SÁBADO, 14/02/2026

Em destaque

Programa Salvando Vidas vai capacitar servidores nas escolas municipais

Profissionais lotados nos colégios vão receber treinamento em primeiros socorros.

Por Géri Anderson / SMC / PMPV - 30

Publicado em 

Programa Salvando Vidas vai capacitar servidores nas escolas municipais
Foto: Leandro Morais

Promovida pela Prefeitura de Porto Velho, por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de Saúde (Semusa), e pensando em possíveis circunstâncias emergenciais como engasgo, desmaio, queda, convulsão e até mesmo ataque alérgico envolvendo as crianças matriculadas nas escolas municipais, será ofertada a formação de primeiros socorros direcionada a gestores, professores e profissionais de apoio escolar que atuam diretamente nas unidades de ensino.

Essa formação faz parte do recém-lançado programa “Salvando Vidas”, que vai promover encontros formativos que contam com o apoio de instituições parceiras, visando a capacitação dos técnicos e educadores.

A secretária da Semed, Gláucia Negreiros, enfatiza que o “Salvando Vidas” é um treinamento muito importante para que os profissionais estejam habilitados a atuar em caso de emergência. Os primeiros socorros são ações que devem ser tomadas rapidamente, logo após o acidente, fator que pode evitar o agravamento do problema. “Saber agir até que chegue o socorro profissional, pode salvar vidas”, analisa a titular da pasta de educação.

“As crianças passam uma significativa parte do dia dentro da escola e as situações de emergência também acontecem nesse ambiente. Nós vamos capacitar os profissionais para reconhecer e saber o que fazer quando ocorrer um evento desse. Esse servidor vai ajudar a salvar a vida da criança na escola”, enfatizou Reginaldo Lourenço, médico pediatra que atua no Hospital Cosme e Damião, e é voluntário no programa de formação.

“Os profissionais serão orientados desde a vestimenta até os métodos de segurança e controle emocional diante da situação. Antes de qualquer procedimento de primeiros socorros, é importante que o socorrista tenha em mente a necessidade de manter a calma, afastar os curiosos e garantir que o serviço de emergência seja chamado”, completou o médico.

PARCERIA

De acordo com a médica pediatra e secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, com essa ação conjunta entre as secretarias, os profissionais estarão preparados para lidar com situações inesperadas, que acabam ganhando um aspecto emergencial, principalmente entre as crianças.

“Temos certeza que o programa Salvando Vidas vai dar certo, pois esses servidores terão uma análise mais aprofundada sobre a identificação dos sinais e sintomas para que busquem a assistência. Quem sabe essa capacitação já faça parte do Congresso Pedagógico da Semed de forma continuada”, comentou Penati.

KITS DE PRIMEIROS SOCORROS

A capacitação atende à Lei 13.722/18, conhecida como Lei Lucas, que estabelece que as escolas da educação básica, sejam públicas ou privadas, devem oferecer formação aos professores e funcionários sobre noções básicas de primeiros socorros. A iniciativa oferece segurança aos professores e profissionais da educação em casos de urgência e emergência, além de tornar as escolas municipais espaços qualificados para dar assistência aos alunos nessas situações.

A Prefeitura Municipal de Porto Velho já articula parceria com a Assembleia Legislativa de Rondônia, para criação de emenda parlamentar para atender à aquisição de kits de primeiros socorros na rede municipal e estadual de educação.

“A Lei Lucas foi criada no dia 4 de outubro de 2018, e determina ainda que os estabelecimentos de ensino da rede pública ou privada devem dispor de kits de primeiros socorros conforme orientações das entidades especializadas em atendimento emergencial à população. O objetivo é garantir que todos saibam agir nos primeiros socorros até que a assistência médica especializada chegue ao local.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Carnaval acende alerta para bebidas adulteradas com metanol nos estados

Carnaval acende alerta para bebidas adulteradas com metanol nos estados

Autoridades reforçam que foliões devem consumir apenas produtos de origem comprovada.
L
Especialistas orientam foliões a reforçar hidratação e alimentação leve no Carnaval

Especialistas orientam foliões a reforçar hidratação e alimentação leve no Carnaval

Beber ao menos dois litros de água por dia é recomendação básica para evitar complicações.
L
Igreja de Jesus Cristo e Prefeitura de Porto Velho dialogam sobre projetos humanitários

Igreja de Jesus Cristo e Prefeitura de Porto Velho dialogam sobre projetos humanitários

Encontro institucional discutiu cooperação para ampliar ações sociais voltadas a famílias em vulnerabilidade e comunidade
L
Estratégias para evitar fraudes financeiras durante o Carnaval

Estratégias para evitar fraudes financeiras durante o Carnaval

Especialistas alertam para táticas comuns como troca de cartões e venda de ingressos falsos, que podem causar grandes prejuízos aos foliões em blocos e festas.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de sábado (14/02): leveza emocional e energia social

Previsões para 14 de fevereiro de 2026 indicam interações positivas, lazer e busca por equilíbrio.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF julga validade da aposentadoria especial para vigilantes

STF julga validade da aposentadoria especial para vigilantes

INSS contesta enquadramento da atividade como especial após reforma da Previdência.
L

O que assistir no Cine Araújo Porto Velho neste fim de semana

A programação do Cine Araújo reúne animação, aventura, suspense e títulos para todas as idades no fim de semana, com sessões durante a tarde e noite.
L
Amazônia, Gente e Justiça: Adriana Vieira da Costa fala sobre Lei do RECAM

Amazônia, Gente e Justiça: Adriana Vieira da Costa fala sobre Lei do RECAM

Programa Amazônia, Gente e Justiça recebe Adriana Vieira da Costa para comentar a Lei nº 6.329/2026, que cria o RECAM em Rondônia.
L
Nova 364 e PRF conscientizam motorista na saída do feriado de carnaval

Nova 364 e PRF conscientizam motorista na saída do feriado de carnaval

Ação foi realizada nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13, na BR-364.
L
Bora Ali: Camila Schiavinato Canova e os caminhos do turismo em Rondônia

Bora Ali: Camila Schiavinato Canova e os caminhos do turismo em Rondônia

Programa Bora Ali entrevista Camila Schiavinato Canova sobre políticas públicas, Expo Turismo e inclusão por meio do Turismo Social no estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Mendonça se reúne com PF e define próximos passos da investigação sobre o Banco Master

Mendonça se reúne com PF e define próximos passos da investigação sobre o Banco Master

Encontro marca o primeiro ato do ministro como relator do inquérito no STF.
L
Exército informa ao STF que general pode receber visita íntima na prisão

Exército informa ao STF que general pode receber visita íntima na prisão

Decisão final caberá ao ministro Alexandre de Moraes.
L
Alckmin se manifesta contra quebra de patentes de medicamentos

Alckmin se manifesta contra quebra de patentes de medicamentos

Vice-presidente afirma que propostas legislativas para licenciamento compulsório de fármacos emagrecedores prejudicam a segurança jurídica e afastam novos negócios.
L
Decreto detalha execução das contas públicas federais para 2026

Decreto detalha execução das contas públicas federais para 2026

Governo Federal estabelece cronograma de pagamentos e limites de empenho para ministérios sem aplicar cortes imediatos no Orçamento aprovado pelo Congresso.
L
Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos a pacientes com doenças crônicas

Leis estaduais reconhecem fibromialgia como deficiência, ampliam benefícios e reforçam campanhas como Fevereiro Roxo e Laranja.
L
Publicidade

POLÍCIA

Veículo capota na avenida Rio Madeira e casal abandona local

Veículo capota na avenida Rio Madeira e casal abandona local

Acidente registrado na madrugada deste sábado envolve colisão contra árvore e capotamento de um Celta no bairro Lagoa com garrafas de bebidas no interior.
10
Polícia prende quatro mulheres com 13 celulares furtados

Polícia prende quatro mulheres com 13 celulares furtados

Uma ação da Patrulha Precursora em Porto Velho resultou na prisão de quatro suspeitas do Amazonas que portavam aparelhos roubados de foliões durante o carnaval.
12
Ação integrada apreende mais de 42 kg de droga e prende quatro em RO

Ação integrada apreende mais de 42 kg de droga e prende quatro em RO

Operação Protetor das Fronteiras e Divisas resultou na apreensão de entorpecentes e veículos em Nova Brasilândia d’Oeste.
12
PM apreende arma e droga em Itapuã do Oeste

PM apreende arma e droga em Itapuã do Oeste

Pistola calibre .380, munições e cerca de 330 gramas de cocaína foram localizadas após denúncia de ameaça
10
Apenado é preso por agredir esposa em Porto Velho

Apenado é preso por agredir esposa em Porto Velho

Homem foi detido após cortar o cabelo da companheira durante discussão no bairro Areia Branca.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FGC libera antecipação de até R$ 1 mil para clientes do Will Bank; veja como solicitar

FGC libera antecipação de até R$ 1 mil para clientes do Will Bank; veja como solicitar

Medida pode alcançar cerca de 6 milhões de correntistas após liquidação da instituição.
L
HOJE É O GRANDE DIA! Banda do Vai Quem Quer arrasta multidão em Porto Velho

HOJE É O GRANDE DIA! Banda do Vai Quem Quer arrasta multidão em Porto Velho

Bloco histórico celebra 46 anos com folia, mensagem social e alerta contra a violência à mulher
L
Intercâmbio comercial entre Brasil e Reino Unido sobe 10,5%

Intercâmbio comercial entre Brasil e Reino Unido sobe 10,5%

Trocas bilaterais somaram US$ 17,3 bilhões em um ano, impulsionadas pelo setor de serviços britânicos e pelo aumento na venda de carnes e máquinas brasileiras.
L
Trump autoriza retirada de agentes de imigração de Minnesota

Trump autoriza retirada de agentes de imigração de Minnesota

Czar da fronteira confirma encerramento de operação após protestos em massa e mortes de cidadãos norte-americanos durante ações de deportação em Minneapolis.
L
Arthur Elias anuncia convocadas para primeiros desafios de 2026

Arthur Elias anuncia convocadas para primeiros desafios de 2026

Técnico da seleção feminina promove o retorno da volante Luana, recuperada de câncer, e chama a jovem Maiara para amistosos contra Costa Rica, Venezuela e México.
L
Verstappen critica novo carro da F1 e compara à Fórmula E

Verstappen critica novo carro da F1 e compara à Fórmula E

Tetracampeão mundial demonstra insatisfação com as mudanças técnicas da temporada 2026 durante os testes de pré-temporada realizados no Bahrein nesta quinta-feira (12).
L
Cadastur identifica empresas regulares para um Carnaval seguro

Cadastur identifica empresas regulares para um Carnaval seguro

Foliões podem consultar o cadastro oficial do Ministério do Turismo para verificar a legalidade de serviços e evitar golpes durante as festas em todo o Brasil.
L

Amazonas: Bombeiros seguem buscas por desaparecidos após naufrágio no encontro das águas

Segundo informações preliminares, pelo menos sete pessoas seguem desaparecidas.
10
Alex Redano destina R$ 500 mil para subestação no Hospital de Ariquemes

Alex Redano destina R$ 500 mil para subestação no Hospital de Ariquemes

Alex Redano destina R$ 500 mil para subestação no Hospital de Ariquemes
L
Emenda de R$ 1,5 milhão garante transporte coletivo gratuito em Ariquemes

Emenda de R$ 1,5 milhão garante transporte coletivo gratuito em Ariquemes

Recursos destinados pelos deputados Delegado Lucas e Alex Redano viabilizam início do sistema nos próximos meses.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.