QUINTA-FEIRA, 08/01/2026
Publicidade

Em destaque

Prêmio Mulheres Negras homenageou mulheres que contribuíram com a história de Porto Velho

Durante evento, público foi contemplado com a exposição “Mulheres Negras que Escreveram a História” do artista visual Edson Andrade

Por Adaides Batista/SMC/PMPV - 010

Publicado em 

A Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), da Prefeitura de Porto Velho, juntamente com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Porto Velho (COMPIR), realizou, na noite do último dia 11, no Teatro Guaporé, a segunda edição do Prêmio Mulheres Negras. A iniciativa é ligada à criação do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho e criado mediante lei municipal, neste ano celebrado em novembro, também em alusão ao Dia da Consciência Negra, lembrado em 20 de novembro.

O Prêmio homenageou 20 mulheres negras que contribuíram com sua história para o desenvolvimento social, político, econômico e cultural de Porto Velho, sendo dez em vida e dez in memoriam. Às representantes daquelas que receberam a homenagem in memorian foi entregue um certificado. As homenageadas em vida receberam um busto de Tereza de Benguela.

HISTÓRIA

A Orquestra Chorus abriu a noite de homenagensA Orquestra Chorus abriu a noite de homenagens

O dia 25 de julho foi instituído em Porto Velho como “O Dia Municipal da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha”, visto que, a ONU, em 1992, institui-o como “O Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha”. No Brasil a Lei nº 12.987, de 02 de junho de 2014, instituiu o dia 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e, no âmbito estadual, tem a Lei nº 4.266, de 27 de Abril de 2018, que instituiu a data de 25 de julho como o marco à “Memória de Tereza de Benguela e o Dia da Mulher Negra”.

Tereza de Benguela foi uma líder quilombola que viveu no século XVIII, no Vale do Guaporé. Destacou-se na resistência à escravidão durante duas décadas, tempo em que lutou pela comunidade negra e indígena que vivia sob sua liderança no quilombo de Quariterê.

EVENTO
O Teatro Guaporé foi pequeno para acomodar todos que queriam prestigiar as mulheres negras homenageadas. O público foi recebido pela Orquestra Chorus que deu um espetáculo à parte na execução de músicas clássica, jazz, blues e popular.

O evento também foi um certificado de apoio à arte. Na música, o público foi contemplado com a Orquestra Chorus e as Pastoras do Asfaltão no encerramento.

As homenageadas em vida receberam um busto do quilombola Tereza de BenguelaAs homenageadas em vida receberam um busto do quilombola Tereza de Benguela

Antes de adentrar ao teatro, o público era contemplado com a exposição “Mulheres Negras que Escreveram a História” do artista visual Edson Andrade, com os 20 rostos das homenageadas desenhadas em grafite; na premiação, as homenageadas em vida, receberam um busto do quilombola Tereza de Benguela, eximiamente esculpido pelo artista visual Bruno Alves de Souza.

Todos que estiveram presentes ao evento receberam um folheto contendo um resumo da biografia das 20 homenageadas. “Está sendo produzido um livreto contendo uma minibiografia das homenageadas. É uma forma de não ficar somente no evento. O livreto faz com que as pessoas entrem em contato com a histórias dessas mulheres negras que muito fizeram e fazem pela nossa história. Assim vamos divulgar o trabalho dessas mulheres e a história de Porto Velho”, disse Elsie Shockness, assessora técnica da pasta de igualdade racial na Semasf e coordenadora do evento.

Claudi Rocha, titular da Semasf, agradeceu aos parceiros do PrêmioClaudi Rocha, titular da Semasf, agradeceu aos parceiros do Prêmio

A Semasf agradeceu as parcerias que ajudaram a realização do evento: Ministério Público/RO, Sebrae, Sistema Fecomércio, Sesc, InterFrazão, Jirau Energia, Vitor Noé Escritório Advocacia, Funcer, Orquestra Chorus, Grêmio Recreativo Escola de Samba Asfaltão.

“O Prêmio reconhece mulheres que lutaram e deixaram um legado para Porto Velho. São pessoas que nos inspiram e por isso é uma satisfação poder apoiar e estar junto, entendemos bem o significado dessa homenagem. Na Jirau Energia temos o cuidado de patrocinar iniciativas que estão alinhadas com a nossa cultura organizacional pelas questões de diversidade, e essa sem dúvida, reflete nosso posicionamento institucional”, disse Daiana Costa, Coordenadora de Comunicação Externa da Jirau Energia, parceira da Semasf no evento.

Devanildo Santana, subsecretário geral de Governo, representou o prefeito Hildon Chaves na premiaçãoDevanildo Santana, subsecretário geral de Governo, representou o prefeito Hildon Chaves na premiação

Devanildo Santana, subsecretário geral de Governo, no ato representando o prefeito Hildon Chaves, elogiou a organização do evento e observou que na gestão do prefeito Hildon Chaves se tem dado todo apoio para causa da igualdade racial e citou como exemplo a criação e a inclusão no Calendário de Porto Velho o dia 25 de julho e a criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial. “Essa luta sempre teve e terá todo apoio da gestão Hildon Chaves”, assegurou Devanildo Santana.

De acordo com Claudi Rocha, secretário de assistência social do município, a premiação é o primeiro passo para trazer o reconhecimento da mulher negra na sociedade. “A Elsie é uma assistente social engajada na causa e damos todo suporte para que ela, com seu departamento, fizesse esse evento se tornar possível. É uma forma, ainda singela, mas já oficial, de homenagearmos as mulheres negras e deixarmos claro que elas podem chegar onde quiserem, e que nosso dever é assegurar isso”.

Fotos: Wesley Pontes

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque

Prefeitura inicia obra para conter erosão; apenas o perímetro da intervenção será interditado, sem fechar o espaço.
L
Ministério da Justiça estabelece normas para uso de informações criminais no país

Ministério da Justiça estabelece normas para uso de informações criminais no país

Sistema Nacional de Informações Criminais será única fonte para emissão de certidões criminais; protocolo padroniza reconhecimento de pessoas em investigações.
L
EcoPVH reforça compromisso com Porto Velho em 2026 com operação contínua de limpeza urbana

EcoPVH reforça compromisso com Porto Velho em 2026 com operação contínua de limpeza urbana

Empresa amplia cobertura e ajusta rotas para manter regularidade do serviço em bairros urbanos e distritos ribeirinhos.
L
Inscrições da 1ª Corrida da Polícia Penal geram doações de alimentos a instituições sociais

Inscrições da 1ª Corrida da Polícia Penal geram doações de alimentos a instituições sociais

Valores arrecadados com inscrições foram convertidos em cestas básicas para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.
L
Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho instala lixeiras pet com sacolas descartáveis em espaços públicos para reforçar limpeza urbana e cuidados com animais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Marcos Rogério é cobrado por seguidores após comentar quadro de saúde de Bolsonaro

Senador de Rondônia é alvo de cobranças no X após mensagem religiosa em apoio a Jair Bolsonaro, que realizou exames médicos após queda.
L

Duas cidades de Rondônia estão entre as 20 maiores produtoras de abacaxi da Região Norte

Dados do IBGE mostram Porto Velho e Cujubim entre os 20 maiores produtores de abacaxi da Região Norte em 2024, reforçando a expansão da fruticultura no estado.
L

Primeiro imóvel em Rondônia: o que avaliar antes de comprar

Comprar o primeiro imóvel exige planejamento financeiro, análise da localização e atenção à documentação. Veja o que considerar em Rondônia.
L
Calendário de licenciamento anual de veículos 2026 é divulgado pelo Detran-RO

Calendário de licenciamento anual de veículos 2026 é divulgado pelo Detran-RO

Proprietários devem observar o último dígito da placa para evitar multas e irregularidades
L
Prefeitura alerta população de Porto Velho para riscos do “inverno amazônico”

Prefeitura alerta população de Porto Velho para riscos do “inverno amazônico”

Zona de Convergência do Atlântico Sul pode provocar chuvas intensas, alagamentos e ventanias na capital
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Pedro Fernandes viabiliza recursos para instalação de tubos metálicos em Rio Crespo

Pedro Fernandes viabiliza recursos para instalação de tubos metálicos em Rio Crespo

Recursos serão aplicados na instalação de 72 metros de tubos metálicos em seis pontos do município, conforme plano de trabalho apresentado.
L
Médico confirma traumatismo craniano leve de Bolsonaro: ex-presidente passa por exames

Médico confirma traumatismo craniano leve de Bolsonaro: ex-presidente passa por exames

Ex-presidente Jair Bolsonaro sofreu queda em cela da PF, teve traumatismo craniano leve e foi examinado no Hospital DF Star, sem necessidade de intervenção complexa.
L
Moraes autoriza Bolsonaro a realizar exames após queda na prisão

Moraes autoriza Bolsonaro a realizar exames após queda na prisão

Ex-presidente fará tomografia e ressonância magnética do crânio por determinação do STF.
L
OEA: reunião sobre Venezuela escancara divisão política nas Américas

OEA: reunião sobre Venezuela escancara divisão política nas Américas

Conselho Permanente se divide entre apoio e críticas à ação militar dos EUA na Venezuela, expondo polarização diplomática no continente.
L
Cláudia de Jesus: deputada pede mais vagas na Polícia Civil

Cláudia de Jesus: deputada pede mais vagas na Polícia Civil

Requerimento cobra ampliação imediata de vagas e convocação da 2ª turma da Acadepol para enfrentar déficit histórico e reforçar a segurança em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motoboy é preso após furto de motocicleta no Centro

Motoboy é preso após furto de motocicleta no Centro

Suspeito tentou fugir ao ser localizado, mas foi detido por populares e preso pela Polícia Militar.
10
BPTAR recupera carro roubado durante tentativa de latrocínio na capital

BPTAR recupera carro roubado durante tentativa de latrocínio na capital

Veículo foi localizado na divisa entre Rondônia e Mato Grosso.
10
Ação do GIRO e BPTAR prende três com revólver e drogas no bairro Marcos Freire

Ação do GIRO e BPTAR prende três com revólver e drogas no bairro Marcos Freire

Suspeitos foram flagrados com arma de fogo, munições e entorpecentes durante abordagem policial.
10
PM prende suspeito e recupera moto furtada em frente ao CPA

PM prende suspeito e recupera moto furtada em frente ao CPA

Homem de 33 anos foi preso com uma Honda Biz furtada; ação contou com apoio da inteligência e imagens de câmeras.
10
Tentativa de furto a loja de artigos militares é registrada na zona Sul

Tentativa de furto a loja de artigos militares é registrada na zona Sul

Três suspeitos foram flagrados por câmeras ao tentar arrombar loja no bairro Caladinho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motociclista fica em estado grave após carro invadir cruzamento e causar acidente na zona leste

Motociclista fica em estado grave após carro invadir cruzamento e causar acidente na zona leste

Acidente ocorreu no bairro Tancredo Neves; vítima sofreu fratura no braço e lesões graves no rosto e foi levada ao João Paulo II.
14
Equipe do sgt Machado prende foragido do CV após denúncia de comparsa de facção

Equipe do sgt Machado prende foragido do CV após denúncia de comparsa de facção

Equipe do 5º Batalhão, localizou e prendeu foragido no residencial Pró Moradia Leste.
10
Exposição "Expressão da Gente": arte e cultura em Londrina

Exposição “Expressão da Gente”: arte e cultura em Londrina

O artista Felipe Leite inaugura no Sesc – Museu do Café a mostra “Expressão da Gente”, celebrando diversidade e identidade cultural brasileira.
L
Conab compra 95 mil toneladas de milho: abastecimento do ProVB garantido

Conab compra 95 mil toneladas de milho: abastecimento do ProVB garantido

Conab adquiriu 95 mil toneladas de milho em três leilões, incluindo 23,5 mil da agricultura familiar, reforçando estoques para o ProVB em 2026.
L
Polícia Civil prende suspeito de tentativa de latrocínio em Porto Velho

Polícia Civil prende suspeito de tentativa de latrocínio em Porto Velho

Quarto investigado do caso foi localizado em sua residência; prisões dos demais envolvidos foram convertidas em preventivas.
16
Lei reconhece professores da educação infantil como profissionais do magistério

Lei reconhece professores da educação infantil como profissionais do magistério

Medida garante piso salarial nacional e enquadramento em planos de carreira para docentes aprovados em concurso público.
L
Ministério da Saúde abre Chamadas Públicas para pesquisas estratégicas no SUS

Ministério da Saúde abre Chamadas Públicas para pesquisas estratégicas no SUS

Serão investidos R$ 57 milhões em vacinas, terapias avançadas e saúde da mulher; inscrições vão até 23 de fevereiro.
L
Brasil registra segunda maior saída de dólares da história em 2025

Brasil registra segunda maior saída de dólares da história em 2025

Fluxo cambial negativo atinge US$ 33,3 bilhões; saída financeira supera entradas comerciais.
L
Ranking de games mais jogados em 2025 é praticamente igual ao de 2024

Ranking de games mais jogados em 2025 é praticamente igual ao de 2024

Fortnite, Call of Duty, GTA V, Roblox e Minecraft dominam consoles; estúdio de Splitgate rebate críticas sobre número de jogadores.
L

Edital de Convocação AGO-ELETIVA: FEDERAÇÃO DE PETECA DO ESTADO DE RONDÔNIA

Escola Padre Mario Castagna – Av. Campos Sales nº 395 – bairro Areal – Porto Velho/RO
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.