QUINTA-FEIRA, 18/09/2025

Certidão negativa para trabalho com crianças gera críticas

Projeto passou pela Câmara dos Deputados e agora vai para o Senado.

Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Certidão negativa para trabalho com crianças gera críticas
Rovena Rosa/Agência Brasil
A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (20), o Projeto de Lei (PL) 8035/14,  que exige a apresentação de certidão negativa de antecedentes criminais para os profissionais que trabalham com crianças. A matéria deve passar agora pelo Senado. O projeto recebeu críticas por ser amplo e poder gerar discriminação, já que impediria também a contratação de pessoas com qualquer tipo de antecedente criminal, como furto e difamação.

O PL é uma das 11 propostas apresentadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que funcionou na Câmara dos Deputados entre 2012 e 2014.

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) avalia que o projeto tem um viés elitista e apontou que o PL não se atém àquele que cometeu crimes sexuais, mas abrange quem cometeu qualquer tipo de delito. “Quer dizer que uma pessoa que cometeu um furto com 18 anos de idade e depois aos 40, 50 anos, [quer] auxiliar por exemplo no administrativo de escolinhas de futebol para crianças, não vão poder fazê-lo?”, disse na audiência de votação na Câmara.

A deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), relatora do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e que recomendou sua aprovação, disse que eventualmente alterações em relação aos crimes podem ser feitas no Senado. “O importante é que a gente garanta para essa criança que não tenha de nenhuma maneira um profissional que passou por uma penalização num crime contra a dignidade sexual lhe sendo oferecido esse trabalho”, disse na ocasião.

Repercussão

O ex-Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e ex-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Ariel de Castro Alves, avalia que a proposta do PL é ampla e precisa ser melhor redigida, pois pode gerar constrangimentos e discriminações, que são vedados pela Constituição Federal.

“A lei, se aprovada dessa forma, gerará processos judiciais, que podem ser ações de inconstitucionalidade, por contrariar princípios constitucionais, como o da presunção de inocência e da isonomia (todos são iguais perante a lei). E mandados de segurança por constrangimentos ilegais e abusos de poder de pessoas que forem impedidas de ingressar em trabalhos e funções por não terem certidões negativas de antecedentes criminais”, disse.

O advogado, que é especialista em direitos da infância e juventude, aponta que um projeto de lei ideal, neste tema, deveria exigir certidões de antecedentes criminais – e não a certidão negativa -, com a finalidade de verificação se os pretendentes aos cargos, empregos ou funções públicas ou privadas já foram condenados por crimes contra crianças e adolescentes, incluindo os crimes sexuais, mas também maus tratos, abandono de incapaz, tortura, homicídios, entre outros.

“A certidão negativa de antecedentes aparece como ‘nada consta’ sobre inquéritos e processos que a pessoa tenha respondido. Mesmo que a pessoa tenha sido absolvida, acaba não sendo uma certidão negativa, já que vai constar se a pessoa respondeu e foi absolvida. A pessoa, mesmo se absolvida ou se ainda estiver respondendo processo, pelo texto da lei, que exige ‘certidão negativa’, poderia ser impedida do ingresso no emprego”, explicou.

A justificativa do projeto de lei, de evitar que acusados processados ou condenados por crimes sexuais atendam crianças e adolescentes, não está de acordo com o que foi aprovado, de acordo com Alves. “[O PL] acaba sendo extremamente genérico, impedindo que quem já foi processado ou condenado por qualquer crime, que pode ser furto, apropriação indébita, estelionato, calúnia, injúria, difamação, entre outros, e não apenas crimes sexuais contra crianças e adolescentes, atuem com crianças e adolescentes.”

“Entendo que se a pessoa foi condenada por crime contra crianças e adolescentes, após o trânsito em julgado, quando não cabem mais recursos, por incompatibilidade, não deve exercer empregos, cargos e funções relacionadas ao atendimento de crianças e adolescentes”, finalizou o advogado, em relação à contratação, no contexto do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual.

Consequências em escolas

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Sieeesp) José Antonio Antiório disse ser favorável ao PL e à apresentação da certidão de antecedentes criminais, mas que precisaria observar a tipificação do crime cometido.

“Porque senão você pode impedir uma grande parte da população. Por exemplo, se eu tenho uma empresa, eu cometo uma falha administrativa e financeira dentro da empresa, e eu tenho que ser penalizado pela lei de detenção, por exemplo, isso não é um crime que avilta o trabalho de uma pessoa dentro de uma escola”, ponderou.

“Agora, se for um crime de furto, de roubo, de assassinato, enfim, eu acho que você tem que realmente manter o atestado de antecedente e não permitir que ninguém entre dentro do estabelecimento de ensino com essas performances”, acrescentou.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) avalia que não apenas o projeto de lei, mas a Lei 14.811/2024, ambos relacionados à exigência de certidão de antecedentes criminais nas escolas, são inconstitucionais e discriminatórios, além de terem potencial ideológico.

Além do PL aprovado na Câmara, a entidade destaca a Lei 14.811, de 12 de janeiro de 2024, que acrescentou ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determinação para que estabelecimentos de ensino públicos e privados mantenham fichas cadastrais e certidões de antecedentes criminais atualizadas de todos os seus empregados.

O coordenador geral da Contee, Gilson Reis, avalia que tais medidas podem levar à criminalização dos trabalhadores, em um contexto em que a educação tem sido atacada pelo conservadorismo.

“O escopo dos crimes é infinito. São vários tipos de crimes que poderão ser colocados à disposição de pessoas de má índole ou pessoas que querem atacar a educação, para poderem inviabilizar profissionais de educação. A lei deixa um processo muito aberto, sem que a gente possa definir com clareza o que é o interesse ou a intenção por trás dessa lei”, disse.

Ele ressaltou que “hoje 80% dos crimes sexuais ocorrem no interior da família. Não é na escola. A escola, o professor e a professora são um fator de denúncia, de proteção da criança, de chamar atenção dos conselhos tutelares, de [garantir] a própria Constituição. O que estão tentando é atacar aqueles que são, na prática, o anteparo contra os vários crimes cometidos contra a infância e a juventude do nosso país”.

Para o advogado José Geraldo de Santana Oliveira, consultor jurídico da Contee, tanto a lei quanto o PL estão em desacordo com a presunção de inocência, que é assegurada pelo artigo 5º, inciso 57, da Constituição Federal, que diz que ninguém é considerado culpado senão mediante sentença penal condenatória transitada em julgado. “Essas certidões terão muito mais um caráter ideológico, um caráter de, eu diria, fuzilamento moral, do que propriamente o resultado prático”, avaliou.

Ele acrescenta que uma certidão de antecedentes criminais positiva não significa que o caso já tenha passado em todas as instâncias da Justiça. “Se ele [trabalhador] foi condenado e pagou a pena, [o PL] fere a garantia do princípio do non bis in idem. Quer dizer, ninguém pode ser punido duas vezes pelo mesmo fato. E, se não foi [condenado], se não há sentença que passou em julgado, quer dizer que não cabe mais recurso, fere a presunção de inocência. Veja o tamanho do imbróglio”, explicou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

MPRO denuncia 34 investigados da Operação Escudo de Rondônia

MPRO denuncia 34 investigados da Operação Escudo de Rondônia

Gaeco e Nufac apontam participação de facção criminosa em ataques violentos ocorridos em janeiro no estado.
L
Sorteio Depile-se revela vencedora do Combo Verão

Sorteio Depile-se revela vencedora do Combo Verão

Agenda News e News Rondônia anunciam ganhadora da sessão de Flash Depilação com axilas, virilha cavada e buço em parceria com a clínica Depile-se
L
Promoção entrega almoço especial no Peixinn Restaurante

Promoção entrega almoço especial no Peixinn Restaurante

Agenda News e News Rondônia premiam participante com experiência gastronômica em restaurante referência na culinária amazônica há 15 anos
L
Agenda News: Porto do Espeto agora serve almoço com novos sabores

Agenda News: Porto do Espeto agora serve almoço com novos sabores

Espetaria amplia cardápio com vatapá de frango e almoço prático, mantendo os espetinhos que conquistaram o público em Porto Velho.
L
Paulinho da Força é relator do PL da anistia

Paulinho da Força é relator do PL da anistia

O presidente da Câmara, Hugo Motta, escolheu o deputado Paulinho da Força como relator do projeto de anistia. O texto, que busca dar perdão a envolvidos nos atos de 8 de janeiro, pode ser votado a qualquer momento.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Ministério da Saúde lança nova linha de cuidado para autismo

Ministério da Saúde lança nova linha de cuidado para autismo

O Ministério da Saúde lançou uma nova linha de cuidado para Transtorno do Espectro Autista (TEA). O documento orienta que o teste para identificar sinais de autismo seja realizado em crianças a partir dos 16 meses.
L

Giro News: Samanta Lia Medina e Karina Galindo, My Robot School / Store

Elas vão contar como a empresa transforma o aprendizado em experiência prática e inovadora.
L
Base do governo vai ao STF contra a PEC da Blindagem

Base do governo vai ao STF contra a PEC da Blindagem

Líderes do PT, PSB e PSOL entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal para suspender a tramitação da PEC que restringe a investigação de deputados e senadores.
L
Gratuidade na conta de luz vai à sanção presidencial

Gratuidade na conta de luz vai à sanção presidencial

Aprovada na Câmara e no Senado, a medida provisória garantirá a gratuidade na conta de luz para 4,5 milhões de famílias de baixa renda, que consomem até 80 kWh por mês.
L

COMUNIDADE NEWS – Entrevista com Francisco Aroldo Vasconcelos de Oliveira

Ele vai apresentar os destaques do seu novo livro “12 Projetos de Pequenos Negócios para abrir em Porto Velho no ano de 2025”.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L
Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L

POLÍTICA

Alckmin sobre anistia: Judiciário tem a última palavra

Alckmin sobre anistia: Judiciário tem a última palavra

O vice-presidente Geraldo Alckmin comentou a aprovação do regime de urgência do projeto de anistia e destacou a importância da harmonia entre os poderes.
L
Alero aprova projeto que restabelece contagem de tempo de serviço a magistrados e servidores do TJRO

Alero aprova projeto que restabelece contagem de tempo de serviço a magistrados e servidores do TJRO

Medida garante direitos e vantagens funcionais a profissionais que atuaram durante a pandemia da covid-19
L
Mutirão emergencial de RG é solicitado por Cláudia de Jesus para famílias do Morar Melhor II em Ji-Paraná

Mutirão emergencial de RG é solicitado por Cláudia de Jesus para famílias do Morar Melhor II em Ji-Paraná

Ação busca garantir acesso à moradia para 1.456 famílias com documentação regularizada
L
Deputada Cristiane Lopes vota sim à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota sim à urgência do PL da Anistia

Projeto segue direto para votação no plenário e visa reparar condenações desproporcionais de manifestantes políticos.
L
Câmara aprova urgência para projeto de anistia com apoio decisivo do deputado Coronel Chrisóstomo

Câmara aprova urgência para projeto de anistia com apoio decisivo do deputado Coronel Chrisóstomo

Com 311 votos favoráveis, texto poderá ser votado diretamente no Plenário. Parlamentar de Rondônia celebrou como passo histórico pela pacificação.
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Câmera registra acidente que matou motociclista na zona leste

VÍDEO: Câmera registra acidente de motociclista na zona leste

Tivemos acesso a imagens de uma câmera de segurança que mostram quando Francisco que pilotava uma moto Honda Biz, passa direto no cruzamento e bate forte contra a parede de um estabelecimento comercial.
18
Mulher é presa por envolvimento na morte de ex-delegado

Mulher é presa por envolvimento na morte de ex-delegado

Uma mulher suspeita de transportar o fuzil usado no crime foi detida. A morte do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes, em Praia Grande, ainda tem outros dois suspeitos foragidos.
10
Colisão entre carro e motocicleta na zona Leste de Porto Velho

Colisão entre carro e motocicleta na zona Leste de Porto Velho

Acidente em Porto Velho na Guaporé com a Rua Tucunaré deixa motocicleta e carro danificados após colisão.
12
Motociclista passa mal e morre após grave acidente na zona leste

Motociclista passa mal e morre após grave acidente na zona leste

Testemunhas disseram que o rapaz pilotava uma moto Honda Biz, usava uma bombinha contra asma, e depois de passar mal, perdeu o controle e bateu contra o muro de um comércio.
18
PF deflagra operação contra exploração ilegal de madeira da Terra Indígena Roosevelt

PF deflagra operação contra exploração ilegal de madeira da Terra Indígena Roosevelt

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Espigão d’Oeste/RO, Ministro Andreazza/RO e Novo Horizonte do Oeste/RO
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Produção de carne suína e de frango deve ter recorde

Produção de carne suína e de frango deve ter recorde

O Brasil projeta uma produção recorde de proteínas em 2026. A carne suína e de frango devem alcançar seus maiores volumes, compensando a queda na produção de carne bovina.
L
Nasa busca vida em outros mundos com missões espaciais

Nasa busca vida em outros mundos com missões espaciais

A Nasa aposta em novas missões espaciais para procurar vida em luas e planetas, com destaque para a astrônoma brasileira Rosaly Lopes, que falou sobre os desafios e as próximas expedições.
L
Volvo Trucks alcança 1 milhão de caminhões conectados no mundo

Volvo Trucks alcança 1 milhão de caminhões conectados no mundo

Marca sueca investe em soluções digitais que ampliam eficiência e reduzem tempo de inatividade das frotas.
L
Flávio Dino manda PF investigar Bolsonaro na pandemia

Flávio Dino manda PF investigar Bolsonaro na pandemia

O ministro do STF, Flávio Dino, determinou a abertura de um inquérito na Polícia Federal para apurar as conclusões do relatório da CPI da Covid, que cita nove crimes do ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
Brasil deve ter nova safra recorde de grãos

Brasil deve ter nova safra recorde de grãos

A produção de grãos no Brasil pode atingir 353,8 milhões de toneladas na próxima safra 2025/26, superando o recorde histórico anterior, de acordo com as projeções da Conab.
L
CPMI do INSS convida ministros da CGU, AGU e diretor da PF

CPMI do INSS convida ministros da CGU, AGU e diretor da PF

Comissão que investiga fraudes no INSS aprovou cerca de 170 requerimentos para ouvir autoridades e investigados, como os ministros Vinícius Marques e Jorge Messias.
L
Pente-fino em créditos consignados do INSS

Pente-fino em créditos consignados do INSS

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, anunciou que uma força-tarefa está investigando supostas irregularidades e fraudes na concessão de créditos consignados a aposentados e pensionistas.
L
Flávio Dino mantém cassação de Chiquinho Brazão

Flávio Dino mantém cassação de Chiquinho Brazão

O ministro Flávio Dino, do STF, negou pedido da defesa e manteve a cassação do mandato do ex-deputado federal Chiquinho Brazão, réu pelo assassinato de Marielle Franco.
L
Semana de Trânsito debate redução de velocidade

Semana de Trânsito debate redução de velocidade

Com o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”, a Semana Nacional de Trânsito 2025 foca na conscientização para a redução da velocidade nas vias e em atitudes mais responsáveis.
L
GWM lança Poer P30 no Brasil com motor diesel e garantia de dez anos

GWM lança Poer P30 no Brasil com motor diesel e garantia de dez anos

Fabricante aposta em recursos exclusivos e preços promocionais para conquistar o mercado nacional.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.