QUARTA-FEIRA, 31/12/2025

Em destaque

Coluna Opinião de Primeira, por Sérgio Pires – YANOMAMIS

PERGUNTINHA: Você está entusiasmado e otimista com o 2024 que está batendo à nossa porta ou é da turma que tem muito medo do que vem por aí, no Brasil da segunda década do Século 21?

Por Sérgio Pires - 35

Publicado em 

Coluna Opinião de Primeira, por Sérgio Pires - YANOMAMIS
Foto - YANOMAMIS

O FIM DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, AS QUEIMADAS QUE NÃO EXISTIRAM E OS YANOMAMIS QUE SÓ MORRIAM NO GOVERNO PASSADO

Insegurança jurídica. Pânico principalmente entre os mais pobres, todos temendo serem defenestrados daquilo que construíram durante toda uma vida de lutas e suor. É esse o clima entre os pequenos produtores rurais de Rondônia (mas também os de toda a região norte) com mais um decreto assinado pela nefasta ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, acabando praticamente com o sonho da regularização fundiária em áreas de floresta em pé. Para se ter ideia, só no nosso Estado, são cerca de 100 mil pequenos produtores, a maioria ainda esperando pela regularização da terra onde vivem e trabalham, em alguns casos, já na terceira geração. O decreto 11.688, de 5 de setembro passado, assinado sem qualquer discussão ou debate da sociedade, mas apenas seguindo, como sempre, a orientação das verdadeiras donas da Amazônia, as ONGs internacionais e muitas nacionais, infelizmente e só com ele, Marina Silva, numa canetada, decretou a paralisação, sem data para recomeçar, de todos os processos de regularização fundiária nesta região do país. O que ela não esperava era a reação da bancada ruralista, que tem, entre seus líderes, o rondoniense Lúcio Mosquini. O deputado federal de terceiro mandato conseguiu unir a Frente Parlamentar da Agricultura e fez um Projeto de Decreto Legislativo, ferramenta jurídica que susta os efeitos do decreto da Rainha das ONGs. Mosquini já articulou uma reunião com as bancadas federais da região norte, na semana passada, incluindo a participação de representantes do Incra, para derrubar o decreto de Marina. Sem a regularização, nosso norte estará perdido. Mais perdido ainda enquanto Marina Silva continuar com sua sanha destruidora, em relação à produção na nossa Amazônia.

A questão dos pequenos produtores, perseguidos pelo atual governo, também inclui destruição de casas, escolas, queima de equipamentos e outras brutalidades, nos Estados Amazônidas. Inclui também ações cada vez mais duras contra os garimpeiros, que são tratados como bandidos, enquanto os verdadeiros bandidos são cada vez mais protegidos. Coloque-se nesse cardápio, a destruição ambiental que está ocorrendo, como foi o caso de Manaus, sob fogo e fumaça durante longas semanas, sem uma ação concreta de parte do governo. Tudo sob o silêncio sepulcral dos ambientalistas de ar condicionado, dos artistas e da mídia, que só falavam em meio ambiente destruído no governo anterior. Para colocar uma pá de cal nessa vergonhosa omissão, é bom se saber que neste ano de 2023, nada menos do que 215 índios Yanomamis morreram. Quando eles morriam, em muito menor número, no governo anterior, o ex-presidente Bolsonaro era chamado de “genocida” dos Yanomamis. Agora mudou. Os índios continuam morrendo, mas ninguém mais fala nisso. É outro mundo. O mundo não dos fatos, mas das narrativas, que enganam a maioria dos brasileiros…

TERCEIRA TENTATIVA VÃ DE TIRAR MANDATO DE ROCHA, CONQUISTADO NAS URNAS. JÁ ESTÁ FICANDO CHATO!

Já está ficando chato! Pela terceira vez consecutiva, os derrotados da eleição de 2018 tentaram derrubar o mandato do governador Marcos Rocha, por pretensas irregularidades e crimes eleitorais. De novo, o TRE ignorou a demanda. Tentar ganhar no tapetão uma eleição que foi limpamente disputada (por todos os concorrentes) é daquelas coisas que não se compreende. Marcos Rocha foi o vencedor porque fez um bom primeiro mandato, deu um jeito nas finanças do Estado, não teve um só caso de corrupção comprovado; criou uma série de programas sociais de sucesso; nunca grande parte dos servidores públicos foram tão valorizados, como, pr exemplo, os professores; buscou parcerias fora do Estado para que Rondônia continuasse crescendo. Mesmo enfrentando adversários poderosos, a população deu a ele uma grande vitória, resultante do processo democrático. Nas três ocasiões em que a oposição recorreu à Justiça, pedindo a cassação de Rocha, perdeu feio no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, Aliás, é bom que se faça Justiça, Marcos Rocha tem um dos mais competentes advogados do Estado, Nelson Canedo, que durante todo o proesso, mesmo quando a boataria de que o Governador seria cassado chegou às redes sociais, levadas pelos adversários, sempre avisou que não havia um só motivo sólido para embasamento das ações. Canedo, aliás, tem sido muito elogiado pelo time palaciano. Merecidamente, aliás.

MARIANA CONSEGUIU 200 MILHÕES DE REAIS EM EMENDAS APENAS PARA PORTO VELHO. UMA DELAS PARA CONSTRUÇÃO DO  NOVO HOSPITAL

Mais de 200 milhões de reais em emendas parlamentares apenas para a prefeitura de Porto Velho, Se forem somadas as verbas para instituições, entidades e prefeituras do interior, este valor certamente dobra. Mais de 20 milhões de reais apenas para a nova Rodoviária, uma obra esperada há décadas pela população. Outros 20 milhões conseguidos para o novo Hospital Municipal, que começa a ser construído no ano que vem. Recursos para praticamente todos os setores, de obras de ruas e estradas a praças. Seriam necessários uns cinco mil caracteres, para resumir tudo o que a ex-deputada federal Mariana Carvalho conseguiu em recursos não só para Porto Velho (embora sim, principalmente para sua cidade) mas também para vários municípios rondonienses. Ela participou, nesta semana, do programa Papo de Redação, na Rádio Parecis FM (segunda a sexta, do meio-dia às 14 horas), com os Dinossauros Everton Leoni, Jorge Peixoto e Sérgio Pires, relatando uma pouco de tudo o que conseguiu, quando deputada, em ajuda para os porto-velhenses e rondonienses. Mesmo sem mandato desde janeiro, Mariana continua a percorrer ministérios e gabinetes em Brasília, onde tem excelentes relacionamentos, em busca da liberação de recursos conseguidos por ela, que ainda não o foram. No bate-papo, ela contou também que seu irmão, o deputado Maurício Carvalho, líder da bancada federal, também conseguiu 25 milhões para a construção do hospital em Porto Velho,. Ou seja, uma obra que já tem projeto e deve começar no ano que vem, já tem 45 milhões garantidos pelos Carvalho. Ah! Que não seja esquecido: Mariana Carvalho é candidatíssima à Prefeitura de Porto Velho.

É DE ASSUSTAR: DESCOBERTO BANDO QUE PLANEJAVA ATACAR JUÍZES, PROMOTORES E SERVIDORES PÚBLICOS

De assustar o caso relatado pela Operação Shield (escudo, em inglês) da polícia civil, via Draco, ou o departamento de combate ao crime organizado, ao anunciar a descoberta de um grupo armado que planejava sequestrar magistrados e outras autoridades, em Rondônia. A intenção dos bandidos, segundo os policiais, era sequestrar e até eliminar autoridades, inclusive do Judiciário e do Ministério Público, se estendendo também para possíveis vítimas ligadas ao Idaron, o  Instituto de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia. Durante a operação, foram cumpridas oito medidas cautelares de buscas e apreensão nos municípios de Nova Mamoré, Buritis, Campo Novo, Jaru e Tarilândia, a fim de desarticular o grupo e seus planos criminosos. Há informações não confirmadas que pelo menos duas pessoas já foram presas. Os bandidos já teriam selecionado algumas das suas vítimas e inclusive já haviam conseguido dinheiro para financiar toda a operação criminosa. bTrês delegados comandaram as ações contra o brando e as investigações prosseguem, em busca de mais informações e, até, de novos envolvidos na trama. O sistema de investigação da nossa polícia está em alta, com resultados altamente positivos não só nessa, mas em muitas outras ações. O que se espera é que os denunciados, se comprovada a culpa, sejam condenados a pesadas penas e não tratados como “vítimas da sociedade”, como o faz a legislação que temos contra a fúria do crime!

ELEIÇÃO É NESTA QUINTA: TRÊS MULHERES E UM HOMEM DISPUTAM REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Quem será o novo reitor da Universidade Federal de Rondônia? E o nome que for escolhido e depois referendado pelo presidente Lula, conseguirá superar os grupos ideológicos que dominam a Unir e conseguiram derrubar a ex-reitora Marcele Pereira, que não rezava pela cartilha deles? A eleição para o cargo de reitor e vice será nesta quinta-feira, dia 21, com várias centenas de votantes não só na Capital, como também nos campi do interior. O quarteto finalista da disputa tem três mulheres e um homem: Aurineide Alves Braga, Marília Lima Contiguiba, Wal Brasil e João Gilberto Ribeiro. Votam não só os professores, como alunos e servidores, além de outras categorias específicas, dentro do que determina o regime eleitoral. Para se ter ideia da grandeza da Universidade, suas necessidades de investimentos batem nos 105 milhões de reais para o próximo ano. Além do orçamento próprio, a Unir já tem garantidos 28 milhões e 500 mil reais de emendas autorizadas pelos membros da nossa bancada federal. Hoje a Universidade tem 800 professores em seu corpo docente; 10.757 estudantes; 8.874 na Graduação e 581 na Pós Graduação. É toda essa superestrutura que o novo reitor e seu vice vão comandar. Até a posse do eleito nesta quinta, o professor Juliano Cedaro continua comandando interinamente a instituição. Não há ainda data agendada para a posse do eleito.

PACELE ANUNCIA 30 MILHÕES DE REAIS EM OBRAS NOS DISTRITOS DA CAPITAL, NO ORÇAMENTO DO ANO QUE VEM

Sem descuidar das suas ações que apoiam as reivindicações da população da área urbana, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Márcio Pacele, dedica boa parte das suas parcerias com o porto-velhense, na valorização dos distritos. Hoje na condição também de vice-prefeito da Capital, já que o vice eleito Maurício Carvalho, renunciou para assumir uma cadeira na Câmara Federal, Pacele tem se preocupado com toda a coletividade, mas faz questão de estar muito perto das pessoas que vivem nos distritos da Capital, algumas a mais de 300 quilômetros da zona urbana e que precisam, segundo ele, de uma atenção especial. É neste contexto que Pacele tem feito uma série de pedidos à administração do prefeito Hildon Chaves. Teve sucesso, até porque dos 100 milhões de reais aprovados pela Câmara Municipal para obras da Prefeitura no ano que vem, pelo menos 30 milhões serão aplicados nos diversos distritos. Atualmente, o presidente da Câmara e vice-prefeito também tem acompanhado muito de perto várias obras em andamento nessas regiões da sua cidade, através de reivindicações de sua autoria, que estão beneficiando milhares de moradores. “Valorizar os distritos é de vital importância para nossa Porto Velho. Por isso nossa luta para tentar, dentro do possível, atender os pedidos para melhorar a qualidade de vida do povo que vive nos distritos”, afirma Pacele.

CHRISÓSTOMO PROTESTA CONTRA QUEIMA DE DRAGAS E DIZ QUE JOGAR ÓLEO E GASOLINA NO RIO CARACTERIZAM CRIME AMBIENTAL

Depois da Cooperativa que reúne os garimpeiros legalizados do rio Madeira, a Coogarima, denunciar abusos e crimes ambientais, que teriam sido praticados por policiais quando da queima de dragas, na semana passada, agora foi a voz estrondosa do deputado rondoniense Coronel Chrísóstomo que se insurgiu contra a ação e também fazer denúncias, num pronunciamento da tribuna da Câmara Federal. Chrisóstomo, depois de se dizer muito preocupado com a situação dos trabalhadores do garimpo, denunciou a queima das dragas e dos equipamentos de extração de ouro.  “Muitas dragas são queimadas. Aliás, muitas não, as que estiverem ali na beira do rio, são queimadas pelos órgãos ambientais e polícias. Só que há um detalhe: muitos daqueles trabalhadores que estão lá, aqueles cidadãos mineradores,  têm a sua draga legalizada. E, mesmo assim, elas são queimadas, algo que não é necessário fazer!”, protestou. Chrisóstomo também fez um apelo: “polícias e órgãos ambientais, revejam essa situação! Vocês causam a essas pessoas um prejuízo monstruoso, de que muitos não conseguem se reabilitar. Pensem no povo, pensem no emprego e renda, pensem na riqueza do Brasil!”, pediu. Foi mais além defendendo a apreensão, quando for o caso, mas não a queima, permitindo que o processo legal se desenrole sem causar danos irreparáveis aos trabalhadores. Ainda denunciou o que chamou de crime ambiental. “A destruição desses bens configura um crime ambiental, já que os resíduos, como gasolina e óleo, acabam sendo despejados no rio”.

PRIORIDADE NO ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL TEM PROJETO APROVADO NA ASSEMBLEIA

Um dos mais atuantes parlamentares da atual legislatura, o deputado Ismael Crispin conseguiu unanimidade na aprovação de mais um projeto de sua autoria. Em uma decisão unânime, a Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou um Projeto de Lei, de autoria do deputado Ismael Crispin que assegura às crianças e aos adolescentes que, comprovadamente, por meio de laudo médico ou pericial, tenham sido vítimas de abuso e exploração sexual, a prioridade no atendimento psicológico na rede pública de saúde do Estado de Rondônia. “Estudos mostram que as consequências psicológicas do abuso sexual na infância podem ser devastadoras e duradouras, afetando profundamente o desenvolvimento e a qualidade de vida desses jovens”, afirma o deputado autor do projeto. Ele acrescenta que sua iniciativa busca assegurar um suporte psicológico ágil e efetivo às vítimas: “a aprovação deste projeto representa um marco importante na luta contra as consequências do abuso e exploração sexual infantil em Rondônia. Além de oferecer suporte essencial às vítimas, espera-se que a lei também atue na prevenção de futuros casos, aumentando a conscientização sobre a gravidade desses crimes e a necessidade de proteção e cuidado com a juventude”, disse. Agora, o texto segue para sanção do Governador Marcos Rocha.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

News Rondônia 15 anos, Dione Berto celebra jornada e anuncia novidades no Momento Agro

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o apresentador Dione Berto, do Momento Agro, celebra a trajetória do portal, destaca a verdade como marca do jornalismo e anuncia novidades para 2026.
L

News Rondônia 15 anos, Mariana Goedert celebra credibilidade, inovação e respeito à informação

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, Mariana Goedert, apresentadora do Conexão RH, celebra a trajetória do portal, destaca o compromisso com a informação responsável, reconhece a coragem de inovar e agradece pela confiança e parceria no projeto.
L

News Rondônia 15 anos, Wanglézio Braga celebra parceria e orgulho de representar o Acre

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o jornalista Wanglézio Braga, correspondente no Acre, celebra a trajetória do portal, destaca a parceria construída ao longo dos anos e reforça a importância do veículo na cobertura da Amazônia, política, economia e meio ambiente.
L
Mudanças no trânsito garantem segurança durante o Réveillon em Porto Velho

Mudanças no trânsito garantem segurança durante o Réveillon em Porto Velho

Semtran detalha interdições na Avenida Farquar e define pontos para aplicativos durante o Viradão do Béra neste dia 31
L

News Rondônia 15 anos, cineasta Fabiano Barros celebra jornalismo de qualidade e apoio à cultura

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o cineasta Fabiano Barros parabeniza o portal pela trajetória de credibilidade e agradece pelo espaço dedicado à divulgação da cultura de Rondônia para o Brasil e o mundo.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia 15 anos, delegado Sandro Moura celebra seriedade e sucesso do portal

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o delegado Sandro Moura, apresentador do programa Ponto e Contraponto, parabeniza o portal pela trajetória de credibilidade, responsabilidade e contribuição para a sociedade rondoniense.
L

News Rondônia 15 anos, Yalle Dantas celebra competência, inspiração e liderança

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, a jornalista Yalle Dantas parabeniza o portal, destaca a competência da equipe e reconhece a liderança de Fabiano Coutinho e Mauro Brisa na construção dessa história.
L

News Rondônia 15 anos, Siça Andrade celebra história, respeito ao público e compromisso com Rondônia

Na celebração dos 15 anos do News Rondônia, Siça Andrade, da Banda do Vai Quem Quer, parabeniza o portal por sua trajetória de credibilidade, responsabilidade e compromisso com a informação, destacando a importância do veículo para a população de Rondônia.
L

News Rondônia 15 anos, Renata Camurça celebra histórias, empatia e credibilidade

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, a jornalista Renata Camurça, apresentadora do Agenda News, celebra a trajetória do portal, destaca a importância de contar histórias com alma e reforça o compromisso com a verdade e com a população.
L

News Rondônia 15 anos, Marisa Linhares celebra verdade, credibilidade e jornalismo responsável

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, a jornalista Marisa Linhares destaca a importância do portal na divulgação de notícias verdadeiras, atualizadas e com credibilidade em meio a um cenário marcado por fake news.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Retrospectiva 2025: Eyder Brasil retoma mandato com ações sociais, leis aprovadas e investimentos em Rondônia

Retorno ao Legislativo foi marcado por iniciativas sociais, projetos de lei e presença ativa junto à população
L
Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Deputada federal encerra 2025 com foco em cabotagem aérea, defesa das famílias atípicas e transparência parlamentar
L
Moraes cobra explicações de Filipe Martins por uso de redes sociais

Moraes cobra explicações de Filipe Martins por uso de redes sociais

Ministro questiona uso do LinkedIn em prisão domiciliar.
L

Cássio Gois destaca ano de trabalho, resultados e compromisso com Rondônia

Deputado estadual faz balanço das ações realizadas e reforça que 2025 foi marcado por investimentos em saúde, educação, infraestrutura, esporte, assistência social e agricultura, garantindo melhorias diretas à população em várias regiões do estado.
L
A corrupção política nas prefeituras maranhenses

A corrupção política nas prefeituras maranhenses

Corrupção política afeta prefeituras maranhenses e compromete serviços essenciais.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

BPCHOQUE recupera veículo roubado e prende foragido

BPCHOQUE recupera veículo roubado e prende foragido

Suspeito usou falsa pane seca em motocicleta para atrair vítima e roubar caminhonete Toyota Hilux na BR-364
10
Suspeito de roubo é localizado e preso com drogas na capital

Suspeito de roubo é localizado e preso com drogas na capital

Jovem de 24 anos é detido após denúncia de vítima no Espaço Alternativo.
14
Vídeo flagra acidente que fere mãe e filha em Porto Velho

Vídeo flagra acidente que fere mãe e filha em Porto Velho

Mãe e filha ficam feridas após colisão causada por avanço de preferencial.
16
Traficante é preso após roubar usuário e ter boca de fumo descoberta

Traficante é preso após roubar usuário e ter boca de fumo descoberta

Traficante de 24 anos é detido após roubo e flagrante de drogas.
16
Adolescente é apreendido com arma após perseguição em córrego

Adolescente é apreendido com arma após perseguição em córrego

Adolescente é flagrado com arma durante fuga em condomínio.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Funcultural investe quase R$ 4 milhões e bate recorde de ações em Porto Velho

Gestão de Antônio Ferreira fecha 2025 com 280 dias de programação e execução integral da Política Nacional Aldir Blanc
L

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício no Réveillon

Prefeitura orienta população sobre proibição de artefatos com estampido para proteger autistas, idosos e animais
L
Parcerias Público-Privadas avançam com novos projetos estratégicos em Porto Velho

Parcerias Público-Privadas avançam com novos projetos estratégicos em Porto Velho

Conselho Gestor analisa propostas de investimentos privados em saúde, educação, lazer e gestão de resíduos para a capital
L
Um dos momentos mais marcantes de 2025: o maior bolo já visto em Porto Velho

Um dos momentos mais marcantes de 2025: o maior bolo já visto em Porto Velho

Capital celebrou 111 anos com bolo gigante de doce de leite servido para 30 mil pessoas no Prédio do Relógio
L
TST mantém legalidade da greve dos Correios e autoriza descontos

TST mantém legalidade da greve dos Correios e autoriza descontos

TST diz que greve dos Correios não é abusiva.
L
Copacabana vive clima de expectativa para o Réveillon 2026

Copacabana vive clima de expectativa para o Réveillon 2026

Réveillon Copacabana movimenta moradores e turistas.
L
Gabi Guimarães é eleita 2ª melhor do mundo no vôlei

Gabi Guimarães é eleita 2ª melhor do mundo no vôlei

Gabi Guimarães recebe reconhecimento internacional em 2025.
L

News Rondônia 15 anos, Luiz Henrique celebra credibilidade e voz à juventude

Na celebração dos 15 anos do News Rondônia, o apresentador Luiz Henrique destaca a importância do portal para a informação, a credibilidade e o espaço dedicado à juventude com o programa Jovem News.
L

News Rondônia 15 anos, Jully Ceni celebra trajetória e anuncia podcast sobre saúde

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, a jornalista Jully Ceni expressa gratidão por fazer parte da equipe, celebra as conquistas do portal e anuncia para 2026 um novo podcast voltado à saúde, bem-estar e qualidade de vida.
L
Réveillon 2026 tem atrações gratuitas pelo Brasil

Réveillon 2026 tem atrações gratuitas pelo Brasil

Réveillon 2026 reúne shows, fogos e festas em várias capitais.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.