TERÇA-FEIRA, 16/09/2025

Com inovação tecnológica e boas práticas, Segurança Pública de Rondônia avança no primeiro trimestre de 2024

Com atuação integrada das forças policiais e equipamentos modernos, Rondônia registra queda no índice de criminalidade.

Por Vanessa Moura / Secom/Gov-RO - 25

Publicado em 

Com inovação tecnológica e boas práticas, Segurança Pública de Rondônia avança no primeiro trimestre de 2024 - News Rondônia
Foto - Daiane Mendonça,Ésio Mendes, Israel Pires, Gilberto Santos e Decoms PM

O primeiro trimestre de 2024 foi marcado por ações e divulgação de indicadores, que confirmam avanços na Segurança Pública de Rondônia, como a redução de latrocínio (-50%), roubo a estabelecimentos comerciais (-30%), roubo a residências (-29%), e crimes de feminicídio (-17%), conforme balanço da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). Os avanços também foram observados com a redução nos crimes ambientais (-80%).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, com os investimentos em equipamentos e tecnologia, a Segurança Pública do Estado tem alcançado resultados positivos na redução da criminalidade. “A integração das forças de segurança, por meio da Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Rondônia (Politec), fortalece as ações de combate ao crime e proteção ao cidadão,” ressaltou.

O Governo também tem desenvolvido um trabalho exitoso na execução da Política Penitenciária Estadual, através da Secretaria de Justiça (Sejus), com um ambiente prisional seguro e humanizado.

Com inovação tecnológica e boas práticas, Segurança Pública de Rondônia avança no primeiro trimestre de 2024
Foto – Daiane Mendonça,Ésio Mendes, Israel Pires, Gilberto Santos e Decoms PM

Operações conjuntas fortaleceram a proteção da sociedade

De acordo com o titular da Sesdec, Felipe Bernardo Vital, as ações realizadas no início de 2024 foram alinhadas e executadas para o fortalecimento de estratégias que tornem o Estado um ambiente ainda mais seguro.

Dentre as ações desenvolvidas estão a participação do Governo de Rondônia na reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), ocorrida em Florianópolis, em março, com representação do secretário da Sesdec, a fim de construir estratégias nacionais de segurança, de forma conjunta. Também em março, o Governo de Rondônia realizou a 1ª audiência pública do Conselho Estadual de Segurança Pública do Estado (Conesp), para traçar novas medidas de segurança.

OPERAÇÕES

Outras iniciativas que se destacaram no primeiro trimestre foram as operações policiais. Com ações desenvolvidas pelo Programa Cidade Segura, vinculado à Sesdec, o Governo de Rondônia avançou no combate à criminalidade com prisões, apreensões de armas de fogo e drogas. Para fortalecer as operações foi inaugurado o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, dotado de tecnologia de ponta, uma das poucas existentes no país, a fim de percorrer gradativamente pontos estratégicos para combater crimes.

Com inovação tecnológica e boas práticas, Segurança Pública de Rondônia avança no primeiro trimestre de 2024 - News Rondônia
Foto – Daiane Mendonça,Ésio Mendes, Israel Pires, Gilberto Santos e Decoms PM

Helicópteros são equipados com tecnologia de ponta

A Sesdec realizou também a Operação Carnaval 2024, com ação integrada das forças de segurança e da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), resultando em 16 prisões durante o período em Porto Velho, e redução de ocorrências de furtos e roubos. O Governo do Estado realizou ainda, a Operação Audácia, na Capital, com o objetivo de combater o crime organizado. Contribuiu, mediante a Polícia Penal, com a 3ª fase da Operação Mute, com o intuito de coibir possíveis comunicações ilícitas do crime em presídios.

APOIO AÉREO

Com três helicópteros equipados com tecnologia de ponta, a Gerência de Aviação Aérea do Estado de Rondônia (Gave) realizou mais de 23 acompanhamentos às forças de Segurança Pública com suporte operacional, fornecendo uma perspectiva aérea, que amplia a eficácia e eficiência das ações nos três primeiros meses de 2024.

RECONHECIMENTO

O trimestre também foi marcado pelo reconhecimento de boas práticas, a exemplo da Penitenciária Feminina de Vilhena classificada por uma editora nacional, entre as 20 unidades prisionais do Brasil, para receber o curso de Formação e Aprimoramento de Mediador de Leitura. O curso foi destinado às internas que participam do Projeto Remição pela Leitura, realizado pelo Governo de Rondônia por meio da Sejus.

Para o secretário de Justiça, Marcus Rito, o reconhecimento é reflexo dos diversos investimentos na melhoria do Sistema Prisional de Rondônia e às oportunidades de reeducandos terem suas vidas transformadas. ‘‘A Sejus tem recebido constantemente equipamentos, bem como realizado capacitações aos servidores, mostrando a atenção que o Governo de Rondônia tem dado para fortalecer o Sistema Prisional, oportunizando mais segurança na realização das atividades e fortalecendo a ressocialização’’, avaliou.

EFETIVO

Com inovação tecnológica e boas práticas, Segurança Pública de Rondônia avança no primeiro trimestre de 2024 - News Rondônia
Sessenta novos servidores foram empossados para os cargos de perito criminal e agente de criminalística | Foto – Daiane Mendonça,Ésio Mendes, Israel Pires, Gilberto Santos e Decoms PM

O Governo de Rondônia fortaleceu, neste início de 2024, o quadro de servidores da Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Rondônia (Politec). Foram empossados 60 novos concursados para os cargos de perito criminal e agente de criminalística. Com as mudanças realizadas nos últimos anos na Politec, ingressar no órgão ficou mais atrativo, com um serviço moderno e tecnológico, e ainda, com melhores remunerações.

OBRAS

Nesse mesmo período, o Governo do Estado entregou a torre de salvamento em alturas ao Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). Também destinou ao Corpo de Bombeiros uma área para a construção do Complexo Administrativo e Operacional da Corporação. Foi entregue pelo Governo a manutenção predial do quartel do 3º Grupamento, pertencente ao 2º pelotão da 1ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar do Estado, no distrito de Nova Londrina, em Ji-paraná.

Também foi entregue a obra de ampliação de celas na Penitenciária Agenor Martins de Carvalho, em Ji-Paraná. O serviço foi executado com mão de obra reeducanda. A construção do novo módulo disciplinar torna mais seguro o manuseio de privados de liberdade feito pelos policiais penais.

CAPACITAÇÃO

A capacitação de servidores também marcou o período. Palestra com o tema “Formação Continuada sobre Normas e Condutas do Sistema Prisional” foi ministrada para professores responsáveis pela formação educacional dentro das unidades prisionais de Porto Velho, com o intuito de preparar os professores para o início do ano letivo em todas as sete unidades prisionais da Capital, conforme destacado pela Sejus.

Policiais penais de Rondônia participaram do Curso de Técnicas e Tecnologias não Letais e Noções de Abordagem PolicialCurso de Legislação PenalCurso de Armamento e Tiro C.A.T – Espingarda Calibre 12, e ainda, do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovidos pela Escola Estadual de Serviços Penais (Esep).

ENTREGAS

Os primeiros meses de 2024 foram marcadas por entregas que fortalecem a Segurança Pública e beneficiam à população rondoniense. A Sejus doou 80 pares de sapatos de crochê, confeccionados por internos do projeto “Pés de Anjos”, para recém-nascidos do Hospital Municipal Amélio João da Silva, em Rolim de Moura. O projeto foi criado no mês de fevereiro deste ano, na Penitenciária Regional de Rolim de Moura.

Com inovação tecnológica e boas práticas, Segurança Pública de Rondônia avança no primeiro trimestre de 2024 - News Rondônia
Inovações tecnológicas ajudam na segurança da população | Foto – Daiane Mendonça,Ésio Mendes, Israel Pires, Gilberto Santos e Decoms PM

O Governo de Rondônia entregou 600 uniformes para estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Deigmar Moraes de Souza, localizada na comunidade ribeirinha Cujubim Grande. O material foi produzido pela Sejus, com ação de reeducandos do Projeto Pintando a Liberdade.

RESSOCIALIZAÇÃO

Para o Governo do Estado a educação desempenha um papel fundamental no processo de ressocialização no Sistema Prisional, diversas ações foram realizadas neste primeiro trimestre com este objetivo. A Sejus, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), realizou o curso profissionalizante de Montador Instalador Predial de Elétrica, para reeducandos da Penitenciária Jorge Thiago Aguiar Afonso, em Porto Velho.

Também ofertou, com o mesmo parceiro, cursos profissionalizantes para pessoas privadas de liberdade dos municípios de Colorado do Oeste, Jaru e Porto Velho, nas áreas de Assistente Administrativo; Construtor de Alvenaria; Costura e Modelagem; Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Mecânico de Refrigeração Residencial e Pintor de Obras Imobiliárias.

Os cursos profissionalizantes de Maquiagem e Secretariado foram ofertados em 10 unidades prisionais do Estado, em Porto Velho, Alvorada do Oeste, Guajará-Mirim, Vilhena, São Francisco e Rolim de Moura. A Sejus realizou ainda, ações de conscientização da saúde mental e emocional dentro de unidades prisionais da Capital.

Com inovação tecnológica e boas práticas, Segurança Pública de Rondônia avança no primeiro trimestre de 2024
Foto – Daiane Mendonça,Ésio Mendes, Israel Pires, Gilberto Santos e Decoms PM

Ressocialização é fortalecida no Sistema Prisional

ATIVIDADES LABORAIS

O Governo de Rondônia celebrou ainda, com o Conselho da Comunidade na Execução Penal de Cerejeiras (CCEPC) e a Prefeitura Municipal de Cerejeiras, um convênio para contratação de 40 reeducandos dos regimes fechado, semiaberto, aberto e egressos, a fim de realizarem serviços gerais como construção, limpeza, varrição, fabricação de manilhas e bloquetes.

Reeducandos do regime fechado do Centro de Ressocialização Cone Sul participaram de uma ação ambiental, por meio do Projeto “Juntos Por um Brasil Mais Verde”, de iniciativa privada, que acontece no Brasil e em toda a América Latina. Em Rondônia, o objetivo é o reflorestamento e a proteção do igarapé Pirijçá, localizado no município de Vilhena. A ação contou com a mão de obra reeducanda de 35 internos, do Projeto Semear e Ressocializar.

São diversas ações, projetos, operações e iniciativas que compõem o pacote de estratégias integradas para elevar o nível da Segurança Pública de Rondônia, e prestar cada vez mais um serviço na defesa e em benefício da população.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família nesta quarta-feira (17)

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família nesta quarta-feira (17)

Calendário de setembro prevê antecipação para beneficiários do RS, Piauí, Paraná e Sergipe em razão de emergências climáticas.
L
Mercosul e Efta assinam acordo de livre comércio

Mercosul e Efta assinam acordo de livre comércio

A união entre Mercosul e Efta, composta por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein, cria um mercado de 290 milhões de consumidores, em um sinal de fortalecimento do multilateralismo.
L
Bolsonaro é internado em Brasília após mal-estar

Bolsonaro é internado em Brasília após mal-estar

Ex-presidente Jair Bolsonaro é levado ao hospital por queda de pressão, vômito e crise de soluço, sendo a causa do mal-estar ainda desconhecida.
L
Recuperação da camada de ozônio é destaque na ONU

Recuperação da camada de ozônio é destaque na ONU

A OMM credita a melhora a políticas internacionais, com o buraco na Antártida sendo o menor dos últimos anos e previsão de recuperação total até 2066.
L
Professores da rede municipal de Jaru recebem capacitação em matemática infantil

Professores da rede municipal de Jaru recebem capacitação em matemática infantil

Formação reuniu cerca de 30 docentes e destacou o uso da ludicidade no processo de aprendizagem.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Parlamentares debatem anistia a golpistas do 8 de janeiro

Parlamentares debatem anistia a golpistas do 8 de janeiro

Presidente da Câmara, Hugo Motta, pauta reunião para discutir urgência de PL que perdoa condenados por tentativa de golpe de Estado; oposição apoia proposta.
L

Comunidade News: Entrevista com Luiz Henrique

Nesta terça-feira, dia 16, às 15h, o programa Comunidade News recebe Luiz Henrique.
L
Moraes mantém restrições a Mauro Cid no STF

Moraes mantém restrições a Mauro Cid no STF

Ministro Alexandre de Moraes nega pedido de ex-ajudante de Bolsonaro para extinguir pena e ter passaportes, tornozeleira e bens devolvidos.
L
CPF passa a ser o novo número do cartão do SUS

CPF passa a ser o novo número do cartão do SUS

Ministério da Saúde unifica o cartão do SUS com o CPF para integrar informações e modernizar o sistema, com previsão de inativação de 111 milhões de cadastros.
L
Bolsonaro condenado por racismo em Brasília

Bolsonaro condenado por racismo em Brasília

Ex-presidente terá que pagar R$ 1 milhão por comentários racistas feitos em 2021; a União também foi condenada a pagar o mesmo valor pela decisão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L

POLÍTICA

Cássio Gois participa da 16ª Festa da Linguiça em Cacoal

Cássio Gois participa da 16ª Festa da Linguiça em Cacoal

Evento reuniu quase 20 mil pessoas na Linha 21 e celebrou a cultura pomerana com música, dança e gastronomia típica.
L
Deputados pautam PEC que dificulta denúncias criminais

Deputados pautam PEC que dificulta denúncias criminais

Presidente da Câmara, Hugo Motta, pauta proposta para dificultar denúncias contra parlamentares e conceder foro a líderes de partidos com o apoio da oposição.
L
Novo Horizonte recebe 50 manilhas por emenda da deputada Gislaine Lebrinha

Novo Horizonte recebe 50 manilhas por emenda da deputada Gislaine Lebrinha

Emenda parlamentar viabilizou melhorias em linhas rurais, beneficiando mais de 50 famílias e facilitando o escoamento da produção agrícola.
L
Deputada Gislaine Lebrinha participa de encontro nacional sobre enfrentamento à violência contra a mulher

Deputada Gislaine Lebrinha participa de encontro nacional sobre enfrentamento à violência contra a mulher

Evento reuniu parlamentares de todo o país para discutir políticas públicas de proteção e ampliar a participação feminina na sociedade.
L
Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1,9 milhão para a saúde de Castanheira

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1,9 milhão para a saúde de Castanheira

Recursos garantirão custeio, medicamentos, transporte de pacientes e contratação de especialistas no município.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso depois tentar abusar e agredir babá com perna manca na zona leste

Homem é preso depois tentar abusar e agredir babá com perna manca na zona leste

A mulher contou que trabalha como babá de uma criança de 03 anos, onde mãe dela está presa, quando o patrão chegou pelado na casa e tentou agarrar a vítima, empurrando ela e o bebê.
16

Mãe processa Roblox e Discord após filho de 15 anos tirar a vida por abuso online

O caso de Becca Dallas, revelado pelo The New York Times, reacende o debate sobre a segurança nas plataformas digitais
18

Ex-delegado Ruy Ferraz é executado em Praia Grande, e assassinos deixam carregadores de fuzil

As autoridades trabalham com a hipótese de vingança do PCC
18

Filha aprendeu “mata-leão” na internet e mata a mãe com ajuda de comparsas

Uma adolescente de 16 anos confessou ter matado a própria mãe com um “mata-leão”, golpe que aprendeu na internet, em Colíder (MT)
18

Pastor é preso por abusar de fiéis em “ritual de purificação”

A Polícia Civil apurou que o suspeito manipulava as fiéis, forçando-as a praticar atos sexuais em supostos “rituais espirituais”
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LAPP): D B FERREIRA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PEQUENO PORTE (LAPP)
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): AGROSOLO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA – LAP, LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO – LAI E LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO
L
Homem perde casa em incêndio e ganha uma nova em rifa beneficente no Canadá

Homem perde casa em incêndio e ganha uma nova em rifa beneficente no Canadá

Músico investiu US$ 50 em bilhete e foi premiado dias após perder tudo no fogo.
L
Obra de Silvio Persivo resgata a poesia infantil

Obra de Silvio Persivo resgata a poesia infantil

Livro Trinta e Um Poeminhas e Uma Cantiga de Roda reúne textos do escritor paraense radicados em Rondônia para seus netos, com ilustrações em colagem da artista Isnar Rocha.
L

Neto chora ao ser obrigado por avó a comer em tigela de cão

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma criança de 6 anos sendo obrigada a comer em uma tigela de cachorro, enquanto é ameaçada pela avó
16
Prefeitura de Jaru conclui pavimentação da Rua Anita Garibaldi, no Setor 06

Prefeitura de Jaru conclui pavimentação da Rua Anita Garibaldi, no Setor 06

Investimento por meio de emenda parlamentar melhora trânsito e qualidade de vida da população
L
Ícone de Hollywood, Robert Redford morre aos 89 anos

Ícone de Hollywood, Robert Redford morre aos 89 anos

Aclamado ator e ativista ambiental, Robert Redford, astro de filmes como Golpe de Mestre e fundador do Instituto Sundance, faleceu em sua casa nos EUA.
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: L. REINALDO DA SILVA

DISPENSA DE LICENCIAMENTO Nº 016.01802.007/2025-SUL
L
Comissão da ONU acusa Israel de genocídio em Gaza

Comissão da ONU acusa Israel de genocídio em Gaza

Relatório independente encomendado pela ONU aponta que Israel cometeu quatro dos cinco atos definidos como genocidas e demonstra a intenção de destruir o povo palestino.
L
Leilão do TRT-14 oferta bens avaliados em mais de R$ 62 milhões na Semana da Execução Trabalhista

Leilão do TRT-14 oferta bens avaliados em mais de R$ 62 milhões na Semana da Execução Trabalhista

Primeiro dia da Semana da Execução movimenta R$ 4,6 milhões e registra 44,89% de acordos em audiências realizadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.