SEXTA-FEIRA, 11/07/2025
Publicidade

Os aplausos e prêmios aos ‘Índios bonzinhos’ e o aviso de que o fundo amazônico não pode ser usado para asfaltar a BR-319

Nenhuma linha sobre o protesto da deputada federal indígena Silvia Waiãpi, que no mesmo dia denunciava que a Fundação Ford paga passagens, estadias e mordomias para lideranças indígenas irem aos Estados Unidos.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

Os aplausos e prêmios aos ‘Índios bonzinhos’ e o aviso de que o fundo amazônico não pode ser usado para asfaltar a BR-319 - News Rondônia

Depois do genocídio praticado contra seus indígenas, quase extintos depois de cerca de dois séculos de extermínio, os americanos adoram defender os índios dos outros, principalmente em países onde há grandes riquezas que possam ser usadas por eles. Por isso, ações de lideranças indígenas que comungam da ideia da manutenção da floresta, da sua intocabilidade, ainda mais em terras cheias de minérios, sempre tem, tanto de americanos quanto de europeus, os mais efusivos aplausos. Já aqueles que não rezam pela cartilha determinada por eles, esses são tratados como se não existissem ou como alienígenas, ilegalmente inseridos nas tribos, como se criminosos fossem. Aliás, é o mesmo tratamento que o governo brasileiro dá a estes índios que não andam nus, não aceitam passar fome e que querem trabalhar, produzir e ter uma vida digna. Na semana passada, um documentário sobre os índios Uru-Eu-Wau-Wau, filmado em Rondônia, conquistou o Prêmio “Emmy Award”, em Los Angeles. Considerado o Oscar da TV, “O Território”, nome do documentário, foi ovacionado por uma plateia entusiasta, de nomes famosos das produções do cinema de Los Angeles. Festança na mídia doutrinadora. Nenhuma linha sobre o protesto da deputada federal indígena Silvia Waiãpi, que no mesmo dia denunciava que a Fundação Ford paga passagens, estadias e mordomias para lideranças indígenas irem aos Estados Unidos, para falar mal do Brasil e do nosso agronegócio, cuja produção de vários alimentos, já supera a dos americanos e começa a dominar o mercado internacional, onde eles tinham a primazia. Cada um defende o país que acredita, portanto!

No mesmo pacote, representantes do governo norte-americano e de outros países como a Alemanha, anunciaram que não vão aceitar que o dinheiro que eles mandam para o Brasil, através do Fundo Amazônico, seja utilizado para obras como o asfaltamento da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho. Você não vai ler nada disso na grande mídia, mas pesquisando nas redes sociais saberá de todos os detalhes. É mais uma clara interferência estrangeira no nosso país, já que eles mandam na Amazônia, através das ONGs internacionais que os representam. Nem um pio do governo brasileiro. Pelo contrário, a ministra Marina Silva, que disse que só queremos a 319 asfaltada para passear de carro, certamente está comemorando a ameaça estrangeira, A Rainha das ONGs está cumprindo muito bem o seu papel. E nós, os amazônidas, estamos mesmo ferrados!

ORÇAMENTO RECORDE DE 16 BILHÕES DE REAIS ABRE DIA 18. EM NOVE ANOS, VALOR MAIS QUE DUPLICOU, NO ESTADO

Dia 18 de janeiro, quinta-feira da próxima semana. Esse é um dia importante para o Estado. Segundo confirmou oficialmente o secretário Luis Fernando, titular da Sefin, será esta a data para a abertura oficial do orçamento do Estado para o ano de 2024. Aprovado em dezembro passado pela Assembleia Legislativa, a Lei Orçamentária prevê nada menos do que 16 bilhões de reais. Só para se fazer uma comparação, o orçamento do ano passado ficou em torno de 13 bilhões e 400 milhões, ou seja, 20 por cento a menos do que o deste ano. Empresas fornecedoras, que ficaram com valores de restos a pagar, estavam aguardando a informação oficializada pela Sefin. O mesmo vai acontecer com os demais Poderes, que também dependem da abertura oficial do orçamento, para receberem os valores referentes às cotas que têm direito, para o cumprimento dos seus compromissos, incluindo-se aí o pagamento dos salários de janeiro. Em nove anos, os valores do orçamento rondoniense mais que duplicaram. Entre 2016 e 20017, os valores ficaram próximos a 7 bilhões e 500 milhões de reais. Cresceu para mais de 8 bilhões entre 2017 e 2019, primeiro ano do governo Marcos Rocha. Em 2021, chegou a quase 8 bilhões e 700 milhões. No ano seguinte, pela primeira vez o valor superou os 10 bilhões de reais. No ano passado, bateu nos 13 bilhões e 400 milhões e, agora, supera os 16 bi, demonstrando o grande crescimento do Estado e prevendo ainda valores maiores para os próximos anos, caso nada atrapalhe nosso desenvolvimento.

ALERTA AOS PARTIDOS: FRAUDES NAS COTAS FEMININAS SERÃO PUNIDAS COM RIGOR PELA LEGISLAÇÃO ELEITORAL

A eleição municipal de 2024 é daqui a dez meses. E o TSE está avisando, desde logo, que vai aplicar as penas mais duras que a legislação eleitoral determina, para os casos de fraude nas cotas de gênero, ou seja, da participação das mulheres nas relações de candidatos. Embora na Câmara e no Senado estejam sendo votados projetos que amenizam as punições, ao menos por enquanto o TSE não está dando qualquer atenção a essas mudanças que beneficiariam candidatos e partidos, diminuindo a dureza das penas. A verdade é que a sigla ou a federação de partidos que utilizarem as famosas fraudes, mentindo sobre participação de mulheres na disputa, poderão perder todos os mandatos que eventualmente eleger. O advogado especialista em Direito Eleitoral, Nelson Canedo, lembra que “a Lei das Eleições determina que os partidos políticos são obrigados a preencher a cota de gênero, que corresponde ao mínimo de 30 por cento e ao máximo de 70 por cento para candidaturas de cada sexo, sob pena de ser indeferido todos os registros de seus filiados. Quanto a isso não há qualquer dúvida”. Canedo vai mais longe: “é no preenchimento da cota mínima das mulheres que reside a fraude. Como normalmente não há candidatas voluntárias suficientes, para o preenchimento da cota mínima, os partidos acabam apresentando a justiça eleitoral candidatas “laranjas”, cuja utilidade serve unicamente para o preenchimento da exigência legal”.

TSE UTILIZA TRÊS QUESITOS PARA COMPROVAR IRREGULARIDADES QUE PODEM ATÉ REPRESENTAR PERDA DE MANDATOS

Ainda sobre o tema. A fraude, segundo o advogado, é comprovada de três formas, pelas quais o TSE já pacificou a questão. A fraude ocorre com a presença destes três requisitos: 1- obtenção de votação zerada ou inexpressiva das candidatas; 2 – prestação de contas zerada; 3 – ausência de atos efetivos de campanha. Constatada a fraude, a justiça eleitoral cassa o diploma de todos os candidatos vinculados ao partido, independentemente de terem ciência da ilegalidade praticada pela agremiação. É um efeito automático da condenação. Segundo o entendimento do TSE, lembrado por Canedo, “os partidos recebem recursos públicos para aplicá-los obrigatoriamente nas políticas afirmativas das mulheres, visando incentivá-las a ingressar na vida pública, preparando-as para a disputa do pleito eleitoral. Logo, a prática da fraude não se justifica”. A Justiça Eleitoral vai estar atenta como nunca esteve, garantem fontes do TSE, para a questão da composição das nominatas em relação à participação feminina. Nas últimas eleições já houve fiscalização, denúncias, condenações e perda de mandatos. A partir da eleição municipal deste ano, os tribunais eleitorais estão orientados para agirem com máximo rigor. Portanto, olho vivo!

DOMINADA PELOS SAPOS ENTERRADOS, O ESPAÇO ALTERNATIVO É UMA OBRA QUE NUNCA TERMINA!

Não há saparia com que se possa comparar! Saparia é coletivo de sapos. Devem ter alguns milhares deles, enterrados no Espaço Alternativo. É inacreditável o que acontece por ali. Mais uma vez, as obras estão paralisadas. O estacionamento, que deveria estar pronto há muito tempo e outros serviços para completar a estrutura, que já passou dos dez anos desde seu início, paralisou de novo. Mais uma empresa que venceu a licitação não cumpriu os prazos, foi multada em mais de 800 mil reais, mas, na verdade, a grande punição é para a população que frequenta o local. Noite dessas, a linda passarela construída no local, que mereceu inclusive um prêmio nacional, estava totalmente às escuras. Algumas poucas pessoas se arriscavam em andar nela. Agora, para as obras complementares interrompidas novamente, há que se iniciar todo um novo processo licitatório e cumprir todos os trâmites burocráticos novamente, desde o início. Ou seja, meses e meses até que os trabalhos possam recomeçar. Enquanto isso, um dos mais importantes pontos de convivência dos porto-velhenses (não fossem os barcos de passeio do rio Madeira e alguns poucos parques, talvez fosse o único) continuará sendo uma obra sem fim, semelhante à da Praça da Estrada de Fero Madeira/Mamoré. Justamente ali onde a Prefeitura construiu uma avenida de duas pistas, a Santos Dumont, com um quilômetro de ida e outro de volta, em pouco mais de um mês, o Espaço Alternativo nunca termina. Quem vai ter o poder de desenterrar a saparia?

CRIME: UM ATAQUE ABOMINÁVEL DESTRÓI DUAS MIL MUDAS DE CAFÉ DE QUALIDADE E INUTIZA MANGUEIRAS DE IRRIGAÇÃO

Desespero. Profunda tristeza. Lágrimas e preocupação. Seria esse uma síntese do que estão sentindo membros de uma família inteira de produtores de café, na cidade de Novo Horizonte, com um abominável evento registrado nesta última quarta-feira. Criminosos, não se sabe ainda por quais motivos, invadiram a plantação de café, destruíram dois mil pés plantados e ainda cortaram centenas de metros de mangueiras que serviam para abastecer a lavoura. Os irmãos Roniele e Rndinelly Hel, que trabalham na terra e conseguiram conquistar prêmios nacionais pela qualidade do café que plantam, sofreram esse ataque absurdo, sem nexo, praticado por vândalos, com o simples prazer de destruir tudo o que encontraram pela frente. Um dos irmãos, sem poder controlar o choro, gravou um vídeo para as redes sociais, mostrando a destruição da lavoura, que causou um prejuízo incalculável para toda a família. O deputado estadual Cirone Deiró, tão logo soube do ocorrido, foi à propriedade dos Hel, para prestar solidariedade e, de imediato, solicitar ao secretário de segurança, Coronel Felipe Vital e ao diretor geral da Polícia Civil, delegado Samir Fouad Abboud, que priorizem as investigações para localizar os bandidos e os responsabilizar civil e criminalmente. Praticamente toda a lavoura de café da família foi destruída, assim como todas as mangueiras de irrigação. Cirone Deiró afirmou ainda que os agricultores e a sociedade rondoniense esperam que a polícia atue com rigor, na identificação e punição dos criminosos. Até a noite de sábado, os responsáveis pelo ataque à plantação não haviam sido identificados.

CIDADES POPULOSAS NA AMAZÔNIA HÁ 2.500 ANOS? ARQUEÓLOGOS FRANCESES JURAM QUE É VERDADE!

E essa, agora? De novo surgem informações de que existiram cidades na Amazônia, uma delas com mais de 1 mil habitantes, há pelo menos 2.500, ou seja, por volta do ano 500 antes de Cristo. Um estudo de pelo menos dois arqueólogos (Stéphen Rostain e Antoine Dorrison, ambos franceses) aponta que haviam, na nossa região, “um conjunto de cidades, que abrigavam milhares de pessoas, há cerca de 2.500 anos”, todas essas cidades, hoje, escondidas debaixo da densa floresta. No estudo publicado pela respeitada Revista Science, “haviam vilas conectadas por estradas que reúnam até 30 mil pessoas no Equador, uma população comparável à Londres na Era Romana. Os dois arqueólogos franceses apresentaram várias imagens do que seriam provas da existência das estradas que ligariam as vilas e cidades, comprovando, segundo eles, que a afirmação até agora dada como única verdade de que a Amazônia era habitada por pequenos grupos, quando da chegada dos primeiros descobridores europeus, está caindo por terra. De vez em quando, aparecem relatos de cientistas, mas também de esotéricos e palpiteiros (sem contar os que juram que a Amazônia foi colonizada por seres extraterrestres) , garantindo terem provas de que a floresta tinha cidades populosas há centenas, senão milhares de anos. Por enquanto, não há consenso sobre o tema. O estudo da dupla francesa, contudo, parece estar eivada de informações concretas. Em breve se saberá mais detalhes sobre o caso.

MEDICINA, ODONTO, ENGENHARIA, DIREITO E VÁRIOS OUTROS CURSOS: PREFEITURA DA CAPITAL OFERECE 415 VAGAS GRATUITAS

São histórias de vida emocionantes. Jovens com grandes dificuldades financeiras, de famílias pobres, que não teriam outra forma de acessar o ensino superior, estão se formando, através de cursos gratuitos, patrocinados pela Prefeitura de Porto Velho. Um dos casos relatados é de um jovem médico recém-formado, que há está exercendo sua profissão, depois de um longo período de estudos, de sacrifícios e de apoios recebidos do Poder Público Municipal. Essa foi uma das histórias relatadas por um dos assessores mais próximos ao prefeito Hildon Chaves, o advogado Devanildo Santana, que compõe o Conselho especialmente criado para acompanhar todos os casos de beneficiados com o projeto, durante sua participação no programa Papo de Redação, da Parecis FM (segunda a sexta, meio dia às 14 horas). Santana anunciou que neste ano, estão disponíveis nada menos do que 415 vagas para cursos como Medicina (17); Odontologia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrifa, Direito, Ciências Contábeis e Jornalismo. As inscrições vão até o dia 21 deste mês e podem ser feitas pelo link.

LEI DE CRISPIN QUE PROTEGE PORTADORES DE DIABETES TIPO 1 JÁ ESTÁ VALENDO EM TODO O ESTADO

Em um passo significativo para pessoas portadoras de diabetes Tipo 1 em Rondônia, foi sancionada a Lei 5.724 em 5 de janeiro de 2024, proposta pelo deputado Ismael Crispin. A nova legislação estabelece que os laudos médicos que atestam o Diabetes Tellitus tipo 1 (DM1) terão validade indeterminada. Segundo o parlamentar, a medida visa facilitar a vida dos pacientes e reduzir custos com a emissão constante de novos laudos. “Essa lei é um avanço significativo na luta contra uma doença crônica e hereditária que afeta milhares de brasileiros, em especial jovens e crianças. Ao garantir a validade indeterminada do laudo médico, reduzimos a burocracia e os custos associados à sua renovação constante, facilitando assim o acesso dos pacientes aos tratamentos e benefícios necessários”, disse.

Segundo Ismael, a lei permite que o laudo médico para DM1, emitido tanto por profissionais da rede pública quanto privada, seja válido indefinidamente no Estado de Rondônia. “Isso representa uma mudança significativa, já que anteriormente, os laudos tinham uma validade de 90 dias para fins de benefícios pelo INSS”, apontou.

De acordo com o Ministério da Saúde, o DM1, uma doença crônica não transmissível e hereditária, representa entre 5% e 10% dos casos de diabetes no Brasil. A Sociedade Brasileira de Diabetes informa que existem mais de 13 milhões de pessoas com diabetes no país, sendo cerca de 600 mil casos de DM1. Estudos indicam que o Brasil é o terceiro país em número de pessoas com DM1 na faixa etária de 0 a 19 anos.

PERGUNTINHA

Qual sua opinião sobre declaração do ex-ministro Aldo Rebelo sobre o 8 e Janeiro, quando ele disse que “faz bem à polarização, atribuir ao antigo governo a tentativa de dar um golpe. Criou-se uma fantasia para legitimar esse sentimento que tem norteado a política nos últimos anos. É óbvio que aquela baderna foi um ato irresponsável e precisa de punição exemplar para os envolvidos. Mas atribuir uma tentativa de golpe a aquele bando de baderneiros é uma desmoralização da instituição do golpe de Estado!”

Os aplausos e prêmios aos ‘Índios bonzinhos’ e o aviso de que o fundo amazônico não pode ser usado para asfaltar a BR-319 - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nova sede da Emater em Alta Floresta d’Oeste une tecnologia e apoio direto ao produtor em Rondônia

Nova sede da Emater em Alta Floresta d’Oeste une tecnologia e apoio direto ao produtor em Rondônia

Governo de Rondônia investe em estrutura moderna para fortalecer assistência técnica, valorizar servidores e impulsionar produção rural
L
Governo de Rondônia entrega kits natalidade a gestantes de Nova Califórnia com o programa Mamãe Cheguei

Governo de Rondônia entrega kits natalidade a gestantes de Nova Califórnia com o programa Mamãe Cheguei

Ação do governo estadual leva enxovais a 20 gestantes na Ponta do Abunã e reforça proteção à primeira infância em Rondônia
L
Com apoio do TCE-RO, Rondônia lidera alfabetização infantil na Região Norte e alcança 6º lugar no país

Com apoio do TCE-RO, Rondônia lidera alfabetização infantil na Região Norte e alcança 6º lugar no país

Estado superou a média nacional no índice de alfabetização e consolidou-se como referência na educação básica, com destaque para atuação estratégica do Tribunal de Contas.
L
TCE-RO fiscaliza reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base em Porto Velho

TCE-RO fiscaliza reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base em Porto Velho

Obra esperada há mais de 20 anos vai revitalizar 15 enfermarias e 33 leitos; Tribunal de Contas acompanha execução para garantir eficiência.
L
Aposentados já podem aderir ao acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta (11)

Aposentados já podem aderir ao acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta (11)

Restituição será feita diretamente na conta do beneficiário; valores referem-se a cobranças entre março de 2020 e março de 2025
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Professor Allysson Viana

Professor Allysson Viana é o convidado do programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta, dia 11, às 18h.
L

Povoado Nerd | Entrevista Yarley Luam

Prepare-se para conhecer a jornada inspiradora de Yarley, desde os primeiros treinos até as conquistas no tatame. Vamos conversar sobre disciplina, rotina de treinos, desafios em competições e dicas para quem quer ingressar no mundo das artes marciais.
L

Fonte de Vida: com José Neves

Confira!
L
Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Transporte aeromédico, produção de café robusta, combate às queimadas e ampliação hospitalar marcam a semana em Rondônia
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Convocados têm até o dia 7 de agosto para apresentar documentação por meio eletrônico
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

POLÍTICA

Governo edita MP com teto para subsídios e corte de “jabutis”

Medida provisória fixa limite para encargos na conta de luz, ajusta contratação de térmicas e PCHs, e muda regras do setor de gás
L
Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Governo de RO avança na Educação com reforma de escola no distrito de Vila Marcão em Alta Floresta

Obra integra nova etapa do Programa Asfalta Jaru e é executada com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Luís do Hospital
L
Deputado Edevaldo Neves lança Copa do Mundo de Várzea com premiação recorde em Rondônia

Deputado Edevaldo Neves lança Copa do Mundo de Várzea com premiação recorde em Rondônia

Copa do Mundo de Várzea de Rondônia, idealizada por Edevaldo Neves, promete R$ 57 mil em prêmios e mobiliza comunidades em todo o estado.
L
Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Obra integra nova etapa do Programa Asfalta Jaru e é executada com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Luís do Hospital
L

Comunidade Terapêutica em Presidente Médici recebe R$ 100 mil por meio de emenda da deputada Sílvia Cristina

Instituição que acolhe mulheres com dependência química é administrada pelas Irmãs da Copiosa Redenção e atua na recuperação e reintegração social.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado monitorado é preso após roubo de celular na capital

Apenado monitorado é preso após roubo de celular na capital

Em consulta ao sistema, os policiais constataram que a motocicleta utilizada era roubada.
10

Em artigo divulgado em nove países, Lula discute o multilateralismo e a polêmica opção de socorrer super-ricos às custas dos cidadãos comuns

“O estrangulamento da capacidade de ação do Estado redundou no descrédito das instituições. A insatisfação tornou-se terreno fértil para as narrativas extremistas que ameaçam a democracia e fomentam o ódio como projeto político”.
L
Jovem é atacado a tiros enquanto pintava portão de residência na zona leste

Jovem é atacado a tiros enquanto pintava portão de residência na zona leste

Vítima de 22 anos foi atingida nas pernas; criminosos fugiram de bicicleta após o ataque.
12
Jovem morre afogado em balneário na capital

Jovem morre afogado em balneário na capital

Tragédia ocorreu nesta sexta-feira (11); Corpo de Bombeiros localizou o corpo após buscas na área rural da capital
18

VÍDEO: Casal é flagrado furtando moto de trabalhador perto do Shopping em Porto Velho

Um casal criminoso foi filmado nesta sexta-feira (11), furtando uma moto no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, próximo ao Porto Velho Shopping na capital.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ação integrada combate ocupação irregular em área de preservação permanente em Porto Velho

Ação integrada combate ocupação irregular em área de preservação permanente em Porto Velho

Operação coordenada pela Sema reúne órgãos municipais e federais para proteger patrimônio ambiental na zona Sul da cidade
L
Léo Lins traz show "Enterrado Vivo" a Porto Velho em outubro; ingressos já estão à venda

Léo Lins traz show “Enterrado Vivo” a Porto Velho em outubro; ingressos já estão à venda

Apresentação será no Teatro Palácio das Artes e contará com ação social para arrecadação de alimentos destinados ao NACC.
L
F.O Futsal vence Real Paraíso por 2 a 1 na estreia da Copa Jaru

F.O Futsal vence Real Paraíso por 2 a 1 na estreia da Copa Jaru

Maior competição de futsal de Rondônia reúne 79 equipes de 12 municípios e é promovida pela Prefeitura de Jaru.
L
Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

O Ministério da Educação tem boas expectativas para a primeira edição da Prova Nacional Docente, que poderá ser utilizada em concursos e seleções para o magistério público em 2026.
L
PRF prende caminhoneiro por uso de documento falso em Rondônia

PRF prende caminhoneiro por uso de documento falso em Rondônia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um homem de 60 anos com um Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) falsificado durante uma fiscalização na BR-364, em Ariquemes.
10
Startups de Rondônia ganham destaque no ESX 2025 com apoio do Sebrae

Startups de Rondônia ganham destaque no ESX 2025 com apoio do Sebrae

Cinco empresas inovadoras do estado participam do maior evento de inovação do Espírito Santo e fortalecem a presença de Rondônia no ecossistema nacional
L
Ação pede R$ 4 bilhões à Braskem por desvalorização de imóveis perto de bairros afetados em Maceió

Ação pede R$ 4 bilhões à Braskem por desvalorização de imóveis perto de bairros afetados em Maceió

A Defensoria Pública de Alagoas ajuizou ação civil pública contra a Braskem, exigindo indenização por danos materiais e morais para mais de 22 mil imóveis vizinhos às áreas de afundamento de solo, que tiveram seus valores reduzidos em até 60%.
L
Concurso Público Nacional Unificado oferece mais de 140 vagas na região Norte

Concurso Público Nacional Unificado oferece mais de 140 vagas na região Norte

Segunda edição do CPNU amplia acesso ao serviço público com vagas em órgãos como INSS, Ministério da Defesa e ANM; salários chegam a R$ 16 mil
L
Três pessoas são presas por furto de energia em Ji-Paraná e Seringueiras

Três pessoas são presas por furto de energia em Ji-Paraná e Seringueiras

Prisões ocorreram durante operação conjunta com a Energisa e a Polícia, que visa combater ligações clandestinas em Rondônia.
L
Banco Central esclarece nova carta aberta sobre inflação em abril de 2026

Banco Central esclarece nova carta aberta sobre inflação em abril de 2026

A autoridade monetária detalhou os prazos de divulgação do documento, indicando que a próxima justificativa será necessária apenas se a inflação de 12 meses encerrar março de 2026 acima de 4,5%, com a expectativa de convergência para o centro da meta no final de 2026.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.