SÁBADO, 31/01/2026

Em destaque

Coluna OPINIÃO DE PRIMEIRA – Uma sociedade que aceita matar bebês no útero da mãe e que quer punir mulheres estupradas, está na uti da moralidade

Confira.

Por Sergio Pires - 30

Publicado em 

Estamos na UTI e caminhando para o abismo profundo, como sociedade. O que está acontecendo com nosso país, onde a vida humana não tem nenhum valor e aceitamos, passivamente, assassinar fetos totalmente formados dentro da barriga da sua mãe? Como podemos aceitar a ideia de que mulheres estupradas, caso abortem, recebam penas que podem chegar ao dobro das que são imputadas aos estupradores? Chegamos ao fundo do poço, como povo? Divididos ao meio por ideologias extremadas, acima de quaisquer outros direitos ou questões morais, aceitamos que nossos futuros bebês sejam mortos dentro da barriga de suas mães, utilizando-se um tipo de arma (uma injeção letal, que atinge o coração) e, após isso, o feto é retirado à força. É isso que defende gente como os representantes do PSOL, sem dúvida uma das piores coisas que surgiram na política brasileira em décadas e é isso que apoia, através de decisão liminar e monocrática, o ministro do STF, Alexandre de Moraes. Ele derrubou e tornou sem efeito resolução do Conselho Federal de Medicina, que proíbia esta prática. Uma forma cruel de matar que, aliás, é proibida em animais. Mas pode ser usada nos bebês praticamente já formados no útero materno.  De outro lado, parecendo fanáticos religiosos e não legítimos representantes de todos os brasileiros, parlamentares da chamada banca evangélica defendem o absurdo de se punir a vítima e não o criminoso, nos casos de estupro. A ideia inacreditável de que uma mulher que seja atacada sexualmente e fique grávida, se não quiser o filho indesejado, pode pegar até 20 anos de prisão, enquanto a pena máxima do seu agressor fica pela metade, é daqueles absurdos que só uma sociedade doente pode criar.

Estamos sendo internados numa UTI para tratamento moral, mas sem grandes expectativas de melhoras.  O tratamento é ruim, como se estivéssemos atirados nos corredores de um hospital superlotado, onde poucos sobrevivem. O sangue que recebemos nas transfusões, pode nos matar. Ele está contaminado pela doença exterminadora das ideologias. O que estamos assistindo é assustador, porque muitas das decisões terríveis emanam daqueles que deveriam nos proteger. Desunidos, mal governados, com apoio oficial que incentiva a divisão do país, caminhamos para nos tornar um povo sem rumo. Alguma prova maior do que essas nojeiras a que estamos assistindo?

Nem cinco hospitais de traumatologia vão resolver o problema de tantos feridos nos acidentes de trânsito em Porto Velho

Quando o secretário de saúde do Estado, o competente Coronel Jeferson Rocha afirma que há necessidade urgente de o Estado ter um hospital de atendimento de feridos no trânsito, porque são registrados entre 20 e até 30 acidentes por dia em Porto Velho, não se credite exagero a esta declaração. As negociações para a compra do Hospital das Clínicas, um negócio que pode chegar nos 50 milhões de reais, divulgado com exclusividade por este blog, no final de semana, está andando. Ali, a Sesau pretende implantar um hospital de ortopedia e traumatologia, na medida em que o João Paulo II está longe de atender a enorme demanda. O noticiário dos sites, emissoras de rádios e TVs que fazem cobertura local registram, todos os dias, várias pessoas feridas e muitas mortes. Como aconteceu no final de semana, quando mais dois jovens colidiram com suas motos e pereceram. Pernas e braços quebrados; traumatismo craniano; ferimentos por todo o corpo são comuns nos acidentes na Capital dos rondonienses, até porque os motociclistas continuam andando em alta velocidade (muitos carros também); a sinalização continua sendo desrespeitada e a falta de educação dos condutores nos torna uma das cidades com trânsito cada vez mais violento. É bom que se diga: mais um hospital vai, claro, amenizar a situação, mas do jeito que as coisas vão, nem cinco deste tipo, especializado, terão espaço para atender tanta gente, muitos irresponsáveis, outros tantos como vítimas.

Mp desarticula lavadores de dinheiro, mas pisa em ovos para não atingir os amplos direitos que a bandidagem têm no nosso país

Deve ser gente importante, porque nenhum nome foi citado. A desarticulação de uma quadrilha especializada em lavagem de dinheiro, a partir de investigações comandadas pelo Ministério Público, com apoio das forças policiais e aval da Justiça, descobriu um esquema que “esquentava” a grana do crime, tornando-a lícita. As operações eram feitas com a distribuição do dinheiro por várias contas, sempre em pequenas quantias, para não levantar suspeitas. Desde 2018 o sistema funcionava, segundo o MP e, neste período de seis anos, a quadrilha teria lavada algo em torno de 236 milhões de reais. Os negócios todos eram centralizados em Porto Velho, onde uma operação inicial feita em abril passado, começou a levantar o tapete para enxergar a podridão embaixo dele. Na semana passada, numa segunda etapa, o esquema foi desmontado. Dá gosto de ver o texto distribuído pelo MP, pisando em ovos para não atingir os direitos humanos dos bandidos: “com o oferecimento da denúncia, inicia-se a fase processual, assegurado o contraditório e ampla defesa dos denunciados, até a final decisão, pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, sobre a condenação ou absolvição dos acusados e as penas eventualmente aplicáveis para cada um deles”. Tem que ter cuidado mesmo, porque senão os promotores acabam no banco dos réus, com os criminosos saindo livres, leves e soltos, porque poderia ter havido desrespeito aos amplos direitos que eles têm, para continuarem a ser criminosos. O MP merece aplausos. Nossas leis de guarida à bandidagem, merecem apenas repúdio.

Começa a edição 40 do arraial for do maracujá nesta sexta. É preciso fiscalizar os preços abusivos

Um grande acontecimento. Parque lotado. Bois-bumbás e Quadrilhas encantando o público. Os 40 anos do Arraial Flor do Maracujá começam em alto astral, nesta sexta-feira, dia 21, com grandes apresentações no Parque dos Tanques. O governo do Estado, via Sejucel, investiu mais der 1 milhão e 700 milhão na festa, dos quais 563 mil para distribuição entre os grupos folclóricos. O grande evento cultural de Rondônia, que estava em baixa nos últimos tempos e chegou a ficar dois anos sem ser realizada, por causa da pandemia e por falta de recursos, agora volta com toda a força, num local que se torna tradicional, já que a festa é realizada no Parque dos Tanques desde 2015. Aliás, é bom que a organização do evento faça uma fiscalização bastante forte, principalmente em relação aos preços cobrados nos estacionamentos tanto na avenida Lauro Sodré quanto em vários terrenos alugado nas proximidades do local da festa. A 40ª edição do Flor do Maracujá vai até o domingo da semana que vem.

Com mais de 65 mil toneladas produzidas, tambaqui de Rondônia avança também em mercados mundiais

Não há maior embaixador do Tambaqui rondoniense do que o governador Marcos Rocha. Ele tem levado nosso principal peixe para mercados internacionais e os resultados, até agora, têm sido acima das melhores expectativas. Foi o que disse o Governador ao ministro da Pesca, André de Paula, num encontro em Brasília, dias atrás. “O potencial do Tambaqui no mercado internacional é enorme. Nossa participação em eventos como a Seafood Expo North America, em Boston, nos Estados Unidos, e a Seafood Expo Global, em Barcelona, têm sido demonstrações da força do nosso Tambaqui no cenário mundial”, explicou Rocha, ao pedir apoio do Ministério para ampliar os mercados do nosso peixe. O Ministério da Pesca e Aquicultura, o Sebrae e a Embrapa se unirão às iniciativas, com o objetivo de identificar as melhores formas de investimento governamental. O ministro comprometeu-se a enviar técnicos para encontros com o setor produtivo em Rondônia, conforme agenda estabelecida pelo governador. Marcos Rocha evidenciou que esses esforços são parte de uma agenda mais ampla para reafirmar o potencial de Rondônia na produção de peixes, corroborado pelos números crescentes alcançados pelos produtores estaduais nos últimos anos. Em 2022, Rondônia produziu 65.500 toneladas de Tambaqui, consolidando-se como um dos maiores produtores nacionais.

Droga, mortes e prisões numa história de terror que envolve uma família inteira em Manaus

Não há hoje na região norte do país (o tema chegou também às grandes redes nacionais de TV) do que a tragédia que se abateu sobre uma família manauara, todos envolvidos com o consumo de uma droga mortal, a cetamina, usada por veterinários para acalmar cavalos. A família chegou a criar uma seita, que iria dominar o mundo, mas na realidade acabou matando Djidjia Cardoso, aos  33 anos, uma linda mulher antes de ser consumida pelas drogas, que era destaque por representar a Sinhazinha no Boi Garantido, no Festival de Parintins. Djidjia pode não ter sido a única vítima fatal. A polícia investiga também se a avó dela, Maria Venina, de 82 anos, também não morreu de overdose da droga, dada a ela pela própria filha, Cleusimar Cardoso, que também é acusada pela morte da jovem. É uma sucessão de histórias de terror dentro de uma família dominada pela droga, com a mão filmando os próprios filhos drogados. Tanto Cleusimar quanto seu outro filho, Ademar, estão presos, junto com outros suspeitos, todos acusados por pelo menos 13 crimes.  O grupo usava a droga, que causa alucinações e dependência, para alcançar uma falsa “plenitude espiritual”. Puro terror!

Fim da novela: tse não  acata recurso do psdb e garante mandato de  bagattoli como o senador eleito por Rondônia

Assunto morto, sepultado e com um vaso de flores por cima! O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta semana, por unanimidade, negar provimento a um recurso do PSDB, contra a diplomação de Jaime Bagattoli como senador das República. Os tucanos alegavam irregularidades e abuso do poder econômico na campanha de Bagattoli, mas a pretensão foi derrotada inicialmente no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, agora, no TSE, última instância. A decisão de todos os ministros, seguiu a do relator, Raul Araujo Filho, que no seu arrazoado destacou que a ação não tinha elementos sólidos para prosseguir. Seguiram-se os votos unânimes  dos ministros Floriano Marques, André Ramos Tavares, Nunes Marques, Isabel Galotti, André Mendonça e da presidente do tribunal, a ministra Carmem Lúcia. O assunto se arrastava nos tribunais desde a eleição de 2022, quando Bagattoli venceu a disputa pela única vaga em disputa por Rondônia. Bagattoli  considerou a decisão das mais justas, pois, segundo sempre afirmou, venceu o pleito no voto, ganhando “de forma limpa e transparente”, apenas “pela vontade do povo de Rondônia”!

A pegadinha na compra de casas no sul da itália, oferecidas a estrangeiros por apenas 18 reais

Ah, esses italianos! De vez em quando eles aparecem com algumas ideias malucas, tentando levar uma grana dos incautos. Aliás, ensinaram e aprenderam com os brasileiros, certamente. A última é a oferta, só para estrangeiros, para comprar casas na pequena cidade de Sambuca di Sicilia,m no extremo sul do país, por apenas 3 euros, algo em torno de 18 reais. O preço baixo, aparentemente, tem a estratégia de povoar cidades do interior cuja população está desaparecendo, por procurar locais mais modernos para viver. O problema é que, nesta proposta que parece um presente dos céus (comprar uma casa na Europa e na linda Itália, por preço tão baixo!) está escondida uma malandra pegadinha. O pretende pagar mesmo em torno de 18 reais pelo imóvel antigo, de até 80 metros quadrados, mas para isso precisa se inscrever para participar de um leilão e, para isso, precisa desembolsar mais ou menos 5 mil euros, ou seja, perto de 30 mil reais. Em outras regiões remotas do país também há casas a preços muito baixos para serem adquiridas por estrangeiros, mas a verdade é que o comprador precisa reformar o imóvel, geralmente muito antigo, quando não caindo aos pedaços, gastando no mínimo 80 mil reais. Ah, esses italianos!

PERGUNTINHA

          Você levou a sério ou achou que é piada a afirmação do ministro Alexandre Padilha das Relações Institucionais, que disse, entre outras heresias, que “o presidente Lula acabou com a gastança criada pelo governo anterior. O governo sempre vai trabalhar para a qualidade dos gastos, garantir efetividade nos gastos. Esse espírito, de acabar com a gastança, de buscar a qualidade e efetividade dos gastos, está permanente no governo, compreendendo sempre que consideramos educação e saúde investimentos!”?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Monitoramento por GPS garante rotas de coleta em Porto Velho

Monitoramento por GPS garante rotas de coleta em Porto Velho

A EcoPVH utiliza tecnologia de rastreamento em tempo real para assegurar que os caminhões cumpram integralmente os trajetos e horários planejados em toda a capital.
L
Presidente da OAB reforça avanços em diálogo com o TRT-14

Presidente da OAB reforça avanços em diálogo com o TRT-14

Márcio Nogueira destacou a agilidade na expedição de alvarás após forças-tarefa e tratou de melhorias nas sessões de julgamento e no acesso à Justiça em Rondônia.
L
Semana Automotiva movimenta comércio de Porto Velho até sábado (31)

Semana Automotiva movimenta comércio de Porto Velho até sábado (31)

A iniciativa reúne mais de 80 empresas da capital com ofertas exclusivas e palestras técnicas para fortalecer o comércio e impulsionar as vendas no segmento.
L
Campanha Natal Sem Fome arrecada 12 toneladas em Porto Velho

Campanha Natal Sem Fome arrecada 12 toneladas em Porto Velho

O shopping da capital atingiu a meta estabelecida para 2026 e os donativos serão entregues a instituições locais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social.
L
CNJ determina prazo para regulamentar adicional de penosidade

CNJ determina prazo para regulamentar adicional de penosidade

O Conselho Nacional de Justiça ordenou que o órgão superior da Justiça do Trabalho apresente cronograma e estudos orçamentários para implementar o benefício aos servidores.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Moraes autoriza visitas de aliados a Bolsonaro na prisão

Moraes autoriza visitas de aliados a Bolsonaro na prisão

O ministro do STF liberou a entrada de senadores e deputados no Complexo da Papuda em datas específicas de fevereiro, além de permitir atendimento médico particular.
L
Sisu 2026 encerra prazo para lista de espera na segunda-feira

Sisu 2026 encerra prazo para lista de espera na segunda-feira

Candidatos não selecionados na chamada regular devem manifestar interesse pelo portal do MEC para seguir na disputa por vagas em universidades públicas de todo o país.
L
TSE encerra prazo para sugestões sobre regras das eleições 2026

TSE encerra prazo para sugestões sobre regras das eleições 2026

O tribunal recebe contribuições da sociedade até o fim desta sexta-feira, preparando o terreno para as audiências públicas que definirão as normas do próximo pleito.
L

Bora Ali: Ana Clara Uchôa conta como é viver e viajar pelo Brasil dentro de um carro

A primeira foi de São Paulo até o Rio Grande do Norte, cruzando estados, culturas e paisagens completamente diferentes.
L
Governo e Sesi firmam parceria para ampliar cuidotecas no país

Governo e Sesi firmam parceria para ampliar cuidotecas no país

O acordo visa garantir espaços seguros para o acolhimento de crianças enquanto os responsáveis, principalmente mulheres, realizam cursos de qualificação e trabalham.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula passa por cirurgia de catarata, recebe alta e retoma agenda na segunda

Lula passa por cirurgia de catarata, recebe alta e retoma agenda na segunda

Procedimento no olho esquerdo foi realizado sem intercorrências em clínica particular de Brasília; presidente ficará em repouso na Granja do Torto até o retorno às atividades.
L
Coronel Chrisóstomo acompanha CPMI do INSS em retomada dos trabalhos e depoimento sobre consignados

Coronel Chrisóstomo acompanha CPMI do INSS em retomada dos trabalhos e depoimento sobre consignados

Comissão reabre atividades em 2026 com convocação de Daniel Vorcaro, do Banco Master, para esclarecer suspeitas de contratos sem autorização de aposentados e pensionistas.
L
Justiça Federal suspende pedágio na BR-364 após ação da Aprosoja e críticas de Pedro Fernandes

Justiça Federal suspende pedágio na BR-364 após ação da Aprosoja e críticas de Pedro Fernandes

Liminar interrompe cobrança e sistema Free Flow na principal rodovia de Rondônia, após Justiça apontar falhas contratuais, ausência de obras de segurança e vistoria limitada da ANTT.
L
Flávio Bolsonaro: um herdeiro sem projeto para o Brasil

Flávio Bolsonaro: um herdeiro sem projeto para o Brasil

Possível candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência levanta questionamentos sobre sua trajetória, denúncias passadas e ausência de propostas estruturais.
L
Deputado Pedro Fernandes garante R$ 200 mil para Hospital de Urupá: medicamentos reforçam centro cirúrgico

Deputado Pedro Fernandes garante R$ 200 mil para Hospital de Urupá: medicamentos reforçam centro cirúrgico

Emenda impositiva já depositada na conta da Prefeitura vai assegurar antibióticos, anestésicos e insumos essenciais, ampliando a segurança dos atendimentos no SUS.
L
Publicidade

POLÍCIA

Corpos de amigos desaparecidos são encontrados em Porto Velho

Corpos de amigos estavam amarrados, carbonizados e dilacerados diz Polícia

Vítimas estavam desaparecidas desde terça-feira; corpos foram localizados em córrego na zona Leste
18
Mulher é presa em hospital por envolvimento com o crime organizado

Mulher é presa em hospital por envolvimento com o crime organizado

Agentes do Departamento de Homicídios localizaram a suspeita no Hospital Ary Pinheiro, em Porto Velho, onde ela atuava como acompanhante no momento da abordagem policial.
14
PRF reforça fiscalização contra álcool ao volante em Rondônia

PRF reforça fiscalização contra álcool ao volante em Rondônia

A corporação realiza o Dia Nacional de Conscientização Álcool Zero nesta sexta-feira com o objetivo de reduzir acidentes graves causados pela embriaguez em rodovias.
L
Homem é preso por abusar de criança em Porto Velho

Homem é preso por abusar de criança em Porto Velho

Agentes da Delegacia Especializada em Porto Velho detiveram um homem que abusava de uma criança de nove anos sob o pretexto de manter um relacionamento afetivo com a vítima.
16
Governo de RO reforça fiscalização de monitorados eletrônicos com a Operação Sinal Zero

Governo de RO reforça fiscalização de monitorados eletrônicos com a Operação Sinal Zero

Terceira fase da operação ocorre em Porto Velho e Candeias do Jamari, com atuação integrada da Polícia Penal e da PM para fortalecer a segurança pública
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

UNIR autoriza etapa final das obras do Teatro Universitário

UNIR autoriza etapa final das obras do Teatro Universitário

A reitora Marília Pimentel assinou a ordem de serviço para conclusão da estrutura, que recebeu investimentos do Novo PAC e tem inauguração prevista para agosto de 2026.
L

Requerimento de Alteração da Razão Social na Licença Ambiental: CARNES TAURANO LTDA

ALTERAÇÃO DA RAZÃO SOCIAL da LICENÇA DE OPERAÇÃO LO Nº 155817
L
Reforma Tributária do Consumo exige atenção dos pequenos negócios em Rondônia

Reforma Tributária do Consumo exige atenção dos pequenos negócios em Rondônia

A partir de 2026, micro e pequenas empresas precisam se preparar para novas regras de impostos, com transição gradual até 2033.
L
Carreta de saúde da mulher do SUS chega a Cacoal pelo programa Agora Tem Especialistas

Carreta de saúde da mulher do SUS chega a Cacoal pelo programa Agora Tem Especialistas

Unidade móvel do Governo Federal inicia atendimentos para prevenção do câncer de mama e do colo do útero, com exames e consultas especializadas agendadas pela rede pública.
L
Banda do Vai Quem Quer lança tema de 2026 com foco na cidadania e no voto consciente

Banda do Vai Quem Quer lança tema de 2026 com foco na cidadania e no voto consciente

Maior bloco carnavalesco da região Norte aposta em mensagem de responsabilidade social no ano eleitoral e reforça campanha de combate à violência contra a mulher.
L
Diretor do Banco Central revela falta de caixa no Banco Master

Diretor do Banco Central revela falta de caixa no Banco Master

Em depoimento à Polícia Federal, o chefe de fiscalização da autarquia afirmou que a instituição possuía apenas 4 milhões de reais em recursos disponíveis antes de sofrer liquidação.
L
Inscrições para o Prêmio Jabuti Acadêmico seguem abertas

Inscrições para o Prêmio Jabuti Acadêmico seguem abertas

A Câmara Brasileira do Livro recebe até março os registros de obras científicas e didáticas lançadas em 2025, com foco no incentivo à produção intelectual e científica.
L
Número de focos de calor dobra em janeiro e acende alerta

Número de focos de calor dobra em janeiro e acende alerta

O monitoramento do Inpe registrou mais de 4.300 focos ativos no primeiro mês de 2026, dado que representa quase o dobro da média histórica e um salto em relação a 2025.
L
Jornalista Don Lemon é preso em hotel de Beverly Hills

Jornalista Don Lemon é preso em hotel de Beverly Hills

O ex-âncora da CNN foi detido por suposta participação em um protesto contra o serviço de imigração americano, enquanto sua defesa alega perseguição à liberdade de imprensa.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.