SÁBADO, 28/02/2026

Em destaque

Mercosul espera assinar acordo com UE “muito em breve”, diz chanceler

Ministro Mauro Vieira participou de reunião de cúpula do bloco no Rio.

Por Bruno de Freitas Moura /Agência Brasil - 25

Publicado em 

Mercosul espera assinar acordo com UE “muito em breve”, diz chanceler
Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Mercosul espera assinar, “muito em breve”, um acordo de livre e comércio com a União Europeia (UE). A afirmação foi feita nesta quarta-feira (6) pelo ministro brasileiro das Relações Exteriores (MRE), Mauro Vieira, durante a abertura da 63ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

“Tivemos presente a necessidade de adaptar nossas economias ao novo contexto introduzido pelo acordo. A abertura comercial promovida pelo acordo Mercosul-UE foi concebida e negociada para dar a nossos atores econômicos o tempo necessário para preparar-se. Especialmente na etapa negociadora mais recente, tivemos o cuidado de ampliar as salvaguardas para a implementação dos compromissos assumidos”, afirmou Vieira.

O chanceler considera que o acordo reforçará a identidade do Mercosul como ator econômico global. O tratado resultará, segundo Vieira, na ampliação das exportações e aquisição de tecnologias para aprimorar a competitividade.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ressaltou que houve avanços importantes nas negociações entre Mercosul e União Europeia.

“Destaco os compromissos de ambos os lados em prol de um entendimento equilibrado no futuro próximo e a partir das bases sólidas que construímos nos últimos meses de engajamento intenso”, disse Alckmin.

Líderes e diplomatas intensificaram, nos últimos dias, as negociações que já duram cerca de 20 anos. No último fim de semana, durante a 28ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças do Clima (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o presidente da França, Emmanuel Macron, mostrou-se contrário a um acordo. No entanto, dias depois, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ter esperança na conclusão de um acordo.

Cúpula de líderes

Nesta quarta e na quinta-feira (7), ocorrem reuniões de cúpula de autoridades do Mercosul. No primeiro dia de encontros, participam ministros das Relações Exteriores, das áreas econômicas e presidentes de Bancos Centrais dos países. Representam o Brasil o vice-presidente Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Na quinta-feira, haverá o encontro de chefes de Estado.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, era esperado no Rio de Janeiro nesta quarta-feira. Mas, de acordo com nota do ministério, ficou em Brasília, onde “se dedicará aos temas da agenda econômica ainda pendentes no Congresso Nacional”. Haddad retornou ao Brasil nesta madrugada, após viagens por países do Oriente Médio e Alemanha.

Argentina

Além do tema UE, outra expectativa que cerca a reunião é a postura da Argentina em relação ao Mercosul. Esta é a última reunião do bloco antes da posse do presidente eleito Javier Milei, marcada para o domingo (10). Milei defendeu a saída da Argentina do bloco durante a campanha, mas recuou da ideia e passou a defender apenas mudanças.

Chamou a atenção o fato de a Argentina não ter enviado ministros ao Rio de Janeiro. Está presente no encontro apenas a secretária de Relações Econômicas Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Cecília Todesca Bocco.

“Aparente fragmentação”

O vice-presidente Geraldo Alckmin manifestou o interesse do Brasil em avançar com agendas e objetivos do Mercosul. “Num momento de aparente fragmentação das relações internacionais, o caminho da integração continua a ser relevante e pode dar resultados concretos”, afirmou.

O vice-presidente defendeu mais integração do comércio entre os países do bloco econômico, e comparou com a UE, onde 60% das transações internacionais acontecem entre os países integrantes. No Mercosul são apenas 10%, segundo Alckmin. “Nossos parceiros no bloco são essenciais no projeto de neoindustrialização”, declarou.

Alckmin ressaltou que o Mercosul precisa avançar na infraestrutura conjunta, melhorando rodovias, hidrovias, ferrovias, portos, aeroportos, adensando o intercâmbio energético, o escoamento da produção e favorecendo o turismo. “Tão importante quanto baixar tarifas e harmonizar padrões e sistemas é prover os meios físicos para garantir as trocas comerciais”, salientou.

O vice-presidente pediu ainda uma agenda do comércio com sustentabilidade. “Somos certamente uma potência na área energética e podemos dar um salto na exploração, transporte e agregação de valor dos nossos recursos naturais.”

Anúncios

Durante a reunião de cúpula, será assinado um acordo entre o Mercosul e Singapura. Será o primeiro tratado de livre comércio do Mercosul em mais de dez anos. “Porta de entrada para a Ásia. Essa integração fortalece os laços econômicos entre o Brasil, o Mercosul e a região asiática, criando oportunidades para maior diversificação das exportações e investimentos”, avaliou Geraldo Alckmin.

A programação do encontro entre as altas autoridades prevê ainda a assinatura de memorandos de entendimento com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Apesar de não constar na programação oficial, há uma expectativa de que líderes dos países do bloco se manifestem sobre a situação entre a Venezuela e Guiana, que disputam um território de fronteira. Nesta terça-feira (5), o presidente venezuelano, Nicolas Maduro, determinou a criação de um estado na região disputada.

Participação social

Na agenda dos presidentes dos países-membros e associados do Mercosul consta o recebimento da carta final da Cúpula Social. O evento foi realizado no início desta semana com a participação de representantes da sociedade civil organizada. Havia sete anos que o encontro não era realizado de forma presencial. Na carta, movimentos sociais fazem uma série de recomendações aos líderes, como defesa do ambiente, combate à fome, dignidade para trabalhadores e políticas de direitos humanos.

Mercosul

O Mercosul é um processo de integração regional iniciado em 1991, formado inicialmente pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Nas décadas seguintes foram aprovados os ingressos da Venezuela e Bolívia. Desde 2017, a Venezuela está suspensa pelo não cumprimento de cláusulas democráticas do bloco. A Bolívia ainda não concluiu o processo de ingresso, mas já teve a chancela dos parlamentos dos demais sócios. São países associados Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

O bloco abrange uma área de 14.869.775 quilômetros quadrados – o Brasil detém 57% – e uma população de 295 milhões de habitantes, sendo mais de 200 milhões de brasileiros.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Número de mortos por chuvas em Minas Gerais sobe para 66 com nova vítima

Número de mortos por chuvas em Minas Gerais sobe para 66 com nova vítima

Corpo de Bombeiros localiza homem em Juiz de Fora; buscas continuam por três desaparecidos, incluindo uma criança de 9 anos em meio aos escombros.
L
Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Brasil condena ataques dos EUA e Israel ao Irã e faz apelo por contenção

Brasil condena ataques dos EUA e Israel ao Irã e faz apelo por contenção

Itamaraty expressa “grave preocupação” com a ofensiva militar e reforça que a via diplomática é o único caminho para a paz na região.
L
Sobreviventes de tragédia em Juiz de Fora denunciam falha em alertas

Sobreviventes de tragédia em Juiz de Fora denunciam falha em alertas

Número de mortos na cidade mineira já ultrapassa 60; moradores do bairro Jardim Parque Burnier afirmam que não houve avisos antes dos deslizamentos.
L
Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Paraty

Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Paraty

Portaria será publicada na segunda-feira após temporais causarem graves prejuízos na Costa Verde; Ministério envia técnicos para agilizar liberação de verbas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Manoel Brito Ferreira

Motorista dedicado e apaixonado pela família, Manoel Brito Ferreira será lembrado pela generosidade, alegria contagiante e amor pelo Vasco da Gama.
L
Agro: Gustavo Nobre de Azevedo fala sobre Regularização Fundiária Urbana

Agro: Gustavo Nobre de Azevedo fala sobre Regularização Fundiária Urbana

Neste sábado, dia 28, às 11h, o Momento Agro recebe o advogado Gustavo Nobre de Azevedo para esclarecer dúvidas sobre Regularização Fundiária Urbana e seus impactos para moradores e produtores.
L
Sintonia 360: Raymisson Correa fala sobre o Bloco Leste Folia

Sintonia 360: Raymisson Correa fala sobre o Bloco Leste Folia

Programa Sintonia 360 recebe Raymisson Correa para falar sobre organização, segurança e cultura no Bloco Leste Folia.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 145 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 145 milhões neste sábado

Apostas para o concurso 2.978 podem ser realizadas até as 20h; sorteio ocorre no Espaço da Sorte com transmissão ao vivo pelas redes sociais.
L
Educação profissional registra salto histórico de 68% no Brasil em cinco anos

Educação profissional registra salto histórico de 68% no Brasil em cinco anos

Piauí se consolida como referência nacional ao integrar ensino técnico em quase 70% das matrículas da rede pública estadual.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ministério do Turismo lança pesquisa para mapear necessidades de viajantes neurodivergentes

Ministério do Turismo lança pesquisa para mapear necessidades de viajantes neurodivergentes

Iniciativa em parceria com a UEA busca subsidiar guia de boas práticas para hotéis e restaurantes; questionário online pode ser respondido até 30 de março.
L
Governo Federal prepara o programa Brasil Soberano 2.0 para socorrer indústrias

Governo Federal prepara o programa Brasil Soberano 2.0 para socorrer indústrias

Plano visa apoiar setores de aço, alumínio e autopeças afetados pelas sobretaxas de importação dos EUA; BNDES utilizará R$ 13 bilhões em recursos remanescentes.
L
Haddad classifica caso do Banco Master como "pancada" histórica no setor financeiro

Haddad classifica caso do Banco Master como “pancada” histórica no setor financeiro

Ministro da Fazenda descarta risco sistêmico imediato, mas confirma que fraude pode consumir até 50% dos recursos do Fundo Garantidor de Crédito.
L
Gilmar Mendes proíbe aceleração de pagamentos de penduricalhos no Judiciário e MP

Gilmar Mendes proíbe aceleração de pagamentos de penduricalhos no Judiciário e MP

Ministro do STF veda reprogramações financeiras para antecipar benefícios; órgãos têm 48 horas para comprovar cumprimento da suspensão de verbas acima do teto.
L
Lula visita Minas Gerais para apoiar vítimas das chuvas na Zona da Mata

Lula visita Minas Gerais para apoiar vítimas das chuvas na Zona da Mata

Presidente sobrevoa regiões de Juiz de Fora e Ubá neste sábado e se reúne com prefeitos para coordenar a liberação de recursos emergenciais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil cumpre prisões e reage a furtos de motos em Jaru

Polícia Civil cumpre prisões e reage a furtos de motos em Jaru

Mandados preventivos foram executados em Jaru e Ariquemes após investigação sobre série de crimes no município.
16
Dupla é presa, liberada e volta a furtar; PRF detém suspeitos em Jaru

Dupla é presa, liberada e volta a furtar; PRF detém suspeitos em Jaru

Após primeiro flagrante na zona rural de São Miguel do Guaporé, dois homens voltaram a cometer crime e foram presos novamente durante fiscalização da PRF.
14
Homem é preso por furtar celular de enfermeira em UBS de Vilhena

Homem é preso por furtar celular de enfermeira em UBS de Vilhena

Suspeito de 32 anos confessou o crime após ser identificado por rastreamento do aparelho e imagens de câmeras de segurança.
14
Ex-morador de Alta Floresta é executado dentro de carro em Cuiabá

Ex-morador de Alta Floresta é executado dentro de carro em Cuiabá

Empresário de 29 anos foi encontrado com as mãos amarradas e sinais de tiros e facadas na região do bairro Osmar Cabral.
18
Polícia identifica 11 suspeitos e recupera 2 toneladas de carne em MT

Polícia identifica 11 suspeitos e recupera 2 toneladas de carne em MT

Carga foi saqueada após tombamento de caminhão na MT-235; todos os investigados confessaram participação e responderão por furto.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Potências mundiais divergem sobre ofensiva militar contra o Irã

Potências mundiais divergem sobre ofensiva militar contra o Irã

Enquanto Rússia e Espanha condenam o ataque unilateral, Japão e Austrália priorizam a segurança de seus cidadãos e o apoio à contenção nuclear do regime.
L
Companhias aéreas suspendem voos para o Oriente Médio após ataques no Irã

Companhias aéreas suspendem voos para o Oriente Médio após ataques no Irã

Espaço aéreo sobre sete países é fechado e quase 40% das rotas para Israel são canceladas; órgão regulador da Europa recomenda que empresas evitem a região de conflito.
L
Doenças raras: tecnologia e acolhimento aceleram diagnósticos no Brasil

Doenças raras: tecnologia e acolhimento aceleram diagnósticos no Brasil

Mobilização no último dia de fevereiro destaca avanços no sequenciamento genético e a criação de centros de referência para 13 milhões de brasileiros.
L
Novas diretrizes do SUS ampliam assistência para pacientes com fibromialgia

Novas diretrizes do SUS ampliam assistência para pacientes com fibromialgia

Governo Federal implementa tratamento multidisciplinar com foco em atividade física e suporte psicológico; lei sancionada em 2025 já reconhece a síndrome como deficiência.
L
Ataques dos EUA e de Israel espalham pânico e provocam fuga em massa no Irã

Ataques dos EUA e de Israel espalham pânico e provocam fuga em massa no Irã

Civis relatam explosões em Teerã e Tabriz enquanto governo orienta evacuação; Operação Fúria Épica visa instalações estratégicas e nucleares do país.
L
União Europeia decide aplicar acordo com Mercosul de forma provisória

União Europeia decide aplicar acordo com Mercosul de forma provisória

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, busca garantir vantagem comercial diante da oposição francesa; medida acelera redução de tarifas.
L
AGU defende exclusividade de médicos para a realização de abortos legais

AGU defende exclusividade de médicos para a realização de abortos legais

Parecer enviado ao STF sustenta que Código Penal é unívoco ao citar apenas profissionais da medicina; Corte julgará se enfermeiros podem atuar no procedimento.
L
Exército Brasileiro indica primeira mulher para o posto de general

Exército Brasileiro indica primeira mulher para o posto de general

Coronel-médica Claudia Lima Gusmão Cacho deve assumir cargo de oficial-general em 31 de março; marco histórico conclui presença feminina no topo das três Forças.
L
Israel e Estados Unidos lançam ofensiva militar contra o Irã

Israel e Estados Unidos lançam ofensiva militar contra o Irã

Governo israelense declara estado de emergência nacional após ataques preventivos; mísseis iranianos atingem a região de Haifa em retaliação.
L
Prazo para envio de dados de igualdade salarial termina neste sábado

Prazo para envio de dados de igualdade salarial termina neste sábado

Empresas com mais de 100 funcionários devem preencher relatório do Ministério do Trabalho; multa por descumprimento pode chegar a 3% da folha de pagamento.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.