QUINTA-FEIRA, 22/01/2026

Em destaque

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo

Proporção é de 87%, se considerados apenas aqueles com cor informada.

Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo
Tânia Rêgo/Agência Brasil
O número de pessoas mortas pela polícia em apenas oito estados brasileiros chegou a 4.219 em 2022. Desse total, 2.700 foram considerados negros (pretos ou pardos) pelas autoridades policiais, ou seja, 65,7% do total. Se considerados apenas aqueles com cor/raça informada (3.171), a proporção de negros chega a 87,4%.

Os dados são do estudo Pele Alvo: a Bala não Erra o Negro, realizado pela Rede de Observatórios da Segurança, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), e divulgado nesta quinta-feira (16), com base em estatísticas fornecidas pelas polícias do Rio de Janeiro, de São Paulo, da Bahia, de Pernambuco e do Ceará, Piauí, Maranhão e Pará, com base na Lei de Acesso à Informação (LAI).

Dos oito estados, apenas o Maranhão não informou a cor/raça de qualquer um dos mortos. Já nos estados do Ceará e Pará, há um grande número de mortos sem identificação de cor/raça: 69,7% e 66,2% do total, respectivamente.

Os dados mostram que a polícia baiana foi a mais letal no ano passado, com 1.465 mortos (1.183 tinham cor/raça informada). Desse total, 1.121 eram negros, ou seja, 94,8% daqueles com cor/raça informada, bem acima da parcela de negros na população total do estado (80,8%), segundo a pesquisa, feita com base em dados do Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE).

Aliás, isso ocorre em todos os sete estados que informaram a cor/raça de parte das vítimas. No Pará, por exemplo, 93,9% dos mortos com cor e raça identificadas eram negros, enquanto o percentual de negros na população é de 80,5%, de acordo com o estudo.

Os demais estados apresentaram as seguintes proporções de mortes de negros entre aqueles com cor/raça informada e percentuais de negros na população: Pernambuco (89,7% e 65,1%, respectivamente), Rio de Janeiro (87% e 54,4%), Piauí (88,2% e 79,3%), Ceará (80,43% e 71,7%) e São Paulo (63,9% e 40,3%).

Racismo

“Os negros são a grande parcela dos mortos pelos policiais. Quando se comparam essas cifras com o perfil da população, vê-se que tem muito mais negros entre os mortos pela polícia do que existe na população. Esse fator é facilmente explicado pelo racismo estrutural e pela anuência que a sociedade tem em relação à violência que é praticada contra o povo negro”, diz o coordenador do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), Pablo Nunes.

Nunes também destaca que há falta de preocupação em registrar a cor e raça dos mortos pela polícia em estados como Maranhão, Ceará e Pará. “A dificuldade de ser transparente com esses dados também revela outra face do racismo, que é a face de não ser tratado com a devida preocupação que deveria. Se a gente não tem dados para demonstrar o problema, a gente ‘não tem’ o problema e, se ‘não há’ problema, políticas públicas não precisam ser desenhadas.”

O estudo mostrou ainda que, neste ano, a Bahia ultrapassou o Rio no total de óbitos (1.465 contra 1.330). Em terceiro lugar, aparece Pernambuco, com 631 mortes. “Isso significa um cenário de degradação das forças policiais baianas e um processo de falta de políticas públicas de ação do governo estadual para lidar com essa questão, elencando-a como prioridade e estabelecendo metas e indicadores de redução dessa letalidade por parte das forças policiais”, afirma Nunes.

Segundo a Rede de Observatórios, a quarta edição do estudo demonstra o crescente nível da letalidade policial contra pessoas negras. “Em quatro anos de estudo, mais uma vez, o número de negros mortos pela violência policial representa a imensa maioria. E a constância desse número, ano a ano, ressalta a estrutura violenta e racista na atuação desses agentes de segurança nos estados, sem apontar qualquer perspectiva de real mudança de cenário”, afirma Silvia Ramos, pesquisadora da rede.

Segundo ela, é preciso entender esse fenômeno como uma questão política e social. “As mortes em ação também trazem prejuízos às próprias corporações que as produzem. Precisamos alocar recursos que garantam uma política pública que efetivamente traga segurança para toda a população”, completa.

Posicionamentos

A Secretaria de Segurança de São Paulo informou, por meio de nota, que as abordagens da Polícia Militar obedecem a parâmetros técnicos disciplinados por lei, que criou a Divisão de Cidadania e Dignidade Humana e que seus protocolos de abordagem foram revisados. Além disso, oferece cursos para aperfeiçoar seu trabalho – nos cursos de formação, os agentes estudam ações antirracistas.

Uma comissão analisa todas as ocorrências por intervenção policial e se dedica a ajustar procedimentos. A Polícia Civil paulista busca “estabelecer diretrizes e parâmetros objetivos, racionais e legais, sem qualquer tipo de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, origem, onde o policial civil, no desempenho da sua atividade”.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informa que, de janeiro a outubro de 2023, o estado alcançou redução de 22% nas mortes por intervenção de agentes do Estado, se comparado ao mesmo período de 2022, quando foram registrados, respectivamente,  440 e 569 casos em todo o Pará. A Segup ressalta que as ocorrências são registradas no Sistema Integrado de Segurança Pública pela Polícia Civil e que o campo “raça/cor” não é de preenchimento obrigatório, sendo a informação de natureza declaratória por parte de parentes ou da vítima no momento do registro.

Na Bahia, a Secretaria da Segurança Pública ressalta que as ações policiais são pautadas dentro da legalidade e que qualquer ocorrência que fuja dessa premissa é rigorosamente apurada e todas as medidas legais são adotadas. A secretaria informa que investe constantemente na capacitação dos efetivos e também em novas tecnologias, buscando sempre a redução da letalidade e a preservação da vida.

Para tanto, foi criado um grupo de trabalho voltado para a discussão e criação de políticas que auxiliem na redução da letalidade policial, promovendo uma análise mais aprofundada das informações provenientes dessas ocorrências, como o perfil das pessoas envolvidas, contextualização e região, entre outros dados que possam colaborar para a redução desses índices. A secretaria destaca ainda que a maioria dos acionamentos  policiais se dá a partir dos chamados via 190 (Centro Integrado de Comunicações) e 181 (Disque Denúncia), além das operações para cumprimentos de mandados determinados pela Justiça.

No Rio de Janeiro, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, em todos os cursos de formação e aperfeiçoamento de praças e oficiais, a corporação insere nas grades curriculares como prioridade absoluta disciplinas como direitos humanos, ética, direito constitucional e leis especiais. A questão racial perpassa, de forma muito incisiva, por todas essas doutrinas na formação dos quadros da corporação.

De acordo com a assessoria, internamente, a Polícia Militar do Rio de Janeiro tem feito a sua parte para enfrentar o desafio do racismo estrutural ao longo de mais de dois séculos. Foi a primeira corporação a oferecer a pretos uma carreira de Estado, e hoje mais de 40% do seu efetivo é composto por afrodescendentes.

A instituição orgulha-se também de seu pioneirismo em ter pretos nos postos de comando. O coronel PM negro Carlos Magno Nazareth Cerqueira comandou a corporação durante duas gestões, nas décadas de 1980 e 1990, tornando-se uma referência filosófica para toda a tropa, ao introduzir os conceitos de polícia cidadã e polícia de proximidade. No decorrer dos últimos 40 anos, outros oficiais negros ocuparam o cargo máximo da corporação.

Agência Brasil entrou em contato com as polícias dos outros estados e aguarda os posicionamentos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rio Acre volta a subir e atinge 14,43 m em Rio Branco

Rio Acre volta a subir e atinge 14,43 m em Rio Branco

Boletim do Serviço Geológico do Brasil indica que o nível pode chegar a 14,60 m ainda nesta quarta-feira devido a chuvas na bacia
L

Programa Campo Produtivo beneficia plantio de mais de 2 mil mudas de cacau em Jaru

Iniciativa da Prefeitura de Jaru fortalece agricultura familiar e diversificação produtiva no município.
L
Furto de energia leva 139 pessoas à prisão em RO em 2025

Furto de energia leva 139 pessoas à prisão em RO em 2025

Prática criminosa causa mortes, prejuízos à rede elétrica e interrupções no fornecimento; Energisa intensifica combate com inspeções e tecnologias de monitoramento.
L
DER recupera 27 km da RO-471 em Ministro Andreazza

DER recupera 27 km da RO-471 em Ministro Andreazza

Manutenção asfáltica reforça estrutura da pista, garantindo durabilidade e melhor trafegabilidade para produtores rurais e transportadores na região.
L
Defesa Civil emite alerta laranja para chuvas intensas em Porto Velho

Defesa Civil emite alerta laranja para chuvas intensas em Porto Velho

Ventos fortes e precipitação volumosa podem causar quedas de árvores e descargas elétricas; população deve evitar áreas alagadas e ficar atenta a informações oficiais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Rock e feijoada embalam o fim de semana no Grego

De sexta a sábado, o pub recebe bandas locais e clássicos do rock em clima descontraído e muitaenergia.
L
O Agente Secreto garante quatro indicações ao Oscar 2026

O Agente Secreto garante quatro indicações ao Oscar 2026

O filme brasileiro igualou o recorde histórico de Cidade de Deus ao disputar categorias principais, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para Wagner Moura.
L
Procon Rondônia: Avanços na proteção ao consumidor

Procon Rondônia: Avanços na proteção ao consumidor

Órgão estadual registra mais de 39 mil atendimentos em 2025, com fiscalizações, audiências de conciliação e feirões Limpa Nome, fortalecendo direitos dos consumidores e combatendo práticas abusivas em todo o território rondoniense.
L
RO institui Calendário Oficial de Datas Comemorativas

RO institui Calendário Oficial de Datas Comemorativas

Governo estadual cria documento inédito com datas culturais, esportivas e sociais, incluindo Calendário da Mulher, para organizar políticas públicas e fortalecer integração entre órgãos governamentais em Rondônia.
L
Carnaval 2026 em Porto Velho: Folia para crianças no Curumim Folia

Carnaval 2026 em Porto Velho: Folia para crianças no Curumim Folia

Evento organizado pela prefeitura reúne famílias no Mercado Cultural com atrações infantis, mascote Botinho e tema “Béra Folia”, valorizando cultura regional e promovendo integração segura para pequenos foliões no dia 1º de fevereiro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Publicidade

POLÍTICA

Nikolas Ferreira relata “pé deformado” e dores em caminhada de 230 km

O deputado federal cumpre trajeto entre Minas Gerais e Brasília em ato de apoio a Jair Bolsonaro.
L
Sofia Andrade propõe mais transparência em multas de trânsito em Porto Velho

Sofia Andrade propõe mais transparência em multas de trânsito em Porto Velho

Projeto de lei da vereadora exige divulgação trimestral de dados sobre radares, revisão técnica anual e relatórios sobre destinação de recursos arrecadados com multas.
L
Ieda Chaves destina mais de R$ 2,3 milhões para causa animal em RO

Ieda Chaves destina mais de R$ 2,3 milhões para causa animal em RO

Parlamentar utiliza salário integral e recursos próprios para resgate, construção de abrigo e apoio a ONGs; estrutura em Porto Velho acolhe gatos e cães em situação de vulnerabilidade.
L
Coronel Chrisóstomo se junta à Caminhada pela Liberdade

Coronel Chrisóstomo se junta à Caminhada pela Liberdade

Deputado federal rondoniense participa de ato liderado por Nikolas Ferreira, que percorre 200 km rumo a Brasília em defesa de liberdade e justiça para presos do 8 de janeiro e ex-presidente Bolsonaro.
L
DER recupera ponte do Rio Cujubim após pedido de deputado

DER recupera ponte do Rio Cujubim após pedido de deputado

Intervenção emergencial na RO-205 garante segurança no trecho entre Cujubim e Machadinho d’Oeste, atendendo solicitação do deputado Pedro Fernandes.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre três veículos é registrada no Centro de Porto Velho

Colisão entre três veículos é registrada no Centro de Porto Velho

Acidente envolveu EcoSport, HB20 e Palio em cruzamento movimentado; não houve feridos.
14
Colisão seguida de capotamento é registrada na Linha 605

Colisão seguida de capotamento é registrada na Linha 605

O acidente envolvendo um Fiat Strada e um Chevrolet Astra ocorreu na manhã desta quarta-feira em Jaru, resultando em danos materiais expressivos, mas sem deixar feridos.
10
Vizinhos evitam destruição de escola por incêndio em Jaru

Vizinhos evitam destruição de escola por incêndio em Jaru

A ação rápida de um comerciante e moradores locais impediu que as chamas, iniciadas no setor administrativo da Escola Beatriz Mireya, atingissem as demais dependências da unidade.
14
Carreta tomba na curva da noiva em trecho da BR-364

Carreta tomba na curva da noiva em trecho da BR-364

O acidente ocorreu nas primeiras horas desta quinta-feira próximo ao aeroporto do IG e o motorista sofreu apenas ferimentos leves após o veículo perder a estabilidade.
12
Policiais militares salvam bebê engasgado em Colorado do Oeste

Policiais militares salvam bebê engasgado em Colorado do Oeste

A equipe da Polícia Militar agiu com rapidez e aplicou manobra de primeiros socorros para desobstruir as vias aéreas de uma criança na zona central do município.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento do Licenciamento e Outorga: RODRIGO TEIXEIRA LIMA

LICENCIAMENTO SIMPLIFICADO E TERMO DE OUTORGA
L

Requerimento do Licenciamento e Termo de Outorga: GENARIO DE SOZA LIMA

LICENCIAMENTO SIMPLIFICADO E TERMO DE OUTORGA
L
Bike Tour celebra aniversário de Porto Velho com passeio histórico

Bike Tour celebra aniversário de Porto Velho com passeio histórico

Evento gratuito promove integração comunitária, valorização do patrimônio e uso da bicicleta como lazer
L
Sebrae Rondônia amplia missões empresariais para 2026

Sebrae Rondônia amplia missões empresariais para 2026

Após resultados positivos em 2025, instituição reforça ações nacionais e internacionais para ampliar mercados e competitividade dos pequenos negócios
L
Inscrições para o Amadorzão 2026 terminam no dia 30 de janeiro

Inscrições para o Amadorzão 2026 terminam no dia 30 de janeiro

O campeonato de futebol de várzea distribuirá 30 mil reais em prêmios e realizará congresso técnico em fevereiro para definir as regras da competição.
L

Prefeitura de Jaru oferece Implanon gratuito para mulheres de 14 a 49 anos

Método anticoncepcional com duração de até três anos é disponibilizado pelo SUS na rede municipal de saúde.
L
Livro explora alma simbólica do Rio Madeira e conexão com a psique humana

Livro explora alma simbólica do Rio Madeira e conexão com a psique humana

Obra de Paulo Alberto Ferreira Neto une Psicologia Analítica e ecologia para refletir sobre a relação entre natureza e ser humano, valorizando saberes ancestrais e alertando para crises ambientais na Amazônia.
L
RO intensifica combate à dengue com foco em prevenção e vacinação

RO intensifica combate à dengue com foco em prevenção e vacinação

Governo estadual reforça vigilância, eliminação de criadouros e campanhas educativas; vacinação de crianças e adolescentes é destacada como estratégia essencial para reduzir casos graves.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.