SEXTA-FEIRA, 28/11/2025

Em destaque

Os efeitos do PLP 68/2024 na tributação dos fundos de pensão

O PLP 68/2024 aprofunda a discussão acerca da tributação das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC).

Por Gabriela Romão - 30

Publicado em 

Os efeitos do PLP 68/2024 na tributação dos fundos de pensão
Divulgação

O Poder Executivo apresentou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Complementar n° 68/2024 (PLP 68/2024), com a proposta de regulamentação da Reforma Tributária na forma como apresentada na Emenda Constitucional nº 132, de 20 de dezembro de 2023, a qual altera o Sistema Tributário Nacional, com a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que substituirá outros cinco tributos: ICMS, ISS, IPI, PIS e COFINS, seguindo o modelo internacional de Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que entrará em vigor após o período de transição (2026 a 2032) e do Imposto Seletivo (IS).

O PLP 68/2024 aprofunda a discussão acerca da tributação das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), também conhecidas como fundos de pensão, quando especificamente no inciso XIV do art. 171, equipara as atividades das EFPC aos serviços financeiros em geral.

A discussão acerca da tributação das atividades dos fundos de pensão não é nova e aguarda enfretamento pelo STF – Supremo Tribunal Federal. Todavia o PLP 68/2024, se aprovado da forma como proposto, colocaria uma pá de cal sobre a discussão, já que equipara, em sede de lei complementar, os fundos de pensão às entidades abertas e a coloca no rol de serviços financeiros.

Volta-se aqui a questão há muito debatida de que as EFPC não exercem atividade lucrativa, posto que nascem como fundações de direito privado, voltadas, apenas ao pagamento dos benefícios contratados. Não há a geração de receita tributável.  Situação diversa ocorre nas Entidades Abertas de Previdência Complementar – EAPC, que são constituídas como sociedades anônimas com fins lucrativos. Dessa forma, não é possível a equiparação pretendida pelo Poder Executivo no que se refere às EFPC, já que elas não prestam serviços financeiros.

Tal equiparação já foi tratada de maneira indevida na Emenda Constitucional 132, de 20 de dezembro 2023, quando para fins de tributação pelo IBS, insere-se a previdência privada fechada no rol dos serviços financeiros, para os quais deverá ser criado, por Lei Complementar, regime específico de tributação. No PLP 68/2024 parece que continuarão a tratar a previdência privada como se não houvesse distinção entre a ofertada pelas entidades abertas e a ofertada pelas entidades fechadas.

No artigo 206, do PLP 68/2024 é especificada a base de cálculo das receitas dos serviços financeiros como: “a) aquelas auferidas com prêmios de seguros, de cosseguros, de resseguros e de retrocessão; e b) as receitas financeiras dos ativos financeiros garantidores de provisões técnicas, na proporção das receitas de que trata a alínea “a” nas operações que não geram créditos de IBS e CBS para os adquirentes e o total das receitas de que trata a alínea “a”, observados critérios estabelecidos no regulamento”.

Para a previdência fechada e aberta é proposta a base de cálculo prevista no artigo 207, do mesmo PLP, qual seja: a) as contribuições para a entidade de previdência complementar; e b) o encargo do fundo decorrente de estruturação, manutenção de planos de previdência e seguro de pessoas com cobertura por sobrevivência. No que tange às contribuições é concedida a possibilidade de dedução das parcelas destinadas à constituição de provisões ou de reservas técnicas e os serviços de intermediação. Ora, essa base de cálculo está completamente descasada das atividades realizadas pelas EFPC, já que as contribuições vertidas por participantes, assistidos, patrocinadores/instituidores dos planos de benefícios destinam-se ao pagamento dos benefícios contratados.

Ainda que se argumente que também são vertidas por esses mesmos atores contribuições destinadas ao custeio das despesas administrativas, não se pode deixar de reforçar que esse custeio não se relaciona ao pagamento de serviços prestados pela EFPC, já que elas não possuem finalidade lucrativa, mas sim o custeio das despesas ordinárias para fazer frente ao pagamento dos benefícios. Mais uma vez retorna-se à ausência de faturamento.

Merece destaque também, o fato de que se pretende novamente por meio do PLP  68/2024 tributar o rendimento das aplicações financeiras realizadas pelas EFPC, uma vez que resta proposto que não integra a base de cálculo dos tributos, os rendimentos auferidos nas aplicações de recursos financeiros destinados ao pagamento de benefícios de aposentadoria, pensão, pecúlio e resgates, restrito, contudo aos rendimentos de aplicações financeiras proporcionados pelos ativos garantidores das provisões técnicas, limitados esses ativos ao montante das referidas provisões. Tal mecanismo de tributação em nada se adequa aos resultados os investimentos auferidos pelo s planos de benefícios administrados pelas EFPC.

Na verdade, no PLP 68/2024 não se tratou devidamente da tributação das EFPC, passando-se ao largo da realidade das atividades realizadas por tais entidades. Parece não ter havido nenhum estudo específico acerca desse segmento, que não deve receber o mesmo tratamento que as EAPC e as seguradoras, ambas com faturamento resultante da prestação de serviços que é facilmente aferível a partir do preço que cobram para administrar os planos abertos e seguros, os quais se consubstanciam em lucro que pode ser objeto de tributação. A mesma equação não se aplica as EFPC sem finalidade lucrativa.

Diante desse cenário, nesse período em que se abrirão as audiências públicas  (algumas já em andamento) para tratar do PLP 68/2024, é de real importância que as EFPC, seus patrocinadores/instituidores e associações vinculadas ao setor empenhem seus esforços para afastar a sanha tributária das  Entidades Fechadas de Previdência Complementar .

Samar Majzoub e Carolina Souza, são Advogadas, especialistas em Previdência Privada, do Raeffray Brugioni Advogados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sesc Centro Cultural Gladstone Nogueira Frota recebe “Suíte Amazônida”

Sesc Centro Cultural Gladstone Nogueira Frota recebe “Suíte Amazônida”

Concerto une Soprano, Violão e Quarteto de cordas.
L
Prefeitura de Jaru realiza terraplanagem na Rua Minas Gerais no setor 05; via também receberá asfalto novo

Prefeitura de Jaru realiza terraplanagem na Rua Minas Gerais no setor 05; via também receberá asfalto novo

As obras estão sendo executadas pela Prefeitura de Jaru, através da parceria com o deputado estadual Edevaldo Neves, que destinou os recursos para a aquisição dos insumos asfálticos, atendendo uma indicação do vereador Celiandro Marrom.
L
Chuvas irregulares impactam ritmo da semeadura dos cultivos de verão, aponta Boletim da Conab

Boletim da Conab aponta para chuvas irregulares e mal distribuídas em novembro

Ainda assim, umidade no solo e temperaturas máximas não tão elevadas favoreceram o avanço do plantio e o desenvolvimento das lavouras na maioria das regiões produtoras
L
Capitão da Marinha perde patente no STM após condenação por peculato

Capitão da Marinha perde patente no STM após condenação por peculato

Decisão do Superior Tribunal Militar atende pedido do MPM e condena oficial por crime de furto de combustível. A patente militar STM será cassada, resultando na expulsão da força naval.
L
Morre Débora Maia, mãe da atriz Mel Maia, aos 53 anos

Morre Débora Maia, mãe da atriz Mel Maia, aos 53 anos

Família confirmou o falecimento no Rio de Janeiro e pediu privacidade durante o luto.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia terá 75,7 mil isentos do Imposto de Renda

Rondônia terá 75,7 mil isentos do Imposto de Renda

Lei sancionada amplia isenção para quem recebe até R$ 5 mil mensais.
L
Minalinda marca presença na Feira Agrotec 2025

Minalinda marca presença na Feira Agrotec 2025

A empresa de água mineral marcou presença com estande na feira, reforçando o alinhamento com a sustentabilidade e qualidade de vida. Minalinda Agrotec 2025 valoriza inovações do campo.
L
Secretário Rodrigo Ribeiro convida população para a Agrotec

Secretário Rodrigo Ribeiro convida população para a Agrotec

Evento celebra crescimento do agro no estado e tem foco em cadeias produtivas de café e mel. Secretário Rodrigo Ribeiro Agrotec reforça modernização sustentável.
L
Vereador Dr. Santana convida população para Feira Agrotec

Vereador Dr. Santana convida população para Feira Agrotec

Evento começou na quinta-feira na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré com 200 expositores. O Vereador Santana Feira Agrotec reforça a valorização da agroindústria e da família.
L
Cristiane Lopes prestigia a Feira Agrotec em Porto Velho

Cristiane Lopes prestigia a Feira Agrotec em Porto Velho

Parlamentar prestigiou o evento em Porto Velho que reúne máquinas e agricultura familiar na Estrada de Ferro. A presença de Cristiane Lopes Feira Agrotec reforça o foco no setor primário.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou 3.910 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1).
L
Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Senador registrou voto à presidência do Senado Federal e sua posição em relação aos destaques do projeto.
L
Moraes vota para condenar cinco PMs do DF a 16 anos de prisão

Moraes vota para condenar cinco PMs do DF a 16 anos de prisão

O ministro Alexandre de Moraes proferiu voto condenando ex-integrantes da cúpula da PMDF por omissão nos atos de 8 de janeiro. A condenação dos PMs do DF inclui o pagamento de indenização de R$ 30 milhões.
L
Marcha Nacional dos Deputados Estaduais reúne Pedro Fernandes e parlamentares de todo o país em Brasília

Marcha Nacional dos Deputados Estaduais reúne Pedro Fernandes e parlamentares de todo o país em Brasília

A Marcha Nacional dos Deputados Estaduais destacou debates sobre federalismo e reforçou a participação de Rondônia nas discussões sobre a PEC 38/2025.
L
Projeto de Ribeiro do Sinpol é sancionado e reforça logística da segurança pública em Rondônia

Projeto de Ribeiro do Sinpol é sancionado e reforça logística da segurança pública em Rondônia

Nova lei autoriza uso de veículos abandonados no Detran por policiais e transforma problema histórico em reforço operacional
L
Ieda Chaves realiza “Coração em Ação” com mais de 30 serviços gratuitos a Porto Velho

Ieda Chaves realiza “Coração em Ação” com mais de 30 serviços gratuitos a Porto Velho

Projeto está em sua quinta edição e leva cidadania, saúde e inclusão à zona Leste da capital
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso com luminárias públicas instaladas em imóvel privado

Homem é preso com luminárias públicas instaladas em imóvel privado

Operação Fio Desencapado flagra luminárias municipais usadas irregularmente em residência.
14
Operação prende seis por furto de energia em Porto Velho

Operação prende seis por furto de energia em Porto Velho

Ação integrada da Fio Desencapado reforça combate a furtos de fios na capital.
14

Pai e madrasta matam filha de 3 anos, concretam corpo e convivem com ele por dois meses em Guarulhos

O crime foi descoberto nessa quinta-feira (27/11) após a mãe da criança confrontar o ex-companheiro.
18
Homem é preso ao tentar entrar com drogas presas ao corpo

Homem é preso ao tentar entrar com drogas presas ao corpo

Polícia Penal flagrou entorpecentes durante revista por raio-X nesta sexta-feira.
16
PF deflagra Operação Persona Ficta III contra fraudes bancárias em Porto Velho

PF deflagra Operação Persona Ficta III contra fraudes bancárias em Porto Velho

Mandado de busca e apreensão foi cumprido na capital rondoniense para aprofundar investigação sobre esquema criminoso envolvendo empréstimos consignados.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGE: FONTE AGUA MINERAL PARAISO S.A.

Linha C 95, TB 40, Lote 02, Gleba 41 – Zona Rural – Alto Paraiso/RO
L

ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAODINARIA PARA CONSTITUICAO DA CONGREGACAO EVANGELICA LUTERANA BOM PASTOR

Com sede na rua Airton Sena S/N, centro da cidade Distrito de União Bandeirantes.
L
Inep convoca Lista de Espera Fies 2025 para vagas remanescentes

Inep convoca Lista de Espera Fies 2025 para vagas remanescentes

Candidatos não selecionados no segundo semestre devem conferir o Portal Acesso Único até esta sexta-feira. A Lista de Espera Fies 2025 garante financiamento a estudantes de baixa renda.
L
Biz 125 EX 2025 com Excelente Economia na Zé Veículos

Biz 125 EX 2025 com Excelente Economia na Zé Veículos

Praticidade, agilidade e conforto para todas as rotinas do dia.
L
Léo Moraes destaca importância da Feira Agrotec em Porto Velho

Léo Moraes destaca importância da Feira Agrotec em Porto Velho

Obras e projetos da gestão municipal apoiam a primeira edição do evento de Agroindústria e Agricultura Familiar. Moraes reforça a importância da Léo Moraes Feira Agrotec.
L

Bora Ali: Gilvan Pereira e os novos rumos do turismo em Rondônia

para uma entrevista especial sobre os principais projetos que estão transformando o turismo no estado e ampliando a visibilidade de Rondônia para o Brasil e o mundo.
L
Gol Ecomotion 2013 com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Gol Ecomotion 2013 com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Economia, conforto e excelente custo-benefício para o dia a dia.
L

Edital de Convocação AGE: ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO TANCREDO NEVES

Rua Lauro Corona nº 8173 – bairro Tancredo Neves – Porto Velho/RO
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.