TERÇA-FEIRA, 10/02/2026
Publicidade

Em destaque

O desbravador da matemática que domou o “bicho-papão” na Amazônia

A fama do professor voluntário ganhou as ruas da cidade até chegar aos corredores da Escola Paulo Freire, cuja diretora foi até a casa dele para lhe fazer um convite para lecionar no estabelecimento de ensino, diante da carência na região de professores dessa área.

Por João Albuquerque - ƒ

Publicado em 

Atualizado em 

Destemido e pioneiro. Tanto o adjetivo quanto o substantivo que se somam às demais deferências cantadas no Hino do Estado de Rondônia para enaltecer o povo desbravador, que civilizou o então território que alçou à condição de Estado em 1982, cabem milimetricamente na biografia do professor Amarildo Ferreira, 59. Embora tenha lecionado outras disciplinas, foi na matemática que multiplicou casos de sucesso durante as décadas de docência.

O educador é destemido no desafiante universo dos números porque teve coragem de cursar faculdade nessa área depois de adulto. Criou métodos e armas para afugentar os medos do “bicho-papão” como é tratada a matéria que, desde os primórdios da humanidade, tem papel preponderante no desenvolvimento humano. Agora, é um alicerce para os pilares da inteligência artificial, um largo passo rumo ao futuro da existência humana.

Sobre o pioneirismo, ele mesmo faz questão de recordar como tudo começou na profissão que jamais imaginou abraçar. Foi na década de 80, quando deixou a cidade de Campo Mourão no Paraná com destino ao Eldorado da época que era a região Norte.

Depois de Jaru, a primeira cidade a lhe acolher, mudou-se para Itapuã do Oeste, onde trabalhou em posto de combustível e madeireira. “Devido à experiência no comércio, alunos da vizinhança começaram a me procurar para tirar dúvidas sobre matemática”, relembra sua chegada na localidade que na época era distrito de Porto Velho e foi emancipado em 1992.

Por causa da grande procura das crianças e adolescentes, improvisou uma sala de aula na varanda de casa, onde foi fixado um quadro negro. Cada aluno levava o seu giz, utilizado justamente para ensinar as operações que queriam aprender a resolver. Muitos alunos dessas turmas, segundo ele, venceram na vida; inclusive, alguns hoje são professores, médicos, advogados, engenheiros, entre outras profissões.

A fama do professor voluntário ganhou as ruas da cidade até chegar aos corredores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo Freire, cuja diretora foi até a casa dele para lhe fazer um convite para lecionar no estabelecimento de ensino, diante da carência na região de professores dessa área.

Recebeu então a proposta de ser contratado para ministrar vinte horas de aula e lecionar apenas à noite, o que lhe permitia continuar no emprego. Aceitou a missão. Destacou-se. Teve o contrato alterado para quarenta horas. Em seis meses, desligou-se da empresa onde trabalhava e se dedicou exclusivamente ao setor educacional.

“Percebi que a educação estava na minha essência”, recorda Amarildo, que atribui seu desempenho na arte de educar à pedagoga Thereza Silvestre Leandro, 83. Na condição de supervisora do colégio, ela lhe deu preciosas dicas e orientação pedagógica. “Naquela época, os professores eram leigos. A única pedagoga formada era eu porque vim do Paraná. Tinha me aposentado e passei num concurso público em Rondônia, onde cheguei em 1986”, recorda.

Era uma época em que estavam em evidência projetos pedagógicos, o que deu liberdade ao jovem professor para trabalhar com a matemática lúdica. Mais tarde, ele formou-se em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia.

Sua meta era desmistificar a disciplina. Para tornar o ensino da matéria mais atrativo, apostou em diversos recursos, mas sempre norteado pela contextualização, ou seja, explicar cada conteúdo com base na realidade da turma.

Com esse propósito, gravava programas de TV e levava para sala de aula. A novidade era uma atração porque, na época, só assistia televisão quem possuía antena em casa. “A escola tinha o aparelho de televisão e eu levava o videocassete”, conta o educador que utilizou a tecnologia em sala de aula antes mesmo do programa TV Escola, lançado em 1996.

Embora se orgulhe pela inovação tecnológica, enumera entusiasmado algumas dinâmicas que adotava para humanizar o aprendizado. Seus métodos pedagógicos reuniam objetos do dia a dia como tabuleiro de xadrez, dominó, baralho e o brinquedo jogo imobiliário, pelo qual ensinava a turma a ter educação financeira por meio de gráficos, tabelas, entre outras linguagens voltadas à estatística.

Tabuada manual

Tal dinamismo era extensivo ao dever de casa, pois os estudantes recebiam sempre um desafio. “Eu queria inovar e os alunos gostavam. Sempre tinha alguém que perguntava qual seria a charada da próxima aula”, relembra ele. Todavia, não partiam apenas do professor ideias inovadoras para aprender matemática. Certo dia, ele observou, numa escola rural, um aluno de 9 anos que, na hora de fazer exercícios de operação, espalmava as mãos encostando uma na outra.

Fazia de conta que cada dedo representava uma dezena. Fazia um movimento circular lentamente como uma catraca para resolver operações matemáticas. Questionado sobre como descobriu o macete, o estudante disse que a avó ensinou para sua mãe, que lhe repassou a dica da tabuada manual.

Com a experiência em Itapuã do Oeste, onde chegou a ser secretário de Educação, Amarildo foi aprovado num concurso público municipal em Jaru. Passada uma década na cidade que foi seu primeiro destino quando chegou em Rondônia, mudou-se para a capital Porto Velho, onde continuou lecionando até ser convidado pela Secretaria de Estado de Educação – Seduc para uma nova missão. Foi atuar na equipe de Formação Continuada de Matemática para professores da rede estadual de ensino. Ministrou cursos para docentes de todo o Estado de Rondônia, inclusive professores indígenas.

Graças à larga experiência, foi o único professor do cenário rondoniense a figurar na lista de onze especialistas em matemática do Brasil na ficha técnica da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento essencial na padronização do ensino em todo o país, aprovado em 2013.

Deixando um legado na construção do saber, fez MBA de Controladoria e Auditoria. Recebeu mais um convite da Seduc para atuar no controle interno da pasta, onde ficou por dois anos.

Hoje, desempenha essa mesma função em outro órgão. Trabalha no Idep (Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia), que oferta ensino profissionalizante gratuito. Entre os cursos oferecidos pela instituição está Técnico em Administração. Foi justamente esse curso que Amarildo fez no início da carreira para trabalhar no setor administrativo. No entanto, apaixonou-se pela educação, desbravou o mundo da matemática e ajudou muita gente a vencer o bicho-papão na Amazônia.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alerta: semana começa com chuvas fortes em todo Rondônia

Volumes elevados, trovoadas e chuvas persistentes elevam risco de alagamentos e impactos na infraestrutura em todo o estado.
L
Prefeitura orienta foliões sobre abandono de animais durante o Carnaval

Prefeitura orienta foliões sobre abandono de animais durante o Carnaval

Ação educativa da Sema ocorreu no Bloco Pirarucu do Madeira e reforçou a importância da guarda responsável
L
Prefeitura de Jaru decreta ponto facultativo nos dias 16 e 17 de fevereiro

Prefeitura de Jaru decreta ponto facultativo nos dias 16 e 17 de fevereiro

Medida contempla órgãos municipais durante o Carnaval, com serviços essenciais funcionando normalmente.
L
Carnaval em Porto Velho ocorre com tranquilidade e segurança reforçada em Rondônia, afirma Polícia Militar

Carnaval em Porto Velho ocorre com tranquilidade e segurança reforçada em Rondônia, afirma Polícia Militar

Apenas uma ocorrência relevante foi registrada na Capital; PM intensificou policiamento em todo o Estado durante o Carnaval 2026
L

Caso Juliana de Matos: estudantes pedem justiça em vídeo

Líderes de turma de Direito da FIMCA e da Metropolitana se manifestam com respeito e responsabilidade, pedem justiça pela morte de Juliana e defendem medidas de segurança, protocolos claros e ambulatório no campus.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ponto & Contraponto: Luiz Carlos Freire e a música como arte a favor da vida

desenvolvimento humano e fortalecimento da cidadania, mostrando que a arte vai muito além do palco e da técnica, ela também salva, educa e transforma vidas.
L
Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Recursos do Novo PAC fortalecem infraestrutura, ampliam a produção de vacinas e buscam garantir autonomia do Brasil na fabricação de imunizantes e soros.
L

Caso Juliana de Matos: Polícia detalha investigação sobre morte da professora e escrivã em Porto Velho

Delegada Leisaloma Carvalho explicou o andamento do inquérito, descartou boatos sobre notas e relacionamento amoroso e afirmou que a principal linha aponta para crime motivado por frustração e não aceitação da rejeição.
L
Anvisa alerta para risco de pancreatite associada ao uso de canetas emagrecedoras

Anvisa alerta para risco de pancreatite associada ao uso de canetas emagrecedoras

Agência registra 145 suspeitas de eventos adversos no país e reforça que medicamentos só devem ser usados com prescrição e acompanhamento médico.
L
Comunidade News: Líderes comunitários falam sobre débitos de ICMS

Comunidade News: Líderes comunitários falam sobre débitos de ICMS

Programa Comunidade News destaca diálogo com líderes locais e orientação prática para fortalecer pequenos negócios e o comércio de bairro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pedro Fernandes celebra aprovação de lei que garante permanência de famílias no Soldado da Borracha

Pedro Fernandes celebra aprovação de lei que garante permanência de famílias no Soldado da Borracha

Deputado defende Programa Estadual de Regularização Transitória, assegurando segurança jurídica e continuidade das atividades produtivas na região.
L
Deputado Pedro Fernandes garante segurança jurídica para famílias do Assentamento Elcio Machado

Deputado Pedro Fernandes garante segurança jurídica para famílias do Assentamento Elcio Machado

Parlamentar articula regularização fundiária em Monte Negro e Buritis, protegendo produtores locais e garantindo posse definitiva da terra.
L
Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Ministro do STF solicita parecer do Comando Militar do Planalto sobre pedido feito por general condenado pela trama golpista e mantido sob custódia militar em Brasília.
L
Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Projeto aprovado por unanimidade busca ampliar visibilidade, inclusão e políticas públicas voltadas à comunicação como direito
L
Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Evento no Butantan marcou início da vacinação contra a dengue para profissionais do SUS.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia prende suspeito de exploração sexual e pornografia infantil em Porto Velho

Polícia prende suspeito de exploração sexual e pornografia infantil em Porto Velho

Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente realiza prisão preventiva de homem investigado por crimes contra menores e apreensão de dispositivos eletrônicos.
16
PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

Uma mulher foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e por crime de receptação.
10
Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Na ocasião, o suspeito que foi preso em flagrante disse ter tido um relacionamento amoroso de três meses com Juliana, e decidiu cometer o crime após a vítima se distanciar e reatar o casamento com o ex-marido.
16
Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Durante coletiva a polícia detalhou andamento das investigações e descartou vínculo acadêmico ou relacionamento com o suspeito
L
Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Ocorrências quase simultâneas envolveram carro e moto em avenida urbana e colisão traseira na BR-364, sem registro de feridos graves.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: V & R COMERCIO DE DERIVADOS DE PETROLEO LTDA

Licença Ambiental de Operação (L.A.O) Nº 159035
L

Requerimento da Outorga: Janilda Fiau Silva

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento de Renovação da Outorga da SED ENTRONCAMENTO:  ENERGISA RONDÔNIA – DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S.A.

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS DO POÇO TUBULAR PROFUNDO
L

Requerimento de Outorga: PAULO HENRIQUE DOS SANTOS

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL
L
Prefeitura de Jaru entrega kits escolares a mais de 5.500 alunos da rede municipal

Prefeitura de Jaru entrega kits escolares a mais de 5.500 alunos da rede municipal

Distribuição beneficiou creche, pré-escolar e ensino fundamental em Jaru e nos distritos de Tarilândia, Jaru-Uaru e Bom Jesus.
L
Programa Move Brasil completa um mês com R$ 1,9 bilhão em créditos para caminhões

Programa Move Brasil completa um mês com R$ 1,9 bilhão em créditos para caminhões

Iniciativa do MDIC oferece financiamento com juros baixos para autônomos, cooperativas e empresas de transporte em todo o país.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.