TERÇA-FEIRA, 03/03/2026
Publicidade

Em destaque

É a história: Porto Velho, com ampla maioria do eleitorado conservador, sempre elegeu políticos de centro ou da esquerda

Carlinhos Camurça, prefeito por dois mandatos, era do PDT, também um partido muito mais ligado às teorias socialistas do que conservadoras.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

As informações que se têm sobre o eleitorado de Porto Velho são de que ao menos 70 por cento dele tem tendência conservadora ou de direita. A constatação resulta das últimas apurações na Capital dos rondonienses, onde a ampla maioria dos que foram às urnas optaram por escolher candidatos de direita ou que representam o conservadorismo, como Jair Bolsonaro para Presidente; Jaime Bagattoli e Mariana Carvalho para o Senado e Fernando Máximo, Cristiane Lopes e Coronel Chrisóstomo para a Câmara Federal. A exceção foi a representante do PT, Fátima Cleide, que teve quase 9.500 votos. A verdade, contudo, que a história eleitoral de Porto Velho, em relação aos seus Prefeitos, aponta que até agora, nenhum, ou seja zero dos eleitos, representavam partidos conservadores. Porto Velho, até Hildon Chaves, sempre votou em partidos considerados de centro esquerda ou de esquerda desde a redemocratização, em 1982. Senão vejamos: o primeiro eleito foi Jerônimo Santana, em 1986. Era do MDB, forte oposição aos governos militares de direita. Tomás Correia, do MDB, sucedeu Jerônimo, na mesma linha política. Chiquilito Erse era do PTB, partido trabalhista de centro-esquerda, quando comandou a cidade até 1992.  José Guedes, seu sucessor, era do PSDB, que surgiu como um partido que mesclava vários políticos, mas a ampla maioria muito mais à esquerda do que à direita. Carlinhos Camurça, prefeito por dois mandatos, era do PDT, também um partido muito mais ligado às teorias socialistas do que conservadoras.

Roberto Sobrinho foi o único Prefeito do PT, com dois mandatos considerados bastante positivos. Acabou injustiçado, mas com apoio de Lula e depois de Dilma Rousseff, conseguiu grandes investimentos para a cidade. Foi o único representante da esquerda mais extrema a comandar a cidade. Mauro Nazif, do PSB, também sempre defendeu os partidos de esquerda e foi eleito deputado federal pelo mesmo partido. Por fim, Hildon Chaves, que era e é do PSDB, o mesmo partido de José Serra e Fernando Henrique Cardoso, sempre mais perto das teorias do socialismo do que do conservadorismo, embora seja uma sigla que abrigue várias correntes, inclusive do conservadorismo. Ou seja, desde meados dos anos 80, quando recomeçou o sistema de eleição direta para Capitais, todos os prefeitos foram ligados à partidos muito longe da direita ou do conservadorismo. Com a nova configuração política, com a sociedade dividida entre direita e esquerda, quase que radicalmente, Porto Velho manterá seu histórico ou pela primeira vez escolherá alguém vindo do meio conservador e mais à direita, para governá-la? As urnas vão dizer, lá por novembro, depois do segundo turno…

MARIANA, EUMA E MARCELO PREPARADOS PARA A CAMPANHA QUE COMEÇA OFICIALMENTE SÓ EM JUNHO. LÉO AINDA NÃO DECIDIU

Como anda a movimentação na corrida sucessória em Porto Velho? Entre os principais nomes, as duas candidatas que querem entrar para a história como a primeira mulher a ocupar a cadeira de Prefeita da maior cidade do Estado, têm se movimentado muito. Mariana Carvalho, à frente em todas as pesquisas, reúne lideranças partidárias importantes no entorno do seu nome, enquanto move-se entre os candidatos à Câmara de Vereadores dos partidos que a apoiam (como o União Brasil e o PSDB, entre vários outros)  para fortalecer seu nome. Tem tido cuidado para não ultrapassar os limites em que a legislação permite, porque, por enquanto, só pode se anunciar como pré-candidata. É o que tem feito também Euma Tourinho, com os cuidados que a lei eleitoral exige, mas se movimentado muito nos bastidores. Euma prepara seu programa de governo, numa parceria com gente muito experiente do MDB e anda bastante animada com o que tem ouvido nas ruas em relação ao seu nome. Já Marcelo Cruz acumula as atividades de presidente da Assembleia Legislativa com as de candidato. Cruz tem recebido muitos apoios e aguardando as próximas pesquisas, onde pode surpreender. Com apoio de quatro partidos, com 96 candidatos à Câmara, seu nome está sendo levado aos bairros da sua cidade e os resultados, até agora, são considerados muito positivos. O quarto nome mais forte neste time, Léo Moraes, continua fora do páreo. Só entrará com o aval do governador Marcos Rocha que, ao menos até este sábado, ainda não tinha.

SAMUEL SE APRESENTA COMO UM NOME VIÁVEL DAS ESQUERDAS PARA A DISPUTA DA PREFEOTIRA DE PORTO VELHO

Samuel Costa não é um aventureiro na política. Rondoniense da gema, advogado e com especialidades em várias áreas, apresentador de TV e envolvido até a raiz dos cabelos nos debates que envolvem sua cidade e as necessidades prementes que ela tem, Samuel se apresenta ao eleitorado como uma alternativa viável na eleição municipal de outubro, em Porto Velho. Ele foi mais um dos entrevistados pelos Dinossauros, no programa Papo de Redação da Rádio Parecis FM, que está ouvindo os principais candidatos à Prefeitura da Capital, neste ano. Representando a Rede, partido criado por Marina Silva, um partido que não tem representação no Estado, mas já conta com deputados federais e alguns estaduais país afora, Samuel representa o que ele chama de centro-esquerda, embora esteja federado com o PSOL, de extrema esquerda. Ao falar sobre os principais problemas de Porto Velho, ele citou as alagações, que precisam ser combatidas com apoio do governo federal; da falta de médicos nos posto de saúde e nas regiões mais distantes; criticou a ausência de mais de cinco mil crianças no sistema municipal de ensino e considerou que o asfalto em profusão feito pelo prefeito Hildon Chaves, é um dos motivos do avanço das águas nas casa dos porto-velhenses, porque não há mais como  o solo absorver tanta água.  Enfim, Samuel chega com sonhos e certezas de que poderá resolver alguns dos maiores problemas da sua cidade. O Papo de Redação continuará ouvindo os demais candidatos nos próximos dias.

CANDIDATOS SE MOVIMENTAM PARA OUTUBRO: ESQUENTA TAMBÉM A SUCESSÃO EM JI-PARANÁ, ARIQUEMES, CACOAL E VILHENA

A sucessão em várias cidades do interior também movimenta o mundo da política rondoniense. E, Ji-Paraná, o favoritismo do prefeito Isau Fonseca, que vai à reeleição, continua forte. O problema dele foi o surgimento de Ari Saraiva como outro postulante, inclusive com o apoio de Ivo Cassol, um nome que é respeitado em toda a Rondônia e, obviamente, o é também na segunda maior cidade do Estado. Saraiva chega como ficha limpíssima e com uma boa relação de nomes para a Câmara Municipal a apoiá-lo e tende a ser a pedra no sapato de Isau, duas vezes afastado do cargo e duas vezes retornado, sempre por decisões judiciais. Em Ariquemes, a reeleição da prefeita Carla Redano tem se tornado cada vez mais real, a partir da união dos grupos políticos liderados pelo deputado Alex Redano, marido de Carla e de Thiago Flores, cuja esposa, Daiane Krause, será candidata a vice na chapa de Carla. Em Cacoal, só um alienígena ou quem chegou a Rondônia ontem, imagina que o prefeito Adailton Fúria não será reeleito. Todas as pesquisas dão a ele grande vantagem. Em Vilhena, há uma incógnita, O prefeito Flori Cordeiro Júnior começou com muitos problemas, principalmente relacionados com contratos na saúde, mas tem uma boa performance. Ainda não se sabe quem o senador Jaime Bagattoli, maior líder político da cidade, vai apoiar. Lá na frente se saberá e o apoio dele certamente será decisivo.

GARÇON, RIBAMAR E SALDANHA DISPUTAM A ELEIÇÃO EM CANDEIAS DO JAMARI, PARA UM MANDATO DE SEIS MESES E CINCO DIAS

Três nomes se destacam na disputa pela eleição suplementar em Candeias do Jamari. Dois deles são conhecidos fora dos limites da sua cidade, mas um deles o é apenas na cidade que, em uma década, já teve onze prefeitos. Lindomar Garçon já foi prefeito duas vezes e três vezes deputado federal. Foi o último alcaide de Candeias que deixou o cargo em alta. Outro candidato também tem uma vida de serviços prestados à coletividade rondoniense. Ribamar Araújo é conhecido por sua honestidade e lisura na política. Com dois mandatos de deputado estadual, uma atuação destacada como secretário da Agricultura em Porto Velho, ele chega também com grande possibilidade de chegar ao comando do município. O terceiro candidato é Jorge Saldanha, que disputa a eleição direta com o apoio do atual presidente da Câmara Municipal e atual prefeito interino, Aussemir Almeida, que não concorre na disputa agendada para 9 de junho.  O eleito assumirá como Prefeito no dia 25 de junho, para um mandato de apenas seis meses e cinco dias. Em 6 de outubro, Candeias terá eleição novamente, daí para eleger um Prefeito para os próximos quatro anos, caso ele, o futuro eleito, não seja vitima também dos confrontos políticos que cassam um mandatário atrás do outro!

AMAZÔNIA É UM VERDADEIRO PRÉ-SAL VERDE, DIZ ESPECIALISTA E RONDÔNIA JÁ TEM PROJETO PARA A PRODUÇÃO DO BIOCOMBUSTÍVEL

Num cenário em que a transição energética se torna uma necessidade global, com o risco de se acabarem as energias não renováveis, como petróleo e carvão, é possível, em pouco tempo, transformar o Brasil em referência no desenvolvimento sustentável. Para que isso aconteça, é preciso uma ação coordenada entre os agentes públicos e privados. Só haverá avanços se estiverem envolvidos empresariado, governos, Legislativo e Judiciário. A síntese é do Milton Steagall, que comanda o Grupo BB&F (Brazilian BioFuels). Para ele, o centro do debate sobre preservação ambiental, a região amazônica brasileira tem à disposição um verdadeiro “pré-sal verde” a ser explorado. “São mais de 31 milhões de hectares de áreas degradadas disponíveis para serem recuperadas com o cultivo sustentável da palma de óleo, que permite a produção de biocombustíveis, biotecnologia e geração de energia renovável”. É dentro deste contexto de uma verdadeira revolução na criação de novas fontes de energia, utilizando-se a natureza, que um empreendimento liderado por rondonienses, apoiados em capital nacional e internacional, se prepara para criar o maior projeto de biocombustível que se em notícia no Brasil, com investimentos que chegam podem superar os 3 bilhões e 300 milhões de reais. Um dos líderes do projeto, Maurício Conti, concorda com o que apregoa o especialista Milton Steagall. Com imensas plantações de um tipo de palmeira, o projeto “Amazon Palm Macaúba” pretende revolucionar o sistema de aproveitamento da natureza para termos combustível em abundância, sem derrubar uma só árvore e ainda aproveitando tudo o que a Amazônia nos dá, para termos produção e renda para milhares de famílias.

PURO RETROCESSO! FIM DA SDESONERAÇÃO PODE TIRAR MAIS DE 1 MILHÃO DE BRASILEIROS DOS SEUS EMPREGOS

Mais um golaço! Só que um gol contra. E contra o Brasil.  Por decisão que tende a ser confirmada por ampla maioria dos ministros do STF, atendendo pedido do governo do presidente Lula, a desoneração da folha de pagamento está sendo considerada inconstitucional, mesmo tendo outra interpretação do próprio STF no passado e mesmo depois da aprovação da manutenção do sistema pelo Congresso Nacional. A decisão, que começou de forma até agora monocrática pelo advogado do Presidente e hoje ministro Cristiano Zanin, já teve outros quatro votos contra os interesses do desenvolvimento do país e a favor do risco de desemprego. Caso mantida a posição do Supremo em derrubar a desoneração, há um risco imediato de pelo menos 1 milhão de trabalhadores demitidos país afora. Segundo o site da Record, o R7, os cortes de postos de trabalho podem bater nos 10 por cento entre os quase 10 milhões de funcionários contratados nos 17 setores que mais empregam e que estavam sendo beneficiados pela desoneração. A informação veio da Central Geral dos Trabalhadores, certamente a única que não é dominada por petistas ou representantes de partidos de esquerda. A desoneração, uma medida de proteção ao emprego, é adotada desde 2011 e valeria até 2027. Volta a valer os pesados tributos sobre a folha e cresce o risco de desemprego. Golaço. Contra!

GUAJARÁ: MAIS DE UMA DÚZIA DE ACUSAÇÕES PESADAS CONTRA PREFEITA AFASTADA E ESPERANÇA ESTÁ NA ELEIÇÃO DE OUTUBRO

Guajará Mirim vive momentos de expectativa e preocupação. No primeiro caso, a espera é que, na eleição de outubro, finalmente a comunidade consiga eleger alguém para comandar a cidade que não se envolve em polêmicas e rolos, como seus últimos Prefeitos. A última eleita, Raíssa da Silva Paes e seu marido, Antônio Bento Nascimento, estão sendo denunciados por vários crimes pelo Ministério Público rondoniense. Embora algumas das denúncias do MP sejam reconhecidamente exageradas contra membros principalmente do Legislativo e do Executivo, onde há sim injustiças, elas nunca partem do nada. No caso de Guajará, os promotores estão fazendo mais de uma dúzia de acusações contundentes contra a Prefeita afastada e seu companheiro. Obviamente que a Justiça vai depurar e acatar aquilo em que considerar provas realmente fortes e que merecerão as investigações e os processos correspondentes. Por outro lado, a esperança dos guajará-mirienses  é de que a próxima escolha que eles farão nas urnas, enfim trarão uma administração proba e que atenda as imensas necessidades de uma cidade diferenciada, que tem sofrido muito nas mãos da classe política. Pelo menos dois bons candidatos já se sabe que estarão no páreo: a prefeita interina Marinice Granemann e o ex-deputado estadual, de mandatos muitos positivos, dr. Neidson. Tomara que quem for o eleito, ponha Guajará nos trilhos!

O PODER PÚBLICO FAZ, OS VÂNDALOS DESTRÓEM. UM EXEMPLO SÃO OS NOVOS BANHEIROS DO PARQUE DA CIDADE, QUE JÁ FORAM ATACADOS

Infelizmente não é só aqui. Brasil afora, gente desequilibrada, que não respeita a comunidade, que vive sob o domínio do ranço e da inveja (entre outros sentimentos que não se pode citar em textos jornalísticos, porque a censura pública não aceita) andam por praças e outros bens públicos destilando todo o seu ódio e cometendo atos de vandalismo e destruindo tudo o que é de todos. Na nossa Capital, por exemplo, o Parque da Cidade, recém reformado, com pesado investimento e reinaugurado com uma semana de festas, já está sentindo o peso da presença desses meliantes. Basta se olhar como estão os banheiros recém entregues à população. No Espaço Alternativo, até há pouco, marginais se reuniam para fazer churrasco, arrancando a madeira de alguns dos equipamentos lá existentes, para alimentar o fogo. E há ainda outro tipo de criminoso, também vândalo, mas igualmente ladrão. Foi este tipo de gente que furtou mais de cinco quilômetros de fios em locais públicos, deixando tudo no escuro e obrigando o Poder Público a gastar grandes quantias para repor o que, muitas vezes, recém havia sido consertado. É uma pena que não haja leis duras contra esses marginais. Eles agem onde e quando querem, porque os bens públicos não estão protegidos e, raramente quando são pegos, entram por uma porta das delegacias e saem por outra. Se ao menos fossem obrigados a pagar os prejuízos que causam, já seria justo, Mas são tratados, por nossas leis que beneficiam criminosos, como se nada tivessem feito. Lamentável!

PERGUNTINHA

Na sua opinião, o sumiço da mídia e o total silêncio do superpoderoso ministro Alexandre de Moraes e de suas decisões que têm sido muito contestadas, se deve à interferência estrangeiras, principalmente do bilionário Elon Musk; de pressões internas que se ensaiam do Congresso contra ele ou de ambos os motivos?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governador Leonardo Pinheiro cumpre agenda oficial nos clubes de Rotary em Porto Velho

Governador Leonardo Pinheiro cumpre agenda oficial nos clubes de Rotary em Porto Velho

Com o lema “Unidos para fazer o bem”, a capital rondoniense recebeu a visita institucional do governador do Distrito 4720, Leonardo Pinheiro, para fortalecer projetos sociais e a integração entre as unidades locais.
L
Médicas de Rondônia apresentam pesquisas em congresso internacional em Roma

Médicas de Rondônia apresentam pesquisas em congresso internacional em Roma

Equipe da Maternidade Municipal Mãe Esperança leva oito estudos e relatos de casos ao 40º ISGE; trabalhos destacam a ciência produzida na Amazônia.
L
Prazo para pagamento do IPTU com desconto de 10% será encerrado na próxima terça-feira (10)

Prazo para pagamento do IPTU com desconto de 10% será encerrado na próxima terça-feira (10)

O IPTU também pode ser parcelado em até 8 vezes, com primeiro vencimento previsto para o dia 10 deste mês.
L
Técnicos da CLDF recomendam rejeição de projeto para socorro ao BRB

Técnicos da CLDF recomendam rejeição de projeto para socorro ao BRB

Consultoria aponta riscos fiscais e falta de transparência em proposta de R$ 6,6 bilhões; presidente do banco alerta que instituição pode parar sem aporte.
L

Se é “job”, tem que pagar imposto? Debate esquenta no Brasil

Debate sobre possível tributação de profissional do sexo, popularmente chamado de “job”, reacende discussão sobre regulamentação, direitos e justiça fiscal.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News: Marcos Correia fala sobre concursos, feminicídio e ECA

Será uma conversa que mistura técnica, experiência prática e orientação para quem busca crescimento profissional, além de reflexão sobre segurança pública e direitos fundamentais.
L

Ponto & Contraponto: Alexandre Porto debate segurança nas instituições de ensino

O Ponto & Contraponto promete um debate equilibrado, com visão técnica, experiência prática e olhar voltado para a realidade de Porto Velho e de Rondônia.
L

Guerra EUA x Irã pode explodir preço da gasolina e dos alimentos no Brasil

Escalada de tensão no Oriente Médio pressiona petróleo e dólar, com possíveis reflexos no preço dos combustíveis, alimentos e na inflação brasileira.
L
Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Projeto autoriza spray de pimenta para mulheres em PVH

Projeto autoriza spray de pimenta para mulheres em PVH

Prefeitura envia à Câmara projeto que regulamenta porte de spray de extratos vegetais por mulheres a partir de 16 anos
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
Publicidade

POLÍTICA

Edevaldo Neves destina quase R$ 3 milhões para Vilhena e reforça apoio à zona rural

Edevaldo Neves destina quase R$ 3 milhões para Vilhena e reforça apoio à zona rural

Recursos aplicados em 2025 e 2026 contemplam saúde e associações de produtores rurais no município.
L
Deputado Cássio Gois recebe a mais alta honraria do Governo de Rondônia

Deputado Cássio Gois recebe a mais alta honraria do Governo de Rondônia

Parlamentar destacou o compromisso renovado com o estado ao ser agraciado com a medalha; reconhecimento celebra a atuação legislativa e o serviço público.
L
Governo federal reconhece emergência em Porteirinha por risco de barragem

Governo federal reconhece emergência em Porteirinha por risco de barragem

Município mineiro sofreu rompimento parcial em estrutura após a maior enchente em 40 anos; Defesa Civil ordenou evacuação imediata de áreas de risco.
L

STF nega prisão domiciliar a Jair Bolsonaro

Alexandre de Moraes rejeita pedido humanitário e mantém ex-presidente no regime fechado na Papuda, após laudo médico apontar quadro clínico controlado
L
Cássio Góis investe quase R$ 1 milhão no esporte e fortalece projetos sociais em Cacoal

Cássio Góis investe quase R$ 1 milhão no esporte e fortalece projetos sociais em Cacoal

Parlamentar participou do lançamento do calendário esportivo e da entrega de mais de 1.500 kits a crianças e adolescentes atendidos por programa social.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 5º BPM prende duas mulheres com 81 porções de crack na zona Leste

Força Tática do 5º BPM prende duas mulheres com 81 porções de crack na zona Leste

Prisões ocorreram durante patrulhamento no bairro Mariana; uma das suspeitas está grávida de cinco meses.
10
VÍDEO: Ladrão é filmado fazendo furto na loja do Chinês no centro

VÍDEO: Ladrão é filmado fazendo furto na loja do Chinês no centro

Câmera de segurança registrou o momento em que suspeito esconde produto na roupa e deixa estabelecimento sem pagar.
10
PRF em Rondônia apreende 3 armas no final de semana

PRF em Rondônia apreende 3 armas no final de semana

Duas pessoas foram presas.
10
Estudante afastado da Universidade Santa Cecília pede desculpas após mensagens com ameaça contra colega

Estudante afastado da Universidade Santa Cecília pede desculpas após mensagens com ameaça contra colega

Jovem de 20 anos afirmou que conteúdo foi “brincadeira”, mas reconheceu gravidade do caso; Polícia Civil investiga o episódio em Santos (SP).
18
PM apreende 257 kg de maconha após troca de tiros na BR-429

PM apreende 257 kg de maconha após troca de tiros na BR-429

Ação em São Miguel do Guaporé teve perseguição, disparos e prisão de suspeitos que atuariam como batedores do carregamento.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feira da Joana Darc inicia processo de regularização fundiária em Porto Velho

Feira da Joana Darc inicia processo de regularização fundiária em Porto Velho

Iniciativa da Prefeitura fortalece empreendedorismo feminino rural e reúne 37 agricultoras familiares na Linha 11.
L
Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população

Imunização está disponível em todas as unidades de saúde da capital a partir desta segunda-feira (2).
L

Requerimento de Outorga: GILBERTO FRAGA DE MELO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Realização da Finalíssima no Catar está em risco após ataques no Oriente Médio

Realização da Finalíssima no Catar está em risco após ataques no Oriente Médio

Confronto entre Espanha e Argentina marcado para o Estádio Lusail sofre ameaça de adiamento devido à suspensão de eventos esportivos na região.
L
Melhor internet fibra em Porto Velho: o que analisar

Melhor internet fibra em Porto Velho: o que analisar

Qual a melhor internet fibra em Porto Velho? Especialistas orientam o que analisar antes de contratar 02.03.26 Compartilhar em: Linkedin Facebook Twitter Whatsapp Voltar ao Blog Com o aumento do trabalho remoto, do consumo de streaming e dos jogos online, a busca por internet de qualidade tem crescido em Porto Velho. Mas diante de tantas ofertas e promessas de alta velocidade, muitos consumidores ainda têm dúvidas: afinal, o que realmente define a melhor internet fibra na cidade? Segundo especialistas do setor, o número de megas não deve ser o único critério analisado. Estabilidade, latência e qualidade do suporte técnico são fatores determinantes para uma boa experiência de navegação. Estabilidade é mais importante que velocidade Uma conexão pode anunciar 500 Mbps, mas se apresentar oscilações frequentes, o desempenho será comprometido — especialmente em chamadas de vídeo, reuniões online e transmissões ao vivo. A recomendação é verificar se o provedor possui infraestrutura própria, monitoramento da rede e equipe técnica local para atendimento rápido. Fibra óptica faz diferença no desempenho A tecnologia utilizada também impacta diretamente a qualidade da conexão. A fibra óptica oferece maior estabilidade, menor latência e melhor desempenho quando há vários dispositivos conectados simultaneamente. Em regiões da Amazônia, ainda existem provedores que operam com tecnologias alternativas, como rádio ou modelos híbridos. Por isso, é importante confirmar se a conexão é 100% fibra óptica até a residência. Quantos megas são necessários? A escolha do plano deve considerar o perfil de uso: Uso básico (redes sociais e vídeos): 200 a 400 Mbps Casas com vários dispositivos conectados: 400 a 600 Mbps Streaming em 4K e jogos online: 600 Mbps a 1 Giga Home office intenso e produção de conteúdo: acima de 1 Giga Especialistas alertam que contratar menos do que o necessário pode gerar frustração, enquanto contratar além da demanda pode significar custo desnecessário. Latência também deve ser observada Para quem joga online ou realiza chamadas frequentes, a latência (ping) é um indicador essencial. Quanto menor o tempo de resposta, melhor será a experiência. Atendimento local é diferencial Outro ponto que pesa na decisão é o suporte. Ter atendimento local, com equipe na cidade, pode reduzir o tempo de solução em caso de instabilidade. Em Porto Velho, consumidores têm buscado cada vez mais provedores que ofereçam proximidade e suporte ágil. Cresce a demanda por fibra óptica em Rondônia De acordo com o setor, a procura por planos de alta velocidade aumentou nos últimos anos, acompanhando o crescimento do consumo digital na região Norte. Empresas como a Brasil Digital têm ampliado investimentos em infraestrutura de fibra óptica na capital e em outras áreas do estado, oferecendo planos que variam de velocidades residenciais até soluções empresariais. Segundo a empresa, a proposta é unir tecnologia, estabilidade e atendimento regional para acompanhar o novo perfil de consumo digital da população. Para quem está pesquisando qual a melhor internet fibra em Porto Velho, especialistas recomendam avaliar tecnologia, estabilidade, suporte e reputação local antes de fechar contrato.
L
Jovem cientista brasileira recebe premiação internacional em biologia quântica

Jovem cientista brasileira recebe premiação internacional em biologia quântica

Carioca Gabriela Fraitag, de 20 anos, foi reconhecida pelo Foundational Questions Institute por ensaio sobre a influência da física microscópica na vida.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.