SEGUNDA-FEIRA, 20/05/2024

Projeto revolucionário para desenvolver a região usando nosso meio ambiente, pode ter investimentos de mais de 3 bilhões de reais

Para a extração, estão projetadas pelo menos três usinas em Rondônia, abrindo 7.500 empregos diretos e proporcionando uma renda decente para milhares de famílias.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

Projeto revolucionário para desenvolver a região usando nosso meio ambiente, pode ter investimentos de mais de 3 bilhões de reais - News Rondônia

Não se muda uma mentalidade que desenvolva o Planeta de uma hora para outra. Mas há sim soluções práticas, para a Amazônia, que não só ignoram os históricos desmatamentos, como ainda utilizam nossa floresta para nos desenvolver e tirar da pobreza milhões de pequenos produtores, que hoje têm uma renda média extremamente baixa, de apenas cerca de 1.200 reais mensais. A inovação, gigantesca, com investimentos também internacionais previstos na faixa de 3,3 bilhões de reais, começa a surgir aqui mesmo em Rondônia, através do projeto “Amazon Palm Macaúba”, liderado por empresários visionários, que pretendem implantar um sistema para produção de diesel renovável e querosene verde para vários setores, incluindo a aviação comercial, coisa que já está ocorrendo, embora ainda de forma embrionária, em países europeus, onde alguns voos já saem com um pequeno percentual de SAF (combustível sustentável para a aviação, na sua sigla em inglês). Em resumo, a proposta pretende integrar lavoura, pecuária e floresta com macaúba, um tipo de palmeira que fornece o mais rico dos óleos de biodiesel. Basicamente, a macaúba será plantada em áreas onde já existem lavouras e principalmente pastos para o gado. Depois de extraído o óleo, o bagaço serve como alimento para o rebanho. Para a extração, estão projetadas pelo menos três usinas em Rondônia, abrindo 7.500 empregos diretos e proporcionando uma renda decente para milhares de famílias. Tudo isso sem derrubar uma só árvore. Pelo contrário, usando os 7 milhões de hectares de pasto que Rondônia possui para a produção, tudo em um sistema que protege o meio ambiente e se alimenta dele. Os primeiros passos concretos já foram dados e os interesses de investidores estrangeiros são concretos. Um dos fundadores do projeto, Fábio Marques, fala sobre todo o potencial dessa palmeira: “A macaúba é uma espécie nativa da Amazônia e é incrivelmente versátil e sustentável, com o potencial de promover uma verdadeira revolução verde”.

Afora toda a grandeza do “Amazon Palm Macaúba” haverá ainda ganhos que podem se tornar milionários, com os projetos de captura de carbono, que podem render muitos milhões de dólares em investimentos internacionais na nossa região, em função dos programas de proteção ambiental. O uso do óleo da macaúba, que além de combustível pode ser utilizado em outros processos (alimentos, cosméticos, fármacos e ração animal, por exemplo) pode ajudar a gerar uma renda excepcional para os rondonienses e os amazônidas, que em breve serão 30 milhões de pessoas. Outro responsável pelo projeto, Maurício Conti, tem uma frase para resumir o que representa para o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável, com renda decente, para os moradores da nossa floresta: “o que causa o desmatamento é a pobreza; reduzindo a pobreza, vamos reduzir o desmatamento”. Enfim, surge uma intensa luz para uma saída econômica viável, que poderá render até 41.520 reais por hectare para cada produtor. Há muito mais sobre este complexo, mas muito viável projeto. Agora, é hora de conhecer e apoiar, pois ele pode estar indicando a melhor saída para nosso futuro.

LÉO MORAES AINDA NÃO DECIDIU SOBRE DISPUTA À PREFEITURA, MAS SE CONCORRER, SÓ O FARÁ COM O AVAL DE MARCOS ROCHA

Léo Moraes vai ou não disputar a Prefeitura de Porto Velho? Neste momento, é essa a principal questão que envolve a sucessão de Hildon Chaves. Embora haja fontes de bastidores dizendo que ele está se mexendo nessa direção, o próprio Léo não confirma. Diz que ainda está analisando todo o quadro e que só tomará a decisão no início de junho, quando termina seu prazo de desincompatibilização. Se no amanhecer do dia 7 de junho ele sair de casa para se dirigir ao Detran, onde é o diretor-geral, estará fora. Se não o fizer, estará dentro. Léo, contudo, já tem uma decisão tomada. Caso decida concorrer, só o fará com o aval do governador Marcos Rocha, com quem tem uma relação de confiança e excelente relacionamento. Nesta altura, ele deve estar com dois corações. Tem chances reais de vencer a disputa, pelos números das pesquisas que o colocam, hoje, entre os três primeiros na preferência do eleitorado. De outro lado, seu trabalho de comando do Detran fez uma verdadeira revolução no órgão, que pela primeira vez na sua história está sendo muito mais parceiro dos rondonienses do que apenas o tradicional arrecadador de sempre. Se vier para a corrida eleitoral, torna-se um nome com chances reais. Se ficar no Detran, tende a transformar o órgão, para muito melhor. É uma decisão bastante complexa. No caso de Léo, qualquer caminho que escolher será positivo. Esperemos pela decisão, pois!

EM PORTO VELHO, HÁ CINCO NOMES BASTANTE FORTES E OUTROS TANTOS QUE COMEÇAM A SE AVENTURAR NAS URNAS

E os demais candidatos, à essa altura do jogo? Mariana Carvalho continua sendo o nome mais cotado na disputa, depois que Fernando Máximo deixou a corrida eleitoral. Todas as pesquisas feitas até agora a colocam em posição bastante privilegiada, embora nenhuma delas tenha sido feita depois da saída de Máximo do páreo. Mariana tem apoios poderosos, tanto do grupo político do governador Marcos Rocha, líder maior do partido que ela representa, o União Brasil, quanto do prefeito Hildon Chaves, hoje a grande liderança política da Capital. Mas quem chega chegando é o deputado Marcelo Cruz, presidente da Assembleia Legislativa. Sempre bom de voto na Capital, ele traz na sua base uma poderosa carta na manga: nada menos do que 96 candidatos à Câmara de Vereadores estão com ele. Euma Tourinho é a novidade e a surpresa na eleição. Ela ingressou no MDB e foi escolhida como o nome do partido, ainda o maior do Estado em número de prefeitos, vices e vereadores, tendo ao seu lado lideranças como o senador Confúcio Moura, o presidente regional Lúcio Mosquini e o municipal, Williames Pimentel. E ainda há outro possível concorrente com forte potencial. I advogado e professor Vinicius Miguel, líder do PSB, conversa com vários partidos, para umi-los em torno do seu nome. Dm breve pode confirmar sua candidatura. Com Léo Moraes se formaria o quinteto com chances reais de chegar lá, mas ele ainda não se definiu. Afora estes, há ainda meia dúzia de postulantes, que sonham também com a cadeira de Hildon Chaves.

TEM VÁRIOS NOMES ESTREANDO NA POLÍTICA E A GRANDE INCÓGNITA CONTINUA SENDO FÁTIMA CLEIDE

Quem são os pretendentes menos conhecidos do grande eleitorado, que também já confirmaram que disputarão a eleição em Porto Velho? Um deles é o advogado Célio Lopes, o candidato do PDT, um partido forte no Estado, sob a liderança de Acir Gurgacz. Célio comandou a Funasa e é muito respeitado em todas as áreas que atua. Um pouco mais conhecido, por estar há mais tempo nos meios da política e agora por sua atuação na TV, Samuel Costa foi oficializado pela Rede, partido que nunca conseguiu eleger ninguém em Rondônia. Também entre os que já têm conhecimento do grande público, o ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Benedito Alves, do Solidariedade, reaparece na relação dos pretendentes na Capital, depois de uma frustrada tentativa de ser candidato ao Senado pelo PDT, na eleição passada. Ricardo Frota, embora conhecido no seu meio, ainda é um anônimo na política do nosso Estado. Ele se apresenta como candidato do Partido Novo e pode ser uma surpresa, na medida em que, em nível nacional, o Novo tem revelado grandes lideranças, como o gaúcho Marcel Van Hattem. O PSOL, caso não se consolide um Frentão das Esquerdas, pode vir novamente com o conhecido Pimenta de Rondônia. A grande incógnita continua sendo um dos nomes mais fortes no processo eleitoral de Porto Velho. A ex-senadora Fátima Cleide ainda não se pronunciou publicamente se vai ou não entrar na briga pela Prefeitura. Ela é, disparada, o melhor nome do PT para a disputa.

PARTE DA POPULAÇÃO TAMBÉM TEM CULPA: LIXO NOS CANAIS AUMENTAM POTENCIAL DAS ALAGAÇÕES EM PORTO VELHO

É uma cidade problemática. Só parte da sua população, que chega perto do meio milhão de habitantes, tem água potável. Tem um dos piores índices, se não o pior, em termos de saneamento básico. Cresceu desordenadamente, com invasões e mais invasões. É uma cidade plana, onde a água das chuvas não escoa naturalmente. Melhorou sim em vários quesitos, mas ainda está muito longe de ser um bom lugar para se viver, comparando-se com cidades do mesmo porte, em outras regiões do país.  Só o Poder Público, em todos os níveis, tem culpa? Infelizmente, a resposta é negativa. Parte da população, que parece não se preocupar em viver em meio à sujeira, trata muito mal sua casa e sua cidade. Quando há chuvas torrenciais, como sempre ocorrem no inverno amazônico, os problemas estruturais, históricos de Porto Velho, se somam a esgotos entupidos e canais que não dão vazão às águas, simplesmente porque estão lotados de lixo e entulhos. Só neste ano, a Prefeitura de Porto Velho, somando todas as ações, já limpou cinco quilômetros de canais. Alguns mais de uma vez. Por que? Ora, porque os moradores jogam refrigeradores, fogões, armários, sofás, móveis velhos e até parte de carcaças de carros dentro dos canais. Então, é injusto se cobrar só do Poder Público, quando o desrespeito de muita gente por sua cidade, também ajuda a causar tantos danos. Está na hora de dividir as responsabilidades!

PREVISÃO DE 1 MILHÃO DE PESSOAS NA MEGA MANIFESTAÇÃO CONVOCADA POR BOLSONARO PARA O RIO DE JANEIRO

O domingo vai ser daqueles que podem entrar para a História, como tantos outros episódios recentes da política brasileira já o fizeram. Convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o evento poderá ter um número recorde de manifestantes, na Praia de Copacabana. Sem divulgação alguma na grande mídia, que ignora o episódio como se ele não existisse (eventualmente, alguma notícia é para criticar duramente a iniciativa) a manifestação reunirá governadores aliados, senadores, deputados federais e políticos de todos os naipes, de todas as regiões do país. Com o desafiador nome de “manifesto em defesa do Estado Democrático de Direito”, certamente para se antepor ao discurso do governo petista, seus aliados e de ministros do STF, que têm tomado uma série de decisões contra quem não concorda com o que está ocorrendo no país. Assessores de Bolsonaro esperam um público em torno de 1 milhão de pessoas (a Folha de São Paulo vai dizer, ao tratar do evento, que eram apenas umas 30 mil) e a intenção é fazer um encontro pacífico, mas que demonstre que importante parcela da população brasileira não está nada satisfeita com os rumos que o país está tomando e com o chamado ativismo judicial. De Rondônia, o senador Marcos Rogério e confirmou presença. O senador rondoniense Jaime Bagattoli, convidado pessoalmente por Bolsonaro, não poderá ir, porque já tinha compromisso agendado em Cerejeiras, para participar de uma feira do agro. Da bancada na Câmara Federal, não houve manifestação pública de nenhum bolsonarista.

DESTRUIÇÃO, FOGO, ATAQUES CONTÍNUOS: GARIMPEIROS SÃO TRATADOS PIOR DO QUE OS TRAFICANTES, POR LEIS ABSURDAS

Mesmo com tentativas aqui e ali de que os garimpeiros sejam tratados como trabalhadores e suas bens não sejam destruídos, a virulência policial contra eles continua cada vez mais intensa. Dessa vez o ataque em Porto Velho e Nova Mamoré, concentrada principalmente na Vila Murtinho. Participaram da ação agentes do Ibama, Exército e Batalhão de Polícia de Fronteiras, além da Polícia Federal. Novamente as forças policiais usaram explosivos para destruir nada menos do que oito balsas e dragas, acabando com propriedades e material de trabalho, através de uma legislação excepcional, onde os acusados não têm direito à defesa e nem de recuperarem o que é seu, possibilidade que haveria numa ação judicial comum. Pior tratados do que o são os traficantes drogas, que quando presos têm ao menos direito de defesa, os garimpeiros ficam sem ter como sobreviver com seu trabalho. Foi feita fiscalização também em 18 outros equipamentos, que tinham documentação para o trabalho. A legislação federal em vigor dá aos agentes públicos o poder de fiscalização, de prisão e de destruição de materiais, sem sequer o aval do Judiciário. Máquinas e equipamentos utilizado em áreas de preservação ou proteção ambiental também são destruídas, ao invés, por exemplo, de serem apreendidas e entregues para realizar serviços em municípios onde a população em geral seria beneficiada. A intenção da lei ditatorial é amedrontar e mostrar quem manda. O Congresso brasileiro, que poderia mudar essa anomalia, como sempre lava as mãos!

SILVIA PEDE AJUDA AO CFM PARA AUMENTAR NÚMERO DE ANESTESISTAS EM RONDÔNIA E GALLO CONFIRMA PROJETO POR RESIDÊNCIA MÉDICA

Uma dupla de rondonienses que dedica suas atividades em benefício da saúde dos rondonienses e dos brasileiros, se encontrou em Brasília, nesta semana. Um preside a maior entidade nacional dos médicos, o Conselho Federal de Medicina, com 550 mil associados. Outra, dedica seus mandatos na política, em atuações que buscam melhorar a qualidade da saúde. O presidente do CFM, dr. Hiran Marques, recebeu em seu gabinete a deputada federal Silvia Cristina. Na pauta, um tema da maior importância para o Estado: a necessidade de se aumentar o número de anestesistas que acompanham cirurgias. Silvia foi pedir o apoio do presidente do CFM para ajudar nesta iniciativa: “fomos pedir apoio ao CFM para aumentar esse número de profissionais, tão necessários para a realização das cirurgias, em qualquer especialidade. Temos um volume de cirurgiões que atende nossa necessidade, mas faltam anestesistas e é um desafio trazermos mais profissionais para integrar a saúde de Rondônia”. AJá Hiran Gallo informou que o tema também faz parte das preocupações do Conselho e que existem planos para a implantação da Residência Médica em Anestesiologia em Rondônia, para a formação desses profissionais aqui no Estado. Do encontro entre as duas personalidades rondonienses, surgiram os primeiros passos na busca de solução para um dos problemas que o Estado sofre na área da saúde.

PARTE DA POPULAÇÃO TAMBÉM TEM CULPA: LIXO NOS CANAIS AUMENTAM POTENCIAL DAS ALAGAÇÕES EM PORTO VELHO

É uma cidade problemática. Só parte da sua população, que chega perto do meio milhão de habitantes, tem água potável. Tem um dos piores índices, se não o pior, em termos de saneamento básico. Cresceu desordenadamente, com invasões e mais invasões. É uma cidade plana, onde a água das chuvas não escoa naturalmente.  Melhorou sim em vários quesitos, mas ainda está muito longe de ser um bom lugar para se viver, comparando-se com cidades do mesmo porte, em outras regiões do país. Só o Poder Público, em todos os níveis, tem culpa? Infelizmente, a resposta é negativa. Parte da população, que parece não se preocupar em viver em meio à sujeira, trata muito mal sua casa e sua cidade. Quando há chuvas torrenciais, como sempre ocorrem no inverno amazônico, os problemas estruturais, históricos de Porto Velho, se somam a esgotos entupidos e canais que não dão vazão às águas, simplesmente porque estão lotados de lixo e entulhos. Só neste ano, a Prefeitura de Porto Velho, somando todas as ações, já limpou cinco quilômetros de canais. Alguns mais de uma vez. Por que? Ora, porque os moradores jogam refrigeradores, fogões, armários, sofás, móveis velhos e até parte de carcaças de carros dentro dos canais. Então, é injusto se cobrar só do Poder Público, quando o desrespeito de muita gente por sua cidade, também ajuda a causar tantos danos. Está na hora de dividir as responsabilidades!

DEPUTADOS FAZEM SESSÃO ITINERANTE DURANTE A RONDÔNIA RURAL SHOW DESTE ANO, EM JI-PARANÁ

A Assembleia Legislativa muda sua sede para Ji-Paraná, ao menos num dia, no mês que vem. A Mesa Diretora da Casa definiu mais uma sessão extraordinária itinerante, para 23 de maio, durante a realização da edição deste ano da Rondônia Rural Show.  A extraordinária, lembra o presidente Marcelo Cruz, é uma oportunidade ímpar e diferente, para ampliar o relacionamento com o Parlamento e aproximar a população da cidade e comunidades próximas, dos debates sobre temas importantes para a região e para toda a sociedade. Marcelo Cruz comentou também sobre a importância da maior feira agropecuária da região norte e sua ligação com as iniciativas da Assembleia.

“É uma feira que evidencia o nosso agro e estou entusiasmado com mas uma participação do nosso Parlamento. É um evento que aproxima a Casa de Lei das pessoas, dando voz e oportunidade para que toda a população possa contribuir com sua participação”.

A presença da ALE na grande feira do agronegócio tem se tornado uma atração a mais e tem reunido sempre um grande público, como ocorreu n ano passado. A pauta da Extraordinária ainda está sendo preparada, mas na sessão serão feitas homenagens a autoridades e personalidades da região, como também é tradicional. A décima primeira edição da Rondônia Rural Show, novamente com características internacionais, se realiza novamente no Parque Vandeci Hack, entre os dias 20 e 25 de maio próximo.

PERGUNTINHA

Você sabia que a cada três minutos, no Brasil, é registrada uma ocorrência de tráfico de drogas; que são 495 casos que a polícia descobre todos os dias, numa incidência de quase 181 mil por ano, envolvendo todo o tipo de drogas ilícitas e que estes números representam uma ínfima parte do total do tráfico no país?

Projeto revolucionário para desenvolver a região usando nosso meio ambiente, pode ter investimentos de mais de 3 bilhões de reais - News Rondônia

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Abrigo feminino cria berçário para acolher mães de bebês no RS

Abrigo feminino cria berçário para acolher mães de bebês no RS

A missão do berçário é uma só, levar um pouco de conforto em meio ao caos no RS.
L
Metallica doa 100 mil dólares para vítimas das enchentes no RS; saiba como ajudar!

Metallica doa 100 mil dólares para vítimas das enchentes no RS; saiba como ajudar!

Foram os próprios membros que decidiram como as doações seriam organizadas na época.
L
RS: prefeitura de Roca Sales estuda realocar cerca de 40% da população

RS: prefeitura de Roca Sales estuda realocar cerca de 40% da população

Medida é necessária para aumentar segurança e evitar novas tragédias
L
Flávio Dino mantém afastamento de desembargadores do TRF4

Flávio Dino mantém afastamento de desembargadores do TRF4

Ambos foram afastados pelo CNJ por descumprimento de decisão do STF
L

TRANSFERÊNCIA DE RENDA: Bolsa Família chega a 126,2 mil famílias de Rondônia em maio

Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 691,81. Cronograma de pagamentos segue até o dia 31
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Primeira etapa do Circuito Rondônia de Pesca Esportiva acontece nos dias 1 e 2 junho

Primeira etapa do Circuito Rondônia de Pesca Esportiva acontece nos dias 1 e 2 junho

Torneio de pesca embarcada será realizado no rio Madeira, em Jaci-Paraná, e a segunda etapa será em Porto Rolim, dias 29 e 30 de junho
L

#AgendaNews | Entrevista Deivide Souza – Barbeiro Empreendedor

Com 11 anos de carreira, Deivide é o fundador da Elite Barber Tattoo, uma barbearia e estúdio de tatuagem de prestígio.
L

Música tema da Rondônia Rural Show é apresentada e faz até o governador mexer o esqueleto

A música escrita por ele, foi entoada em ritmo sertanejo.
L

Programa Giro News entrevista: Robson Damasceno Júnior, pré-candidato

Nesta segunda-feira, dia 20, às 16h35, o programa Giro News traz uma entrevista exclusiva com Robson Damasceno Júnior, pré-candidato a vereador de Porto Velho.
L

Marcos Rocha abre a RRSI de óculos escuros e esclarece: “Deu um probleminha na cirurgia ocular”

Em seu discurso, Rocha justificou que havia passado por cirurgia nos olhos, para eliminar a catarata.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho tem novas vagas disponíveis

55 vagas para diversos níveis de escolaridade
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Desocupação trimestral recua em 21 estados e no Distrito Federal
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Everaldo Fogaça destaca assinatura do contrato histórico para coleta de lixo com a Eco Rondônia - Marquise

Vereador Everaldo Fogaça destaca assinatura do contrato histórico para coleta de lixo com a Eco Rondônia – Marquise

Marquise Porto Velho deu um passo significativo na gestão de resíduos sólidos com a assinatura do contrato com a empresa Eco Rondônia – Marquise.
L
Em Rondônia, Cristiane Lopes coordena o Projeto “Defesa Lilás” que capacita mulheres para a participação política em 2024

Em Rondônia, Cristiane Lopes coordena o Projeto “Defesa Lilás” que capacita mulheres para a participação política em 2024

Segunda edição do evento promove a participação política das mulheres e destaca a importância do engajamento feminino no cenário político
L

Marcelo Cruz valoriza papel dos deputados estaduais para o fortalecimento da agricultura familiar

Parlamentar participou da solenidade de abertura no Centro Tecnológico Vandeci Rack.
L

Dra Taíssa indica ao DER a recuperação da rodovia 471, em Ministro Andreazza

Via apresenta falta de sinalização, além de muitos buracos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista bate em pilar de madeira em acidente no Três Marias

Segundo testemunhas, o motociclista seguia sentido Guaporé, quando desviou de um carro modelo Argo que estava a frente, perdeu o controle da direção e bateu contra um pilar de madeira na calçada
12
polícia

Ex-presidiário acusado de roubo é atacado a tiro na BR-319 em Porto Velho

O rapaz foi socorrido às pressas para a UPA, onde a PM foi acionada para fazer o registro do ocorrido.
12

Celta invade cruzamento e causa grave acidente com motociclista

A vítima teve algumas lesões e foi socorrida pelo Samu para uma unidade médica.
12
Casa foi atingida por incêndio que pode ter origem criminosa, em Costa Marques

Casa foi atingida por incêndio que pode ter origem criminosa, em Costa Marques

Os policiais constataram que o fogo ainda não havia atingido a parte dos fundos da residência e com ajuda de populares, foi retirado o máximo de bens materiais que estava na casa.
10
Motorista desvia de motocicleta e morre após bater em árvore

Motorista desvia de motocicleta e morre após bater em árvore

As informações levantadas no local indicam que a vítima dirigia sua caminhonete na Avenida Jaru, sentido à BR-364, quando desviou de um motociclista e perdeu o controle do veículo.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moraes suspende lei municipal que proibia linguagem neutra nas escolas

Moraes suspende lei municipal que proibia linguagem neutra nas escolas

Norma previa responsabilizações civis e penais
L
Regras de distribuição de prêmios de sorteios são flexibilizadas no RS

Regras de distribuição de prêmios de sorteios são flexibilizadas no RS

Medida reduzirá impacto de enchentes sobre promoções comerciais
L
Projeto da USP estimula o interesse de meninas pelas ciências exatas

Projeto da USP estimula o interesse de meninas pelas ciências exatas

Estudantes pretas, pardas e indígenas têm 20% das vagas
L
Simero avança na defesa da valorização da classe médica em reunião com a deputada estadual Taíssa Sousa

Simero avança na defesa da valorização da classe médica em reunião com a deputada estadual Taíssa Sousa

A deputada Dra. Taíssa, demonstrando solidariedade à causa, comprometeu-se a analisar todos os itens apresentados e a apoiar a classe médica em suas reivindicações.
L

Requerimento da Licença Ambiental: 45.878.962 MARCIO DA SILVA ROQUE

 Licença Ambiental – (Modo Simplificado)
L
VPrefeitura de Jaru pavimenta ruas do Residencial Jardim Europa

Prefeitura de Jaru pavimenta ruas do Residencial Jardim Europa

A Prefeitura de Jaru, segue com as ações de melhorias na infraestrutura no Residencial Jardim Europa.
L
Município gaúcho registra primeira morte por leptospirose após cheias

Município gaúcho registra primeira morte por leptospirose após cheias

Informação foi divulgada pela prefeitura de Travesseiro
L

Agenda News: Luciana Belegante Revela o Segredo de uma Pele Deslumbrante com Dermaplaning

Renove sua pele com uma técnica segura que atenua manchas e sinais de expressão, garantindo um rejuvenescimento visível.
L

Requerimento da Licença Ambiental: PACTUAL REPRESENTAÇÕES Ltda

 Licença Ambiental Prévia – LAP, Licença Ambiental de Instalação – LAGP – Licença Ambiental de Grande – Porte
L