Política “Vida Saudável Rondônia” e define ações de prevenção e promoção da saúde em todas as faixas etárias.
L
Boulos critica relatório antifacção e o chama de “PEC da Blindagem 2.0”

Boulos critica relatório antifacção e o chama de “PEC da Blindagem 2.0”

O ministro Guilherme Boulos manifestou em Belém que o texto do relator Guilherme Derrite, no PL Antifacção, visa proteger o crime organizado ao dificultar investigações independentes da Polícia Federal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Confronto entre PM e membros da LCP deixa mulher baleada em Porto Velho

Confronto entre PM e membros da LCP deixa mulher baleada em Porto Velho

O local é palco de constantes conflitos agrários por conta de criminosos que ocupam a fazenda.
14
Apenado monitorado é preso após tentar matar vizinho por causa de mulher

Apenado monitorado é preso após tentar matar vizinho por causa de mulher

Segundo a PM apurou, a vítima estava deitada quando teve o imóvel invadido pelo criminoso que usava uma faca e tentava esfaquear o vizinho que ficou ferido nas duas mãos, e com ajuda do pai conseguiu imobilizar o apenado.
16
PF alerta que caso Marielle seria inviável de apurar sem autonomia

PF alerta que caso Marielle seria inviável de apurar sem autonomia

O diretor-geral Andrei Rodrigues afirmou que a exigência de autorização estadual para investigações, proposta no PL Antifacção, afetaria o combate ao crime e inviabilizaria apurações complexas como a de Marielle Franco.
L
Idoso que estava desaparecido é encontrado morto afogado em fazenda na BR-319

Idoso que estava desaparecido é encontrado morto afogado em fazenda na BR-319

O irmão de Claudemir contou que ele estava desaparecido desde o último domingo (09), quando passaram a fazer buscas por ele, mas somente ontem encontraram o corpo da vítima boiando nas águas da represa, e acionaram a PM.
18
MPRO deflagra operação Godos em quatro estados para combater organização criminosa

MPRO deflagra operação Godos em quatro estados para combater organização criminosa

Ação coordenada pelo Ministério Público de Rondônia mobiliza mais de 500 agentes e busca desarticular grupo envolvido em extorsão, crimes ambientais e lavagem de dinheiro.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Montezuma Cruz será o jornalista homenageado no 14º Prêmio de Jornalismo do MPRO

Montezuma Cruz será o jornalista homenageado no 14º Prêmio de Jornalismo do MPRO

Ministério Público de Rondônia reconhece o legado do comunicador na preservação da memória jornalística do estado.
L
Dólar tem forte queda e fecha abaixo de R$ 5,30, e Bolsa atinge 15ª alta seguida

Dólar tem forte queda e fecha abaixo de R$ 5,30, e Bolsa atinge 15ª alta seguida

O dólar comercial registrou o menor valor desde junho de 2024, fechando em R$ 5,273, enquanto o índice Ibovespa marcou a 15ª alta consecutiva, aproximando-se dos 158 mil pontos.
L
Toffoli e Mendonça têm discussão acalorada em sessão da Segunda Turma do STF

Toffoli e Mendonça têm discussão acalorada em sessão da Segunda Turma do STF

Os ministros Dias Toffoli e André Mendonça se desentenderam em Brasília durante o julgamento de um caso sobre a responsabilidade de um procurador. O bate-boca fez Toffoli declarar: “Fico exaltado com covardia”.
L
MP identifica aumento de gastos com diárias e cobra medidas em Nova Brasilândia

MP identifica aumento de gastos com diárias e cobra medidas em Nova Brasilândia

Promotoria de Justiça recomenda ao prefeito critérios mais rígidos e transparência nas concessões após despesas superarem R$ 1,4 milhão em 2025.
L
Relatório Amazônia 2025 foca em conectividade ecológica na COP30

Relatório Amazônia 2025 foca em conectividade ecológica na COP30

Lançado durante a COP30 em Belém, o documento científico recomenda a conectividade ecológica e sociocultural como estratégia fundamental para manter a Amazônia e afastar o risco do ponto de não retorno.
L
Lewandowski considera inconstitucional mudança no papel da Polícia Federal

Lewandowski considera inconstitucional mudança no papel da Polícia Federal

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, criticou a proposta inicial do relator do PL Antifacção, que condicionava a atuação da Polícia Federal à autorização de governadores. Ele espera que o projeto original do governo seja aproveitado integralmente.
L
Cristiano Ronaldo confirma que a Copa do Mundo de 2026 será a última

Cristiano Ronaldo confirma que a Copa do Mundo de 2026 será a última

O atacante português Cristiano Ronaldo revelou que pendurará as chuteiras em “um ou dois anos” e confirmou que a Copa do Mundo no Canadá, Estados Unidos e México, em 2026, marcará seu adeus ao maior palco do futebol.
L
Natal Sem Fome 2025 convoca país para doar alimentos

Natal Sem Fome 2025 convoca país para doar alimentos

Maior mobilização social do país, o Natal Sem Fome 2025 busca distribuir mais de 2 mil toneladas de alimentos para famílias em insegurança alimentar.
L
Seminário de Práticas Integradoras é destaque na SNCT do IFRO em Porto Velho

Seminário de Práticas Integradoras é destaque na SNCT do IFRO em Porto Velho

Evento no Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) reforça a cultura oceânica e a aplicação prática do conhecimento, unindo teoria e realidade local.
L
Rondônia não é curral aéreo — a Justiça enfim coloca freio no abuso das Companhias

Rondônia não é curral aéreo — a Justiça enfim coloca freio no abuso das Companhias

Decisão do Tribunal de Justiça de Rondônia obriga empresas a manter índices de pontualidade dentro da média nacional e põe fim ao descaso com passageiros.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.