SÁBADO, 09/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia

Júnior Lopes, participou do evento como debatedor na Câmara Setorial de Cultura.

Por Wanglézio Braga - ƒ

Publicado em 

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia - News Rondônia

Nem de longe, nos mais remotos sonhos, o Secretário Estadual de Cultura, Júnior Lopes, pensou em seguir o rito de outrora: ser escalado, ter que vestir o uniforme, entrar em campo e fazer valer a sua melhor defesa. A única diferença é que a liturgia não seria num time de futebol, mas no Governo, e num plantel muito importante para a sociedade, estamos falando na Cultura.

Um ano e alguns meses se passou desde que o capitão Marcos Rocha assinou, via Diário Oficial, o decreto que deu plenos poderes ao ex-atleta. De lá para cá, algumas conquistas e avanços já podem ser comemorados. Nesse curto tempo, as barreiras não foram problemas para ele, como enfatizado em algumas entrevistas, tudo deve ser feito com “humildade”, pois “ela precede Honra”. Neste acaso, não basta ter apenas humildade, precisa ter iniciativa.

Para fazer um balanço dessas ações da pasta que divide as atenções com as áreas – Juventude, Esporte e Lazer – o News Rondônia apresenta uma entrevista especial, produzida na semana passada, em Rio Branco, no Acre, durante o 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Júnior Lopes, participou do evento como debatedor na Câmara Setorial de Cultura.

Foi lá, na mesa de debate, que o secretário enfatizou que vale a pena apoiar as manifestações culturais que ocorrem de Porto Velho a Vilhena, que os peculiares eventos como o Duelo na Fronteira e o Flor do Maracujá, são exemplos clássicos de que Rondônia é rica cultura, basta mais incentivo. Além disso, fez uma ampla defesa de se importar em executar editais que proporcionam recursos e oportunidades para os artistas e fazedores de cultura em toda a Amazônia. Confira a seguir:

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia - News Rondônia
Foto: Wanglézio Braga

NEWS RONDÔNIA – Qual a sua expectativa ao participar do Fórum de Governadores da Amazônia?

O governador Marcos Rocha nos determinou que se equipasse, se fomentasse a cultura do nosso estado. Com isso, quando temos a oportunidade de estar num fórum como esse, a gente nos proporciona muitas coisas, inclusive além da integração, a gente traz ideias diferentes para fortalecer também a região norte do Brasil.

Toda a região norte tem cultura forte e estamos buscando melhorias. Sabemos das dificuldades, porém, só existe uma forma de a gente buscar o melhor para a cultura, é se unindo em procurar o Ministério da Cultura e outras entidades. É juntamente com isso, buscando realmente o nosso espaço, brigando pelo nosso espaço dentro da cultura, que traremos os melhores recursos possíveis para os estados.

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia - News Rondônia
Foto: Wanglézio Braga

NEWS RONDÔNIA – O que Rondônia pretende mostrar, questionar, apresentar aos outros estados que participam do Fórum?

Na verdade, são construções em conjunto. Nós estamos ali buscando melhorias para o setor Amazônico para que cada vez mais busquemos recursos, possamos nos organizar e realmente mostrar a força da região. Com isso, a gente tem uma participação muito grande, quando falamos na Amazônia. Todo mundo olha para a Amazônia, todo mundo fala a respeito disso, então tem que olhar para a Amazônia também a respeito da cultura, onde realmente possam investir, incentivar, porque a Amazônia é a cultura do Brasil praticamente. Disso a gente sai fortalecendo, trazendo essas ideias, alcançando lugares altos, com certeza.

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia - News Rondônia
Foto: SECOM – Governo de Rondônia

NEWS RONDÔNIA – O que podemos destacar de altivo na Cultura de Rondônia?

Com certeza, os nossos povos indígenas! Nós não podemos falar em Rondônia sem citar esses povos originários. Nossas manifestações culturais, são muito firmes e peculiares como a Flor do Maracujá, por exemplo, o Duelo na Fronteira, em Guajará-Mirim. São fortes manifestações culturais que a gente está trazendo, e com isso também, trazendo essa força do Ministério da Cultura, que são essas leis. A Lei Paulo Gustavo, a Lei Aldir Blanc, por exemplo, fomenta por inteiro, toda a cultura do estado.

Os nossos fazedores de cultura também, do teatro, da música, todas as outras áreas da cultura do nosso estado são beneficiadas com esses recursos e a gente pode realmente incentivar, fomentar, investir, acreditar nos nossos artistas, botando toda a credibilidade. Então, realmente Rondônia precisa desse momento. Rondônia precisa estar aqui presente, precisa trazer as melhores manifestações possíveis de melhorias para a cultura e buscar a conscientização também, para que venhamos a entender a importância da cultura de Rondônia.

Essa conscientização deve chegar também em todos os órgãos de controle, como o Ministério Público, o Tribunal de Contas. Eles precisam entender de quanto a cultura é benéfica para o nosso povo, para a nossa tradição, para a nossa raiz. Com certeza, estar aqui realmente é uma honra, é uma alegria muito grande para Rondônia!

O ano de 2023 foi muito grande, movimentado e bastante rendoso
Foto: SECOM – Governo de Rondônia

NEWS RONDÔNIA – Nesta entrevista, cabe um balanço das atividades da Secretaria. O que tem feito para elevar a cultura no nosso estado?

Nós tivemos no ano de 2023, por exemplo, um credenciamento de todos os artistas, onde os mesmos são contratados para todos os eventos culturais que temos dentro do estado de Rondônia. Tivemos muitos artistas contratados nesse momento.

Observamos que o nosso artesanato tem crescido muito, levamos para várias feiras fora do estado, totalmente usando recurso do Governo como passagens aéreas, transportes, alimentação, transporte das mercadorias para que eles fossem vender fora do estado e se apresentar a nossa cultura, por exemplo, em Brasília, em São Paulo, em Belo Horizonte.

Nas viagens pudemos ter retornos muito grandes da nossa cultura que estava parada há muito tempo. Nós tivemos três anos sem o Flor do Maracujá, por exemplo. Nós retornamos abraçando e apoiando a 32 grupos folclóricos que se apresentaram com recurso do governo do estado também.

Investimos também no Duelo na Fronteira que estava há sete anos que não acontecia, nós retomamos com conversas diárias com o Ministério Público, Tribunal de Contas, todos os órgãos de controle ali, tivemos realmente um bem comum de todos para entendendo realmente a importância do Duelo lá em Guajará-Mirim. A cidade realmente estava sedenta desse momento. Com o retorno, a gente fortaleceu a economia, fortaleceu a hotelaria, o gênero alimentício, muitos vendedores estiveram lá.

Então, a gente fortaleceu todas as outras áreas que vêm juntamente com a cultura. O ano de 2023 foi muito grande, movimentado e bastante rendoso. Agora é hora de dar continuidade e trazer muito mais melhorias para Rondônia.

NEWS RONDÔNIA – Secretário, sabemos que Rondônia é um estado produtor, forte na agricultura, na pecuária. Mas, a cultura também tem seu valor no mercado. Até que ponto o setor movimenta a economia?

Olha só, foi muito importante você falar sobre isso! Peço a ajuda da imprensa para que realmente fortaleça o quão importante é a cultura do nosso estado. Quando a gente fala de cultura, primeiramente falamos das nossas tradições. A gente não perde a nossa essência de forma alguma, são culturas peculiares, o estado tem essa cultura peculiar. E temos de outro lado os órgãos de controle que juntamente com o Poder Executivo, Poder Legislativo devem se unir e entender sobre essa conscientização da importância da cultura. Tenho certeza que a gente tem muito a crescer ainda.

Não podemos comparar, quando se fala em economia, com outros estados, como o Amazonas, por exemplo, que tem os festivais famosos dos bois. Lá movimenta milhões de reais para o governo e a gente vê um investimento gigante que eles têm nesses eventos, que virou algo internacional, inclusive.

Com esse exemplo, a gente fala a respeito de transformação de vidas, porque quando você fala, de um Duelo na Fronteira ou de uma Flor do Maracujá, você não está falando somente de uma festa no dia do evento, fala-se de uma construção durante todo o ano, dos artistas se preparando, das costureiras se preparando ali, ganhando seus empregos também os artistas ali, toda forma uma manifestação cultural ali, dos músicos, dos coreógrafos, todos eles são contratados para estarem ali, a gente está fomentando a cultura o ano inteiro, e aí quando chega no dia do evento realmente é a cereja do bolo.

Ainda nessa seara, além dos fazedores de cultura que estão sendo beneficiados economicamente, a gente fala daqueles que estão presentes no evento, os vendedores, os ambulantes, é a economia girando, todo mundo sendo beneficiado. Por isso, é muito grande o movimento da cultura, transforma vidas dos nossos jovens pois quando nos envolvemos na cultura, estamos fora das más influências.

Então, a cultura abrange muito a saúde, a educação, a disciplina e a economia. Se investir na cultura, você vai esvaziar hospitais. Se você quer investir na cultura, você vai esvaziar delegacias. Se você investir na cultura, terá retorno financeiro gigante. Com certeza, absoluta, estamos transformando vidas através da cultura do nosso estado.

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia - News Rondônia
Foto: Wanglézio Braga

NEWS RONDÔNIA – E os fazedores de cultura, o que podem esperar da sua gestão?

Os fazedores de cultura estão ali sedentos nesses editais que estão saindo agora. A equipe da SEJUCEL trabalha arduamente, de manhã até mesmo à noite, para entregar esses editais e com isso temos recurso para todos os nossos fazedores de cultura. Lembro que logo em seguida teremos a Lei Aldir Blanc, que também vai contemplar muitos pontos de cultura, muitos fazedores de cultura. Recursos para a cultura de Rondônia não vai faltar porque realmente nós estamos empenhados para não faltar para os fazedores de Porto Velho a Vilhena.

Aproveito a entrevista para fazer um apelo aqui para todos os municípios, os secretários de cultura que se manifestem realmente, busquem esse recurso porque nós estamos fazendo uma busca ativa com todos eles para que eles se manifestem, apresentem seus projetos ali para receberem um recurso para os seus municípios e que possam transferir para os seus fazedores de cultura.

Por fim, informo que Rondônia, fazendo isso, está buscando beneficiar mais de 44 municípios que já foram beneficiados com esse edital e a gente espera beneficiar os 52 municípios. Quem sabe, com esse apelo os nossos fazedores de cultura realmente sejam beneficiados da melhor forma possível. É o que eles esperam da gestão do governador Marcos Rocha, do secretário Júnior, da SEJUCEL. Com certeza absoluta estamos visando o melhor benefício para todos os fazedores de cultura.

NEWS RONDÔNIA – Chegamos ao fim da entrevista, Secretário! Foi bom compreender e entender que é crucial valorizar e investir na cultura local, pois ela desempenha um papel fundamental na identidade e no desenvolvimento do estado. Espero que mais pessoas reconheçam a importância da cultura de Rondônia e se engajem em apoiar e promover essas manifestações tão significativas. Sucesso!

Veja também:
Ana Pacini almeja deixar uma marca consagrada na educação indígena do Estado de Rondônia
Marco Lagos prega a Sustentabilidade como uma das resoluções para os problemas ambientais na Amazônia

Rondônia ocupa a 17ª posição no ranking geral, com 92,6 pontos de maturidade. É o segundo melhor desempenho da região norte. Na nossa região, o Amapá fica na 9ª posição, com grau de maturidade de 111,5.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura realiza reunião histórica entre secretários e novos administradores dos distritos de Porto Velho

Encontro inédito debate demandas dos 13 distritos da capital e reforça compromisso da gestão em estar mais próxima das comunidades
L

Mês da Mobilidade é aberto com lançamento da Cartilha das Calçadas em Porto Velho

Material orienta sobre acessibilidade e padronização; programação inclui ações educativas e campanhas de conscientização ao longo de agosto.
L

BOPE apreende arsenal e desarticula acampamento armado da LCP em Rondônia

Operação da PMRO encontra munição de uso restrito, barricadas e guaritas utilizadas por grupo investigado por crimes graves.
10

Coluna Entre aulas e aventuras: Aprender inglês ou espanhol naturalmente [Learning English or Spanish Naturally]

Dicas e experiências para aprender inglês ou espanhol de forma leve e prática, incorporando o idioma ao dia a dia e tornando o estudo mais divertido.
L

Saúde Urológica Sem Tabus: Dr. Mauro Ângelo orienta sobre prevenção, exames e qualidade de vida em Rondônia

Urologista explica como consultas regulares, alimentação equilibrada e hábitos saudáveis previnem doenças e melhoram a saúde urinária e sexual de homens e mulheres.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Rondônia terá seu primeiro hospital universitário: a assinatura de um acordo de cooperação na presença de Lula deu o pontapé inicial para a construção

Rondônia terá seu primeiro hospital universitário: a assinatura de um acordo de cooperação na presença de Lula deu o pontapé inicial para a construção
L
Prefeito Léo Moraes assina contrato para construção do 1º Hospital Municipal Universitário de Porto Velho

Prefeito Léo Moraes assina contrato para construção do 1º Hospital Municipal Universitário de Porto Velho

Unidade terá 150 leitos e vai ampliar atendimento, ensino e formação na saúde pública da capital rondoniense
L

“Apanho sem gemer”: Confúcio encerra evento de Lula em tom de desabafo ao antipetismo

Em tom firme, o senador afirmou ser o único parlamentar de Rondônia a reconhecer publicamente as ações do governo de Lula, lamentando a estigmatização política no estado.
L

Lula promete voltar a Porto Velho e dispara contra Bolsonaro: “Enquanto eu viver, ele não governa mais”

Em Porto Velho, Lula promete voltar para entregar obras, como o hospital universitário, e afirma que Bolsonaro não voltará ao poder enquanto ele estiver vivo.
L

Em solo bolsonarista, Lula debocha de Eduardo provoca Bolsonaro e manda recado: Seja homem!

Em Porto Velho, Lula critica Bolsonaro e sua família, rebate governo dos EUA e defende soberania nacional em discurso marcado por provocações e recados políticos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas
L

Feirão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho terá organização por grupos para garantir segurança e eficiência

Todos os inscritos receberão notificação oficial informando cor da pulseira e horário para comparecimento
L

Feirão do Emprego ultrapassa 10 mil inscritos em Porto Velho e foca nas vagas mais procuradas

1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura, conecta candidatos e empresas e oferece capacitação para diversas áreas.
L
Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA VILHENA/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa celebra conquista da PMRO: Rondônia fica em 3º lugar nos EUA no World Police & Fire Games

Dra. Taíssa celebra conquista da PMRO: Rondônia fica em 3º lugar nos EUA no World Police & Fire Games

Com apoio da deputada, equipe da Polícia Militar de Rondônia brilha no futsal masculino e eleva o nome do estado no cenário esportivo internacional
L
Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda no distrito de Rio Pardo e reforça compromisso com comunidades distantes

Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda no distrito de Rio Pardo e reforça compromisso com comunidades distantes

Parlamentar visitou UBS e escola municipal, dialogou com moradores e destacou a importância de políticas públicas para transformar realidades rurais
L
Deputado Alex Redano solicita reforço urgente no patrulhamento policial no Centro de Porto Velho

Deputado Alex Redano solicita reforço urgente no patrulhamento policial no Centro de Porto Velho

Parlamentar destaca aumento de furtos e roubos em residências e comércios e pede ação rápida para garantir segurança e tranquilidade na região central
L
Dra. Taíssa destaca avanços para estradas vicinais de Rondônia com aprovação do FITHA

Dra. Taíssa destaca avanços para estradas vicinais de Rondônia com aprovação do FITHA

Deputada celebra criação do Fundo para Infraestrutura de Transporte e Habitação, que garantirá recursos para recuperação das vias rurais e fortalecimento da produção local
L
Durante debate sobre Lei 14.757/2023, Cláudia de Jesus cobra segurança jurídica para pequenos agricultores familiares

Durante debate sobre Lei 14.757/2023, Cláudia de Jesus cobra segurança jurídica para pequenos agricultores familiares

Deputada estadual defende regularização fundiária com justiça social e proteção aos agricultores familiares em reunião com MDA e movimentos sociais em Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso sofre acidente em colisão entre motocicletas na Zona Leste de Porto Velho

Idoso sofre acidente em colisão entre motocicletas na Zona Leste de Porto Velho

Batida ocorreu no cruzamento da Avenida Amazonas com a Rua Neuzira Guedes; vítimas foram socorridas ao hospital, uma delas com suspeita de fratura no pé.
12
Criança é atropelada por moto na saída de escola na zona leste de Porto Velho

Criança é atropelada por moto na saída de escola na zona leste de Porto Velho

Acidente ocorreu no bairro Ulisses Guimarães; vítima foi socorrida por populares e motociclista permaneceu no local.
12
Ciclista sofre traumatismo craniano e motociclista foge após atropelamento na zona leste

Ciclista sofre traumatismo craniano e motociclista foge após atropelamento na zona leste

Motociclista fugiu sem prestar socorro; vítima foi levada em estado grave ao Hospital João Paulo II.
14
Briga em escola termina com estudante ferida a tesouradas na zona leste de SP

Briga em escola termina com estudante ferida a tesouradas na zona leste de SP

Uma briga por causa de uma cadeira na Escola Estadual José Chediak, no Parque São Lucas, deixou uma estudante de 17 anos com ferimentos graves.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agricultores pais cultivam alimento e valores para Porto Velho

No Dia dos Pais, produtores rurais são homenageados pela Prefeitura de Porto Velho pelo papel essencial na alimentação e no desenvolvimento da cidade.
L

Prefeitura realiza aulão pré-Enem neste sábado no Teatro Banzeiros

Evento gratuito da Prefeitura de Porto Velho oferece revisão completa para o Enem, com 200 vagas preenchidas por inscrições prévias.
L

Biblioteca Francisco Meirelles celebra 50 anos com homenagens e programação cultural

Jubileu de ouro da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles destaca legado cultural e educacional de Porto Velho com eventos ao longo de 2025
L
Dr. Fernando Máximo propõe PL para dar oportunidade de trabalho a pessoas com autismo e TDAH

Dr. Fernando Máximo propõe PL para dar oportunidade de trabalho a pessoas com autismo e TDAH

A iniciativa visa incentivar empresas a adotarem políticas de inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.
L

Ponte sobre o Rio Mamoré sela integração histórica entre Brasil e Bolívia”, diz Arce

Presidente boliviano Luís Arce celebra início das obras da ponte Guajará-Mirim–Guayaramerín, destacando integração histórica e benefícios econômicos para Brasil e Bolívia.
L
Motorista de Porto Velho leva mais de 50 alunos à escola todos os dias, incluindo a própria filha

Motorista de Porto Velho leva mais de 50 alunos à escola todos os dias, incluindo a própria filha

Tiago da Silva Viana atua no transporte escolar da zona rural e vê no trabalho uma missão de amor e cuidado com as crianças
L
Prefeitura de Porto Velho atinge 95,91 pontos e se mantém entre as mais transparentes do Brasil

Prefeitura de Porto Velho atinge 95,91 pontos e se mantém entre as mais transparentes do Brasil

Índice do TCE-RO referente a 2025 supera resultado de 2024 e reforça compromisso da gestão com o acesso à informação.
L

Nota de falecimento: Maria Joselma Paulino da Silva

Familiares e amigos se despedem de Maria Joselma Paulino da Silva, lembrada pelo amor à família, pela fé e pela generosidade que marcaram sua vida.
L

Aplaudido em evento de Lula, Léo diz que só quem “ajuda Porto Velho ganha respeito”

Prefeito Léo Morais recebe aplausos ao cobrar melhorias em saúde, saneamento e infraestrutura durante visita de Lula a Porto Velho, defendendo união acima de disputas políticas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.