SEXTA-FEIRA, 20/03/2026

Em destaque

Dos 20 deputados do GT das redes, 14 são contra criminalizar fake news

Grupo foi criado na quarta pelo presidente da Câmara, Arthur Lira

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Dos 20 deputados do GT das redes, 14 são contra criminalizar fake news
Reuters/Direitos Reservados

Dos 20 deputados federais que compõem o grupo de trabalho (GT) criado para definir regras para as redes sociais no Brasil, 14 votaram contra a criminalização das notícias falsas.

Eles mantiveram, no último dia 28 de maio, o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro ao texto que punia, com até cinco anos de prisão, quem promovesse ou financiasse “campanha ou iniciativa para disseminar fatos que sabe inverídicos, e que sejam capazes de comprometer a higidez do processo eleitoral”.

Dos parlamentares do GT, apenas quatro votaram para derrubar o veto e dois não votaram na sessão.

O grupo foi criado na quarta-feira (5) e terá 90 dias, prorrogáveis por mais 90, para apresentar um projeto que defina regras para atuação das plataformas digitais no Brasil.

O cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Luis Felipe Miguel avaliou que a composição ficou desfavorável àqueles que defendem regras mais firmes contra a desinformação e que pedem maior responsabilização das gigantes da tecnologia.

“É uma comissão completamente enviesada, a gente vê, simplesmente olhando para os nomes, que existe uma bancada das fake news fortemente representada. São parlamentares cuja carreira está extremamente vinculada a essa disseminação deliberada de inverdades”, disse.

Para o especialista, uma grande parte da elite parlamentar brasileira depende “massivamente da possibilidade de contar mentiras em público impunemente”.

De acordo com a assessoria da Presidência da Câmara, a composição desses grupos de trabalho sempre é resultado de entendimentos entre os líderes partidários.

O GT criado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), substituiu a tramitação do PL 2.630/2020, conhecido como PL das Fake News, então sob a relatoria do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). Segundo Lira, esse PL estava “contaminado” pela discussão ideológica e seria preciso começar o debate do zero.

Em 2023, a Câmara tentou votar o PL 2.630, mas Lira preferiu retirar o projeto da pauta devido à falta de acordo entre os parlamentares. Na época, o presidente da Câmara atribuiu a falta de acordo à ação das big techs, que são as multinacionais que controlam as redes sociais.

Para o cientista político Luis Felipe Miguel, a suspensão da tramitação do projeto foi um retrocesso. “Com a tentativa de golpe contra o presidente Lula [em 8 de janeiro de 2023], o Arthur Lira estava fazendo uma encenação de que pretendia encaminhar alguma coisa para tentar transformar o debate virtual no Brasil em algo menos parecido com um espaço regido pela lei da selva”, disse.

Porém, segundo o cientista, o debate foi “atropelado por uma campanha de desinformação orquestrada pelas grandes empresas das plataformas sociodigitais, as big techs, junto com a extrema direita”. “E acabou que o PL foi arquivado”, completou.

Os parlamentares contrários à criação de regras e responsabilização das redes sociais no Brasil argumentam que a medida representaria um risco à liberdade de expressão e poderia gerar uma perseguição na internet.  Quem defende regra para as redes sociais afirma que elas são necessárias para inibir os crimes cometidos on-line.

Proporcionalidade

A distribuição das comissões permanentes da casa e a composição dos GTs tendem a respeitar a proporcionalidade entre o tamanho de cada bancada, ou bloco partidário, e o número de integrantes que eles têm em cada comissão ou grupo. No caso do GT das redes sociais, a proporcionalidade ficou semelhante, na maioria dos casos, variando um pouco a depender do bloco ou partido.

O bloco formado pelo União Brasil/PP/PSDB/Cidadania/Solidariedade/PDT/Avante/PRD tem 31% das cadeiras da Casa, e ficou com 35% dos assentos no GT das redes, com sete parlamentares.

O bloco MDB/PSD/Republicanos/Podemos, que tem 28% das cadeiras da Câmara, ficou com 25% das vagas no GT, com cinco deputados. O PL tem 18% das cadeiras e ficou com 15% das vagas do GT.  O partido Novo, com apenas 0,5% das cadeiras da Casa, teve uma vaga no GT, o que representa 5% do total.

Já o bloco PT/PCdoB/PV, que tem 15% das cadeiras da Câmara, ficou com 10% das vagas. O PSOL/Rede, que tem 2,7% das cadeiras, ficou com uma vaga no GT, o que representa 5% do total do grupo de trabalho. O PSB, que também só conta com 2,7% das cadeiras, ficou com uma vaga no GT.

Confira a lista dos deputados que compõem o colegiado:

■ Ana Paula Leão (PP-MG)
■ Fausto Pinato (PP-SP)
■ Júlio Lopes (PP-RJ)
■ Eli Borges (PL-TO)
■ Gustavo Gayer (PL-GO)
■ Filipe Barros (PL-PR)
■ Glaustin da Fokus (Podemos-GO)
■ Maurício Marcon (Podemos-RS)
■ Jilmar Tatto (PT-SP)
■ Orlando Silva (PCdoB-SP)
■ Simone Marquetto (MDB-SP)
■ Márcio Marinho (Republicanos-BA)
■ Afonso Motta (PDT-RS)
■ Delegada Katarina (PSD-SE)
■ Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ)
■ Lídice da Mata (PSB-BA)
■ Rodrigo Valadares (UNIÃO-SE)
■ Marcel Van Hattem (NOVO-RS)
■ Pedro Aihara (PRD-MG)
■ Erika Hilton (PSOL-SP)

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Revisão do veículo é essencial para viagens seguras, destaca Nova 364

Revisão do veículo é essencial para viagens seguras, destaca Nova 364

A concessionária destaca que a segurança viária começa antes mesmo da partida, com a revisão detalhada dos principais itens de segurança do automóvel.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados em concurso e fixa prazo de posse

Prefeitura de Jaru abre inscrições para o 2º Festival de Pesca

Evento será realizado em 25 de abril.
L
Doze cidades campeãs de royalties do petróleo têm qualidade de vida abaixo da média nacional

Doze cidades campeãs de royalties do petróleo têm qualidade de vida abaixo da média nacional

Estudo da organização Agenda Pública revela que alto faturamento com compensações financeiras não garante, por si só, avanço nos indicadores sociais de municípios no Rio, São Paulo e outros estados.
L
Tecnologia com drones chega a Cacoal para combater a dengue

Tecnologia com drones chega a Cacoal para combater a dengue

Solução com inteligência territorial permite mapear áreas de risco e orientar ações preventivas contra o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
L
Tem sortudo na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

Tem sortudo na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Vitória Morão fala sobre arte, identidade e pertencimento

Em seu trabalho, técnica e sensibilidade caminham juntas para ampliar olhares e contar histórias conectadas às vivências femininas, às memórias e ao território onde está inserida. Esse percurso também se fortalece no campo da formação artística.
L
Xbox Game Pass recebe Resident Evil 7 e novos jogos em março

Xbox Game Pass recebe Resident Evil 7 e novos jogos em março

Catálogo da Microsoft ganha reforço com títulos consagrados e lançamentos aguardados, ampliando opções para assinantes até abril.
L
Entenda as novas regras do governo Lula que limitam o acesso de menores às redes sociais

Entenda as novas regras do governo Lula que limitam o acesso de menores às redes sociais

A medida estabelece obrigações para plataformas digitais, como redes sociais, aplicativos e jogos, que passam a ter que adotar mecanismos mais rígidos de controle e segurança para usuários menores de 18 anos.
L

Giro News: Priscila Franco doa vida e inspira superação com Cleber Martinelli

A entrevista vai abordar não apenas os aspectos médicos do transplante de medula óssea, mas também o lado humano dessa história, o impacto na vida da família e a importância da doação para salvar vidas.
L
Senado aprova uso imediato de tornozeleira para agressores de mulheres

Senado aprova uso imediato de tornozeleira para agressores de mulheres

Projeto permite que delegados determinem o monitoramento em cidades sem juiz; proposta segue para sanção presidencial e amplia proteção prevista na Lei Maria da Penha.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes cobra novo parecer da PGR sobre envolvimento de Wassef no caso das joias

Moraes cobra novo parecer da PGR sobre envolvimento de Wassef no caso das joias

Ministro do STF suspende decisão sobre arquivamento e pede análise detalhada de provas da Polícia Federal; investigação apura desvio de presentes oficiais de Jair Bolsonaro.
L
Gleisi Hoffmann reforça adesão de municípios ao pacto contra o feminicídio

Gleisi Hoffmann reforça adesão de municípios ao pacto contra o feminicídio

Ministra destaca aumento de 96% nos casos em São Paulo e convoca prefeituras para atuação coordenada; evento em SP também detalhou investimentos recordes em saúde e habitação.
L
Deputada que fez blackface declarou-se parda à Justiça Eleitoral e recebeu Fundo Especial

Deputada que fez blackface declarou-se parda à Justiça Eleitoral e recebeu Fundo Especial

Fabiana Bolsonaro (PL) afirmou ser branca durante discurso na Alesp, mas registro de candidatura de 2022 indica autodeclaração parda; parlamentar recebeu verba destinada a cotas raciais.
L
Sílvia Cristina convida para o “Elas por Elas” e destaca protagonismo feminino em Porto Velho

Sílvia Cristina convida para o “Elas por Elas” e destaca protagonismo feminino em Porto Velho

Evento promovido pelo Movimento Mulheres Progressistas reúne lideranças e incentiva maior participação das mulheres na política e na sociedade neste sábado (21), às 17h.
L
Governo lança edital de R$ 100 milhões para proteção de crianças na internet

Governo lança edital de R$ 100 milhões para proteção de crianças na internet

MCTI e Finep apoiarão projetos de Inteligência Artificial focados em segurança digital; iniciativa coincide com o início da vigência do novo ECA Digital.
L
Publicidade

POLÍCIA

Veículo roubado em São Paulo é recuperado na fronteira e repatriado em Guajará-Mirim

Veículo roubado em São Paulo é recuperado na fronteira e repatriado em Guajará-Mirim

Ação integrada entre forças de segurança do Brasil e da Bolívia localizou automóvel durante a Operação Protetor; carro estava sem placas no Porto Oficial.
10
Corpo de mulher em estado de decomposição é encontrado em residência na capital

Corpo de mulher em estado de decomposição é encontrado em residência na capital

Vítima estava desaparecida há três dias no bairro Nova Porto Velho; moradores acionaram a polícia após sentirem forte odor vindo do imóvel.
18
Tribunal de Justiça mantém condenação de homem por tráfico de drogas em RO

Tribunal de Justiça mantém condenação de homem por tráfico de drogas em RO

Segunda Câmara Criminal negou recurso que pedia absolvição ou desclassificação do crime para uso pessoal; réu cumprirá pena de 5 anos e 10 meses.
10
Ônibus que seguia para rodeio cai em rio após erro de trajeto em RO

Ônibus que seguia para rodeio cai em rio após erro de trajeto em RO

Veículo transportava trabalhadores e equipamentos para montagem de estruturas de evento; acidente ocorreu na zona rural de Chupinguaia e não houve feridos.
14
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Acidente ocorreu no cruzamento das ruas Parnaíba e Machado de Assis, no bairro Cidade Alta; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros com dores no joelho.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: PURO MEL DA AMAZONIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L

Requerimento da Licença Ambiental: LAVANDERIA HCR LTDA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
SUS pode implementar programa de rastreamento para câncer colorretal

SUS pode implementar programa de rastreamento para câncer colorretal

Diretriz elaborada por especialistas recebe parecer favorável da Conitec e passará por consulta pública; exames focam em pessoas de 50 a 75 anos sem sintomas.
L

Requerimento de Outorga: LAVANDERIA HCR LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Ressaca Folia 2026 mantém clima de Carnaval no Mercado Cultural

Ressaca Folia 2026 mantém clima de Carnaval no Mercado Cultural

Evento promovido por bloco tradicional reúne agremiações e estende a programação carnavalesca em Porto Velho até o início de abril.
L
Sonic the Hedgehog 4 confirma Jim Carrey e estreia em 2027

Sonic the Hedgehog 4 confirma Jim Carrey e estreia em 2027

Novo filme da franquia traz Amy Rose, Metal Sonic e reúne elenco estrelado para ampliar o universo do herói nos cinemas.
L
e-Notariado permite escrituras e procurações 100% online

e-Notariado permite escrituras e procurações 100% online

Plataforma digital dos cartórios já ultrapassa 10 milhões de atos no país e soma mais de 160 mil registros realizados em Rondônia.
L
Sebrae reúne gestores municipais no II Diálogos Municipalistas

Sebrae reúne gestores municipais no II Diálogos Municipalistas

Evento discute políticas de desenvolvimento e fortalece integração entre os 52 municípios de Rondônia durante dois dias de programação na Assembleia Legislativa.
L
S10 Advantage 2011 Com Motor 2.4 Potente na Zé Veículos

S10 Advantage 2011 Com Motor 2.4 Potente na Zé Veículos

Picape robusta e versátil, ideal para quem busca força, espaço e desempenho para o trabalho ou uso diário.
L