SEXTA-FEIRA, 20/03/2026

Em destaque

Mercosul espera assinar acordo com UE “muito em breve”, diz chanceler

Ministro Mauro Vieira participou de reunião de cúpula do bloco no Rio.

Por Bruno de Freitas Moura /Agência Brasil - 25

Publicado em 

Mercosul espera assinar acordo com UE “muito em breve”, diz chanceler
Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Mercosul espera assinar, “muito em breve”, um acordo de livre e comércio com a União Europeia (UE). A afirmação foi feita nesta quarta-feira (6) pelo ministro brasileiro das Relações Exteriores (MRE), Mauro Vieira, durante a abertura da 63ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

“Tivemos presente a necessidade de adaptar nossas economias ao novo contexto introduzido pelo acordo. A abertura comercial promovida pelo acordo Mercosul-UE foi concebida e negociada para dar a nossos atores econômicos o tempo necessário para preparar-se. Especialmente na etapa negociadora mais recente, tivemos o cuidado de ampliar as salvaguardas para a implementação dos compromissos assumidos”, afirmou Vieira.

O chanceler considera que o acordo reforçará a identidade do Mercosul como ator econômico global. O tratado resultará, segundo Vieira, na ampliação das exportações e aquisição de tecnologias para aprimorar a competitividade.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ressaltou que houve avanços importantes nas negociações entre Mercosul e União Europeia.

“Destaco os compromissos de ambos os lados em prol de um entendimento equilibrado no futuro próximo e a partir das bases sólidas que construímos nos últimos meses de engajamento intenso”, disse Alckmin.

Líderes e diplomatas intensificaram, nos últimos dias, as negociações que já duram cerca de 20 anos. No último fim de semana, durante a 28ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças do Clima (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o presidente da França, Emmanuel Macron, mostrou-se contrário a um acordo. No entanto, dias depois, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ter esperança na conclusão de um acordo.

Cúpula de líderes

Nesta quarta e na quinta-feira (7), ocorrem reuniões de cúpula de autoridades do Mercosul. No primeiro dia de encontros, participam ministros das Relações Exteriores, das áreas econômicas e presidentes de Bancos Centrais dos países. Representam o Brasil o vice-presidente Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Na quinta-feira, haverá o encontro de chefes de Estado.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, era esperado no Rio de Janeiro nesta quarta-feira. Mas, de acordo com nota do ministério, ficou em Brasília, onde “se dedicará aos temas da agenda econômica ainda pendentes no Congresso Nacional”. Haddad retornou ao Brasil nesta madrugada, após viagens por países do Oriente Médio e Alemanha.

Argentina

Além do tema UE, outra expectativa que cerca a reunião é a postura da Argentina em relação ao Mercosul. Esta é a última reunião do bloco antes da posse do presidente eleito Javier Milei, marcada para o domingo (10). Milei defendeu a saída da Argentina do bloco durante a campanha, mas recuou da ideia e passou a defender apenas mudanças.

Chamou a atenção o fato de a Argentina não ter enviado ministros ao Rio de Janeiro. Está presente no encontro apenas a secretária de Relações Econômicas Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Cecília Todesca Bocco.

“Aparente fragmentação”

O vice-presidente Geraldo Alckmin manifestou o interesse do Brasil em avançar com agendas e objetivos do Mercosul. “Num momento de aparente fragmentação das relações internacionais, o caminho da integração continua a ser relevante e pode dar resultados concretos”, afirmou.

O vice-presidente defendeu mais integração do comércio entre os países do bloco econômico, e comparou com a UE, onde 60% das transações internacionais acontecem entre os países integrantes. No Mercosul são apenas 10%, segundo Alckmin. “Nossos parceiros no bloco são essenciais no projeto de neoindustrialização”, declarou.

Alckmin ressaltou que o Mercosul precisa avançar na infraestrutura conjunta, melhorando rodovias, hidrovias, ferrovias, portos, aeroportos, adensando o intercâmbio energético, o escoamento da produção e favorecendo o turismo. “Tão importante quanto baixar tarifas e harmonizar padrões e sistemas é prover os meios físicos para garantir as trocas comerciais”, salientou.

O vice-presidente pediu ainda uma agenda do comércio com sustentabilidade. “Somos certamente uma potência na área energética e podemos dar um salto na exploração, transporte e agregação de valor dos nossos recursos naturais.”

Anúncios

Durante a reunião de cúpula, será assinado um acordo entre o Mercosul e Singapura. Será o primeiro tratado de livre comércio do Mercosul em mais de dez anos. “Porta de entrada para a Ásia. Essa integração fortalece os laços econômicos entre o Brasil, o Mercosul e a região asiática, criando oportunidades para maior diversificação das exportações e investimentos”, avaliou Geraldo Alckmin.

A programação do encontro entre as altas autoridades prevê ainda a assinatura de memorandos de entendimento com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Apesar de não constar na programação oficial, há uma expectativa de que líderes dos países do bloco se manifestem sobre a situação entre a Venezuela e Guiana, que disputam um território de fronteira. Nesta terça-feira (5), o presidente venezuelano, Nicolas Maduro, determinou a criação de um estado na região disputada.

Participação social

Na agenda dos presidentes dos países-membros e associados do Mercosul consta o recebimento da carta final da Cúpula Social. O evento foi realizado no início desta semana com a participação de representantes da sociedade civil organizada. Havia sete anos que o encontro não era realizado de forma presencial. Na carta, movimentos sociais fazem uma série de recomendações aos líderes, como defesa do ambiente, combate à fome, dignidade para trabalhadores e políticas de direitos humanos.

Mercosul

O Mercosul é um processo de integração regional iniciado em 1991, formado inicialmente pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Nas décadas seguintes foram aprovados os ingressos da Venezuela e Bolívia. Desde 2017, a Venezuela está suspensa pelo não cumprimento de cláusulas democráticas do bloco. A Bolívia ainda não concluiu o processo de ingresso, mas já teve a chancela dos parlamentos dos demais sócios. São países associados Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

O bloco abrange uma área de 14.869.775 quilômetros quadrados – o Brasil detém 57% – e uma população de 295 milhões de habitantes, sendo mais de 200 milhões de brasileiros.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura utilizará mão de obra de reeducandos em serviços urbanos

Prefeitura utilizará mão de obra de reeducandos em serviços urbanos

Proposta busca melhorar a cidade, reduzir custos e criar oportunidades de ressocialização por meio do trabalho
L
Prefeitura entrega ponte metálica do Bate Estaca até o fim do mês

Prefeitura entrega ponte metálica do Bate Estaca até o fim do mês

Obra na Estrada de Santo Antônio entra em fase final com a chegada da estrutura metálica e limpeza do igarapé nesta quinta-feira
L
Prefeitura de Porto Velho anula processo seletivo de residência em psiquiatria

Prefeitura de Porto Velho anula processo seletivo de residência em psiquiatria

Prefeito Léo Moraes determina auditoria e apuração de falhas no edital da Semusa para garantir a transparência na gestão pública
L

Norma federal muda regras para pesca e comércio do pirarucu no Brasil

Nova norma do Ibama, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, classifica o pirarucu como invasor fora da área natural e libera controle sem limites nessas regiões.
L
Saúde Bucal: Prefeitura realiza ações preventivas em escolas municipais

Saúde Bucal: Prefeitura realiza ações preventivas em escolas municipais

Mobilização “Dia B” leva atendimento odontológico e palestras educativas para estudantes da capital no dia 20 de março
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Vitória Morão fala sobre arte, identidade e pertencimento

Em seu trabalho, técnica e sensibilidade caminham juntas para ampliar olhares e contar histórias conectadas às vivências femininas, às memórias e ao território onde está inserida. Esse percurso também se fortalece no campo da formação artística.
L
Xbox Game Pass recebe Resident Evil 7 e novos jogos em março

Xbox Game Pass recebe Resident Evil 7 e novos jogos em março

Catálogo da Microsoft ganha reforço com títulos consagrados e lançamentos aguardados, ampliando opções para assinantes até abril.
L
Entenda as novas regras do governo Lula que limitam o acesso de menores às redes sociais

Entenda as novas regras do governo Lula que limitam o acesso de menores às redes sociais

A medida estabelece obrigações para plataformas digitais, como redes sociais, aplicativos e jogos, que passam a ter que adotar mecanismos mais rígidos de controle e segurança para usuários menores de 18 anos.
L

Giro News: Priscila Franco doa vida e inspira superação com Cleber Martinelli

A entrevista vai abordar não apenas os aspectos médicos do transplante de medula óssea, mas também o lado humano dessa história, o impacto na vida da família e a importância da doação para salvar vidas.
L
Senado aprova uso imediato de tornozeleira para agressores de mulheres

Senado aprova uso imediato de tornozeleira para agressores de mulheres

Projeto permite que delegados determinem o monitoramento em cidades sem juiz; proposta segue para sanção presidencial e amplia proteção prevista na Lei Maria da Penha.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes cobra novo parecer da PGR sobre envolvimento de Wassef no caso das joias

Moraes cobra novo parecer da PGR sobre envolvimento de Wassef no caso das joias

Ministro do STF suspende decisão sobre arquivamento e pede análise detalhada de provas da Polícia Federal; investigação apura desvio de presentes oficiais de Jair Bolsonaro.
L
Gleisi Hoffmann reforça adesão de municípios ao pacto contra o feminicídio

Gleisi Hoffmann reforça adesão de municípios ao pacto contra o feminicídio

Ministra destaca aumento de 96% nos casos em São Paulo e convoca prefeituras para atuação coordenada; evento em SP também detalhou investimentos recordes em saúde e habitação.
L
Deputada que fez blackface declarou-se parda à Justiça Eleitoral e recebeu Fundo Especial

Deputada que fez blackface declarou-se parda à Justiça Eleitoral e recebeu Fundo Especial

Fabiana Bolsonaro (PL) afirmou ser branca durante discurso na Alesp, mas registro de candidatura de 2022 indica autodeclaração parda; parlamentar recebeu verba destinada a cotas raciais.
L
Sílvia Cristina convida para o “Elas por Elas” e destaca protagonismo feminino em Porto Velho

Sílvia Cristina convida para o “Elas por Elas” e destaca protagonismo feminino em Porto Velho

Evento promovido pelo Movimento Mulheres Progressistas reúne lideranças e incentiva maior participação das mulheres na política e na sociedade neste sábado (21), às 17h.
L
Governo lança edital de R$ 100 milhões para proteção de crianças na internet

Governo lança edital de R$ 100 milhões para proteção de crianças na internet

MCTI e Finep apoiarão projetos de Inteligência Artificial focados em segurança digital; iniciativa coincide com o início da vigência do novo ECA Digital.
L
Publicidade

POLÍCIA

Briga de casal termina com apenado ferido com caco de vidro no Orgulho do Madeira

Briga de casal termina com apenado ferido com caco de vidro no Orgulho do Madeira

O homem disse que não queria registrar ocorrência contra a esposa.
12
Veículo roubado em São Paulo é recuperado na fronteira e repatriado em Guajará-Mirim

Veículo roubado em São Paulo é recuperado na fronteira e repatriado em Guajará-Mirim

Ação integrada entre forças de segurança do Brasil e da Bolívia localizou automóvel durante a Operação Protetor; carro estava sem placas no Porto Oficial.
10
Corpo de mulher em estado de decomposição é encontrado em residência na capital

Corpo de mulher em estado de decomposição é encontrado em residência na capital

Vítima estava desaparecida há três dias no bairro Nova Porto Velho; moradores acionaram a polícia após sentirem forte odor vindo do imóvel.
18
Tribunal de Justiça mantém condenação de homem por tráfico de drogas em RO

Tribunal de Justiça mantém condenação de homem por tráfico de drogas em RO

Segunda Câmara Criminal negou recurso que pedia absolvição ou desclassificação do crime para uso pessoal; réu cumprirá pena de 5 anos e 10 meses.
10
Ônibus que seguia para rodeio cai em rio após erro de trajeto em RO

Ônibus que seguia para rodeio cai em rio após erro de trajeto em RO

Veículo transportava trabalhadores e equipamentos para montagem de estruturas de evento; acidente ocorreu na zona rural de Chupinguaia e não houve feridos.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: PURO MEL DA AMAZONIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Revisão do veículo é essencial para viagens seguras, destaca Nova 364

Revisão do veículo é essencial para viagens seguras, destaca Nova 364

A concessionária destaca que a segurança viária começa antes mesmo da partida, com a revisão detalhada dos principais itens de segurança do automóvel.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados em concurso e fixa prazo de posse

Prefeitura de Jaru abre inscrições para o 2º Festival de Pesca

Evento será realizado em 25 de abril.
L
Doze cidades campeãs de royalties do petróleo têm qualidade de vida abaixo da média nacional

Doze cidades campeãs de royalties do petróleo têm qualidade de vida abaixo da média nacional

Estudo da organização Agenda Pública revela que alto faturamento com compensações financeiras não garante, por si só, avanço nos indicadores sociais de municípios no Rio, São Paulo e outros estados.
L

Requerimento da Licença Ambiental: LAVANDERIA HCR LTDA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
SUS pode implementar programa de rastreamento para câncer colorretal

SUS pode implementar programa de rastreamento para câncer colorretal

Diretriz elaborada por especialistas recebe parecer favorável da Conitec e passará por consulta pública; exames focam em pessoas de 50 a 75 anos sem sintomas.
L

Requerimento de Outorga: LAVANDERIA HCR LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Ressaca Folia 2026 mantém clima de Carnaval no Mercado Cultural

Ressaca Folia 2026 mantém clima de Carnaval no Mercado Cultural

Evento promovido por bloco tradicional reúne agremiações e estende a programação carnavalesca em Porto Velho até o início de abril.
L
Sonic the Hedgehog 4 confirma Jim Carrey e estreia em 2027

Sonic the Hedgehog 4 confirma Jim Carrey e estreia em 2027

Novo filme da franquia traz Amy Rose, Metal Sonic e reúne elenco estrelado para ampliar o universo do herói nos cinemas.
L