TERÇA-FEIRA, 13/01/2026
Publicidade

Em destaque

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo

Proporção é de 87%, se considerados apenas aqueles com cor informada.

Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo
Tânia Rêgo/Agência Brasil
O número de pessoas mortas pela polícia em apenas oito estados brasileiros chegou a 4.219 em 2022. Desse total, 2.700 foram considerados negros (pretos ou pardos) pelas autoridades policiais, ou seja, 65,7% do total. Se considerados apenas aqueles com cor/raça informada (3.171), a proporção de negros chega a 87,4%.

Os dados são do estudo Pele Alvo: a Bala não Erra o Negro, realizado pela Rede de Observatórios da Segurança, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), e divulgado nesta quinta-feira (16), com base em estatísticas fornecidas pelas polícias do Rio de Janeiro, de São Paulo, da Bahia, de Pernambuco e do Ceará, Piauí, Maranhão e Pará, com base na Lei de Acesso à Informação (LAI).

Dos oito estados, apenas o Maranhão não informou a cor/raça de qualquer um dos mortos. Já nos estados do Ceará e Pará, há um grande número de mortos sem identificação de cor/raça: 69,7% e 66,2% do total, respectivamente.

Os dados mostram que a polícia baiana foi a mais letal no ano passado, com 1.465 mortos (1.183 tinham cor/raça informada). Desse total, 1.121 eram negros, ou seja, 94,8% daqueles com cor/raça informada, bem acima da parcela de negros na população total do estado (80,8%), segundo a pesquisa, feita com base em dados do Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE).

Aliás, isso ocorre em todos os sete estados que informaram a cor/raça de parte das vítimas. No Pará, por exemplo, 93,9% dos mortos com cor e raça identificadas eram negros, enquanto o percentual de negros na população é de 80,5%, de acordo com o estudo.

Os demais estados apresentaram as seguintes proporções de mortes de negros entre aqueles com cor/raça informada e percentuais de negros na população: Pernambuco (89,7% e 65,1%, respectivamente), Rio de Janeiro (87% e 54,4%), Piauí (88,2% e 79,3%), Ceará (80,43% e 71,7%) e São Paulo (63,9% e 40,3%).

Racismo

“Os negros são a grande parcela dos mortos pelos policiais. Quando se comparam essas cifras com o perfil da população, vê-se que tem muito mais negros entre os mortos pela polícia do que existe na população. Esse fator é facilmente explicado pelo racismo estrutural e pela anuência que a sociedade tem em relação à violência que é praticada contra o povo negro”, diz o coordenador do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), Pablo Nunes.

Nunes também destaca que há falta de preocupação em registrar a cor e raça dos mortos pela polícia em estados como Maranhão, Ceará e Pará. “A dificuldade de ser transparente com esses dados também revela outra face do racismo, que é a face de não ser tratado com a devida preocupação que deveria. Se a gente não tem dados para demonstrar o problema, a gente ‘não tem’ o problema e, se ‘não há’ problema, políticas públicas não precisam ser desenhadas.”

O estudo mostrou ainda que, neste ano, a Bahia ultrapassou o Rio no total de óbitos (1.465 contra 1.330). Em terceiro lugar, aparece Pernambuco, com 631 mortes. “Isso significa um cenário de degradação das forças policiais baianas e um processo de falta de políticas públicas de ação do governo estadual para lidar com essa questão, elencando-a como prioridade e estabelecendo metas e indicadores de redução dessa letalidade por parte das forças policiais”, afirma Nunes.

Segundo a Rede de Observatórios, a quarta edição do estudo demonstra o crescente nível da letalidade policial contra pessoas negras. “Em quatro anos de estudo, mais uma vez, o número de negros mortos pela violência policial representa a imensa maioria. E a constância desse número, ano a ano, ressalta a estrutura violenta e racista na atuação desses agentes de segurança nos estados, sem apontar qualquer perspectiva de real mudança de cenário”, afirma Silvia Ramos, pesquisadora da rede.

Segundo ela, é preciso entender esse fenômeno como uma questão política e social. “As mortes em ação também trazem prejuízos às próprias corporações que as produzem. Precisamos alocar recursos que garantam uma política pública que efetivamente traga segurança para toda a população”, completa.

Posicionamentos

A Secretaria de Segurança de São Paulo informou, por meio de nota, que as abordagens da Polícia Militar obedecem a parâmetros técnicos disciplinados por lei, que criou a Divisão de Cidadania e Dignidade Humana e que seus protocolos de abordagem foram revisados. Além disso, oferece cursos para aperfeiçoar seu trabalho – nos cursos de formação, os agentes estudam ações antirracistas.

Uma comissão analisa todas as ocorrências por intervenção policial e se dedica a ajustar procedimentos. A Polícia Civil paulista busca “estabelecer diretrizes e parâmetros objetivos, racionais e legais, sem qualquer tipo de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, origem, onde o policial civil, no desempenho da sua atividade”.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informa que, de janeiro a outubro de 2023, o estado alcançou redução de 22% nas mortes por intervenção de agentes do Estado, se comparado ao mesmo período de 2022, quando foram registrados, respectivamente,  440 e 569 casos em todo o Pará. A Segup ressalta que as ocorrências são registradas no Sistema Integrado de Segurança Pública pela Polícia Civil e que o campo “raça/cor” não é de preenchimento obrigatório, sendo a informação de natureza declaratória por parte de parentes ou da vítima no momento do registro.

Na Bahia, a Secretaria da Segurança Pública ressalta que as ações policiais são pautadas dentro da legalidade e que qualquer ocorrência que fuja dessa premissa é rigorosamente apurada e todas as medidas legais são adotadas. A secretaria informa que investe constantemente na capacitação dos efetivos e também em novas tecnologias, buscando sempre a redução da letalidade e a preservação da vida.

Para tanto, foi criado um grupo de trabalho voltado para a discussão e criação de políticas que auxiliem na redução da letalidade policial, promovendo uma análise mais aprofundada das informações provenientes dessas ocorrências, como o perfil das pessoas envolvidas, contextualização e região, entre outros dados que possam colaborar para a redução desses índices. A secretaria destaca ainda que a maioria dos acionamentos  policiais se dá a partir dos chamados via 190 (Centro Integrado de Comunicações) e 181 (Disque Denúncia), além das operações para cumprimentos de mandados determinados pela Justiça.

No Rio de Janeiro, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, em todos os cursos de formação e aperfeiçoamento de praças e oficiais, a corporação insere nas grades curriculares como prioridade absoluta disciplinas como direitos humanos, ética, direito constitucional e leis especiais. A questão racial perpassa, de forma muito incisiva, por todas essas doutrinas na formação dos quadros da corporação.

De acordo com a assessoria, internamente, a Polícia Militar do Rio de Janeiro tem feito a sua parte para enfrentar o desafio do racismo estrutural ao longo de mais de dois séculos. Foi a primeira corporação a oferecer a pretos uma carreira de Estado, e hoje mais de 40% do seu efetivo é composto por afrodescendentes.

A instituição orgulha-se também de seu pioneirismo em ter pretos nos postos de comando. O coronel PM negro Carlos Magno Nazareth Cerqueira comandou a corporação durante duas gestões, nas décadas de 1980 e 1990, tornando-se uma referência filosófica para toda a tropa, ao introduzir os conceitos de polícia cidadã e polícia de proximidade. No decorrer dos últimos 40 anos, outros oficiais negros ocuparam o cargo máximo da corporação.

Agência Brasil entrou em contato com as polícias dos outros estados e aguarda os posicionamentos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sem aumento da taxa do lixo, Porto Velho inicia 2026 com obras e responsabilidade fiscal

Sem aumento da taxa do lixo, Porto Velho inicia 2026 com obras e responsabilidade fiscal

TRSD segue corrigida apenas pela inflação, enquanto Porto Velho entra em 2026 com investimentos, ampliação de serviços e planejamento urbano.
L
Taxa de Coleta e Descarte de Lixo: saiba por que pagar e como emitir

Taxa de Coleta e Descarte de Lixo: saiba por que pagar e como emitir

Contribuição é anual e garante o bem-estar dos munícipes .
L
Curso gratuito fortalece autonomia de ribeirinhos em Ji-Paraná

Curso gratuito fortalece autonomia de ribeirinhos em Ji-Paraná

Formação de aquaviário voltada a ribeirinhos e povos indígenas ocorre entre 9 e 25 de fevereiro e amplia oportunidades de renda com foco na navegação segura.
L
LEGO Pokémon chega custando mais que o Switch 2

LEGO Pokémon chega custando mais que o Switch 2

Parceria entre LEGO e The Pokémon Company para os 30 anos da franquia traz conjuntos premium a partir de fevereiro de 2026, com kit de US$ 649,99.
L
Baile Municipal abre Carnaval 2026 em Porto Velho

Baile Municipal abre Carnaval 2026 em Porto Velho

Programação oficial da Funcultural começa em 31 de janeiro e segue até 28 de fevereiro, com quase 20 blocos desfilando em diferentes circuitos da capital.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Investimentos na BR-364 reduzem custo oculto do transporte em Rondônia

Investimentos na BR-364 reduzem custo oculto do transporte em Rondônia

Pesquisa CNT mostra que má qualidade das rodovias eleva em 38,1% o custo operacional no estado, acima da média nacional, e encarece o preço final ao consumidor.
L
Rondônia institui política estadual de conscientização sobre a Síndrome de Tourette

Rondônia institui política estadual de conscientização sobre a Síndrome de Tourette

Nova lei sancionada pelo governador Marcos Rocha amplia a conscientização, incentiva diagnóstico precoce, combate o preconceito e fortalece a inclusão social no estado.
L
Lei em Rondônia endurece regras contra alimentos açucarados nas escolas

Lei em Rondônia endurece regras contra alimentos açucarados nas escolas

Nova legislação estadual proíbe alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar nas escolas públicas e privadas, incentivando refeições saudáveis e educação alimentar para crianças e adolescentes.
L
Inscrições na rede municipal de Porto Velho terminam quinta

Inscrições na rede municipal de Porto Velho terminam quinta

Chamada Escolar da Prefeitura de Porto Velho encerra o prazo para novos alunos nesta quinta-feira, e pais ou responsáveis devem garantir a vaga pela internet ou presencialmente.
L
Emprego em Rondônia: Governo Oferece 2.191 Vagas e 75 para Jovem Aprendiz

Emprego em Rondônia: Governo Oferece 2.191 Vagas e 75 para Jovem Aprendiz

Governo de Rondônia amplia oportunidades de trabalho por meio do Sine-RO, com 2.191 vagas de emprego e 75 para jovem aprendiz em diversos municípios do estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado têm até esta segunda-feira para contestar análise de formação acadêmica no portal oficial do governo federal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cristiane Lopes leva internet 5G a Extrema e marca avanço histórico no distrito

Deputada Cristiane Lopes leva internet 5G a Extrema e marca avanço histórico no distrito

A tecnologia também cria condições para o avanço da educação, da saúde, da segurança e do empreendedorismo no distrito.
L
Pedro Fernandes garante R$ 1 milhão para tubos metálicos em Campo Novo

Pedro Fernandes garante R$ 1 milhão para tubos metálicos em Campo Novo

Recurso viabiliza instalação de 110 metros de tubos em 11 pontos, substituindo estruturas precárias, melhorando a drenagem e reforçando a segurança nas vias rurais do município.
L
Deputada Cláudia de Jesus destina R$ 100 mil para saúde em Primavera de Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus destina R$ 100 mil para saúde em Primavera de Rondônia

Recurso destinado pela deputada Cláudia de Jesus será usado na compra de equipamentos para unidades básicas e já foi repassado à prefeitura.
L
Eyder Brasil presta contas do mandato em Porto Velho

Eyder Brasil presta contas do mandato em Porto Velho

Deputado estadual inicia ações presenciais na capital para dialogar com a população, apresentar resultados do primeiro ano e destacar investimentos em saúde e educação.
L
Lebrinha Destina R$ 350 Mil para Saúde em Seringueiras

Lebrinha Destina R$ 350 Mil para Saúde em Seringueiras

Investimento viabilizado pela deputada Gislaine Lebrinha garante consultas e procedimentos urológicos e vasculares, ampliando o acesso da população a atendimentos especializados no município.
L
Publicidade

POLÍCIA

Câmera registra pai e filho feridos em grave acidente na Duque de Caxias

Câmera registra pai e filho feridos em grave acidente na Duque de Caxias

O choque ocorreu na manhã desta terça-feira no cruzamento com a Rua Miguel Chakian, no bairro Embratel, após as vítimas tentarem atravessar a via preferencial.
14
Polícia apreende drogas e munições em operação contra o tráfico em RO

Polícia apreende drogas e munições em operação contra o tráfico em RO

A ação resultou na apreensão de um adolescente e na descoberta de um depósito de entorpecentes após denúncias sobre a comercialização de drogas em praça pública no bairro São Pedro.
14
Jovem com mandado de prisão se apresenta espontaneamente à Justiça

Jovem com mandado de prisão se apresenta espontaneamente à Justiça

O rapaz procurou as autoridades por iniciativa própria para regularizar sua situação legal, percorrendo órgãos públicos até ser orientado sobre o cumprimento da pena em regime aberto.
10
Duas motocicletas são furtadas na madrugada em Governador Jorge Teixeira

Duas motocicletas são furtadas na madrugada em Governador Jorge Teixeira

Os crimes ocorreram em pontos distintos do município durante a madrugada desta segunda-feira e a polícia realiza buscas para localizar os veículos e identificar os autores.
12
Aeronave de ex-deputado é roubada por grupo armado em Machadinho

Aeronave de ex-deputado é roubada por grupo armado em Machadinho

Criminosos invadiram o local durante a madrugada desta segunda-feira e decolaram com o avião do ex-parlamentar Neodi Carlos seguindo em direção à região de Ji-Paraná.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jujutsu Kaisen 3: quando a dublagem estreia no Brasil

Jujutsu Kaisen 3: quando a dublagem estreia no Brasil

Crunchyroll confirma dublagem em português, e histórico do streaming aponta estreia entre o fim de janeiro e início de fevereiro de 2026.
L
MPRO cobra Seduc por cargos da educação especial em concurso

MPRO cobra Seduc por cargos da educação especial em concurso

Ministério Público quer explicações sobre ausência de vagas para cuidadores, intérpretes e professores especializados no edital da educação estadual.
L
Ação integrada une educação no trânsito e incentivo à doação de sangue em Porto Velho

Ação integrada une educação no trânsito e incentivo à doação de sangue em Porto Velho

Como parte da programação, foi realizada uma simulação realista de sinistro envolvendo uma motocicleta e um carro.
L

Recebimento da Licença Ambiental: STORK TRANSPORTE E LOGISTICA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº  016.00188.003/2024-SUL
L
Governo atende Dra. Taíssa e prioriza obra em escola de Nova Dimensão

Governo atende Dra. Taíssa e prioriza obra em escola de Nova Dimensão

Processo já foi aberto na Supel para estudar a ampliação da EEEFM Maria Laurinda Groff, visando acabar com a superlotação e garantir dignidade aos alunos do distrito.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.