QUARTA-FEIRA, 22/10/2025

Em destaque

Dúvidas sobre a simplificação do sistema tributário, por Ives Gandra

 Compreende-se a nossa perplexidade quando vimos aprovada esta “triplicação simplificadora”.

Por Gabriela Romão - Imprensa - 25

Publicado em 

Foto - Andreia Tarelow

Hamilton Dias de Souza, Humberto Ávila, Roque Carrazza e este articulista temos escrito e dado palestras sobre a reforma tributária desde que o projeto de emenda constitucional foi apresentado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional com poderes de constituinte derivado.

 Partindo do princípio que o sistema era complexo, inseguro e oneroso, buscou a EC 132/2023 resultante do projeto apresentado, e propôs pelo artigo 145, §3º da CF, criar um sistema “simples, transparente e justo tributariamente”.

 A fim de conseguir os três desideratos instituiu sistema com três vezes mais disposições constitucionais do que temos no atual. Ocorre que os princípios, normas e regras de uma Constituição exigem um grau de conhecimento muito mais acurado que da legislação infraconstitucional, pois a eficácia e a validade do que for dito e interpretado pelas Cortes Superiores influirá toda a legislação inferior.

 Compreende-se a nossa perplexidade quando vimos aprovada esta “triplicação simplificadora”.

 Por outro lado, o Código Tributário Nacional, que tem eficácia de legislação complementar, possui 218 artigos para todos os tributos brasileiros das 3 esferas da Federação.

 A nova legislação complementar, para dois tributos apenas, tem no primeiro PLC 499 artigos e no segundo PL 108/2024 197, faltando ainda entregar o Governo ao Congresso o terceiro projeto.

Nossa perplexidade com tais propostas só aumentou, até porque tais projetos não são apenas de normas gerais, mas também e principalmente de normas de aplicação impositiva, pois

criam os regimes a serem obrigatoriamente seguidos pela União, Estados e Municípios.

Acresce-se que todo o sistema basear-se-á na contribuição sobre bens e serviços a partir de 2026 de competência da União, cujo regime jurídico será necessariamente o mesmo do IBS de Estados e Municípios que entrará em vigor no ano de 2029, não com administração de Estados e Municípios, mas de um Comitê Gestor de 54 cidadãos.

 Como se percebe, 26 Estados e Distrito Federal e 5.569 Municípios abrem mão de gerir seus tributos (ICMS e ISS) para que tal Comitê Gestor, com sede em Brasília, o faça.

 Nele, teremos 27 delegados dos 26 Estados e DF e 27 delegados dos 5.569 Municípios, sendo 13 deles escolhidos por critério populacional e 14 nominal.

 À evidência, como o ISS representa a arrecadação de 43% dos Municípios e o ICMS 88% dos Estados, percebe-se que a autonomia financeira dos Estados e Municípios fica consideravelmente reduzida.

Acresce-se as novidades que todos aqueles que interpretarão esta legislação simplificadora, terão pela frente: um imenso número de dispositivos.

Para complicar a reforma simplificadora, desde 2025 até 2032, todas as empresas terão que manter sua equipe tradicional para pagamento do ISS e ICMS, e uma nova equipe para estudar o novo sistema que entrará em vigor no dia 01/01/2026 para a CBS e em 2029 para o IBS. Por que? Porque os 2 sistemas coexistirão até dezembro de 2032 se não houver prorrogação. Assim, o custo das empresas para ser contribuinte, será consideravelmente acrescido por 8 anos!!!

 Estranha a simplificação.

“The last, but not the least”. Todos os Estados e Municípios que são “exportadores líquidos” de produtos e serviços perderão receita. Os Estados, no diferencial entre “exportação de produtos” 2/3 do ICMS e os Municípios a totalidade do ISS, nos serviços, pois tudo ficará com os Estados e Municípios “importadores”. Para compensar, a União destinará 60 bilhões de reais para tais perdas e outras.

 Quem sofrerá com este acréscimo de recursos a serem disponibilizados? Temos, pois, os quatro (Hamilton Dias de Souza, Humberto Ávila, Roque Carrazza), sérias dúvidas sobre a simplificação do sistema.

 Ives Gandra da Silva Martins é professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do Ciee/O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), Superior de Guerra (ESG) e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região, professor honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia), doutor honoris causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs PR e RS, catedrático da Universidade do Minho (Portugal), presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio -SP, ex-presidente da Academia Paulista de Letras (APL) e do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coluna Simpi: Problemas na Empresa? No SIMPI resolve!

Referência nacional no apoio a micro e pequenas empresas, o SIMPI de Rondônia acumula prêmios e histórias de empreendedorismo com atendimento humano e soluções completas para quem quer crescer.
L
MP da Itália se manifesta favorável à extradição de Carla Zambelli

MP da Itália se manifesta favorável à extradição de Carla Zambelli

O Ministério Público italiano emitiu parecer que apoia o pedido de extradição da deputada federal brasileira, que foi presa em Roma após condenação pelo STF por invasão ao sistema do CNJ.
L
Proteção a idosos: operação da Justiça e dos Direitos Humanos atende 5.600 vítimas

Proteção a idosos: operação da Justiça e dos Direitos Humanos atende 5.600 vítimas

Operação Virtude, que segue até 31 de outubro, já apurou mais de 1,2 mil denúncias e resultou em 401 prisões em todo o país.
L
Mansão Muniz: reality de influenciadores estreia dia 6 de novembro

Mansão Muniz: reality de influenciadores estreia dia 6 de novembro

Com provas, festas e transmissão ao vivo, projeto de Ester Muniz promete agitar Porto Velho com entretenimento em tempo real.
L
Axia Energia marca nova fase da Eletrobras no setor de renováveisCom foco em inovação e sustentabilidade, empresa adota novo nome e posicionamento estratégico. A Eletrobras — maior empresa de energia renovável do Hemisfério Sul — passa a se chamar Axia Energia, em um movimento que simboliza sua transformação e reposicionamento no mercado de energia limpa. O novo nome, inspirado nas palavras axis (eixo, em latim) e axia (valor, em grego), representa a força que conecta, articula e gera valor para todo o ecossistema energético. O rebranding, desenvolvido pelas agências Tátil Design, Artplan, GRITO e Clima Comunicação, foi lançado sob o conceito “O novo vem com energia”, reforçando a proposta de uma companhia mais moderna, ágil e inovadora. A mudança reflete os avanços da empresa nos últimos três anos, marcados por inovação tecnológica, transformação regulatória e novos padrões de consumo no setor elétrico. Um novo posicionamento estratégico Mais que uma nova identidade visual, a Axia Energia adota um posicionamento centrado na inovação e no cliente, com o propósito de “catalisar negócios com a nossa energia”. Segundo Leandra Peres, diretora de Comunicação da Axia Energia: “AXIA traduz nossa visão de futuro: uma companhia preparada para os desafios de um mundo em transição, com inovação, performance sustentável e excelência no centro da estratégia. Honramos a história que nos trouxe até aqui, ao mesmo tempo em que encaramos um cenário competitivo no qual será preciso conquistar e fidelizar clientes.” A Tátil Design, responsável pela criação da nova marca, conduziu um processo colaborativo que envolveu entrevistas com públicos estratégicos, pesquisas com mais de 2 mil pessoas em todo o país e alinhamento aos objetivos de longo prazo da companhia. O CEO da Tátil Design, Fred Gelli, destacou o desafio de unir tradição e futuro: “Reposicionada como agente de coevolução com clientes e parceiros, a AXIA passa a conectar ideias e oportunidades, construindo um ecossistema de energia mais aberto, ágil e responsável.” Protagonismo em energia limpa

Axia Energia marca nova fase da Eletrobras no setor de renováveis

Com foco em inovação e sustentabilidade, empresa adota novo nome e posicionamento estratégico.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Alderlan Lima da Silva

Alderlan Lima da Silva, de 50 anos, natural de Manaus e morador de Porto Velho, deixa saudade por sua generosidade, fé e dedicação à família, ao trabalho e ao próximo.
L

Nota de pesar: Ilton de Lima Alves

Carismático e apaixonado por esportes, Ilton “Cowboy” de Lima Alves deixa lembranças de alegria, amizade e generosidade que marcaram a vida de todos ao seu redor.
L
Senado aprova medida que desvincula Defesa Nacional de metas fiscais

Senado aprova medida que desvincula Defesa Nacional de metas fiscais

Projeto de lei autoriza o Executivo a descontar despesas com projetos estratégicos de Defesa Nacional da meta de resultado primário, garantindo cerca de R$ 30 bilhões em seis anos.
L
Governo propõe agravar pena para organizações criminosas com novo projeto Antifacção

Governo propõe agravar pena para organizações criminosas com novo projeto Antifacção

Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, enviou a proposta para análise da Presidência; o projeto cria o tipo penal “organização criminosa qualificada”, com previsão de até 30 anos de prisão.
L

Giro News: Tunai Lira – Outsourcing, Crescimento e Processos Empresariais

Entenda o outsourcing: o que é, como funciona e por que empresas estão adotando esse modelo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Droga VET Porto Velho abre vagas para Farmacêutico

Droga VET Porto Velho abre vagas para Farmacêutico

Requisitos: Ter experiência com manipulação.
L
Droga VET Porto Velho abre vagas para Farmacêutico

Droga VET Porto Velho abre vagas para Manipulador/Auxiliar de Laboratório

Requisitos: Ter experiência com manipulação.
L
Abertas inscrições para Curso de Formação de Eletricistas exclusivo para Mulheres em Porto Velho

Abertas inscrições para Curso de Formação de Eletricistas exclusivo para Mulheres em Porto Velho

Energisa Rondônia e Prefeitura de Porto Velho promovem capacitação gratuita com oportunidades de emprego.
L
Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade.
L

POLÍTICA

Projeto Levando Saúde inicia consultas gratuitas em Porto Velho com atendimento oftalmológico e Implanon

Projeto Levando Saúde inicia consultas gratuitas em Porto Velho com atendimento oftalmológico e Implanon

Iniciativa do deputado Alex Redano, em parceria com o Instituto Asas Pela Amazônia, oferece consultas médicas e exames gratuitos à população.
L
Castra Mais Rondônia leva castração gratuita de cães e gatos a Guajará-Mirim e Nova Mamoré

Castra Mais Rondônia leva castração gratuita de cães e gatos a Guajará-Mirim e Nova Mamoré

Ação solicitada pela deputada Dra. Taíssa junto ao deputado federal Dr. Fernando Máximo vai beneficiar famílias e promover bem-estar animal nos dois municípios.
L
Fachin autoriza ministro Fux a mudar para a Segunda Turma do STF

Fachin autoriza ministro Fux a mudar para a Segunda Turma do STF

O presidente da Corte aceitou o pedido de Luiz Fux para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria de Barroso; Primeira Turma, que julga a trama golpista, ficará com quatro integrantes.
L
Eduardo Bolsonaro estaria criando dificuldades para ser notificado, diz Moraes

Eduardo Bolsonaro estaria criando dificuldades para ser notificado, diz Moraes

Ministro do STF negou pedido da DPU para notificar o deputado por carta rogatória, alegando que Eduardo Bolsonaro permanece nos Estados Unidos para evitar a aplicação da lei penal.
L
Conselho de Ética arquiva representação contra o deputado Eduardo Bolsonaro

Conselho de Ética arquiva representação contra o deputado Eduardo Bolsonaro

Decisão foi tomada por 11 votos a 7, seguindo o parecer do relator, Delegado Marcelo Freitas, que não viu quebra de decoro parlamentar nas falas do deputado nos Estados Unidos.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

PF deflagra Operação Persona contra abuso sexual infantojuvenil em Rondônia

PF deflagra Operação Persona contra abuso sexual infantojuvenil em Rondônia

Ação combate crimes de estupro de vulnerável e produção e compartilhamento de material relacionado ao abuso sexual de menores
12
PF prende mulher por incêndio criminoso em área de floresta em Rondônia

PF prende mulher por incêndio criminoso em área de floresta em Rondônia

Ação ocorreu durante patrulhamento da Operação Sentinelas da Amazônia, no município de Alto Paraíso/RO
10
Novos aspirantes iniciam estágio supervisionado na PMRO

Novos aspirantes iniciam estágio supervisionado na PMRO

Subtítulo: Evento no 1º BPM marca o início da formação prática de 24 futuros oficiais da Polícia Militar de Rondônia.
L
Youtuber Capitão Hunter é preso em SP por exploração sexual infantil

Youtuber Capitão Hunter é preso em SP por exploração sexual infantil

Polícia investiga João Paulo Manoel por abusar de menores usando redes sociais e promessas de produtos Pokémon.
18
Quadrilha de leilões falsos é presa e movimentou R$ 2,3 milhões na internet

Quadrilha de leilões falsos é presa e movimentou R$ 2,3 milhões na internet

Operação interestadual da Polícia Civil desmantelou o esquema de leilões falsos, prendendo um casal em São Paulo que criava sites fraudulentos e movimentava dinheiro de forma incompatível com a renda declarada.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CBF sorteia mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil

CBF sorteia mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil

Cruzeiro e Vasco jogarão a partida de ida em seus estádios, enquanto Corinthians e Fluminense farão os jogos de volta em casa; jogos estão marcados para dezembro.
L
Oficina Regional em Porto Velho promove a implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde

Oficina Regional em Porto Velho promove a implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde

Evento reúne gestores e técnicos das três esferas do SUS para alinhar estratégias e consolidar ações integradas de vigilância em saúde
L
Inep divulga gabarito do Enamed e prazo para contestação vai até dia 27

Inep divulga gabarito do Enamed e prazo para contestação vai até dia 27

Candidatos que realizaram o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica têm até a próxima segunda-feira para entrar com recursos sobre o gabarito preliminar, que foi publicado nesta quarta-feira (22).
L
Projetos de lei substituirão MP do IOF para manter equilíbrio no Orçamento

Projetos de lei substituirão MP do IOF para manter equilíbrio no Orçamento

Segundo Dario Durigan, secretário-executivo da Fazenda, propostas alternativas renderão o mesmo valor da MP 1.303, rejeitada pelo Congresso, e podem ser apensadas a textos em tramitação.
L
Absolvição de réus por incêndio no Ninho do Urubu provoca protesto de famílias

Absolvição de réus por incêndio no Ninho do Urubu provoca protesto de famílias

Ministério Público do Rio de Janeiro informa que vai recorrer da decisão judicial; familiares lamentam “sentimento de impunidade” após a morte dos dez jovens atletas em 2019.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.