SEXTA-FEIRA, 08/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Mercosul espera assinar acordo com UE “muito em breve”, diz chanceler

Ministro Mauro Vieira participou de reunião de cúpula do bloco no Rio.

Por Bruno de Freitas Moura /Agência Brasil - 25

Publicado em 

Mercosul espera assinar acordo com UE “muito em breve”, diz chanceler
Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Mercosul espera assinar, “muito em breve”, um acordo de livre e comércio com a União Europeia (UE). A afirmação foi feita nesta quarta-feira (6) pelo ministro brasileiro das Relações Exteriores (MRE), Mauro Vieira, durante a abertura da 63ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

“Tivemos presente a necessidade de adaptar nossas economias ao novo contexto introduzido pelo acordo. A abertura comercial promovida pelo acordo Mercosul-UE foi concebida e negociada para dar a nossos atores econômicos o tempo necessário para preparar-se. Especialmente na etapa negociadora mais recente, tivemos o cuidado de ampliar as salvaguardas para a implementação dos compromissos assumidos”, afirmou Vieira.

O chanceler considera que o acordo reforçará a identidade do Mercosul como ator econômico global. O tratado resultará, segundo Vieira, na ampliação das exportações e aquisição de tecnologias para aprimorar a competitividade.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ressaltou que houve avanços importantes nas negociações entre Mercosul e União Europeia.

“Destaco os compromissos de ambos os lados em prol de um entendimento equilibrado no futuro próximo e a partir das bases sólidas que construímos nos últimos meses de engajamento intenso”, disse Alckmin.

Líderes e diplomatas intensificaram, nos últimos dias, as negociações que já duram cerca de 20 anos. No último fim de semana, durante a 28ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças do Clima (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o presidente da França, Emmanuel Macron, mostrou-se contrário a um acordo. No entanto, dias depois, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ter esperança na conclusão de um acordo.

Cúpula de líderes

Nesta quarta e na quinta-feira (7), ocorrem reuniões de cúpula de autoridades do Mercosul. No primeiro dia de encontros, participam ministros das Relações Exteriores, das áreas econômicas e presidentes de Bancos Centrais dos países. Representam o Brasil o vice-presidente Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Na quinta-feira, haverá o encontro de chefes de Estado.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, era esperado no Rio de Janeiro nesta quarta-feira. Mas, de acordo com nota do ministério, ficou em Brasília, onde “se dedicará aos temas da agenda econômica ainda pendentes no Congresso Nacional”. Haddad retornou ao Brasil nesta madrugada, após viagens por países do Oriente Médio e Alemanha.

Argentina

Além do tema UE, outra expectativa que cerca a reunião é a postura da Argentina em relação ao Mercosul. Esta é a última reunião do bloco antes da posse do presidente eleito Javier Milei, marcada para o domingo (10). Milei defendeu a saída da Argentina do bloco durante a campanha, mas recuou da ideia e passou a defender apenas mudanças.

Chamou a atenção o fato de a Argentina não ter enviado ministros ao Rio de Janeiro. Está presente no encontro apenas a secretária de Relações Econômicas Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Cecília Todesca Bocco.

“Aparente fragmentação”

O vice-presidente Geraldo Alckmin manifestou o interesse do Brasil em avançar com agendas e objetivos do Mercosul. “Num momento de aparente fragmentação das relações internacionais, o caminho da integração continua a ser relevante e pode dar resultados concretos”, afirmou.

O vice-presidente defendeu mais integração do comércio entre os países do bloco econômico, e comparou com a UE, onde 60% das transações internacionais acontecem entre os países integrantes. No Mercosul são apenas 10%, segundo Alckmin. “Nossos parceiros no bloco são essenciais no projeto de neoindustrialização”, declarou.

Alckmin ressaltou que o Mercosul precisa avançar na infraestrutura conjunta, melhorando rodovias, hidrovias, ferrovias, portos, aeroportos, adensando o intercâmbio energético, o escoamento da produção e favorecendo o turismo. “Tão importante quanto baixar tarifas e harmonizar padrões e sistemas é prover os meios físicos para garantir as trocas comerciais”, salientou.

O vice-presidente pediu ainda uma agenda do comércio com sustentabilidade. “Somos certamente uma potência na área energética e podemos dar um salto na exploração, transporte e agregação de valor dos nossos recursos naturais.”

Anúncios

Durante a reunião de cúpula, será assinado um acordo entre o Mercosul e Singapura. Será o primeiro tratado de livre comércio do Mercosul em mais de dez anos. “Porta de entrada para a Ásia. Essa integração fortalece os laços econômicos entre o Brasil, o Mercosul e a região asiática, criando oportunidades para maior diversificação das exportações e investimentos”, avaliou Geraldo Alckmin.

A programação do encontro entre as altas autoridades prevê ainda a assinatura de memorandos de entendimento com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Apesar de não constar na programação oficial, há uma expectativa de que líderes dos países do bloco se manifestem sobre a situação entre a Venezuela e Guiana, que disputam um território de fronteira. Nesta terça-feira (5), o presidente venezuelano, Nicolas Maduro, determinou a criação de um estado na região disputada.

Participação social

Na agenda dos presidentes dos países-membros e associados do Mercosul consta o recebimento da carta final da Cúpula Social. O evento foi realizado no início desta semana com a participação de representantes da sociedade civil organizada. Havia sete anos que o encontro não era realizado de forma presencial. Na carta, movimentos sociais fazem uma série de recomendações aos líderes, como defesa do ambiente, combate à fome, dignidade para trabalhadores e políticas de direitos humanos.

Mercosul

O Mercosul é um processo de integração regional iniciado em 1991, formado inicialmente pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Nas décadas seguintes foram aprovados os ingressos da Venezuela e Bolívia. Desde 2017, a Venezuela está suspensa pelo não cumprimento de cláusulas democráticas do bloco. A Bolívia ainda não concluiu o processo de ingresso, mas já teve a chancela dos parlamentos dos demais sócios. São países associados Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

O bloco abrange uma área de 14.869.775 quilômetros quadrados – o Brasil detém 57% – e uma população de 295 milhões de habitantes, sendo mais de 200 milhões de brasileiros.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lula e Modi conversam sobre as tarifas dos EUA

Lula e Modi conversam sobre as tarifas dos EUA

Líderes de Brasil e Índia reafirmam defesa do multilateralismo e criticam tarifas dos EUA em ligação.
L
Horóscopo 2025: Previsões para sexta-feira (08/08/2025)

Horóscopo 2025: Previsões para sexta-feira (08/08/2025)

Hoje será um dia de comunicação fluida, clareza emocional e energia para reformular relacionamentos e planos. Prepare-se para decisões com mais equilíbrio e foco nos vínculos!
L
Léo Moraes mostra que é possível fazer política com “P” maiúsculo

Léo Moraes mostra que é possível fazer política com “P” maiúsculo

Mesmo com divergências ideológicas, Léo Moraes prioriza diálogo com o governo Lula e garante avanços como hospital universitário e R$ 37 milhões para a saúde
L

ERPA Norte em Rondônia: orgulho, conhecimento e união fortalecem a Administração na Região Norte

Encontro Regional dos Profissionais de Administração reuniu lideranças, estudantes e especialistas em Porto Velho, celebrando os 60 anos da profissão no Brasil
L

Como vender com Verdade: Marcelo Tronchini revela no Momento Empresarial do News Rondônia os bastidores e desafios do mercado

No quadro Momento Empresarial, Marcelo Tronchini compartilha experiência, erros e acertos que mostram por que relacionamento e transparência são essenciais nas vendas
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Davina Maria Paulo

Comerciante dedicada e mulher de espírito leve, Davina deixa um legado de carinho, generosidade e momentos inesquecíveis
L

Falaê Podcast – Entrevista com Pastor Valadares

Nesta quinta-feira, dia 07, às 18h, o Falaê Podcast recebe o Pastor Valadares, Presidente da CONEMAD-RO e da Assembleia de Deus Ministério de Madureira em Porto Velho. Além de sua atuação religiosa, Pastor Valadares também se destaca na política: foi candidato a Deputado Federal em 2018, obtendo mais de 20 mil votos, e hoje é 1º suplente do Senador Jaime Bagattoli.
L

EQB 250+ chega ao Brasil com sete lugares e emissão zero

Modelo da Mercedes-Benz oferece motor de 190 cavalos, autonomia de 376 km e tecnologia para ampliar a oferta de veículos elétricos no mercado de luxo.
L

Giro News | Entrevista Dr. Mauro Ângelo

O programa Giro News desta quinta-feira, 07 de agosto, às 16h, recebe o Dr. Mauro Ângelo, urologista, para uma entrevista especial sobre saúde e prevenção.
L
Frente fria de origem continental vai atingir Rondônia no final de semana

Frente fria de origem continental vai atingir Rondônia no final de semana

Nesta parte do estado, a frente fria será mais intensa, em Vilhena, onde as temperaturas podem chegar a 14ºC. Em Porto Velho, os termômetros também deverão baixar significativamente, podendo estacionar entre 19ºC e 20ºC.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA JARU/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA JARU/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA JOVEM APRENDIZ PARA JARU/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA GUAJARÁ-MIRIM/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA GUAJARÁ-MIRIM/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita retomada de obras em escolas indígenas durante reunião com a Seduc

Dra. Taíssa solicita retomada de obras em escolas indígenas durante reunião com a Seduc

Parlamentar cobrou providências após receber denúncias sobre a paralisação das construções nas aldeias; Seduc prometeu agir com urgência
L
Indicação de Dra. Taíssa Sousa garante patrolamento e encascalhamento da Linha 15, via de acesso a Rio Pardo

Indicação de Dra. Taíssa Sousa garante patrolamento e encascalhamento da Linha 15, via de acesso a Rio Pardo

Após solicitação da deputada Dra. Taíssa Sousa, estrada que liga Porto Velho ao distrito de Rio Pardo passa por melhorias com patrolamento e encascalhamento.
L
Pedro Fernandes propõe Cadastro Estadual de Condenados por Violência Contra a Mulher em Rondônia

Pedro Fernandes propõe Cadastro Estadual de Condenados por Violência Contra a Mulher em Rondônia

Proposta de Pedro Fernandes quer criar banco de dados em Rondônia com nomes de condenados por violência contra a mulher, como forma de prevenção e proteção.
L

Jaru realiza campanha de doação de sangue nesta sexta e sábado com foco em salvar vidas

Ação “Jaru salvando vidas, quem doa sangue, doa vida!” chega à 12ª edição e será no Centro de Saúde da Mulher
L
Eyder Brasil destina R$ 250 mil para material esportivo de artes marciais em Porto Velho

Eyder Brasil destina R$ 250 mil para material esportivo de artes marciais em Porto Velho

Verba indicada por Eyder Brasil será usada na compra de equipamentos para a Associação Clube Shotokan Esportivo, incentivando o karatê e outras lutas
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de tentar matar vizinho a facada durante carona é preso pela Força Tática

Força Tática prende vizinho acusado de tentar matar mecânico com golpe de faca durante carona

O crime ocorreu na manhã do mesmo dia, na Estrada dos Japoneses, zona rural da capital.
12
Homem de 30 anos é atacado a tiros no Jardim Santana

Homem de 30 anos é atacado a tiros no Jardim Santana

O rapaz baleado com quatro disparos, sendo na mão e duas pernas.
14
Casal em moto fica ferido após colisão com HB20 na Jaci-Paraná

Casal em moto fica ferido após colisão com HB20 na Jaci-Paraná

O acidente ocorreu no cruzamento das ruas Jaci-Paraná e Emídio Alves Feitosa.
12
Casal fica ferido em colisão entre carro e moto na região central de Porto Velho

Casal fica ferido em colisão entre carro e moto na região central de Porto Velho

Segundo informações de testemunhas, um casal que seguia na motocicleta pela Rua Elias Gorayeb, sentido Avenida Imigrantes, teria avançado a preferencial e colidido violentamente com o veículo.
14
MPRO oferece denúncia contra 16 investigados na Operação Soldados da Usura II

MPRO oferece denúncia contra 16 investigados na Operação Soldados da Usura II

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) denunciou 16 pessoas na Operação Soldados da Usura II por usura, extorsão e organização criminosa.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fiocruz fecha acordo para produzir canetas emagrecedoras no Brasil

Fiocruz fecha acordo para produzir canetas emagrecedoras no Brasil

Parceria permitirá produção de liraglutida e semaglutida pela Fiocruz
L
Bônus para Servidores do INSS é aprovado na Câmara

Bônus para Servidores do INSS é aprovado na Câmara

Medida provisória que institui o bônus para servidores do INSS segue agora para o Senado com o objetivo de reduzir a fila de benefícios.
L

Flamengo vs Internacional: um confronto tradicional do futebol brasileiro transportado para a Libertadores

Olhando para a fase de grupos da prova, uma coisa é muito clara: tiveram uma prestação bastante semelhante. Porém, há outra coisa que as distingue: a forma atual. 
L

Ao vivo: 41º Flor do Maracujá movimenta cultura, turismo e economia em Porto Velho

Acompanhe pelo newsrondonia.com a transmissão direto do Parque dos Tanques, onde o evento segue até 10 de agosto com apresentações folclóricas e comidas típicas
L

Programa Comunidade News: ASDEMAP e Josemar Araújo — União, Conquistas e Orgulho no Bairro Flodoaldo Pontes Pinto

ASDEMAP e Josemar Araújo mostram como união e participação ativa transformaram o Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, com avanços em mobilidade, segurança e meio ambiente.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): GERLANE E SILVIA CONSULTORIO ODONTOLOGICO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 381 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): DNA AUTOMOTIVA PECAS E SERVICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00027.005/2025-SUL
L

Adobe Express vs. Illustrator: qual é o melhor para conversão vetorial?

Esta publicação explica tudo de forma simples e interessante para que você possa fazer a melhor escolha.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.