SEXTA-FEIRA, 13/02/2026

Em destaque

Bolsonaro e militares são alvo de investigação da Polícia Federal

Medidas foram expedidas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil* - 20

Publicado em 

Bolsonaro e militares são alvo de investigação da Polícia Federal
Polícia Federal
A Operação Tempus Veritatis tem, como alvo, diversos militares que integraram o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Deflagrada nesta quinta-feira (8) pela Polícia Federal (PF), a operação investiga a existência de suposta organização criminosa que teria atuado numa tentativa de golpe de Estado.

Entre os investigados estão o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, o ex-ministro da Casa Civil general Walter Souza Braga Netto e o ex-ministro da Defesa general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

Diante da notícia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse esperar que o rigor da lei seja aplicado contra aqueles que atacaram a democracia, ao financiar os acampamentos que culminaram na tentativa de golpe do dia 8 de janeiro de 2022.

“É muito difícil um presidente da República comentar sobre uma operação da Polícia Federal que ocorre em segredo de Justiça. Espero que não ocorra nenhum excesso e seja aplicado o rigor da lei. Sabemos dos ataques à democracia. Precisamos saber quem financiou os acampamentos. Vamos esperar as investigações”, afirmou Lula.

A declaração foi um recorte de trecho da entrevista concedida por Lula à Rádio Itatiaia. O comentário se referia à operação que cumpre 33 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, além de 48 medidas cautelares que incluem a proibição de manter contato com outros investigados, a proibição de se ausentar do país, com entrega dos passaportes no prazo de 24 horas e a suspensão do exercício de funções públicas .

As medidas judiciais foram expedidas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. Entre elas está a de apreender o passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A operação é deflagrada após o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro o tenente-coronel Mauro Cid ter fechado acordo de colaboração premiada com investigadores da PF. O acordo foi enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) e já recebeu a homologação do STF.

Por meio de redes sociais, o advogado de Bolsonaro, Fábio Wajngarten, disse que “em cumprimento às decisões de hoje, o presidente Jair Bolsonaro entregará o passaporte às autoridades competentes. Já determinou que seu auxiliar direto, que foi alvo da mesma decisão e que se encontrava em Mambucaba, retorne para sua casa em Brasília, atendendo a ordem de não manter contato com os demais investigados”, postou Wajngarten.

Segundo a investigação, entre os alvos da operação estão:

– o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Augusto Heleno Ribeiro Pereira;

– ex-ministro da Casa Civil e da Defesa general Walter Souza Braga Netto;

– ex-ministro da Defesa general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira;

– major da reserva Ângelo Martins Denicoli;

– coronel reformado do Exército Aílton Gonçalves Moraes Barros;

– coronel Guilherme Marques Almeida;

– tenente-coronel Hélio Ferreira Lima;

– tenente-coronel Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros

– ex-comandante-geral da Marinha almirante Almir Garnier Santos;

– general Mário Fernandes;

– ex-chefe do Comando de Operações Terrestres do Exército general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira;

– general de Brigada reformado Laércio Vergílio;

– Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho;

– ex-ministro da Justiça, Anderson Torres;

– presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.

Há mandados de prisão contra:

– o ex-assessor especial de Bolsonaro Felipe Martins

– coronel Bernardo Romão Correa Neto

– coronel da reserva Marcelo Costa Câmara

– major Rafael Martins de Oliveira.

O advogado de Filipe Martins, João Vinícius Manssur, informou que, até o momento, não teve acesso à decisão que fundamentou as medidas, mas que já solicitou o acesso integral aos autos para estudo e posterior manifestação.

A defesa de Anderson Torres informou que não teve acesso aos autos do processo e que só se manifestará após “análise mais apurada da situação”.

O Centro de Comunicação Social do Exército informou que “o Exército Brasileiro acompanha a operação deflagrada pela polícia Federal na manhã desta quinta-feira”, e que está “prestando todas as informações necessárias às investigações conduzidas por aquele órgão”.

As medidas judiciais estão sendo cumpridas nos seguintes estados: Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná e Goiás, além do Distrito Federal. O Exército Brasileiro acompanha o cumprimento de alguns mandados.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trânsito: Jaru terá novo fluxo nas avenidas Brasil e Marechal Rondon

Trânsito: Jaru terá novo fluxo nas avenidas Brasil e Marechal Rondon

Prefeitura anuncia sistema binário para reorganizar circulação, reduzir congestionamentos e aumentar a segurança viária.
L
Nova 364 e PRF conscientizam motorista na saída do feriado de carnaval

Nova 364 e PRF conscientizam motorista na saída do feriado de carnaval

Ação foi realizada nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13, na BR-364.
L
Prefeitura de Jaru realiza demolição de casas às margens do Rio Jaru

Prefeitura de Jaru realiza demolição de casas às margens do Rio Jaru

Famílias foram indenizadas e local passará por processo de arborização e revitalização.
L
Cine Araújo promove sessão gratuita de "Tainá e os Guardiões da Amazônia" no Porto Velho Shopping

Cine Araújo promove sessão gratuita de “Tainá e os Guardiões da Amazônia” no Porto Velho Shopping

A ação amplia o acesso da população a produções nacionais e oferece uma opção de lazer durante o fim de semana. A exibição faz parte de uma agenda de iniciativas voltadas à valorização do cinema brasileiro.
L
Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Etapa estadual premia educadores que se destacaram com uma educação inovadora e mais inclusiva no estado de Rondônia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bora Ali: Camila Schiavinato Canova e os caminhos do turismo em Rondônia

Bora Ali: Camila Schiavinato Canova e os caminhos do turismo em Rondônia

Programa Bora Ali entrevista Camila Schiavinato Canova sobre políticas públicas, Expo Turismo e inclusão por meio do Turismo Social no estado.
L
Moraes vota pela manutenção de condenação da cúpula da PMDF

Moraes vota pela manutenção de condenação da cúpula da PMDF

Relator do caso no STF rejeitou recursos de ex-comandantes por omissão no 8 de janeiro; ministros têm até o dia 24 de fevereiro para concluir o julgamento virtual.
L
Maioridade penal aos 14 anos? Brasil deveria seguir o modelo da Argentina?

Maioridade penal aos 14 anos? Brasil deveria seguir o modelo da Argentina?

Câmara argentina aprova novo Código Penal Juvenil e baixa responsabilidade penal para 14 anos; tema volta ao centro do debate sobre segurança pública no Brasil.
L

Nota de pesar: Zélia Melo de Oliveira dos Santos

Nascida em Manicoré e radicada em Porto Velho, Zélia Melo de Oliveira dos Santos deixa um legado de fé, amor à família e acolhimento que seguirá vivo na memória de todos.
L
Prazo para comprovar informações do Prouni 2026 termina hoje

Prazo para comprovar informações do Prouni 2026 termina hoje

Estudantes pré-selecionados na primeira chamada devem apresentar documentos de renda e escolaridade nas faculdades para garantir bolsas de estudo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Flávio Dino vota por afastar Lei da Anistia em crimes permanentes

Flávio Dino vota por afastar Lei da Anistia em crimes permanentes

Ministro defende que perdão legal não alcança delitos como ocultação de cadáver e sequestro que se estenderam além de 1979; julgamento foi suspenso por pedido de vista.
L
André Mendonça assume relatoria do caso Master e se reúne com a PF

André Mendonça assume relatoria do caso Master e se reúne com a PF

Ministro do STF lidera inquérito sobre fraudes bancárias após saída de Dias Toffoli; magistrado busca atualização sobre dados colhidos em aparelhos apreendidos.
L
Chrisóstomo relata projeto que protege equipamentos da mineração

Chrisóstomo relata projeto que protege equipamentos da mineração

Proposta aprovada em comissão da Câmara dos Deputados do Brasil cria regras para destinação de máquinas apreendidas e busca segurança jurídica a trabalhadores do setor.
L
Cláudia de Jesus garante R$ 581 mil para centro esportivo

Cláudia de Jesus garante R$ 581 mil para centro esportivo

Emenda parlamentar assegura recursos para construção de quadra no Centro Educativo Dom Bosco, em Ji-Paraná.
L
Pedro Fernandes amplia cirurgias e reduz fila do SUS

Pedro Fernandes amplia cirurgias e reduz fila do SUS

Deputado estadual destaca estruturação do Centro Cirúrgico de Cujubim e destinação de recursos para cirurgias eletivas em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Casal é preso pela PM após furto em residência na zona sul de Porto Velho

Casal é preso pela PM após furto em residência na zona sul de Porto Velho

Suspeitos foram localizados horas após crime no bairro Castanheiras
14
Em publicação, secretário revela motivo de atirar em filhos e se matar, em GO

Em publicação, secretário revela motivo de atirar em filhos e se matar, em GO

Thales publicou mensagem em rede social citando crise conjugal antes de atirar contra os filhos e cometer suicídio; documento foi apagado logo depois.
18
Secretário mata filho e comete suicídio em Itumbiara

Secretário mata filho e comete suicídio em Itumbiara

Secretário Thales atirou contra os próprios filhos antes de tirar a vida; criança de 8 anos segue internada em estado gravíssimo em Goiás.
18
Policia Civil recupera carro levado por ex-dono em Porto Velho

Policia Civil recupera carro levado por ex-dono em Porto Velho

Automóvel havia sido subtraído na região central; investigação aponta que antigo proprietário cometeu o ato devido a uma suposta dívida com a atual dona.
10
Polícia Federal prende investigado por abuso infantil em Porto Velho

Polícia Federal prende investigado por abuso infantil em Porto Velho

Ação realizada no âmbito da Operação Octagonum cumpriu mandado de prisão preventiva contra homem suspeito de produzir e compartilhar material ilícito na rede.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga: NUCLEO DE MEDICINA INTEGRATIVA DRA FERNANDA NATHALIA LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO.
L
Saúde de RO revoga processo emergencial de ambulâncias inter-hospitalares

Saúde de RO revoga processo emergencial de ambulâncias inter-hospitalares

SESAU anula homologação e determina apuração sobre contratação de ambulâncias após parecer da PGE e questionamento do MPC.
L
Contemplação no consórcio exige análise estratégica para preservar poder de compra

Contemplação no consórcio exige análise estratégica para preservar poder de compra

Contemplação no consórcio exige análise estratégica para preservar poder de compra
L
Manutenção preventiva dos pneus reduz riscos nas estradas no Carnaval

Manutenção preventiva dos pneus reduz riscos nas estradas no Carnaval

Feriado prolongado exige revisão completa antes de enfrentar rodovias movimentadas
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental – WITT TRADING LTDA

RENOVAÇÃO DE LICENÇA AMBIENTAL SUL 229.
L
De bloco em bloco: Tecnologia auxilia a mobilidade urbana em Porto Velho durante o "Béra Folia"

De bloco em bloco: Tecnologia auxilia a mobilidade urbana em Porto Velho durante o “Béra Folia”

Com interdições em vias principais e mudanças no fluxo do transporte coletivo, aplicativo Cittamobi torna-se aliado essencial para foliões que buscam agilidade e segurança nos trajetos de ônibus.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.