TERÇA-FEIRA, 09/09/2025
Publicidade
SICRED

Eletronuclear: combustível usado não é rejeito e pode ser reciclado

Para presidente da empresa, energia nuclear não polui nem é perigosa

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Eletronuclear: combustível usado não é rejeito e pode ser reciclado
Eletronuclear/Divulgação

O presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo, disse que é necessário desmistificar a questão dos rejeitos nucleares e dos combustíveis nucleares usados. “O combustível nuclear usado não é rejeito. Ele é guardado pela Eletronuclear dentro da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) porque, no futuro, pode ser reciclado. Na reciclagem, o que vai sobrar é em torno de 5% do volume, ou seja, muito pouco”.

Nos Estados Unidos, que têm quase 100 usinas nucleares, o combustível nuclear utilizado em cerca de 80 anos ocupa um campo de 50 por 100 metros, a uma altura de dez metros. “Tão pouco que é”, afirmou Lycurgo à Agência Brasil. Assim como o Brasil, os Estados Unidos não reciclam combustível nuclear. Guardam para reciclar no futuro próximo. Alguns países, entre eles o Japão e a França, já fazem isso.

Com relação aos rejeitos, eles são guardados na própria Central Nuclear, dentro de prédios, de maneira protegida. Lycurgo destacou que o projeto Centena, de responsabilidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), visa a projetar, construir e comissionar um centro tecnológico que, além de armazenar definitivamente os rejeitos radioativos, vai contar com edificações de apoio operacional e instalações para pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Ele lembrou que a Eletronuclear produz rejeitos, bem como hospitais e clínicas radiológicas. “A própria Indústrias Nucleares do Brasil (INB) também produz. Por isso, a obrigação é da CNEN, que vai criar um repositório definitivo para esses rejeitos. A comissão ainda está definindo o local dessas instalações. Enquanto isso não ocorre, todos os rejeitos nucleares produzidos, bem como o combustível nuclear usado são mantidos na central, totalmente controlados, com monitoramento 24 horas por dia, enviando informações inclusive para órgãos externos, como a Agência Internacional de Energia Nuclear (IAEA, a sigla em inglês)”.

Transferência

No último dia 6, a Eletronuclear iniciou a segunda campanha de transferência de elementos combustíveis utilizados por Angra 1 e 2 para a Unidade de Armazenamento Complementar a Seco de Combustível Irradiado (UAS), localizada dentro da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).

Na primeira fase, que começou em 26 de abril e deverá terminar em 30 de setembro, serão transferidos apenas os elementos de Angra 2. A movimentação dos combustíveis de Angra 1 para a UAS ocorrerá em 2025 e em 2026, na segunda fase, quando será concluída a atual campanha. De acordo com a estatal, os trabalhos não afetam o funcionamento da unidade, que segue operando com capacidade máxima e conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Atualmente, os combustíveis nucleares usados pelas usinas ocupam 15 tonéis gigantes de três metros por seis metros de altura. Raul Lycurgo explicou que cada três tonéis produzem um ano de energia da iluminação pública no país, se os combustíveis forem reciclados. Com a reciclagem, os combustíveis podem ser reutilizados.

Substituição

Lycurgo afirmou ainda que usinas nucleares têm espaço para aumentar no Brasil, substituindo usinas térmicas que usam carvão e são extremamente poluidoras. Isso, entretanto, é para o futuro. Destacou que a descarbonização da indústria vai nesse sentido, envolvendo, em especial, as siderúrgicas, que teriam seus próprios reatores modulares pequenos (SMR, a sigla em inglês), de 300 megawatts (MW) de potência, equivalente à metade da usina Angra 1, cuja capacidade de geração é de 640 MW.

Segundo o presidente da Eletronuclear, a janela de oportunidades para a energia nuclear está aberta. “A gente não pode deixar passar, porque o mundo não produz energia como o Brasil”. Para ele, é preciso reverberar para o mundo que o Brasil tem a matriz elétrica mais limpa do mundo, com energia hidrelétrica, fotovoltaica e eólica muito pujantes. “O mundo não tem isso; tem carvão, diesel, que são fontes poluidoras. E chegou à conclusão que já poluiu demais a atmosfera”.

Caso esse cenário continue, com a produção de energia elétrica à base de carvão principalmente, o mundo vai chegar a 2050 sem que a meta de emissão de gases de efeito estufa seja atingida. “É tudo muito insuficiente para atingir a meta”. Raul Lycurgo disse que o Brasil já fez a parte dele. “Só que poluição, gás carbônico, monóxido de carbono não têm passaporte. Por isso, acrescentou, todos os países têm que fazer a tarefa juntos.

Na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, foi decidido que os investimentos em energia nuclear serão triplicados, para substituir a geração de energia a carvão e a óleo diesel.

Sem perigo

Lycurgo desmistificou que energia nuclear é poluente e perigosa. “Muito pelo contrário. A nuclear não gera gases de efeito estufa, é segura e não é poluente”. Após a reciclagem, a quantidade que fica de rejeitos e de combustível nuclear é muito pequena e pode ser acondicionada de maneira segura pela eternidade, garantiu. Na França, quase 80% da energia são de origem nuclear.

Ressaltou que as usinas nucleares que serão construídas no mundo precisarão de urânio e o Brasil tem uma das maiores reservas conhecidas. Comentou, por outro lado, que a análise do solo, que ainda não foi feita, pode aumentar muito as reservas brasileiras. De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (antigo CPRM), o país detém a oitava maior reserva de urânio do mundo, com cerca de 280 mil toneladas. No entanto, existe potencial para estar entre as cinco maiores reservas globais, assegurou Lycurgo, porque não foram feitas pesquisas ainda em profundidade.

Com o mundo migrando para essa modalidade de energia, vai ser necessário combustível nuclear que o Brasil possui e de cujo processo de enriquecimento tem conhecimento, junto com um seleto grupo de países. “Nós podemos ser o fornecedor de combustível nuclear do mundo, gerando trabalho, riqueza e renda para os brasileiros, Não podemos deixar passar uma oportunidade como essa. O urânio está no nosso solo. Basta escavar para encontrar urânio lá. Após ser enriquecido, ele se torna um combustível nuclear”.

Segundo o presidente da Eletronuclear, chega de o Brasil ser exportador de commodities (produtos agrícolas e minerais comercializados no exterior) brutas. O país pode passar a exportar conhecimento, tecnologia e combustível nuclear, com alto valor agregado. Lycurgo destacou que no ambiente de energia nuclear, as oportunidades passam de maneira muito rápida, porque o mundo está caminhando para essa realidade. “Estamos falando em dez ou 15 anos de investimento forte. Se você não tiver a sua base industrial pronta, alguém vai aprontar e, aí, o Brasil pode perder espaço”, alertou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

A oficina conectou arte e identidade cultural, promovendo aprendizado, inclusão e protagonismo dos participantes.
L
Prefeitura de Rio Crespo apresenta oficialmente o hino municipal em evento de 7 de Setembro

Prefeitura de Rio Crespo apresenta oficialmente o hino municipal em evento de 7 de Setembro

A melodia do hino municipal de Rio Crespo foi apresentada oficialmente durante o desfile de 7 de Setembro, em uma cerimônia marcada por emoção e homenagem aos pioneiros do município.
L
Jaru receberá curso de formação para novos árbitros; inscrições vão até 15 de setembro

Jaru receberá curso de formação para novos árbitros; inscrições vão até 15 de setembro

Capacitação gratuita acontece de 17 a 21 de setembro e habilita para atuar em competições municipais e estaduais.
L
Inovação amazônica conquista espaço nacional com apoio do Sebrae e parceiros

Inovação amazônica conquista espaço nacional com apoio do Sebrae e parceiros

Startup Ecotech Amazônia, criada na UNIR, é premiada em edital nacional da ABDI como única representante da região Norte.
L
Prefeitura de Jaru investe R$ 220 mil em novos equipamentos para a saúde

Prefeitura de Jaru investe R$ 220 mil em novos equipamentos para a saúde

Recursos próprios foram usados na compra de mobiliários e aparelhos para hospitais e unidades básicas do município.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Giro News | Entrevista com Tiago Costa

Nesta terça-feira, 09, às 16h, o Giro News recebe o professor Tiago Costa, coordenador do curso de Direito da UNAMA Porto Velho.
L
Moraes elenca 13 atos para condenação de Bolsonaro

Moraes elenca 13 atos para condenação de Bolsonaro

Relator do caso no STF, Alexandre de Moraes detalha os atos executórios da trama que buscava a condenação de Bolsonaro por golpe de Estado.
L
Alexandre de Moraes vota para condenar Bolsonaro

Alexandre de Moraes vota para condenar Bolsonaro

Alexandre de Moraes vota para condenar Jair Bolsonaro e mais sete aliados por tentativa de golpe de Estado, alegando que o ex-presidente é o líder de organização criminosa.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L

Enfermeira Mara Correia representa Rondônia no maior congresso de enfermagem da América Latina

Enfermeira Mara Correia, única palestrante da região Norte, representou Rondônia no CBCENF em Salvador, a convite do COFEN.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L

POLÍTICA

Flávio Bolsonaro ataca ministro do STF após voto pela condenação

Flávio Bolsonaro ataca ministro do STF após voto pela condenação

O senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente, critica o ministro Alexandre de Moraes e acusa o Supremo Tribunal Federal de perseguição política em meio ao julgamento de Jair Bolsonaro.
L
Congresso promulga PEC que muda regras de precatórios

Congresso promulga PEC que muda regras de precatórios

Medida promulgada no Congresso ajuda União, estados e municípios a quitar precatórios, retirando-os do limite de despesas primárias e refinanciando dívidas.
L
Comissão na Câmara vai analisar a PEC da Segurança

Comissão na Câmara vai analisar a PEC da Segurança

Câmara dos Deputados instala comissão especial que irá analisar a PEC da Segurança Pública, com o objetivo de constitucionalizar o Sistema Único de Segurança Pública.
L
Lula inaugura centro e defende soberania amazônica

Lula inaugura centro e defende soberania amazônica

Presidente brasileiro inaugurou o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia em Manaus, afirmando que países da região são capazes de resolver seus próprios problemas.
L
Câmara pauta nova tarifa social para energia

Câmara pauta nova tarifa social para energia

MP da tarifa de energia gratuita para 18 milhões é votada na Câmara dos Deputados em pautas consensuais.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia prende homem após tentativa de homicídio na BR-364

PRF em Rondônia prende homem após tentativa de homicídio na BR-364

Desentendimento no trânsito termina em disparo contra um caminhoneiro em Pimenta Bueno
12

Servidora de Quedas do Iguaçu é presa após técnico encontrar pornografia infantil em celular

Uma servidora pública da área da saúde em Quedas do Iguaçu (PR) foi presa pela Polícia Civil por possuir e armazenar pornografia infantojuvenil envolvendo a filha de nove anos
16
Crianças morrem em acidente de carro com incêndio em Rondônia

Crianças morrem em acidente de carro com incêndio em Rondônia

Um grave acidente na RO-429 resultou na morte de um bebê de 4 meses e uma criança de 1 ano, após o carro em que estavam sair da pista e pegar fogo.
18
Governo inicia desintrusão em terra indígena de Rondônia

Governo inicia desintrusão em terra indígena de Rondônia

Operação federal para retirar não-indígenas começa no território da etnia Uru-Eu-Wau-Wau, com o objetivo de combater atividades ilegais e garantir a proteção dos povos originários.
12

Adolescente sem CNH bate carro em ambulância e deixa 2 feridos

O motorista da ambulância teve três costelas quebradas e uma mulher que estava no veículo ficou com escoriações leves
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo regulamenta pensão e indenização a vítimas do vírus Zika

Governo regulamenta pensão e indenização a vítimas do vírus Zika

Ministério da Previdência e INSS definem pagamento de indenização de R$ 50 mil e pensão mensal a pessoas com deficiência permanente associada ao vírus Zika.
L
Julgamento no STF tem segundo voto pela condenação de Bolsonaro

Julgamento no STF tem segundo voto pela condenação de Bolsonaro

O ministro Flávio Dino vota pela condenação de Jair Bolsonaro e mais sete réus na trama golpista, ampliando para dois a zero o placar no Supremo Tribunal Federal.
L
New York Times aponta bandeira dos EUA como símbolo da direita brasileira

New York Times aponta bandeira dos EUA como símbolo da direita brasileira

O jornal The New York Times afirma que o uso da bandeira americana em atos da direita no Brasil homenageia o presidente Trump e protesta contra a condenação de Jair Bolsonaro.
L
Flávio Dino defende que crimes golpistas não podem ser anistiados

Flávio Dino defende que crimes golpistas não podem ser anistiados

Em seu voto no STF, o ministro Flávio Dino afirma que os crimes imputados a Jair Bolsonaro e aliados são insuscetíveis de anistia e que ameaças estrangeiras não influenciam no julgamento.
L
Agenda News: Sushi Zen conquista paladar com combos e promoções

Agenda News: Sushi Zen conquista paladar com combos e promoções

Restaurante aposta em sabores marcantes e preços acessíveis via Pix. Combos generosos e mimos especiais fidelizam clientes em Porto Velho.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): ECCO PET SHOP E CLINICA VETERINARIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L

PMs são flagrados espancando homem com chutes no rosto em São Paulo

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que os PMs envolvidos na ocorrência já foram identificados e estão sendo investigados
14

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): AGROPECUARIA MAGGI LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Condenado com tornozeleira eletrônica é preso em Porto Velho

Condenado com tornozeleira eletrônica é preso em Porto Velho

Homem com tornozeleira eletrônica desligada é preso após roubar e agredir duas vítimas na Zona Leste de Porto Velho, no estado de Rondônia.
12
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.