QUARTA-FEIRA, 10/09/2025
Publicidade
SICRED

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia

Júnior Lopes, participou do evento como debatedor na Câmara Setorial de Cultura.

Por Wanglézio Braga - ƒ

Publicado em 

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia - News Rondônia

Nem de longe, nos mais remotos sonhos, o Secretário Estadual de Cultura, Júnior Lopes, pensou em seguir o rito de outrora: ser escalado, ter que vestir o uniforme, entrar em campo e fazer valer a sua melhor defesa. A única diferença é que a liturgia não seria num time de futebol, mas no Governo, e num plantel muito importante para a sociedade, estamos falando na Cultura.

Um ano e alguns meses se passou desde que o capitão Marcos Rocha assinou, via Diário Oficial, o decreto que deu plenos poderes ao ex-atleta. De lá para cá, algumas conquistas e avanços já podem ser comemorados. Nesse curto tempo, as barreiras não foram problemas para ele, como enfatizado em algumas entrevistas, tudo deve ser feito com “humildade”, pois “ela precede Honra”. Neste acaso, não basta ter apenas humildade, precisa ter iniciativa.

Para fazer um balanço dessas ações da pasta que divide as atenções com as áreas – Juventude, Esporte e Lazer – o News Rondônia apresenta uma entrevista especial, produzida na semana passada, em Rio Branco, no Acre, durante o 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Júnior Lopes, participou do evento como debatedor na Câmara Setorial de Cultura.

Foi lá, na mesa de debate, que o secretário enfatizou que vale a pena apoiar as manifestações culturais que ocorrem de Porto Velho a Vilhena, que os peculiares eventos como o Duelo na Fronteira e o Flor do Maracujá, são exemplos clássicos de que Rondônia é rica cultura, basta mais incentivo. Além disso, fez uma ampla defesa de se importar em executar editais que proporcionam recursos e oportunidades para os artistas e fazedores de cultura em toda a Amazônia. Confira a seguir:

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia - News Rondônia
Foto: Wanglézio Braga

NEWS RONDÔNIA – Qual a sua expectativa ao participar do Fórum de Governadores da Amazônia?

O governador Marcos Rocha nos determinou que se equipasse, se fomentasse a cultura do nosso estado. Com isso, quando temos a oportunidade de estar num fórum como esse, a gente nos proporciona muitas coisas, inclusive além da integração, a gente traz ideias diferentes para fortalecer também a região norte do Brasil.

Toda a região norte tem cultura forte e estamos buscando melhorias. Sabemos das dificuldades, porém, só existe uma forma de a gente buscar o melhor para a cultura, é se unindo em procurar o Ministério da Cultura e outras entidades. É juntamente com isso, buscando realmente o nosso espaço, brigando pelo nosso espaço dentro da cultura, que traremos os melhores recursos possíveis para os estados.

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia - News Rondônia
Foto: Wanglézio Braga

NEWS RONDÔNIA – O que Rondônia pretende mostrar, questionar, apresentar aos outros estados que participam do Fórum?

Na verdade, são construções em conjunto. Nós estamos ali buscando melhorias para o setor Amazônico para que cada vez mais busquemos recursos, possamos nos organizar e realmente mostrar a força da região. Com isso, a gente tem uma participação muito grande, quando falamos na Amazônia. Todo mundo olha para a Amazônia, todo mundo fala a respeito disso, então tem que olhar para a Amazônia também a respeito da cultura, onde realmente possam investir, incentivar, porque a Amazônia é a cultura do Brasil praticamente. Disso a gente sai fortalecendo, trazendo essas ideias, alcançando lugares altos, com certeza.

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia - News Rondônia
Foto: SECOM – Governo de Rondônia

NEWS RONDÔNIA – O que podemos destacar de altivo na Cultura de Rondônia?

Com certeza, os nossos povos indígenas! Nós não podemos falar em Rondônia sem citar esses povos originários. Nossas manifestações culturais, são muito firmes e peculiares como a Flor do Maracujá, por exemplo, o Duelo na Fronteira, em Guajará-Mirim. São fortes manifestações culturais que a gente está trazendo, e com isso também, trazendo essa força do Ministério da Cultura, que são essas leis. A Lei Paulo Gustavo, a Lei Aldir Blanc, por exemplo, fomenta por inteiro, toda a cultura do estado.

Os nossos fazedores de cultura também, do teatro, da música, todas as outras áreas da cultura do nosso estado são beneficiadas com esses recursos e a gente pode realmente incentivar, fomentar, investir, acreditar nos nossos artistas, botando toda a credibilidade. Então, realmente Rondônia precisa desse momento. Rondônia precisa estar aqui presente, precisa trazer as melhores manifestações possíveis de melhorias para a cultura e buscar a conscientização também, para que venhamos a entender a importância da cultura de Rondônia.

Essa conscientização deve chegar também em todos os órgãos de controle, como o Ministério Público, o Tribunal de Contas. Eles precisam entender de quanto a cultura é benéfica para o nosso povo, para a nossa tradição, para a nossa raiz. Com certeza, estar aqui realmente é uma honra, é uma alegria muito grande para Rondônia!

O ano de 2023 foi muito grande, movimentado e bastante rendoso
Foto: SECOM – Governo de Rondônia

NEWS RONDÔNIA – Nesta entrevista, cabe um balanço das atividades da Secretaria. O que tem feito para elevar a cultura no nosso estado?

Nós tivemos no ano de 2023, por exemplo, um credenciamento de todos os artistas, onde os mesmos são contratados para todos os eventos culturais que temos dentro do estado de Rondônia. Tivemos muitos artistas contratados nesse momento.

Observamos que o nosso artesanato tem crescido muito, levamos para várias feiras fora do estado, totalmente usando recurso do Governo como passagens aéreas, transportes, alimentação, transporte das mercadorias para que eles fossem vender fora do estado e se apresentar a nossa cultura, por exemplo, em Brasília, em São Paulo, em Belo Horizonte.

Nas viagens pudemos ter retornos muito grandes da nossa cultura que estava parada há muito tempo. Nós tivemos três anos sem o Flor do Maracujá, por exemplo. Nós retornamos abraçando e apoiando a 32 grupos folclóricos que se apresentaram com recurso do governo do estado também.

Investimos também no Duelo na Fronteira que estava há sete anos que não acontecia, nós retomamos com conversas diárias com o Ministério Público, Tribunal de Contas, todos os órgãos de controle ali, tivemos realmente um bem comum de todos para entendendo realmente a importância do Duelo lá em Guajará-Mirim. A cidade realmente estava sedenta desse momento. Com o retorno, a gente fortaleceu a economia, fortaleceu a hotelaria, o gênero alimentício, muitos vendedores estiveram lá.

Então, a gente fortaleceu todas as outras áreas que vêm juntamente com a cultura. O ano de 2023 foi muito grande, movimentado e bastante rendoso. Agora é hora de dar continuidade e trazer muito mais melhorias para Rondônia.

NEWS RONDÔNIA – Secretário, sabemos que Rondônia é um estado produtor, forte na agricultura, na pecuária. Mas, a cultura também tem seu valor no mercado. Até que ponto o setor movimenta a economia?

Olha só, foi muito importante você falar sobre isso! Peço a ajuda da imprensa para que realmente fortaleça o quão importante é a cultura do nosso estado. Quando a gente fala de cultura, primeiramente falamos das nossas tradições. A gente não perde a nossa essência de forma alguma, são culturas peculiares, o estado tem essa cultura peculiar. E temos de outro lado os órgãos de controle que juntamente com o Poder Executivo, Poder Legislativo devem se unir e entender sobre essa conscientização da importância da cultura. Tenho certeza que a gente tem muito a crescer ainda.

Não podemos comparar, quando se fala em economia, com outros estados, como o Amazonas, por exemplo, que tem os festivais famosos dos bois. Lá movimenta milhões de reais para o governo e a gente vê um investimento gigante que eles têm nesses eventos, que virou algo internacional, inclusive.

Com esse exemplo, a gente fala a respeito de transformação de vidas, porque quando você fala, de um Duelo na Fronteira ou de uma Flor do Maracujá, você não está falando somente de uma festa no dia do evento, fala-se de uma construção durante todo o ano, dos artistas se preparando, das costureiras se preparando ali, ganhando seus empregos também os artistas ali, toda forma uma manifestação cultural ali, dos músicos, dos coreógrafos, todos eles são contratados para estarem ali, a gente está fomentando a cultura o ano inteiro, e aí quando chega no dia do evento realmente é a cereja do bolo.

Ainda nessa seara, além dos fazedores de cultura que estão sendo beneficiados economicamente, a gente fala daqueles que estão presentes no evento, os vendedores, os ambulantes, é a economia girando, todo mundo sendo beneficiado. Por isso, é muito grande o movimento da cultura, transforma vidas dos nossos jovens pois quando nos envolvemos na cultura, estamos fora das más influências.

Então, a cultura abrange muito a saúde, a educação, a disciplina e a economia. Se investir na cultura, você vai esvaziar hospitais. Se você quer investir na cultura, você vai esvaziar delegacias. Se você investir na cultura, terá retorno financeiro gigante. Com certeza, absoluta, estamos transformando vidas através da cultura do nosso estado.

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia - News Rondônia
Foto: Wanglézio Braga

NEWS RONDÔNIA – E os fazedores de cultura, o que podem esperar da sua gestão?

Os fazedores de cultura estão ali sedentos nesses editais que estão saindo agora. A equipe da SEJUCEL trabalha arduamente, de manhã até mesmo à noite, para entregar esses editais e com isso temos recurso para todos os nossos fazedores de cultura. Lembro que logo em seguida teremos a Lei Aldir Blanc, que também vai contemplar muitos pontos de cultura, muitos fazedores de cultura. Recursos para a cultura de Rondônia não vai faltar porque realmente nós estamos empenhados para não faltar para os fazedores de Porto Velho a Vilhena.

Aproveito a entrevista para fazer um apelo aqui para todos os municípios, os secretários de cultura que se manifestem realmente, busquem esse recurso porque nós estamos fazendo uma busca ativa com todos eles para que eles se manifestem, apresentem seus projetos ali para receberem um recurso para os seus municípios e que possam transferir para os seus fazedores de cultura.

Por fim, informo que Rondônia, fazendo isso, está buscando beneficiar mais de 44 municípios que já foram beneficiados com esse edital e a gente espera beneficiar os 52 municípios. Quem sabe, com esse apelo os nossos fazedores de cultura realmente sejam beneficiados da melhor forma possível. É o que eles esperam da gestão do governador Marcos Rocha, do secretário Júnior, da SEJUCEL. Com certeza absoluta estamos visando o melhor benefício para todos os fazedores de cultura.

NEWS RONDÔNIA – Chegamos ao fim da entrevista, Secretário! Foi bom compreender e entender que é crucial valorizar e investir na cultura local, pois ela desempenha um papel fundamental na identidade e no desenvolvimento do estado. Espero que mais pessoas reconheçam a importância da cultura de Rondônia e se engajem em apoiar e promover essas manifestações tão significativas. Sucesso!

Veja também:
Ana Pacini almeja deixar uma marca consagrada na educação indígena do Estado de Rondônia
Marco Lagos prega a Sustentabilidade como uma das resoluções para os problemas ambientais na Amazônia

Rondônia ocupa a 17ª posição no ranking geral, com 92,6 pontos de maturidade. É o segundo melhor desempenho da região norte. Na nossa região, o Amapá fica na 9ª posição, com grau de maturidade de 111,5.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

RONDÔNIA: INMET emite comunicado sobre chuvas intensas e baixa umidade do ar

Comunicado abrange parte de Rondônia, do Amazonas e todo o Acre.
L

Construção de barracão da Associação dos Agropecuaristas de Cujubim fortalece setor produtivo local

Estrutura financiada pelo governo de Rondônia e pela Agropec beneficia produtores com espaço para capacitações e eventos da cadeia agropecuária.
L
FIERO promove encontro estratégico entre setor industrial e concessionária Nova 364

FIERO promove encontro estratégico entre setor industrial e concessionária Nova 364

O encontro, realizado de forma híbrida na Casa da Indústria, teve como objetivo aproximar o setor produtivo local da nova gestora da rodovia, buscando oportunidades de negócios e parcerias que fomentem a economia.
L
Sebrae em Rondônia destaca produção e inovação na Amazontech 2025 em Boa Vista

Sebrae em Rondônia destaca produção e inovação na Amazontech 2025 em Boa Vista

Indicações Geográficas de Rondônia, painel sobre políticas públicas e presença da diretoria marcaram a participação da instituição em um dos maiores eventos de tecnologia e sustentabilidade
L
MPRO denuncia 12 pessoas por desmatamento de 8 mil hectares na Operação Arigós

Justiça determina plano de controle de mosquitos em Porto Velho

Sentença obriga Santo Antônio Energia e Ibama a agirem contra a infestação nos assentamentos Joana D’Arc I, II e III, após ação do MPRO e MPF.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Luiz Fux vota para anular processo contra Bolsonaro por cerceamento de defesa

Luiz Fux vota para anular processo contra Bolsonaro por cerceamento de defesa

O ministro, que já havia questionado a competência do STF, afirmou que o grande volume de dados e o pouco tempo para análise prejudicaram a defesa dos réus.
L
Em julgamento de Bolsonaro, Fux diz que ação deveria ter tramitado na primeira instância

Em julgamento de Bolsonaro, Fux diz que ação deveria ter tramitado na primeira instância

O ministro defende que a ação penal deveria tramitar na primeira instância da Justiça Federal, já que nenhum dos réus possui foro por prerrogativa de função.
L
Luiz Fux contesta competência do STF em julgamento de Bolsonaro

Luiz Fux contesta competência do STF em julgamento de Bolsonaro

O ministro abriu seu voto no quarto dia de julgamento do ex-presidente e de mais sete réus, questionando se a Corte deve julgar o caso.
L
Saiba como foram os dois votos pela condenação de Bolsonaro

Saiba como foram os dois votos pela condenação de Bolsonaro

O placar do julgamento de Bolsonaro e outros sete réus pela tentativa de golpe está 2 a 0, com os votos dos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino.
L
Câmara aprova crime de exercício ilegal da veterinária

Câmara aprova crime de exercício ilegal da veterinária

O Projeto de Lei (PL) 7323/2014 tipifica a prática ilegal da medicina veterinária, prevendo pena de até dois anos de prisão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Investimentos em infraestrutura de Escolas Famílias Agrícolas são solicitados por Cláudia de Jesus

Requerimento da deputada estadual pede reformas, ampliações e construção de quadras e salas em unidades de cinco municípios rondonienses.
L
Cernic em Cacoal recebe mais um recurso da deputada federal Sílvia Cristina

Cernic em Cacoal recebe mais um recurso da deputada federal Sílvia Cristina

Foram R$ 100 mil para a manutenção e custeio da instituição, que atende cerca de 300 crianças e adolescentes
L
Um dia da pátria que mandou recado claro e direto ao poder: não é isto que queremos para nosso Brasil!

Um dia da pátria que mandou recado claro e direto ao poder: não é isto que queremos para nosso Brasil!

Atos em apoio a Jair Bolsonaro reuniram multidões, enquanto evento oficial do governo Lula teve público reduzido.
L
Câmara aprova PL para a compra de alimentos da merenda escolar

Câmara aprova PL para a compra de alimentos da merenda escolar

O Projeto de Lei (PL) 2205/2022 segue para a sanção presidencial após determinar maior prazo de validade para alimentos e elevar a compra da agricultura familiar.
L
Lula defende soberania brasileira na Amazônia e critica interferência

Lula defende soberania brasileira na Amazônia e critica interferência

Durante evento em Manaus, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil não precisa que outros países se intrometam em seus assuntos de preservação ambiental.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caminhão atinge mãe e filha em moto no centro de Porto Velho

Caminhão atinge mãe e filha em moto no centro de Porto Velho

Acidente ocorreu nesta quarta-feira (10) após veículo de entregas invadir a preferencial na Avenida Pinheiro Machado.
10
Ação conjunta da FICCO prende em SP acusado de tentar matar Policial Penal Federal em Porto Velho

Ação conjunta da FICCO prende em SP acusado de tentar matar Policial Penal Federal em Porto Velho

O crime aconteceu em maio do ano passado em Porto Velho. A prisão ocorreu em Paraisópolis-SP, zona sul da capital.
10
Acidente na Avenida Mamoré deixa duas pessoas feridas em Porto Velho

Acidente na Avenida Mamoré deixa duas pessoas feridas em Porto Velho

O amigo do rapaz, que estava na moto, deixou o local levando a motocicleta, e não se sabe se possuía documentação do veículo.
14
Receita Federal deflagra operação contra sonegação de R$ 244 milhões

Receita Federal deflagra operação contra sonegação de R$ 244 milhões

Ação conjunta com a Polícia Federal mira falsa consultoria que lavava dinheiro e causou prejuízo de mais de R$ 244 milhões aos cofres públicos.
L
Polícia Civil prende traficante em condomínio na zona leste

Polícia Civil prende traficante em condomínio na zona leste

Uma operação da Delegacia de Furtos e Roubos resultou na prisão de Adriano P. M., conhecido como “Bebê”, com drogas em um apartamento em Porto Velho.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de Pesar: Cledina Bento Lacerda de Oliveira

Nota de Pesar: Cledina Bento Lacerda de Oliveira

O cortejo será dia 11/09/2025, rumo ao Cemitério Santo Antônio.
L
Citroën lança linha Basalt 2026 com quatro versões e nova Dark Edition

Citroën lança linha Basalt 2026 com quatro versões e nova Dark Edition

Modelo passa a oferecer novos acabamentos internos, funcionalidades atualizadas e conectividade aprimorada.
L

Governo de Rondônia convoca candidatos para análise financeira do Programa Habitacional Meu Sonho em Porto Velho e Ji-Paraná

Edital publicado pela Seas chama mais de 5 mil candidatos para etapa junto à Caixa Econômica Federal; unidades habitacionais estão em fase de construção.
L
UNIR abre inscrições para mestrado em Ensino de Física

UNIR abre inscrições para mestrado em Ensino de Física

As vagas são para os polos de Ji-Paraná e Porto Velho, com inscrições abertas até 24 de setembro de 2025.
L
Luiz Fux vota por suspender ação contra Alexandre Ramagem

Luiz Fux vota por suspender ação contra Alexandre Ramagem

O ministro do STF defendeu que a ação penal contra o deputado seja suspensa por completo, mudando seu voto anterior.
L
Expedição Brasil-Bolívia leva saúde a comunidades da fronteira

Expedição Brasil-Bolívia leva saúde a comunidades da fronteira

Ação em Guajará-Mirim e Guayaramerín reúne estudantes e instituições para oferecer atendimentos gratuitos e promover integração binacional.
L

Governo de Rondônia investe em pesquisa para aumentar a produção de açaí com uso de abelhas sem ferrão

Projeto financiado pela Fapero estuda impacto da polinização da espécie Jataí (Tetragonisca angustula) na produtividade e qualidade do açaí em Rondônia.
L
Prefeitura mantém plantão contínuo para combater queimadas urbanas em Porto Velho

Prefeitura mantém plantão contínuo para combater queimadas urbanas em Porto Velho

Equipes da Sema já atenderam mais de 300 denúncias e aplicaram R$ 239 mil em multas ambientais.
L
Nota de falecimento Ana Luiza Costa e Silva

Nota de falecimento: Ana Luiza Costa e Silva

Seu sorriso e sua energia permanecerão vivos na memória e no coração de todos que tiveram o privilégio de conviver com ela.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.