TERÇA-FEIRA, 09/09/2025
Publicidade
SICRED

Racismo influencia abordagem policial e processo por tráfico de droga

Defensoria Pública de São Paulo acompanhou 114 processos penais.

Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Racismo influencia abordagem policial e processo por tráfico de droga
Marcelo Camargo/Agência Brasil
As pessoas acusadas por tráfico de drogas em São Paulo são jovens, negras, pobres e moradoras das periferias. Essa população constitui o alvo da guerra às drogas por parte da segurança pública e da justiça criminal, segundo o relatório Liberdade Negra Sob Suspeita: o pacto da guerra às drogas em São Paulo, que avaliou 114 processos penais acompanhados pela Defensoria Pública, desde o inquérito até a execução da pena.Racismo influencia abordagem policial e processo por tráfico de droga - News RondôniaRacismo influencia abordagem policial e processo por tráfico de droga - News Rondônia

O documento, divulgado nesta quinta-feira (23), foi produzido pela Iniciativa Negra, Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas e apoio do Núcleo Especializado de Situação Carcerária (Nesc) da Defensoria Pública do Estado.

“Esse desequilíbrio em uma atuação a partir de um estereótipo, do racismo institucional ou estrutural, é uma questão que vai perpassando vários momentos do processo e da acusação dessa pessoa. A partir dessa abordagem policial, que diversos movimentos e pesquisadores têm questionado há muito tempo, [haverá] um perfilamento que vai ser racializado e definir o público alvo prioritário de abordagem policial. E vai ter como resultado também o desequilíbrio de representação racial no judiciário brasileiro”, disse Juliana Borges, coordenadora de articulação e incidência política da Iniciativa Negra.

Pessoas negras correm mais risco de serem presas durante patrulhamento (56%) ou por investigação de denúncia anônima (52%) por crimes relacionados à Lei de Drogas, enquanto a maioria dos brancos é presa durante operações policiais (63%), o que demonstra tratamento diferente por parte de policiais a pessoas negras e pessoas brancas durante abordagens no estado de São Paulo.

Tal diferença é relevante já que, para iniciar uma operação policial, deve haver investigação prévia, levantamento de informações sobre o acusado, possível acionamento da Polícia Civil, testemunhas, indícios e provas. O patrulhamento, no entanto, pode considerar definições não objetivas sobre o que seria uma atitude suspeita e ocorre em locais marcados como pontos de comércio de drogas.

“O que percebemos é que a maioria das pessoas que estão sendo presas estavam com uma quantidade ínfima de substância [ilegal]. E essas pessoas não são grandes traficantes. Se a ideia do Estado é combater tráfico, essas ações policiais precisam estar mais baseadas em investigação, inteligência, produção de dados, evidências”, disse Borges.

No entanto, ela afirma que o que se tem visto hoje é que as ações policiais estão ligadas ao uso de patrulhamento ostensivo, que é baseado na leitura dos policiais do que é ou não uma atitude suspeita. Segundo a pesquisa, resultam muitas prisões arbitrárias de pessoas negras.

Polícia Militar

A Polícia Militar do estado é apontada em 80% dos processos por agressões no momento da prisão; 66% dos relatos são de pessoas negras, ou seja, o dobro dos 33% informados por brancos. “As ações policiais são em sua maioria, arbitrárias, violadoras de direitos e violentas, levando a altos índices de letalidade entre as populações negras e os agentes de segurança pública, também em sua maioria, pessoas negras”, diz o documento.

Segundo a pesquisa, há uma estrutura judicial e um sistema penal historicamente construído a partir de estatutos coloniais e escravocratas desde a abolição inconclusa no Brasil.

O sistema de justiça criminal, por sua vez, legitima e perpetua uma lógica de encarceramento em massa que fortalece o crime organizado, impondo pessoas em conflito com a justiça criminal a um processo de desumanização através do cárcere, gerando consequências deletérias às famílias e comunidades negras e aos territórios periféricos”, acrescenta o relatório.

Além disso, a pesquisa apontou que justificativas consideradas frágeis dadas pelas autoridades policiais durante a abertura do inquérito policial foram reforçadas e corroboradas por juízes no momento da análise dos casos e execução da pena. Em apenas 15 ocorrências foi confirmada a presença de testemunhas civis, enquanto em 99 ocorrências, ou seja, em 87% dos casos, a única testemunha do processo criminal é a própria autoridade responsável pela prisão.

No estudo, foi observado um padrão de severidade adotado pelo judiciário nas penas relacionadas à Lei de Drogas no estado, explicitado pela maioria de condenações por tráfico privilegiado, que não é considerado crime hediondo pelo Código Penal Brasileiro, mas que aparece em 33% dos processos equiparadas à crimes de maior gravidade para justificar as penas em regime fechado e uma multa cumulada de um a 200 dias multas, o que pode chegar a R$ 7.272,00.

O relatório ressalta que, embora a Lei de Drogas não prevê a pena de prisão para o usuário de substâncias consideradas ilícitas, a falta de critérios objetivos para a distinção entre usuário e traficante, levou ao longo dos anos a um aumento exponencial no encarceramento em massa no país.

Perfil

Os dados apontam ainda que 54% das pessoas presas nos processos analisados eram negras. A maior parte dos presos é jovem, sendo 58% com idade entre 18 e 21 anos, e não tem antecedentes criminais – 51% são réus primários.

Além disso, 54% dos presos estavam desempregados no momento da prisão; 40% alegou ter uma ocupação profissional e, destes, 65% realizavam serviços gerais ou atuavam como técnicos de manutenção.

Sobre a renda das pessoas encarceradas que declararam ter alguma ocupação remunerada, 28% tinham rendimentos acima de R$ 1.500, contra um total de 66% de pessoas que não conseguiam chegar a este rendimento por mês. Cerca de 7% dos processos não continham informações sobre a renda.

Quando se compara o grau de escolaridade dos acusados, a vantagem é dos brancos, já que 62% deles cursaram todo o ensino médio, enquanto só 39% dos negros completaram essa etapa do ensino. A maioria das pessoas negras acusadas pela Lei de Drogas no estado não chegou a completar o ensino fundamental — o equivalente a 71% dos casos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Justiça dá cinco dias para aéreas e ANAC se manifestarem

Justiça dá cinco dias para aéreas e ANAC se manifestarem

Prazo foi definido pela Justiça de Rondônia após ação sobre cancelamentos de voos no estado.
L
Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

A oficina conectou arte e identidade cultural, promovendo aprendizado, inclusão e protagonismo dos participantes.
L
Prefeitura de Rio Crespo apresenta oficialmente o hino municipal em evento de 7 de Setembro

Prefeitura de Rio Crespo apresenta oficialmente o hino municipal em evento de 7 de Setembro

A melodia do hino municipal de Rio Crespo foi apresentada oficialmente durante o desfile de 7 de Setembro, em uma cerimônia marcada por emoção e homenagem aos pioneiros do município.
L
Jaru receberá curso de formação para novos árbitros; inscrições vão até 15 de setembro

Jaru receberá curso de formação para novos árbitros; inscrições vão até 15 de setembro

Capacitação gratuita acontece de 17 a 21 de setembro e habilita para atuar em competições municipais e estaduais.
L
Inovação amazônica conquista espaço nacional com apoio do Sebrae e parceiros

Inovação amazônica conquista espaço nacional com apoio do Sebrae e parceiros

Startup Ecotech Amazônia, criada na UNIR, é premiada em edital nacional da ABDI como única representante da região Norte.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Giro News | Entrevista com Tiago Costa

Nesta terça-feira, 09, às 16h, o Giro News recebe o professor Tiago Costa, coordenador do curso de Direito da UNAMA Porto Velho.
L
Moraes elenca 13 atos para condenação de Bolsonaro

Moraes elenca 13 atos para condenação de Bolsonaro

Relator do caso no STF, Alexandre de Moraes detalha os atos executórios da trama que buscava a condenação de Bolsonaro por golpe de Estado.
L
Alexandre de Moraes vota para condenar Bolsonaro

Alexandre de Moraes vota para condenar Bolsonaro

Alexandre de Moraes vota para condenar Jair Bolsonaro e mais sete aliados por tentativa de golpe de Estado, alegando que o ex-presidente é o líder de organização criminosa.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L

Enfermeira Mara Correia representa Rondônia no maior congresso de enfermagem da América Latina

Enfermeira Mara Correia, única palestrante da região Norte, representou Rondônia no CBCENF em Salvador, a convite do COFEN.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L

POLÍTICA

Flávio Bolsonaro ataca ministro do STF após voto pela condenação

Flávio Bolsonaro ataca ministro do STF após voto pela condenação

O senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente, critica o ministro Alexandre de Moraes e acusa o Supremo Tribunal Federal de perseguição política em meio ao julgamento de Jair Bolsonaro.
L
Congresso promulga PEC que muda regras de precatórios

Congresso promulga PEC que muda regras de precatórios

Medida promulgada no Congresso ajuda União, estados e municípios a quitar precatórios, retirando-os do limite de despesas primárias e refinanciando dívidas.
L
Comissão na Câmara vai analisar a PEC da Segurança

Comissão na Câmara vai analisar a PEC da Segurança

Câmara dos Deputados instala comissão especial que irá analisar a PEC da Segurança Pública, com o objetivo de constitucionalizar o Sistema Único de Segurança Pública.
L
Lula inaugura centro e defende soberania amazônica

Lula inaugura centro e defende soberania amazônica

Presidente brasileiro inaugurou o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia em Manaus, afirmando que países da região são capazes de resolver seus próprios problemas.
L
Câmara pauta nova tarifa social para energia

Câmara pauta nova tarifa social para energia

MP da tarifa de energia gratuita para 18 milhões é votada na Câmara dos Deputados em pautas consensuais.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra operação contra transporte ilegal de ouro em Rondônia

PF deflagra operação contra transporte ilegal de ouro em Rondônia

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão na capital Porto Velho/RO
10
PRF em Rondônia prende homem após tentativa de homicídio na BR-364

PRF em Rondônia prende homem após tentativa de homicídio na BR-364

Desentendimento no trânsito termina em disparo contra um caminhoneiro em Pimenta Bueno
12

Servidora de Quedas do Iguaçu é presa após técnico encontrar pornografia infantil em celular

Uma servidora pública da área da saúde em Quedas do Iguaçu (PR) foi presa pela Polícia Civil por possuir e armazenar pornografia infantojuvenil envolvendo a filha de nove anos
16
Crianças morrem em acidente de carro com incêndio em Rondônia

Crianças morrem em acidente de carro com incêndio em Rondônia

Um grave acidente na RO-429 resultou na morte de um bebê de 4 meses e uma criança de 1 ano, após o carro em que estavam sair da pista e pegar fogo.
18
Governo inicia desintrusão em terra indígena de Rondônia

Governo inicia desintrusão em terra indígena de Rondônia

Operação federal para retirar não-indígenas começa no território da etnia Uru-Eu-Wau-Wau, com o objetivo de combater atividades ilegais e garantir a proteção dos povos originários.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): IGOR MESQUITA VALADÃO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Prefeitura de Jaru investe R$ 220 mil em novos equipamentos para a saúde

Prefeitura de Jaru investe R$ 220 mil em novos equipamentos para a saúde

Recursos próprios foram usados na compra de mobiliários e aparelhos para hospitais e unidades básicas do município.
L
Governo regulamenta pensão e indenização a vítimas do vírus Zika

Governo regulamenta pensão e indenização a vítimas do vírus Zika

Ministério da Previdência e INSS definem pagamento de indenização de R$ 50 mil e pensão mensal a pessoas com deficiência permanente associada ao vírus Zika.
L
Julgamento no STF tem segundo voto pela condenação de Bolsonaro

Julgamento no STF tem segundo voto pela condenação de Bolsonaro

O ministro Flávio Dino vota pela condenação de Jair Bolsonaro e mais sete réus na trama golpista, ampliando para dois a zero o placar no Supremo Tribunal Federal.
L
New York Times aponta bandeira dos EUA como símbolo da direita brasileira

New York Times aponta bandeira dos EUA como símbolo da direita brasileira

O jornal The New York Times afirma que o uso da bandeira americana em atos da direita no Brasil homenageia o presidente Trump e protesta contra a condenação de Jair Bolsonaro.
L
Flávio Dino defende que crimes golpistas não podem ser anistiados

Flávio Dino defende que crimes golpistas não podem ser anistiados

Em seu voto no STF, o ministro Flávio Dino afirma que os crimes imputados a Jair Bolsonaro e aliados são insuscetíveis de anistia e que ameaças estrangeiras não influenciam no julgamento.
L

Adolescente sem CNH bate carro em ambulância e deixa 2 feridos

O motorista da ambulância teve três costelas quebradas e uma mulher que estava no veículo ficou com escoriações leves
14
Agenda News: Sushi Zen conquista paladar com combos e promoções

Agenda News: Sushi Zen conquista paladar com combos e promoções

Restaurante aposta em sabores marcantes e preços acessíveis via Pix. Combos generosos e mimos especiais fidelizam clientes em Porto Velho.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): ECCO PET SHOP E CLINICA VETERINARIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.