SÁBADO, 17/01/2026

Em destaque

Aborto legal: falhas na rede de apoio penalizam meninas e mulheres

Pesquisadoras dizem por que algumas gestações chegam a 22 semanas

Por Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Aborto legal: falhas na rede de apoio penalizam meninas e mulheres
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
As desigualdades sociais no Brasil podem explicar a razão para que meninas e mulheres busquem apoio para o aborto legal também após 22 semanas de gestação, segundo alertam pesquisadoras no tema. O Projeto de Lei 1904, em discussão no Congresso Nacional, equipara a interrupção da gravidez após esse período ao crime de homicídio.

A proposta gerou reações na sociedade. No ano passado, o Brasil registrou 74.930 estupros, o maior número da história. Desses, 56.820 foram estupros contra vulneráveis. Atualmente, gravidez decorrente de estupro é uma das situações que autoriza o aborto no Brasil.

No Brasil, houve no ano passado um total de 2.687 casos de aborto legal, segundo informou o Ministério da Saúde.  Desse número, 140 foram de meninas até 14 anos de idade – o número mais que duplicou em relação a 2018, quando foram registrados 60 procedimentos. Na faixa etária de 15 a 19 anos, foram 291 abortos. Há cinco anos, foram 199 procedimentos.

A socióloga e pesquisadora Jacqueline Pitanguy explica que meninas na puberdade ou até antes desse período que são estupradas, muitas vezes violentadas por pessoas com quem convivem, como pais, padrastos ou familiares, nem imaginam que podem estar grávidas “Há muitas que não percebem que estão grávidas. Nem sabem o que é gravidez”, exemplifica a professora.

A pesquisadora, que é coordenadora na Ong Cepia (Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação), enfatiza que a legislação brasileira em vigor não estabelece prazo para interrupção da gravidez em caso de estupro e que, quanto mais cedo for feito um abortamento em vista da violência, melhor. Ela entende que a gestação avança no tempo em função das desigualdades sociais a que estão submetidas crianças, adolescentes e também mulheres adultas.  “É um marcador de falha do sistema público de saúde em prover serviços de atenção à saúde que sejam acessíveis às mulheres na imensidão desse Brasil”.

Jacqueline Pitanguy contextualiza que é normal que exista demora em que pessoas próximas percebam uma mudança no corpo. “A barriguinha nessas meninas só aparece mais tarde. Elas não têm menstruação regular. Então, essas meninas são absolutamente vulneráveis ao fato de que a gravidez avance”, exemplifica.

Vulnerabilidade

Outra pesquisadora, a enfermeira obstétrica Mariane Marçal enfatiza que há uma estimativa de que 20 mil meninas menores de 14 anos engravidaram por ano na última década, sendo que 74% delas são negras.  “Gestações de menores de 14 anos são frutos de estupro. Há uma epidemia de gestação infantil. Acompanhamos muitas meninas que nem sabiam o que havia ocorrido. O risco de morrer em uma gestação tão precoce é cinco vezes maior em meninas de menos de 14 anos”, diz a enfermeira, que trabalha na coordenação de projetos da ONG Criola, que atua pelo direito de mulheres negras.

A pesquisadora exemplifica que fez um levantamento da mortalidade materna de mulheres negras na Baixada Fluminense com casos ocorridos entre 2005 e 2015. “Os casos de adolescentes são muito comuns”. Ela explica que também nas comunidades haja julgamentos morais sobre as meninas. A enfermeira recorda o episódio em que acompanhou uma menina de oito anos de idade estuprada, que nunca havia menstruado, e engravidou.

Longe do direito

Além da infância, mulheres adultas também têm dificuldades em realizar aborto legal no Brasil. “Ela tem mais capacidade de perceber e começa a procurar um lugar para interromper a gestação, mas ela mora em um município que não tem serviço”, lamenta a socióloga Jacqueline Pitanguy. Ela explica que esses obstáculos ocorrem antes de 22 semanas de gestação, mas são vítimas de adiamentos no sistema de saúde e também em  ordem judicial.

“Em geral, uma mulher pobre, muitas vezes desprovida de meios até para esse deslocamento, no desespero de interromper aquela gestação e quando ela finalmente consegue chegar a um serviço, ela está com 23 semanas. Há uma falha no sentido de atender o direito à saúde e os direitos reprodutivos das mulheres ao não colocar serviços o suficiente”.  Esses obstáculos costumam ser citados no sistema de saúde como “objeção de consciência”, de profissionais de saúde e agendamento de seguidas consultas sem uma decisão breve de profissionais, como exemplifica a pesquisadora Mariane Marçal.

A coordenadora do Grupo Curumim (PE), Paula Viana, lamenta que apenas 3,6% dos municípios no Brasil possuem o serviço de abortamento legal, o que aumenta a dificuldade de mulheres que moram longe dos grandes centros e também nas periferias. “A pessoa vai se dirigir a um serviço de atendimento à vítima de violência sexual e lá ela vai ser atendida. Se for o caso de interrupção da gravidez, ela vai ser informada sobre isso e o que tipo de tratamento. Em geral, quando é mais precoce, o tratamento é muito seguro. É um tratamento que, por exemplo, no Uruguai, na Argentina, é feito em casa”, diz Paula, que também é enfermeira obstétrica.

Estigmas

O reduzido número de municípios com serviços de abortamento tem como consequência a invisibilidade de crimes e da real situação de mulheres vítimas de violência. “Infelizmente, o estigma do aborto é tão grande no meio da sociedade que afasta muitas vezes as pessoas dos seus direitos. Muitas vezes as pessoas não sabem o direito que têm de interromper aquela gravidez que é totalmente indesejada. Nos casos de risco de morte ou nos casos de malformação, como a anencefalia, isso é tratado no âmbito da saúde”.

Paula Viana indica que o estigma é abastecido por proposições semelhantes ao PL 1904. “A gente monitora o Congresso e tem mais de 40 proposições muito parecidas com essa. O estigma faz com que as pessoas tenham medo. A pessoa fica grávida de um estupro e mesmo assim acha que está errada”.

Aborto legal

A legislação em vigor no Brasil prevê que a mulher tem direito ao aborto nos casos de gravidez decorrente de estupro, se a gestação representar risco de vida à mulher e se for caso de anencefalia fetal (esta situação, desde 2012). “Nós temos mulheres que engravidaram, que buscaram ajuda após estupro. Até o diagnóstico e a busca dessa ajuda, com certeza o tempo vai ser maior que 22 semanas”, diz a médica Albertina Duarte, coordenadora do Programa Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo e chefe do Ambulatório de Atendimento de ginecologia da Adolescência Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

“Se a mulher for estuprada, pode procurar imediatamente o serviço de saúde. Não necessita de boletim de ocorrência. A palavra da mulher é fundamental. O serviço especializado já tem protocolos”, afirmou.

Proteção

A psicóloga Marina Poniwas, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), acrescenta que, além de não necessitar de boletim de ocorrência, a própria equipe de saúde deve preencher os documentos necessários. “O Sistema de Saúde deve atender, acolher e orientar a vítima e realizar o procedimento de forma protetiva e segura, nos casos previstos em lei”.

Ela reitera que o aborto legal deve ser garantido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O problema que enfrentamos é a desinformação de profissionais de saúde e também a atuação baseada em crenças ideológicas que promovem uma segunda violência às meninas e mulheres que buscam o serviço”.

Ela avalia que uma confusão parece ocorrer pelo termo utilizado como sendo aborto legal, sendo que o abortamento, por definição, é a interrupção da gravidez até a 20ª e 22ª semana de gestação. “Ocorre que a lei não fixou limite de idade gestacional para a interrupção de gestação, de modo que é permitida a interrupção também a partir da 22ª semana. Laudo médico e exames só serão necessários em casos de gestação de risco e de gestação de anencéfalo”, afirma Marina Poniwas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

O documento será formalizado neste sábado em Assunção e cria a maior zona de livre comércio do mundo, integrando um mercado consumidor de 720 milhões de pessoas.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 41 milhões de reais hoje

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 41 milhões de reais hoje

O concurso 2.961 acontece na noite deste sábado em São Paulo e as apostas podem ser realizadas até as 20h30 em casas lotéricas ou pelos canais digitais da Caixa.
L
Unidades de acolhimento recebem alimentos da agricultura familiar em Porto Velho

Unidades de acolhimento recebem alimentos da agricultura familiar em Porto Velho

Doações via PAA chegam às quatro unidades de acolhimento e também a entidades e famílias, unindo Prefeitura, Governo Federal e Governo de Rondônia no combate à fome.
L
Petrobras atinge produção recorde de petróleo e supera metas em 2025

Petrobras atinge produção recorde de petróleo e supera metas em 2025

A companhia registrou média de 2,40 milhões de barris por dia, um crescimento de 11% em relação ao ano anterior, impulsionado pelo desempenho das plataformas no pré-sal.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Nova era da fiscalização no agro, Estéfano Radamés explica tudo

O Momento Agro deste sábado recebe o advogado e especialista em Direito Ambiental e Regularização Fundiária para explicar como a tecnologia vai transformar a fiscalização nas propriedades rurais a partir de 2026.
L
Atleta Rondoniense Brendha Nahala conquista ouro no Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa

Atleta Rondoniense Brendha Nahala conquista ouro no Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa

A atleta da equipe Irmãos Olímpio garantiu o título em Lisboa após superar dificuldades financeiras para viajar até Portugal e representar o estado em competição internacional.
L
Brasil celebra cinco anos do início da vacinação contra covid-19

Brasil celebra cinco anos do início da vacinação contra covid-19

O marco histórico completa meia década neste sábado (17), relembrando o momento em que a primeira dose foi aplicada em São Paulo e deu início à queda drástica de mortes.
L
Horóscopo de sábado (17/1): descanso, reflexão e equilíbrio emocional

Horóscopo de sábado (17/1): descanso, reflexão e equilíbrio emocional

Previsões para sábado, 17 de janeiro de 2026, indicam um dia ideal para desacelerar, reorganizar emoções e fortalecer relações pessoais
L

MÁRCIO FRANK: A celebração da elite do Jiu-Jitsu e a outorga de graus que reverbera de Rondônia para o Mundo

Cerimônia realizada em Porto Velho reuniu faixas pretas, campeões e professores, reforçando a tradição da Família Márcio Frank e projetando Rondônia no cenário mundial do Jiu-Jitsu.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal atendeu a pedido da Polícia Federal para aprofundar a apuração sobre supostas irregularidades na operação de compra entre bancos.
L
Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Durante evento no Rio de Janeiro, o presidente destacou que o valor de R$ 1.621 ainda não supre as necessidades básicas dos trabalhadores, apesar de representar um avanço institucional.
L
Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Mesmo durante o recesso parlamentar, Pedro Geovar manteve fiscalização ativa e intensificou visitas pela cidade.
L
Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Os líderes se reuniram no Rio de Janeiro para destacar que a parceria comercial entre Mercosul e União Europeia promoverá o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.
L
Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

A investigação, instaurada de ofício durante o recesso do Judiciário, apura o acesso ilegal a informações fiscais de magistrados da Corte por órgãos como o Coaf e a Receita Federal.
L
Publicidade

POLÍCIA

PATAMO apreende drogas e arma de fogo durante patrulhamento em Ji-Paraná

PATAMO apreende drogas e arma de fogo durante patrulhamento em Ji-Paraná

Suspeito foi preso no bairro Novo Ji-Paraná após abordagem em local apontado como ponto de tráfico.
14
Homicídio em Pimenta Bueno: homem é encontrado morto em represa

Homicídio em Pimenta Bueno: homem é encontrado morto em represa

Rafael Germano, de 32 anos, apresentava ferimentos por arma branca; crime pode ter ocorrido entre quarta e quinta-feira.
14
Acidente na BR-364 mata jovem de 20 anos em Jaru

Acidente na BR-364 mata jovem de 20 anos em Jaru

Motociclista tentou desviar de um cachorro, perdeu o controle e colidiu frontalmente com caminhão nas proximidades do Frigon.
16
Foragido condenado por estupro de vulnerável é preso após deportação dos EUA

Foragido condenado por estupro de vulnerável é preso após deportação dos EUA

Brasileiro condenado pela Justiça de Rondônia foi localizado no exterior, deportado e capturado em Minas Gerais após cooperação entre PF, TJ/RO e INTERPOL.
18
Jovem é preso e adolescente apreendido com seis coquetéis molotov em Porto Velho

Jovem é preso e adolescente apreendido com seis coquetéis molotov em Porto Velho

Dupla foi flagrada com artefatos incendiários prontos para ataque contra empresa de internet; ação estaria ligada a dívida com facção criminosa.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Volvo EX60 inaugura nova fase de interação por voz com IA integrada

Volvo EX60 inaugura nova fase de interação por voz com IA integrada

Modelo elétrico estreia assistente Gemini e sistema HuginCore em sua nova geração
L
Colisão entre duas Honda Biz deixa uma condutora ferida em Rolim de Moura

Colisão entre duas Honda Biz deixa uma condutora ferida em Rolim de Moura

Acidente ocorreu no bairro Beira Rio; vítima recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros e foi encaminhada para avaliação médica.
12
Empresário desaparece no rio Urupá durante pescaria em Tancredópolis

Empresário desaparece no rio Urupá durante pescaria em Tancredópolis

Homem caiu na água ao lançar tarrafa no distrito de Alvorada do Oeste; buscas foram retomadas neste sábado com apoio do Corpo de Bombeiros.
16
Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Uma discussão motivada pela programação da televisão terminou em tentativa de homicídio na manhã deste sábado em uma instituição de acolhimento no bairro Mariana.
16
Tragédia na BR-364: morador de Novo Horizonte morre ao capotar carro

Tragédia na BR-364: morador de Novo Horizonte morre ao capotar carro

Acidente ocorreu próximo a Vilhena quando caminhoneiro seguia para visitar o filho internado após cirurgia; vítima perdeu o controle do veículo ao passar por poça d’água.
18
Facções impõem mortes “espetaculosas” e são alvo de operações em RO e MT

Facções impõem mortes “espetaculosas” e são alvo de operações em RO e MT

Execuções transmitidas ao vivo e tribunais do crime motivam ações policiais; adolescente de 16 anos foi torturada e morta após decisão de facção.
16
Moradores ameaçam “corretivo” após ladrão ser flagrado invadindo carros no centro de Vilhena

Moradores ameaçam “corretivo” após ladrão ser flagrado invadindo carros no centro de Vilhena

Suspeito foi filmado pela segunda vez praticando furtos; em caso anterior, chegou a ser perseguido por uma das vítimas.
14
Alegando ser CAC, homem é preso pela PRF com arma irregular na BR-174, em Vilhena

Alegando ser CAC, homem é preso pela PRF com arma irregular na BR-174, em Vilhena

Suspeito não apresentou documentação e revólver calibre .38 foi encontrado escondido em veículo durante fiscalização.
14
Família de Rondônia é ligada a adolescente que usou uniforme nazista em formatura no RN

Família de Rondônia é ligada a adolescente que usou uniforme nazista em formatura no RN

Caso envolvendo jovem de 13 anos viralizou no país, gerou repúdio nacional e pode resultar em responsabilização criminal e familiar.
12
“Gracinha para aparecer” termina em perseguição e prisão em Vilhena

“Gracinha para aparecer” termina em perseguição e prisão em Vilhena

Motociclista de 18 anos empinou moto em frente ao Park Shopping, desobedeceu ordem de parada e confessou que provocou a PM para chamar atenção.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.