SEXTA-FEIRA, 27/03/2026

Em destaque

Rio Grande do Sul quer evitar que doenças se alastrem após enchentes

Águas das chuvas destruíram inúmeros medicamentos

Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Rio Grande do Sul quer evitar que doenças se alastrem após enchentes
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Rio Grande do Sul, atingido pelas enchentes dos últimos 45 dias, tem trabalhado para evitar que doenças como a tuberculose se alastrem e atinjam a população que passou várias semanas convivendo com o frio e alagamentos.

O hospital sanatório Paternon, da rede estadual de saúde, é referência no tratamento da doença. A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da Secretaria de Estado e Saúde, Carla Jarczewski, adotou providências junto a abrigos para o controle da doença.

“A gente sabe que a situação de aglomeração favorece o contágio. Desde o início da enchente temos acentuado muito a busca de quem tem sintomas respiratórios, tosse, suores noturnos, falta de apetite e emagrecimento, que são características do nosso sintomático respiratório, principalmente a tosse, com ou sem catarro. Essas pessoas, quando identificadas que têm o diagnóstico feito, e enquanto aguardam, elas devem usar máscara comum para não contaminar outras pessoas”, explicou.

Acrescentou que “muitas pessoas que estavam tomando a medicação [contra tuberculose] no domicílio acabaram perdendo o remédio. Assim como perderam a casa, ficaram sem os documentos e medicamentos. Assim, foi pedido para reinstituir a medicação, no menor espaço de tempo possível”, explicou”.

“A aglomeração favorece o contágio. Nós, desde o início das enchentes, temos [priorizado] muito a busca de quem tem sintomas respiratórios, tosse, expectoração, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, que são características do nosso sintomático respiratório, principalmente a tosse, com ou sem catarro. Essas pessoas, quando identificadas com o seu diagnóstico, elas devem usar máscara comum para não contaminar outras pessoas”, frisou Carla.

Para ela, ainda é muito cedo para se identificar se a situação das enchentes no Rio Grande do Sul pode ter aumentado os casos de tuberculose no estado. Ela esclareceu que a tuberculose é uma doença de notificação compulsória, mas como não é uma doença aguda que tenha notificação online, muitas vezes o diagnóstico é feito e demora um pouco para esse dado migrar para o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

“Ainda é muito cedo. Temos desde o início das enchentes 45 dias e ainda não se pode trabalhar com esse tipo de indicador. Os números teremos provavelmente no fim do ano, quando a gente começa a fechar os casos no sistema” disse Clara Jarczewski, diretora técnica do Hospital Sanatório Paternon.

População em situação de rua

Os casos de pessoas em situação de rua com diagnóstico de tuberculose no Rio Grande do Sul têm crescido desde 2017, quando houve 188 ocorrências da doença. Esse número vem aumentando gradativamente até 2022 quando foram anotadas 250 vítimas, um percentual pouco maior de 5%.

As vítimas vivem fora do domicílio e “temos muita dificuldade por ser um tratamento que dura no mínimo seis meses. Então, é um recorte da nossa população mais exposta ao bacilo”.

Essa pessoa em situação de rua tem 56 vezes mais chances de contrair tuberculose do que a população em geral. O hospital sanatório Paternon é a retaguarda assistencial do Programa de Controle da Tuberculose no Rio Grande do Sul.

“Esses pacientes nunca vão com o tratamento até o fim. Nos últimos anos, os indicadores vêm se complicando. Temos casos com piores desfechos, no entanto, aquelas ocorrências em que conseguimos obter sucesso [envolvem] os abordados por equipes multidisciplinares”, enfatizou.

Medicamentos

Carla disse, ainda, que as enchentes não atingiram o depósito de medicamentos da Secretaria de Saúde. Já  Porto Alegre perdeu muitos medicamentos para várias doenças em decorrência das enchentes. A coordenadora afirmou, também, que o estado repôs o estoque para cidades atingidas pelas cheias dos rios.

“Nós tivemos o apoio da esfera federal que nos enviou um quantitativo maior [de remédios] porque todas essas medicações para tuberculose são encontradas unicamente no SUS [Sistema Único de Saúde] e  recebemos um reforço do Ministério da Saúde. Em seguida, repassamos para os municípios de acordo com o número de casos notificados”, acentuou.

Controle da tuberculose

No Rio Grande do Sul, a situação epidemiológica da tuberculose se mantém sob controle. Desde o início dos anos 2000, o estado tem mais ou menos cinco mil novas ocorrências por ano, o que dá uma taxa de incidência em torno de 42 casos por 100 mil habitantes.

“O nosso problema aqui é que não conseguimos levar o tratamento até o final, e a nossa taxa de cura, na população em geral, ainda é baixa, de 58%. O Ministério da Saúde e os organismos internacionais preconizam que, para a doença estar sob controle, deveríamos curar 85% da população. Nós aqui temos um número desfavorável em termos de taxa de cura, teria de ser melhor”, opinou Carla.

Para a professora, pesquisadora da Fiocruz e titular da Academia Nacional de Medicina, Margareth Dalcolmo, a tuberculose é uma doença que historicamente tem uma incidência maior em pessoas em situação de rua por uma questão de adesão.

“O tratamento é longo, tem que durar no mínimo seis meses, e essas pessoas migram de um local para outro. Elas tendem a abandonar o tratamento de maneira muito frequente. Assim, para tratar morador de rua há uma logística muito complexa e nem todas as secretarias da saúde têm condições de fazer. Isto é, levar remédios diariamente para pessoas até porque elas não estão todos os dias nos mesmos locais. Este é o primeiro problema. A incidência é maior e depois porque moradores de rua costumam ter outras comorbidades associadas. Isso é muito frequente”, observou.

Para a estudiosa da tuberculose, que o que aconteceu no Rio Grande do Sul não foi uma questão específica apenas para os moradores de rua, porque o estado tem muita gente que está em abrigos e que vai ficar em abrigos por uma situação prolongada.

Assim, o programa de tuberculose do estado “é tradicionalmente muito eficiente, ou seja, tem pessoas qualificadas, a Secretaria de Saúde costuma trabalhar de forma adequada, porém, a logística nesse momento ficou muito complexa com pessoas que provavelmente poderão ter interrompido o tratamento porque o remédio não é dado de uma vez só, ele é dado diariamente, semanalmente e às vezes mensalmente, dependendo da situação de cada paciente. Então, a nossa preocupação é grande com relação a essas pessoas que estão em abrigos”, disse.

Transmissão respiratória

Para a pesquisadora, da mesma maneira como as vítimas podem se contaminar com outras doenças de transmissão respiratória como, por exemplo, por vírus sincicial respiratório, doenças como leptospirose podem atingir quem está exposto na água contaminada ou na lama. Isso é muito frequente em locais onde há enchentes. A leptospirose causou algumas mortes no Rio Grande do Sul, disse Margareth Dalcolmo.

Ela afirmou, também, que na tuberculose pulmonar os sintomas mais frequentes são febre, tosse, febre normalmente que ocorre de noite, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço e perda de peso. Se houver, por exemplo, qualquer sintoma respiratório, tosse por secreção por mais de uma semana, deve-se procurar um serviço de saúde.

Se houver “qualquer sintoma respiratório como tosse por mais de uma semana [as pessoas] devem procurar um serviço de saúde. É claro que podem ser outras coisas também, podem ser muitas doenças. Elas têm que ir a um serviço de saúde para fazer o teste rápido molecular. O diagnóstico é feito em até 24 horas”, finalizou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bem-Estar Animal: saiba como funciona o atendimento gratuito

Bem-Estar Animal: saiba como funciona o atendimento gratuito

Clínica oferece consultas, exames e cirurgias gratuitas para pets de famílias de baixa renda na zona Leste da capital.
L
Povos tradicionais pedem reconhecimento de saberes ancestrais na COP15

Povos tradicionais pedem reconhecimento de saberes ancestrais na COP15

Representantes de 28 comunidades entregaram ofício ao presidente da conferência, João Paulo Capobianco, solicitando que o conhecimento tradicional seja incluído no texto da Convenção sobre Espécies Migratórias; proposta visa valorizar práticas que protegem rotas e habitats de animais silvestres.
L
Consumo de livros no Brasil cresce e atinge 18% da população adulta

Consumo de livros no Brasil cresce e atinge 18% da população adulta

Pesquisa da Câmara Brasileira do Livro revela que 3 milhões de novos consumidores entraram no mercado em 2025; mulheres negras da classe C formam o maior grupo comprador, enquanto as redes sociais impulsionam o interesse de jovens pela literatura.
L
Jaru abre credenciamento para empreendedores no Barco Cross e Festa do Trabalhador

Jaru abre credenciamento para empreendedores no Barco Cross e Festa do Trabalhador

Inscrições seguem até 9 de abril; interessados podem se cadastrar presencialmente ou on-line.
L
Banco Central avalia impactos da guerra no Oriente Médio sobre a economia

Banco Central avalia impactos da guerra no Oriente Médio sobre a economia

Presidente do BC, Gabriel Galípolo, afirma que postura conservadora da autoridade monetária garante margem para analisar efeitos do conflito na inflação; bloqueio do Estreito de Ormuz gera choque de oferta global e amplia incertezas sobre o crescimento do PIB brasileiro em 2026.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo reduz para zero a tarifa de importação de 191 produtos eletrônicos

Governo reduz para zero a tarifa de importação de 191 produtos eletrônicos

Decisão da Camex beneficia itens de informática que sofreram alta de impostos em fevereiro; medida também zera alíquotas para medicamentos de doenças crônicas e insumos agrícolas para conter a inflação e garantir o abastecimento industrial no Brasil.
L
STF forma maioria e derruba prorrogação da CPMI do INSS

STF forma maioria e derruba prorrogação da CPMI do INSS

Placar de 6 a 2 no plenário virtual invalida decisão liminar que estendia os trabalhos da comissão; ministros acompanharam divergência de Alexandre de Moraes, restando apenas os votos de Gilmar Mendes e Edson Fachin para o encerramento oficial do julgamento.
L

Programa Agenda News: Do grão à xícara, Porto Velho Café ganha destaque em Rondônia

Nas feiras locais, o cliente participa de todo o processo, desde a escolha do grão até a moagem na hora, levando para casa um produto recém-torrado, com qualidade superior e sabor diferenciado. Mesmo sem disputar preços baixos, a marca aposta na excelência como diferencial.
L
Gladson Cameli apresenta pedido de renúncia do cargo de Governador do Acre

Gladson Cameli apresenta pedido de renúncia do cargo de Governador do Acre

No Acre, Gladson Cameli apresenta pedido de renúncia do cargo de governador
L
Butantan produzirá medicamento contra o câncer para pacientes do SUS

Butantan produzirá medicamento contra o câncer para pacientes do SUS

Parceria com a farmacêutica MSD prevê a transferência de tecnologia do pembrolizumabe, terapia que estimula o sistema imunológico; acordo visa nacionalizar a produção de insumos de saúde e ampliar o atendimento para até 13 mil pessoas por ano no Brasil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Luiz Fux vota pela prorrogação da CPMI do INSS e placar chega a 4 a 2

Luiz Fux vota pela prorrogação da CPMI do INSS e placar chega a 4 a 2

Ministro do STF acompanhou o relator André Mendonça ao defender que o direito das minorias parlamentares deve alcançar também a extensão dos trabalhos; apesar do novo voto favorável, a maioria da Corte ainda se posiciona contra a continuidade das investigações sobre fraudes previdenciárias.
L
Ministra Sônia Guajajara recebe alta médica após cinco dias de internação

Ministra Sônia Guajajara recebe alta médica após cinco dias de internação

Chefe da pasta dos Povos Indígenas deixou o InCor, em São Paulo, nesta quinta-feira (26) em boas condições clínicas; boletim médico confirma que ministra seguirá com acompanhamento ambulatorial e medicação controlada após apresentar quadro de febre e dores abdominais no último sábado.
L
Moraes vota contra prorrogação da CPMI do INSS; placar está 3 a 1

Moraes vota contra prorrogação da CPMI do INSS; placar está 3 a 1

Ministro Alexandre de Moraes divergiu do relator e abriu placar de 3 a 1 pela interrupção das investigações; magistrado argumentou que a extensão dos trabalhos é um direito da maioria parlamentar, além de criticar o vazamento de dados sigilosos por parte da comissão.
L
Em reflexão, Confúcio Moura diz que trajetória pesa mais que resultado eleitoral

Em reflexão, Confúcio Moura diz que trajetória pesa mais que resultado eleitoral

Senador reflete sobre campanhas e diz que disputa política mede relações, história pessoal e reconhecimento social.
L
Ministros do STF classificam vazamento de dados de banqueiro como criminoso

Ministros do STF classificam vazamento de dados de banqueiro como criminoso

Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes criticaram a divulgação de conversas íntimas de Daniel Vorcaro durante julgamento sobre a CPMI do INSS; magistrados condenaram a quebra de sigilo de materiais apreendidos pela Polícia Federal que deveriam estar sob custódia legislativa.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 5º Batalhão apreende grande quantidade de drogas na zona leste

Força Tática do 5º Batalhão apreende grande quantidade de drogas na zona leste

Suspeito de 23 anos foi preso em flagrante no bairro Cascalheira após denúncia anônima sobre tráfico de entorpecentes; policiais militares localizaram mais de 400 porções de cocaína, crack e “ice”, além de um tablete de maconha de um quilo.
12
BPTRAN da PM de Rondônia amplia apreensões e aponta alta de crimes com veículos em 2026

BPTRAN da PM de Rondônia amplia apreensões e aponta alta de crimes com veículos em 2026

Comparativo do primeiro trimestre mostra aumento nas ocorrências e reforça alerta sobre golpes na compra de automóveis no estado.
12
Operação Mulher Segura: Governo de RO intensifica combate à violência

Operação Mulher Segura: Governo de RO intensifica combate à violência

Foram realizadas palestras e abordagens de conscientização que alcançaram 176 pessoas, buscando fortalecer a rede de proteção estadual.
L
Homem é preso após furtar picanha em supermercado de Ji-Paraná

Homem é preso após furtar picanha em supermercado de Ji-Paraná

Suspeito já era monitorado por câmeras de segurança devido a furtos anteriores no mesmo estabelecimento da T-4; Polícia Militar realizou a abordagem após flagrante de nova subtração de peça de carne nesta quinta-feira.
12
BPTRAN da PM-RO aponta aumento de apreensões em 2026

BPTRAN da PM-RO aponta aumento de apreensões em 2026

Comparativo do 1º trimestre mostra alta nos casos envolvendo veículos adulterados e reforça alerta à população.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Alteração de Titularidade: VALERIUS PALACE HOTEL LTDA,

ALTERAÇÃO DE TITULARIDADE da Licença de Operação e da Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L
Uber lança painel que monitora velocidade e pode banir motociclistas

Uber lança painel que monitora velocidade e pode banir motociclistas

Nova função do app Moto usa GPS e avaliações de passageiros para punir excesso de velocidade
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: VALERIUS PALACE HOTEL LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇA DE OPERAÇÃO
L

Requerimento da Licença Ambiental: ADILSON VALERIO DA SILVA

Licença Ambiental de Médio Porte – LAMP, Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação
L
Fundo Baobá lança programa de bolsas para estudantes negros no exterior

Fundo Baobá lança programa de bolsas para estudantes negros no exterior

Iniciativa Black STEM oferece auxílio de R$ 42 mil para brasileiros matriculados em cursos de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática em universidades estrangeiras; além do suporte financeiro, selecionados terão acesso a mentorias, workshops e acompanhamento psicológico.
L
Dívida Pública Federal sobe 2,31% em fevereiro e atinge R$ 8,8 trilhões

Dívida Pública Federal sobe 2,31% em fevereiro e atinge R$ 8,8 trilhões

Alta foi impulsionada pela forte emissão de títulos prefixados e pela apropriação de juros com a Selic em 14,75%; Tesouro Nacional projeta que estoque do endividamento brasileiro pode encerrar o ano de 2026 próximo à marca de R$ 10,3 trilhões.
L
André Mendonça vota no STF para prorrogar CPMI do INSS por 60 dias

André Mendonça vota no STF para prorrogar CPMI do INSS por 60 dias

Relator defende manutenção de liminar que obriga continuidade das investigações sobre fraudes contra aposentados; ministro afirma que requerimento preenche requisitos legais e que o Judiciário deve garantir o direito de fiscalização da minoria parlamentar.
L
Agro brasileiro usará Turquia como rota alternativa para exportações

Agro brasileiro usará Turquia como rota alternativa para exportações

Acordo anunciado pelo Ministério da Agricultura visa contornar o bloqueio do Estreito de Ormuz devido à guerra no Oriente Médio; medida utiliza portos turcos como ponto estratégico para garantir o fluxo de mercadorias rumo à Ásia Central e evitar o desabastecimento de fertilizantes.
L
Escola João Bento da Costa sedia Feira de Inovação e Empreendedorismo

Escola João Bento da Costa sedia Feira de Inovação e Empreendedorismo

Evento em Porto Velho reunirá setores do agronegócio, tecnologia e comércio no dia 24 de abril; iniciativa busca fomentar novos negócios e apresentar soluções tecnológicas desenvolvidas por empreendedores da região de Rondônia.
L
Publicidade