QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

Lula volta a defender exploração de petróleo na Margem Equatorial

Presidente falou em fórum sobre investimentos em transição ecológica

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Lula volta a defender exploração de petróleo na Margem Equatorial
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender, nesta quarta-feira (12), a exploração de petróleo na Margem Equatorial brasileira. “Nós [o Brasil], a hora que começamos a explorar a chamada Margem Equatorial, eu acho que gente vai dar um salto de qualidade extraordinária. Queremos fazer tudo legal, respeitando o meio ambiente, respeitando tudo. Mas nós não vamos jogar fora nenhuma oportunidade de fazer esse país crescer”, disse.

Lula participou, nesta quarta-feira (12), da abertura do Fórum de Investimentos Prioridade 2024, no Rio de Janeiro. Com o tema investir em dignidade, o evento foi organizado pelo Instituto da Iniciativa de Investimentos Futuros (FII Institute), da Arábia Saudita.

Considerado um possível “novo pré-sal”, a Margem Equatorial abrange uma área que vai da costa marítima do Rio Grande do Norte à do Amapá, se estendendo da foz do Rio Oiapoque ao litoral norte do Rio Grande do Norte. Ela abrange as bacias hidrográficas da Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar.

A exploração da região sofre forte oposição de grupos ambientalistas, midiáticos e internacionais que questionam a expansão da exploração de hidrocarbonetos, apontados como os principais responsáveis pelo aquecimento da Terra. Além disso, ambientalistas veem risco de impactos à biodiversidade, especialmente na foz do Rio Amazonas, considerada a localidade mais sensível.

“Nós temos um debate técnico que tem que ser feito. O problema é que no Brasil tudo é polemizado. Você tem petróleo em um lugar, a Guiana está explorando, Suriname está explorando, Trinidad e Tobago explora, você vai deixar o seu sem explorar? Então, o que nós precisamos é garantir que a questão ambiental será levada 100% a sério. Então, isso nós vamos garantir e, por isso, vamos conversar muito sobre isso”, afirmou Lula.

Entre os participantes do fórum desta quarta-feira estão autoridades públicas, investidores e líderes empresariais, ente eles, a nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard. A empresa possui poços de petróleo na Margem Equatorial e pretende investir mais. No seu Plano Estratégico 2024-2028, a Petrobras previu o investimento de US$ 3,1 bilhões para pesquisas na região. A expectativa é perfurar 16 poços ao longo desses quatro anos.

Em maio do ano passado, houve grande repercussão sobre essa exploração quando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) negou o pedido da Petrobras para realizar atividade de perfuração marítima do bloco FZA-M-59. Ele está situado na bacia da Foz do Amazonas. A Petrobras apresentou um novo pedido, ainda sem resposta. O avanço dos trabalhos em outros locais, por sua vez, conta com o aval do Ibama, que concedeu a licença de operação para as perfurações de poços na Bacia Potiguar.

Investimentos

No mesmo discurso na abertura do fórum, entretanto, Lula destacou as potencialidades do Brasil na bioeconomia e nas energias renováveis. O presidente falou da importância de se priorizar a dignidade humana na busca da prosperidade econômica, alinhando ainda ao desenvolvimento sustentável, com investimentos nas transições ecológica e digital, inclusão social e em tecnologia e inovação.

“De nada adianta construir ilhas de prosperidade cercadas de miséria. Muito dinheiro na mão de poucos significa fome, doença, analfabetismo e criminalidade. Mas se muitos têm pelo menos um pouco, a sociedade muda para melhor. Em um cenário internacional de tantas incertezas, o Brasil se firma como porto seguro. Somos um país amante da paz e avesso a rivalidades geopolíticas. Dialogamos e negociamos com todos os que possam e queiram contribuir para o progresso do país e do mundo”, afirmou aos investidores.

Ele citou a tragédia climática e as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul nos meses de abril e maio e disse que a reconstrução do estado demandará “investimentos maciços do governo e do setor privado”. “Não há negacionismo capaz de refutar a tragédia que se abateu sobre nossos irmãos gaúchos. O investimento público é decisivo para induzir o desenvolvimento. Mas o capital privado pode ser um aliado dinâmico, se Estado e empresariado convergirem em torno de uma mesma visão de futuro”, ressaltou.

Lula agradeceu à Arábia Saudita, país que organizou o fórum de investimentos, e falou sobre o estreitamento da relação dos sauditas com o Brasil. Durante seu discurso, o presidente também deu garantias de estabilidade política, jurídica e econômica no Brasil, listou dados sobre o crescimento da atividade produtiva e afirmou que está “colocando as contas públicas em ordem para assegurar equilíbrio fiscal”.

“A escolha do Rio de Janeiro para receber este evento sinaliza a confiança que os mais de mil participantes depositam em nosso país”, disse.

“Vejo no relacionamento com a Arábia Saudita grande potencial de ganhos recíprocos e quero que seja exemplo modelar para as relações sul-sul [de países do hemisfério sul] que almejamos promover. Há claros pontos de convergência entre nossos projetos de desenvolvimento. O objetivo da Visão 2030 de diversificar a economia e fazer crescer com inovação, é também o que nos move”, afirmou, falando ainda das expectativas para a criação de um fundo bilateral para investimentos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

O prognóstico aponta para o retorno de chuvas intensas ao estado de Rondônia

A expectativa é que o volume de chuvas aumente com a chegada do verão amazônico no sábado (20), período caracterizado pelo aumento da pluviosidade na região. Para o noroeste, o satélite Goes-19 registra rios voadores de nível 3.
L

Coluna Social Marisa Linhares: Edição especial destaca homenageados do Troféu Cacau de Ouro e grandes nomes do empreendedorismo em Rondônia

A coluna destaca a entrega da Revista Marisa Linhares e homenageia empresários, profissionais e personalidades reconhecidas no Troféu Cacau de Ouro em Rondônia.
L

Justiça do Trabalho e parceiros visitam Catanorte em Porto Velho

Visita técnica com MPT, DPU, UNIR e prefeitura busca fortalecer inclusão de catadores.
L
Justiça do Trabalho articula apoio à cooperativa Catanorte

Justiça do Trabalho articula apoio à cooperativa Catanorte

Visita técnica busca inclusão socioeconômica de catadoras e catadores.
L
Porto Velho implementa direita livre em pontos estratégicos para melhorar a fluidez do trânsito

Porto Velho implementa direita livre em pontos estratégicos para melhorar a fluidez do trânsito

Direita livre em Porto Velho passa a operar em cruzamentos estratégicos e busca reduzir filas e tornar o trânsito mais ágil
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ministra do STJ, condena Gladson Cameli a 25 anos de prisão, perda do mandato e o pagamento de uma multa milionária

Decisão da ministra Nancy Andrighi no STJ é baseada em investigações da PF que apontam o governador do Acre como líder de esquema criminoso com desvio de milhões de recursos públicos.
L
STF valida regra que reduz valor da aposentadoria por incapacidade

STF valida regra que reduz valor da aposentadoria por incapacidade

Por 6 votos a 5, os ministros decidiram manter o cálculo da reforma de 2019 que limita o benefício a 60% da média de contribuições em casos não acidentários.
L
Moraes autoriza sessões de fisioterapia para Bolsonaro na prisão

Moraes autoriza sessões de fisioterapia para Bolsonaro na prisão

O ministro Alexandre de Moraes permitiu que o ex-presidente realize tratamentos médicos diários e conceda sua primeira entrevista após o início do cumprimento da pena.
L
Lula afirma que vai vetar projeto de lei da dosimetria

Lula afirma que vai vetar projeto de lei da dosimetria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que vetará o texto que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro e pela tentativa de golpe.
L
Moraes envia à PGR laudo sobre violação de tornozeleira por Bolsonaro

Moraes envia à PGR laudo sobre violação de tornozeleira por Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes encaminhou à Procuradoria-Geral da República o laudo da Polícia Federal que confirma o uso de um ferro de solda contra o equipamento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Deputado afirma que esquema é maior e cobra aprofundamento das investigações.
L
Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para esta sexta-feira

Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para esta sexta-feira

A sessão conjunta para análise do Projeto de Lei Orçamentária Anual foi transferida para que a comissão técnica finalize o parecer do relator.
L
Lula afirma que Itália pediu mais prazo para assinar acordo com Mercosul

Lula afirma que Itália pediu mais prazo para assinar acordo com Mercosul

O presidente Lula relatou que a primeira-ministra Giorgia Meloni demonstrou apoio ao tratado, mas solicitou tempo para superar a resistência de agricultores italianos.
L
Lula defende investigação rigorosa sobre fraudes no INSS

Lula defende investigação rigorosa sobre fraudes no INSS

O presidente Lula afirmou que todos os envolvidos no esquema de descontos ilegais em aposentadorias devem ser punidos, incluindo familiares caso haja comprovação.
L
Lula defende solução diplomática entre Estados Unidos e Venezuela

Lula defende solução diplomática entre Estados Unidos e Venezuela

O presidente brasileiro afirmou que buscará um novo diálogo com Donald Trump para evitar um conflito armado na América do Sul e garantir estabilidade regional.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Polícia apreende porções de maconha durante patrulhamento na zona leste de Porto Velho.
14
“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

Suspeito era alvo da Operação Audácia VII e morreu após troca de tiros em Porto Velho.
14
Pastor invade centro de umbanda e destrói objetos sagrados em RO

Pastor invade centro de umbanda e destrói objetos sagrados em RO

Caso é investigado como intolerância religiosa no interior de Rondônia.
12
Jovem é preso no Orgulho do Madeira após tentar se esconder em lençol

Jovem é preso no Orgulho do Madeira após tentar se esconder em lençol

O suspeito, conhecido como Conexão, foi localizado por policiais militares escondido em um apartamento no residencial da zona leste de Porto Velho.
10
Motociclista sofre ferimentos graves em colisão no bairro Nova Porto Velho

Motociclista sofre ferimentos graves em colisão no bairro Nova Porto Velho

Um acidente envolvendo um Hyundai Creta e uma motocicleta Honda na rua Panamá resultou em uma vítima com corte profundo e encaminhamento hospitalar.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CDL Ji-Paraná empossa nova diretoria para gestão 2026–2028

CDL Ji-Paraná empossa nova diretoria para gestão 2026–2028

Entidade inicia novo ciclo com foco no conceito CDL 360.
L
Parcerias que Transformam encerra ações do Sebrae 2025 em Ariquemes

Parcerias que Transformam encerra ações do Sebrae 2025 em Ariquemes

Evento celebra resultados e projeta novas ações para 2026.
L
LG apresenta Plataforma de Cabine com IA na CES 2026

LG apresenta Plataforma de Cabine com IA na CES 2026

Sistema processa cálculos de IA diretamente no veículo, sem conexão com servidores externos
L
Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Projeto EmagreCER amplia acesso ao tratamento da obesidade em Vilhena.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAS): ARTHUR OLIVEIRA SANTOS

Licença Ambiental Simplificada-LAS.
L

Nova 364 conclui obras na junta da ponte do Rio Machado

A ponte sobre o Rio Machado, na BR-364 em Ji-Paraná, já está liberada após a conclusão antecipada das obras na junta de dilatação, garantindo mais conforto, segurança e estabilidade para os motoristas que utilizam o trecho.
L

Planejamento ajuda a começar 2026 com mais tranquilidade

Especialistas do Sicredi destacam planejamento financeiro e consumo consciente no fim de ano.
L
Brasil registra alta de mortes por picadas de escorpião; saiba como agir se você for picado

Brasil registra alta de mortes por picadas de escorpião; saiba como agir se você for picado

Acidentes com escorpiões já causaram mais de 200 óbitos em 2025.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.