SEXTA-FEIRA, 06/02/2026
Publicidade

Em destaque

Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar Jorge Andrade completa 35 anos

Abertura de novo edital acontece em janeiro com previsão de 500 vagas.

Por Renata Beccária / SMC / PMPV - 30

Publicado em 

Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar Jorge Andrade completa 35 anos
Felipe Ribeiro

O Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar Jorge Andrade completa 35 anos de funcionamento nesta quarta-feira (27). O Centro de Arte atendeu nesse semestre aproximadamente 800 alunos. Pela excelência na qualidade do ensino ofertado, as matrículas para o CMACE Jorge Andrade são sempre muito disputadas. Até 2021 o processo seletivo era anual. No ano passado o formato de atendimento passou a ser semestral.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) a revisão para abertura do edital será no dia 12 de janeiro de 2024. Serão abertas em torno de 500 vagas para os três turnos. Conforme a Semed, no turno da noite a demanda é livre para quem não é da rede municipal de ensino e a idade para ingresso é a partir dos 17 anos de idade.

CURSOS

Os cursos são de linguagens da música, teatro e dança, teoria infantil, teoria adulto, musicalização infantil, piano, teclado, saxofone, contrabaixo, guitarra, bateria, flauta transversal e violão. Os turnos são de manhã e tarde, e o estabelecimento aceita alunos a partir dos 5 aos 10 anos de idade para ingresso, mas as vagas são para alunos da rede municipal.

O Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar Jorge Andrade é a primeira escola pública de música criada no estado de Rondônia. O estabelecimento é responsável pela formação de grandes músicos do cenário musical de Porto Velho, que fazem ou já fizeram parte do quadro de professores, como Bado, Binho, Telêmaco, Remis, Llitsia Moreno e muitos outros. Em julho de 2019, de Escola passou para Centro, e atualmente tem em seu quadro 37 colaboradores.

Na opinião da diretora do Centro Municipal, Rosicleia Barbosa Gomes, desde a sua fundação a unidade de ensino musical tem uma importância muito grande para a sociedade. “Já passaram pelo Centro muitos alunos que hoje atuam como músicos, tanto na cidade quanto também fora do Estado, e aqui mesmo no nosso Centro de Arte. Nós temos professores que foram alunos da Jorge Andrade e ainda temos no nosso quadro de lotação servidores que fundaram a Jorge Andrade, então o legado dela é muito importante, muito bonito, porque faz a diferença na vida das pessoas”, disse.

Telêmaco Farias se tornou professor de bateria no local, em 1.989, e se aposentou no último dia 1º de dezembro, após 35 anos de trabalho, sendo 34 anos dedicados ao Centro de Música Jorge Andrade. “Em 1.989 entrei como celetista porque não existia o quadro de instrutor de artes. Depois de três anos foi criado o cargo no quadro de servidores. Aí eu optei para ser instrutor de arte e comecei a ministrar aula. O Centro funcionava na avenida Abunã. Alí foi o embrião. Foi onde tudo começou e hoje já conta com mais duas extensões, na zona Sul e zona Leste. Tenho ex-alunos que hoje são formados em Medicina, em Direito, me param na rua e relembram quando foram alunos no Centro. A educação musical é importantíssima, porque a música está em todo lugar. Para mim, tudo isso foi muito gratificante”, relembrou o professor.

Arthur Pietro Alves Leite Braga tem 14 anos de idade e faz aula de bateria e teatro desde 2019. Artur disse que o gosto pela música começou muito cedo. “Meu interesse começou aos dois anos de idade, porque meu pai frequentava muitos eventos musicais de rock e ele me levava. Em 2019 eu me inscrevi e comecei a estudar música e teatro. O teatro nos ensina o autoconhecimento e temos a possibilidade de nos relacionarmos com pessoas de diferentes culturas”. Arthur conta ainda que quer ir mais além. “Quero aprender também a tocar contrabaixo”, completou.

HISTÓRICO

O Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar Jorge Andrade foi criado pelo professor de música Sebastião Araújo, que foi também o seu primeiro diretor. A escola nasceu de um sonho do professor Araújo, que mantinha uma escola informal na própria residência e comprou uma luta pela criação da mesma. Primeiro ele conseguiu o terreno, na esquina das avenidas Abunã com a rua Elias Gorayeb. Posteriormente, conseguiu o apoio do então secretário municipal de Educação, Sebastião Correia, que resultou na construção da escola.

Diretora do CMACE, Rosicleia diz que unidade de ensino musical tem grande importância para a sociedade

Atualmente o fundador da escola, Sebastião Araújo, tem 74 anos e vive em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Aos 60 anos, ele concluiu o curso de licenciatura em música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde também foi professor do conservatório.

EDITAL

12/01/24 – Publicação do edital de chamamento público para oferta das vagas (site da prefeitura, páginas do Instagram e Facebook tanto da Semed quanto do CMACE Jorge Andrade).

29 a 30/01/24 – Abertura do link para a inscrição on-line (nos canais onde o edital foi publicado).

31/01 a 2/02/24 – Efetivação da matrícula presencialmente com a apresentação de toda a documentação exigida no edital.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo estuda decreto para ajustar regras do licenciamento ambiental

Governo estuda decreto para ajustar regras do licenciamento ambiental

Medida em análise pelo Ministério do Meio Ambiente busca reduzir impactos do novo marco legal, preservar exigências ambientais e definir regras de transição para processos em andamento.
L
RO-472: manutenção reforça tráfego em Ji-Paraná

RO-472: manutenção reforça tráfego em Ji-Paraná

Obras no perímetro urbano melhoram segurança viária, ampliam a durabilidade do pavimento e garantem mais conforto a motoristas e pedestres.
L
Motoristas de aplicativos fazem mega manifestação em Porto Velho

Motoristas de aplicativos fazem mega manifestação em Porto Velho

Protesto em frente à Urbano Norte reúne condutores que cobram reajuste no valor das corridas e melhores condições de remuneração pelas plataformas.
L

Carnaval: campanha “Não é Não” leva combate à violência contra mulher à rodoviária de Porto Velho

Ação do MPRO e parceiros orientou passageiros sobre direitos, canais de denúncia e proteção durante o período carnavalesco.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crise do lixo em Porto Velho: vereador alerta e prefeitura anuncia rompimento de contrato

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crise do lixo em Porto Velho: vereador alerta e prefeitura anuncia rompimento de contrato

Alguns bairros da capital correm risco de crise sanitária; Eco Porto Velho terá 30 dias para manter serviços até nova contratação.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Fies 2026: inscrições para financiamento estudantil terminam nesta sexta

Fies 2026: inscrições para financiamento estudantil terminam nesta sexta

Prazo acaba hoje à noite e seleção oferece mais de 112 mil vagas em cursos de graduação de instituições privadas avaliadas positivamente pelo MEC.
L
STF agenda julgamento que pode pôr fim a benefícios fora do teto salarial

STF agenda julgamento que pode pôr fim a benefícios fora do teto salarial

Corte vai analisar decisão que suspendeu verbas extras sem respaldo legal nos Três Poderes.
L
Uso de inteligência artificial impulsiona explosão de conteúdos falsos no Brasil

Uso de inteligência artificial impulsiona explosão de conteúdos falsos no Brasil

Relatório aponta avanço das deepfakes e maior foco em disputas políticas.
L
Mamografia atinge 92% das brasileiras entre 50 e 69 anos

Mamografia atinge 92% das brasileiras entre 50 e 69 anos

Pesquisa Vigitel aponta crescimento histórico na realização do exame e Ministério da Saúde celebra avanço no diagnóstico precoce no Dia da Mamografia.
L
Horóscopo de sábado (31/1): introspecção e decisões pessoais ganham destaque

Horóscopo de sexta-feira (06/02): encerramentos, ajustes e conversas decisivas

Previsões para sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026, indicam fechamento de pendências, diálogos importantes e mais clareza emocional
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Licitação da SESAU: silêncio gera questionamentos

Licitação da SESAU: silêncio gera questionamentos

Contrato de R$ 48 milhões para transporte de pacientes levanta dúvidas técnicas e cobra explicações públicas sobre transparência e execução do serviço.
L

Ayel Muniz aponta aumento da dependência do Bolsa Família após saída do MDB do governo

Ex-dirigente defende unificação partidária e sugere reaproximação com o MDB em meio à busca por protagonismo em Rondônia.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo pede convocação de ministro para esclarecer patrocínios a sindicatos citados na CPMI do INSS

Parlamentar questiona uso de recursos públicos federais e possível financiamento de entidades envolvidas em fraude bilionária contra aposentados.
L
Alex Redano destina R$ 9 milhões a Monte Negro

Alex Redano destina R$ 9 milhões a Monte Negro

Emendas parlamentares fortalecem saúde, educação e infraestrutura, ampliando investimentos estratégicos no município.
L
Ieda Chaves lidera ação da Alero contra violência

Ieda Chaves lidera ação da Alero contra violência

Reunião da Procuradoria da Mulher define metas para 2026 e lança cartilha de conscientização para o Carnaval em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 20 anos é levada ao hospital após engolir drogas em presídio

Jovem de 20 anos é levada ao hospital após engolir drogas em presídio

Mulher passou mal durante visita no sistema prisional, após ingerir cerca de 50 porções de entorpecentes; apenas parte do material foi expelida.
10
Polícia Civil prende suspeito de roubo a empresário em Ji-Paraná

Polícia Civil prende suspeito de roubo a empresário em Ji-Paraná

Investigado participou de assalto em residência no qual um dos criminosos foi morto após reação da vítima; prisão ocorreu após mandado judicial.
12
Motociclista de Jaru-Uaru é executado a tiros na BR-319

Motociclista de Jaru-Uaru é executado a tiros na BR-319

Vítima foi encontrada morta ao lado da moto no km 33 da rodovia, em Porto Velho; corpo tinha marcas de disparos e crime será investigado pela Polícia Civil.
18
Corpo em córrego de Jaru é identificado após chuva arrastar vítima

Corpo em córrego de Jaru é identificado após chuva arrastar vítima

Homem foi reconhecido como Lorrani Lameg da Silva; cadáver estava em avançado estado de decomposição e foi encontrado no córrego Mororó, no setor urbano da cidade.
18
Disparos para o alto assustam moradores após ameaça contra mulher em Jaru

Disparos para o alto assustam moradores após ameaça contra mulher em Jaru

Homem efetuou ao menos quatro tiros em vila de apartamentos no Savana Park para intimidar a companheira após discussão; suspeito fugiu antes da chegada da polícia.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corrida Rural do IFRO Cacoal: inscrições abertas

Corrida Rural do IFRO Cacoal: inscrições abertas

Corrida Rural do IFRO Cacoal reúne provas de corrida e caminhada com categorias inclusivas, integrando esporte, saúde e participação comunitária em ambiente rural.
L
Partiu IF no IFRO Colorado: curso gratuito

Partiu IF no IFRO Colorado: curso gratuito

Partiu IF no IFRO Colorado abre vagas para curso preparatório gratuito com auxílio financeiro mensal, voltado a estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade.
L
Seleção IFRO Colorado do Oeste: vagas abertas

Seleção IFRO Colorado do Oeste: vagas abertas

Seleção IFRO Colorado do Oeste oferece vagas remanescentes em Biologia e Zootecnia com inscrição gratuita on-line, ampliando acesso ao ensino superior público.
L
Curta de RO: filmes exploram universo feminino

Curta de RO: filmes exploram universo feminino

Produções de Stephanie Matos abordam violência e sacralidade do corpo feminino em exibição gratuita online por sete dias, com recursos públicos.
L
Estudo aponta alta nas vendas de veículos e boom das motos em 2025

Estudo aponta alta nas vendas de veículos e boom das motos em 2025

Levantamento indica que o Brasil encerrou o ano com 2,69 milhões de veículos comercializados, refletindo retomada do consumo e mudanças no perfil de mobilidade.
L
Onix Plus Joy 2020 Econômico e Confiável na Zé Veículos

Onix Plus Joy 2020 Econômico e Confiável na Zé Veículos

Sedã compacto que entrega conforto, baixo consumo e ótimo custo-benefício no dia a dia.
L
Onix Joye 2018 manual com ótimo custo benefício na Zé Veículos

Onix Joye 2018 manual com ótimo custo benefício na Zé Veículos

Hatch econômico e confiável, perfeito para quem busca praticidade e baixo consumo no dia a dia.
L
Saveiro CD Robust 2023 Com Força e Versatilidade na Zé Veículos

Saveiro CD Robust 2023 Com Força e Versatilidade na Zé Veículos

Picape compacta e resistente, ideal para quem precisa de robustez e praticidade no trabalho e no dia a dia.
L
Montana Turbo 2024 Com Motor Potente e Moderno

Montana Turbo 2024 Com Motor Potente e Moderno na Zé Veículos

Picape atual, versátil e eficiente, ideal para quem busca desempenho, tecnologia e conforto no dia a dia.
L
Homem é ferido com facada na cabeça durante briga com padrasto em Rolim de Moura

Homem é ferido com facada na cabeça durante briga com padrasto em Rolim de Moura

Vítima foi atacada após discussão em bar que continuou em uma residência no bairro Boa Esperança; suspeito tentou fugir, mas acabou preso pela Polícia Militar.
16
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.