SÁBADO, 22/11/2025

Em destaque

É mais um passo para acabar com essa espécie de monopólio aéreo na Amazônia. Senado aprova empresas estrangeiras

Por unanimidade, a Comissão de Infraestrutura do Senado, aprovou projeto que autoriza empresas aéreas internacionais a terem rotas em toda a Amazônia.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

Imagem: muratart/Shutterstock

Não agora, mas quem sabe um dia não terão, os rondonienses que viajam de avião, algumas boas notícias? Porque atualmente elas são muito ruins. O aeroporto Internacional de Porto Velho, que de internacional só tem o nome, está em obras há meses e outros tantos levará para ficar pronto. Os três voos principais, que chegam e saem no começo da madrugada, estão sempre lotados. Durante cerca de mais ou menos uma hora e meia, incluindo embarque e desembarque, ele se transforma no caos. Imagine-se tanta gente esperando numa fila quilométrica, para entrar no único acesso às áreas de embarque, por uma única porta e, depois de longo tempo, passar na única sala com um só equipamento de detecção de metais da Polícia Federal, até que se chegue perto do portão de embarque. Solte a imaginação, caso você não seja uma das vítimas do amontoamento e da lentidão, para descrever mentalmente o sistema que, até numa rodoviária de uma cidade de médio porte, seria um castigo ao usuário. Depois de chamado para o embarque, caso você seja um idoso ou tenha alguma deficiência, prepare-se para uma espécie de exercício físico forçado, caminhando entre tapumes e desvios, até chegar à aeronave. Você verá dois enormes fingers que já estão sendo instalados, enquanto caminha um longo trecho pela pista. Se for um velhinho, está ferrado. Chegará no avião em estado de calamidade. Qual a boa notícia, então? É que as obras estão andando. Lentas, mas indo. Por isso, há uma resga de esperança de que, neste quesito hoje deprimente, haverá avanços quando tudo estiver pronto. Mas há ainda outras questões: os da falta de voos e dos preços abusivos das tarifas. Para ambas, surge uma pequena, mas promissora luz no final do túnel: a concorrência.

Por unanimidade, a Comissão de Infraestrutura do Senado, aprovou projeto que autoriza empresas aéreas internacionais a terem rotas em toda a Amazônia. O movimento começou com vários deputados e senadores (entre eles a deputada Cristiane Lopes, de Rondônia) propondo projetos neste sentido. Agora, o assunto será debatido na Câmara Federal, onde acontecerá uma audiência pública nesta terça-feira. O advogado Gabriel Tomasete, especialista na defesa do consumidor e que tem se destacado no combate aos abusos das aéreas, estará lá, ao lado de parlamentares rondonienses e de toda a região. É uma possibilidade concreta de acabar com essa espécie de monopólio aéreo, implantado com o apoio da ANAC, que ao invés de defender o consumidor, não se mexe para acabar com os abusos praticados contra ele. Abrir o mercado para novas empresas internacionais é o melhor remédio para combater não só os preços abusivos, como também a falta de rotas para escolha do rondoniense. Ainda falta muito, mas as coisas estão andando. Em slow motion, mas ao menos estão andando…

UM RONDONIENSE DA GEMA É PERSONAGEM NO BRASIL E PORTUGAL E DOIS DOS NOSSOS MÉDICOS QUE AGORA SÃO DOUTORES EM BIOÉTICA

Há uma personalidade rondoniense que tem se destacado não só em nível nacional, mas também internacionalmente. Uma autoridade que só se consegue entender o tamanho da sua importância, quando se acompanha eventos prestigiados por gente de todo o Brasil e do exterior, que ele e sua entidade promovem. O médico Hiran Gallo, rondoniense da gema, é o presidente do Conselho Federal de Medicina e fala por nada menos do que meio milhão de nossos médicos. É um dos nomes mais respeitados no Brasil, quando se trata de falar em Medicina e Saúde e, ao mesmo tempo, é conhecido além-mar, onde leciona em Portugal e tem, com a Universidade do Porto, uma parceria que o coloca no rol das personalidades brasileiras entre as mais bem quistas naquele país. Só se tem a noção real do tamanho que Hiran Gallo representa quando se acompanha, mais de perto, seu trabalho e da entidade que preside. Nesta semana, em mais um grande evento promovido pelo CFM, vários médicos (entre os quais dois rondonienses) receberam seus diplomas através do Programa Doutoral em Bioética, realizado em parceria com a Universidade do Porto.  Entre as duas dezenas e meia de diplomados, o dr. Aparício Carvalho e sua filha, a também médica Mariana Carvalho, hoje Magnífica Reitora da FIMCA, foram diplomados com o Doutorado em Bioética.  Na mesa principal, entre outras autoridades, o reitor era Universidade de Portugal, Antônio Sousa Pereira; o presidente da Frente Parlamentar da Medicina, o senador Hiran Gonçalves, que comanda um grupo de 245 parlamentares que fazem parte da Frente e os deputados federais de Rondônia, Maurício Carvalho e Fernando Máximo, ambos também médicos.

DEFESA DAS PRERROGATIVAS MÉDICAS, CONTRA O ABORTO E A VACINA DA COVID EM BEBÊS, ENTRE OUTROS TEMAS POLÊMICOS ESTÃO NA PAUTA DO PRESIDENTE DO CFM

Não há como comandar uma entidade do porte do CFM sem ter disciplina, respeito a todos os setores, mas , principalmente, muita coragem. E isso não falta ao rondoniense Hiran Gallo. Seus pronunciamentos, em nome dos médicos brasileiros, priorizam as prerrogativas dos médicos; o sigilo entre eles e seus pacientes e o combate a decisões que possam não só afetar este tipo de relacionamento, como ainda destacam-se posições firmes contra medidas que possam prejudicar a saúde da população. É notória a posição pública do CFM contra, por exemplo, o aborto de bebês e, mais ainda, com um método cruel de matar fetos. As mudanças propostas pelo atual governo no sistema de Residência Médica, tornando-a menos técnica e mais política, é outro tema que sacode o presidente do Conselho, quando a ele se refere. Vacinas contra a Covid em bebês e crianças até sete anos é outro tema polêmico. Hiran Gallo diz que o Brasil é o único país do mundo a ter essa obrigatoriedade. O CFM defende a vacinação em massa contra todas as doenças possíveis, menos contra a Covid, até porque ainda não há prova definitiva da  eficiência da vacina e de seus riscos, quando aplicada em seres tão pequenos. Na solenidade desta semana, em Brasília, em seu discurso, Hiran Gallo destacou a parceria com os portugueses, no Programa Doutoral de Bioética, mas aproveitou para reafirmar posicionamentos do CFM em defesa da população, das crianças e da Medicina. Hiran é um rondoniense defendendo com unhas e dentes a saúde da população, num posto que deve orgulhar o povo do nosso Estado.

POR UNANIMIDADE, MAURÍCIO CARVALHO É RECONDUZIDO À COORDENAÇÃO DA BANCADA FEDERAL DE RONDÔNIA

Por unanimidade. Todos os demais dez membros de Rondônia no Congresso, assinaram documento, nesta semana, reconduzindo Maurício Carvalho para mais um mandato como coordenador da nossa bancada federal. Os senadores Confúcio Moura, Jaime Bagattoli e Marcos Rogério e os deputados federais Lúcio Mosquini, Cristiane Lopes, Silvia Cristina, Thiago Flores, Lebrão, Coronel Chrisóstomo e Fernando Máximo avalizaram o nome de Maurício para se manter no comando da bancada. Os rondonienses, aliás, sempre com a exceção do senador Confúcio Moura, têm atuado de forma muito semelhante nas votações tanto no Senado quanto na Câmara Federal. Em questões polêmicas como autorização para o aborto até 22 semanas; a famigerada saidinha de presidiários; a batalha contra o MST e suas invasões, sempre tiveram, de parte de dez dos onze membros do grupo que atua no Congresso, o mesmo posicionamento: todos contra os projetos propostos pelo governo. O mesmo se deu na questão da liberação das drogas, onde apenas Confúcio Moura votou a favor do projeto apoiado pelo Planalto. Não é à toa que Confúcio é o campeão de liberação de emendas e está cotado para ser ministro do governo Lula, senão neste ano, mas com certeza no ano que vem. Ao contrário da primeira votação para a liderança, desta vez houve unanimidade dos votos a favor de mais um mandato para Maurício Carvalho. O jovem político, que já foi presidente da Câmara de Vereadores e vice-prefeito de Porto Velho, agora tem a missão de comandar os rumos da bancada rondoniense por mais dois anos.

“SE O BRASIL FOSSE UM PAÍS SÉRIO, ESPIRIDIÃO AMIN SERIA O PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL”

“Se o Brasil fosse realmente um país sério e não imitasse por muitas vezes uma República das Bananas, o único nome para presidir o Senado Federal seria o de Esperidião Amin”. A frase, vinda dos corredores do Congresso, resume muito bem o prestígio e o respeito que Amin consegue cooptar, inclusive em opositores não radicais. Para corroborar esta afirmação, bastava se assistir, nesta última quarta-feira, uma reunião da Comissão de Educação do Senado com professores federais em greve, obviamente a ampla maioria ainda apoiando o atual governo, quando, ao término do encontro, ele foi aplaudido de pé. Entre seus mais próximos amigos no Senado, está outro catarinense de nascimento, mas rondoniense de coração e de mais de 50 anos, o também senador Jaime Bagattoli. Os encontros entre ambos são sempre afáveis e bem-humorados, porque Esperidião Amin também é reconhecido por suas tiradas criativas e o poder de ironia contra seus adversários, embora nunca bata abaixo da linha da cintura. Bagattoli chama Amin de “grande senador” e o seu conterrâneo retruca, dizendo que o rondoniense é também “o quarto senador de Santa Catarina”. Este colunista, que teve uma convivência com alguma proximidade de Amin, quando ele era governador, testemunhou um dos encontros entre os dois, nesta semana. O senador e ex-governador é uma das vozes mais respeitadas no Senado da República, por seu equilíbrio e por uma vida pública recheada de conquistas, propostas e avanços, em busca de progresso para nosso país e uma luta contínua para torná-lo melhor e mais decente.

NA POLÍTICA, NADA É CEDO DEMAIS! DISPUTA PELAS DUAS VAGAS AO SENADO JÁ OCUPA AGENDA DE NOMES QUENTES DA NOSSA VIDA PÚBLLICA

Por falar em Senado, falta ainda muito tempo, mas o tema já é mote de conversas (ainda à boca pequena e voz baixa) em todas os bastidores dos grupos políticos que estão no poder. Há uma dúvida ainda crucial, mesmo tanto tempo antes. Confúcio Moura vai querer disputar mais um mandato de oito anos ou estaria propenso a “pendurar as chuteiras”, como já chegou a dar indícios? O que se tem certeza é que o governador Marcos Rocha será um dos candidatos. Acir Gurgacz depende ainda de aval do Congresso, mas se o tiver, como tudo leva a crer que sim, será outro. Marcos Rogério vai disputar novo mandato ou concorrerá ao Governo? Também é uma dúvida. E Hildon Chaves, candidatíssimo ao Governo, poderia mudar de planos lá na frente? Há, neste momento, fortes dúvidas em relação à manutenção da parceria entre ao prefeito da Capital e o governador Marcos Rocha. O que une, ainda, é o apoio à ex-deputada Mariana Carvalho, para a Prefeitura da Capital. Por isso a dúvida. Ainda no mesmo pacote de possibilidades, um nome que tem surgido com alguma frequência é o do deputado federal de vários mandatos, Lúcio Mosquini. Experiente no mundo da política, quando questionado, ele diz que é cedo para se tratar desse assunto e que Confúcio Moura, obviamente, tem a preferência e todo o apoio do MDB, partido que Mosquini preside no Estado, aliás, por indicação de Confúcio. Se o atual senador não concorrer, caso tope o desafio, Mosquini se tornaria nome fortíssimo para uma das duas vagas. Claro que com o passar do tempo, vão surgir outros nomes. Mas neste momento, a situação é essa!

PODE ESTAR VINDO UMA SECA HISTÓRICA PARA TODA A AMAZÔNIA E O RIO MADEIRA JÁ ESTÁ BAIXANDO MAIS DO QUE O NORMAL

Preparemo-nos. Pode estar vindo por aí a maior seca da História recente de Rondônia e de grande parte da região norte. Embora uma das fontes principais seja suspeita, já que o Ministério do Meio Ambiente, comandado pela Rainha das Ongs, Marina Silva, tem apresentado previsões catastróficas que raramente se tornam realidade, desta vez parece que a coisa será mesmo complicada. A chegada do verão na Amazônia está apresentando prognósticos preocupantes, pela baixa dos rios antes da época normal, incluindo-se aí o rio Madeira, que estaria caminhando para ficar quase dois metros de profundidade a menos do que deveria estar. Na Amazônia, a chegada do período de estiagem já provoca temor entre os donos de empresas, principalmente aquelas que dependem de levar e trazer suas balsas pelas hidrovias. O transporte de combustível e todos os demais produtos que dependem dos rios para transporte e escoamento, correm o risco de serem afetados, principalmente na segunda quinzena de julho e na primeira de agosto. A Caerd vem alertando a população que ela abastece, sobre a necessidade de economizar água, porque a crise que se avizinha pode ser séria. Dessa vez, as previsões ruins extrapolam o discurso fatalista de Marina Silva. A situação pode sim ficar bastante complicada, com uma grande seca que se avizinha.

ATAQUES IMPUNES: FIAÇÃO DE DUAS PASSARELAS SOBRE A BR 364 É ROUBADA POUCO DEPOIS DE INSTALADA

São canalhas, bandidos qual parasitas, se alimentando dos bens que serviriam para toda a coletividade. Mais uma vez eles atacaram, com a virulência de sempre. Arrancaram toda a fiação, recém colocada, de duas passarelas sobre a BR 364, que o Dnit está concluindo, uma defronte a loja da Havan e outra que dá acesso à Fimca. Mas não só isso. Levaram também luminárias e peças das passarelas, um dia depois     que a empresa responsável pela instalação de todo o sistema de iluminação tinha concluído seu serviço. “O Dnit tem se esforçado para entregar boas obras para Porto Velho” – comenta um dos engenheiros do órgão, Emanuel Nery – lamentando que, pouco depois de um trabalho já feito, tudo tenha sido arrancado e destruído. “Pior é ouvir e ler textos de gente afirmando que a culpa é de quem está executando o serviço. É uma absurda inversão de valores!”, protesta. Este tipo de furto e de vandalismo, tem ocorrido em todos os locais onde há obras públicas, mas também em empresas e residências particulares, principalmente na Capital. O resultado do roubo da fiação e de luminárias muitas vezes, serve apenas para conseguir dinheiro para comprar drogas e é cada vez mais comum. Nenhum dos bandidos ou receptador foi localizado e preso, como sempre.

APARÍCIO CARVALHO E THIAGO FLORES NO COMANDO DO REPUBLICANOS TÊM MISSÕES ESPECIAIS EM SUAS CIDADES

O Republicanos em Rondônia trocou de mãos novamente, em tempo não muito longo. Depois de Lindomar Garçon, Mariana Carvalho e Alex Redano, o empresário e médico Aparício Carvalho, que já foi deputado federal e vice-governador do Estado, foi escolhido pelo comando nacional da sigla para ocupar o posto mais importante, em ano de eleições municipais. O novo vice-presidente é o deputado federal Thiago Flores, que era do Republicanos, foi para o MDB e agora volta para o Republicanos. A oficialização do novo comando partidário foi dada pelo deputado federal Marcos Pereira, bispo da Igreja Universal e um dos seus mais importantes dirigentes. Os dois novos dirigentes da sigla terão a missão de torná-la mais presente na política regional, elegendo mais prefeitos, vices e vereadores, além de candidatos aliados de outros partidos. Ambos terão missões especiais também em suas cidades. Aparício quer eleger sua filha, Mariana Carvalho, como primeira mulher a ocupar a cadeira de Prefeita de Porto Velho. Thiago tem a missão de ajudar a eleger sua esposa, Daiane Krause, que será candidata a vice-prefeita, numa chapa encabeçada pela atual prefeita Carla Redano.

PERGUNTINHA

Com todos os investimentos pesados que o Governo do Estado está fazendo na segurança pública e o aumento de pessoal, tanto na PM quanto na Polícia Civil, você acredita que o crime vai começar a diminuir em Rondônia ou a questão é mais profunda, na medida em que a polícia prende e nossas leis de proteção aos criminosos soltam?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Entenda a diferença entre prisão preventiva, domiciliar e cumprimento de pena

Entenda a diferença entre prisão preventiva, domiciliar e cumprimento de pena

A prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro foi decretada por risco de fuga e violação da tornozeleira eletrônica. Ele ainda não cumpre a pena definitiva de 27 anos determinada pelo STF.
L
BNDES abre consulta de elegibilidade para o Plano Brasil Soberano

BNDES abre consulta de elegibilidade para o Plano Brasil Soberano

Empresas e fornecedores impactados pelas tarifas dos Estados Unidos podem checar os critérios de acesso ao financiamento. O BNDES já aprovou R$ 7,6 bilhões em créditos por meio do plano.
L
Saneamento é central na crise climática, alerta especialista da ONU

Saneamento é central na crise climática, alerta especialista da ONU

Jose Gesti, da SWA, afirma que a falta de acesso a saneamento básico agrava os impactos de enchentes e secas, impedindo a adaptação eficaz dos países. A situação de Belém exemplifica o problema global.
L
Demarcação de terras e participação popular marcam protestos na COP30

Demarcação de terras e participação popular marcam protestos na COP30

Manifestações de indígenas na Zona Azul e eventos paralelos, como a Cúpula dos Povos, cobraram maior participação nas decisões e a demarcação de territórios. A Marcha Mundial pelo Clima reuniu cerca de 70 mil pessoas nas ruas de Belém.
L
BRB afirma solidez e diz ter recuperado R$ 10 bilhões em caso Master

BRB afirma solidez e diz ter recuperado R$ 10 bilhões em caso Master

Em nota, o Banco de Brasília garantiu que mais de R$ 10 bilhões dos R$ 12,7 bilhões negociados em carteiras de crédito inexistentes já foram liquidados. A instituição reforça que segue sólida e colabora com as autoridades.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro

Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro

O ministro do STF considerou o pedido prejudicado após ter decretado a prisão preventiva do ex-presidente neste sábado. A defesa alegava que as doenças permanentes de Bolsonaro exigem “acompanhamento médico intenso”.
L
Advogado de Bolsonaro afirma que recorrerá da prisão preventiva

Advogado de Bolsonaro afirma que recorrerá da prisão preventiva

A defesa do ex-presidente diz que a decisão de prisão “causa profunda perplexidade”. O advogado Celso Vilardi alega que a medida pode colocar em risco a vida de Bolsonaro devido ao seu estado de saúde delicado.
L
Prisão preventiva, condenação e inelegibilidade: entenda a situação de Bolsonaro

Prisão preventiva, condenação e inelegibilidade: entenda a situação de Bolsonaro

Ex-presidente está detido por risco de fuga após violar monitoramento eletrônico. Ele já estava inelegível até 2030 e ainda responde a diversas investigações no Supremo Tribunal Federal.
L
Veja como é a sala onde Bolsonaro ficará detido em Brasília

Veja como é a sala onde Bolsonaro ficará detido em Brasília

O ex-presidente, preso preventivamente neste sábado (22), está detido em uma Sala de Estado Maior com cama, TV e frigobar, espaço reservado para altas autoridades na Polícia Federal.
L
Advogados afirmam que prisão põe vida de Bolsonaro em risco

Advogados afirmam que prisão põe vida de Bolsonaro em risco

Os advogados do ex-presidente contestam o risco de fuga apontado pelo STF, argumentando que ele estava em casa sob monitoramento com tornozeleira eletrônica. A prisão é de natureza preventiva, sem prazo determinado para o fim.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Da Câmara à Presidência e à prisão: a trajetória de Jair Bolsonaro

Da Câmara à Presidência e à prisão: a trajetória de Jair Bolsonaro

O ex-presidente foi detido preventivamente neste sábado (22) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF. A decisão cautelar é motivada pelo risco à ordem pública, com a Justiça citando manifestações de apoiadores para evitar a prisão por tentativa de golpe.
L
Remédios são levados a Bolsonaro, preso preventivamente em Brasília

Remédios são levados a Bolsonaro, preso preventivamente em Brasília

Os advogados do ex-presidente afirmam que ele possui saúde debilitada e faz uso de medicamentos com ação no sistema nervoso central. O STF foi informado de tentativa de romper a tornozeleira eletrônica.
L
Por um STF sem indicação do Presidente da República e mandato fixo

Por um STF sem indicação do Presidente da República e mandato fixo

Debate ganha força após indicação de Jorge Messias para vaga deixada por Luís Roberto Barroso.
L
Moraes cita risco de fuga de Bolsonaro para decretar prisão preventiva

Moraes cita risco de fuga de Bolsonaro para decretar prisão preventiva

Decisão do STF cita violação de tornozeleira eletrônica e “eventual tentativa de fuga” do ex-presidente. A convocação de vigília nas proximidades da residência também foi um dos fatores para a prisão preventiva.
L

Novas informações sobre a prisão preventiva de Jair Bolsonaro

Ex-presidente permanece na Superintendência da PF em Brasília após decisão do STF, que determinou medida cautelar para garantir a ordem pública
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Moto atinge carro após avanço de preferencial na T-21 em Ji-Paraná

Moto atinge carro após avanço de preferencial na T-21 em Ji-Paraná

Imagens mostram que automóvel invadiu via preferencial; motociclista estaria em alta velocidade.
12
Justiça mantém bloqueio de R$ 300 mil contra empresário alvo da Operação Safe Truck

Justiça mantém bloqueio de R$ 300 mil contra empresário alvo da Operação Safe Truck

Decisão foi unânime na Turma de Câmaras Criminais Reunidas do TJMT.
14
Polícia Civil identifica ossada com técnica avançada em Porto Velho

Polícia Civil identifica ossada com técnica avançada em Porto Velho

A necropapiloscopia permitiu o confronto de impressões digitais, mesmo em avançado estado de deterioração. A vítima, identificada por F. J. G. Q., era natural de Aracati, Ceará.
16
Ladrão furta ferramentas, motor de barco e caminhonete em oficina de Vilhena

Ladrão furta ferramentas, motor de barco e caminhonete em oficina de Vilhena

Crime ocorreu em plena luz do dia durante feriado; picape usada no transporte foi recuperada.
14
Polícia Civil prende casal por tráfico de drogas em Guajará-Mirim

Polícia Civil prende casal por tráfico de drogas em Guajará-Mirim

Em ação contra o tráfico de drogas, a Polícia Civil de Rondônia apreendeu porções de cocaína e maconha, além de duas motocicletas e objetos de origem a ser esclarecida.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Passeio de trenzinho no Parque da Cidade reúne famílias em ação inclusiva

Passeio de trenzinho no Parque da Cidade reúne famílias em ação inclusiva

Evento acolheu crianças, jovens e adultos neurodivergentes durante programação do Natal Porto Velho Luz.
L
Prefeitura capacita equipes de Educação e Saúde para atualizar banco de dados do GeoPortal PMPV

Prefeitura capacita equipes de Educação e Saúde para atualizar banco de dados do GeoPortal PMPV

Servidores recebem treinamento para melhorar a inserção e o uso de informações georreferenciadas no sistema municipal.
L
Três gigantes disputam compra da Warner Bros. Discovery

Três gigantes disputam compra da Warner Bros. Discovery

Paramount Skydance, Comcast e Netflix apresentaram propostas para adquirir partes ou toda a operação do grupo, que inclui o HBO Max.
L
Pulseira que dá choques para manter usuário acordado, você usaria?

Pulseira que dá choques para manter usuário acordado, você usaria?

A eCoffee Energyband promete aumentar o estado de alerta, mas especialistas contestam eficácia e segurança.
L
INSS cria comitê para reduzir fila de 2,8 milhões de pedidos de benefícios

INSS cria comitê para reduzir fila de 2,8 milhões de pedidos de benefícios

O volume de novas solicitações ao órgão registrou aumento de 23%. O comitê estratégico, criado pelo INSS, buscará soluções para as 2,8 milhões de pendências, que incluem aposentadorias e pensões.
L

Sintonia 360: Ezielmo Rodrigues

Confira!
L
Falta de consenso na COP30 estende negociações em Belém

Falta de consenso na COP30 estende negociações em Belém

A poucas horas do fim oficial do evento, países seguem em disputa pelo texto final do Pacote de Belém. A ausência de um roteiro para a eliminação dos combustíveis fósseis é o principal ponto de frustração.
L
Fim de tarifa de 40% dos EUA é celebrado por indústria e agro

Fim de tarifa de 40% dos EUA é celebrado por indústria e agro

A revogação da taxa afeta diversos produtos brasileiros, como café, carne e açaí. Entidades como Amcham e CNI destacam que a medida é um avanço concreto nas relações comerciais bilaterais.
L
Governo reduz congelamento de despesas do Orçamento para R$ 7,7 bilhões

Governo reduz congelamento de despesas do Orçamento para R$ 7,7 bilhões

A contenção de recursos foi reduzida de R$ 12,1 bilhões para R$ 7,7 bilhões. O total está dividido em R$ 4,4 bilhões bloqueados e R$ 3,3 bilhões contingenciados, conforme relatório do Ministério do Planejamento.
L
Homem é morto após cobrar devolução de PIX feito por engano em Várzea Grande

Homem é morto após cobrar devolução de PIX feito por engano em Várzea Grande

Vítima pediu reembolso de R$ 950 enviado por engano; comerciante alegou conta negativa.
18
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.