SEXTA-FEIRA, 09/05/2025

Mercosul espera assinar acordo com UE “muito em breve”, diz chanceler

Ministro Mauro Vieira participou de reunião de cúpula do bloco no Rio.

Por Bruno de Freitas Moura /Agência Brasil - 25

Publicado em 

Mercosul espera assinar acordo com UE “muito em breve”, diz chanceler
Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Mercosul espera assinar, “muito em breve”, um acordo de livre e comércio com a União Europeia (UE). A afirmação foi feita nesta quarta-feira (6) pelo ministro brasileiro das Relações Exteriores (MRE), Mauro Vieira, durante a abertura da 63ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

“Tivemos presente a necessidade de adaptar nossas economias ao novo contexto introduzido pelo acordo. A abertura comercial promovida pelo acordo Mercosul-UE foi concebida e negociada para dar a nossos atores econômicos o tempo necessário para preparar-se. Especialmente na etapa negociadora mais recente, tivemos o cuidado de ampliar as salvaguardas para a implementação dos compromissos assumidos”, afirmou Vieira.

O chanceler considera que o acordo reforçará a identidade do Mercosul como ator econômico global. O tratado resultará, segundo Vieira, na ampliação das exportações e aquisição de tecnologias para aprimorar a competitividade.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ressaltou que houve avanços importantes nas negociações entre Mercosul e União Europeia.

“Destaco os compromissos de ambos os lados em prol de um entendimento equilibrado no futuro próximo e a partir das bases sólidas que construímos nos últimos meses de engajamento intenso”, disse Alckmin.

Líderes e diplomatas intensificaram, nos últimos dias, as negociações que já duram cerca de 20 anos. No último fim de semana, durante a 28ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças do Clima (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o presidente da França, Emmanuel Macron, mostrou-se contrário a um acordo. No entanto, dias depois, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ter esperança na conclusão de um acordo.

Cúpula de líderes

Nesta quarta e na quinta-feira (7), ocorrem reuniões de cúpula de autoridades do Mercosul. No primeiro dia de encontros, participam ministros das Relações Exteriores, das áreas econômicas e presidentes de Bancos Centrais dos países. Representam o Brasil o vice-presidente Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Na quinta-feira, haverá o encontro de chefes de Estado.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, era esperado no Rio de Janeiro nesta quarta-feira. Mas, de acordo com nota do ministério, ficou em Brasília, onde “se dedicará aos temas da agenda econômica ainda pendentes no Congresso Nacional”. Haddad retornou ao Brasil nesta madrugada, após viagens por países do Oriente Médio e Alemanha.

Argentina

Além do tema UE, outra expectativa que cerca a reunião é a postura da Argentina em relação ao Mercosul. Esta é a última reunião do bloco antes da posse do presidente eleito Javier Milei, marcada para o domingo (10). Milei defendeu a saída da Argentina do bloco durante a campanha, mas recuou da ideia e passou a defender apenas mudanças.

Chamou a atenção o fato de a Argentina não ter enviado ministros ao Rio de Janeiro. Está presente no encontro apenas a secretária de Relações Econômicas Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Cecília Todesca Bocco.

“Aparente fragmentação”

O vice-presidente Geraldo Alckmin manifestou o interesse do Brasil em avançar com agendas e objetivos do Mercosul. “Num momento de aparente fragmentação das relações internacionais, o caminho da integração continua a ser relevante e pode dar resultados concretos”, afirmou.

O vice-presidente defendeu mais integração do comércio entre os países do bloco econômico, e comparou com a UE, onde 60% das transações internacionais acontecem entre os países integrantes. No Mercosul são apenas 10%, segundo Alckmin. “Nossos parceiros no bloco são essenciais no projeto de neoindustrialização”, declarou.

Alckmin ressaltou que o Mercosul precisa avançar na infraestrutura conjunta, melhorando rodovias, hidrovias, ferrovias, portos, aeroportos, adensando o intercâmbio energético, o escoamento da produção e favorecendo o turismo. “Tão importante quanto baixar tarifas e harmonizar padrões e sistemas é prover os meios físicos para garantir as trocas comerciais”, salientou.

O vice-presidente pediu ainda uma agenda do comércio com sustentabilidade. “Somos certamente uma potência na área energética e podemos dar um salto na exploração, transporte e agregação de valor dos nossos recursos naturais.”

Anúncios

Durante a reunião de cúpula, será assinado um acordo entre o Mercosul e Singapura. Será o primeiro tratado de livre comércio do Mercosul em mais de dez anos. “Porta de entrada para a Ásia. Essa integração fortalece os laços econômicos entre o Brasil, o Mercosul e a região asiática, criando oportunidades para maior diversificação das exportações e investimentos”, avaliou Geraldo Alckmin.

A programação do encontro entre as altas autoridades prevê ainda a assinatura de memorandos de entendimento com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Apesar de não constar na programação oficial, há uma expectativa de que líderes dos países do bloco se manifestem sobre a situação entre a Venezuela e Guiana, que disputam um território de fronteira. Nesta terça-feira (5), o presidente venezuelano, Nicolas Maduro, determinou a criação de um estado na região disputada.

Participação social

Na agenda dos presidentes dos países-membros e associados do Mercosul consta o recebimento da carta final da Cúpula Social. O evento foi realizado no início desta semana com a participação de representantes da sociedade civil organizada. Havia sete anos que o encontro não era realizado de forma presencial. Na carta, movimentos sociais fazem uma série de recomendações aos líderes, como defesa do ambiente, combate à fome, dignidade para trabalhadores e políticas de direitos humanos.

Mercosul

O Mercosul é um processo de integração regional iniciado em 1991, formado inicialmente pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Nas décadas seguintes foram aprovados os ingressos da Venezuela e Bolívia. Desde 2017, a Venezuela está suspensa pelo não cumprimento de cláusulas democráticas do bloco. A Bolívia ainda não concluiu o processo de ingresso, mas já teve a chancela dos parlamentos dos demais sócios. São países associados Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

O bloco abrange uma área de 14.869.775 quilômetros quadrados – o Brasil detém 57% – e uma população de 295 milhões de habitantes, sendo mais de 200 milhões de brasileiros.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

TRT-14 participa de Encontro Nacional da Justiça do Trabalho

Representantes da 14ª Região (RO/AC) contribuíram com os debates.
L
STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

Placar de 4 votos a 0 reverte decisão de suspensão de ação penal
L
Maternidade e empreendedorismo: os desafios de equilibrar essas duas jornadas

Maternidade e empreendedorismo: os desafios de equilibrar essas duas jornadas

Como mães empreendedoras enfrentam a dupla carga do cuidado e da gestão.
L

Estão abertas as inscrições para o edital do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Valor de R$ 1.383.848,48 para fomento às políticas voltadas à criança e ao adolescente
L

Veja a programação da celebração em homenagem às mães marcada para este sábado (10)

A programação começa a partir das 16h, com uma série de atrações gratuitas
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Talk News | Entrevista Oseias Oliveira da Silva e Marciel Oliveira da Silva

Nesta sexta-feira, dia 9, às 16h, o programa Talk News, apresentado por Victor Marques, recebe Oseias Oliveira da Silva e Marciel Oliveira da Silva para uma entrevista inspiradora.
L
Mulheres na Política: O desafio da representatividade e da transformação

Mulheres na Política: O desafio da representatividade e da transformação

No programa Em Cima da Hora, Agna Souza e Renata Camurça debateram os desafios, avanços e a importância da participação feminina na política de Rondônia.
L

Agenda News: Royal Parma conquista Porto Velho com parmegiana irresistível

Recém-chegada à cidade, a marca se destaca pelo sabor irresistível, ingredientes selecionados e entrega rápida, tornando-se referência em delivery de pratos saborosos.
L

Após o sucesso da Casa de Vidro de Candeias, Schinayder promete uma edição especial em Porto Velho

“Já estamos vendo algumas casas para o novo reality show. Aguarde que vem novidades por aí!”
L

Enem 2025: divulgadas as datas de inscrição e aplicação das provas

Candidatos podem se inscrever de 26 de maio a 6 de junho no exame, que é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil e pode ser utilizado no Sisu, Prouni ou Fies. Provas serão em 9 e 16 de novembro
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

Mais de 61 mil alunos possuem alguma deficiência relacionada à surdez
L
Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Os recursos, no valor de R$ 9.2 milhões, foram viabilizados por emenda de bancada encaminhada por Chrisóstomo ainda em 2022, e agora empenhados pela atual gestão municipal.
L
Ieda Chaves recebe informação de que o "Tchau Poeira" estará de volta no Três Marias

Ieda Chaves recebe informação de que o “Tchau Poeira” estará de volta no Três Marias

Direção do DER-RO confirma reinício das obras até o dia 15 de maio, na zona Leste, de Porto Velho.
L

Eyder Brasil sugere criação de crédito emergencial voltado a mães atípicas em Rondônia

Indicação visa garantir apoio financeiro a mulheres que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com deficiência ou TEA
L

Deputada Sílvia Cristina lança projeto Olhar de Amor para oferecer cirurgias de catarata e pterígio

Lançamento oficial será na próxima segunda, dia 12, no Hospital de Amor em Ji-Parana.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia na Dom Pedro II sentido Jorge Teixeira, quando a condutora do Honda Fit invadiu a preferencial e causou a batida.
16
Polícia Civil localiza arma usada em tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Porto Velho

Polícia Civil localiza arma usada em tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Porto Velho

Segundo as investigações, a vítima, identificada apenas como M.F.S., foi atacada após aceitar uma corrida.
14
Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra foragido da Justiça do Acre em Extrema

Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra foragido da Justiça do Acre em Extrema

O indivíduo foi localizado durante diligências e, após a confirmação de sua identidade, recebeu voz de prisão. Ele foi informado de seus direitos e encaminhado à unidade policial para os procedimentos legais.
12
Polícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável em Rondônia

Polícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável em Rondônia

O condenado, identificado apenas pelas iniciais, foi localizado e capturado após trabalho investigativo.
16
Operação em Porto Velho resulta na prisão de 8 pessoas por furto de energia

Operação em Porto Velho resulta na prisão de 8 pessoas por furto de energia

Linha de apoio: Durante a ação de fiscalização também foram encontrados cabos de energia de uso exclusivo da distribuidora.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil prende dois suspeitos e apreende drogas em ação no distrito de Extrema

Polícia Civil prende dois suspeitos e apreende drogas em ação no distrito de Extrema

Durante a ação, o suspeito M.H.F.S. tentou fugir pelos fundos da residência, mas foi contido pela equipe.
10

Semasf realiza palestra sobre equilíbrio emocional voltada às servidoras da pasta

Palestra abordou cuidado com a saúde física e emocional
L
SENAI-RO e UFJF firmam parceria para gestão de grandes paradas em usina hidrelétrica

SENAI-RO e UFJF firmam parceria para gestão de grandes paradas em usina hidrelétrica

As tratativas iniciaram em 2024, a partir de uma demanda da própria empresa que buscava soluções inovadoras para desafios do setor elétrico.
L

Parque Aquático Vinícius Danin recebe Copa Madeirão de natação neste sábado (10)

A competição deve reunir mais de 160 atletas de várias idades.
L

Prefeitura adota iluminação temática em espaços culturais em referência ao Maio Amarelo

A iluminação faz parte do esforço de sensibilizar a população sobre a importância da responsabilidade e do cuidado no trânsito
L

Capacitação em produção de manivas de mandioca impulsiona agricultura familiar em Porto Velho

Oficina representa mais um passo no fortalecimento da agricultura familiar
L

Vias ao redor da Praça CEU serão interditadas para festa em homenagem ao Dia das Mães

A rua Antônio Fraga Moreira sofrerá interdição parcial a partir das 18h de sexta-feira (9), para a montagem da estrutura do evento
L

Gesto do pedestre pode ser decisivo para a segurança no trânsito

Ele garante a prioridade de passagem na faixa
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.