DOMINGO, 09/11/2025

Em destaque

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia

Júnior Lopes, participou do evento como debatedor na Câmara Setorial de Cultura.

Por Wanglézio Braga - ƒ

Publicado em 

Nem de longe, nos mais remotos sonhos, o Secretário Estadual de Cultura, Júnior Lopes, pensou em seguir o rito de outrora: ser escalado, ter que vestir o uniforme, entrar em campo e fazer valer a sua melhor defesa. A única diferença é que a liturgia não seria num time de futebol, mas no Governo, e num plantel muito importante para a sociedade, estamos falando na Cultura.

Um ano e alguns meses se passou desde que o capitão Marcos Rocha assinou, via Diário Oficial, o decreto que deu plenos poderes ao ex-atleta. De lá para cá, algumas conquistas e avanços já podem ser comemorados. Nesse curto tempo, as barreiras não foram problemas para ele, como enfatizado em algumas entrevistas, tudo deve ser feito com “humildade”, pois “ela precede Honra”. Neste acaso, não basta ter apenas humildade, precisa ter iniciativa.

Para fazer um balanço dessas ações da pasta que divide as atenções com as áreas – Juventude, Esporte e Lazer – o News Rondônia apresenta uma entrevista especial, produzida na semana passada, em Rio Branco, no Acre, durante o 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Júnior Lopes, participou do evento como debatedor na Câmara Setorial de Cultura.

Foi lá, na mesa de debate, que o secretário enfatizou que vale a pena apoiar as manifestações culturais que ocorrem de Porto Velho a Vilhena, que os peculiares eventos como o Duelo na Fronteira e o Flor do Maracujá, são exemplos clássicos de que Rondônia é rica cultura, basta mais incentivo. Além disso, fez uma ampla defesa de se importar em executar editais que proporcionam recursos e oportunidades para os artistas e fazedores de cultura em toda a Amazônia. Confira a seguir:

Foto: Wanglézio Braga

NEWS RONDÔNIA – Qual a sua expectativa ao participar do Fórum de Governadores da Amazônia?

O governador Marcos Rocha nos determinou que se equipasse, se fomentasse a cultura do nosso estado. Com isso, quando temos a oportunidade de estar num fórum como esse, a gente nos proporciona muitas coisas, inclusive além da integração, a gente traz ideias diferentes para fortalecer também a região norte do Brasil.

Toda a região norte tem cultura forte e estamos buscando melhorias. Sabemos das dificuldades, porém, só existe uma forma de a gente buscar o melhor para a cultura, é se unindo em procurar o Ministério da Cultura e outras entidades. É juntamente com isso, buscando realmente o nosso espaço, brigando pelo nosso espaço dentro da cultura, que traremos os melhores recursos possíveis para os estados.

Foto: Wanglézio Braga

NEWS RONDÔNIA – O que Rondônia pretende mostrar, questionar, apresentar aos outros estados que participam do Fórum?

Na verdade, são construções em conjunto. Nós estamos ali buscando melhorias para o setor Amazônico para que cada vez mais busquemos recursos, possamos nos organizar e realmente mostrar a força da região. Com isso, a gente tem uma participação muito grande, quando falamos na Amazônia. Todo mundo olha para a Amazônia, todo mundo fala a respeito disso, então tem que olhar para a Amazônia também a respeito da cultura, onde realmente possam investir, incentivar, porque a Amazônia é a cultura do Brasil praticamente. Disso a gente sai fortalecendo, trazendo essas ideias, alcançando lugares altos, com certeza.

Foto: SECOM – Governo de Rondônia

NEWS RONDÔNIA – O que podemos destacar de altivo na Cultura de Rondônia?

Com certeza, os nossos povos indígenas! Nós não podemos falar em Rondônia sem citar esses povos originários. Nossas manifestações culturais, são muito firmes e peculiares como a Flor do Maracujá, por exemplo, o Duelo na Fronteira, em Guajará-Mirim. São fortes manifestações culturais que a gente está trazendo, e com isso também, trazendo essa força do Ministério da Cultura, que são essas leis. A Lei Paulo Gustavo, a Lei Aldir Blanc, por exemplo, fomenta por inteiro, toda a cultura do estado.

Os nossos fazedores de cultura também, do teatro, da música, todas as outras áreas da cultura do nosso estado são beneficiadas com esses recursos e a gente pode realmente incentivar, fomentar, investir, acreditar nos nossos artistas, botando toda a credibilidade. Então, realmente Rondônia precisa desse momento. Rondônia precisa estar aqui presente, precisa trazer as melhores manifestações possíveis de melhorias para a cultura e buscar a conscientização também, para que venhamos a entender a importância da cultura de Rondônia.

Essa conscientização deve chegar também em todos os órgãos de controle, como o Ministério Público, o Tribunal de Contas. Eles precisam entender de quanto a cultura é benéfica para o nosso povo, para a nossa tradição, para a nossa raiz. Com certeza, estar aqui realmente é uma honra, é uma alegria muito grande para Rondônia!

O ano de 2023 foi muito grande, movimentado e bastante rendoso
Foto: SECOM – Governo de Rondônia

NEWS RONDÔNIA – Nesta entrevista, cabe um balanço das atividades da Secretaria. O que tem feito para elevar a cultura no nosso estado?

Nós tivemos no ano de 2023, por exemplo, um credenciamento de todos os artistas, onde os mesmos são contratados para todos os eventos culturais que temos dentro do estado de Rondônia. Tivemos muitos artistas contratados nesse momento.

Observamos que o nosso artesanato tem crescido muito, levamos para várias feiras fora do estado, totalmente usando recurso do Governo como passagens aéreas, transportes, alimentação, transporte das mercadorias para que eles fossem vender fora do estado e se apresentar a nossa cultura, por exemplo, em Brasília, em São Paulo, em Belo Horizonte.

Nas viagens pudemos ter retornos muito grandes da nossa cultura que estava parada há muito tempo. Nós tivemos três anos sem o Flor do Maracujá, por exemplo. Nós retornamos abraçando e apoiando a 32 grupos folclóricos que se apresentaram com recurso do governo do estado também.

Investimos também no Duelo na Fronteira que estava há sete anos que não acontecia, nós retomamos com conversas diárias com o Ministério Público, Tribunal de Contas, todos os órgãos de controle ali, tivemos realmente um bem comum de todos para entendendo realmente a importância do Duelo lá em Guajará-Mirim. A cidade realmente estava sedenta desse momento. Com o retorno, a gente fortaleceu a economia, fortaleceu a hotelaria, o gênero alimentício, muitos vendedores estiveram lá.

Então, a gente fortaleceu todas as outras áreas que vêm juntamente com a cultura. O ano de 2023 foi muito grande, movimentado e bastante rendoso. Agora é hora de dar continuidade e trazer muito mais melhorias para Rondônia.

NEWS RONDÔNIA – Secretário, sabemos que Rondônia é um estado produtor, forte na agricultura, na pecuária. Mas, a cultura também tem seu valor no mercado. Até que ponto o setor movimenta a economia?

Olha só, foi muito importante você falar sobre isso! Peço a ajuda da imprensa para que realmente fortaleça o quão importante é a cultura do nosso estado. Quando a gente fala de cultura, primeiramente falamos das nossas tradições. A gente não perde a nossa essência de forma alguma, são culturas peculiares, o estado tem essa cultura peculiar. E temos de outro lado os órgãos de controle que juntamente com o Poder Executivo, Poder Legislativo devem se unir e entender sobre essa conscientização da importância da cultura. Tenho certeza que a gente tem muito a crescer ainda.

Não podemos comparar, quando se fala em economia, com outros estados, como o Amazonas, por exemplo, que tem os festivais famosos dos bois. Lá movimenta milhões de reais para o governo e a gente vê um investimento gigante que eles têm nesses eventos, que virou algo internacional, inclusive.

Com esse exemplo, a gente fala a respeito de transformação de vidas, porque quando você fala, de um Duelo na Fronteira ou de uma Flor do Maracujá, você não está falando somente de uma festa no dia do evento, fala-se de uma construção durante todo o ano, dos artistas se preparando, das costureiras se preparando ali, ganhando seus empregos também os artistas ali, toda forma uma manifestação cultural ali, dos músicos, dos coreógrafos, todos eles são contratados para estarem ali, a gente está fomentando a cultura o ano inteiro, e aí quando chega no dia do evento realmente é a cereja do bolo.

Ainda nessa seara, além dos fazedores de cultura que estão sendo beneficiados economicamente, a gente fala daqueles que estão presentes no evento, os vendedores, os ambulantes, é a economia girando, todo mundo sendo beneficiado. Por isso, é muito grande o movimento da cultura, transforma vidas dos nossos jovens pois quando nos envolvemos na cultura, estamos fora das más influências.

Então, a cultura abrange muito a saúde, a educação, a disciplina e a economia. Se investir na cultura, você vai esvaziar hospitais. Se você quer investir na cultura, você vai esvaziar delegacias. Se você investir na cultura, terá retorno financeiro gigante. Com certeza, absoluta, estamos transformando vidas através da cultura do nosso estado.

Foto: Wanglézio Braga

NEWS RONDÔNIA – E os fazedores de cultura, o que podem esperar da sua gestão?

Os fazedores de cultura estão ali sedentos nesses editais que estão saindo agora. A equipe da SEJUCEL trabalha arduamente, de manhã até mesmo à noite, para entregar esses editais e com isso temos recurso para todos os nossos fazedores de cultura. Lembro que logo em seguida teremos a Lei Aldir Blanc, que também vai contemplar muitos pontos de cultura, muitos fazedores de cultura. Recursos para a cultura de Rondônia não vai faltar porque realmente nós estamos empenhados para não faltar para os fazedores de Porto Velho a Vilhena.

Aproveito a entrevista para fazer um apelo aqui para todos os municípios, os secretários de cultura que se manifestem realmente, busquem esse recurso porque nós estamos fazendo uma busca ativa com todos eles para que eles se manifestem, apresentem seus projetos ali para receberem um recurso para os seus municípios e que possam transferir para os seus fazedores de cultura.

Por fim, informo que Rondônia, fazendo isso, está buscando beneficiar mais de 44 municípios que já foram beneficiados com esse edital e a gente espera beneficiar os 52 municípios. Quem sabe, com esse apelo os nossos fazedores de cultura realmente sejam beneficiados da melhor forma possível. É o que eles esperam da gestão do governador Marcos Rocha, do secretário Júnior, da SEJUCEL. Com certeza absoluta estamos visando o melhor benefício para todos os fazedores de cultura.

NEWS RONDÔNIA – Chegamos ao fim da entrevista, Secretário! Foi bom compreender e entender que é crucial valorizar e investir na cultura local, pois ela desempenha um papel fundamental na identidade e no desenvolvimento do estado. Espero que mais pessoas reconheçam a importância da cultura de Rondônia e se engajem em apoiar e promover essas manifestações tão significativas. Sucesso!

Veja também:
Ana Pacini almeja deixar uma marca consagrada na educação indígena do Estado de Rondônia
Marco Lagos prega a Sustentabilidade como uma das resoluções para os problemas ambientais na Amazônia

Rondônia ocupa a 17ª posição no ranking geral, com 92,6 pontos de maturidade. É o segundo melhor desempenho da região norte. Na nossa região, o Amapá fica na 9ª posição, com grau de maturidade de 111,5.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

O que é ciclopia? Doença rara faz gato nascer com um olho só em Rondônia

O que é ciclopia? Doença rara faz gato nascer com um olho só em Rondônia

Má-formação congênita no desenvolvimento embrionário resultou no nascimento de um filhote de gato com apenas um campo ocular em Vilhena, que morreu devido a dificuldades respiratórias; a ciclopia é uma condição rara e quase sempre fatal.
L
Derrite é anunciado relator do projeto antifacção na Câmara

Derrite é anunciado relator do projeto antifacção na Câmara

Deputado e ex-secretário de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite (PP-SP) apresentará um substitutivo ao texto original do governo federal, que visa criar o Marco Legal do Combate ao Crime Organizado; a escolha visa garantir diálogo e tramitação técnica do projeto antifacção.
L
Projeto mapeia locais com vulnerabilidade climática e sugere soluções

Projeto mapeia locais com vulnerabilidade climática e sugere soluções

Pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) usam inteligência artificial para identificar as regiões do Brasil mais afetadas por extremos climáticos e propor ações para reduzir a vulnerabilidade climática.
L
Entenda por que a previsão de tornados é tão difícil no Brasil

Entenda por que a previsão de tornados é tão difícil no Brasil

Fenômenos de curta duração e localizados, como o que atingiu o Paraná, são formados dentro de nuvens de tempestade; a previsão de tornados só pode ser feita com minutos de antecedência.
L

Fanfarra Duque de Caxias é bicampeã geral na 9ª Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras em Sorriso-MT

A FANDUC conquistou o título de campeã geral pelo segundo ano consecutivo, destacando Rondônia entre 42 corporações musicais e celebrando a força da arte e da educação musical na região.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Raimunda Gama Ribeiro de Farias

Raimunda Gama Ribeiro de Farias será lembrada pela alegria contagiante, pelo amor aos rios de Rondônia e pela forma leve e intensa com que viveu cada momento da vida.
L

Jeanine Áñez, que foi presidente da Bolívia, deixou a prisão esta semana

A libertação de Áñez foi possível graças à decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) de anular a sentença condenatória de dez anos. Hoje, ela compareceu à posse de Rodrigo Paz.
L

Rodrigo Paz Pereira e Edmand Lara assumem a presidência da Bolívia

“Esta é a Bolívia renovada, que se conecta com o mundo. Acabou o tempo do isolamento, da dependência de ideologias que não deram certo e de uma Bolívia de costas para o mundo”.
L

Momento Agro: Um passeio de barco pelo Jaci e Madeira com Edmar Oliveira

O episódio destaca não apenas a beleza dos rios de Rondônia, mas também o talento e a dedicação de quem vive e trabalha em harmonia com a natureza.
L

Nota de pesar: Maria de Nazaré da Silva

Familiares e amigos se despedem de Maria de Nazaré da Silva, servidora pública aposentada, mulher de fé, guerreira e amorosa, que deixa um legado de carinho, força e união em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Oportunidades estão disponíveis em municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Alta Floresta. Inscrições seguem até 13 de novembro.
L

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L
Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L

POLÍTICA

Prefeitura de Porto Velho aplica multa de R$ 753 mil ao Consórcio EcoPVH por falhas na coleta de lixo

Prefeitura de Porto Velho aplica multa de R$ 753 mil ao Consórcio EcoPVH por falhas na coleta de lixo

Administração municipal afirma que penalidade tem base contratual e busca garantir a regularização imediata do serviço essencial.
L
A superficialidade política do senador Jorge Seif: um retrato do oportunismo

A superficialidade política do senador Jorge Seif: um retrato do oportunismo

Declaração do senador sobre Ana Campagnolo gera indignação e reacende debate sobre desvalorização da educação.
L
Coffee of The Year 2025: Rondônia conquista 2º lugar e deputado Cássio Gois celebra avanço histórico da cafeicultura

Coffee of The Year 2025: Rondônia conquista 2º lugar e deputado Cássio Gois celebra avanço histórico da cafeicultura

Produtora Angélica Alexandrino Nicola, de Seringueiras, ficou em 2º lugar no Coffee of The Year 2025, consolidando Rondônia entre as maiores potências do café canéfora do Brasil.
L
Entenda os próximos passos do processo contra Bolsonaro no STF

Entenda os próximos passos do processo contra Bolsonaro no STF

A próxima e crucial etapa do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados no Supremo Tribunal Federal (STF) é a declaração do trânsito em julgado da ação penal, a ser feita pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
L
Lula faz apelo a líderes e diz que Acordo de Paris está longe da meta

Lula faz apelo a líderes e diz que Acordo de Paris está longe da meta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou profunda preocupação no último dia da Cúpula do Clima em Belém, afirmando que o mundo ainda está “distante de atingir o objetivo do Acordo de Paris” de limitar o aquecimento global a 1,5°C.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é preso após furtar charque e ameaçar funcionários no Supermercado Assaí

Jovem é preso após furtar charque e ameaçar funcionários no Supermercado Assaí

Suspeito de 22 anos foi flagrado pelas câmeras de segurança e, ao ser abordado, sacou uma faca de serra para ameaçar os seguranças; ninguém ficou ferido.
10
Homem é preso em flagrante após furtar pacote de café Caboclo no Supermercado IG em Porto Velho

Homem é preso em flagrante após furtar pacote de café Caboclo no Supermercado IG em Porto Velho

O suspeito de 26 anos foi flagrado pelas câmeras de segurança e detido pelos seguranças, em um caso que terminou com “prisão forte, encorpada e sem açúcar”.
10
Polícia Civil deflagra três operações contra crimes ambientais no Parque de Guajará-Mirim

Polícia Civil deflagra três operações contra crimes ambientais no Parque de Guajará-Mirim

As ações Pulso Verde, Contra-Ataque – Fase II e Pacto pela Terra, realizadas de forma simultânea, resultaram na prisão de seis pessoas e na apreensão de armas e munições em repressão aos delitos na unidade de conservação; as operações contra crimes ambientais visam proteger a área ecologicamente sensível.
10
Casal fica ferido após acidente envolvendo duas motocicletas em RO

Casal fica ferido após acidente envolvendo duas motocicletas em RO

Colisão ocorreu no cruzamento da Rua Colorado com a Rua Dário Aguiar, após uma das motos atravessar a via preferencial; o acidente em Ji-Paraná teve dificuldade de registro porque os veículos foram retirados do local antes da chegada da Polícia.
14
PRF apreende mais de 150 kg de drogas e quatro armas de fogo em Pimenta Bueno

PRF apreende mais de 150 kg de drogas e quatro armas de fogo em Pimenta Bueno

A prisão de um homem e a apreensão de ilícitos ocorreu em decorrência de ação da PRF e da PMRO em Pimenta Bueno
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PRF em Rondônia apreende 32 kg de droga em Presidente Médici

PRF em Rondônia apreende 32 kg de droga em Presidente Médici

Um homem de 27 anos foi preso
10
PRF em Rondônia apreende cerca de 11 metros de madeira transportada sem licença válida

PRF em Rondônia apreende cerca de 11 metros de madeira transportada sem licença válida

Motorista e três empresas responderão por crime ambiental em Vilhena.
14
Motorista fica levemente ferido após acidente com colisão em poste

Motorista fica levemente ferido após acidente com colisão em poste

Um veículo VW Gol atingiu um poste de iluminação na Avenida Florianópolis, em Jaru, durante a madrugada; o condutor foi socorrido e liberado com apenas uma escoriação leve, enquanto o acidente em Jaru exigiu a perícia técnica e isolamento da via.
12
Soldado do Corpo de Bombeiros morre em acidente na BR-319

Soldado do Corpo de Bombeiros morre em acidente na BR-319

Militar de 23 anos, Josué dos Santos Silva, colidiu a viatura com uma carreta parada na pista devido a pane mecânica; o acidente na BR-319 resultou em outro bombeiro ferido e ocorreu em trecho com falta de iluminação.
18
Adolescente de 14 anos está entre as vítimas fatais do tornado em Rio Bonito do Iguaçu

Adolescente de 14 anos está entre as vítimas fatais do tornado em Rio Bonito do Iguaçu

O fenômeno, classificado como EF3, devastou a cidade no sudoeste do Paraná, deixando ao menos seis mortos e centenas de feridos; o tornado em Rio Bonito do Iguaçu foi gerado por uma supercélula e é um dos mais intensos já registrados no estado.
18
Esposa de preso é flagrada com drogas nas partes íntimas ao tentar entrar no Presídio 603

Esposa de preso é flagrada com drogas nas partes íntimas ao tentar entrar no Presídio 603

Mulher de 32 anos foi descoberta pelo sistema Bodyscan durante revista no Presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso e confessou levar 60 porções de drogas para o companheiro detento.
10
Homem condenado por estupro em RO atraía vítima de 6 anos com doces

Homem condenado por estupro em RO atraía vítima de 6 anos com doces

Vizinho de 67 anos foi sentenciado a 20 anos de prisão por abusar de menina em Cujubim (RO); o condenado por estupro em RO usava presentes e se passava por pessoa confiável para ganhar a confiança da família e ter acesso à criança.
16
Colisão entre carros termina com veículo invadindo residência em RO

Colisão entre carros termina com veículo invadindo residência em RO

Um Hyundai foi arremessado contra o muro e o portão de uma casa após ser atingido por um Fiat Cronos no cruzamento da Rua Corumbiária com a Avenida Cuiabá; o acidente em Rolim de Moura não deixou feridos.
14
Homem de 66 anos é encontrado morto em residência no Distrito de Urucumacuã

Homem de 66 anos é encontrado morto em residência no Distrito de Urucumacuã

Carlos Roberto de Fagundes foi localizado sem vida em uma casa em Pimenta Bueno após vizinho notar forte odor; perícia descartou crime e indicou que a causa mais provável para o homem encontrado morto foi natural.
18
Estudantes são flagrados usando cigarro eletrônico em escola pública de RO

Estudantes são flagrados usando cigarro eletrônico em escola pública de RO

Dois alunos de 15 anos foram encontrados com o dispositivo próximo ao banheiro da Escola Maria Arlete Toledo; a ocorrência de cigarro eletrônico em escola levou à convocação e orientação dos pais dos adolescentes pela direção.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.