TERÇA-FEIRA, 17/03/2026

Em destaque

Febraban aponta que 7 em cada 10 transações bancárias são via celular

Em 2023 foram feitas 130,7 bilhões de operações por smartphones

Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Febraban aponta que 7 em cada 10 transações bancárias são via celular
Dragana Gordic/Freepik
Sete em cada dez transações bancárias realizadas no ano passado foram feitas por meio do celular. Esse percentual sobe para oito em cada dez transações se forem consideradas também operações feitas pela internet ou por meio de mensagens instantâneas (como sms, apps ou chatbox). Isso é o que aponta o segundo volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, feita pela Deloitte, divulgada na tarde desta quarta-feira (26), durante o evento Febraban Tech, no Transamerica Expo Center, na capital paulista.

Entre 2019 e 2023, as transações que utilizaram um smartphone cresceram 251% no Brasil. Só no ano passado foram feitas 130,7 bilhões de operações bancárias por meio de smartphones, o que significou um aumento de 22% em relação ao ano de 2022.

“O celular se consolidou como o canal preferido dos brasileiros para suas operações bancárias. A pesquisa mostra mais uma vez a grande aceitação do público com o mobile banking, devido à eficiência e praticidade nas operações do dia a dia”, disse Rodrigo Mulinari, diretor responsável pela pesquisa.

De acordo com esse levantamento, os brasileiros estão utilizando cada vez mais os serviços bancários. No ano passado, houve um crescimento de 19%, com um total recorde de 186 bilhões de transações bancárias tendo sido realizadas por meio dos diversos canais de atendimento oferecidos pelos bancos, seja por meio de agências físicas, canais digitais ou terminais de autoatendimento, entre outros. Segundo Mulinari, a utilização dos canais físicos para as transações bancárias vem decrescendo nos últimos anos, mas continuam sendo importantes no país.

Desse total de transações, 79% foram feitas por meio dos canais digitais, como o celular, o internet banking e também os aplicativos de mensagens.

A pesquisa mostrou ainda que as transações que são feitas por meio de aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, apresentaram um crescimento de 76% no período, passando de 70,9 milhões para 125,2 milhões.

A Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária foi realizada entre janeiro e abril deste ano com 21 bancos, o que representa 80% dos ativos da indústria bancária do país.

Pix

Outro dado apontado pela pesquisa é que o Pix continua muito popular e em crescimento no país. Em 2023, as instituições financeiras observaram uma alta de 16% no total de usuários cadastrados. Segundo dados do Banco Central, o Pix adicionou 71,5 milhões de usuários no sistema financeiro nacional, o que ajudou a promover a bancarização no país.

Além do aumento na quantidade de usuários, foi observado também um crescimento na quantidade de transações realizadas com o Pix: ele cresceu 74% entre 2022 e 2023, passando de 24,1 bilhões para 41,9 bilhões, segundo dados do Banco Central.

“O Pix veio para revolucionar o mercado financeiro e continua constantemente nos surpreendendo. Suas operações continuam em ascensão e batem consecutivos recordes”, destacou Rodrigo Mulinari.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

REFIS 2026 facilita regularização de débitos fiscais com descontos em Porto Velho

REFIS 2026 facilita regularização de débitos fiscais com descontos em Porto Velho

Programa oferece descontos em multas e juros e permite parcelamento em até 36 vezes
L
Nova 364 intensifica cronograma de obras e serviços para reforçar segurança viária na BR-364

Nova 364 intensifica cronograma de obras e serviços para reforçar segurança viária na BR-364

As ações têm como objetivo ampliar a proteção dos usuários da rodovia e reduzir riscos durante a circulação no trecho concedido.
L

Orgulho Rondoniense: Willou, Watson, Geanderson Mosini e Tio Phil brilham no humor

Willou e Watson começaram em Rondônia e conquistaram o Brasil, enquanto Geanderson Mosini e Tio Phil seguem crescendo e expandindo o humor rondoniense
L

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae promove imersão estratégica na ANUGA Select Brazil 2026, com foco em inovação, tendências e geração de negócios para empresários rondonienses
L

Tambaqui de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Governo de Rondônia participa da Seafood Expo North America em Boston, com apoio da Acripar, Sebrae e indústrias, ampliando exportações do pescado amazônico
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Congresso promulga acordo Mercosul-União Europeia após 26 anos de espera

Congresso promulga acordo Mercosul-União Europeia após 26 anos de espera

A ratificação encerra a última etapa legislativa no Brasil, criando uma das maiores zonas de livre comércio do mundo com mais de 700 milhões de consumidores.
L
STF define penas de até 6 anos de prisão para deputados do PL por corrupção

STF define penas de até 6 anos de prisão para deputados do PL por corrupção

O colegiado estabeleceu o regime semiaberto para os condenados, mas a decisão final sobre a perda dos mandatos parlamentares caberá à Câmara dos Deputados.
L

Agenda News : Lucas Castilho Lock conta histórias que viram tatuagem

Entre os benefícios oferecidos aos participantes estão 10 horas de workshop, certificado de participação, coffee break, sorteio de uma máquina pen importada e desconto de 10% na loja Madeira Ink Supply. O evento será realizado no endereço João Pessoa, nº 387, bairro Embratel, em Porto Velho, com início às 9 horas da manhã.
L

Giro News: Dr. Matheus Puppe debate a falta de efetividade da LGPD no Brasil

O mundo tecnológico passou a conviver com temas como inteligência artificial, blockchain, tokenização, automação de decisões e novas formas de circulação de informações, enquanto a legislação brasileira ainda tenta responder a desafios mais básicos de implementação.
L
Governo de RO reabre inscrições para cadastro reserva em Ji-Paraná

Governo de RO reabre inscrições para cadastro reserva em Ji-Paraná

Interessados podem se inscrever até 14 de abril pelo sistema de Cadastro Habitacional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dino denuncia "atacadistas de emendas" ao condenar deputados do PL

Dino denuncia “atacadistas de emendas” ao condenar deputados do PL

O ministro do STF afirmou que o repasse de recursos federais se transformou em um mercado ilegal de compra e venda, com agravamento após a pandemia de covid-19.
L
Primeira Turma do STF condena deputados do PL por corrupção passiva

Primeira Turma do STF condena deputados do PL por corrupção passiva

Em decisão unânime, o colegiado considerou os parlamentares culpados por cobrarem propina em troca da liberação de emendas para o Maranhão.
L
RESENHA POLITICA – Bastidores da política em Rondônia expõem disputas, denúncias e articulações

Resenha Politica: Pesquisa revela volatilidade do eleitorado em Rondônia e consolida disputa dentro da direita

Levantamento indica que 56% dos eleitores já decidiram o voto, mas 43% ainda podem mudar, mantendo a eleição estadual em Rondônia aberta e competitiva
L

Cristiane Lopes destaca avanço da PEC 47 e reforça luta por justiça aos servidores dos ex-territórios

Deputada federal de Rondônia atua pela transposição de servidores dos ex-territórios e defende reconhecimento e segurança jurídica para a categoria
L
Zanin vota pela condenação de deputados do PL por propina em emendas

Zanin vota pela condenação de deputados do PL por propina em emendas

O ministro relator do STF considerou que há provas robustas de corrupção passiva contra parlamentares maranhenses e um suplente de Sergipe.
L
Publicidade

POLÍCIA

Governo de RO integra 10ª fase da Operação Mute para reforçar segurança prisional

Governo de RO integra 10ª fase da Operação Mute para reforçar segurança prisional

A operação segue um cronograma nacional que prioriza a estabilidade e a disciplina no ambiente carcerário.
L
Caminhonete clonada com registro de furto é recuperada em Extrema

Caminhonete clonada com registro de furto é recuperada em Extrema

A ação ocorreu durante a Operação Desarme/RENOE na BR-364, resultando na prisão do condutor por receptação e adulteração de sinal identificador.
10
Operação Desarme-RENOE desarticula ponto de tráfico em Vista Alegre do Abunã

Operação Desarme-RENOE desarticula ponto de tráfico em Vista Alegre do Abunã

A ação conjunta da Polícia Militar e do BPTAR resultou na prisão de três suspeitos e na apreensão de quase duas mil porções de entorpecentes prontos para a comercialização.
14
Polícia Civil de RO prende foragido em ônibus com destino a Manaus

Polícia Civil de RO prende foragido em ônibus com destino a Manaus

A ação integrada entre a CORE e a DERF localizou o suspeito na tarde desta terça-feira em Porto Velho, após o indivíduo romper o regime semiaberto.
12
PRF em Rondônia prende homem com revólver e munições na BR-364

PRF em Rondônia prende homem com revólver e munições na BR-364

Um homem de 25 anos foi preso.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto Velho amplia rede de urgência com funcionamento de três UPAs

Porto Velho amplia rede de urgência com funcionamento de três UPAs

Nova unidade na zona Leste reforça rede 24h, reduz sobrecarga hospitalar e amplia acesso da população aos serviços de saúde
L
Governo inicia projeto Vem Pro Parque com ações em Campo Novo de Rondônia

Governo inicia projeto Vem Pro Parque com ações em Campo Novo de Rondônia

Estudantes recebem atividades focadas em conscientização ambiental e preservação.
L

Ceaclin promove palestra sobre saúde da mulher com Dra. Paula Melo

Na sexta-feira, 13, a Ceaclin Laboratórios promoveu palestra para suas funcionárias, com Dra. Paula Melo orientando sobre cuidados e prevenção feminina.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Distrito de Triunfo: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Jardim Santa Leticia 1 – Candeias do Jamari: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Vila Iata: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – EMEF Santa Júlia: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L
Emissões de gases estufa no Brasil caem 16,7%, mas meta para 2025 segue em risco

Emissões de gases estufa no Brasil caem 16,7%, mas meta para 2025 segue em risco

Relatório do Observatório do Clima destaca redução histórica puxada pelo controle do desmatamento, mas alerta para a dependência excessiva de ações na Amazônia.
L
BNDES propõe nova fase do Plano Brasil Soberano para apoiar exportadoras

BNDES propõe nova fase do Plano Brasil Soberano para apoiar exportadoras

O presidente da instituição, Aloizio Mercadante, afirma que há R$ 6 bilhões em caixa para socorrer setores atingidos por tarifas americanas e instabilidades geopolíticas.
L
Estudo confirma segurança da vacina contra herpes-zóster em pacientes reumáticos

Estudo confirma segurança da vacina contra herpes-zóster em pacientes reumáticos

Pesquisa inédita publicada na revista The Lancet Rheumatology acompanhou quase 1.200 pessoas e demonstrou que imunizante não agrava doenças como lúpus e artrite reumatoide.
L