DOMINGO, 02/11/2025

Em destaque

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo

Proporção é de 87%, se considerados apenas aqueles com cor informada.

Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo
Tânia Rêgo/Agência Brasil
O número de pessoas mortas pela polícia em apenas oito estados brasileiros chegou a 4.219 em 2022. Desse total, 2.700 foram considerados negros (pretos ou pardos) pelas autoridades policiais, ou seja, 65,7% do total. Se considerados apenas aqueles com cor/raça informada (3.171), a proporção de negros chega a 87,4%.

Os dados são do estudo Pele Alvo: a Bala não Erra o Negro, realizado pela Rede de Observatórios da Segurança, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), e divulgado nesta quinta-feira (16), com base em estatísticas fornecidas pelas polícias do Rio de Janeiro, de São Paulo, da Bahia, de Pernambuco e do Ceará, Piauí, Maranhão e Pará, com base na Lei de Acesso à Informação (LAI).

Continua após a publicidade

Dos oito estados, apenas o Maranhão não informou a cor/raça de qualquer um dos mortos. Já nos estados do Ceará e Pará, há um grande número de mortos sem identificação de cor/raça: 69,7% e 66,2% do total, respectivamente.

Os dados mostram que a polícia baiana foi a mais letal no ano passado, com 1.465 mortos (1.183 tinham cor/raça informada). Desse total, 1.121 eram negros, ou seja, 94,8% daqueles com cor/raça informada, bem acima da parcela de negros na população total do estado (80,8%), segundo a pesquisa, feita com base em dados do Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE).

Aliás, isso ocorre em todos os sete estados que informaram a cor/raça de parte das vítimas. No Pará, por exemplo, 93,9% dos mortos com cor e raça identificadas eram negros, enquanto o percentual de negros na população é de 80,5%, de acordo com o estudo.

Os demais estados apresentaram as seguintes proporções de mortes de negros entre aqueles com cor/raça informada e percentuais de negros na população: Pernambuco (89,7% e 65,1%, respectivamente), Rio de Janeiro (87% e 54,4%), Piauí (88,2% e 79,3%), Ceará (80,43% e 71,7%) e São Paulo (63,9% e 40,3%).

Racismo

“Os negros são a grande parcela dos mortos pelos policiais. Quando se comparam essas cifras com o perfil da população, vê-se que tem muito mais negros entre os mortos pela polícia do que existe na população. Esse fator é facilmente explicado pelo racismo estrutural e pela anuência que a sociedade tem em relação à violência que é praticada contra o povo negro”, diz o coordenador do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), Pablo Nunes.

Nunes também destaca que há falta de preocupação em registrar a cor e raça dos mortos pela polícia em estados como Maranhão, Ceará e Pará. “A dificuldade de ser transparente com esses dados também revela outra face do racismo, que é a face de não ser tratado com a devida preocupação que deveria. Se a gente não tem dados para demonstrar o problema, a gente ‘não tem’ o problema e, se ‘não há’ problema, políticas públicas não precisam ser desenhadas.”

O estudo mostrou ainda que, neste ano, a Bahia ultrapassou o Rio no total de óbitos (1.465 contra 1.330). Em terceiro lugar, aparece Pernambuco, com 631 mortes. “Isso significa um cenário de degradação das forças policiais baianas e um processo de falta de políticas públicas de ação do governo estadual para lidar com essa questão, elencando-a como prioridade e estabelecendo metas e indicadores de redução dessa letalidade por parte das forças policiais”, afirma Nunes.

Segundo a Rede de Observatórios, a quarta edição do estudo demonstra o crescente nível da letalidade policial contra pessoas negras. “Em quatro anos de estudo, mais uma vez, o número de negros mortos pela violência policial representa a imensa maioria. E a constância desse número, ano a ano, ressalta a estrutura violenta e racista na atuação desses agentes de segurança nos estados, sem apontar qualquer perspectiva de real mudança de cenário”, afirma Silvia Ramos, pesquisadora da rede.

Segundo ela, é preciso entender esse fenômeno como uma questão política e social. “As mortes em ação também trazem prejuízos às próprias corporações que as produzem. Precisamos alocar recursos que garantam uma política pública que efetivamente traga segurança para toda a população”, completa.

Posicionamentos

A Secretaria de Segurança de São Paulo informou, por meio de nota, que as abordagens da Polícia Militar obedecem a parâmetros técnicos disciplinados por lei, que criou a Divisão de Cidadania e Dignidade Humana e que seus protocolos de abordagem foram revisados. Além disso, oferece cursos para aperfeiçoar seu trabalho – nos cursos de formação, os agentes estudam ações antirracistas.

Uma comissão analisa todas as ocorrências por intervenção policial e se dedica a ajustar procedimentos. A Polícia Civil paulista busca “estabelecer diretrizes e parâmetros objetivos, racionais e legais, sem qualquer tipo de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, origem, onde o policial civil, no desempenho da sua atividade”.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informa que, de janeiro a outubro de 2023, o estado alcançou redução de 22% nas mortes por intervenção de agentes do Estado, se comparado ao mesmo período de 2022, quando foram registrados, respectivamente,  440 e 569 casos em todo o Pará. A Segup ressalta que as ocorrências são registradas no Sistema Integrado de Segurança Pública pela Polícia Civil e que o campo “raça/cor” não é de preenchimento obrigatório, sendo a informação de natureza declaratória por parte de parentes ou da vítima no momento do registro.

Na Bahia, a Secretaria da Segurança Pública ressalta que as ações policiais são pautadas dentro da legalidade e que qualquer ocorrência que fuja dessa premissa é rigorosamente apurada e todas as medidas legais são adotadas. A secretaria informa que investe constantemente na capacitação dos efetivos e também em novas tecnologias, buscando sempre a redução da letalidade e a preservação da vida.

Para tanto, foi criado um grupo de trabalho voltado para a discussão e criação de políticas que auxiliem na redução da letalidade policial, promovendo uma análise mais aprofundada das informações provenientes dessas ocorrências, como o perfil das pessoas envolvidas, contextualização e região, entre outros dados que possam colaborar para a redução desses índices. A secretaria destaca ainda que a maioria dos acionamentos  policiais se dá a partir dos chamados via 190 (Centro Integrado de Comunicações) e 181 (Disque Denúncia), além das operações para cumprimentos de mandados determinados pela Justiça.

No Rio de Janeiro, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, em todos os cursos de formação e aperfeiçoamento de praças e oficiais, a corporação insere nas grades curriculares como prioridade absoluta disciplinas como direitos humanos, ética, direito constitucional e leis especiais. A questão racial perpassa, de forma muito incisiva, por todas essas doutrinas na formação dos quadros da corporação.

De acordo com a assessoria, internamente, a Polícia Militar do Rio de Janeiro tem feito a sua parte para enfrentar o desafio do racismo estrutural ao longo de mais de dois séculos. Foi a primeira corporação a oferecer a pretos uma carreira de Estado, e hoje mais de 40% do seu efetivo é composto por afrodescendentes.

A instituição orgulha-se também de seu pioneirismo em ter pretos nos postos de comando. O coronel PM negro Carlos Magno Nazareth Cerqueira comandou a corporação durante duas gestões, nas décadas de 1980 e 1990, tornando-se uma referência filosófica para toda a tropa, ao introduzir os conceitos de polícia cidadã e polícia de proximidade. No decorrer dos últimos 40 anos, outros oficiais negros ocuparam o cargo máximo da corporação.

Agência Brasil entrou em contato com as polícias dos outros estados e aguarda os posicionamentos.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nova Mamoré celebra o Dia do Servidor Público com festa, sorteio de R$ 11 mil e anúncio da construção de clube de lazer para os servidores

Nova Mamoré celebra o Dia do Servidor Público com festa, sorteio de R$ 11 mil e anúncio da construção de clube de lazer para os servidores

O evento reuniu centenas de trabalhadores municipais e suas famílias no Espaço Alternativo, novo ponto de encontro da cidade, que ainda não foi inaugurado oficialmente, mas pôde receber o evento por estar com as obras avançadas e próximas da finalização, garantindo qualidade e segurança aos participantes.
L
A omissão governamental fortaleceu o crime: Rio de Janeiro sob o Comando Vermelho

A omissão governamental fortaleceu o crime: Rio de Janeiro sob o Comando Vermelho

Como cidadão apartidário e pagador de impostos, manifesto a minha apreensão e indignação pelo momento de falta de segurança do país, causado pela negligência e ausência de seriedade de nossos governantes e políticos.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA: Juiz federal manda parar ataques insanos de destruição e incêndios em casas de produtores rurais de Rondônia

OPINIÃO DE PRIMEIRA: Juiz federal manda parar ataques insanos de destruição e incêndios em casas de produtores rurais de Rondônia

O desembargador Newton Ramos, da Justiça Federal da Primeira Região, o TRF1, de Brasília, acabou com a sanha destruidora dos servidores públicos, que deveriam defender as famílias pobres que vivem da terra, mas aceitaram cumprir a missão de atacar suas propriedades, queimando casas e outros bens, como até motos pessoais encontradas.
L
Crea-RO alerta para risco em imóveis sem inspeção predial

Crea-RO alerta para risco em imóveis sem inspeção predial

Vistoria em casa que desabou na capital de Rondônia mostra patologias graves e a importância da inspeção predial. Engenheiros do Crea-RO destacam falta de manutenção estrutural e técnica.
L
Governo de Rondônia assina ordem de serviço para construção do Centro de Treinamento das Forças de Segurança em Ariquemes

Governo de Rondônia assina ordem de serviço para construção do Centro de Treinamento das Forças de Segurança em Ariquemes

Com investimento de R$ 3,95 milhões, o Centro “Capitão Sílvio” vai fortalecer a formação e capacitação dos profissionais de segurança pública em todo o estado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo de Rondônia inicia Chamada Escolar Pública Online 2025 para estudantes fora da escola

Governo de Rondônia inicia Chamada Escolar Pública Online 2025 para estudantes fora da escola

Inscrições seguem até 30 de novembro e visam garantir o direito à educação e o planejamento do ano letivo de 2026.
L
Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

Faculdade UNIÚNICA inaugura polo EAD em Porto Velho

A instituição chega à capital rondoniense com ensino acessível e moderno, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades a distância e semipresencial.
L

Vaga de emprego para Analista de Operações em Porto Velho, Salário R$ 7.000,00

A Nova364 está contratando Analista de Operações para atuar no acompanhamento de orçamentos, medições, relatórios e gestão de desempenho operacional.
L

Vaga de emprego para Engenheiro de Orçamento em Porto Velho, Salário R$ 15.000,00

A empresa Nova364 está contratando Engenheiro de Orçamento com experiência em obras rodoviárias e domínio em Excel e AutoCAD avançado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Auxiliar Administrativo em Porto Velho, Salário R$ 3.000,00

A Nova364 está contratando Auxiliar Administrativo com perfil organizado, boa comunicação e domínio em Excel para apoiar a área de operações.
L

Vaga de emprego para Engenheiro de Pavimentação em Porto Velho, Salário R$ 15.000,00

A Nova364 está contratando Engenheiro de Pavimentação com experiência em obras rodoviárias, domínio técnico em dimensionamento e restauração de pavimentos.
L

Vaga de emprego para Palestrante em Porto Velho, Salário R$ 2.079,00

Empresa terceirizada da Energisa busca profissional comunicativo e com boa oratória para atuar em unidade móvel educativa sobre eficiência energética.
L

Vaga de emprego para Motorista/Eletricista em Porto Velho, Salário R$ 2.866,00

Empresa terceirizada da Energisa está contratando profissional com experiência em rede elétrica e cursos atualizados de eletricista e direção defensiva.
L
Desemprego no Brasil atinge menor taxa da série histórica

Desemprego no Brasil atinge menor taxa da série histórica

A taxa de desemprego no trimestre encerrado em setembro repete o menor índice desde 2012, e número de empregados com carteira assinada é recorde.
L

POLÍTICA

Vereadora do PSOL afirma que traficantes são “trabalhadores”

Parlamentar defendeu que as drogas são uma mercadoria como o açúcar e o café.
L
Coronel Chrisóstomo participa de baile da melhor idade em Rio Crespo e reforça valorização dos idosos

Coronel Chrisóstomo participa de baile da melhor idade em Rio Crespo e reforça valorização dos idosos

Evento 1º Baila 60+ reuniu a terceira idade em uma noite de confraternização e contou com a presença de autoridades municipais e do deputado federal Coronel Chrisóstomo.
L
Projeto de Lei Antifacção endurece penas e amplia combate a organizações criminosas

Projeto de Lei Antifacção endurece penas e amplia combate a organizações criminosas

Proposta assinada pelo presidente Lula prevê maior rigor para integrantes de facções e instrumentos de investigação mais eficazes.
L
Câmara discutirá projeto de voto distrital misto para 2030

Câmara discutirá projeto de voto distrital misto para 2030

A Câmara dos Deputados prepara a votação de um projeto que visa instituir o voto distrital misto com voto único para a eleição de deputados e vereadores, a partir das eleições de 2030, buscando aproximar eleitor e eleito.
L
Lula inaugura obras em Belém e participa de eventos ligados à COP30

Lula inaugura obras em Belém e participa de eventos ligados à COP30

Presidente cumpre agenda de inaugurações e reuniões preparatórias para a COP30 e permanece em Belém até o dia 7 de novembro.
L
Publicidade

POLÍCIA

Casal é preso por roubo a gari em Porto Velho

Casal é preso por roubo a gari em Porto Velho

Tiago C. P. e Isadora S. O., ambos de 31 anos, foram detidos na Zona Leste de Porto Velho após uma perseguição, horas depois de assaltarem um gari na Zona Sul.
10
Polícia Militar do Setor 15 do 5º BPM apreende motocicleta clonada na zona Leste

Filho agride o pai e leva tv da casa para trocar por drogas na zona leste

Segundo a PM, o suspeito teria chegado na casa sob efeito de drogas, querendo pegar objetos para trocar por drogas, momento que o pai tentou impedir.
12
Força Tática do 1º BPM prende suspeito de roubo e recupera celular de adolescente no Centro de Porto Velho

Força Tática do 1º BPM prende suspeito de roubo e recupera celular de adolescente no Centro de Porto Velho

O suspeito foi encaminhado ao Departamento de Flagrantes, onde ficou à disposição da Justiça.
10
Repórter policial Rosinaldo Guedes é ameaçado de morte

Repórter policial Rosinaldo Guedes é ameaçado de morte

Suspeito que se apresentou como policial civil foi detido em flagrante pela PRF.
10
Homem é preso com rifle calibre .44 após ameaçar vizinho na zona Leste

Homem é preso com rifle calibre .44 após ameaçar vizinho na zona Leste

A arma apreendida foi entregue à Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cacoal sedia Fase Estadual Infantil do Joer 2025 a partir de 3 de novembro

Cacoal sedia Fase Estadual Infantil do Joer 2025 a partir de 3 de novembro

Evento promovido pela Seduc reúne estudantes-atletas de todo o estado em 11 modalidades esportivas e reforça a integração escolar.
L

Condenado por estupro é preso pela PCRO

A ordem judicial foi expedida pelo Poder Judiciário, após a conclusão do processo criminal que reconheceu o acusado como autor do crime previsto no artigo 217-A do Código Penal.
14

Mãe pede ajuda para encontrar filho adolescente que fugiu de casa após ficar sem celular

“Eu tirei o celular dele porque ele não me respeitava mais, só queria saber de jogo. Aí, hoje, pulou o muro e sumiu”, contou a mãe, desesperada.
10

Casal é flagrado tentando comprar drogas com motorista de aplicativo

Na noite de sexta-feira (31), um casal acabou fazendo uma “corrida” que terminou direto na delegacia de Vilhena.
12
Motoboy fica ferido em acidente com Strada na Avenida Rio Madeira

Motoboy fica ferido em acidente com Strada na Avenida Rio Madeira

Vítima sofreu escoriações e foi socorrida pelo Samu.
12
Integração logística da Amazônia é fortalecida durante visita do Ministério da Defesa ao Porto de Porto Velho

Integração logística da Amazônia é fortalecida durante visita do Ministério da Defesa ao Porto de Porto Velho

Comitiva conheceu de perto o funcionamento do terminal e reforçou a importância estratégica do Porto de Porto Velho para a segurança nacional e o desenvolvimento econômico da região amazônica.
L
Polícia Penal flagra grávida tentando entrar com drogas no Presídio 603

Polícia Penal flagra grávida tentando entrar com drogas no Presídio 603

A suspeita informou que estava no local para visitar um detento, mas foi imediatamente interceptada pelos servidores.
10
Governo de Rondônia conclui entrega de cestas básicas a trabalhadores do Porto de Porto Velho

Governo de Rondônia conclui entrega de cestas básicas a trabalhadores do Porto de Porto Velho

Ação coordenada pela Seas reforça a segurança alimentar de famílias de trabalhadores portuários afetados pela vazante do Rio Madeira.
L
Moradores de 30 casas são expulsos por ordem de facção criminosa no Ceará

Moradores de 30 casas são expulsos por ordem de facção criminosa no Ceará

Facção ordena desocupação de casas na comunidade do Jacarezal, em Pacatuba (RMF). Três homicídios recentes na região podem estar ligados ao conflito de facções CE por domínio do tráfico de drogas e à desobediência de ordens.
10
Convívio entre gerações é receita contra etarismo, aponta especialista

Convívio entre gerações é receita contra etarismo, aponta especialista

Especialistas defendem que interação entre jovens e idosos ajuda a combater preconceitos e promove saúde física e mental.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.