SEGUNDA-FEIRA, 05/01/2026
Publicidade

Em destaque

Aborto legal: falhas na rede de apoio penalizam meninas e mulheres

Pesquisadoras dizem por que algumas gestações chegam a 22 semanas

Por Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Aborto legal: falhas na rede de apoio penalizam meninas e mulheres
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
As desigualdades sociais no Brasil podem explicar a razão para que meninas e mulheres busquem apoio para o aborto legal também após 22 semanas de gestação, segundo alertam pesquisadoras no tema. O Projeto de Lei 1904, em discussão no Congresso Nacional, equipara a interrupção da gravidez após esse período ao crime de homicídio.

A proposta gerou reações na sociedade. No ano passado, o Brasil registrou 74.930 estupros, o maior número da história. Desses, 56.820 foram estupros contra vulneráveis. Atualmente, gravidez decorrente de estupro é uma das situações que autoriza o aborto no Brasil.

No Brasil, houve no ano passado um total de 2.687 casos de aborto legal, segundo informou o Ministério da Saúde.  Desse número, 140 foram de meninas até 14 anos de idade – o número mais que duplicou em relação a 2018, quando foram registrados 60 procedimentos. Na faixa etária de 15 a 19 anos, foram 291 abortos. Há cinco anos, foram 199 procedimentos.

A socióloga e pesquisadora Jacqueline Pitanguy explica que meninas na puberdade ou até antes desse período que são estupradas, muitas vezes violentadas por pessoas com quem convivem, como pais, padrastos ou familiares, nem imaginam que podem estar grávidas “Há muitas que não percebem que estão grávidas. Nem sabem o que é gravidez”, exemplifica a professora.

A pesquisadora, que é coordenadora na Ong Cepia (Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação), enfatiza que a legislação brasileira em vigor não estabelece prazo para interrupção da gravidez em caso de estupro e que, quanto mais cedo for feito um abortamento em vista da violência, melhor. Ela entende que a gestação avança no tempo em função das desigualdades sociais a que estão submetidas crianças, adolescentes e também mulheres adultas.  “É um marcador de falha do sistema público de saúde em prover serviços de atenção à saúde que sejam acessíveis às mulheres na imensidão desse Brasil”.

Jacqueline Pitanguy contextualiza que é normal que exista demora em que pessoas próximas percebam uma mudança no corpo. “A barriguinha nessas meninas só aparece mais tarde. Elas não têm menstruação regular. Então, essas meninas são absolutamente vulneráveis ao fato de que a gravidez avance”, exemplifica.

Vulnerabilidade

Outra pesquisadora, a enfermeira obstétrica Mariane Marçal enfatiza que há uma estimativa de que 20 mil meninas menores de 14 anos engravidaram por ano na última década, sendo que 74% delas são negras.  “Gestações de menores de 14 anos são frutos de estupro. Há uma epidemia de gestação infantil. Acompanhamos muitas meninas que nem sabiam o que havia ocorrido. O risco de morrer em uma gestação tão precoce é cinco vezes maior em meninas de menos de 14 anos”, diz a enfermeira, que trabalha na coordenação de projetos da ONG Criola, que atua pelo direito de mulheres negras.

A pesquisadora exemplifica que fez um levantamento da mortalidade materna de mulheres negras na Baixada Fluminense com casos ocorridos entre 2005 e 2015. “Os casos de adolescentes são muito comuns”. Ela explica que também nas comunidades haja julgamentos morais sobre as meninas. A enfermeira recorda o episódio em que acompanhou uma menina de oito anos de idade estuprada, que nunca havia menstruado, e engravidou.

Longe do direito

Além da infância, mulheres adultas também têm dificuldades em realizar aborto legal no Brasil. “Ela tem mais capacidade de perceber e começa a procurar um lugar para interromper a gestação, mas ela mora em um município que não tem serviço”, lamenta a socióloga Jacqueline Pitanguy. Ela explica que esses obstáculos ocorrem antes de 22 semanas de gestação, mas são vítimas de adiamentos no sistema de saúde e também em  ordem judicial.

“Em geral, uma mulher pobre, muitas vezes desprovida de meios até para esse deslocamento, no desespero de interromper aquela gestação e quando ela finalmente consegue chegar a um serviço, ela está com 23 semanas. Há uma falha no sentido de atender o direito à saúde e os direitos reprodutivos das mulheres ao não colocar serviços o suficiente”.  Esses obstáculos costumam ser citados no sistema de saúde como “objeção de consciência”, de profissionais de saúde e agendamento de seguidas consultas sem uma decisão breve de profissionais, como exemplifica a pesquisadora Mariane Marçal.

A coordenadora do Grupo Curumim (PE), Paula Viana, lamenta que apenas 3,6% dos municípios no Brasil possuem o serviço de abortamento legal, o que aumenta a dificuldade de mulheres que moram longe dos grandes centros e também nas periferias. “A pessoa vai se dirigir a um serviço de atendimento à vítima de violência sexual e lá ela vai ser atendida. Se for o caso de interrupção da gravidez, ela vai ser informada sobre isso e o que tipo de tratamento. Em geral, quando é mais precoce, o tratamento é muito seguro. É um tratamento que, por exemplo, no Uruguai, na Argentina, é feito em casa”, diz Paula, que também é enfermeira obstétrica.

Estigmas

O reduzido número de municípios com serviços de abortamento tem como consequência a invisibilidade de crimes e da real situação de mulheres vítimas de violência. “Infelizmente, o estigma do aborto é tão grande no meio da sociedade que afasta muitas vezes as pessoas dos seus direitos. Muitas vezes as pessoas não sabem o direito que têm de interromper aquela gravidez que é totalmente indesejada. Nos casos de risco de morte ou nos casos de malformação, como a anencefalia, isso é tratado no âmbito da saúde”.

Paula Viana indica que o estigma é abastecido por proposições semelhantes ao PL 1904. “A gente monitora o Congresso e tem mais de 40 proposições muito parecidas com essa. O estigma faz com que as pessoas tenham medo. A pessoa fica grávida de um estupro e mesmo assim acha que está errada”.

Aborto legal

A legislação em vigor no Brasil prevê que a mulher tem direito ao aborto nos casos de gravidez decorrente de estupro, se a gestação representar risco de vida à mulher e se for caso de anencefalia fetal (esta situação, desde 2012). “Nós temos mulheres que engravidaram, que buscaram ajuda após estupro. Até o diagnóstico e a busca dessa ajuda, com certeza o tempo vai ser maior que 22 semanas”, diz a médica Albertina Duarte, coordenadora do Programa Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo e chefe do Ambulatório de Atendimento de ginecologia da Adolescência Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

“Se a mulher for estuprada, pode procurar imediatamente o serviço de saúde. Não necessita de boletim de ocorrência. A palavra da mulher é fundamental. O serviço especializado já tem protocolos”, afirmou.

Proteção

A psicóloga Marina Poniwas, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), acrescenta que, além de não necessitar de boletim de ocorrência, a própria equipe de saúde deve preencher os documentos necessários. “O Sistema de Saúde deve atender, acolher e orientar a vítima e realizar o procedimento de forma protetiva e segura, nos casos previstos em lei”.

Ela reitera que o aborto legal deve ser garantido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O problema que enfrentamos é a desinformação de profissionais de saúde e também a atuação baseada em crenças ideológicas que promovem uma segunda violência às meninas e mulheres que buscam o serviço”.

Ela avalia que uma confusão parece ocorrer pelo termo utilizado como sendo aborto legal, sendo que o abortamento, por definição, é a interrupção da gravidez até a 20ª e 22ª semana de gestação. “Ocorre que a lei não fixou limite de idade gestacional para a interrupção de gestação, de modo que é permitida a interrupção também a partir da 22ª semana. Laudo médico e exames só serão necessários em casos de gestação de risco e de gestação de anencéfalo”, afirma Marina Poniwas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura intensifica planejamento para reduzir impactos da cheia em 2026

Prefeitura intensifica planejamento para reduzir impactos da cheia em 2026

Reunião intersetorial coordenada pela Defesa Civil de Porto Velho alinha ações preventivas para minimizar os efeitos de uma possível cheia.
L
Imagem viral de Maduro com Ratinho é FAKE

Imagem viral de Maduro com Ratinho é FAKE

Post que circulou nas redes sociais substituiu foto do presidente venezuelano por imagem do apresentador Ratinho e viralizou após sua captura pelos EUA.
L
Rio Jaru sobe rapidamente: Defesa Civil emite alerta vermelho

Rio Jaru sobe rapidamente: Defesa Civil emite alerta vermelho

Chuvas intensas elevam nível do Rio Jaru em Jaru, RO, e Defesa Civil alerta moradores para risco de alagamentos e orienta procedimentos de emergência.
L
IPTU e TRSD 2026: contribuintes de Porto Velho têm 10% de desconto até fevereiro

IPTU e TRSD 2026: contribuintes de Porto Velho têm 10% de desconto até fevereiro

Pagamento em cota única garante benefício máximo; boletos do IPTU e taxas municipais já podem ser emitidos online ou presencialmente
L

O agronegócio na reforma tributária

Mudanças na reforma tributária indicam aumento da carga sobre o agronegócio, com fim de incentivos, risco de créditos não devolvidos e impacto direto no preço dos alimentos e na competitividade do setor.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Parceria entre Acre e Rondônia muda regra do ICMS para café

Protocolo do Confaz suspende ICMS por até 60 dias no envio de café do Acre para Rondônia para beneficiamento, reduzindo custos ao produtor rural.
L

Rondônia inicia semana com chuvas leves, mas previsão indica intensificação

Previsão aponta chuvas de níveis 1 e 2 em Rondônia entre os dias 5 e 7, com maior intensidade no norte e sudeste do estado.
L
Maduro é levado a tribunal em Nova York após ação dos EUA:

Maduro é levado a tribunal em Nova York após ação dos EUA

Ex-presidente da Venezuela e esposa passam por audiência de custódia nos Estados Unidos, em meio a acusações graves e forte tensão diplomática entre Washington e Caracas.
L
Ordem multilateral: ataques dos EUA à Venezuela alarmam especialistas

Ordem multilateral: ataques dos EUA à Venezuela alarmam especialistas

Pesquisadores avaliam que ação militar norte-americana contra a Venezuela viola o direito internacional, enfraquece a ONU e amplia riscos geopolíticos para a América Latina.
L
ONU e Venezuela: Brasil condena ataque e defende soberania

ONU e Venezuela: Brasil condena ataque e defende soberania

Governo brasileiro usará reunião do Conselho de Segurança para reafirmar defesa do direito internacional, embora avalie que debate não deve alterar a crise na Venezuela.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputados aprovam extinção da Somar e atualização na estrutura do Governo de Rondônia

Deputados aprovam extinção da Somar e atualização na estrutura do Governo de Rondônia

Medida aprovada pela Assembleia Legislativa transfere atribuições estratégicas para a Sepog com o objetivo de eliminar sobreposições administrativas.
L
Assembleia aprova projeto que reorganiza instâncias estratégicas do Poder Executivo em Rondônia

Assembleia aprova projeto que reorganiza instâncias estratégicas do Poder Executivo em Rondônia

Aprovação do PLC 114/2025 foca na governança administrativa e inclui o contador-geral na Mesa de Negociação Permanente sem gerar impacto financeiro
L
Cláudia de Jesus solicita construção de nova escola indígena em Chupinguaia

Cláudia de Jesus solicita construção de nova escola indígena em Chupinguaia

Indicação visa substituir prédio com risco de desabamento na Aldeia Rio de Ouro, na Terra Indígena Tubarão Latundê.
L
Deputado Eyder Brasil garante meio milhão de reais para escolas de Porto Velho

Deputado Eyder Brasil garante meio milhão de reais para escolas de Porto Velho

Recursos asseguram uniformes para o Major Guapindaia e reforma estrutural na Escola Canto do Uirapuru.
L
Bagattoli reafirma oposição à concessão da BR-364

Bagattoli reafirma oposição à concessão da BR-364

Senador critica pedágio e diz que população não foi ouvida.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é gravemente espancado após falsa acusação de furto

Homem é gravemente espancado após falsa acusação de furto

Vítima trabalhava em madereira e sofreu ferimentos graves, incluindo fratura no braço; população reagiu a engano na acusação.
14
Furto em loja de calçados no centro de Vilhena termina com prisão da suspeita

Furto em loja de calçados no centro de Vilhena termina com prisão da suspeita

Câmeras de monitoramento flagraram o crime e polícia conseguiu localizar a autora rapidamente.
16
Homem de 37 anos é morto a facadas em Machadinho d’Oeste, RO

Homem de 37 anos é morto a facadas em Machadinho d’Oeste, RO

Vítima foi encontrada nos fundos de um quintal após madrugada de violência.
18
Adolescente e criança morrem em tombamento de caminhão na BR-364, em RO

Adolescente e criança morrem em tombamento de caminhão na BR-364, em RO

Acidente envolveu cinco pessoas da mesma família na madrugada desta segunda-feira.
14
Alta Floresta – Homem é preso após ameaçar familiares com armas em aldeia

Alta Floresta – Homem é preso após ameaçar familiares com armas em aldeia

Suspeito portava espingarda e facão durante desentendimento familiar na zona rural.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Centros Municipais de Arte e Cultura abrem inscrições para cursos gratuitos em 2026

Centros Municipais de Arte e Cultura abrem inscrições para cursos gratuitos em 2026

Edital da Semed oferece vagas em música, dança, teatro e artes visuais nos CMACEs de Porto Velho; inscrições começam em 12 de janeiro
L
Kleyton Mendes assume comando da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia

Kleyton Mendes assume comando da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia

Novo CEO traz experiência internacional e visa fortalecer infraestrutura e conectividade aérea na Região Norte.
L
Ebserh abre inscrições para médicos com salários de até R$ 19,1 mil

Ebserh abre inscrições para médicos com salários de até R$ 19,1 mil

Concurso oferece 152 vagas e cadastro de reserva em hospitais universitários federais, com inscrições abertas até 30 de janeiro.
L
Cobertura de testagem para HIV cresce 47% em comunidades indígenas

Cobertura de testagem para HIV cresce 47% em comunidades indígenas

Ministério da Saúde distribuiu mais de 1 milhão de testes rápidos em 2025, ampliando diagnóstico precoce e prevenção nas terras indígenas.
L
Brasil na ONU: fins não justificam meios na Venezuela

Brasil na ONU: fins não justificam meios na Venezuela

Em discurso no Conselho de Segurança, embaixador Sérgio Danese criticou intervenção dos EUA e defendeu respeito à soberania e ao direito internacional na Venezuela.
L
Avatar: Fogo e Cinzas ultrapassa US$ 1 bilhão em bilheteria: sucesso global

Avatar: Fogo e Cinzas ultrapassa US$ 1 bilhão em bilheteria: sucesso global

18 dias após estreia, filme de James Cameron soma US$ 1,08 bilhão em arrecadação mundial, com destaque para mercados da China, França, Alemanha e Brasil.
L
Robô orgânico bizarro viraliza: projeto é obra de ficção científica

Robô orgânico bizarro viraliza: projeto é obra de ficção científica

Vídeo de organismo artificial com aparência viva se espalhou nas redes, mas se trata de projeto artístico de 2016, e não de avanço real em biotecnologia.
L
Processadoras de soja deixam Moratória da Amazônia: acordo é abandonado

Processadoras de soja deixam Moratória da Amazônia: acordo é abandonado

Abiove anuncia saída do pacto que proibia soja de áreas desmatadas, após lei de MT limitar benefícios fiscais; ambientalistas alertam para riscos de aumento do desmatamento.
L
Suíça identifica 40 mortos em incêndio de bar: vítimas têm entre 14 e 39 anos

Suíça identifica 40 mortos em incêndio de bar: vítimas têm entre 14 e 39 anos

Polícia confirma identidade das 40 vítimas do incêndio em Crans-Montana, enquanto seis dos 119 feridos ainda aguardam confirmação; país realiza homenagens e luto nacional.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.