QUARTA-FEIRA, 07/01/2026
Publicidade

Em destaque

Catadores de recicláveis reivindicam pagamento fixo pela coleta

Brasília sedia até sexta-feira a 10ª Expocatadores

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil * - 20

Publicado em 

Catadores de recicláveis reivindicam pagamento fixo pela coleta
Valter Campanato/Agência Brasil
O presidente da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), Roberto Rocha, defendeu nesta quarta-feira (20), que além de continuarem revendendo o material que coletam, os catadores de material reciclável passem a receber um pagamento fixo, mensal, pelos serviços sociais e ambientais que prestam à sociedade. A proposta do movimento é que as prefeituras custeiem a atividade, com a participação da iniciativa privada.

“Ajudamos a recuperar todo o tipo de material reciclável; contribuímos com [a preservação] ambiental, e não recebemos [do Poder Público] nenhum pagamento por este trabalho”, disse o presidente da Ancat. “Nossa proposta é que as prefeituras passem a pagar pelo serviço de limpeza. Que contratem cooperativas de catadores para que estas prestem um serviço de coleta seletiva e possam, com isso, complementar os ganhos dos trabalhadores que, hoje, vivem apenas com o pouco que recebem com a venda do material reciclável. E que a iniciativa privada, as fabricantes de embalagens agreguem valor à cadeia dos catadores e catadoras através da logística reversa, da economia circular”, defendeu.

A associação e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) abriram, em Brasília, nesta quarta-feira, a 10ª Expocatadores, tradicional feira de negócios que reúne catadores de materiais recicláveis de todo o país, empresários, gestores públicos, ambientalistas e ativistas sociais para debater os rumos da gestão de resíduos sólidos e da reciclagem no país.

A expectativa da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), entidades organizadoras do evento, é atrair cerca de 2 mil pessoas por dia ao Estádio Mané Garrincha, até a próxima sexta-feira (22), quando o evento termina.

Com o mote É hora de fechar a conta!, a Expocatadores acontece pela segunda vez na capital federal. “É muito significativo e abrilhanta muito esta 10ª edição da feira o fato dela acontecer em Brasília, principal palco [da aprovação] de políticas públicas [no país]”, comemora o presidente da Ancat, Roberto Rocha, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo Rocha, o lema central do evento foi motivado pela crise que catadores de material reciclável de todo o país estão vivenciando devido aos valores que vêm recebendo pela matéria-prima que recolhem e revendem. “Este ano, os catadores passaram por muitas dificuldades devido à queda dos preços, que caíram muito. A categoria não está conseguindo fechar a conta no fim do mês, e há muita gente recebendo menos de um salário mínimo por mês”, disse Rocha.

Mobilização

Como em anos anteriores, o evento deve atrair a presença de várias lideranças políticas. Está prevista a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na celebração do Natal, ato que encerrará o evento, na manhã de sexta-feira. Ministros de Estado e representantes de órgãos públicos, além de ativistas e empresários também devem comparecer para participar de debates e conhecer o pavilhão de exposições, onde estão, lado a lado, estandes de entidades como a Associação Brasileira de Indústrias Químicas (Abiquim), indústrias como a Coca-Cola e ONGs como a Oceana, que, entre outras atividades, luta pela aprovação do Projeto de Lei 2524/2022, que propõe que todo plástico produzido no Brasil seja, obrigatoriamente, produzido com material reciclável, reutilizável ou compostável.

Ministra

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima,Marina Silva, participou esta tarde de uma mesa de debates sobre a promoção governamental ao desenvolvimento da reciclagem popular. Além de destacar a importância da atividade dos catadores, Marina, a exemplo de Rocha, defendeu que eles sejam devidamente remunerados pelos serviços prestados.

“Existe uma coisa chamada pagamento por serviços ambientais. O que vocês [catadores] fazem é um serviço em benefício da natureza, mas um benefício também em favor de todas as pessoas. Portanto, o debate que se faz é que, para além daquilo que devem ganhar pelo que recolocam nos processos de produção que iria para os aterros sanitários ou até mesmo para os lixões, deve ser feito um pagamento pela atividade, pelo trabalho, por aquilo que vocês são”, disse Marina, ecoando uma das várias reivindicações apresentadas pelo movimento.

“O poder público precisa intervir criando políticas públicas que nos ajudem, pois muitos catadores não estão conseguindo colocar comida na mesa”, disse Eduardo Ferreira de Paula, uma das lideranças do movimento no estado de São Paulo, e que viajou a Brasília com um grupo de 194 pessoas.

“Nossa expectativa é conseguirmos mudar a vida das pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade, invisíveis, precarizadas”, acrescentou Anemone Santos, uma das coordenadoras do Fórum das Catadoras e Catadores de Rua e em Situação de Rua da Bahia. “Estamos atravessando dificuldades enormes devido à crise dos [preços dos] materiais. Já há muitas leis nacionais [que promovem a reciclagem e protegem os catadores], mas a realidade é que, na ponta, ou seja, nas cidades, elas não são respeitadas porque os municípios não são fiscalizados”, cobrou Alexandre Deucher, do Movimento dos Catadores e Reciclagem de Santa Catarina.

Investimentos

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) anunciou, também nesta quarta-feira, o investimento de R$ 19,3 milhões para o fortalecimento de cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Essa verba também será usada na proteção da população em situação de rua. Segundo a pasta, os repasses serão feitos por meio de três editais coordenados pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (SNDH). A expectativa é de que os certames sejam publicados na página do MDHC ainda na primeira semana de 2024.

O edital que diz respeito aos catadores vai selecionar entidades da sociedade civil para atuar na estruturação e no fortalecimento das cooperativas de catadores de materiais recicláveis, por meio de ações de sustentabilidade dos processos produtivos e geração de renda. Serão selecionadas, nesse caso, até duas propostas, nas cidades de Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). Para cada parceria, será destinado o valor de R$ 650 mil.

Para atender a população de rua, será lançado um edital para selecionar entidades da sociedade civil para execução do programa Pontos de Apoio da Rua nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Os pontos de apoio são locais com oferta de diversos serviços como lavanderia, banheiros, bebedouros e bagageiros. Esses serviços são voltados para as atividades de cuidado e higiene pessoal, que são essenciais à saúde, autoestima e dignidade.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

EcoPVH reforça compromisso com Porto Velho em 2026 com operação contínua de limpeza urbana

EcoPVH reforça compromisso com Porto Velho em 2026 com operação contínua de limpeza urbana

Empresa amplia cobertura e ajusta rotas para manter regularidade do serviço em bairros urbanos e distritos ribeirinhos.
L
Inscrições da 1ª Corrida da Polícia Penal geram doações de alimentos a instituições sociais

Inscrições da 1ª Corrida da Polícia Penal geram doações de alimentos a instituições sociais

Valores arrecadados com inscrições foram convertidos em cestas básicas para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.
L
Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho instala lixeiras pet com sacolas descartáveis em espaços públicos para reforçar limpeza urbana e cuidados com animais.
L
Rondônia registra queda histórica em crimes com políticas integradas de segurança

Rondônia registra queda histórica em crimes com políticas integradas de segurança

Governador Marcos Rocha destaca investimentos em tecnologia, operações e capacitação das forças de segurança em 2025.
L
Volvo Cars anuncia retorno de Thomas Ingenlath ao comando de design

Volvo Cars anuncia retorno de Thomas Ingenlath ao comando de design

Executivo retorna para liderar a organização global de design
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Primeiro imóvel em Rondônia: o que avaliar antes de comprar

Comprar o primeiro imóvel exige planejamento financeiro, análise da localização e atenção à documentação. Veja o que considerar em Rondônia.
L
Calendário de licenciamento anual de veículos 2026 é divulgado pelo Detran-RO

Calendário de licenciamento anual de veículos 2026 é divulgado pelo Detran-RO

Proprietários devem observar o último dígito da placa para evitar multas e irregularidades
L
Prefeitura alerta população de Porto Velho para riscos do “inverno amazônico”

Prefeitura alerta população de Porto Velho para riscos do “inverno amazônico”

Zona de Convergência do Atlântico Sul pode provocar chuvas intensas, alagamentos e ventanias na capital
L
Desconto social na conta de luz beneficia milhões de famílias

Desconto social na conta de luz beneficia milhões de famílias

Novo abatimento médio de 11,8% na tarifa de energia já está em vigor para inscritos no CadÚnico e amplia a inclusão energética no Brasil.
L
Anvisa determina recolhimento de chá de camomila Água da Serra

Anvisa determina recolhimento de chá de camomila Água da Serra

Agência identificou larvas e fragmentos de insetos em lote do produto e proibiu fabricação, venda e consumo após comunicação de irregularidades pela empresa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes autoriza Bolsonaro a realizar exames após queda na prisão

Moraes autoriza Bolsonaro a realizar exames após queda na prisão

Ex-presidente fará tomografia e ressonância magnética do crânio por determinação do STF.
L
OEA: reunião sobre Venezuela escancara divisão política nas Américas

OEA: reunião sobre Venezuela escancara divisão política nas Américas

Conselho Permanente se divide entre apoio e críticas à ação militar dos EUA na Venezuela, expondo polarização diplomática no continente.
L
Cláudia de Jesus: deputada pede mais vagas na Polícia Civil

Cláudia de Jesus: deputada pede mais vagas na Polícia Civil

Requerimento cobra ampliação imediata de vagas e convocação da 2ª turma da Acadepol para enfrentar déficit histórico e reforçar a segurança em Rondônia.
L
Dra. Taíssa Sousa: Seringueiras recebe R$ 100 mil para saúde

Dra. Taíssa Sousa: Seringueiras recebe R$ 100 mil para saúde

Recurso destinado pela deputada Dra. Taíssa Sousa fortalece a saúde municipal em Seringueiras, garantindo renovação de materiais e melhor estrutura de atendimento à população.
L
Dra. Taíssa Sousa: UBS de Querência do Norte recebe equipamentos

Dra. Taíssa Sousa: UBS de Querência do Norte recebe equipamentos

Emenda da deputada Dra. Taíssa Sousa destina R$ 70 mil para novos equipamentos hospitalares na UBS do distrito, ampliando acesso à saúde e atendimento local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em Ji-Paraná

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em Ji-Paraná

Acidente ocorreu em cruzamento; vítima foi socorrida e encaminhada a unidade de saúde.
12
Atropelamento em garagem deixa passageira ferida em Ji-Paraná

Atropelamento em garagem deixa passageira ferida em Ji-Paraná

Mulher foi atingida ao tentar pegar cachorro; vítima foi socorrida pelo SAMU.
14
Acidente em cruzamento deixa motociclista ferido em Ji-Paraná

Acidente em cruzamento deixa motociclista ferido em Ji-Paraná

Subtítulo: Colisão ocorreu durante manobra de ultrapassagem; vítima foi socorrida pelo SAMU.
14
Acidente envolvendo XRE 300 deixa motociclista ferido no bairro Três Marias

Acidente envolvendo XRE 300 deixa motociclista ferido no bairro Três Marias

Colisão ocorreu quando veículo saia de oficina; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros.
14
Filho é preso após ameaçar e xingar própria mãe na zona leste de Porto Velho

Filho é preso após ameaçar e xingar própria mãe na zona leste de Porto Velho

Homem de 46 anos descumpriu medida protetiva e foi detido pela Polícia Militar.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGO-ELETIVA: FEDERAÇÃO DE PETECA DO ESTADO DE RONDÔNIA

Escola Padre Mario Castagna – Av. Campos Sales nº 395 – bairro Areal – Porto Velho/RO
L
I FESTEC celebra 20 anos da Temática Editora com premiações e homenagens em Rondônia

I FESTEC celebra 20 anos da Temática Editora com premiações e homenagens em Rondônia

Festival literário em Porto Velho destaca a literatura amazônica e reconhece autores, ilustradores e instituições culturais.
L
Bombardeio dos EUA destruiu centro de pesquisas do IVIC na Venezuela

Bombardeio dos EUA destruiu centro de pesquisas do IVIC na Venezuela

Instalações científicas, incluindo o Centro de Matemática, foram afetadas por ataques durante operação militar dos EUA.
L
Calderano e Bruna Takahashi estreiam temporada 2026 no WTT Champions Doha

Calderano e Bruna Takahashi estreiam temporada 2026 no WTT Champions Doha

Brasileiros enfrentam adversários do top 10 mundial nesta quinta-feira no Catar; partidas terão transmissão ao vivo.
L

Hospitais inteligentes do SUS: Lula anuncia rede nacional

Com investimento de R$ 4,8 bilhões, governo cria rede de hospitais e UTIs inteligentes no SUS, com uso de inteligência artificial, telemedicina e foco no acesso da população mais vulnerável.
L

Requerimento da Licença Ambiental: WENIS PESSOA ALVES

LICENÇA AMBIENTAL  PRÉVIA E A LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO (LAPP)
L
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no bairro Cidade Alta

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no bairro Cidade Alta

Acidente ocorreu na Avenida 25 de Agosto; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros.
12
Polícia Militar prende traficante que tentou descartar maconha em Vilhena

Polícia Militar prende traficante que tentou descartar maconha em Vilhena

Abordagem a usuário de drogas levou à descoberta de ponto de tráfico no bairro Cristo Rei; homem não falou à polícia.
16
Idoso é encontrado morto em casa na zona rural de Vilhena; suspeita é de infarto

Idoso é encontrado morto em casa na zona rural de Vilhena; suspeita é de infarto

Carlos Alberto Matavelli, de 60 anos, vivia sozinho e foi localizado por vizinho; corpo não apresentava sinais de violência.
18
Ladrão é preso em Vilhena após furtar fiação para pagar dívida a receptador

Ladrão é preso em Vilhena após furtar fiação para pagar dívida a receptador

Suspeito de 22 anos tentou fugir da polícia com bicicleta elétrica, mas acabou detido; receptador segue foragido.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.