SEGUNDA-FEIRA, 02/02/2026
Publicidade

Em destaque

Cimi: políticas públicas ainda não frearam violência contra indígenas

Relatório cita fortalecimento e retomada de ações de fiscalização.

Por Alex Rodrigues / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Atualizado em 

Foto - Fernando Frazão/Agência Brasil

A mudança de governo, no âmbito federal, não foi suficiente para frear a violência e o desrespeito aos direitos indígenas. A conclusão é do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), órgão vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que lançou, na tarde desta segunda-feira (22), o relatório anual Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – dados de 2023.

“O conselho lança esse relatório com profundo pesar”, afirma o presidente do Cimi e arcebispo de Manaus (AM), Leonardo Steiner, na apresentação do documento.

“A cada ano, depois de organizarmos e analisarmos os dados e as informações que nos são enviadas pelas equipes de missionárias e missionários, bem como as obtidas junto aos órgãos públicos e à imprensa, vemos que as descrições de fatos e as cenas de violência se repetem e nos impactam profundamente.”

Segundo o conselho, o primeiro ano da atual gestão federal (2023) foi marcado pela retomada das ações fiscalizatórias e maior repressão às invasões em alguns territórios, como o dos yanomami, no Norte do país, mas a demarcação de novas áreas da União destinadas ao usufruto exclusivo indígenas e também as ações de proteção e assistência às comunidades permaneceram insuficientes.

“O ano de 2023 iniciou com grandes expectativas em relação à política indigenista do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não apenas porque a nova gestão sucedeu um governo abertamente anti-indígena [a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro], mas também porque o tema assumiu centralidade nos discursos e anúncios feitos pelo novo mandatário desde a campanha eleitoral”, destaca o conselho.

O relatório cita a criação do inédito Ministério dos Povos Indígenas (MPI), à nomeação de representantes de diferentes etnias para postos importantes, como o próprio MPI, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), e a declaração de Emergência Nacional de Saúde na Terra Indígena Yanomami, com a subsequente operação de retirada – ou desintrusão – de não-indígenas, sobretudo garimpeiros, da reserva.

Após seis anos de paralisação dos processos demarcatórios, o governo federal homologou, no ano passado, oito novas terras indígenas. De acordo com a Funai, a União também destinou mais de R$ 200 milhões para ações de proteção e demarcação territorial. E cerca de R$ 5,3 milhões foram destinados ao pagamento de indenizações por benfeitorias a ocupantes de boa-fé retirados de terras indígenas.

Marco temporal

No relatório, o Cimi reconhece que, em 2023, houve uma melhora na execução da política indigenista em comparação aos anos anteriores, mas ainda insuficiente.

“Após anos de abandono e omissão ativa de governos anteriores frente à presença ilegal de garimpeiros na Terra Indígena Yanomami, a declaração de Emergência Nacional de Saúde e o início de uma grande operação de desintrusão no território apontaram na direção de uma mudança efetiva em relação à política indigenista. Sem demora, contudo, a realidade política se impôs. O Congresso Nacional atuou para esvaziar o MPI e atacar os direitos indígenas, especialmente por meio da aprovação da Lei 14.701/2023”, destacou o conselho.

Aprovada em setembro do ano passado, a Lei nº 14.701 estabelece o chamado marco temporal. Pela tese, os indígenas só têm direito aos territórios originários que ocupavam ou já reivindicavam até 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

O Supremo Tribunal Federal (STF) tinha apontado a inconstitucionalidade da tese apenas uma semana antes de os deputados federais e senadores aprovarem a lei. O que motivou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a vetar este ponto da lei, em outubro.

Em dezembro, o Congresso derrubou o veto de Lula, mantendo o marco temporal. A queda de braço entre Executivo e Legislativo foi judicializada por setores favoráveis e contrários à lei. Em abril, o ministro Gilmar Mendes, do STF, determinou a instauração de um processo de conciliação, suspendendo o julgamento de qualquer ação que trate do tema.

A previsão é de que a comissão criada para tentar estabelecer um acordo entre as partes comece a funcionar no próximo dia 5 de agosto.

Para o Cimi, as disputas em torno dos direitos indígenas, travadas no âmbito dos três Poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo), se refletem em um “cenário de continuidade das violências e violações contra os povos originários e seus territórios”.

“Do total de 1.381 terras e demandas territoriais indígenas existentes no Brasil, a maioria (62%) segue com pendências administrativas para sua regularização […] São 850 terras indígenas com pendências. Destas, 563 ainda não tiveram nenhuma providência do Estado para sua demarcação”, aponta o conselho.

O relatório destaca que os “avanços” na constituição ou reestruturação, pela Funai, dos grupos técnicos responsáveis por identificar e delimitar os territórios indígenas indicam “a disposição do órgão em dar andamento à primeira etapa na regularização de demandas represadas há anos”.

Encaminhamentos

Segundo a Funai, em 2023, os processos relativos a 25 terras indígenas foram encaminhados a fim de permitir a publicação das chamadas portarias declaratórias, uma declaração estatal sobre os limites da área já identificada e delimitada por antropólogos como território tradicional indígena. Além disso, foram constituídos 37 grupos técnicos para verificar a situação de outras áreas reivindicadas.

“[Contudo] a indefinição sobre o marco temporal torna impossível uma previsão acerca do cumprimento dos prazos estabelecidos, na medida em que o governo hesita e utiliza a Lei 14.701/2023 como justificativa para não avançar nos procedimentos demarcatórios”, acrescenta o conselho.

O documento reforça que a homologação de oito terras indígenas ao longo do ano passado ficou “aquém das expectativas”, ainda que o resultado seja superior ao dos quatro anos anteriores, quando nenhum novo território foi homologado.

Governo

Consultados, os ministérios dos Povos Indígenas e da Saúde informaram não ter tido acesso prévio ao relatório divulgado esta tarde e que se manifestarão após analisar o documento.

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que a Força Nacional de Segurança Pública tem atuado em terras indígenas, sob demanda, para auxiliar outros órgãos a manter a ordem pública e garantir a segurança e integridade patrimonial e das pessoas.

Ainda segundo a pasta, só no primeiro semestre deste ano, agentes da tropa federativa participaram de operações em 21 áreas indígenas de nove unidades federativas, incluindo ações de combate ao garimpo ilegal, remoção de não-indígenas, proteção dos recursos naturais, policiamento ostensivo e fiscalização ambiental.

Além das operações, a Força Nacional também trabalha na desintrusão das terras Yanomami, Karipuna, Arariboia, Kayapó, Munduruku, Uru-Eu-Wau-Wau e Trincheira Bacajá, esta última, já concluída e, atualmente, em fase de monitoramento da região e elaboração de um plano de sustentabilidade do território.

A nota do Ministério informa ainda que as desocupações correm no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709, expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro de 2023. A Suprema Corte homologou os planos operacionais de retirada de invasores dos sete territórios, destacando a necessidade de planejamentos semelhantes e adaptados à realidade de cada comunidade.

“Além disso a Secretaria de Acesso à Justiça (Saju) mantém diálogo constante com comunidades indígenas e com organizações como o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), recebendo e articulando as demandas das populações dentro do MJSP e com outros órgãos do Governo Federal a fim de garantir a efetivação dos direitos dos povos indígenas”, concluiu a pasta.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru realiza audiência pública de prestação de contas na próxima sexta-feira

Prefeitura de Jaru realiza audiência pública de prestação de contas na próxima sexta-feira

Evento vai avaliar cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2025 e é aberto à participação da população.
L
Presidente da Bolívia destaca encontro com Lula e convite oficial ao Brasil

Presidente da Bolívia destaca encontro com Lula e convite oficial ao Brasil

As imagens do encontro reforçaram a cordialidade entre Brasil e Bolívia.
L
Prefeitura acompanha homem em situação de rua no viaduto da Campos Sales

Prefeitura acompanha homem em situação de rua no viaduto da Campos Sales

Ação da assistência social em Porto Velho segue a lei, respeita a autonomia do cidadão e articula saúde e garantia de direitos básicos
L
Prefeitura define últimos detalhes para desfiles dos blocos de rua

Prefeitura define últimos detalhes para desfiles dos blocos de rua

Semtran e Funcultural alinham ações para garantir organização, segurança e conforto durante o Carnaval de rua na capital
L
Crea-RO realizará palestra sobre Transição Energética Justa e Programa PROCEL – Energia Zero

Crea-RO realizará palestra sobre Transição Energética Justa e Programa PROCEL – Energia Zero

Evento gratuito acontece no dia 4 de março, em Porto Velho, e vai discutir eficiência energética, mudanças climáticas e oportunidades sustentáveis para prédios públicos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News Folia 2026: Bloco das Kaxorras promete irreverência e diversidade no Carnaval

Homens podem se vestir de mulheres, mulheres podem virar super-heróis, personagens, figuras inusitadas ou qualquer criação que a imaginação permitir.
L
Moraes homologa acordo para militares evitarem prisão

Moraes homologa acordo para militares evitarem prisão

O ministro Alexandre de Moraes validou o pacto de não persecução penal para dois integrantes das Forças Especiais envolvidos em tramas golpistas após condenações brandas.
L
Banco Central inicia novas regras de segurança para o Pix

Banco Central inicia novas regras de segurança para o Pix

As medidas que entram em vigor nesta segunda-feira permitem o rastreamento do dinheiro em contas intermediárias e agilizam a devolução de valores em casos de fraude.
L

Primeiro clipe híbrido de Carnaval de Rondônia apresenta “Eu Sou o Lobo Mau”

Produção inédita no estado une gravações reais e Inteligência Artificial, levando a identidade cultural do Norte para o centro da inovação audiovisual brasileira.
L
STF realiza sessão solene de abertura do Ano Judiciário 2026

STF realiza sessão solene de abertura do Ano Judiciário 2026

A cerimônia contou com a presença dos chefes dos Três Poderes e marca o retorno das atividades da Corte, que terá pautas polêmicas sobre redes sociais e educação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Fachin defende harmonia entre Poderes em discurso no Congresso

Fachin defende harmonia entre Poderes em discurso no Congresso

O presidente do Supremo Tribunal Federal participou da abertura do ano Legislativo e destacou que o Judiciário priorizará julgamentos de feminicídio e questões raciais em 2026.
L
Ayel Muniz: “Marcos Rogério é o socialista que virou liberal só depois de chegar ao poder”

Ayel Muniz: “Marcos Rogério é o socialista que virou liberal só depois de chegar ao poder”

Artigo critica trajetória política do senador, aponta contradições ideológicas e questiona ausência de projeto estruturado para Rondônia, além de citar episódio envolvendo indicação familiar.
L
Cármen Lúcia assume relatoria do novo Código de Ética do STF

Cármen Lúcia assume relatoria do novo Código de Ética do STF

O presidente da Corte, Edson Fachin, indicou a ministra para conduzir a proposta de autorregulação, buscando restaurar a legitimidade do tribunal após crises recentes.
L
Dra. Taíssa visita União Bandeirantes e debate emancipação do distrito

Dra. Taíssa visita União Bandeirantes e debate emancipação do distrito

Deputada cumpriu agenda com lideranças, visitou empreendimentos rurais e defendeu regulamentação federal para criação de novos municípios em Rondônia.
L
Dra. Taíssa Sousa destaca tomografia disponível no Hospital Dr. Julio Perez

Dra. Taíssa Sousa destaca tomografia disponível no Hospital Dr. Julio Perez

Deputada visitou unidade em Guajará-Mirim, ressaltou avanços na hemodiálise e pediu que população utilize a capacidade de até 600 exames mensais oferecida pelo tomógrafo.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende quase 25 kg de skunk com motoristas em Vilhena

PRF apreende quase 25 kg de skunk com motoristas em Vilhena

A droga era transportada em um veículo de aplicativo na BR-364; dois condutores acabaram presos em flagrante por tráfico e associação ao tráfico durante a madrugada.
10
Brasileiro é assassinado a tiros na Bolívia um dia após chegar ao país

Brasileiro é assassinado a tiros na Bolívia um dia após chegar ao país

Fernando Vieira de Santana, de 34 anos, foi encontrado com sinais de execução em Santa Cruz, fronteira com Rondônia; autoridades bolivianas investigam o caso.
18
Polícia Militar prende homem por disparos no bairro São Francisco

Polícia Militar prende homem por disparos no bairro São Francisco

A equipe do 5º BPM localizou uma pistola com numeração raspada após denúncia anônima; o suspeito confessou ter efetuado os tiros para testar o armamento ilegal.
14
Forças de segurança recuperam veículos da Sedam em Costa Marques

Forças de segurança recuperam veículos da Sedam em Costa Marques

A ação integrada entre as polícias Civil e Militar localizou duas caminhonetes oficiais furtadas em Cacoal, além de apreender um fuzil e munições na região de fronteira.
10

Embriagado: Homem é preso após ameaçar matar toda a família na zona leste de Porto Velho

Indivíduo sob efeito de álcool e drogas tentou extorquir a companheira e ameaçou acionar membros de facção criminosa.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conab e BNDES lançam edital do Amazônia Viva em cerimônia on-line

Conab e BNDES lançam edital do Amazônia Viva em cerimônia on-line

Projeto vai destinar R$ 80 milhões para comunidades tradicionais da Amazônia
L
Canais digitais da Energisa Rondônia superam 95% de preferência dos clientes em 2025

Canais digitais da Energisa Rondônia superam 95% de preferência dos clientes em 2025

Aplicativo Energisa On lidera atendimentos e reforça transformação digital no estado
L
Reforma Tributária: Sebrae realiza palestras sobre Simples Nacional e MEI em Rondônia

Reforma Tributária: Sebrae realiza palestras sobre Simples Nacional e MEI em Rondônia

Iniciativa esclarece impactos da nova legislação para micro e pequenos empresários e orienta adaptação ao novo modelo de tributação.
L
CAIXA inicia financiamentos para construção de imóveis acima de R$ 2,25 milhões com critérios sustentáveis

CAIXA inicia financiamentos para construção de imóveis acima de R$ 2,25 milhões com critérios sustentáveis

Nova linha “Construção Sustentável” exige eficiência energética, tecnologias limpas e redução de impactos ambientais, atendendo pessoas físicas no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).
L
Saque-Aniversário do FGTS: CAIXA inicia segunda etapa de liberação de valores

Saque-Aniversário do FGTS: CAIXA inicia segunda etapa de liberação de valores

Trabalhadores com contratos suspensos ou extintos entre 2020 e 2025 poderão sacar o saldo remanescente da modalidade Saque-Aniversário, sem necessidade de solicitação.
L
UNIR abre inscrições para ingresso com notas do Ensino Médio no PS UNIR 2026

UNIR abre inscrições para ingresso com notas do Ensino Médio no PS UNIR 2026

Seleção gratuita oferece 174 vagas remanescentes em cursos presenciais e a distância, com inscrições abertas até 9 de fevereiro pela internet.
L
Matrículas para projetos esportivos começam nesta terça-feira (3)

Matrículas para projetos esportivos começam nesta terça-feira (3)

Inscrições seguem até 20 de fevereiro e atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos em projetos gratuitos da Prefeitura
L

Requerimento de Renovação de Outorga e Licença Ambiental (LO): IDUARDO JACONI

RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO E DO TERMO DE OUTORGA.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.