SEXTA-FEIRA, 05/12/2025
Publicidade

Em destaque

Catadores de recicláveis reivindicam pagamento fixo pela coleta

Brasília sedia até sexta-feira a 10ª Expocatadores

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil * - 20

Publicado em 

Catadores de recicláveis reivindicam pagamento fixo pela coleta
Valter Campanato/Agência Brasil
O presidente da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), Roberto Rocha, defendeu nesta quarta-feira (20), que além de continuarem revendendo o material que coletam, os catadores de material reciclável passem a receber um pagamento fixo, mensal, pelos serviços sociais e ambientais que prestam à sociedade. A proposta do movimento é que as prefeituras custeiem a atividade, com a participação da iniciativa privada.

“Ajudamos a recuperar todo o tipo de material reciclável; contribuímos com [a preservação] ambiental, e não recebemos [do Poder Público] nenhum pagamento por este trabalho”, disse o presidente da Ancat. “Nossa proposta é que as prefeituras passem a pagar pelo serviço de limpeza. Que contratem cooperativas de catadores para que estas prestem um serviço de coleta seletiva e possam, com isso, complementar os ganhos dos trabalhadores que, hoje, vivem apenas com o pouco que recebem com a venda do material reciclável. E que a iniciativa privada, as fabricantes de embalagens agreguem valor à cadeia dos catadores e catadoras através da logística reversa, da economia circular”, defendeu.

A associação e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) abriram, em Brasília, nesta quarta-feira, a 10ª Expocatadores, tradicional feira de negócios que reúne catadores de materiais recicláveis de todo o país, empresários, gestores públicos, ambientalistas e ativistas sociais para debater os rumos da gestão de resíduos sólidos e da reciclagem no país.

A expectativa da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), entidades organizadoras do evento, é atrair cerca de 2 mil pessoas por dia ao Estádio Mané Garrincha, até a próxima sexta-feira (22), quando o evento termina.

Com o mote É hora de fechar a conta!, a Expocatadores acontece pela segunda vez na capital federal. “É muito significativo e abrilhanta muito esta 10ª edição da feira o fato dela acontecer em Brasília, principal palco [da aprovação] de políticas públicas [no país]”, comemora o presidente da Ancat, Roberto Rocha, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo Rocha, o lema central do evento foi motivado pela crise que catadores de material reciclável de todo o país estão vivenciando devido aos valores que vêm recebendo pela matéria-prima que recolhem e revendem. “Este ano, os catadores passaram por muitas dificuldades devido à queda dos preços, que caíram muito. A categoria não está conseguindo fechar a conta no fim do mês, e há muita gente recebendo menos de um salário mínimo por mês”, disse Rocha.

Mobilização

Como em anos anteriores, o evento deve atrair a presença de várias lideranças políticas. Está prevista a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na celebração do Natal, ato que encerrará o evento, na manhã de sexta-feira. Ministros de Estado e representantes de órgãos públicos, além de ativistas e empresários também devem comparecer para participar de debates e conhecer o pavilhão de exposições, onde estão, lado a lado, estandes de entidades como a Associação Brasileira de Indústrias Químicas (Abiquim), indústrias como a Coca-Cola e ONGs como a Oceana, que, entre outras atividades, luta pela aprovação do Projeto de Lei 2524/2022, que propõe que todo plástico produzido no Brasil seja, obrigatoriamente, produzido com material reciclável, reutilizável ou compostável.

Ministra

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima,Marina Silva, participou esta tarde de uma mesa de debates sobre a promoção governamental ao desenvolvimento da reciclagem popular. Além de destacar a importância da atividade dos catadores, Marina, a exemplo de Rocha, defendeu que eles sejam devidamente remunerados pelos serviços prestados.

“Existe uma coisa chamada pagamento por serviços ambientais. O que vocês [catadores] fazem é um serviço em benefício da natureza, mas um benefício também em favor de todas as pessoas. Portanto, o debate que se faz é que, para além daquilo que devem ganhar pelo que recolocam nos processos de produção que iria para os aterros sanitários ou até mesmo para os lixões, deve ser feito um pagamento pela atividade, pelo trabalho, por aquilo que vocês são”, disse Marina, ecoando uma das várias reivindicações apresentadas pelo movimento.

“O poder público precisa intervir criando políticas públicas que nos ajudem, pois muitos catadores não estão conseguindo colocar comida na mesa”, disse Eduardo Ferreira de Paula, uma das lideranças do movimento no estado de São Paulo, e que viajou a Brasília com um grupo de 194 pessoas.

“Nossa expectativa é conseguirmos mudar a vida das pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade, invisíveis, precarizadas”, acrescentou Anemone Santos, uma das coordenadoras do Fórum das Catadoras e Catadores de Rua e em Situação de Rua da Bahia. “Estamos atravessando dificuldades enormes devido à crise dos [preços dos] materiais. Já há muitas leis nacionais [que promovem a reciclagem e protegem os catadores], mas a realidade é que, na ponta, ou seja, nas cidades, elas não são respeitadas porque os municípios não são fiscalizados”, cobrou Alexandre Deucher, do Movimento dos Catadores e Reciclagem de Santa Catarina.

Investimentos

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) anunciou, também nesta quarta-feira, o investimento de R$ 19,3 milhões para o fortalecimento de cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Essa verba também será usada na proteção da população em situação de rua. Segundo a pasta, os repasses serão feitos por meio de três editais coordenados pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (SNDH). A expectativa é de que os certames sejam publicados na página do MDHC ainda na primeira semana de 2024.

O edital que diz respeito aos catadores vai selecionar entidades da sociedade civil para atuar na estruturação e no fortalecimento das cooperativas de catadores de materiais recicláveis, por meio de ações de sustentabilidade dos processos produtivos e geração de renda. Serão selecionadas, nesse caso, até duas propostas, nas cidades de Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). Para cada parceria, será destinado o valor de R$ 650 mil.

Para atender a população de rua, será lançado um edital para selecionar entidades da sociedade civil para execução do programa Pontos de Apoio da Rua nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Os pontos de apoio são locais com oferta de diversos serviços como lavanderia, banheiros, bebedouros e bagageiros. Esses serviços são voltados para as atividades de cuidado e higiene pessoal, que são essenciais à saúde, autoestima e dignidade.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mentoria no MICBR ajuda artistas e artesãos a melhorar os seus negócios

Mentoria no MICBR ajuda artistas e artesãos a melhorar os seus negócios

As mentorias são atividades muito procuradas no Mercado das Indústrias Criativas do Brasil, que selecionou 14 especialistas para orientar individualmente 15 empreendedores em segmentos como artesanato e música.
L
Ruas de Ji-Paraná recebem recuperação asfáltica após obras de saneamento

Ruas de Ji-Paraná recebem recuperação asfáltica após obras de saneamento

Serviços do DER-RO garantem trafegabilidade segura e qualidade nas vias do município.
L

Como As Novas Plataformas De Trading De CFDs Estão Mudando O Mercado Financeiro

O impacto das novas plataformas de trading de CFDs no mercado
L
STF define o julgamento dos acusados pela morte de Marielle e Anderson

STF define o julgamento dos acusados pela morte de Marielle e Anderson

O ministro Flávio Dino marcou três sessões para fevereiro de 2026 para analisar o assassinato de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, com a primeira sessão iniciando em 24 de fevereiro.
L
Agenda News: Corsário Revival celebra DJ Leudson na Deep Club

Agenda News: Corsário Revival celebra DJ Leudson na Deep Club

Festa nostálgica marca os 30 anos de carreira do DJ Leudson com clássicos eletrônicos e convidados especiais.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Quer sobrancelhas perfeitas? Participe do sorteio!

Depile-se sorteia combo de sobrancelhas perfeitas com design e buço.
L

Sorteio: Ingressos para a Festa Corsário Revival

Participe e concorra a 3 pares de ingressos para a festa que celebra os 30 anos do DJ Leudson!
L

Agenda News: Grego Original agita a semana com rock, feijoada e festa

Happy hour, shows ao vivo, almoço com rock e Réveillon inesquecível no pub mais vibrante de Porto Velho.
L

Nota de pesar: Manoel Camilo da Rocha

Familiares e amigos se despedem de Manoel Camilo da Rocha, aos 81 anos, em cerimônia na Câmara Municipal de Candeias, seguida de sepultamento no cemitério da cidade.
L
Horóscopo de Sexta-Feira, 05/12/2025 destaca energia que favorece novos movimentos

Horóscopo de Sexta-Feira, 05/12/2025 destaca energia que favorece novos movimentos

O horóscopo desta sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, aponta tendências que influenciam o humor, o trabalho, as relações pessoais e o comportamento emocional dos signos ao longo do dia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dezembro Vermelho reforça prevenção ao HIV e investimentos da Alero na saúde em Rondônia

Dezembro Vermelho reforça prevenção ao HIV e investimentos da Alero na saúde em Rondônia

Estado amplia testagem, prevenção e acesso a tratamento, enquanto Assembleia fortalece orçamento para políticas de saúde
L
Ações do governo de RO impulsionam eficiência de gastos públicos e serviços para o cidadão em 2025

Ações do governo de RO impulsionam eficiência de gastos públicos e serviços para o cidadão em 2025

Governo de Rondônia economiza quase R$ 5 milhões em gastos administrativos e moderniza atendimento ao público
L
Governo de RO acelera modernização urbana e fortalece maior ciclo de obras da história em Pimenta Bueno

Governo de RO acelera modernização urbana e fortalece maior ciclo de obras da história em Pimenta Bueno

Mais de R$ 127 milhões são aplicados em pavimentação, iluminação, revitalização de espaços públicos e melhorias viárias
L
MPRO recebe Selo Diamante de Transparência Pública em reconhecimento nacional

MPRO recebe Selo Diamante de Transparência Pública em reconhecimento nacional

Ministério Público de Rondônia é destacado pela Atricon por práticas de transparência e acesso à informação.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Política, energia e celebrações marcam destaques em Rondônia nesta semana

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Política, energia e celebrações marcam destaques em Rondônia nesta semana

Investimentos em energia, movimentações políticas e eventos culturais marcam a semana em Rondônia, entre homenagens, debates e preparativos para o Natal.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos prendeu Erivaldo F., 49, na madrugada desta sexta-feira, após flagrá-lo com grande quantidade de cocaína e crack em Jaci-Paraná, Porto Velho.
10
Garota de programa denuncia agressão de cliente após tapa nas nádegas sem consentimento

Garota de programa denuncia agressão de cliente após tapa nas nádegas sem consentimento

Uma mulher de 26 anos acionou a Polícia Militar nesta quinta-feira, em Porto Velho, após ser agredida por um cliente dentro de um apartamento na zona leste da capital de Rondônia.
16
Travesti é encontrada ferida e ensanguentada no centro de Porto Velho

Travesti é encontrada ferida e ensanguentada no centro de Porto Velho

A vítima, de 45 anos, foi localizada no cruzamento das Avenidas 7 de Setembro e Rogério Weber, com diversas lesões e em visível estado de embriaguez, sendo encaminhada ao Hospital João Paulo II.
16
Motoboy foi morto após ser ameaçado por membro do PCC em Porto Velho

Motoboy foi morto após ser ameaçado por membro do PCC em Porto Velho

João Pedro Costa da Silva, 28, foi executado na noite de quinta-feira na zona leste; a Polícia Civil investiga a ligação do crime com ameaças feitas por uma mulher membro da facção.
16
Sargento Machado prende traficante que usava ursinho para esconder droga

Sargento Machado prende traficante que usava ursinho para esconder droga

Daniela D. A., conhecida como “Gorda”, foi presa na noite de quinta-feira em Porto Velho por tráfico de drogas, após a Polícia Militar encontrar entorpecentes escondidos em um brinquedo de pelúcia.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cheias na Ásia causam mais de 1.600 mortes na Indonésia, Sri Lanka e Tailândia

Cheias na Ásia causam mais de 1.600 mortes na Indonésia, Sri Lanka e Tailândia

O número total de mortes atinge 1.608 pessoas nos três países, com a situação podendo piorar nesta sexta-feira devido à previsão de chuvas fortes e com mais de 1,1 milhão de desalojados.
L
Energisa leva mutirão de negociação à zona Sul de Porto Velho com descontos de até 80%

Energisa leva mutirão de negociação à zona Sul de Porto Velho com descontos de até 80%

Ação “Energisa na Comunidade” oferece regularização de débitos e orientações jurídicas neste sábado (06/12)
L
Netflix anuncia acordo bilionário para comprar Warner Bros. Discovery, incluindo HBO Max

Netflix anuncia acordo bilionário para comprar Warner Bros. Discovery, incluindo HBO Max

Negócio de US$ 82,7 bilhões permitirá à Netflix assumir estúdios, canais e franquias icônicas; conclusão depende de aprovação regulatória
L
Rondônia sedia pela primeira vez o Concurso Nacional de Qualidade do Cacau

Rondônia sedia pela primeira vez o Concurso Nacional de Qualidade do Cacau

Evento em Cacoal destaca produção de alta qualidade e fortalece visibilidade do estado no cenário agrícola nacional
L
Banco Central desiste de regulamentar Pix parcelado e acende alerta para risco ao consumidor

Banco Central desiste de regulamentar Pix parcelado e acende alerta para risco ao consumidor

Decisão foi comunicada durante o Fórum Pix; especialistas apontam risco de superendividamento sem regras claras
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.