SEXTA-FEIRA, 18/07/2025

Ana Pacini almeja deixar uma marca consagrada na educação indígena do Estado de Rondônia

Após longos debates dentro do Fórum, uma pausa para receber a reportagem do News Rondônia que aproveitou o bojo para uma entrevista especial.

Por Wanglézio Braga - ƒ

Publicado em 

Ana Pacini almeja deixar uma marca consagrada na educação indígena do Estado de Rondônia - News Rondônia

Das paixões que desfruta na vida, como por exemplo, o gosto pela música e a afeição por gatos, há uma em especial que Ana Lúcia Pacini, Secretária Estadual de Educação de Rondônia, jamais conseguira esconder de nós: a dileção mor pela Educação. Tal apreço está trazendo à tona questões muito importantes, muitas das vezes consideradas invisíveis no país, sobre o rumo da Educação Indígena.

Marcando presença em Rio Branco, capital do Acre, nos debates da Câmara Setorial de Educação do 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, Ana Lúcia levantou voz sobre o compromisso da gestão Marcos Rocha em melhor a educação, e muito acima disso, sobre metas para fortalecer a base educacional indígena visando ser, num futuro próximo, referência no país.

Aos seus pares, secretários de outros estados, ela apresentou modelos de legislação específica, contratação de professores indígenas, formação de profissionais, construção de escolas e a valorização da cultura e línguas indígenas como passos significativos rumo à inclusão e preservação das tradições locais.

Após longos debates dentro do Fórum, uma pausa para receber a reportagem do News Rondônia que aproveitou o bojo para uma entrevista especial que você confere a seguir:

NEWS RONDÔNIA – Qual a importância de incluir a educação de Rondônia dentro do Fórum de Governadores da Amazônia realizado aqui no Acre?  

Essa Câmara de Educação está sendo resgatada agora e é de suma importância. Quando a gente fala no Fórum dos Governadores, isso tem uma força muito grande para os povos da Amazônia, porque aqui é discutido diversos temas, não só voltado às questões climáticas e de meio ambiente, mas todas as questões econômicas, financeiras dos nossos estados da Amazônia. E a educação não pode ficar fora disso porque é a partir da educação que tudo inicia, principalmente quando o tema é meio ambiente e as questões climáticas. Então, esse resgate da Câmara de Educação, eu tenho certeza que vai fortalecer muito a educação em Rondônia e também de todos os outros estados da região norte.

NEWS RONDÔNIA – Qual a pauta central de Rondônia dentro da Câmara Setorial de Educação?

Eu acabei de ser eleita vice-presidente do CONSED, que é o Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Brasil. Eu represento a região norte e na primeira reunião que nós tivemos no CONSED Norte, um tema que é comum a todos os estados da região é a educação escolar indígena, porque nenhum estado das outras regiões tem a dimensão do que é a educação indígena aqui nessa região, com essa extensão territorial imensa e com essa diversidade cultural, linguística, social que nós temos aqui. Então, nós trouxemos a discussão para a primeira câmara da educação escolar indígena.

NEWS RONDÔNIA – Tem algum projeto que o Estado esteja executando para que isso possa também ser de certa forma modelo aos outros estados?

O Estado de Rondônia já é um modelo para os outros estados, porque nós fomos o primeiro a ter a nossa legislação específica para a educação escolar indígena, que é a Lei N° 578. E o nosso estado foi o primeiro a lançar concurso para indígenas, para professores indígenas. Hoje nós temos professores do quadro que são indígenas, sabedores indígenas que levam a cultura e toda a parte cultural daquela etnia para os estudantes e também professores de língua materna.

E agora tivemos a outra inovação, que foi a contratação de técnicos, merendeiras e serviços de limpeza nas escolas indígenas, porque não existia, era o próprio professor que fazia esse trabalho. Além disso, nós hoje já temos um padrão de escola indígena, próprio para Rondônia, e estaremos agora construindo 22 escolas indígenas ali na região de Guajará-Mirim e também em outras regiões do Estado de Rondônia.

Tivemos o Projeto Açaí, que é a formação dos nossos professores em magistério, e já temos professores também no Intercultural da Universidade Federal de Rondônia, inclusive já temos professores indígenas, doutores e mestres.

Eu acho que o primeiro passo é dar a eles a oportunidade de discutir a educação indígena.

NEWS RONDÔNIA – Há tempos os indígenas saíram da sintonia de ficar bonito apenas nas fotografias, e passaram a lutar com mais afinco por seus direitos. A pergunta é: Existe diálogo entre Governo, por meio da sua pasta, junto aos Povos Originários para definir o que é o melhor na educação deles?

Eu acho que o primeiro passo é dar a eles a oportunidade de discutir a educação indígena. O primeiro passo foi o nosso governador, o coronel Marcos Rocha, ter criado a Superintendência Indígena, que assumiu, na semana passada, um indígena e que vai compor a equipe com pessoas estudiosas na área. Na educação em específico, nós já temos a nossa gerência de educação escolar indígena, que está à frente, o Antônio Puroborá, que é um indígena, e que tem feito um trabalho excepcional, que além de gerente, ele também é conselheiro do Conselho Estadual de Educação.

Nas coordenadorias regionais, nós temos 18 coordenadorias que apoiam o trabalho da sede, nós já estamos nessa perspectiva de colocar nos espaços os indígenas. É óbvio que a gente precisa capacitar para que eles possam fazer um trabalho a contento, porque tem toda uma questão administrativa e não é só pedagógica.

A questão administrativa também tem um peso muito importante, mas a gente vem trabalhando nessa perspectiva de substituir os professores e os profissionais brancos por indígenas para que eles possam discutir educação indígena da melhor forma possível.

ós precisamos investir na rede municipal que está com dificuldade, da mesma forma que a gente investe na rede estadual.

NEWS RONDÔNIA – Publicamos uma reportagem sobre a posição de cinco cidades rondonienses no ranking de competitividade 2023. Das 400 cidades analisadas em todo o país, ficamos acima da 205° posição no quesito educação. Onde estamos falhando e como melhorar neste ranking?

O nosso governador é um governador municipalista. E no entendimento dele, e que ele passa isso constantemente para a gente, é que não existe aluno do Estado e do município. Existe aluno de Rondônia. Nós precisamos investir na rede municipal que está com dificuldade, da mesma forma que a gente investe na rede estadual.

Hoje, uma das maiores deficiências é a questão da alfabetização. O aluno muitas vezes chega no sexto ano com dificuldade de leitura, com dificuldade de interpretação, com dificuldade de escrita, com dificuldade de modificações, de visões básicas da matemática. Então, ele leva essa lacuna de aprendizagem para o resto da vida dele, até a universidade, e ele vai ter dificuldade. Então, se você trabalha na base, se você fortalece a base, que é a alfabetização, você traz esse aluno muito mais bem preparado para o ensino fundamental 2 e o ensino médio. É claro que isso às vezes não é muito atrativo, porque não é um plano de governo. É um plano a longo prazo.

A educação não se faz de forma imediatista. E o governador tem muito essa visão de querer deixar um legado para o futuro. E não importa se ele será governador ou se eu serei a secretária. O que importa é que o nosso aluno seja bem alfabetizado e que daqui a 9, 10 anos, ele esteja chegando na rede estadual, no ensino médio, muito mais bem preparado e certamente será um excelente profissional, com muito mais sucesso e condição de sustentar sua própria família.

Ana Pacini almeja deixar uma marca consagrada na educação indígena do Estado de Rondônia - News Rondônia

NEWS RONDÔNIA – Agora, Secretária, se a sua gestão passasse por uma prova, neste instante, que nota ela receberia? Passaria de ano ou iria para recuperação, pra final?

Na verdade, nós temos um caminho longo a seguir. É difícil você dar uma nota porque tem vieses, né? Nós temos modalidades. Então, a gente tem trabalhado o regime de colaboração muito bem. Os municípios fortalecendo os municípios. O nosso ensino médio hoje, nós temos alunos que tiram notas de 980 na redação do Enem. A gente tem investido no material de qualidade, em alunos. Agora, nesse momento, está acontecendo um aulão para mais de mil alunos na Talismã.

A gente tem investido muito! Mas a gente não pode dizer que nós estamos 100% porque a gente ainda tem um caminho, né? Eu vou me abster de dar uma nota porque eu vou ser parcial. Lógico, eu quero dar 10 para mim, mas eu não posso ser mentirosa também e dizer que está tudo perfeito. Mas assim, se for pela nossa vontade, pode ter certeza que vai ser 11. E a nossa luta é para que a gente alcance aí para ser uma das melhores educações no Brasil. Já estamos, assim, em nível de Brasil, a gente já tem se destacado. Mas a gente quer melhorar ainda mais.

NEWS RONDÔNIA – Ana Pacini, muito obrigado pela entrevista. Que todos os projetos da educação possam ser concretizados e que alcancemos a nota máxima em excelência ainda num futuro breve! Foi bom compreender o compromisso de garantir que os povos indígenas tenham acesso a uma educação de qualidade, que respeite e valorize suas identidades culturais. Sucesso!

Rondônia ocupa a 17ª posição no ranking geral, com 92,6 pontos de maturidade. É o segundo melhor desempenho da região norte. Na nossa região, o Amapá fica na 9ª posição, com grau de maturidade de 111,5.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vacas produzem mais leite em Rondônia com alimentação diferenciada e mudam a realidade do campo

Com apoio do projeto Consultec Leite, do governo de Rondônia, propriedade de Ademar Eggert triplica produção diária e vira referência no estado.
L

Oficina de conservação de documentos fortalece memória cultural em Guajará-Mirim

Capacitação promovida pela artista plástica Sílvia Feliciano destaca importância da preservação documental e recebe elogios de participantes
L

Morre Clemilson Farias, fundador do Clube Amigos do Flash Back de Porto Velho

Sindicalista e bancário deixa legado cultural e sindical marcado por eventos nostálgicos e atuação em defesa dos trabalhadores
L

CINE RO 2025 celebra diversidade com 46 filmes na disputa pelo Troféu Boto Dourado

O Festival de Cinema de Rondônia retorna em agosto com obras nacionais e internacionais, em formato híbrido e com exibição presencial e online
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Prefeitura de Jaru convoca 20 aprovados para operador de serviços gerais

Edital nº 020/2025 convoca aprovados no concurso nº 001/2023 para cargo com carga horária de 40h semanais; posse vai até 15 de agosto
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Horóscopo 2025: veja o que os astros revelam para seu signo hoje (18/7)

Horóscopo 2025: veja o que os astros revelam para seu signo hoje (18/7)

O horóscopo desta sexta-feira (18/7) indica transformações nas áreas de amor, carreira e finanças. Mercúrio retrógrado começa hoje e influencia decisões em vários signos.
L

Agenda News: Semana no Grego Original tem happy hour, feijoada e tributos a clássicos nacionais e internacionais

Happy Friday, Feijuka com Rock e Rock in City agitam Porto Velho com shows de bandas como Vibe, Boulevard, O’Greggory e Apocalypse Now.
L

Falaê PodCast | Entrevista Amarildo Ferreira Barros, da Unidade Frei Damião

Nesta quinta-feira, dia 17 de julho, às 18h, o Falaê Podcast recebe Amarildo Ferreira Barros, da Unidade Frei Damião.
L

Quando empreender tem cheiro de bolo quente: Michela Barros é a entrevistada do Agenda News

Nesta quinta-feira, 17 de julho, às 17h, o Agenda News recebe Michela Barros, franqueada da Fábrica de Bolo Vó Alzira, para um bate-papo especial sobre empreendedorismo, sabor e afeto. Michela comanda duas unidades da franquia em Porto Velho — uma no bairro Olaria e outra na Zona Sul — levando aos clientes mais de 50 sabores que conquistam pelo aroma e pela qualidade.
L

Giro News | Entrevista José Rafael Lopes

Nesta quinta-feira (17), às 16h, o Giro News recebe José Rafael Lopes, gerente de Soluções em Tecnologia e Inovação do SENAI-RO, para falar sobre a 3ª edição do Workshop Potencial da Inovação na Indústria, que será realizado no dia 30 de julho, no Salão de Convenções da Casa da Indústria, em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L

POLÍTICA

Líderes do PT pedem prisão de Eduardo Bolsonaro ao STF

Líderes do PT pedem prisão de Eduardo Bolsonaro ao STF

Líderes do PT, Lindbergh Farias e Randolfe Rodrigues, solicitam a prisão de Eduardo Bolsonaro e ampliação de inquérito no STF.
L
Senado fortalece laços com Congresso dos EUA em missão econômica

Senado fortalece laços com Congresso dos EUA em missão econômica

Comissão de senadores busca diálogo direto em Washington para interesses estratégicos e relações bilaterais Brasil-EUA.
L
Dra. Taíssa ouve demandas na 3ª Linha do Ribeirão e anuncia recursos para agricultura em Nova Mamoré

Dra. Taíssa ouve demandas na 3ª Linha do Ribeirão e anuncia recursos para agricultura em Nova Mamoré

Deputada reforça compromisso com o setor produtivo, garantindo realocação de recursos para impulsionar a agricultura e a pecuária na região rural de Nova Mamoré.
L
Ieda Chaves leva curso de Libras ao bairro Teixeirão e fortalece inclusão em Porto Velho

Ieda Chaves leva curso de Libras ao bairro Teixeirão e fortalece inclusão em Porto Velho

Quinze moradores foram capacitados em Libras por meio do projeto “Assembleia Legislativa Vai à Escola”, promovendo acessibilidade e comunicação inclusiva.
L
Dra. Taíssa anuncia emenda para micro-ônibus escolar no CTPM X em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa anuncia emenda para micro-ônibus escolar no CTPM X em Guajará-Mirim

Veículo garantirá mais segurança e estrutura para alunos em atividades pedagógicas, esportivas e culturais dentro e fora do município.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende homem por furto qualificado e posse ilegal de arma em Jaci Paraná

Polícia Civil prende homem por furto qualificado e posse ilegal de arma em Jaci Paraná

Ex-funcionário é detido após arrombar residência e furtar bens; arma de fogo caseira também foi apreendida.
12
Homem é preso com revólver e 20 munições em zona rural de Ji-Paraná

Homem é preso com revólver e 20 munições em zona rural de Ji-Paraná

Rodrigo, trabalhador da construção civil, foi detido na Linha 128 por porte ilegal de arma de fogo.
14
Vigilância Sanitária de Jaru interrompe atendimentos oftalmológicos ilegais e apreende equipamentos

Vigilância Sanitária de Jaru interrompe atendimentos oftalmológicos ilegais e apreende equipamentos

Empresa de São Paulo realizava exames de vista e vendia óculos sem autorização, enganando moradores.
10
Homem é encontrado morto a tiros no bairro Lagoa, em Porto Velho

Homem é encontrado morto a tiros no bairro Lagoa, em Porto Velho

Moradores relatam terem ouvido discussão e disparo antes de encontrarem a vítima.
18
Jovem morre após grave acidente de moto em Pimenta Bueno

Jovem morre após grave acidente de moto em Pimenta Bueno

Diego Fernando Luiz Puerta, de 35 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu no Heuro, em Cacoal.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: CAMARGO & FURLAN COMERCIO E SERVICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL – (MODO SIMPLIFICADO) SUL.0000022243/2025-E.
L
Bandido rende funcionária e rouba farmácia no centro de Pimenta Bueno

Bandido rende funcionária e rouba farmácia no centro de Pimenta Bueno

Câmeras de segurança de comércios vizinhos podem ajudar a identificar o assaltante, que fugiu com dinheiro.
12
Homem é morto a tiros ao chegar em casa, em Castanheiras

Homem é morto a tiros ao chegar em casa, em Castanheiras

Renato Silva Cabral, de 36 anos, é assassinado na Rua Cerejeiras; Polícia investiga autoria e motivação.
18
Golpista clona anúncio nas redes sociais e venda de geladeira usada acaba na polícia, em Vilhena

Golpista clona anúncio nas redes sociais e venda de geladeira usada acaba na polícia, em Vilhena

Jovem de 18 anos perde R$ 700 em fraude, e caso segue para investigação policial.
10

Requerimento e Recebimento da Licença Ambiental: COPRALON COMERCIAL DE PROD ALIMENTICIOS LONDRINA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL  LAEP – Licença Ambiental de Operação Nº 21 SOL/DLA
L
Bolsonaro nega ter pedido sanções aos EUA contra Moraes e confirma envio de R$ 2 milhões a Eduardo

Investigadores dizem que Bolsonaro financiou operação contra soberania nacional

Segundo a Polícia Federal, Jair Bolsonaro investiu R$ 2 milhões em ações que interferiram na independência dos Poderes e resultaram em medidas concretas contra o Brasil
L
Embraer alerta: Tarifaço dos EUA pode causar impacto similar à Pandemia

Embraer alerta: Tarifaço dos EUA pode causar impacto similar à Pandemia

Fabricante brasileira projeta queda de receita de R$ 20 bilhões até 2030 devido às novas tarifas impostas por Donald Trump.
L
Casa Branca reage a Lula: Trump não busca ser "Imperador do Mundo"

Casa Branca reage a Lula: Trump não busca ser “Imperador do Mundo”

Porta-voz Karoline Leavitt responde a críticas brasileiras sobre tarifas e acusações de práticas comerciais desleais.
L
Lula reforça defesa da soberania brasileira contra imposições de Trump

Lula reforça defesa da soberania brasileira contra imposições de Trump

Presidente afirma em Juazeiro, Bahia, que o Brasil não aceitará chantagens e que o povo é o único dono do país.
L
Lula repudia "chantagem inaceitável" de tarifaço americano em pronunciamento Nacional

Lula repudia “chantagem inaceitável” de tarifaço americano em pronunciamento Nacional

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva promete resposta diplomática a ameaças dos EUA e defende soberania nacional e instituições brasileiras.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.