QUINTA-FEIRA, 15/01/2026

Em destaque

Rio Grande do Sul quer evitar que doenças se alastrem após enchentes

Águas das chuvas destruíram inúmeros medicamentos

Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Rio Grande do Sul quer evitar que doenças se alastrem após enchentes
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Rio Grande do Sul, atingido pelas enchentes dos últimos 45 dias, tem trabalhado para evitar que doenças como a tuberculose se alastrem e atinjam a população que passou várias semanas convivendo com o frio e alagamentos.

O hospital sanatório Paternon, da rede estadual de saúde, é referência no tratamento da doença. A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da Secretaria de Estado e Saúde, Carla Jarczewski, adotou providências junto a abrigos para o controle da doença.

“A gente sabe que a situação de aglomeração favorece o contágio. Desde o início da enchente temos acentuado muito a busca de quem tem sintomas respiratórios, tosse, suores noturnos, falta de apetite e emagrecimento, que são características do nosso sintomático respiratório, principalmente a tosse, com ou sem catarro. Essas pessoas, quando identificadas que têm o diagnóstico feito, e enquanto aguardam, elas devem usar máscara comum para não contaminar outras pessoas”, explicou.

Acrescentou que “muitas pessoas que estavam tomando a medicação [contra tuberculose] no domicílio acabaram perdendo o remédio. Assim como perderam a casa, ficaram sem os documentos e medicamentos. Assim, foi pedido para reinstituir a medicação, no menor espaço de tempo possível”, explicou”.

“A aglomeração favorece o contágio. Nós, desde o início das enchentes, temos [priorizado] muito a busca de quem tem sintomas respiratórios, tosse, expectoração, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, que são características do nosso sintomático respiratório, principalmente a tosse, com ou sem catarro. Essas pessoas, quando identificadas com o seu diagnóstico, elas devem usar máscara comum para não contaminar outras pessoas”, frisou Carla.

Para ela, ainda é muito cedo para se identificar se a situação das enchentes no Rio Grande do Sul pode ter aumentado os casos de tuberculose no estado. Ela esclareceu que a tuberculose é uma doença de notificação compulsória, mas como não é uma doença aguda que tenha notificação online, muitas vezes o diagnóstico é feito e demora um pouco para esse dado migrar para o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

“Ainda é muito cedo. Temos desde o início das enchentes 45 dias e ainda não se pode trabalhar com esse tipo de indicador. Os números teremos provavelmente no fim do ano, quando a gente começa a fechar os casos no sistema” disse Clara Jarczewski, diretora técnica do Hospital Sanatório Paternon.

População em situação de rua

Os casos de pessoas em situação de rua com diagnóstico de tuberculose no Rio Grande do Sul têm crescido desde 2017, quando houve 188 ocorrências da doença. Esse número vem aumentando gradativamente até 2022 quando foram anotadas 250 vítimas, um percentual pouco maior de 5%.

As vítimas vivem fora do domicílio e “temos muita dificuldade por ser um tratamento que dura no mínimo seis meses. Então, é um recorte da nossa população mais exposta ao bacilo”.

Essa pessoa em situação de rua tem 56 vezes mais chances de contrair tuberculose do que a população em geral. O hospital sanatório Paternon é a retaguarda assistencial do Programa de Controle da Tuberculose no Rio Grande do Sul.

“Esses pacientes nunca vão com o tratamento até o fim. Nos últimos anos, os indicadores vêm se complicando. Temos casos com piores desfechos, no entanto, aquelas ocorrências em que conseguimos obter sucesso [envolvem] os abordados por equipes multidisciplinares”, enfatizou.

Medicamentos

Carla disse, ainda, que as enchentes não atingiram o depósito de medicamentos da Secretaria de Saúde. Já  Porto Alegre perdeu muitos medicamentos para várias doenças em decorrência das enchentes. A coordenadora afirmou, também, que o estado repôs o estoque para cidades atingidas pelas cheias dos rios.

“Nós tivemos o apoio da esfera federal que nos enviou um quantitativo maior [de remédios] porque todas essas medicações para tuberculose são encontradas unicamente no SUS [Sistema Único de Saúde] e  recebemos um reforço do Ministério da Saúde. Em seguida, repassamos para os municípios de acordo com o número de casos notificados”, acentuou.

Controle da tuberculose

No Rio Grande do Sul, a situação epidemiológica da tuberculose se mantém sob controle. Desde o início dos anos 2000, o estado tem mais ou menos cinco mil novas ocorrências por ano, o que dá uma taxa de incidência em torno de 42 casos por 100 mil habitantes.

“O nosso problema aqui é que não conseguimos levar o tratamento até o final, e a nossa taxa de cura, na população em geral, ainda é baixa, de 58%. O Ministério da Saúde e os organismos internacionais preconizam que, para a doença estar sob controle, deveríamos curar 85% da população. Nós aqui temos um número desfavorável em termos de taxa de cura, teria de ser melhor”, opinou Carla.

Para a professora, pesquisadora da Fiocruz e titular da Academia Nacional de Medicina, Margareth Dalcolmo, a tuberculose é uma doença que historicamente tem uma incidência maior em pessoas em situação de rua por uma questão de adesão.

“O tratamento é longo, tem que durar no mínimo seis meses, e essas pessoas migram de um local para outro. Elas tendem a abandonar o tratamento de maneira muito frequente. Assim, para tratar morador de rua há uma logística muito complexa e nem todas as secretarias da saúde têm condições de fazer. Isto é, levar remédios diariamente para pessoas até porque elas não estão todos os dias nos mesmos locais. Este é o primeiro problema. A incidência é maior e depois porque moradores de rua costumam ter outras comorbidades associadas. Isso é muito frequente”, observou.

Para a estudiosa da tuberculose, que o que aconteceu no Rio Grande do Sul não foi uma questão específica apenas para os moradores de rua, porque o estado tem muita gente que está em abrigos e que vai ficar em abrigos por uma situação prolongada.

Assim, o programa de tuberculose do estado “é tradicionalmente muito eficiente, ou seja, tem pessoas qualificadas, a Secretaria de Saúde costuma trabalhar de forma adequada, porém, a logística nesse momento ficou muito complexa com pessoas que provavelmente poderão ter interrompido o tratamento porque o remédio não é dado de uma vez só, ele é dado diariamente, semanalmente e às vezes mensalmente, dependendo da situação de cada paciente. Então, a nossa preocupação é grande com relação a essas pessoas que estão em abrigos”, disse.

Transmissão respiratória

Para a pesquisadora, da mesma maneira como as vítimas podem se contaminar com outras doenças de transmissão respiratória como, por exemplo, por vírus sincicial respiratório, doenças como leptospirose podem atingir quem está exposto na água contaminada ou na lama. Isso é muito frequente em locais onde há enchentes. A leptospirose causou algumas mortes no Rio Grande do Sul, disse Margareth Dalcolmo.

Ela afirmou, também, que na tuberculose pulmonar os sintomas mais frequentes são febre, tosse, febre normalmente que ocorre de noite, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço e perda de peso. Se houver, por exemplo, qualquer sintoma respiratório, tosse por secreção por mais de uma semana, deve-se procurar um serviço de saúde.

Se houver “qualquer sintoma respiratório como tosse por mais de uma semana [as pessoas] devem procurar um serviço de saúde. É claro que podem ser outras coisas também, podem ser muitas doenças. Elas têm que ir a um serviço de saúde para fazer o teste rápido molecular. O diagnóstico é feito em até 24 horas”, finalizou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia lidera alta de acidentes: operações reforçam segurança na BR-364

Rondônia lidera alta de acidentes: operações reforçam segurança na BR-364

Mapa da Violência aponta crescimento de 40% nos acidentes em Rondônia, enquanto ações integradas na BR-364 já superam 5 mil atendimentos e reduzem a gravidade das ocorrências.
L
Recicle Mais projeta novos caminhos para o mercado de desmontagem automotiva

Recicle Mais projeta novos caminhos para o mercado de desmontagem automotiva

Encontro nacional apresenta programação voltada à gestão, tecnologia e economia circular
L
Banco Central decreta liquidação da antiga Reag Investimentos

Banco Central decreta liquidação da antiga Reag Investimentos

A autoridade monetária encerrou as atividades da CBSF Distribuidora por graves violações após a empresa e seu fundador serem alvos de buscas da Polícia Federal.
L
Acordo Mercosul-UE deve entrar em vigor no segundo semestre de 2026

Acordo Mercosul-UE deve entrar em vigor no segundo semestre de 2026

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o tratado será assinado neste sábado e prevê que a internalização da lei ocorra ainda na primeira metade do ano.
L
Furtos em dutos da Transpetro sobem após seis anos de queda

Furtos em dutos da Transpetro sobem após seis anos de queda

O estado de São Paulo concentrou 70% das ocorrências em 2025, o que acende um alerta sobre riscos ambientais e segurança no abastecimento nacional.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

EJA em Porto Velho: inscrições encerram nesta quinta-feira

EJA em Porto Velho: inscrições encerram nesta quinta-feira

Chamada Escolar da Educação de Jovens e Adultos oferece oportunidade para jovens a partir de 15 anos e adultos concluírem o Ensino Fundamental e retomarem os estudos em 2026.
L
Após Copinha, três jogadores do União Cacoalense são transferidos para Corinthians e Internacional

Após Copinha, três jogadores do União Cacoalense são transferidos para Corinthians e Internacional

Apesar da eliminação precoce na Copinha 2026, os jovens talentos da base de Cacoal chamaram a atenção de olheiros e agora reforçam o Corinthians e o Internacional.
L
Portaria federal garante reforço milionário para vigilância em saúde nos municípios de RO

Portaria federal garante reforço milionário para vigilância em saúde nos municípios de RO

Rondônia recebe R$ 14,58 milhões do Ministério da Saúde para reforçar salários e ações de combate a doenças nos municípios em 2026.
L
Top 20 do Norte: Vilhena supera Manaus e puxa exportações de Rondônia em 2025

Top 20 do Norte: Vilhena supera Manaus e puxa exportações de Rondônia em 2025

Vilhena lidera ranking estadual e supera Manaus, enquanto Rolim de Moura e Porto Velho também figuram entre os 20 maiores exportadores da Região Norte em 2025.
L
Lula sanciona Orçamento de 2026 com veto de 400 milhões de reais em emendas

Lula sanciona Orçamento de 2026 com veto de 400 milhões de reais em emendas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Orçamentária Anual nesta quarta-feira, definindo despesas de 6,54 trilhões de reais e um novo salário mínimo de 1.621 reais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado têm até esta segunda-feira para contestar análise de formação acadêmica no portal oficial do governo federal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cássio Gois destina R$ 47 mil a projeto esportivo em Vilhena

Cássio Gois destina R$ 47 mil a projeto esportivo em Vilhena

Emenda parlamentar fortalece o projeto “Treinando Campeões”, que atende crianças e adolescentes por meio do karatê e promove inclusão social no município.
L
Pedro Fernandes cobra manutenção urgente e avança ponte no Rio Cujubim

Pedro Fernandes cobra manutenção urgente e avança ponte no Rio Cujubim

Estrutura na RO-205 apresentou cedimento parcial; projeto da ponte definitiva de concreto já recebeu ordem de serviço para elaboração.
L
Coluna Espaço Aberto – Bastidores em chamas: silêncio estratégico, PM decapitada e poder em disputa

Coluna Espaço Aberto – Bastidores em chamas: silêncio estratégico, PM decapitada e poder em disputa

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão atende a pedido do procurador-geral e visa garantir a integridade das provas coletadas durante nova fase da Operação Compliance Zero.
L
Governo anuncia 40 leilões de infraestrutura para o ano de 2026

Governo anuncia 40 leilões de infraestrutura para o ano de 2026

O Ministério de Portos e Aeroportos detalhou um cronograma que inclui 21 aeroportos e 18 portos, com destaque para a ampliação do Porto de Santos e a concessão do Galeão.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem agride esposa e tenta esfaquear o filho em RO

Homem agride esposa e tenta esfaquear o filho em RO

O suspeito de 41 anos utilizou um canivete contra o adolescente de 15 anos que interveio para proteger a mãe de um estrangulamento no bairro Jardim Eldorado.
14
Homem é preso após danificar telhados de várias casas em RO

Homem é preso após danificar telhados de várias casas em RO

O suspeito de 28 anos apresentava sinais de surto e uso de entorpecentes ao alegar para a Polícia Militar que estava fugindo de uma tentativa de assassinato no bairro Novo Tempo.
12
Polícia Militar prende condenado pela justiça gaúcha em RO

Polícia Militar prende condenado pela justiça gaúcha em RO

O homem de 26 anos possuía um mandado de prisão expedido pela comarca de Santa Maria e foi capturado pelo Núcleo de Inteligência após ser localizado no interior de Rondônia.
10
Polícia Civil apreende R$ 1,7 milhão do Comando Vermelho no Amazonas

Homem foge após ser acusado de estupro em Porto Velho

A Polícia Militar busca por um morador da localidade de Rio das Garças suspeito de abusar de uma vizinha de 3 anos na noite de quarta-feira, em Porto Velho.
16
Filho chama mãe de “macaca” e diz que não faz serviço de mulher após ser acordado para trabalhar

Filho chama mãe de “macaca” e diz que não faz serviço de mulher após ser acordado para trabalhar

Vítima de 33 anos relatou que o filho de 18 anos tem histórico de violência e comportamento machista dentro da residência no bairro Agenor de Carvalho.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondônia bate recorde e fortalece ambiente de negócios entre 2019 e 2025

Rondônia bate recorde e fortalece ambiente de negócios entre 2019 e 2025

Modernização da Junta Comercial, digitalização de serviços e desburocratização impulsionam a abertura de empresas e colocam Rondônia em destaque nacional no empreendedorismo.
L
Porteira Adentro fortalece produção rural: máquinas chegam às propriedades

Porteira Adentro fortalece produção rural: máquinas chegam às propriedades

Programa da Prefeitura de Porto Velho leva terraplanagem, preparo de solo e recuperação de estradas internas a produtores selecionados, reduzindo custos e ampliando produtividade no campo.
L
Janeiro Roxo em Porto Velho: Semusa reforça combate à hanseníase

Janeiro Roxo em Porto Velho: Semusa reforça combate à hanseníase

Campanha da Prefeitura de Porto Velho mobiliza profissionais e população para fortalecer o diagnóstico precoce, garantir tratamento gratuito e enfrentar o estigma da hanseníase na capital.
L
Vírus da Evolução Forçada: entenda o conceito em Fallout

Vírus da Evolução Forçada: entenda o conceito em Fallout

A série Fallout introduz o Vírus da Evolução Forçada como peça central da trama, ligando experimentos da Vault-Tec, mutações extremas e possíveis rumos sombrios para os próximos episódios.
L
Energisa investe R$ 70 milhões: eficiência energética reduz CO₂ em RO

Energisa investe R$ 70 milhões: eficiência energética reduz CO₂ em RO

Projeto regulamentado pela ANEEL alia economia na conta de luz, impacto social e sustentabilidade, beneficiando famílias de baixa renda e instituições em Rondônia.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAP, LAI, LAO): ECCOENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA

LICENÇAS AMBIENTAIS PRÉVIA – LAP, INSTALAÇÃO – LAI e OPERAÇÃO – LAO.
L

Requerimento da Licença Ambiental: A C MATHIAS COMERCIO E SERVICOS LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS nº 40 SOL/DLA.
L
Produção de grãos 2025/26: Brasil mantém perspectiva de recordes históricos

Produção de grãos 2025/26: Brasil mantém perspectiva de recordes históricos

O Quarto Levantamento da Safra de Grãos 2025/26 aponta crescimento na produção e área plantada, com destaque para soja, milho, sorgo, girassol e mamona, reforçando perspectivas positivas do setor.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.