QUARTA-FEIRA, 03/12/2025
Publicidade

Em destaque

Analfabetismo entre quilombolas é 2,7 vezes maior que média do Brasil

Censo do IBGE mostra que o Índice chega a 18,99%

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Analfabetismo entre quilombolas é 2,7 vezes maior que média do Brasil
Tânia Rêgo/Agência Brasil

A taxa de analfabetismo entre a população quilombola é 2,7 vezes maior que a média do Brasil. Enquanto em todo o país o índice é 7%, na população quilombola alcança 18,99%. A revelação faz parte de um suplemento do Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa quilombola representa 192,7 mil pessoas com 15 anos ou mais de idade que não sabem ler e escrever nem ao menos um bilhete simples. De acordo com o levantamento censitário, o país tem 1,330 milhão de pessoas quilombolas, sendo 1,015 milhão com 15 anos ou mais de idade.

O Censo 2022 foi o primeiro em que o IBGE coletou informações específicas da população quilombola – descendentes de comunidades que resistiam à escravização. Para classificar uma pessoa como quilombola, o IBGE levou em consideração a autoidentificação dos questionados, não importando a cor de pele declarada.

Na avaliação da coordenadora do Censo de Povos e Comunidades Tradicionais, Marta Antunes, a taxa de alfabetização, ou seja, que mede quem sabe ler e escrever, funciona como um indicador de resultado dos investimentos na educação básica e de jovens e adultos (EJA) nas últimas décadas. Marta observa que a taxa mostra como os investimentos se traduzem no processo de alfabetização ou não da população.

“Há uma distância entre a população quilombola e a população residente no país em relação às oportunidades educacionais das últimas décadas em relação aos investimentos em acesso à educação”, diz a pesquisadora.

Localização

O Censo diferencia ainda a taxa dos quilombolas por local de moradia – se é dentro ou fora de território oficialmente reconhecido. Entre os que vivem nesses territórios, o índice é de 19,75%, já nos que vivem fora de áreas reconhecidas, 18,88%.

De acordo com Marta Antunes, a pequena diferença detona que o analfabetismo das pessoas quilombolas não é tão marcado pela localização dos domicílios, “e sim pela sua etnicidade, a forma como elas têm tido acesso a processos educacionais, ou seja, estar dentro ou fora dos territórios não é o grande marco diferenciador do acesso a oportunidades educacionais”.

De toda a população quilombola, apenas 12,61% (167.769 pessoas) vivem em territórios oficialmente reconhecidos.

Idade

A análise dos dados revela que, assim como acontece com o conjunto da população brasileira, entre os quilombolas o analfabetismo é crescente a partir da faixa etária de 18 e 19 anos. Entre esse grupo de idade, o índice é de 2,91%. Para o estrato de 50 a 54 anos, a taxa chega a 28,04%, enquanto entre os com 65 anos ou mais alcança 53,93%.

A coordenadora do IBGE destaca que até os 24 anos de idade, as taxas de analfabetismo dos quilombolas e da população brasileira como um todo variam cerca de dois pontos percentuais a mais para o primeiro grupo. Mas à medida que as faixas etárias vão crescendo, aumenta também a distância entre quilombolas e a média nacional. Na população com 65 anos ou mais, a relação é de 20,25% na população brasileira e 53,93% na quilombola.

“Para endereçar o analfabetismo nesse grupo [quilombola], a gente tem que olhar para essa faixa de idade também”, sugere Marta Antunes.

Gênero

Em relação ao gênero, acontece entre os quilombolas comportamento semelhante ao da população brasileira, em que o analfabetismo dos homens é maior que o das mulheres. A taxa dos homens quilombolas é de 20,89%, superior à das mulheres quilombolas (17,11%). Essa diferença de 3,78 pontos percentuais é maior do que a observada na população total do país, que foi de um ponto percentual (6,52% das mulheres e 7,51% dos homens).

Regiões

Das cinco regiões do país, o Nordeste tem taxa de analfabetismo de quilombolas (21,60%) acima da média nacional para essa população (18,99%). Em seguida aparecem o Sudeste (14,68%), Centro-Oeste (13,44%), Norte (12,55%) e Sul (10,04%).

“A gente tem taxas de alfabetização mais baixas para as pessoas quilombolas em todas as grandes regiões, então é uma situação que se repete independentemente da localização regional da população”, assinala a pesquisadora.

As comunidades quilombolas estão em 25 das 27 Unidades da Federação (UF). Apenas Acre e Roraima não registram essa presença. Ao observar o analfabetismo pelas UF, o IBGE verificou que oito estados têm taxas gerais acima do total quilombola (18,99%): Maranhão (22,23%), Piauí (28,75%), Ceará (26,38%), Rio Grande do Norte (24,08%), Paraíba (26,87%), Pernambuco (25,93%), Alagoas (29,77%) e Sergipe (23,76%).

A menor taxa é a do Distrito Federal, 1,26%, que chega ser menor que a média da população geral da UF (2,77%).

Municípios

Dos 1,7 mil municípios com população quilombola, foi possível verificar a taxa de alfabetização em 1.683. O Censo constatou que em 81,58%, o não letramento de pessoas quilombolas é acima da média do local. Em 20,26% a diferença supera 10 pontos percentuais.

O gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do IBGE, Fernando Damasco, explica que isso caracteriza uma “disparidade significativa” entre as duas populações na maior parte dos municípios. Ele detalha que entre os municípios com diferenças superiores a 10 pontos percentuais, há concentrações no Vale do Rio Amazonas, no Maranhão e no Semiárido.

“Todos os estados nordestinos têm uma concentração expressiva de municípios nessa situação”, pontua.

Marta Antunes considera que a diferença encontrada dentro dos municípios, com quilombolas vivenciando maiores taxas de analfabetismo, chama “muita atenção”. Ela adiantou que no fim do ano, o IBGE divulgará dados semelhantes, diferenciando a escolaridade das comunidades, levando em consideração se estão em área rural ou urbana.

Para ela, será uma forma de analisar melhor as disparidades. De acordo com a pesquisadora, os dados iniciais já sinalizam que há uma atenção desigual para os quilombolas em termos de investimento de políticas públicas ao longo das últimas décadas.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru convoca aprovados em concurso público para áreas da Saúde

Prefeitura de Jaru convoca aprovados em concurso público para áreas da Saúde

O edital de convocação dos aprovados no Concurso Público nº 001/2023 foi publicado, chamando candidatos para os cargos de médico, enfermeiro e técnico em enfermagem, todos com jornada de 40 horas semanais.
L
Trabalho avança na revisão técnica sobre a Zona de Urbanização Específica Portuária

Trabalho avança na revisão técnica sobre a Zona de Urbanização Específica Portuária

Zona de Urbanização Específica Portuária ganha novas diretrizes com trabalho integrado entre Semdec, PGM e Semec, que alinham aspectos jurídicos, econômicos e urbanísticos da área portuária de Porto Velho
L
Bajaj do Brasil alcança 40 mil motos emplacadas em três anos

Bajaj do Brasil alcança 40 mil motos emplacadas em três anos

Marca registra avanço de 175% nas vendas entre janeiro e novembro de 2025.
L
Jirau Energia compartilha estratégias de Responsabilidade Social em Congresso na Amazônia

Jirau Energia compartilha estratégias de Responsabilidade Social em Congresso na Amazônia

A empresa detalhou no CONATS 2025 as diretrizes de seus Projetos Incentivados, incluindo seleção, monitoramento e impacto social, e ofereceu ao público uma experiência imersiva em realidade virtual sobre o funcionamento da Usina Hidrelétrica Jirau.
L
Agenda News: Josiene Rodrigues celebra 8 anos à frente da Depile-se

Agenda News: Josiene Rodrigues celebra 8 anos à frente da Depile-se

Empresária compartilha trajetória no Agenda News e inspira mulheres com sua história de sucesso no setor de estética em Porto Velho.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

HIV em Porto Velho registra queda nos casos e Semusa reforça ações de prevenção

HIV em Porto Velho registra queda nos casos e Semusa reforça ações de prevenção

HIV apresenta redução e Semusa intensifica estratégias de testagem, diagnóstico precoce e orientação no Dezembro Vermelho
L
STF suspende leis municipais que autorizaram funcionamento de bets

STF suspende leis municipais que autorizaram funcionamento de bets

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar para suspender leis de 13 cidades que regulavam apostas esportivas, com o entendimento de que a competência para legislar sobre loterias e bets é federal.
L
Inep divulga gabaritos preliminares do Enade 2025

Inep divulga gabaritos preliminares do Enade 2025

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira disponibilizou as respostas das questões objetivas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que avaliou 27 áreas de bacharelado e cursos superiores de tecnologia.
L
Câmara aprova em comissão o projeto que cria o Fundo Nacional da Igualdade Racial e inclui capítulo na Constituição

Câmara aprova em comissão o projeto que cria o Fundo Nacional da Igualdade Racial e inclui capítulo na Constituição

O parecer do relator Orlando Silva, favorável à PEC 27/24, segue para votação em plenário e prevê aporte inicial da União de R$ 20 bilhões para financiar projetos culturais, sociais e econômicos destinados à população negra, além de instituir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
L

Fonte de Vida: Dr Cleiton Bach e Didas Cordeiro

trazendo informações importantes sobre cuidados com a visão, prevenção de doenças oculares e qualidade de vida.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Publicidade

POLÍTICA

Anderson Torres e Ramagem são demitidos da PF após condenação do STF por trama golpista

Anderson Torres e Ramagem são demitidos da PF após condenação do STF por trama golpista

O ministro Ricardo Lewandowski assinou as portarias de demissão dos delegados de carreira da Polícia Federal, cumprindo a decisão do Supremo Tribunal Federal que decretou a perda do cargo público por envolvimento na tentativa de golpe após as eleições de 2022.
L
Governo lança plano conjunto contra fraudes bancárias digitais em parceria com a Febraban

Governo lança plano conjunto contra fraudes bancárias digitais em parceria com a Febraban

O Plano de Ação Conjunto visa coordenar a resposta do Estado e do setor privado aos crimes digitais, que colocam o Brasil como o segundo país no mundo em tentativas de golpes, e inclui o lançamento do site “Sofri um Golpe. E agora?”.
L
CCJ da Câmara aprova o fim da Lei de Alienação Parental

CCJ da Câmara aprova o fim da Lei de Alienação Parental

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou a revogação da Lei nº 12.318/2010 por 37 votos a 28; o texto segue direto para análise do Senado se não houver recurso na Casa, com o argumento central de que a legislação tem sido usada para proteger abusadores.
L
Ministro Fachin destaca no STF a gravidade da violência contra a mulher

Ministro Fachin destaca no STF a gravidade da violência contra a mulher

O presidente da Corte, Edson Fachin, manifestou preocupação com os “estarrecedores” casos recentes, citando o feminicídio da professora Catarina Karsten e renovando o compromisso do Judiciário com a defesa feminina.
L
Toffoli autoriza buscas na Vara Federal da Lava Jato em Curitiba

Toffoli autoriza buscas na Vara Federal da Lava Jato em Curitiba

A Polícia Federal cumpre mandado na 13ª Vara Federal a pedido do ministro Dias Toffoli para recolher documentos de casos anteriores à operação, sendo o senador Sérgio Moro um dos alvos da investigação.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre caminhonete e moto resulta em arrastamento de veículo na Avenida 7 de Setembro

VÍDEO: Acidente entre carro e moto resulta em arrastamento de veículo na Avenida 7 de Setembro

Uma caminhonete Blazer atingiu e arrastou uma motocicleta na Rua Uruguai, no bairro Nova Porto Velho, mas o motociclista pulou a tempo e não se feriu gravemente.
14
Carro invade preferencial e causa grave acidente com motociclista na Amazonas

Carro invade preferencial e causa grave acidente com motociclista na Amazonas

O piloto sofreu lesão na mão e recebeu atendimento de uma equipe do Samu.
12
Homem é morto a tiros após discussão por bebida em Rondônia

Homem é morto a tiros após discussão por bebida em Rondônia

Diones Pires de Souza, de 40 anos, foi vítima de homicídio na comunidade Laranjal, Reserva Rio Cautário; o suspeito, de 32 anos, fugiu para a mata.
18
Segundo acidente de trânsito na rua Rio Madeira envolve bicicleta elétrica e moto em RO

Segundo acidente de trânsito na rua Rio Madeira envolve bicicleta elétrica e moto em RO

A colisão ocorreu no cruzamento com a Avenida Vitória, quando a condutora da bicicleta elétrica realizou uma conversão, e ambos os envolvidos sofreram escoriações.
12
Acusado de porte ilegal de arma de fogo é preso com drogas em RO

Acusado de porte ilegal de arma de fogo é preso com drogas em RO

Wanderson S., de 33 anos, foi detido pela Polícia Militar no centro da cidade com pedras de crack e tinha mandado de prisão em aberto com quase dez anos de pena restante.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cobertura vacinal contra a gripe segue baixa em Porto Velho

Cobertura vacinal contra a gripe segue baixa em Porto Velho

As doses continuam disponíveis em todas as unidades básicas do município para os grupos definidos pelo Ministério da Saúde.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: RENOVI PNEUS LTDA

Licença de Operação nº 037/2025/SEMMA/PMV
L
Free Flow na BR-364 terá pedágio eletrônico e facilidades para motoristas

Free Flow na BR-364 terá pedágio eletrônico e facilidades para motoristas

Sistema de pórticos permitirá passagem sem parar, com cobrança automatizada e descontos para usuários frequentes.
L
Conab recebe docentes para qualificar gestão de agricultura familiar no Mais Gestão

Conab recebe docentes para qualificar gestão de agricultura familiar no Mais Gestão

Programa Mais Gestão terá docentes atuando em entidades do PAA para aprimorar gestão e fortalecer organizações.
L

Giro News: Tunai Lira fala sobre a AGROTEC 2025

um dos maiores eventos do agronegócio de Rondônia, destacando resultados, impacto econômico, inovação, participação do público e os próximos passos do setor.
L
Novo consórcio com foco em planejamento e economia é lançado em Rondônia

Novo consórcio com foco em planejamento e economia é lançado em Rondônia

Iniciativa destaca a Rovema Bank como uma instituição voltada para planejamento, controle e economia.
L

Recebimento da Licença Ambiental: AUTO POSTO PARANÁ LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO,
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.