QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

Com foco em novas conquistas para a Educação, Governo realiza abertura do Ano Letivo 2024 em Rondônia

A cerimônia de abertura do Ano Letivo da rede estadual de ensino aconteceu no município de Rolim de Moura.

Por Vanessa Moura / Secom / Gov-RO - 30

Publicado em 

Com foco em novas conquistas para a Educação, Governo realiza abertura do Ano Letivo 2024 em Rondônia
Frank Nery

Em Rondônia, a cerimônia de abertura do Ano Letivo da rede estadual de ensino aconteceu na manhã desta quinta (15), no município de Rolim de Moura, na escola Coronel Aluízio Pinheiro Ferreira, na oportunidade foi feita a entrega de kits pedagógicos e materiais. Atualmente, a Rede Estadual de Ensino é composta por 408 escolas, 10.783 mil professores e 177.189 alunos.  Em 2023, o Governo de Rondônia investiu mais de R$ 2,7 bilhões em Educação, deixando as escolas mais estruturadas para recepcionar os alunos neste novo ciclo.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o início das aulas nas escolas estaduais vem acompanhado da proposta de novas conquistas para a Educação. “Em 2023 ultrapassamos os 25% de investimento para a Educação exigidos pela Constituição. O Governo tem aplicado cada vez mais recurso na Educação nos últimos anos com melhoria da estrutura das escolas, aquisição de equipamentos, veículos, ônibus rodoviários para excursão e reajuste salarial para os profissionais da Educação”, ressaltou.

A secretária de Estado da Educação (Seduc), Ana Pacini, acrescentou que 100% das escolas estaduais passaram por revitalização e estão prontas para receber os estudantes. ‘‘Todas receberam reforma, ampliação ou algum tipo de melhoria, ao longo da gestão foi fortalecido os veículos à disposição da Educação, são 360, desde caminhões frigoríficos a frota do transporte escolar,’’ pontuou.

ESTRUTURA

Na escola Coronel Aluízio Pinheiro Ferreira, por exemplo, foi realizada, recentemente, uma pintura geral. A instituição também passou a ter um novo refeitório e houve a instalação de placas solares, além de ter recebido diversos materiais pedagógicos. Nela, estão matriculados cerca de 1.300 alunos do 6º ano ao 3º ano do Ensino Médio.

A escola que existe desde 1982, mesmo ano de instalação do estado de Rondônia, vive uma fase com os investimentos recebidos. O diretor Gildo Benedito Ramos, estima que em 2023 cerca de R$ 2 milhões foram aplicados na unidade, entre infraestrutura e equipamentos.

E os estudantes estão provando que as melhorias estão resultando em ganho na aprendizagem. A escola Aluízio vem crescendo em índices de avaliação. Um exemplo disso é que 54 alunos tiveram um alcance de nota superior a 700 pontos no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Esse resultado repercutiu em Rolim de Moura, tanto que quando começou o período de matrículas não conseguimos atender a todos que queriam vir para a escola por considerarem essa uma excelente instituição educacional”, afirma o diretor.

APRENDIZAGEM

O estudante Natan Silva Martins concluiu o Ensino Médio na escola Coronel Aluízio Pinheiro Ferreira e destaca que o Revisa Enem do Governo de Rondônia, projeto criado para reforçar o aprendizado do Ensino Médio, é muito importante, especialmente para os que não têm recurso para um curso preparatório para o vestibular. “Agradeço todo o apoio da escola, através desse projeto do Governo, o Revisa Enem consegui uma nota satisfatória no Enem, mais de 700 pontos, e ingressei no curso pretendido, o de Direito”, comemorou.

O investimento do Governo tem alcançado todas as escolas estaduais e os resultados também. Maria Eduarda Amancio conclui o Ensino Médio na escola Cândido Portinari, também em Rolim de Moura, e é um exemplo que com a dedicação do estudante combinada com as melhorias no ensino promovidas pelo Governo é possível alcançar bons resultados e realizar sonhos.

‘‘A preparação que a escola me proporcionou fez total diferença, tanto que eu não paguei nenhum tipo de cursinho, todo o meu aprendizado veio das aulas dadas pelos professores, pelas plataformas do Governo e também pelos conteúdos que a gente acha na internet, principalmente simulados’’. No Enem, a estudante alcançou nota 940 na redação, 793 em Matemática, 620 em Humanas, 570 em Linguagem e 540 em Ciência da Natureza, o que garantiu o ingresso no curso de odontologia.

Alana Gabriele do Nascimento concluiu o Ensino Médio na escola Juscelino Kubitschek, em Santa Luzia do Oeste, também na região da Zona da Mata, e agradece o apoio da escola para realizar o sonho de ser psicóloga. ‘‘Estudei pela plataforma do Agora Vai Enem, onde fazia redações mensais, e tive a ajuda dos professores. Alcancei 710 pontos no Enem e pretendo cursar psicologia na Unir. Com os investimentos do Governo do Estado conseguimos alcançar nosso objetivo, de ingressar em uma universidade’’, salientou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coluna Social Marisa Linhares: Edição especial destaca homenageados do Troféu Cacau de Ouro e grandes nomes do empreendedorismo em Rondônia

A coluna destaca a entrega da Revista Marisa Linhares e homenageia empresários, profissionais e personalidades reconhecidas no Troféu Cacau de Ouro em Rondônia.
L

Justiça do Trabalho e parceiros visitam Catanorte em Porto Velho

Visita técnica com MPT, DPU, UNIR e prefeitura busca fortalecer inclusão de catadores.
L
Justiça do Trabalho articula apoio à cooperativa Catanorte

Justiça do Trabalho articula apoio à cooperativa Catanorte

Visita técnica busca inclusão socioeconômica de catadoras e catadores.
L
Porto Velho implementa direita livre em pontos estratégicos para melhorar a fluidez do trânsito

Porto Velho implementa direita livre em pontos estratégicos para melhorar a fluidez do trânsito

Direita livre em Porto Velho passa a operar em cruzamentos estratégicos e busca reduzir filas e tornar o trânsito mais ágil
L

Nova 364 conclui obras na junta da ponte do Rio Machado

A ponte sobre o Rio Machado, na BR-364 em Ji-Paraná, já está liberada após a conclusão antecipada das obras na junta de dilatação, garantindo mais conforto, segurança e estabilidade para os motoristas que utilizam o trecho.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ministra do STJ, condena Gladson Cameli a 25 anos de prisão, perda do mandato e o pagamento de uma multa milionária

Decisão da ministra Nancy Andrighi no STJ é baseada em investigações da PF que apontam o governador do Acre como líder de esquema criminoso com desvio de milhões de recursos públicos.
L
STF valida regra que reduz valor da aposentadoria por incapacidade

STF valida regra que reduz valor da aposentadoria por incapacidade

Por 6 votos a 5, os ministros decidiram manter o cálculo da reforma de 2019 que limita o benefício a 60% da média de contribuições em casos não acidentários.
L
Moraes autoriza sessões de fisioterapia para Bolsonaro na prisão

Moraes autoriza sessões de fisioterapia para Bolsonaro na prisão

O ministro Alexandre de Moraes permitiu que o ex-presidente realize tratamentos médicos diários e conceda sua primeira entrevista após o início do cumprimento da pena.
L
Lula afirma que vai vetar projeto de lei da dosimetria

Lula afirma que vai vetar projeto de lei da dosimetria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que vetará o texto que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro e pela tentativa de golpe.
L
Moraes envia à PGR laudo sobre violação de tornozeleira por Bolsonaro

Moraes envia à PGR laudo sobre violação de tornozeleira por Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes encaminhou à Procuradoria-Geral da República o laudo da Polícia Federal que confirma o uso de um ferro de solda contra o equipamento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Deputado afirma que esquema é maior e cobra aprofundamento das investigações.
L
Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para esta sexta-feira

Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para esta sexta-feira

A sessão conjunta para análise do Projeto de Lei Orçamentária Anual foi transferida para que a comissão técnica finalize o parecer do relator.
L
Lula afirma que Itália pediu mais prazo para assinar acordo com Mercosul

Lula afirma que Itália pediu mais prazo para assinar acordo com Mercosul

O presidente Lula relatou que a primeira-ministra Giorgia Meloni demonstrou apoio ao tratado, mas solicitou tempo para superar a resistência de agricultores italianos.
L
Lula defende investigação rigorosa sobre fraudes no INSS

Lula defende investigação rigorosa sobre fraudes no INSS

O presidente Lula afirmou que todos os envolvidos no esquema de descontos ilegais em aposentadorias devem ser punidos, incluindo familiares caso haja comprovação.
L
Lula defende solução diplomática entre Estados Unidos e Venezuela

Lula defende solução diplomática entre Estados Unidos e Venezuela

O presidente brasileiro afirmou que buscará um novo diálogo com Donald Trump para evitar um conflito armado na América do Sul e garantir estabilidade regional.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Polícia apreende porções de maconha durante patrulhamento na zona leste de Porto Velho.
14
“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

Suspeito era alvo da Operação Audácia VII e morreu após troca de tiros em Porto Velho.
14
Pastor invade centro de umbanda e destrói objetos sagrados em RO

Pastor invade centro de umbanda e destrói objetos sagrados em RO

Caso é investigado como intolerância religiosa no interior de Rondônia.
12
Jovem é preso no Orgulho do Madeira após tentar se esconder em lençol

Jovem é preso no Orgulho do Madeira após tentar se esconder em lençol

O suspeito, conhecido como Conexão, foi localizado por policiais militares escondido em um apartamento no residencial da zona leste de Porto Velho.
10
Motociclista sofre ferimentos graves em colisão no bairro Nova Porto Velho

Motociclista sofre ferimentos graves em colisão no bairro Nova Porto Velho

Um acidente envolvendo um Hyundai Creta e uma motocicleta Honda na rua Panamá resultou em uma vítima com corte profundo e encaminhamento hospitalar.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CDL Ji-Paraná empossa nova diretoria para gestão 2026–2028

CDL Ji-Paraná empossa nova diretoria para gestão 2026–2028

Entidade inicia novo ciclo com foco no conceito CDL 360.
L
Parcerias que Transformam encerra ações do Sebrae 2025 em Ariquemes

Parcerias que Transformam encerra ações do Sebrae 2025 em Ariquemes

Evento celebra resultados e projeta novas ações para 2026.
L
LG apresenta Plataforma de Cabine com IA na CES 2026

LG apresenta Plataforma de Cabine com IA na CES 2026

Sistema processa cálculos de IA diretamente no veículo, sem conexão com servidores externos
L
Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Projeto EmagreCER amplia acesso ao tratamento da obesidade em Vilhena.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAS): ARTHUR OLIVEIRA SANTOS

Licença Ambiental Simplificada-LAS.
L

Planejamento ajuda a começar 2026 com mais tranquilidade

Especialistas do Sicredi destacam planejamento financeiro e consumo consciente no fim de ano.
L
Brasil registra alta de mortes por picadas de escorpião; saiba como agir se você for picado

Brasil registra alta de mortes por picadas de escorpião; saiba como agir se você for picado

Acidentes com escorpiões já causaram mais de 200 óbitos em 2025.
L
Venezuelano é preso por furto em supermercado na zona sul

Venezuelano é preso por furto em supermercado na zona sul

Um homem de 32 anos foi detido após tentar furtar mercadorias em uma unidade do supermercado Irmãos Gonçalves, localizada na Avenida Jatuarana, em Porto Velho.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.