SEXTA-FEIRA, 09/05/2025

O desbravador da matemática que domou o “bicho-papão” na Amazônia

A fama do professor voluntário ganhou as ruas da cidade até chegar aos corredores da Escola Paulo Freire, cuja diretora foi até a casa dele para lhe fazer um convite para lecionar no estabelecimento de ensino, diante da carência na região de professores dessa área.

Por João Albuquerque - ƒ

Publicado em 

Atualizado em 

O desbravador da matemática que domou o “bicho-papão” na Amazônia - News Rondônia

Destemido e pioneiro. Tanto o adjetivo quanto o substantivo que se somam às demais deferências cantadas no Hino do Estado de Rondônia para enaltecer o povo desbravador, que civilizou o então território que alçou à condição de Estado em 1982, cabem milimetricamente na biografia do professor Amarildo Ferreira, 59. Embora tenha lecionado outras disciplinas, foi na matemática que multiplicou casos de sucesso durante as décadas de docência.

O educador é destemido no desafiante universo dos números porque teve coragem de cursar faculdade nessa área depois de adulto. Criou métodos e armas para afugentar os medos do “bicho-papão” como é tratada a matéria que, desde os primórdios da humanidade, tem papel preponderante no desenvolvimento humano. Agora, é um alicerce para os pilares da inteligência artificial, um largo passo rumo ao futuro da existência humana.

O desbravador da matemática que domou o “bicho-papão” na Amazônia - News Rondônia

Sobre o pioneirismo, ele mesmo faz questão de recordar como tudo começou na profissão que jamais imaginou abraçar. Foi na década de 80, quando deixou a cidade de Campo Mourão no Paraná com destino ao Eldorado da época que era a região Norte.

O desbravador da matemática que domou o “bicho-papão” na Amazônia - News Rondônia

Depois de Jaru, a primeira cidade a lhe acolher, mudou-se para Itapuã do Oeste, onde trabalhou em posto de combustível e madeireira. “Devido à experiência no comércio, alunos da vizinhança começaram a me procurar para tirar dúvidas sobre matemática”, relembra sua chegada na localidade que na época era distrito de Porto Velho e foi emancipado em 1992.

O desbravador da matemática que domou o “bicho-papão” na Amazônia - News Rondônia

Por causa da grande procura das crianças e adolescentes, improvisou uma sala de aula na varanda de casa, onde foi fixado um quadro negro. Cada aluno levava o seu giz, utilizado justamente para ensinar as operações que queriam aprender a resolver. Muitos alunos dessas turmas, segundo ele, venceram na vida; inclusive, alguns hoje são professores, médicos, advogados, engenheiros, entre outras profissões.

A fama do professor voluntário ganhou as ruas da cidade até chegar aos corredores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo Freire, cuja diretora foi até a casa dele para lhe fazer um convite para lecionar no estabelecimento de ensino, diante da carência na região de professores dessa área.

O desbravador da matemática que domou o “bicho-papão” na Amazônia - News Rondônia

Recebeu então a proposta de ser contratado para ministrar vinte horas de aula e lecionar apenas à noite, o que lhe permitia continuar no emprego. Aceitou a missão. Destacou-se. Teve o contrato alterado para quarenta horas. Em seis meses, desligou-se da empresa onde trabalhava e se dedicou exclusivamente ao setor educacional.

O desbravador da matemática que domou o “bicho-papão” na Amazônia - News Rondônia

“Percebi que a educação estava na minha essência”, recorda Amarildo, que atribui seu desempenho na arte de educar à pedagoga Thereza Silvestre Leandro, 83. Na condição de supervisora do colégio, ela lhe deu preciosas dicas e orientação pedagógica. “Naquela época, os professores eram leigos. A única pedagoga formada era eu porque vim do Paraná. Tinha me aposentado e passei num concurso público em Rondônia, onde cheguei em 1986”, recorda.

O desbravador da matemática que domou o “bicho-papão” na Amazônia - News Rondônia

Era uma época em que estavam em evidência projetos pedagógicos, o que deu liberdade ao jovem professor para trabalhar com a matemática lúdica. Mais tarde, ele formou-se em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia.

Sua meta era desmistificar a disciplina. Para tornar o ensino da matéria mais atrativo, apostou em diversos recursos, mas sempre norteado pela contextualização, ou seja, explicar cada conteúdo com base na realidade da turma.

Com esse propósito, gravava programas de TV e levava para sala de aula. A novidade era uma atração porque, na época, só assistia televisão quem possuía antena em casa. “A escola tinha o aparelho de televisão e eu levava o videocassete”, conta o educador que utilizou a tecnologia em sala de aula antes mesmo do programa TV Escola, lançado em 1996.

Embora se orgulhe pela inovação tecnológica, enumera entusiasmado algumas dinâmicas que adotava para humanizar o aprendizado. Seus métodos pedagógicos reuniam objetos do dia a dia como tabuleiro de xadrez, dominó, baralho e o brinquedo jogo imobiliário, pelo qual ensinava a turma a ter educação financeira por meio de gráficos, tabelas, entre outras linguagens voltadas à estatística.

Tabuada manual

Tal dinamismo era extensivo ao dever de casa, pois os estudantes recebiam sempre um desafio. “Eu queria inovar e os alunos gostavam. Sempre tinha alguém que perguntava qual seria a charada da próxima aula”, relembra ele. Todavia, não partiam apenas do professor ideias inovadoras para aprender matemática. Certo dia, ele observou, numa escola rural, um aluno de 9 anos que, na hora de fazer exercícios de operação, espalmava as mãos encostando uma na outra.

Fazia de conta que cada dedo representava uma dezena. Fazia um movimento circular lentamente como uma catraca para resolver operações matemáticas. Questionado sobre como descobriu o macete, o estudante disse que a avó ensinou para sua mãe, que lhe repassou a dica da tabuada manual.

O desbravador da matemática que domou o “bicho-papão” na Amazônia - News Rondônia

Com a experiência em Itapuã do Oeste, onde chegou a ser secretário de Educação, Amarildo foi aprovado num concurso público municipal em Jaru. Passada uma década na cidade que foi seu primeiro destino quando chegou em Rondônia, mudou-se para a capital Porto Velho, onde continuou lecionando até ser convidado pela Secretaria de Estado de Educação – Seduc para uma nova missão. Foi atuar na equipe de Formação Continuada de Matemática para professores da rede estadual de ensino. Ministrou cursos para docentes de todo o Estado de Rondônia, inclusive professores indígenas.

Graças à larga experiência, foi o único professor do cenário rondoniense a figurar na lista de onze especialistas em matemática do Brasil na ficha técnica da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento essencial na padronização do ensino em todo o país, aprovado em 2013.

O desbravador da matemática que domou o “bicho-papão” na Amazônia - News Rondônia

Deixando um legado na construção do saber, fez MBA de Controladoria e Auditoria. Recebeu mais um convite da Seduc para atuar no controle interno da pasta, onde ficou por dois anos.

Hoje, desempenha essa mesma função em outro órgão. Trabalha no Idep (Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia), que oferta ensino profissionalizante gratuito. Entre os cursos oferecidos pela instituição está Técnico em Administração. Foi justamente esse curso que Amarildo fez no início da carreira para trabalhar no setor administrativo. No entanto, apaixonou-se pela educação, desbravou o mundo da matemática e ajudou muita gente a vencer o bicho-papão na Amazônia.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Zona Sul/Conceição: moradores alertam a Semtran e pedem lombada na Rua Rio Grande do Sul em Porto Velho

“Veículos e bicicletas motorizadas passam pelo trecho em alta velocidade com risco de matar alguém.”
L
Rondônia e outros estados participam do 1º Congresso Conseplan, com foco na modernização do planejamento público

Rondônia e outros estados participam do 1º Congresso Conseplan, com foco na modernização do planejamento público

O conhecimento compartilhado durante o Congresso subsidiará a formulação de ações voltadas à melhoria da eficiência do gasto público e elevação da qualidade das entregas governamentais à sociedade.
L

Névoa no mês de maio é comum e está associada à passagem de massa de ar frio polar em choque com a alta pressão atmosférica

Fenômeno flagrado pelas câmeras do News Rondônia também pode ocorrer no estado em decorrência do clima tropical e das altas temperaturas.
L
Em defesa da Justiça do Trabalho: Mobilização Nacional reúne participantes em frente a sede do TRT-14 em Porto Velho(RO) e Rio Branco(AC)

Ato em defesa da Justiça do Trabalho reúne participantes em Porto Velho e Rio Branco

Ato reuniu magistrados(as), procuradores(as), advogados(as) e servidores(as) em defesa do papel da Justiça do Trabalho na garantia de direitos constitucionais.
L
Professor da UNIR lança livro sobre desinformação e covid-19

Professores da Unir publicam livro sobre fake news e covid-19

Obra analisa as estratégias de combate das agências de checagem de fatos durante a infodemia
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ram relança a 1500 Express e amplia opções na linha de picapes

Modelo é reposicionado e ganha novas configurações, mantendo foco em custo-benefício
L

Só um deputado de Rondônia apoia aumento de vagas na Câmara em Brasília

Os demais integrantes da bancada rondoniense se posicionaram contra o aumento.
L

Agenda News | Entrevista Alexandre Rotuno – Músico, publicitário e Produtor Cultural e Musical

Mais do que entretenimento, a Toca é um reduto da cena underground, que valoriza a diversidade, promove encontros e transforma experiências em expressão artística.
L

Agenda News: Diversão, boa música e gastronomia – final de semana especial do Grego Original Pub

Com shows ao vivo, promoções especiais e um almoço exclusivo para o Dia das Mães, o pub promete ser o destino certo para curtir o final de semana ao lado de amigos e família.
L

Resultados da Operação Fio Desencapado destacam avanços no combate ao comércio ilegal de fiação elétrica em Porto Velho

Materiais da Emdur foram apreendidos durante a ação em ferros velhos
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L
Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Publicidade

POLÍTICA

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Juristas avaliam que suspensão de ação penal é inconstitucional
L

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Cristiane ressaltou que o reconhecimento às agremiações é mais do que merecido, por tudo o que representam para a cultura rondoniense.
L
Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Nesta quarta-feira (7), uma pesquisa do Instituto Continental na Região cafeeira de Rondônia confirmou o forte apoio ao deputado estadual Cássio Gois (PSD).
L

JAIME BAGATTOLI: Após pedidos do senador ao DNIT, obras de reforma do porto do Cai N’Água são iniciadas

Os recursos para a obra são do próprio Dnit. Já os serviços são executados pela empresa vencedora da licitação.
L

Deputada Cláudia de Jesus defende mais diálogo e políticas públicas voltadas à pesca artesanal

Quatro indicações ao MP e ao Governo foram apresentadas para fortalecer a pesca artesanal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ação conjunta da PF, PM/RO e Exército Brasileiro prende casal com grande volume de drogas em Rondônia

Informações de inteligência levaram à interceptação de veículo com casal que transportava maconha e pasta base; ocorrência foi registrada em Nova Brasilândia D’Oeste/RO.
10

Polícia Militar de Rondônia inicia nova fase da Operação Fio Desencapado em Porto Velho para combater furto de metais e tráfico de drogas

A ofensiva contou com o cumprimento de 31 mandados judiciais em diversos pontos da capital.
10

Idoso passa mal e morre em calçada em frente a escola em Porto Velho

Uma equipe do Samu chegou rapidamente ao local, mas a vítima não resistiu.
18
ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

O crime aconteceu na Rua Carmem Costa, bairro Tancredo Neves, zona leste de Porto Velho.
12
VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

Segundo a PM, os dois motoristas e o passageiro do carro de aplicativo tiveram escoriações leves.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LO): FUNERÁRIA SÃO CRISTÓVÃO LTDA

Licença de Operação Nº 113 – SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LP-LI): PAULO HENRIQUE GONÇALVES DE ARAUJO

Licença Prévia Nº 02 – SOL/DLA e a Licença de Instalação Nº 13 – SOL/DLA
L
Correição acompanha de perto o trabalho de magistrados e servidores em Porto Velho e Ji-Paraná

Correição acompanha de perto o trabalho de magistrados e servidores em Porto Velho e Ji-Paraná

Inspeção conduzida pela Corregedoria do TRT-14 avaliou fluxos de trabalho e promoveu diálogo com servidores(as) e magistrados(as)
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): BANZEIRO FG LTDA- ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA  (LAS )
L
Jaru abre Jogos Escolares Municipais na próxima terça, dia 13

Jaru abre Jogos Escolares Municipais na próxima terça, dia 13

O JEM’s 2025 será realizado entre os dias 13 e 17 de maio.
L
ASCOM UNIR

Obra sobre histórias e culturas de Rondônia na Amazônia é lançada

O evento  acontece no Auditório da Unir-Centro, em Porto Velho, e está programado para iniciar às 14h e encerrar às 18h.
L

Aquisições de kits de higiene bucal pelos municípios de Rondônia são alvo de notificações do MPC

Porto Velho, por exemplo, formalizou procedimento em que o kit é cotado a R$ 7,35. Já Alta Floresta do Oeste alcançou, em sua licitação, o valor de R$ 7,38.
L

Distrito de Calama é contemplado com atendimentos da 9ª etapa do MP Itinerante

As atividades continuarão até sexta-feira (9/5), no mesmo local, das 8h às 17h. Com o MP Itinerante, o Ministério Público de Rondônia reafirma, mais uma vez, o compromisso de garantir os direitos dos cidadãos de forma eficiente e acessível.
L

Secretaria de Desenvolvimento Social de Jaru promove jantar em homenagem ao Dia das Mães com apresentações e sorteios

O evento foi realizado nas dependências do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e reuniu aproximadamente 200 mães, acompanhadas de seus filhos.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.