QUARTA-FEIRA, 10/09/2025
Publicidade
SICRED

Ana Pacini almeja deixar uma marca consagrada na educação indígena do Estado de Rondônia

Após longos debates dentro do Fórum, uma pausa para receber a reportagem do News Rondônia que aproveitou o bojo para uma entrevista especial.

Por Wanglézio Braga - ƒ

Publicado em 

Ana Pacini almeja deixar uma marca consagrada na educação indígena do Estado de Rondônia - News Rondônia

Das paixões que desfruta na vida, como por exemplo, o gosto pela música e a afeição por gatos, há uma em especial que Ana Lúcia Pacini, Secretária Estadual de Educação de Rondônia, jamais conseguira esconder de nós: a dileção mor pela Educação. Tal apreço está trazendo à tona questões muito importantes, muitas das vezes consideradas invisíveis no país, sobre o rumo da Educação Indígena.

Marcando presença em Rio Branco, capital do Acre, nos debates da Câmara Setorial de Educação do 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, Ana Lúcia levantou voz sobre o compromisso da gestão Marcos Rocha em melhor a educação, e muito acima disso, sobre metas para fortalecer a base educacional indígena visando ser, num futuro próximo, referência no país.

Aos seus pares, secretários de outros estados, ela apresentou modelos de legislação específica, contratação de professores indígenas, formação de profissionais, construção de escolas e a valorização da cultura e línguas indígenas como passos significativos rumo à inclusão e preservação das tradições locais.

Após longos debates dentro do Fórum, uma pausa para receber a reportagem do News Rondônia que aproveitou o bojo para uma entrevista especial que você confere a seguir:

NEWS RONDÔNIA – Qual a importância de incluir a educação de Rondônia dentro do Fórum de Governadores da Amazônia realizado aqui no Acre?  

Essa Câmara de Educação está sendo resgatada agora e é de suma importância. Quando a gente fala no Fórum dos Governadores, isso tem uma força muito grande para os povos da Amazônia, porque aqui é discutido diversos temas, não só voltado às questões climáticas e de meio ambiente, mas todas as questões econômicas, financeiras dos nossos estados da Amazônia. E a educação não pode ficar fora disso porque é a partir da educação que tudo inicia, principalmente quando o tema é meio ambiente e as questões climáticas. Então, esse resgate da Câmara de Educação, eu tenho certeza que vai fortalecer muito a educação em Rondônia e também de todos os outros estados da região norte.

NEWS RONDÔNIA – Qual a pauta central de Rondônia dentro da Câmara Setorial de Educação?

Eu acabei de ser eleita vice-presidente do CONSED, que é o Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Brasil. Eu represento a região norte e na primeira reunião que nós tivemos no CONSED Norte, um tema que é comum a todos os estados da região é a educação escolar indígena, porque nenhum estado das outras regiões tem a dimensão do que é a educação indígena aqui nessa região, com essa extensão territorial imensa e com essa diversidade cultural, linguística, social que nós temos aqui. Então, nós trouxemos a discussão para a primeira câmara da educação escolar indígena.

NEWS RONDÔNIA – Tem algum projeto que o Estado esteja executando para que isso possa também ser de certa forma modelo aos outros estados?

O Estado de Rondônia já é um modelo para os outros estados, porque nós fomos o primeiro a ter a nossa legislação específica para a educação escolar indígena, que é a Lei N° 578. E o nosso estado foi o primeiro a lançar concurso para indígenas, para professores indígenas. Hoje nós temos professores do quadro que são indígenas, sabedores indígenas que levam a cultura e toda a parte cultural daquela etnia para os estudantes e também professores de língua materna.

E agora tivemos a outra inovação, que foi a contratação de técnicos, merendeiras e serviços de limpeza nas escolas indígenas, porque não existia, era o próprio professor que fazia esse trabalho. Além disso, nós hoje já temos um padrão de escola indígena, próprio para Rondônia, e estaremos agora construindo 22 escolas indígenas ali na região de Guajará-Mirim e também em outras regiões do Estado de Rondônia.

Tivemos o Projeto Açaí, que é a formação dos nossos professores em magistério, e já temos professores também no Intercultural da Universidade Federal de Rondônia, inclusive já temos professores indígenas, doutores e mestres.

Eu acho que o primeiro passo é dar a eles a oportunidade de discutir a educação indígena.

NEWS RONDÔNIA – Há tempos os indígenas saíram da sintonia de ficar bonito apenas nas fotografias, e passaram a lutar com mais afinco por seus direitos. A pergunta é: Existe diálogo entre Governo, por meio da sua pasta, junto aos Povos Originários para definir o que é o melhor na educação deles?

Eu acho que o primeiro passo é dar a eles a oportunidade de discutir a educação indígena. O primeiro passo foi o nosso governador, o coronel Marcos Rocha, ter criado a Superintendência Indígena, que assumiu, na semana passada, um indígena e que vai compor a equipe com pessoas estudiosas na área. Na educação em específico, nós já temos a nossa gerência de educação escolar indígena, que está à frente, o Antônio Puroborá, que é um indígena, e que tem feito um trabalho excepcional, que além de gerente, ele também é conselheiro do Conselho Estadual de Educação.

Nas coordenadorias regionais, nós temos 18 coordenadorias que apoiam o trabalho da sede, nós já estamos nessa perspectiva de colocar nos espaços os indígenas. É óbvio que a gente precisa capacitar para que eles possam fazer um trabalho a contento, porque tem toda uma questão administrativa e não é só pedagógica.

A questão administrativa também tem um peso muito importante, mas a gente vem trabalhando nessa perspectiva de substituir os professores e os profissionais brancos por indígenas para que eles possam discutir educação indígena da melhor forma possível.

ós precisamos investir na rede municipal que está com dificuldade, da mesma forma que a gente investe na rede estadual.

NEWS RONDÔNIA – Publicamos uma reportagem sobre a posição de cinco cidades rondonienses no ranking de competitividade 2023. Das 400 cidades analisadas em todo o país, ficamos acima da 205° posição no quesito educação. Onde estamos falhando e como melhorar neste ranking?

O nosso governador é um governador municipalista. E no entendimento dele, e que ele passa isso constantemente para a gente, é que não existe aluno do Estado e do município. Existe aluno de Rondônia. Nós precisamos investir na rede municipal que está com dificuldade, da mesma forma que a gente investe na rede estadual.

Hoje, uma das maiores deficiências é a questão da alfabetização. O aluno muitas vezes chega no sexto ano com dificuldade de leitura, com dificuldade de interpretação, com dificuldade de escrita, com dificuldade de modificações, de visões básicas da matemática. Então, ele leva essa lacuna de aprendizagem para o resto da vida dele, até a universidade, e ele vai ter dificuldade. Então, se você trabalha na base, se você fortalece a base, que é a alfabetização, você traz esse aluno muito mais bem preparado para o ensino fundamental 2 e o ensino médio. É claro que isso às vezes não é muito atrativo, porque não é um plano de governo. É um plano a longo prazo.

A educação não se faz de forma imediatista. E o governador tem muito essa visão de querer deixar um legado para o futuro. E não importa se ele será governador ou se eu serei a secretária. O que importa é que o nosso aluno seja bem alfabetizado e que daqui a 9, 10 anos, ele esteja chegando na rede estadual, no ensino médio, muito mais bem preparado e certamente será um excelente profissional, com muito mais sucesso e condição de sustentar sua própria família.

Ana Pacini almeja deixar uma marca consagrada na educação indígena do Estado de Rondônia - News Rondônia

NEWS RONDÔNIA – Agora, Secretária, se a sua gestão passasse por uma prova, neste instante, que nota ela receberia? Passaria de ano ou iria para recuperação, pra final?

Na verdade, nós temos um caminho longo a seguir. É difícil você dar uma nota porque tem vieses, né? Nós temos modalidades. Então, a gente tem trabalhado o regime de colaboração muito bem. Os municípios fortalecendo os municípios. O nosso ensino médio hoje, nós temos alunos que tiram notas de 980 na redação do Enem. A gente tem investido no material de qualidade, em alunos. Agora, nesse momento, está acontecendo um aulão para mais de mil alunos na Talismã.

A gente tem investido muito! Mas a gente não pode dizer que nós estamos 100% porque a gente ainda tem um caminho, né? Eu vou me abster de dar uma nota porque eu vou ser parcial. Lógico, eu quero dar 10 para mim, mas eu não posso ser mentirosa também e dizer que está tudo perfeito. Mas assim, se for pela nossa vontade, pode ter certeza que vai ser 11. E a nossa luta é para que a gente alcance aí para ser uma das melhores educações no Brasil. Já estamos, assim, em nível de Brasil, a gente já tem se destacado. Mas a gente quer melhorar ainda mais.

NEWS RONDÔNIA – Ana Pacini, muito obrigado pela entrevista. Que todos os projetos da educação possam ser concretizados e que alcancemos a nota máxima em excelência ainda num futuro breve! Foi bom compreender o compromisso de garantir que os povos indígenas tenham acesso a uma educação de qualidade, que respeite e valorize suas identidades culturais. Sucesso!

Rondônia ocupa a 17ª posição no ranking geral, com 92,6 pontos de maturidade. É o segundo melhor desempenho da região norte. Na nossa região, o Amapá fica na 9ª posição, com grau de maturidade de 111,5.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru realiza Escutas Públicas para a elaboração do Plano Anual de Aplicação dos recursos da Aldir Blanc

Prefeitura de Jaru realiza Escutas Públicas para a elaboração do Plano Anual de Aplicação dos recursos da Aldir Blanc

Município receberá mais de R$ 380 mil destinados ao fomento cultural
L
Sebrae apresenta pesquisa inédita sobre uso de Inteligência Artificial nos pequenos negócios

Sebrae apresenta pesquisa inédita sobre uso de Inteligência Artificial nos pequenos negócios

Estudo mostra tendências, desafios e oportunidades do uso da IA entre micro e pequenas empresas
L
Campanha Setembro Amarelo: TRT-14 promove saúde mental e valoriza a vida

Campanha Setembro Amarelo: TRT-14 promove saúde mental e valoriza a vida

Outdoors instalados em Rondônia e Acre levam mensagens de esperança e incentivam a busca por ajuda.
L
MPRO divulga regulamento do 3º Concurso de Júri Simulado Procurador de Justiça Ivo Scherer, com início de inscrições a partir desta quarta-feira

MPRO divulga regulamento do 3º Concurso de Júri Simulado Procurador de Justiça Ivo Scherer, com início de inscrições a partir desta quarta-feira

O edital nº 12/2025/PGJ, que dispõe sobre o regramento da iniciativa, foi publicado no Diário Eletrônico do MPRO nº 180, disponível no portal da instituição.
L
MPRO participa da inauguração da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa

MPRO participa da inauguração da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa

O MPRO esteve presente para apoiar a criação de um novo órgão voltado à defesa dos direitos das mulheres, com foco no combate à violência e à discriminação.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Voto de Fux descarta crime de organização criminosa

Voto de Fux descarta crime de organização criminosa

Ministro Luiz Fux, do STF, vota contra a tipificação do crime de organização criminosa na ação penal sobre suposta trama para manter Bolsonaro no poder.
L

RONDÔNIA: INMET emite comunicado sobre chuvas intensas e baixa umidade do ar

Comunicado abrange parte de Rondônia, do Amazonas e todo o Acre.
L
Luiz Fux vota para anular processo contra Bolsonaro por cerceamento de defesa

Luiz Fux vota para anular processo contra Bolsonaro por cerceamento de defesa

O ministro, que já havia questionado a competência do STF, afirmou que o grande volume de dados e o pouco tempo para análise prejudicaram a defesa dos réus.
L
Em julgamento de Bolsonaro, Fux diz que ação deveria ter tramitado na primeira instância

Em julgamento de Bolsonaro, Fux diz que ação deveria ter tramitado na primeira instância

O ministro defende que a ação penal deveria tramitar na primeira instância da Justiça Federal, já que nenhum dos réus possui foro por prerrogativa de função.
L
Luiz Fux contesta competência do STF em julgamento de Bolsonaro

Luiz Fux contesta competência do STF em julgamento de Bolsonaro

O ministro abriu seu voto no quarto dia de julgamento do ex-presidente e de mais sete réus, questionando se a Corte deve julgar o caso.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para fortalecer direitos e igualdade de gênero em Rondônia

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para fortalecer direitos e igualdade de gênero em Rondônia

Novo órgão terá atuação no combate à violência, discriminação e promoção da cidadania feminina, absorvendo atividades do Chameron.
L
Dr. Santana prestigia inauguração do novo Centro de Distribuição e da 12ª loja Gazin em Porto Velho

Dr. Santana prestigia inauguração do novo Centro de Distribuição e da 12ª loja Gazin em Porto Velho

Evento reuniu autoridades e empresários; Gazin amplia atuação em Porto Velho com novo Centro de Distribuição e 12ª loja, gerando empregos e investimentos.
L

Investimentos em infraestrutura de Escolas Famílias Agrícolas são solicitados por Cláudia de Jesus

Requerimento da deputada estadual pede reformas, ampliações e construção de quadras e salas em unidades de cinco municípios rondonienses.
L
Cernic em Cacoal recebe mais um recurso da deputada federal Sílvia Cristina

Cernic em Cacoal recebe mais um recurso da deputada federal Sílvia Cristina

Foram R$ 100 mil para a manutenção e custeio da instituição, que atende cerca de 300 crianças e adolescentes
L
Um dia da pátria que mandou recado claro e direto ao poder: não é isto que queremos para nosso Brasil!

Um dia da pátria que mandou recado claro e direto ao poder: não é isto que queremos para nosso Brasil!

Atos em apoio a Jair Bolsonaro reuniram multidões, enquanto evento oficial do governo Lula teve público reduzido.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende condenado por homicídio qualificado em Seringueiras

Polícia Civil prende condenado por homicídio qualificado em Seringueiras

O preso foi conduzido à unidade policial para os procedimentos de praxe e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
10
Atropelamento de estudante com bicicleta elétrica em Porto Velho

Atropelamento de estudante com bicicleta elétrica em Porto Velho

Jovem é atropelado por motocicleta na Avenida Rio de Janeiro, no bairro Tancredo Neves, enquanto fazia uma conversão de bicicleta elétrica.
14
Caminhão atropela motociclista na Avenida Mamoré

Caminhão atropela motociclista na Avenida Mamoré

Acidente de trânsito envolvendo caminhão e moto causa atropelamento de mulher em Porto Velho, no bairro Lagoinha.
12
Caminhão atinge mãe e filha em moto no centro de Porto Velho

Caminhão atinge mãe e filha em moto no centro de Porto Velho

Acidente ocorreu nesta quarta-feira (10) após veículo de entregas invadir a preferencial na Avenida Pinheiro Machado.
10
Ação conjunta da FICCO prende em SP acusado de tentar matar Policial Penal Federal em Porto Velho

Ação conjunta da FICCO prende em SP acusado de tentar matar Policial Penal Federal em Porto Velho

O crime aconteceu em maio do ano passado em Porto Velho. A prisão ocorreu em Paraisópolis-SP, zona sul da capital.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conab moderniza sistema de preços diários das Ceasas com novo Painel de Informações

Conab participa de evento da Abrapós sobre logística e armazenagem de grãos

Simpósio reúne especialistas para discutir transporte da produção agrícola e capacidade de estocagem
L
Conab realiza novo leilão para compra de 41,5 mil toneladas de milho

Conab anuncia dados finais da safra 2024/2025

Com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulga, em Brasília, o 12º e último levantamento sobre a produção de grãos.
L
UNIR abre vagas para Mestrado em Ciências Ambientais

UNIR abre vagas para Mestrado em Ciências Ambientais

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) oferece 15 vagas no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), no campus de Rolim de Moura, com inscrições abertas até 28 de setembro.
L
Novo portal de jurisprudência do INSS facilita consulta a recursos

Novo portal de jurisprudência do INSS facilita consulta a recursos

Recurso do Conselho de Recursos da Previdência Social, em Brasília, oferece acesso público a decisões e critérios de julgamento, visando uniformizar a jurisprudência do INSS e beneficiar segurados.
L

Conheça o beija-flor com orelhas azuis, registro raro feito na Colômbia

Fotógrafo Diego Emerson capturou em Bogotá a imagem do colibri coruscans, também chamado de beija-flor-andeano, que se destaca pelas penas em forma de “orelhas”.
L

Oscar das melhores pizzas do mundo 2025 tem Brasil no pódio com 6 pizzarias no ranking

Leggera Pizza Napoletana, de São Paulo, conquista o 3º lugar no 50 Top Pizza World 2025; chef André Guidon também foi premiado como um dos melhores pizzaiolos do mundo.
L
Hacker Delgatti reafirma pedidos de Carla Zambelli na CCJ

Hacker Delgatti reafirma pedidos de Carla Zambelli na CCJ

Walter Delgatti Netto, o hacker que invadiu sistemas do CNJ, reafirmou à CCJ que a deputada Carla Zambelli o instruiu a cometer o crime, visando desacreditar o Judiciário. A audiência, em Brasília, visa analisar o processo de cassação da parlamentar.
L
Video: Cachorrinha impede explosão ao desarmar dinamite no Peru

Video: Cachorrinha impede explosão ao desarmar dinamite no Peru

Manchis, uma cocker spaniel, salvou família do jornalista Carlos Zarat ao apagar pavio de explosivo jogado em casa durante a madrugada.
L
Festival Estudantil Rondoniense encerra 10ª edição com valorização da arte e cultura escolar

Festival Estudantil Rondoniense encerra 10ª edição com valorização da arte e cultura escolar

10ª edição do FERA reuniu estudantes de todo o estado, incentivando protagonismo juvenil e expressões artísticas da região Norte.
L
Novo semáforo no cruzamento da Calama com Lauro Sodré aumenta segurança e melhora mobilidade em Porto Velho

Novo semáforo no cruzamento da Calama com Lauro Sodré aumenta segurança e melhora mobilidade em Porto Velho

Medida da Prefeitura, por meio da Semtran, busca reduzir acidentes, congestionamentos e garantir acessibilidade a pedestres, inclusive pessoas com deficiência visual.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.